You are on page 1of 16

PORTUGAL DA DITADURA DEMOCRACIA

Portugal - da Ditadura Democracia

PORTUGAL - DA DITADURA DEMOCRACIA

NDICE

INTRODUO..................................... 3 1. A DITADURA SALAZARISTA.............................................................. 4 2. PORTUGAL APS A 2 GUERRA MUNDIAL: A EVOLUO ECONMICA E O SURTO DE EMIGRAO........................................................................... 8 3. A OPOSIO AO REGIME SALAZARISTA........................................ 8 4. OS MOVIMENTOS DE INDEPENDNCIA E A GUERRA COLONIAL...................................... 9 5. A PRIMAVERA MARCELISTA.................................. 10 6. O PORTUGAL DEMOCRTICO.................................. 12 CONCLUSO.................................. 14 BIBLIOGRAFIA E WEBGRAFIA....................................... 16

Portugal - da Ditadura Democracia

PORTUGAL DA DITADURA DEMOCRACIA

INTRODUO

Portugal da Ditadura Democracia, pretende descrever o percurso poltico do Estado Novo, mostrar os seus mecanismos de apoio e ao, explicar o processo que deu origem queda do regime e refletir sobre a sociedade portuguesa atual, com o objetivo de revisitar a histria recente de Portugal, nomeadamente a do sculo XX, aps o fim da 1 Repblica com a instaurao da Ditadura militar, em 28 de Maio de 1926, e o incio do Estado Novo salazarista. Conhecer o nosso passado coletivo um passo fundamental para compreendermos o presente e podermos, no s evitar os erros cometidos pelas geraes que nos antecederam, mas tambm, ficarmos melhor preparados para responder aos desafios do futuro, enquanto cidados responsveis, informados, crticos e civicamente empenhados.

Portugal - da Ditadura Democracia

PORTUGAL DA DITADURA DEMOCRACIA


1. A DITADURA SALAZARISTA.
Em 28 de maio de 1926, com o golpe militar chefiado pelo General Gomes da Costa colocado um fim na 1 Repblica, em Portugal, dando-se incio Ditadura Militar. Portugal vivia ento uma grave situao econmica e financeira, somada a anteriores anos de grande instabilidade poltica e forte agitao social, marcados por centenas de greves operrias, desacatos pblicos, manifestaes e contramanifestaes, bombas, atentados, assassinatos polticos e 45 governos, em 16 anos de 1 Repblica, e 8 Presidentes da Repblica. Em 1928, Oliveira Salazar ocupa a pasta de ministro das finanas e consegue, atravs de uma forte poltica de austeridade, reorganizar as finanas do pas e controlar a crise financeira. Reconhecido como o homem forte do regime, a sua popularidade foi crescendo at que, em 1932, nomeado Presidente do Conselho (cargo idntico ao de primeiro-ministro).

Com a aprovao de uma nova Constituio, atravs de um referendo popular, termina o perodo da Ditadura Militar e comea o Estado Novo. A Constituio de 1933 esteve em vigor em Portugal at Revoluo de 25 de abril de 1974. Consagrava os direitos e as liberdades individuais dos cidados desde que no chocassem com os interesses do Estado que, na prtica, os limitavam ou mesmo anulavam. Consagrava as eleies por sufrgio direto e a separao/distribuio dos poderes: o poder legislativo pertencia Assembleia Nacional, o poder executivo ao Presidente da Repblica e o poder judicial aos tribunais. Contudo, independentemente do que estava fixado na Constituio, Salazar foi concentrando cada vez mais o poder nas suas mos, retirando-o ao presidente da Repblica e Assembleia Nacional. A Unio Nacional era o nico partido legalizado que se apresentava s eleies, nas quais muitos cidados no eram autorizados a votar. As liberdades de expresso e reunio no eram respeitadas. A censura, instituda em 1926, estava organizada para que os meios de

Portugal - da Ditadura Democracia

comunicao (imprensa, teatro, cinema e, mais tarde, a rdio e televiso) no difundissem ideias contrrias s do regime. Em 1933 foi criada uma polcia poltica (Polcia de Vigilncia e Defesa do Estado PVDE), com a misso de reprimir os crimes polticos, que, em 1945, passou a denominar-se Polcia Internacional de Defesa do Estado (PIDE). Os mtodos de atuao desta polcia iam desde a identificao e perseguio (de todos os que se supunha terem opinies contrrias ao regime) at priso e tortura.

