You are on page 1of 18

Manual de Treinamento

Mdulo Recebimento

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio

Datasul-EMS 2
Logstica

Copyright 1999-2003 DATASUL S.A. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, traduzida ou transmitida por qualquer meio eletrnico ou mecnico, na sua totalidade ou em parte, sem a prvia autorizao escrita da DATASUL S.A., que reserva-se o direito de efetuar alteraes sem aviso prvio. A DATASUL S.A no assume nenhuma responsabilidade pelas conseqncias de quaisquer erros ou inexatides que possam aparecer neste documento. DATASUL S.A. Av. Santos Dumont, 831, Joinville, SC, CEP 89.222-900

1.00 070626

ndice
ndice....................................................................................................1 Prefcio................................................................................................3
Como o Manual Organizado......................................................................3 Convenes Usadas neste Manual...............................................................4

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio..........................................5
Objetivo do Processo....................................................................................5 Objetivos Especficos do Treinamento..........................................................5 Como dar entrada em Nota Fiscal de Compra de Ativo Imobilizado?...........5 Funo Manuteno de Naturezas de Operao..........................................6 Janela Manuteno de Naturezas de Operao Pasta Adicionais.........6 Janela Naturezas Operao Pasta Impostos.........................................8 Janela Naturezas Operao Pasta ICMS..............................................9 Funo Manuteno de Estabelecimentos.................................................11 Janela Manuteno Estabelecimentos - Pasta Imposto..........................11 Funo Manuteno Itens Materiais...........................................................12 Janela Manuteno Itens Materiais Pasta Geral 1...............................12 Janela Manuteno Itens Materiais Pasta Geral 2...............................14 Contabilizao das Notas Fiscais...............................................................15

Prefcio
Este manual foi construdo com base na metodologia de Planejamento Instrucional, tambm conhecida como Planejamento Centrado no Treinando ou Planejamento por Objetivos. Todas as informaes, aqui contidas, esto dispostas de forma a facilitar ao mximo sua aplicao prtica. Os especialistas, autores deste treinamento, alm de serem os prprios desenvolvedores do mdulo apresentado, passaram por uma completa formao nesta metodologia, recebendo o ttulo de Multiplicadores de Conhecimento. Nas primeiras pginas do manual, voc encontrar a lista de objetivos instrucionais desenhados por esta equipe de especialistas. Leia atentamente estes objetivos e certifique-se de que cada passo, que voc caminha nesta trilha de desenvolvimento, leva-o a um ganho de performance. Logo a seguir, so apresentados os procedimentos que constituem o processo, isto , suas principais reas funcionais, juntamente com os objetivos instrucionais especficos para o processo. Entendendo e cumprindo os objetivos deste manual, voc estar garantindo o retorno do investimento efetuado em sua formao, alm de evoluir profissionalmente.

Como o Manual Organizado


O manual de treinamento dividido em captulos. O captulo representa um processo e apresenta os objetivos especficos e os benefcios do treinamento. Cada captulo apresenta os procedimentos que o compem. Lendo os conceitos, voc ter um bom entendimento de como o Datasul-EMS Framework funciona. Trabalhando com os procedimentos, voc ganhar experincia prtica em usar o Datasul-EMS Framework.

Convenes Usadas neste Manual


Este cone identifica uma Dica, isto , uma informao adicional importante para facilitar a operacionalizao tcnica de um processo. Este cone identifica uma Observao, isto , um comentrio adicional focando o negcio. Este cone indica Cuidado, isto , as informaes apresentadas alertam sobre aes que podem provocar algum dano ao processo, como, por exemplo, informaes incorretas ou falta de dados necessrios. Este cone identifica uma lista de Pr-requisitos para a realizao de uma tarefa. Este cone indica Importante, isto , alguma informao para a qual se quer chamar a ateno.

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio

Objetivo do Processo
Realizar a digitao e atualizao de notas fiscais de compra de ativo imobilizado.

