You are on page 1of 3

SARA KALI A Cigana escrava que venceu os mares com sua f e virou santa Conta a lenda que Maria

Madalena, Maria Jacob, Maria Salom, Jos de Arimatia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provises. Desesperadas, as trs Marias puseram-se a orar e a chorar. Ento Sara retirou o dikl (leno) da cabea, chamou por Kristesko (Jesus Cristo) e prometeu que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabea descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e merc de todas as intempries atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhne, hoje a to querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa at o final dos seus dias. Sua histria e milagres a fizeram Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo o livro orculo (nico escrito por uma verdadeira cigana) "Lil Romai: Cartas Ciganas", escrito por Mirian Stanescon-Rorarni, princesa do cl Kalderash, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradio de toda mulher cigana casada usar leno, que a pea mais importante do seu vesturio. A prova disso que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: "Dalto chucar dikl" (Te darei um bonito leno). Alm de trazer sade e prosperidade, Sara Kali cultuada tambm pelas ciganas por ajud-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que no conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que se concebessem uma criana iriam cripta da Santa, em SaintesMaries-de-La-Mer, no Sul da Frana, fariam uma noite de viglia e depositariam aos ps da Santa Sara um Dikl (leno) como oferenda. O mais bonito que encontrassem. E l existem centenas de lenos, como prova de que muitas ciganas receberam esta graa. Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida o da fertilidade, porque no concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana algum desejar que ela no tenha filhos e a maior ofensa cham-la de Dy Chuc (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade. Vrios ditados ciganos fazem aluso beno de gerar filhos: "E JULI QUE NAILA CHAV THI SPORIL E VITZA" (A mulher que no tem filho passa pela vida e no vive); "MAI FALIL EK CHAU ANO DY, DIK EK GUN PERDO GALBENTA" (Mais vale um filho no ventre do que um ba cheio de moedas de ouro); "NAI LOV AN LUMIA THIE POTINS EK CHAU" (No existe dinheiro no mundo que pague um filho). Dentro da comunidade cigana, o casal impossibilitado de ter filhos, embora se amando, forado a se separar, porque o amor que se tem pela perpetuao da raa supera ou abafa qualquer outro sentimento. A famlia para o povo cigano o seu maior patrimnio.

ORAO A SANTA SARA KALI TU QUE S A NICA SANTA CIGANA DO MUNDO

TU QUE SOFRESTES TODAS AS FORMAS DE HUMILHAO E PRECONCEITOS TU QUE FOSTES AMENDRONTADA E JOGADA AO MAR, PARA QUE MORRESSES DE SEDE E DE FOME TU SABES O QUE O MEDO, A FOME, A MAGOA A DOR NO CORAO NO PERMITAS QUE MEUS INIMIGOS ZOMBEM DE MIM OU ME MALTRATEM QUE TU SEJAS MINHA ADVOGADA PERANTE A DEUS QUE TU ME CONCEDAS SORTE, SADE E QUE ABENOE A MINHA VIDA AMM

Santa Cigana abenoa o Arpoador com Romaria e muita festa Romaria leva trs mil pessoas ao Parque Garota de Ipanema A padroeira universal do povo cigano, Santa Sara Kali, recebeu grandes homenagens nos dias 24 e 25 de maio, no Parque Garota de Ipanema (Arpoador)- Rio de Janeiro. Este ano, o evento contou com uma novidade: a 1 Romaria no Brasil de Santa Sara Kali, realizada s 15h, com uma caminhada com cerca de 3 mil pessoas, que foi da Rua Francisco Otaviano at a entrada principal do Parque Garota de Ipanema, no dia 24. Alm da Romaria, outras comemoraes preencheram a grade de atividades como culto ecumnico e shows de grupos de dana ligados s comunidades Cigana, rabe, Judaica, Afro e Indgena. A festa, denominada IV Cruzada pela Paz Mundial, promovida h cinco anos pela lder dos ciganos no Estado do Rio de Janeiro e agora tambm delegada de Direitos Humanos, ttulo atribudo na 9 Conferncia Nacional dos Direitos Humanos, Mirian Stanescon. A programao dos festejos da santa cigana contou com o apoio da Prefeitura do Rio, atravs da Riotur e da Secretaria das Culturas que teve o secretrio Ricardo Macieira presente ao evento e da Unesco. O culto reuniu rabes, judeus, palestinos, ndios e negros contra o preconceito e na luta pela paz na segunda-feira, dia 24, s 16h, sendo antecedido de missa campal celebrada pelo Padre Thaheciyl Tavares. J na tera, dia 25, a partir das 18h, houve uma grande festa em homenagem Santa Sara com shows, msica, dana cigana (com a participao de ciganos de vrios estados), exposio de artesanato, comidas tpicas entre outros. O grupo musical Cl Kalderash apresentou o show Ciganos, sigamos procura da paz mundial, que conta com a participao especial do violinista Allyrio Melo Junior.

