You are on page 1of 18

MTODO, PSICOPATOLOGIA E PSICODIAGNSTICO HUMANISTA, FENOMENOLGICO E EXISTENCIAL PARTE I

CENTRO UNIVERSITRIO DE ARARAQUARA UNIARA NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA NEAD

Reitor Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro Pr-Reitor Acadmico Prof. Flvio Mdolo Pr-Reitor Administrativo Prof. Esp. Fernando Soares Mauro Coordenao do NEAD Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira Coordenao da Secretaria Geral Prof. Ms. Ricardo Arruda Mauro Coordenadora de Produo de Material Prof. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Coordenador Pedaggico Prof. Dra.Luciene Cerdas

Este material foi produzido pelo Centro Universitrio de Araraquara - UNIARA e est disponvel ao aluno regularmente matriculado no Ncleo de Ensino a Distncia NEAD.

Contato Secretaria NEAD


secnead@uniara.com.br

Percursores da Psicoterapia e da aplicao do mtodo clnico na Abordagem Humanista, Fenomenolgico e Existencial.

As intervenes clnicas e psicolgicas representam um campo significativo de atuao em sade mental e pela sua significncia estabelece um cenrio complexo que aglomera diferentes teorias e influncias advindas da Filosofia, Psicologia, Medicina e Antropologia. Diante dessa complexidade, necessrio inicialmente conceituar o que seria o campo clnico psicolgico e seus principais expoentes especificamente na abordagem Humanista, Fenomenolgica e Existencial, para posteriormente detalhar seus elementos, a saber, o mtodo clnico e os significados de Psicopatologia/Psicodiagnstico. Conforme Gomes & Castro (2010), ao longo da histria, a clnica psicolgica associada ao termo Psicoterapia. De forma geral, pode-se conceituar psicoterapia como a cincia que se destina a aliviar o sofrimento humano. Ela fundamenta-se no campo cientfico, principalmente por se sustentar na evidncia dos resultados adquiridos ao longo do processo e por ser necessrio o uso de um mtodo para acessar os fins propostos. De outro espectro, a psicoterapia tambm est associada arte, por depender de aptides e manuseio de tcnicas subentendidas, ou mesmo subjetivadas no encontro entre profissional e paciente/cliente. Nesse intermdio entre a cincia e a arte, as prticas em psicoterapia estruturam-se na comunicao e se firmaram pela mediao de dois pensamentos principais, o Freudiano e o Adleriano nos primrdios do sculo XX. O primeiro inaugurou o foco na relao interpessoal e na

intersubjetividade, j o segundo desenvolveu os primeiros norteadores para as intervenes em psicoeducao (GOMES & CASTRO, 2010).

Ao longo do aprimoramento terico e prtico do campo psicoterpico, inicialmente pautado nos dois focos citados, permaneceram limitaes que dificultavam a finalidade de alvio do sofrimento e do cuidado de conflitos emocionais (FIORINI, 1993). Na busca por novas respostas, questionamentos de diferentes campos da Psiquiatria e Psicologia culminaram no

desenvolvimento de novos mtodos e na aplicao de novas teorias para enriquecer o repertrio, ainda em construo, da clnica psicolgica. Entre as teorias e os mtodos introduzidos prtica clnica esto aqueles ligados Filosofia Humanista, Fenomenolgica e Existencial. Por si, cada vertente dessa traduz uma multiplicidade de paradigmas e norteadores que culminam em diferentes arranjos, ou seja, alguns profissionais comearam a associar Fenomenologia ao Existencialismo, outros destacaram a Filosofia Humanista e o Existencialismo em suas prticas, alguns se detiveram Fenomenologia exclusivamente, e tambm apareceram aqueles que buscaram integrar o Humanismo, o Existencialismo e tambm a Fenomenologia. V-se com as diferentes interlocues tericas uma nova forma de pensar a prtica clnica, em especial pela interdisciplinaridade e por uma crescente abertura ao devir humano. Tal multiplicidade prev, por outro lado, uma unidade de sentidos que perpassa pelo entendimento de Homem indefinido, inacabado, impossibilitado de ser classificado por conceitos e axiomas estveis, ou por determinaes exclusivamente pautadas no passado (FEIJOO, 2002). Diante dessas articulaes, sero destacados alguns dos grandes tericos das prticas clnicas que introduziram as influncias fenomenolgicas, existenciais e humanistas na Psicoterapia em seus diferentes arranjos. Karl Jaspers (1883-1969):