(Carto de Identidade do Diretor da PIDE - 1962)

Mesmo os cidados que se assumiam como pessoas integradas no regime, como foi o caso do atual Presidente da Repblica, Cavaco Silva, eram, muitas vezes, convocados para prestar declaraes e preencherem a sua ficha na PIDE. Uma das preocupaes da PIDE era saber se o declarante, ou familiares, tinham estado na URSS ou nos pases-satlites, pois pretendia-se impedir a divulgao das ideias comunistas e eventuais aes subversivas que colocassem em causa o regime.

(Formulrio Pessoal Pormenorizado de Anbal Cavaco Silva na PIDE preenchido pelo prprio em dezembro de 1967)

Paralelamente, o regime fez da propaganda, quer pela organizao de exposies (de que exemplo maior a Exposio do Mundo Portugus de 1940, para exaltar o orgulho patritico e a grandeza histrica da Nao portuguesa e do seu Imprio), quer pela publicao de livros, um suporte essencial para a difuso dos seus valores e para a identificao de Salazar como o "Salvador da Ptria (culto ao chefe - caracterstica marcante dos regimes fascistas). Na mesma linha, a educao era controlada pelo Estado tendo sido criada a Mocidade Portuguesa que procurava incutir nas crianas e jovens, desde muito cedo, os sentimentos de patriotismo e de respeito pela ordem, o culto ao chefe e o esprito militar. A Legio Portuguesa, organizao de carcter nacionalista e que integrava uma milcia militar, foi

Portugal - da Ditadura Democracia

criada em 1936 e tinha como objetivo "defender o patrimnio espiritual da Nao e combater a ameaa comunista e o anarquismo".

(Fardas da Mocidade Portuguesa)

(Carto de Identidade da Legio Portuguesa)

O regime do Estado Novo, ideologicamente semelhante ao fascismo italiano, assentava em diversos princpios, entre os quais, o autoritarismo, a forte interveno do Estado na economia e na sociedade, a sujeio dos interesses dos cidados aos da Nao, o corporativismo (criao de associaes de patres e empregados, tuteladas pelo Estado, que evitassem os conflitos sociais), o ultranacionalismo e o colonialismo (exaltao da Histria ptria e sua ligao ao Imprio Colonial), o culto do chefe (j referido) e a defesa dos valores conservadores, baseados na trilogia base da educao nacional: Deus, Ptria e Famlia.

COMENTRIO: Neste cartaz surge a famlia tpica e ideal do salazarismo: humilde, trabalhadora e religiosa. Deus est presente no altar familiar; a exaltao da Ptria visvel no castelo, com a bandeira nacional e na farda da Mocidade Portuguesa, usada pelo filho; a autoridade representada na figura do chefe de famlia que, ao fim de um dia de trabalho no campo, regressa a casa e conta com a alegria da filha (estava a brincar com bonecas e utenslios de cozinha para um dia vir a ser uma me exemplar), com a reverncia do filho, que se ergue para o saudar, e com a subservincia da esposa, qual mulher ideal, confinada ao lar, educao dos filhos e aos trabalhos domsticos, tendo j a mesa posta e a refeio quente. Atravs destes pormenores, o cartaz transmite a ideologia do Estado Novo: a trilogia Deus, Ptria e Famlia num lar cristo, patriarcal, rural, conservador e tradicional, sem sinais de modernidade ou referncias ao mundo industrial.
(ver tambm o vdeo com discurso de Salazar em: http://www.youtube.com/watch?v=rEIiE46A3rw)
Portugal - da Ditadura Democracia