Objetivos Especficos do Treinamento


Aps o treinamento neste processo, voc dever estar apto a: Receber Nota Fiscal de compra de ativo imobilizado. Reconhecer a integrao com o mdulo de Patrimnio.

Como dar entrada em Nota Fiscal de Compra de Ativo Imobilizado?


- Os seguintes Parmetros da Natureza de Operao (CD0606) devem estar assinalados: a) Na janela ADICIONAIS marcar o campo "Compra/Venda de Ativo". b) Na janela ICMS marcar o campo "Consumidor Final". Nota: Quando parametrizado para consumidor final ser obrigado marcar o campo "Inclui IPI na Base ICMS" caso no seja marcado. Para naturezas de operao de consumidor final o IPI deve estar parametrizado para ser includo na base de ICMS".

Tambm na janela ICMS o cdigo de Tributao do ICMS dever estar parametrizado como Outras Nota: Segundo a Lei Complementar 102, o documento deve ser registrado no livro de entradas com o ICMS na coluna OUTRAS e o crdito do ICMS ser tomado em 48 parcelas mensais calculadas proporcionalmente ao valor das vendas tributadas de cada perodo e lanado manualmente na coluna de "Outros Crditos" do Livro de Apurao do ICMS. - A parametrizao da Conta de ICMS de Ativo a Recuperar dever ser feita no programa Manuteno de Estabelecimento (CD0602), conforme abaixo: a) Na janela Impostos cadastrar a Conta de ICMS de Ativo a Recuperar. Nota: Esta conta dever ter as mesmas caractersticas da conta de Icms a Recuperar, e, somente receber valor a dbito quando a nota fiscal em questo tratar-se de uma compra para o Ativo Imobilizado. - Dever ser parametrizado o Item de Materiais (CD0138) da seguinte forma: a) Deve ser utilizado um item de Dbito Direto com conta de aplicao parametrizada como Conta de Patrimnio (CD0108 - Pasta Financeiro) e a natureza de despesa do item em questo, dever ser parametrizado no programa Natureza de Despesa (CD1408) como Atualizar Patrimnio. Nota: A conta de aplicao da tela de itens do Recebimento pode ser uma conta de Implantao de Grupo de Bens (EMS 2 programa PT0302). O Bem ser atualizado via programa (PT0511). No EMS 5 para que os documentos de entrada apaream necessrio efetuar a importao dos mesmos atravs do programa Documento de Entrada (Ativo Fixo / Manuteno), boto de Importao de Dados do Recebimento. Obs.: deve existir o banco de dados do Mdulo de Investimento (MGINV) e estar conectado.

Funo Manuteno de Naturezas de Operao


Objetivo Permitir identificar as caractersticas fiscais dos itens da nota fiscal referente operao fiscal que est sendo realizada. Programa CD0606 Nas tabelas a seguir esto descritos os elementos dessa janela.

Janela Manuteno de Naturezas de Operao Pasta Adicionais


Ao selecionar a funo Manuteno de Naturezas de Operao, pasta Adicionais, apresentada a janela a seguir:

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio 7

Na tabela a seguir esto descritos os elementos dessa janela: Campo Compra/Venda Ativo Descrio
Quando assinalado, identifica uma nota fiscal de compra/venda de ativo. Nas vendas para consumidor final, com recolhimento de ICMS retido por substituio tributria com tabela de pauta, se o produto vendido for incorporado ao ativo do cliente, deve ser adicionado o valor do IPI ao valor do item na tabela de pauta, para informar a base de clculo do ICMS retido. Nota: Utilizado pelos mdulos de Faturamento e de Recebimento.

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio

Janela Naturezas Operao Pasta Impostos


Ao selecionar a funo Manuteno de Naturezas de Operao, pasta Impostos, apresentada a janela a seguir:

Na tabela a seguir esto descritos os elementos dessa janela. Campo Descrio

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio 9
Incluir IPI Base ICMS
Quando assinalado, indica que o valor do IPI ser adicionado na base de clculo do ICMS. Importante Esse parmetro ser considerado somente quando o campo Consumidor Final, localizado na pasta ICMS, no estiver selecionado. Caso selecionado, o valor do IPI ser adicionado ao valor da base de clculo do ICMS. Utilizado pelos mdulos de Faturamento e de Recebimento.