Jaspers

revela-se

como

pioneiro

introduzir

saberes

da

Fenomenologia prtica e pesquisa em Psiquiatria. Jaspers inicia a prtica do mtodo fenomenolgico (epoch) proposto por Edmund Husserl (1859-1938) na Psiquiatria em um momento em que o modelo de interveno psiquitrica baseava-se, exclusivamente, na anlise emprica dos sintomas com base em casos modelares. Quando se fala no mtodo fenomenolgico remete-se ao antigo conceito grego epoch, que quer dizer absteno ou suspenso das crenas. Em termos gerais, o intuito adotar uma postura indicada como reduo fenomenolgica ou reduo eidtica, ou seja, colocar entre parnteses o conceito ou objeto de estudo, com a possibilidade de emergncia de novas experincias e sentidos a partir da convivncia direta com o fenmeno (Husserl, 1913/2006). O modelo de Karl Jaspers, audacioso para sua poca, buscava analisar o fenmeno psquico a partir das descries detalhadas e sistemticas das experincias subjetivas do prprio paciente, para isso o profissional deveria colocar-se em posio emptica sobre o que fosse compartilhado. A finalidade seria estabelecer as singularidades qualitativas e quantitativas dessa vivncia emocional. Jaspers introduz assim, a nfase idiossincrasia na prtica clnica (Caldas, 2012). O psiquiatra alemo associa, veementemente, as questes filosficas ao campo mdico de sua poca. Produziu, diante da riqueza de seus questionamentos, uma filosofia prpria que veio a influenciar pensadores contemporneos no campo da sade mental. Sua viso de homem ressalta o constante movimento de conhecer-se, de no saber e da a grande caminhada a ser percorrida:
Mas quem esse homem, que se reconhece ligado nao, raa, ao sexo, prpria gerao, ao meio cultural, situao econmica e social e que, no obstante, de tudo se pode afastar, colocando-se, por assim dizer, fora e acima de todas essas estruturas em que historicamente se encontra imerso? 5

Nem o homem, nem qualquer dos homens sabe o que em realidade, quando se reconhece amparado por esse fundamento sobre o qual nada pode. Todo conhecimento que o homem tem de si mesmo diz respeito a fenmenos, a suas condies ou potencialidades. O homem no se identifica a qualquer desses aspectos, porm os incorpora ao longo da jornada que o leva a si mesmo. (JASPER, 1965 p.35)

Jaspers aprofunda o estudo sobre a condio humana ao evidenciar as limitaes existentes em apenas observar e referenciar as repeties presentes na experincia. Ele foi influenciado tambm por Kieerkegaard (1813-1855), ao propor uma redefinio da anlise biolgica e racionalista, ressaltando o encontro no vis subjetivo das experincias. Permanentemente, traou questionamentos sobre a ordem e as supostas explicaes matemticas em relao ao mundo e ao homem. Sua representatividade reflexiva retoma inquietaes epistemolgicas das cincias exatas e humanas e culminam em uma condio permanente de vir-a-ser e do mistrio presente no existir:
Mesmo Einstein sustenta que, em potncia a vida j reside no tomo, que o mistrio do todo est implcito no nvel mais baixo. Por que no o atingimos? Porque a matemtica deixa de ser til quando nosso pensamento penetra em profundezas mais obscuras. Com efeito, o estado atual da matemtica no permite chegar pelo clculo, ao que est implcito nas equaes fundamentais. Para Einstein, portanto, o mistrio no est na realidade mesma, porm, naquilo que a matemtica no permite resolver. (JASPERS, 1965, p. 15, grifo nosso).

Diante das ponderaes ainda atuais e presentes de Jaspers, o campo psicoteraputico pde angariar novos contornos com as contribuies da Fenomenologia de Husserl e do Existencialismo fecundado em Kierkegaard. Ludwig Binswagner (1881-1966):

