You are on page 1of 26

Anhanguera Educacional. Faculdade Anhanguera de Anpolis. Farmcia.

GENTICA
Professor: Marcelo Garcez Rodrigues. Anpolis, 2013.

INTERAO ENTRE GENES ALELOS

ALELOS MLTIPLOS:
- Existncia de 3 ou mais alelos para um mesmo lcus cromossmico; - Muitos genes ocorrem em mais de 2 formas allicas, isto , pode haver trs ou mais alelos diferentes na populao; - A existncia destes muitos alelos chamada de alelismo mltiplo, e o conjunto de alelos chamado de srie allica.

Sistema ABO de grupos sanguneos:


Descoberta dos grupos sanguneos A, B, AB e O: - No incio do sculo XX, o mdico austraco naturalizado norte-americano Karl Landsteiner (1868-1943), verificou a existncia de uma incompatibilidade sangunea entre certas pessoas; - Ele descobriu que, quando amostras de sangue de diferentes pessoas eram misturadas, em certos casos as hemcias se aglutinavam, isto , juntavam-se formando aglomerados semelhantes a cogulos; - Em 1902, Landsteiner e seus colaboradores conseguiram classificar o sangue humano em 4 tipos, denominados A, B, AB e O.

Sistema ABO de grupos sanguneos:

carboidratos

Antgenos eritrocitrios sist. ABO:

Sistema ABO de grupos sanguneos:

- As aglutininas resultam do fato de que as cpsulas das bactrias Gram-negativas que habitam nosso intestino portam antgenos que estimulam anticorpos que fazem reao cruzada com os antgenos (carboidratos) eritrocitrios do sistema ABO (aglutinognios).

Tipagem sangunea:

Tipagem sangunea:

AB

Tipos possveis de transfuso sangunea no sistema ABO:


- Uma pessoa portadora de determinada aglutinina no pode receber sangue cujas hemcias tenham aglutinognio correspondente; - importante considerar que as hemcias do sangue doado entram imediatamente em contato com o plasma sanguneo do receptor; - Uma pergunta que normalmente se faz se o plasma do sangue doado tambm tem efeito relevante na transfuso. Se levamos em conta que a quantidade de sangue doada relativamente menor que a do sangue da pessoa que o recebe, a resposta no.

Tipos possveis de transfuso sangunea no sistema ABO:


DOADOR UNIVERSAL

RECEPTOR UNIVERSAL

Gentica do sistema ABO :


- Os quatro fentipos do sistema sanguneo ABO - A, B, AB e O - so determinados por um gene com alelos mltiplos. Os 3 alelos desse gene so:

IA

= sntese do aglutinognio A. IB = sntese do aglutinognio B. i = no produo de aglutinognios.

FENTIPOS

GENTIPOS

A B
AB O

IAIA ou IAi IBIB ou IBi


IAIB ii

Relao de dominncia: IA = IB i

Sistema Rh de grupos sanguneos:


Descoberta do sistema Rh: - Na dcada de 1940, Landsteiner e seu grupo descobriram um novo sistema de grupos sanguneos na espcie humana, chamando-o de sistema Rh.

Transfuso sangunea e o sistema Rh:

Gentica do sistema Rh:


- Os grupos sanguneos do sistema Rh so condicionados por dois alelos (R e r) com dominncia completa. R = sntese de uma protena (fator Rh) nas hemcias. r = no-produo do fator Rh.
FENTIPOS GENTIPOS

Rh+ Rh-

RR ou Rr rr

Tipagem sistema Rh:

Fator Rh e Eritroblastose Fetal:

Fator Rh e Eritroblastose Fetal:


Sensibilizao materna: - A sensibilizao de materna ocorre quando mulheres Rhgeram um filho Rh+. Durante a gravidez e, principalmente, na hora do parto, ocorrem rupturas na placenta e passagem de hemcias da criana (Rh+) para a circulao materna; - As hemcias de um feto Rh+ estimulam a me Rh- a produzir anticorpos e a adquirir memria imunitria, tornando-se sensibilizada para o fator Rh.

Condio para a doena

Fator Rh e Eritroblastose Fetal:


Sensibilizao materna:

Fator Rh e Eritroblastose Fetal:


Sensibilizao materna:

Sintomas Eritroblastose Fetal:

Fator Rh e Eritroblastose Fetal:


Sintomas: - Destruio das hemcias fetais causa forte anemia no recm-nascido; - Ictercia (acmulo de bilirrubina no sangue); - Acmulo excessivo de bilirrubina deposio no crebro do recm-nascido danos neurolgicos (possveis perturbaes mentais); - Em resposta a profunda anemia hemcia imaturas so lanadas na circulao fetal Eritroblastose fetal; - Destruio de hemcias fetais pelos anticorpos anti-Rh Doena hemoltica do recm-nascido.

Como evitar a DHRN?


Sintomas: - Todas as mulheres Rh- recebem 300 ug de imunoglobulina purificada especfica para o antgeno Rh (Rhogam) na 28 semana de gestao e novamente dentro de 72 horas aps o parto; - Falha 0,1% das mulheres Rh- ocorrem quando mais de 30 mL de sangue fetal entra em contato com a circulao materna.

Como evitar a DHRN?

You might also like