You are on page 1of 4

Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em cincias Sociais Psicologia Social

Grupos e Instituies

Andrezza Melo Hellena Feitosa Raquele Ribeiro

O processo de socializao na escola: a evoluo da condio social da criana Marlia Gouvea de Miranda A idealizao de uma natureza infantil e de uma funo socializadora da educao, destituda de seu carter histrico e socialmente determinado reduz a teoria a uma finalidade pragmtica e profundamente ideolgica: promove a integrao de uma criana abstrata a uma sociedade harmnica, via processo de escolarizao, essencialmente neutro. A definio do processo de socializao passa pela retomada dos determinantes histricos e sociais concepo de criana e escola. A aprendizagem social vai deixando de se realizar atravs do convvio direto com os adultos, sendo substituda pela educao escolar, a partir do fim do sculo XVII, a famlia e a escola retiram juntas a criana da sociedade dos adultos. Apesar da ideia de infncia ser uma representao dos adultos e da sociedade, a criana tende a internalizar este modelo e acaba por torn-lo sua realidade, em parte se identificando e, em parte se rebelando contra os preconceitos naturais que negam sua condio social. Tanto a assimilao do modelo quanto a sua recusa so justificadas pela ideia de natureza infantil. Ideologicamente, fica legitimada a necessidade de se auxiliar as crianas no seu processo de assimilao das normas e penalizar aquelas que as recusam, em nome de uma condio natural na criana. Na sociedade capitalista, definida pelas relaes estabelecidas entre classes sociais antagnicas, a origem da criana determina uma condio especifica de infncia. No existe, portanto, uma natureza infantil, mas uma condio de ser criana, socialmente determinada por fatores que vo do biolgico ao social, produzindo uma realidade concreta. Assim, a dependncia da criana um fato social e no um fato natural. A formao de sua personalidade social sempre socializada, afirmar o contrario acreditar numa capacidade prpria do individuo natural para a socializao. A escola uma agncia socializadora de uma sociedade que se afirma democrtica. Onde o processo de socializao da criana concretamente determinado pela sua condio histrico-social. Alm disso, enquanto sujeito da histria, a criana tem a possibilidade de recriar seu processo de socializao e atravs dele interferir na realidade social. Como trabalhadora ou como consumidora, a criana participa ativamente enquanto ser social atuando mais ou menos de acordo com seu estgio de desenvolvimento fsico. O processo de socializao s pode ser tratado como um processo evolutivo da condio social da criana, considerando a sua origem de classe.

A escola que atende s finalidades dos dominadores pode tambm representar um espao vivo e dinmico para os dominados. A escola tem respondido com experincias do fracasso e da marginalidade nas classes populares, cuja responsabilidade atribuda prpria criana ou ao seu meio social. A tarefa de propor uma educao voltada para os interesses populares requer a elaborao de uma pedagogia adequada a esses fins. Mas, certamente, uma psicologia que leva em conta a condio social da infncia e no define os fins da educao, mas pode contribuir no sentido de fazer com que eles sejam realizveis. As relaes entre criana, escola e sociedade: o processo de socializao. No convvio com a famlia, a criana internaliza padres de comportamento, normas e valores de sua realidade social de corrente de sua condio de classe. A presena do outro veculo para o estabelecimento de vnculos bsicos e essenciais entre criana e mundo social, atravs dos quais ela passa a se reconhecer e a reconhecer o outro numa relao de reciprocidade. A classe social em que se insere a famlia ir determinar os aspectos internalizados, o veculo de internalizao e o prprio processo de internalizao na socializao bsica da criana. Na escola, a criana ser submetida a novos processos de internalizao da realidade social, pela mediao de novos veculos sociais. A escola capitalista impe uma cultura que considera legtima, tornando ilegtima qualquer outra manifestao cultural. Assim, a escola pblica nega muitos contedos e valores j socializados e prope novos padres de socializao. dever da escola atuar crtica e reflexivamente na objetivao dos contedos, normas e valores internalizados na relao entre criana e escola. A psicologia tem uma importante contribuio a dar, um auxlio pedagogia, na redefinio dos aspectos relativos socializao da criana na escola. Os problemas de socializao atrapalham e impedem o processo de escolarizao da criana.

Relaes de trabalho e transformao social

O psiclogo deve estudar o trabalho humano, pois ao entender como os homens transformam a natureza, como se organizam para produzir, entender muito sobre como e por que o homem se comporta.

Comportamento

O comportamento do indivduo influenciado pelo trabalho. Sua linguagem sofre interferncias diretas do trabalho que ocupa. As relaes de trabalho determinam o seu comportamento, suas expectativas, seus projetos para o futuro, sua linguagem, seu afeto. Os seus horrios esto regulados pelo trabalho, suas relaes sociais tambm. Como o homem precisa se alimentar para sobreviver, sua alimentao conseguida atravs do trabalho. O modo de produo capitalista permeia toda a atividade do homem. Na era do consumo de massa, a relao entre sistema social e comportamento humano torna-se mais forte. Assim, o estudo da psicologia deve partir das relaes de produo, reconhecer como o comportamento determinado a partir dessas relaes de produo. Os psiclogos chegaram a concluso de que importante estudar o trabalho humano para saber como as relaes de produo determinam o comportamento do homem. Essa reflexo foi feita sem o auxlio dos livros de psicologia devido ao distanciamento que a psicologia com essas questes. O Handbook of Social Psychology (Lindzey & Aronson, 2 ed.) dedica dez pginas para discutir o problema do trabalho humano. No Psychological Abstract, o trabalhador interessa Psicologia em funo do Departamento de Pessoal. Trabalho aparece em psicologia com os seguintes significados: 1- Como uma varivel interveniente, ou seja, um fator que pode interferir em outros aspectos da vida do indivduo; 2- Como uma instituio estranha, independente do indivduo que trabalha. A psicologia toma o trabalho a partir das relaes de produo capitalista.

You might also like