Binswagner, psiquiatra suo, por sua vez, introduziu o pensamento de Heidegger (1889 -1976) ao campo de estudos da psicopatologia. Fundou a escola Daseinanaltica, influenciada pelo termo Dasein (ser-a) cunhado por Heidegger. A formao Daseinanaltica destaca o conceito de ser-no-mundo como condio primordial para a existncia humana. Por meio da aplicao das noes de ser-no-mundo e de ser-alm-do mundo, Binswagner recortou a necessidade de analisar a condio relacional eu-tu da existncia, bem como a percepo de que no necessariamente a cincia que nos d o conhecimento sobre o existir, mas a partir da vivncia diria que possvel desenvolver as atividades e reflexes, inclusive as cientficas (FORGUIERI, 2011). Essa mudana de paradigma, do dado para a vivncia, reposicionou a anlise do humano em processo de adoecimento. No desenvolvimento de Binswagner, a anlise do ser-alm-do-mundo destacada pelo terico como a forma de transcender a facticidade do ser-nomundo. Para ele a maneira sintonizada do existir prev uma ligao compreensiva entre o eu-tu ainda que ocorra de forma efmera. Tal ligao foi nomeada pelo terico simplesmente, por Amor (CALDAS, 2012).
O amor, ou modo dual de existir, o nico que pode oferecer ptria e eternidade existncia... Ao falar de eternidade no falo de ser-no-mundo, mas de ser-no-mundo-alm-domundo, isto , do modo dual de ser humano, desse ns. (BINSWAGNEr, 1974, apud FORGHIERI, 2011, pg. 38).

A Daseinanlise retoma, ainda, a influncia fenomenolgica pelo vis das descries da experincia do ser-no-mundo e do ser-alm-do-mundo, o que retrar uma associao do mtodo fenomenolgico aos conceitos da Filosofia Existencial de Heidegger.
7

Diante das ponderaes propostas por Binswagner, introduz-se para o pensamento clnico a noo de experincias que comunicam (CALDAS, 2012, p. 57) mundos diferentes daqueles de quem os escutam, da a necessidade de uma descrio pormenorizada desses mundos, por isso tambm considerava tal descrio como cientfica. Ele ficou reconhecido, em especial, pelo estudo da excentricidade, do amaneiramento presente na esquizofrenia e da decadncia via inautenticidade conceituada por Heidegger e aplicada s vivencias emocionais. Eugne Minkowski (1885-1972) O pensamento de Minkowski esteve marcado pela fenomenologia, no estudo de Husserl, Heidegger, e principalmente pela aplicao desses pensamentos por Binswanger. Por meio desse percurso intelectual, o psiquiatra polons foi uns do que introduziram, na Frana, as contribuies de Eugen Bleuler (1857-1939) sobre a recm-criada esquizofrenia e da Daseinanalyse binswangeriana. Esta ltima com o propsito de descrever e compreender as estruturas fundamentais da existncia humana, sob suas formas mal sucedidas, tal como estudadas pela psicopatologia (PEREIRA, 2000). Situa suas consideraes em torno dos sentidos sobre a psicologia do patolgico, ou seja, preciso compreender o pathos em seu justo estatuto. Nessa viso, o fenmeno psicopatolgico no estaria delimitado pelo seu carter doentio, mas por constituir uma forma de ser. Para o terico seria preciso considerar fenmenos psquicos sistematicamente negligenciados pela psicopatologia mdica tradicional, que no foram delimitados como

intrinsecamente patolgico, por exemplo, a nostalgia, a melancolia e a avareza. Tais fenmenos forjariam, segundo o terico, objetos legtimos de anlise e teriam seu valor pelo potencial de sofrimento que comportam (PEREIRA, 2000).

Minkowski destaca-se pelo trabalho com a melancolia no esquizofrnico, pelos sentidos sobre o tempo vivido e pela proposta de ampliao do conceito de psicopatologia. decisivo ao considerar que o significado de existir significa viver o tempo (Costa e Medeiros, 2009). Da dedica-se para anlises fundamentais da percepo do tempo, seus arranjos e rupturas nos diferentes experincias de pathos como na esquizofrenia e na depresso. Medard Boss (1903-1990): Medard Boss deu continuidade aos trabalhos e reflexes iniciadas por Binswagner. No entanto, por crticas do prprio Heidegger, com quem cultuava amizade e familiaridade, Boss reviu a obra herdada da escola Daseinanaltica de Binswagner e iniciou um percurso marcado pelo aprofundamento terico na Filosofia Existencial em constante dilogo com a Psicanlise. estabelecida, em seu pensamento, uma crtica psiquiatria tradicional e as concepes psicanalistas clssicas que representam o homem