COMENTRIO: Para assinalar os dez anos de governo de Salazar, foi publicada em 1938, uma srie de sete cartazes, com o ttulo " A Lio de Salazar", distribuda nas escolas primrias do pas. As "Lies" eram 7: a trilogia Deus, Ptria e Famlia, Defesa da Nao e do Imprio, Dignificao do Trabalho e da Justia Social, As Finanas, Renascimento do Patrimnio Histrico e Artstico, Pinhais, Searas e Estradas e Cais de Portugal. Estes cartazes eram meios de propaganda e de uma poltica de transmisso de valores por parte do Estado Novo, desde logo s crianas e jovens, com o objetivo de valorizar a obra feita por Salazar (culto do chefe). Para melhor publicitar os avanos do Estado Novo, includa nos cartazes uma imagem, mais pequena, no canto superior esquerdo, representando o perodo antes de Salazar, enquanto a sua obra, que se pretende destacar e elogiar, aparece de forma virtuosa, mostrando ordem e progresso. Nesta Lio, com o cartaz das Finanas, pretende-se ilustrar e publicitar o milagre financeiro conseguido por Salazar, perante a situao de grave crise financeira, conseguindo equilibrar o oramento, reduzindo despesas, limitando as importaes, e valorizando a moeda (o escudo), os ttulos do Estado e as reservas de ouro nacionais, tudo isto em oposio desorganizao econmica que acontecia durante a 1 Repblica. A situao de caos econmico e financeiro da 1 Repblica surge representada na mquina emissora de notas (canto superior esquerdo da imagem), que necessita de trabalhar continuamente para alimentar os gastos pblicos, gerando dfice e a desvalorizao da moeda. A verdade que este milagre financeiro acabou por no se refletir num real desenvolvimento econmico do pas, nem na melhoria das condies de vida da populao.

Portugal - da Ditadura Democracia

2. PORTUGAL APS A 2 GUERRA MUNDIAL: A EVOLUO ECONMICA E O SURTO DE EMIGRAO.


Aps a 2.a Guerra Mundial, o atraso econmico de Portugal, comparativamente a outros pases europeus, era assinalvel. Esta situao devia-se falta de investimentos, predominncia do sector agrcola que continuava a assentar em tcnicas arcaicas e de baixa produtividade, falta de mo-de-obra qualificada e a uma elevada taxa de analfabetismo. No final da dcada de 50, foram delineados os "planos de fomento nacional" que possibilitaram o aparecimento de novas indstrias (sobretudo qumicas e metalrgicas) e a construo de infraestruturas como, por exemplo, as barragens hidroeltricas e centrais termoeltricas. Portugal aderiu, em 1960, EFTA - Associao Europeia de Comrcio Livre da resultando um aumento das exportaes e uma maior liberalizao da economia, nomeadamente, ao nvel da abertura ao investimento estrangeiro. O dfice da balana comercial foi reduzido, contribuindo, para esse facto, as remessas dos emigrantes e as receitas provenientes do turismo. No entanto, este desenvolvimento no resolveu o atraso econmico do pas. No interior do pas, as ms condies de vida permaneciam, o que juntamente com as guerras coloniais e a capacidade atrativa de alguns pases europeus (pela possibilidade de melhores salrios e condies de vida) empurraram uma parte significativa da populao para a emigrao. Na dcada de 60, cerca de 1,5 milhes de portugueses tero emigrado com destino aos pases europeus mais desenvolvidos como a Frana, a Alemanha, a Sua, a Blgica, e o Luxemburgo. Portugal perdia, desta forma, a mo-de-obra necessria ao seu desenvolvimento mas ganhava as remessas que os emigrantes enviavam dos pases onde trabalhavam e onde recebiam melhores salrios. Abandonando legal ou clandestinamente o pas, para estes homens e mulheres abria-se a possibilidade de uma vida melhor.

3. A OPOSIO AO REGIME SALAZARISTA.


A recusa da democratizao da vida poltica portuguesa condenou Portugal ao isolamento internacional. No final da 2.a Guerra Mundial, verificaram-se presses internacionais para que Salazar procedesse abertura do regime. Aparentemente Salazar respondeu afirmativamente. Para alm da censura ter sido suavizada, foi dissolvida a Assembleia Nacional e foram prometidas eleies livres. Embora sem reconhecimento legal, a oposio uniu-se e deu corpo a um novo partido politico, ao MUD - Movimento de Unidade Democrtica - com o objetivo de apresentar a sua candidatura s eleies, o que no se veio a concretizar por falta de condies. Em 1948, o MUD considerado ilegal s conseguindo
Portugal - da Ditadura Democracia

recompor-se para as eleies presidenciais de 1949, em que manifesta o seu apoio candidatura de Norton de Matos volta do qual se criaram muitas expectativas. Contudo, a resposta negativa s condies exigidas por si, que pudessem garantir eleies livres, levaramno a retirar a candidatura. O candidato do regime, o general scar Carmona fica assim com o caminho livre e vence, sem oposio, as eleies. Nas eleies presidenciais de 1958, o entusiasmo popular em torno da candidatura de Humberto Delgado, o general sem medo, vai levar a oposio a acreditar que a situao poltica se poderia vir a alterar. Contudo, isso no aconteceu. O candidato do regime, o almirante Amrico Thomaz ganha as eleies, sob a acusao da oposio de graves irregularidades e fraude eleitoral. Humberto Delgado acabar assassinado pela PIDE, em 1965, e o regime salazarista, fortemente criticado dentro e fora do pas, mostra-se cada vez mais implacvel e severo na perseguio aos seus opositores.

