You are on page 1of 6

Estruturas de Conteno Muros de Arrimo Definio.

. Estes elementos so corridos e fechados a fim de estabilizar taludes naturais ou abertos por escavao. Em um lado de sua extenso apoiada a carga do solo, possibilitando reas livres ao outro lado. Diferentes tipos de muros so amplamente consagrados, conferindo a cada um peculiaridades que os tornam melhores adequados a cada situao. Nomenclatura.

Figura 1

Tipos de Muros. Pedra sem Rejunte: So estes os muros mais antigos usados pela civilizao. Sua estrutura baseada na sobreposio intercalada de pedras de mesmo dimetro, visando sua melhor acomodao e menor atrito entre os componentes. A base deve adentrar o nvel do solo da jusante para evitar seu deslizamento. No h preocupao com a drenagem de gua retida em seu tardoz, pois as fendas entre pedras permitem pequenos fluxos de gua e at mesmo deformaes.

Imagem 1

Alvenaria de Pedra: De mesmas especificaes que os muros de pedras a seco quanto aos componentes, estes so assentados com argamassa, tornando-se mais rgidos, no permitindo deformaes nem escoamento de gua. Portanto so necessrias barbacs para conduo da gua e dispositivos filtrantes, que drenam a gua para as barbacs sem entupimento, alm de capeamento em seu topo.

Imagem 2

Concreto Ciclpico: Muros moldados com frmas e preenchidos com 70% de concreto e 30% de rochas de dimenses variadas, precisando de barbacs e filtros, bem como calhas altas e baixas. Em alturas maiores pode haver o uso de contrafortes para aumentar a resistncia da estrutura sem engrandecer o volume de concreto.

Figura 2

Gabio: Este tipo de muro estruturado por gaiolas metlicas feitas de malha de ao galvanizado, sendo estas preenchidas manualmente com rochas de diferentes dimenses, para melhor acomodao das mesmas.

Tem-se grande capacidade de escoamento de gua e deformao por cargas com este sistema, necessitando apenas que a base seja aterrada e com calhas ao p da jusante. Parte do suporte se d em funo da malha, devendo esta, preferencialmente, ser revestida na face exposta para proteo contra choques mecnicos.

Imagem 3

Sacos de Solo Cimento: Solos arenosos ou com pouca argila podem ter um acrscimo em seu peso de 8% de cimento, para, depois de homogeneizados, serem embalados em sacos. Devem ser justapostos de maneira intercalada e compactados em camadas finas. Acomodam-se facilmente ao terreno, e as embalagens degradar-se-o ao longo do tempo, permitindo maior facilidade de deformao ao conjunto. Para evitar sinistros por intempries, a superfcie precisa de proteo, como camada de vegetao ou projeo de concreto. Barbacs sero necessrias se o solo usado for muito argiloso ou se o revestimento for impermevel.

Imagem 4

Concreto Armado ou Flexo: Muros deste tipo tm menor volume, podem ser mais esbeltos, mas tem maior custo. Suas estruturas de concreto armado podem ser em forma de L, T invertido ou com apoio de contrafortes, que so pilares que se projetam da face ou do tardoz do muro, sendo acompridados na base e afinados no topo, tambm denominados nervuras. Tambm pode haver uso de tirantes ancorados na base e em rocha, ou na base e no topo, para maior estabilidade. Barbacs, filtros drenantes e calhas so fundamentais boa conservao do muro.

Figura 3

Figura 4

Tirante na base e em rocha.

Tirante na base e no topo.

Imagem 5

Imagem 6

Muro de flexo tipo L.

Muro com contrafortes no paramento externo.

Bloco de Concreto Encaixado (Sem Rejunte): Utilizando o sistema prtico de encaixe lateral de blocos vazados, sem argamassa, tem-se uma grande facilidade de aplicao e adequao ao relevo, destes muros. Sua rea vazada deve ser preenchida com solo, e este bem acomodado. Para evitar degradao da face exposta necessrio revestimento, ao exemplo de vegetao ou concreto. O uso de barbacs e calhas importante conservao da estrutura.

Imagem 7

Solo-Pneu: De material de resistncia elevada, os pneus que formam muros de arrimo devem ser atados entre si e intercalados, e seus vazios ocupados por solo para estabilizao do conjunto. Permitem flexibilidade para a estrutura alm de escoarem com facilidade guas retidas no tardoz. Para evitar carreamento do solo contido nos pneus, a fachada do muro deve ter proteo vegetativa ou de concreto.

Figura 5

Outras Contenes. Alm de muros, de largura aumentada proporcionalmente sua altura, ou de fundaes competentes a grandes cargas, existe a alternativa das cortinas de conteno. Estas podem ser chapas de concreto pr-moldadas e ancoradas na montante, ou frmas de concreto a serem preenchidas, alm de cortinas de concreto sobre malha, entre outros.

Referncias Bibliogrficas:

GERSCOVICH, Denise M. S.. Estruturas de Conteno: Muros de Arrimo. UERJ, Rio de Janeiro. Disponvel em: <www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf> Acesso em 12 set. 2011 PROVENTIONCONSORTIUM. Obras com Estrutura de Conteno. Disponvel em: <www.proventionconsortium.org/themes/default/pdfs/morros/cap11.pdf> Acesso em 12 set. 2011 Fontes: Imagem 1. Disponvel em: www.tecparpavimentos.com.brgotostoretextos.aspxSID=TecPar&id=11 Imagem 2. Adaptado de: www.geradordeprecos.info/obra-nova/UNM/UNM010.html Imagem 3. Disponvel em: www.belohorizonte.olx.com.br/muros-de-gabiao-andrapav-031-3494-3820-iid120029876 Imagem 4. Disponvel em: www.proventionconsortium.org/themes/default/pdfs/morros/cap11.pdf Imagem 5. Disponvel em: www.sobrenco.com.br/Regis_Bittencourt.html Imagem 6. Disponvel em: www.engbolzan.blogspot.com/2010/06/muro-de-arrimo-em-concreto.html Imagem 7. Disponvel em: http://www.proventionconsortium.org/themes/default/pdfs/morros/cap11.pdf Figura 1. Fonte: O autor. Figura 2. Fonte: O autor. Figura 3. Disponvel em: www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf Figura 4. Adaptado de: www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf Figura 5. Disponvel em: www.proventionconsortium.org/themes/default/pdfs/morros/cap11.pdf

You might also like