analogamente aos objetos da natureza e, tambm a cronologia do passado como determinante ao sofrimento humano. Boss evidencia a importncia em retomar a autonomia e as possibilidades esquecidas dos pacientes, mantendo ao longo de sua obra um dilogo produtivo com Freud (CALDAS, 2012), dada a prpria prtica profissional como professor de Psicanlise na Universidade de Zurique. No percurso, o terico ressaltou a relevncia da culpa e da angstia sobre o sofrimento humano em um sentido diferenciado. A diferena centrou-se no questionamento das modernas neuroses do vazio, tambm nomeadas neuroses do tdio. Para Boss essas neuroses encobrem de fato angstias advindas das perdas de enraizamento e de referncia bem como, a decorrente culpa de ter-se perdido nesse precipcio. O chamado tdio, to recorrente na clnica contempornea, dissimula seu sentido existencial pelas atividades permanentes, infindveis e pelo uso das diferentes substncias qumicas
9

(Boss, 1981). Ao mesmo tempo, o psicoterapeuta questiona o manejo das tecnologias como forma de abafar e silenciar as manifestaes ruidosas vistas, por exemplo, no tempo da histeria, mas que atualmente se encontram enclausuradas no corpo pela via das doenas psicossomticas (Caldas, 2012). Por se tratar de um terico que vive at o incio da dcada de noventa, Boss pode deter-se das questes que assolam contemporaneamente o homem. Por outro lado, ao retratar as mudanas de um tempo ps-moderno, exprime o carter otimista e revigorante permitido pelas vivncias angustiantes. Segundo ele, estaria na angustia a possibilidade de enriquecimento do ser-a: Onde no h angustia a ser superada, no preciso coragem. (BOSS, 1981, p 34). No conjunto de sua obra e prtica clnica, Boss destaca o mtodo Fenomenolgico Hermenutico como norteador, concebido como uma forma de investigao da histria de vida, sem a tentativa de explicar essa histria pela via de conceitos ou sintomas prvios. O encontro possibilitado pelo mtodo reconhecido como nico, uma vez que o ser-no-mundo carrega o aspecto de singularidade e impossibilidade de repetio (BOSS, 1981). O mtodo proposto por Boss mescla a postura descritiva da epoch em Husserl com a proposta de Hermenutica de Heidegger. Alm da contribuio com o uso do mtodo fenomenolgico e das releituras sobre a angstia e culpa, Boss tambm contribui para teorizao dos sonhos em sua obra Essa noite eu sonhei... (1975), que fornec eu uma leitura fenomenolgica e existencial sobre os sonhos. O sonho nessa perspectiva invoca uma das possibilidades de existncia do humano que enriquece o repertrio de experincias e entendimentos sobre o ser-no-mundo. O sonho por esse vis no estaria ligado a manifestaes ou caractersticas da personalidade do sonhador.

10

Boss possibilitou o trnsito respeitoso entre diferentes abordagens e destacou formas inovadoras de pensar a clnica, as vivencias modernas e a prpria experincia como psicoterapeuta. Viktor Frankl (1905-1997): Outro grande terico que influenciou o campo psicoterpico pela apropriao das Filosofias Existenciais, Fenomenolgicas e Humanistas foi Viktor Frankl. Pela histrica marcante de vivncia em campos de concentrao na Segunda Guerra Mundial, Frankl traduz a vivncia humana na busca pelo sentido. Segundo prefcio escrito por Allport em 1984 do livro de Frankl Em Busca de Sentido: Um Psiclogo no Campo de Concentrao, o psiquiatra costumava questionar seus pacientes acerca da seguinte questo Por que voc no opta pelo suicdio?" e a partir das respostas obtidas, trilhava o caminho da psicoterapia. A Logoterapia sistematizada por Frankl apresenta um carter multplo conforme ressaltado por Moreira & Holanda (2010, p. 345):
A Logoterapia uma escola psicolgica de carter multifacetado de cunho fenomenolgico, existencial, humanista e testa , conhecida tambm como a "Psicoterapia do Sentido da Vida" ou, ainda, a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia. A teoria de Viktor Emil Frankl concebe uma viso de homem distinta das demais concepes psicolgicas de seu tempo ao propor a compreenso da existncia mediante fenmenos especificamente humanos e a identificao de sua dimenso notica ou espiritual, a qual pela sua dinmica prpria pode despertar a vivncia da religiosidade.