4. OS MOVIMENTOS DE INDEPENDNCIA E A GUERRA COLONIAL.


Aps o fim da 2.a Guerra Mundial, e contrariando a tendncia descolonizadora verificada aps a 2.a Guerra Mundial, Portugal manteve as suas colnias em frica (Moambique, Angola, S. Tom e Prncipe e Cabo Verde) e na sia (ndia Portuguesa, Macau e Timor) considerando absolutamente intocvel o seu Imprio. Quando Portugal passou a integrar a ONU, a questo colonial portuguesa foi levantada por diversos pases. De acordo com o princpio do direito autodeterminao dos povos que esta Organizao defendia, recomendado a Portugal que encontrasse uma soluo para a questo colonial, aceitando a independncia das suas colnias. Uma recomendao que Salazar contrariou, alegando que Portugal no tinha colnias mas provncias ultramarinas, ou seja, que estes territrios eram parte integrante do territrio nacional e que os seus habitantes eram portugueses. A partir da a presso internacional para que o Portugal promovesse a descolonizao no deixou de se fazer sentir, como bem comprova a caricatura inglesa a propsito da oposio visita de Marcello Caetano a Londres, j em 1973, e que se ilustra e comenta mais frente. No incio da dcada de 60, a luta armada nas colnias contra a presena portuguesa abre um perodo particularmente complicado para Portugal - o perodo da Guerra Colonial. Foram 13 anos de uma guerra de guerrilha com elevados custos financeiros (custos com a guerra), materiais (destruio de recursos naturais e patrimnio) e humanos (milhares de mortos). Em Angola, o exrcito portugus combatia o MPLA e a UNITA. Na Guin, combatia o PAIGC, enquanto em Moambique a luta se fazia contra os guerrilheiros da FRELIMO. Ocupadas em 1961 pela Unio Indiana, Goa, Damo e Diu deixam de pertencer a Portugal, situao que em nada agradou a Salazar.
Portugal - da Ditadura Democracia

5. A PRIMAVERA MARCELISTA.
Em 1968, com o afastamento, por doena, de Oliveira Salazar do poder e a sua substituio por Marcello Caetano, o pas parecia ter condies para fazer a democratizao da vida poltica nacional. Do-se alguns sinais significativos de que isso poderia acontecer. A PIDE e a censura abrandam a sua atividade, alguns exilados polticos so autorizados a voltar a Portugal, como Mrio Soares e alguns membros do Partido Comunista, sendo tambm permitida oposio a realizao de um Congresso poltico, em Aveiro. Portugal vivia ento a chamada Primavera Marcelista. Contudo, a abertura do regime no passaria disto mesmo. Continuavam a faltar as mudanas que permitissem a Portugal abrir um novo caminho e afastar do poder as foras conservadoras que defendiam os princpios institudos por Salazar. As instituies suporte do regime como a Unio Nacional (agora Ao Nacional Popular - ANP), a PIDE (agora Direo Geral de Segurana - DGS) e a Censura (agora Exame Prvio) mudaram de nome mas permaneciam sem outras alteraes. Por outro lado, aos movimentos oposicionistas no eram dadas as mesmas condies que Ao Nacional Popular (ANP). A situao relativamente questo colonial mantinha-se inalterada e, tambm aqui, as posies do governo de Marcello Caetano no mudaram significativamente em relao s de Salazar. A guerra colonial prolongava-se com efeitos econmicos e sociais dramticos, sendo o isolamento do nosso pas cada vez mais evidente, como bem ilustram a caricatura inglesa e o folheto de protesto seguintes:

Dr. Caetano, presumo?...


(Caricatura inglesa acerca dos protestos levantados contra a visita de Marcello Caetano a Londres (Portugal Socialista, Agosto de 1973) in MEDINA, Joo, (direo de), 1985, Histria Contempornea de Portugal, vol. Estado Novo, tomo II, Lisboa, Amigos do Livro Editores, p. 251.

