You are on page 1of 3

Aluses ao rito do sepultamento

Qual o sentido das preces e Salmos? O sentido de conforto duplamente, tanto para a alma do falecido, despertando misericrdia superior para com ele, assim como para os membros da famlia e amigos, os quais conseguem enxergar um raio de luz no meio da aflio que seus sentimentos esto provocando.

Qual o simbolismo do corte da roupa? Demonstrar que no somos alheios dor e que esta nos gera marcas verdadeiras e que simbolizamos com o rasgar da roupa, o qual traz para a fora uma mostra do nosso eu interior sem "roupagens" e na altura do peito, de onde todo ser vivo foi criado em respeito a Chava (Eva), que veio da costela de Adam (Ado) e que foi Me de todo ser humano, significando que um ente querido foi arrancado do seio da famlia.

Por que se faz um discurso sobre o(a) falecido(a)? Porque esta ltima homenagem muito querida para ele e no Cu provoca misericrdia sobre a alma que parte e consolo sobre os entes que ficam, sendo que, nos dias semifestivos ou na vspera de shabat e festas judaicas no realizado.

Por que enterrar no solo? Est escrito na Tor de do p fostes criado e ao p voltars;

permitido cremar ou depositar os ossos em ossurios? Pela lei judaica no permitido fazer nada com o corpo do falecido a no ser devolv-lo terra, pois o corpo no considerado nosso e se no um emprstimo do criador enquanto estamos nesse mundo material.

Por que vestir o morto conforme o costume de tachrichim? Porque est escrito que "estars puro e Te guardarei at o dia, quando Te levantarei e darei a minha recompensa...", deste versculo os nossos sbios estudam que as pessoas ressuscitaro e, portanto, no devem estar de forma a se envergonhar.

Porque o morto recebe alguns objetos caractersticos, tais como pedra/terra sobre os olhos, boca e genitais, e ainda ramos de rvore dentro das mos? As pedras/terra que so colocadas sobre os olhos, boca e genitais servem para simbolizar que ele recebeu sobre si a deciso Divina e que no tem nada a questionar, e os galhos colocados nas mos entreabertas simbolizam que ele acredita na ressurreio.

Porque se deve enterrar sem o uso do caixo? Porque est escrito que "ao p voltars" e prefervel observar de forma mais estrita essa afirmao, porm, em certos municpios, as leis sanitrias no permitem isto.

Ento, permitido enterrar com caixo? Sim, sendo que os sbios autorizaram esta prtica para que no haja problemas com as leis dos governos locais, desde que se observe o perfurar do caixo em determinados locais, fazendo com que esse no seja considerado uma separao entre o corpo e a terra.

E a Terra de Israel, para que serve? Est escrito nos profetas que "a terra de Israel traz expiao sobre as transgresses de uma pessoa", sendo que ao morrer, coloca-se um pouco de terra debaixo da nuca da pessoa, onde fica o osso (chamado "luz") considerado nico osso que no se decompor, de forma que a expiao possa ser aceita e que no haja maiores sofrimentos at a hora da ressurreio.

Por que a sepultura funda? Porque se sabe que at certa medida mnima tudo o que ocorre acima do falecido poderia vir a incomodar seu descanso.

Por que somente judeus, e de preferncia amigos, devem cobrir a sepultura de terra? Porque o falecido fica mais feliz ao ver que as pessoas queridas a ele foram aquelas que se "despediram por ltimo".

Por que no se passa a p de mo em mo? Para que no parea que estamos fazendo um trabalho com alegria e que coisas relacionadas ao luto no se passam mo de outrem.

Por que se fala certos Pessukim em certos momentos da cerimnia? Porque sabido que a alma ainda se encontra em grande sofrimento ao ver que sua antiga morada est em uma forma um pouco alm do que o seu antigo jeito e nossos sbios viram que esses Pessukim trazem conforto e inspirao a o novo caminho que a alma vai trilhar a partir deste momento. Alm de lembrar e consolar aos que entraro em perodo de luto que est apenas uma parada temporria para um momento maior que ainda est por vir, quando novamente levantaro e no haver mais morte e nem sofrimento na poca messinica.

Por que no se deve passar sobre outras sepulturas e apenas contorn-las? Para que no desrespeitemos algum falecido que descansa naquela sepultura.

Qual o simbolismo do consolo pelas duas filas? A pessoa ter em mente que possvel acontecer para qualquer e a qualquer momento algo triste e que devemos ser solidrios e amparar da melhor forma possvel, sendo que a forma de agrupamento significa que nos colocamos a disposio para auxiliar e dividir e isto torna mais o "carregar/aceitar" deste sentimento de tristeza, desamparo, sofrimento inicial que nos acomete.

Qual o sentido da lavagem das mos no fim da cerimnia? Para que simbolizemos que estamos isentos de responsabilidade com relao aos falecidos que ficam no cemitrio, alm do aspecto de higiene, pois o cemitrio considerado um local de impurezas.

Por que no pode visitar outras sepulturas quando se vai a um sepultamento? Porque no se deve fazer crer que um falecido no merece toda a honra quando deixa este mundo e que tiramos proveito de sua morte.

Costumes de escrita hebraica sobre as Pedras Tumulares - Matzeivot:

Rito Ashkenasi

Rito Sefaradi

Letras - P Nitman, significa: "aqui descansa;"

Letras - Mekom Kevurat, significa: "local de sepultamento"

Letras - Tehi Nishmat Tzur Bitzror Hachaim, significando: "Que sua alma tenha sido acolhida na corrente da vida eterna."

1.

Alm do nome em hebraico, comum as lpides terem alguma citao quanto a data de nascimento e falecimento e tambm os locais de nascimento e falecimento. Eventualmente, quando era uma pessoa importante, ento se transcreve alguma citao do Tanach. Porm, nas lpides novas, com a dimenso bastante reduzida, no comum escrever mais do que o bsico acima. No temos o costume de afixar fotos nas sepulturas, assim como no temos o costume de fazermos alguma escultura sobre a lpide. H ainda aqueles que escrevem o nome do falecido e de seu pai e me e nome de famlia em hebraico ao invs da simples linha do nome ben/bat nome.

2.

3.

You might also like