Frankl convida a diferentes questionamentos e redimensionamentos em terapia, a comear pela reviso de uma lgica restrita a introspeco ou de um sucesso teraputico baseado na realizao pessoal. O autor discorda de seus principais mestres Sigmund Freud (1856-1939) e Alfred Adler (1870-1937) que
11

representam respectivamente a Primeira e a Segunda Escola Vienense de Psicoterapia. De forma geral, guardadas as grandes diferenas, as escolas anteriores compreendiam o mecanismo psquico sustentado na busca pela satisfao das necessidades e desejos. Tal busca configuraria o objetivo de toda a vivncia humana (Pereira, 2007). Para Frankl, essa lgica compromete o sentido de alteridade e, ao mesmo tempo, impe uma questo tica ao hierarquizar a dimenso individual sobre a dimenso coletiva e recproca. em oposio a tal lgica que o terico edifica a Logoterapia. A proposta no reificar mais o indivduo, mas sim o sentido. Essa virada paradigmtica prope a centralidade na pergunta o que a vida espera de mim e no na questo o que eu ainda devo esperar da vida (Moreira & Holanda, 2010). A mudana na maneira de compreender a pessoa em sofrimento a coloca em uma postura ativa e reflexiva diante do sentido dado a vida. Frankl associa ao desenvolvimento da Logoterapia o mtodo

fenomenolgico como a forma de acessar o sentido e mediar busca de uma concepo mais tica para o cuidado do ser Humano em sofrimento. Por meio do uso do mtodo fenomenolgico concebe uma noo de sentido que no prima pelo aprisionamento dos homens em si mesmo e nem pelo silenciamento da introspeco, mas convida ao sentido que sacrificado, significado, compartilhado para ento, tornar-se valoroso e compreendido:
Tanto o valor quanto o sentido so aplicados s coisas na medida em que o so assumidos em nome de algo mais elevado, por amor a algum, num sacrifcio. E exatamente aqui que consiste a verdadeira relatividade dos valores. Curiosamente, por mais paradoxal que possa parecer, as coisas tm valor para serem sacrificadas. O que sacrifica d ao sacrifcio sentido, valor, preo. Dar sentido quer dizer entregar-se. No o que eu guardo comigo que retm valor; o que eu sacrifico que adquire valor (FRANKL, 1978, p. 263).

12

Outro aspecto significativo da obra de Frankl envolve o sentido de liberdade e da potncia humana. Para o terico, o Homem ato e potncia, por ser potncia escolhe doar sentido e compreender a busca por diferentes lgicas, no estritamente ligadas busca do prazer. Esse trao influenciado pelo vis humanista na obra de Frankl revela uma viso de Homem com inmeras condies para desenvolver-se e progredir. Diante dessa condio de progredir, e da centralidade no ato de doar sentido, Frankl desenvolve concepes sobre o lugar da f nos processos de desenvolvimento. Para ele, ter f em algo, que no necessariamente seja em Deus, produz fora e resilincia. Com efeito, Frankl inclui a noo de suprasentido, para significar aquele sentido ltimo que resiste e se sobrepe a dvida. Ele concluiu que para aquele que cr, no h vida sem sentido (Moreira & Holanda, 2010), afirmao que destaca em sua obra o tema da f e da religiosidade, bem como a sua funo como mediadora da sade mental. Arthur Tatossian (1929-1995) Tatossian desenvolveu de forma sistemtica contribuies para a prtica clnica, em especial pelo marco de sua obra a Psicopatologia das Psicoses de 1979. Ele foi um psiquiatra francs contemporneo, cujos textos ainda so poucos destacados no pas, mas que angaria uma significncia fundante para o campo clnico nessa abordagem. Desenvolveu o que se pode considerar como psicopatologia

fenomenolgica do Lebenswelt (mundo vivido) pelas influncias de Husserl e Maurice Merleau-Ponty. Tatossian estabeleceu a clnica como um lugar ambguo, um espao de teraputica/sade, mas tambm um lugar para a composio da experincia psicopatolgica (Bloc, 2012). O pensamento de Tatossian apresenta a ambiguidade como condio necessria para o entendimento do homem e do mundo, como tambm da clnica e da psicopatologia. Ambiguidade exemplificada por Merleau-Ponty
13