COMENTRIO: Nesta caricatura inglesa ilustrado o isolamento do nosso pas e a forte contestao poltica colonialista que Portugal insistia em manter, contra todas as posies
Portugal - da Ditadura Democracia

10

internacionais que defendiam o princpio da autodeterminao das colnias. Marcello Caetano enfrenta enormes protestos nesta visita a Inglaterra, tornando-se quase impossvel o encontro com as autoridades inglesas, tambm elas criticadas por aceitarem manter conversaes com um pas autoritrio, de regime ditatorial, que mantinha h longos anos uma Guerra colonial, negando a autonomia e independncia s suas colnias.

Convocatria para Manifestao de Protesto contra Marcello Caetano e a poltica colonial 15 de Julho de 1973 Londres (Frente e Verso) Ver (http://ephemerajpp.com/2010/10/11/manifestacao-contra-a-visita-de-marcelo-caetano-a-londres-15-de-julho-de-1973/)

Portugal - da Ditadura Democracia

11

6. O PORTUGAL DEMOCRTICO.
No incio da dcada de 70, do sculo XX, o descontentamento com o regime era evidente em vrios sectores da vida portuguesa. A intransigncia das posies do governo face os graves problemas nacionais, entre os quais se destacava a questo da Guerra Colonial, fez acentuar a ideia de que era preciso encontrar uma soluo poltica, que desse um novo rumo a Portugal. O Movimento das Foras Armadas (MFA), tambm conhecido pelo movimento dos capites, organizou-se com o objetivo de efetuar um golpe de estado que derrubasse o regime do Estado Novo. Foi isso que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974, com o apoio do povo, que saudou, vivamente, nas ruas de Lisboa, a ao dos militares revolucionrios (entre os quais se destacaram Otelo Saraiva de Carvalho e Salgueiro Maia). Marcello Caetano e Amrico Thomaz so presos e exilados, juntamente com algumas outras personalidades associadas ao regime. O MFA constitui a Junta de Salvao Nacional presidida pelo general Antnio de Spnola que vir a ocupar o cargo de presidente da Repblica.

(1 Pgina do jornal Repblica, 3 edio, publicado no dia 25 de abril de 1974)

COMENTRIO: Nesta 1 pgina do jornal Repblica destacada a notcia que muitos portugueses aguardavam e que marcou no s o dia 25 de abril de 1974, o dia da Revoluo, mas tambm a evoluo futura do nosso pas. O golpe militar, protagonizado pelo Movimento das Foras Armadas (MFA), colocou um ponto final em 48 anos de ditadura em Portugal, e visava sobretudo devolver ao povo a liberdade e a democracia, mas tambm garantir o progresso econmico e social, bem como resolver o problema da Guerra Colonial. O destaque dado aos generais Antnio de Spnola e Costa Gomes que viriam a desempenhar um papel
Portugal - da Ditadura Democracia

12

importante no processo de transio para o regime democrtico. de salientar a referncia feita, na caixa de rodap nesta 1 pgina do jornal, ao facto do mesmo ter sido escrito e publicado sem verificao prvia da censura: ESTE JORNAL NO FOI VISADO POR QUALQUER COMISSO DE
CENSURA.

Abria-se assim um novo caminho para Portugal, em democracia.