Janela Naturezas Operao Pasta ICMS


Ao selecionar a funo Manuteno de Naturezas de Operao, pasta ICMS, apresentada a janela a seguir:

Na tabela a seguir esto descritos resumidamente os elementos desta janela.

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio

Campo Cdigo Tributao ICMS

Descrio
Selecionar a forma de tributao do ICMS. As opes disponveis so: Tributado, Reduzido, Isento e Outros para Faturamento e Recebimento, e Diferido somente para o Recebimento. Ou seja, define se os programas calcularo o imposto com a base integral (Tributado), com reduo na base de clculo (Reduzido), lanando o valor da base em isentas (Isentas) ou em outras (Outras). O programa de clculo de notas fiscais do Faturamento calcula o valor do imposto para o cdigo de tributao Outras. No mdulo de Faturamento, sero atualizados os campos valor do imposto e valor outras (com a base de clculo) e, no mdulo de Obrigaes Fiscais, ser atualizado apenas o campo valor outras. Nota: O cdigo de tributao ICMS Tributado o que nico que gera crdito do imposto. Utilizado pelos mdulos de Faturamento e de Recebimento.

Alquota ICMS

Inserir a alquota a ser aplicada sobre a base de clculo do ICMS. Nota: Existe um algoritmo de busca da alquota de ICMS para o item da Nota fiscal que tambm considera as funes Manuteno de Unidades da Federao (CD0904) e ICMS Diferenciado (FT0312). Utilizado pelos mdulos de Faturamento e de Recebimento.

Consumidor Final

Quando assinalado, a operao ser para consumo prprio ou ativo, e o valor do IPI ser adicionado na base de clculo do ICMS. Caso o campo no esteja parametrizado, a operao ser para comercializao ou industrializao, sendo que o valor do IPI no ser adicionado na base de clculo do ICMS. Neste caso, o campo Inclui IPI na Base do ICMS, pasta IPI, que determinar se o IPI ser ou no includo. Nota: Utilizado pelos mdulos de Faturamento e de Recebimento.

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio 11

Funo Manuteno de Estabelecimentos


Objetivo Permitir a implantao e a atualizao de estabelecimentos existentes na empresa. Programa CD0602

Janela Manuteno Estabelecimentos - Pasta Imposto


Essa janela apresentada ao acionar a pasta Impostos, na janela Manuteno de Estabelecimentos.

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio

Na tabela a seguir esto descritos os elementos dessa janela: Campo ICMS de Ativo a Recuperar Descrio
Selecionar o cdigo correspondente conta de ICMS de Ativo a Recuperar.

Funo Manuteno Itens Materiais


Objetivo Realiza a manuteno e exportao dos itens de materiais. Programa CD0138

Janela Manuteno Itens Materiais Pasta Geral 1


Nesta pasta so apresentados os dados correspondentes ao item selecionado.

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio 13

Nas tabelas a seguir esto descritos os elementos dessa janela:

Campo

Descrio

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio
Tipo Controle
Inserir o tipo de controle dos itens em estoque, os parmetros disponveis so os seguintes: Fsico: Somente so controlados os saldos fsicos de itens; Total: So controlados os saldos fsicos e financeiros de itens. Consignado: So itens que pertencem a terceiros e que esto em poder da empresa. Esses itens so controlados apenas fisicamente; Dbito Direto: Alguns materiais no so controlados no estoque, como materiais de escritrio, limpeza e outros; mesmo assim, necessita-se do controle para compras e cotaes. Nesses casos, so criados cdigos de itens, cujos parmetros de estoque identificam-nos como "Itens de Dbito Direto", sendo o valor debitado diretamente no centro de custo requisitante. Nota: O sistema de estoque faz o controle contbil do item. Para as compras de todos os produtos no controlados pelo estoque, existe um cdigo de item (normalmente - branco), pois a cada compra desse item pode ser criada uma narrativa diferente com as suas especificaes. No controle do item no estoque do tipo Total, o valor do material fica na conta de saldo do grupo de estoque at o momento em que este item for consumido. Tanto os controles do tipo Fsico, quanto os dos tipos Dbito Direto e Consignado iro direto para uma conta de aplicao. O tipo Fsico permite o controle de quantidade no estoque. Para os itens com controle do tipo Total, a contabilizao feita no mdulo de Estoque. Nos demais casos, feita na prpria conta do centro de custo. Ver detalhes sobre lote econmico funo Manuteno de Lote Econmico.