(1945/2000 apud Bloc, 2012) por meio da questo: a mo direita toca a esquerda ou a esquerda toca a direita, quando dois homens se

cumprimentam? A resposta est na impossibilidade de um determinismo de uma mo ou de outra, j que ambas se tocam mutuamente. Da mesma forma, est a relao entre o homem e o mundo, somente uma compreenso ambgua pode dar conta desta pergunta, ambos se tocam mutuamente, homem, mundo; clinica, psicopatologia; ou seja, constroem-se em totalidade. Tatossian dialoga com Binswagner e com Minkowski para compreenso da depresso, diferenciando-a dos estados de tristeza. Retrata tambm, as mudanas nos sentidos de temporalidade e espacialidade quando se vivencia uma experincia emocional como a deprimida. Vises gerais: De forma geral, a complexidade dos pensamentos desses percursores no est dimensionada por meio desse recorte. Mas podem-se vislumbrar algumas das contribuies centrais para pensar a clnica nessa abordagem. De forma geral, eles se apropriaram de um novo modelo paradigmtico para a clnica e vieram a compreender o homem de maneira contextualizada e como um ser-no-mundo em permanente construo. O mtodo fenomenolgico apareceu como decisivo para a virada paradigmtica na psicoterapia, a qual reconhecia como prevalente as prticas da Psicanlise, por meio do mtodo de associao livre e do Behaviorismo, pela via do mtodo de condicionamento. Conforme sinalizam os tericos, foi possvel dar visibilidade ao outro e ao encontro, pela via de uma redefinio do que seria a conscincia. Husserl ao propor o mtodo da reduo fenomenolgica, introduz a conscincia no mais

14

como um receptculo de contedos1, mas como um fluxo, uma tenso intencional que convida ao mundo (GOMES & CASTRO, 2010). Apesar das diferentes associaes feitas pelos tericos citados, no campo filosfico ainda so polmicas as associaes entre Fenomenologia e o Existencialismo, em especial pelo distanciamento que se deu entre Husserl e Heidegger. Heidegger foi inicialmente o discpulo de Husserl, juntamente com a filsofa Edith Stein, mas questes tericas e polticas, entre elas ligao de Heidegger com o nazismo, fizeram com que mentor e discpulo se afastassem. Em termos tericos, o grande impasse est na crtica de Heidegger noo de suspenso e redues do fenmeno em Husserl. Para Heidegger essa suspenso induziria a uma separao entre sujeito e mundo, o que segundo Heidegger contraria a ideia de Ser existencial no tempo, no espao e nas relaes (ser-com). Diante desse impasse, Heidegger prope o recurso metodolgico da Hermenutica a qual destaca o ser-a e sua existncia. O mtodo da Hermenutica proposto por Heidegger centraliza a busca por conhecer a relao entre o ser humano consigo prprio, e no o vnculo entre a conscincia e experincia. De toda forma, Husserl ainda considerado como o pensador que inaugura a dissoluo da dicotomia entre sujeito-objeto, estabelecendo uma nova dimenso intersubjetiva ainda que ressoem crticas contrrias a tal movimento (GOMES & CASTRO, 2010).

Vale ressaltar que um dos grandes influentes para a mudana proposta por Husserl e das novas

vertentes Humanistas, Fenomenolgicas e Existenciais, foi o Psiclogo alemo Franz Brentano (18381917). Brentano introduziu a chamada Psicologia do Ato, contrariando a viso de Wilhelm Wundt (18321920), tido como fundados da nova cincia Psicologia. Nesse sentido, Brentano defendeu que o principal objeto de estudo da Psicologia seria o ato da experincia, no mais os contedos mentais (SCHULT Z & SCHULTZ, 1981).