Dando cumprimento ao programa poltico do MFA foram adotadas importantes medidas com vista democratizao do pas. Entre essas medidas, destacam-se a libertao dos presos polticos, a abolio da censura (como se comprova acima, na 1 pgina do jornal Repblica), a extino da PIDE, da Legio Portuguesa e da Mocidade Portuguesa, a autorizao para o regresso dos presos polticos (como Mrio Soares e lvaro Cunhal, lderes do Partido Socialista e do Partido Comunista Portugus) e a organizao de eleies livres para a formao de uma Assembleia Constituinte com o objetivo de elaborar uma nova Constituio. De acordo com os princpios enunciados pelo MFA, o fim da Guerra Colonial foi uma das prioridades aps a Revoluo de Abril. Pressionados pelos movimentos de libertao das colnias e pela comunidade internacional, Portugal vem a reconhecer, em Agosto de 1974, a independncia da Guin-Bissau, em Junho de 1975, a de Moambique, em Julho, a de Cabo Verde e S. Tom e Prncipe e, finalmente, em Novembro, a independncia de Angola. Sem condies para a permanecerem, verificou-se o regresso de milhares de portugueses que l tinham construdo as suas vidas. Foi um regresso difcil e doloroso que marcou a sociedade portuguesa da poca, mas de que hoje j no h vestgios. O perodo que se seguiu ao 25 de Abril de 1974 no foi tranquilo nem pacfico, ocorreram diversos tumultos, e a ameaa de uma guerra civil foi uma realidade. A instabilidade poltica e a agitao social dificultaram a consolidao da democracia em Portugal. Em 1976, dado um passo importante com a aprovao da Constituio que instituiu o regime democrtico em Portugal, garantindo como direitos dos cidados a igualdade, a liberdade de expresso, de opinio, de reunio e de associao, o direito greve e organizao sindical, e, ainda, os direitos ao trabalho, segurana social, educao e ao voto. Consagrava, tambm, a descentralizao poltica, garantindo a existncia do Poder Local, exercido pelas autarquias (municpios e freguesias) e a autonomia dos arquiplagos da Madeira e dos Aores. Na dcada de 70 e no incio da dcada de 80 do sculo XX, Portugal apresentava nveis de desenvolvimento econmico, social e cultural, inferiores aos que se verificavam nos restantes pases da Europa Ocidental. Essa situao s foi alterada com a integrao de Portugal na CEE verificada em 1 de Janeiro de 1986. Obrigado a fazer importantes reformas e a submeter-se s normas europeias existentes para reas to diversas como a agricultura, a indstria ou a educao, Portugal teve de se adaptar, e modernizar, para conseguir competir economicamente num mercado aberto. Esse , ainda hoje, um dos nossos maiores desafios.

Portugal - da Ditadura Democracia

13

PORTUGAL - DA DITADURA DEMOCRACIA


CONCLUSO
O sculo XX portugus foi um perodo multifacetado, de grandes mudanas, contrastes e marcantes roturas, com importantes alteraes no plano poltico, econmico, social e cultural. Foram anos de avanos e estagnao, de oportunidades perdidas, de crescimento adiado e, ao mesmo tempo, de grandes progressos, de obscurantismo e brilho, de censura, represso e libertao, mudanas de regime, agitao social, guerras, prises, revolues, golpes militares, realizaes e conquistas, de partilha e solidariedade, de confrontos e reconciliaes, sonhos e esperanas. O Estado Novo impulsionado pela poltica de grande rigor oramental de Salazar, visto como um mago das finanas, reforou a tendncia autoritria que o golpe militar de 1926 tinha anunciado. A Constituio de 1933, apesar de teoricamente garantir os direitos cvicos e a separao dos poderes executivo e legislativo, no impediu a implantao da ditadura e a adoo de um conjunto de medidas que visavam perpetuar o regime sob o controlo apertado de Salazar. A censura imposta na comunicao social e na produo cultural, a propaganda e a manipulao da juventude, e da populao em geral, atravs dos valores veiculados na educao e em organizaes como a Mocidade Portuguesa e a Legio Portuguesa, a represso e perseguio dos opositores condenados pela polcia poltica tortura, priso ou ao exlio, bem como a instituio do corporativismo, visando reduzir os conflitos sociais e impedindo o sindicalismo livre e o direito greve, so exemplos dessas medidas e deixam claro o carcter autoritrio e ditatorial do regime que no se mostra interessado em combater o elevado grau de analfabetismo da populao, sinnimo de atraso cultural e de ignorncia, fatores impeditivos de uma maior contestao social ao regime. A poltica colonialista de Salazar, que conduziu o pas para uma guerra colonial com elevados custos humanos e materiais, a incapacidade em ultrapassar o atraso econmico de Portugal face aos pases mais desenvolvidos (apesar de alguns esforos de industrializao e dos planos de fomento), bem como a manuteno dos princpios bsicos de um regime conservador, ultranacionalista e ditatorial, so fatores que fizeram crescer os desejos de uma alterao poltica, nomeadamente entre os militares, mas tambm no povo em geral, frustrado com os resultados da Primavera marcelista, e acabam por conduzir Revoluo de 25 de abril de 1974, que promoveu a democratizao, a extino da polcia poltica e outras organizaes de apoio ao regime salazarista, avanou com o processo de descolonizao, e permitiu eleies livres e a aprovao de uma nova Constituio democrtica. Finalmente, o processo de adeso