Toda a Magia do Povo Cigano com Mirian Stanescon Povos das estrelas, Filhos do Vento, Andarilhos da Sorte, afinal quem so os ciganos? O

grande lema do Povo Cigano : "O Cu meu teto; a Terra minha ptria e a Liberdade minha religio", traduzindo um esprito essencialmente nmade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cerceadas pelos sistemas aos quais esto subjugadas. S no Estado do Rio existem cerca de 60 mil ciganos. Uma das lideranas dos ciganos no Brasil a advogada Mirian Stanescon - Rorarni - do Cl Kalderash: - Os ciganos so extremamente cristos em qualquer lugar, seja nos acampamentos ou na sociedade em geral. Elevamos nossas preces sempre a Jesus e a Padroeira Santa Sara Kali, ao contrrio da imagem distorcida que a sociedade coloca que a de feiticeiros e macumbeiros. No freqentamos terreiros de Candombl e nem Umbanda. Infelizmente a sociedade est mais preocupada em mostrar o lado folclrico dos ciganos e no a verdadeira essncia do povo . Mirian ou Rorarni, seu nome cigano, ou simplesmente Mirinha, no se tornou cigana; nasceu cigana. Sua famlia chegou ao Brasil no sculo passado representada pelo tatarav Kaku Torgulo.Logo depois vieram seus avs, Nicholas Michael Stanescon e Yordana Stanescon que se estabeleceram na Baixada Fluminense. Esta autntica cigana advogada rompeu barreiras tornando-se uma revolucionria para as ciganas de sua gerao e das que esto por vir. Foi uma das primeiras ciganas a ingressar em uma universidade, pois a maioria dos ciganos, principalmente as mulheres mal podiam aprender a ler e escrever. Casou-se aos 32 anos, virgem e com um gaj (nome dado aos no-ciganos) com quem teve quatro filhos. Cerca de 90% dos ciganos so analfabetos ou semianalfabetos. Hoje as crianas estudam s o 1 grau nas escolas dos no-ciganos, antigamente nem isso podiam. Temos doutores ciganos homens. Existia e ainda existe o preconceito de que a mulher no podia estudar, somente o homem, Meus avs e minha me eram analfabetos, mesmo assim eu consegui chegar a uma universidade tendo novos ideais e sofro at hoje o preconceito de alguns incautos".

Projeto Cruzada pela Paz Mirian Stanescon criou h cinco anos o Projeto Cruzada pela Paz Mundial que busca lutar contra o preconceito no s contra o cigano, mas tambm o ndio, o negro e o judeu que muitas vezes so discriminados e massacrados pela sociedade. A Cruzada acontece nos dias 24 e 25 de maio, data em que se comemora o Dia da Padroeira Universal dos Ciganos, Santa Sara Kal, cujo assentamento definitivo ns conseguimos desde o ano passado com o apoio do prefeito Csar Maia e do Secretrio das Culturas, Ricardo Macieira, no Parque Garota de Ipanema no Arpoador, tornando esta data oficial da Festa de Santa Sara no Brasil. O evento voltado para todas as religies, etnias e povos. Est na hora da humanidade respeitar as diferenas e usar a palavra tolerncia como meta de sua vida", disse.

A Fundao Santa Sara Kali De acordo com Mirian fala-se muito em Direitos Humanos, mas ainda hoje milhares de ciganos em todo o mundo so marginalizados. "A Fundao Santa Sara Kal vem preencher uma lacuna que trata da desigualdade e do preconceito buscando atender as necessidades e anseios do povo cigano. Entre os nossos projetos esto a alfabetizao dos ciganos, a criao de um centro mdico itinerante, incluso no mercado de trabalho dos jovens ciganos e a construo do Templo de Santa Sara na Praa Garota de Ipanema. Os interessados em saber mais sobre a cultura cigana podem adquirir o Livro Lil Romai Cartas Ciganas-O Verdadeiro Orculo Cigano de Mirian Stanescon ou marcar consulta atravs dos telefones (21) 3624-1230 e (21) 8139-7125.

You might also like