15

O permanente debate entre os Filsofos, apesar de manterem suas idiossincrasias, fomentaram de maneira consistente o uso de um mtodo diferenciado na prtica clnica, sustentando ainda que paradoxalmente, por advir de um campo filosfico, o rigor dito como cientfico da abordagem Humanista, Fenomenolgica e Existencial. Rigor que passa a fundar-se no reconhecimento da subjetividade como fator decisivo para construo de um conhecimento sobre o homem. Assim, o mtodo Fenomenolgico, em alguns casos associado Hermenutica de Heidegger, conforme props Medard Boss, , portanto, uma forma de sugerir que o paciente/cliente descreva sua problemtica, ou seja, descreva o fenmeno tal qual aparece sua conscincia. Da a associao entre mtodo fenomenolgico e mtodo descritivo (ERTHAL, 1998). O objetivo do profissional, a partir do vis descritivo atribudo ao mtodo clnico, o de atentar para o ato de conhecer de maneira genuna aquilo que se passa com seu paciente, sem tomar a priori as concluses do caso ou apoiar-se na apresentao dos traos obsessivos, depressivos, borderlines ou esquizides. Nesse enfoque, a ao clnica objetiva permitir ao sujeito compreenso do seu modo de ser no-mundo, ampliando as formas de existir, devolvendo-lhe a capacidade de dispor de suas possibilidades individuais (BARRETO & MORATO, 2012). A mediao do mtodo proposto indica em consonncia aos percursores, a apropriao da autoria do sujeito sobre seu problema. Para exemplificar de forma metafrica, ambos, terapeuta e paciente, propem chegar juntos ao pote de ouro do arco-ris. Diferentemente do que ocorria na Psiquiatria Clssica e Psicologia Positivista em que, muitas vezes, era apenas o terapeuta quem chegava at o pote valoroso, coberto por respostas e diagnsticos estruturados. Todavia, o paciente ainda estava a caminhar...

16

Referncias Bibliogrficas: BARRETO, C.L.B.T. & MORATO, H. T. P. (2012). A ao clnica e a perspectiva fenomenolgica existencial. In. Acolhimento psicolgico numa perspectiva fenomenolgica existencial: uma introduo. Rio de Janeiro: Guanabara, 2012. pp. (41-51). BOSS, M. Angstia, culpa e libertao (Ensaios de Psicanlise Existencial). 3 ed. So Paulo: Livraria duas cidades, 1981.

CALDAS, M. T. Psicopatologia Fenomenologia e Existncia. In. Morato, H. T. P. M. et al (coord.). Aconselhamento psicolgico numa perspectiva fenomenolgica existencial: uma introduo. Rio de Janeiro: Guanabara, 2012. pp (52-63). COSTA, Virginia E. Suassuna Martins and MEDEIROS, Marcelo. O tempo vivido na perspectiva fenomenolgica de Eugne Minkowski. Psicol. estud. 2009, vol.14, n.2, pp. 375-383
ERTHAL. T.C.S. Treinamento em psicoterapia vivencial. Petrpolis, R. J.: Vozes, 1995.

FEIJOO, A. M. L. C. A psicoterapia em uma perspectiva fenomenolgicaexistencial. In. Camon-Angerami, V.A. (org). Psicoterapia FenomenolgicaExistencial. So Paulo: Thomson Learning, 2002. pp. (131-157).

FIORINI, H.J. Teoria e tcnica de psicoterapias. Traduo de Carlos Sussekind. Rio de Janeiro: F. Alves, 1993.

FORGHIERI, Y.C. Psicologia Fenomenolgica: fundamentos, mtodo e pesquisas. So Paulo: Cengage Learning, 2011. (1993).

FRANKL, V. E. Fundamentos antropolgicos da psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

GOMES, W.B. & CASTRO, T.G. Clnica Fenomenolgica: do mtodo de pesquisa para a prtica clnica. Psicologia Teoria e pesquisa. (26) pp.81-93, 2010.

17

BLOC, L. G. Introduo psicopatologia fenomenolgica de Arthur Tatossian. 2012. Dissertao de mestrado apresentada a Universidade de Fortaleza, 2012. 226 f. HUSSERL, E. Idias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenolgica: introduo geral fenomenologia pura. Traduo Mrcio Suzuki. Aparecida, SP: Idias & Letras, 2006. (Trabalho original publicado em 1913)

JASPERS, K. Introduo ao pensamento filosfico. So Paulo: Editora Cultrix, 1965. 3 ed.

MOREIRA, N.; HOLANDA, A. Logoterapia e o sentido do sofrimento: convergncias nas dimenses espiritual e religiosa. Psicologia USF (Impr.), Itatiba, v. 15, n. 3, dez. 2010 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141382712010000300008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 24 jul. 2013.

PEREIRA, I. S. A vontade de sentido na obra de Viktor Frankl. Psicologia USP, So Paulo, v. 18, n. 1, mar. 2007 .Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365642007000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 24 jul. 2013. PEREIRA, M. E. C. Minkowski ou a psicopatologia como psicologia do phatos humano. Rev. Latinoam. Psicop. Fund., III, 4, 2000, 153-155. SHULTZ, D. P. & SCHULTZ, S. E. Histria da Psicologia Moderna. 1 ed. Editora Cultrix: So Paulo, 1981.

18

You might also like