Portugal - da Ditadura Democracia

14

Comunidade Econmica Europeia e, mais recentemente, a adeso moeda nica, foram passos importantes na modernizao do pas e no crescimento econmico. Portugal e os portugueses atravessaram um sculo rico de experincias e vivncias coletivas que nos transportaram para os dias de hoje, onde novos desafios e exigncias convocam, talvez como nunca, uma resposta coletiva, escala europeia, de uma cidadania ativa, consciente e informada, responsvel e exigente, que permita resolver o dilema da crise econmica, do desemprego, e do crescimento econmico, por forma a preservarmos os direitos e as conquistas do projeto de abril (a democracia, a busca da justia social, do bem estar e do progresso econmico), sobretudo para a gerao mais jovem, cujo futuro se sente hipotecado. Portugal, no seu pior e no seu melhor foi e ser, aquilo que o povo portugus conseguir e quiser que seja. Portugal tem de ser esperana. A verdade que o sculo XX portugus no se resumiu a Salazar e a PIDE, Guerra Colonial e ao Tarrafal, ao analfabetismo e fome, de que se fugia a salto para terras de Frana, ao pas orgulhosamente s, de uma velha ditadura de 48 anos, Portugal foi tambm Pessoa, Sophia, Almada, Aquilino, Egas Moniz, Gago Coutinho, Carolina Beatriz ngelo e Carolina Michaelis, Aristides de Sousa Mendes, Humberto Delgado, Salgueiro Maia, Saramago, entre tantos outros vultos da nossa vida coletiva que nos deixaram uma herana cultural e os valores da liberdade e da democracia que temos absolutamente de preservar. Nesse sentido, ser fundamental nunca esquecermos o estudo da Histria, para que possamos evitar o despontar de novos Salvadores da Ptria, como Salazar, Hitler, ou Mussolini, que com os seus instrumentos de manipulao e propaganda, explorando a crise e as dificuldades quotidianas do povo, possam de novo alcanar o poder, erguendo as sombras negras da guerra, da ditadura, do racismo e xenofobia, da represso e da intolerncia.

Portugal - da Ditadura Democracia

15

PORTUGAL - DA DITADURA DEMOCRACIA


BIBLIOGRAFIA
MEDINA, Joo, (direo de), 1985, Histria Contempornea de Portugal, vol. Estado Novo, tomo II, Lisboa, Amigos do Livro Editores. RAMOS, Rui (coordenador), 2009, Histria de Portugal, Lisboa, Esfera dos Livros. ROSAS, Fernando (coordenador), 1990, Portugal e o Estado Novo (1930-1960), in SERRO, Joel e MARQUES, A.H. de Oliveira, (direo de), Nova Histria de Portugal, vol. XII, Lisboa, Editorial Presena. ROSAS, Fernando (coordenador), [s.d.], O Estado Novo (1926-1974), in MATTOSO, Jos (direo de), Histria de Portugal, vol. 7, Lisboa, Editorial Estampa.

WEBGRAFIA
FERREIRA, Ana Sofia, As Eleies no Estado Novo, Disponvel em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3412.pdf. Acesso em 18 de maio de 2013. MONTANHA, Isabel (Website Cheirinho a Histria), Disponvel em http://cheirinhoahistoria.blogspot.pt/2011/01/portugal-ditadura-salazarista.html. Acesso em 17 de maio de 2013. NATRCIA, Miranda, (Website - Ns e a Histria), Disponvel em http://noseahistoria.wordpress.com/tag/a-licao-de-salazar/. Acesso em 17 de maio de 2013. Website (Centro de Documentao 25 de Abril da Universidade de Coimbra), Disponvel em http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage. Acesso em 18 de maio de 2013. Website (Associao 25 de Abril), Disponvel em http://www.25abril.org/a25abril/. Acesso em 18 de maio de 2013. Website (APH- Associao de Professores de Histria), Disponvel em http://www.aph.pt/li.php#historia. Acesso em 17 de maio de 2013. Website (A Guerra Colonial 1961-1974), Disponvel em http://www.guerracolonial.org/intro. Acesso em 18 de maio de 2013. Website (Fundao Humberto Delgado), Disponvel em http://www.humbertodelgado.pt/WebFHD/index.jsp. Acesso em 18 de maio de 2013.

Portugal - da Ditadura Democracia

16

You might also like