Conta Aplicao

Definir a conta de aplicao que ser utilizada para o item em uma movimentao. Sempre que for utilizado este item, o sistema vai sugerir esta conta. Este campo ser habilitado quando o controle de estoque do item for igual a Dbito Direto ou Fsico e nestes casos, o cadastramento da conta ser obrigatrio. Nota: O item de controle Fsico atualiza o estoque em quantidade, porem o saldo em valor ser baixado para a conta de aplicao. J para o item Dbito Direto, esta conta ser utilizada para fazer a contabilizao (baixar), tanto a quantidade quanto o valor.

Janela Manuteno Itens Materiais Pasta Geral 2

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio 15
Nesta pasta so apresentados os dados complementares do item selecionado.

Na tabela a seguir esto descritos os elementos dessa janela: Campo Natureza Despesa Descrio
Selecionar a natureza de despesa padro do item, sendo essa sugerida quando da movimentao do mesmo.

Contabilizao das Notas Fiscais

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio

A contabilizao de uma nota fiscal de compra de Ativo Imobilizado ser a seguinte: Crdito: (valor do material valor do ICMS) na conta Transitria de Fornecedores Dbito: (valor do material + valor do ICMS) na conta de Saldo do Item Crdito: (valor do material + valor do ICMS) na conta de Saldo do Item Dbito: (valor do material valor do ICMS) na conta de Aplicao do Item (Patrimnio) Crdito: valor do Icms na conta Transitria de Fornecedores Dbito: valor do Icms na conta de Icms Ativo a Recuperar (CD0602) Quando a nota possuir Icms Complementar ser mantida a contabilizao do valor do material e do Icms prprio e o ICMS Complementar ser contabilizado da seguinte forma: Crdito: valor do ICMS Complementar na conta de ICMS Complementar (CD0602) Dbito: valor do ICMS Complementar na conta de Saldo do Item Crdito: valor do ICMS Complementar na conta de Saldo do Item Dbito: valor do ICMS Complementar na cota de ICMS Ativo a Recuperar (CD0602) Quando a nota fiscal possuir despesa acessria a contabilizao dos valores referentes a Despesa Acessria ser a seguinte: Crdito: (valor do material valor do ICMS) na conta Transitria de Fornecedores Dbito: (valor do material + valor do ICMS) na conta de saldo do item Crdito: (valor do material + valor do ICMS) na conta de saldo do item Dbito: (valor do material valor do ICMS) na conta de aplicao do item Crdito: valor do ICMS na conta transitria de fornecedores Dbito: valor do ICMS na conta de ICMS Ativo a Recuperar (CD0602) NOTA: Para Obrigaes Fiscais (OF0305) ser verificado se a data de transao do documento fiscal ou do item do documento fiscal maior ou igual a data de inicio do controle do CIAP pela L.C. 102 informada nos Parmetros de Obrigaes Fiscais.

Processo Notas Fiscais de Compra de Ativo Imobilizado e Integrao com o mdulo de Patrimnio 17
Sendo maior ou igual o documento ser tratado de acordo com a L.C. 102. Para as notas fiscais de compra, na tela dos dados do CIAP ser solicitado o valor do Icms cujo credito ser tomado em 48 parcelas mensais.

You might also like