You are on page 1of 57

Curso de Maquiagem

www.cursomaquiagemonline.com

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

SUMRIO

INTRODUO 1 ATENDIMENTO AO CLIENTE 2 O AMBIENTE DE TRABALHO 3 FORTALECENDO SUAS SOBRANCELHAS


3.1 Indicaes 3.2 Cuidados necessrios

4 A SOBRANCELHA CERTA PARA CADA TIPO DE ROSTO E OLHO


4.1 Formato do rosto 4.2 De olho na marcao 4.3 Formato dos olhos 4.4 Evite os erros mais comuns

5 OS MELHORES MTODOS PARA TIRAR SOBRANCELHA


5.1 Pina 5.2 Cera depilatria 5.3 Mtodo indiano (Depilao com linha)

6 OS TIPOS MAIS COMUNS DE PINA E SUAS FUNES ESPECFICAS 7 MTODOS PARA DELINEAR SOBRANCELHAS
7.1 Sombras ou lpis delineador 7.2 Henna 7.3 Kajal 7.4 Micropigmentao

8 MICROPIGMENTAO (MAQUIAGEM DEFINITIVA)


8.1 Como feita a micropigmentao

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

8.2 Prs e contras da micropigmentao 8.3 Cuidados necessrios aps a micropigmentao 8.4 Perguntas freqentes

9 TRANSPLANTE DE SOBRANCELHAS
9.1 Como feito o implante 9.2 Vantagens e desvantagens desse tipo de implante

10 O QUE USAR PARA PREENCHER FALHAS NAS SOBRANCELHAS


10.1 Tutorial de como preencher suas sobrancelhas

11 ALISAMENTO DE SOBRANCELHA 12 TUTORIAL RPIDO 13 CONCLUSO

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

INTRODUO
Aps os cabelos uma das partes que mais merece ateno no rosto feminino so as sobrancelhas, deixa-las sem um desenho perfeito e delicado pode comprometer a harmonia do seu rosto e em alguns casos at mesmo a feminilidade. Para manter as sobrancelhas com um desenho que traga harmonia para a sua face necessrio muito mais do que um pina, e sim tcnicas que apesar de parecerem bsicas fazem a grande diferena na hora de defini-las. A sobrancelha revela a personalidade de cada pessoa, assim como o seu estado de esprito no momento. atravs delas que as expresses podem ser vistas, mas muito mais do que isso, a aparncia que elas proporcionam ao rosto, dando a moldura certa. Por isso importante acertar o formato da sobrancelha e usar os produtos certos para valoriz-la. capaz de mudar a aparncia se moldada no formato ideal para o tipo de rosto. Contudo, encontrar o formato ideal o no nada fcil, embora cada pessoa j nasa com um formato de sobrancelha diferente e que deve ser levado em conta na hora da depilao. O ideal tirar o excesso e manter o formato natural de cada uma. Para descobrir o formato certo de sobrancelha preciso observar alguns detalhes faciais. O ideal definir de uma maneira que no fique exagerado e depois ir s retirando os excessos. Nunca tire muitos plos, apenas remova os que esto a mais, deixando os mais compridos. Conhecer a forma certa e dar as medidas necessrias para que o rosto fique harmonioso uma das dicas do Curso Sobrancelhas Perfeitas e infelizmente muitas pessoas sem experincia realizam a retirada de qualquer jeito deixando muitas falhas que d para perceber s de olhar para o rosto da mulher. Por isso esse curso ser essencial para o seu aprendizado e sua especializao.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

1 ATENDIMENTO AO CLIENTE

O atendimento acontece sempre que um cliente entrar em contato com voc que tem empresa (salo de beleza) ou que atende em sua residncia mesmo. Seja por telefone, por e-mail seja pessoalmente. No caso de salo de beleza, identificam-se quatro momentos em que acontece o atendimento. So eles:

1.Telefone Na maioria das vezes este o primeiro contato do cliente com sua empresa. Utilizado para marcar horrios e servios a serem consumidos;

2.Recepo Este pode ser o segundo contato. Neste momento o atendimento ser para recepcionar o cliente e encaminhar aos profissionais que prestaro os servios;

3.Profissionais Geralmente o terceiro contato. Este atendimento fundamental. aqui que o cliente passa pela experimentao dos servios e das promessas feitas

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

pela empresa. O ponto crtico neste atendimento so as informaes e a forma como ele prestado.

4.Ps-servio Tambm considerado como parte do atendimento quando acontece com o cliente ainda no salo. Momento de acertar os valores dos servios prestados, de perceber e perguntar sobre a satisfao do cliente, de agradecer sua preferncia e da despedida. Hoje em dia, indiscutvel que a excelncia no atendimento ao cliente um dos maiores diferenciais que seu estabelecimento de trabalho pode ter para conquistar clientes e o fator principal para o crescimento das vendas. No existe empresa estabilizada que prospere e conquiste mercado sem clientes satisfeitos. Pensando nisso, foram

selecionadas algumas dicas para observar o atendimento aos seus clientes:

Atendimento ao Telefone - Atenda antes do terceiro toque; - Seja cordial e sorria, mesmo ao telefone. O cliente sente sua simpatia e seu sorriso. Assim como sente sua indiferena; - Identifique seu salo pelo nome; - Cumprimente o cliente com um: Bom dia, Boa tarde ou Boa noite; - Identifique-se dizendo o seu nome; - Identifique o nome do cliente e passe a cham-lo pelo nome; - Oua o que o cliente deseja; - Troque informaes com o cliente. Esclarea dvidas que surgirem. Anote os dados do cliente; - Ao final da conversa reforce junto ao cliente o que foi acordado como horrios, servios, profissionais, etc. - A despedida deve ser positiva. Agradea a preferncia, deseje um bom dia, uma boa tarde, uma boa noite.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Atendimento na Recepo - Recepcione o cliente com um sorriso sincero; - Cumprimente-o; - Identifique o cliente perguntando seu nome (se voc no souber); - Identifique-se dizendo seu nome (se ele no souber); - Confirme o horrio e os servios;- Se o cliente precisar aguardar conduza-o a sentar, oferea um entretenimento (caf, revista, jornal, livro, catalogo, etc.). De acordo com o perfil do cliente. - Encaminhe-o ao profissional que ir prestar o servio. Caso o cliente ainda no conhea o profissional, apresente-os. Informe ao profissional os servios que o cliente ir consumir; - Deixe o cliente vontade e coloque-se a disposio.

Atendimento pelo profissional - Identificar o cliente pelo nome; - Perguntar ao cliente o que ele est pretendendo, qual o resultado que espera do servio; - Passar informaes, trocar idias e percepes sobre os servios. Dar sugestes adequadas ao perfil do cliente; - Explicar como ser realizado o servio; - Observar o perfil do cliente e interagir conforme este perfil. Mais comunicativo, mais aberto, mais sorridente, mais discreto, mais tmido, etc.; - Deixe o cliente totalmente vontade; - Passe informaes de como proceder aps o servio. D dicas. - Aps executar o servio pergunte ao cliente sobre sua satisfao; - Se necessrio, reforce dicas e informaes; - Agradea e conduza o cliente at o prximo servio ou at a recepo; - Se despea de forma positiva e se coloque a disposio sempre.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Atendimento Ps-Servio - Verifique a satisfao do cliente; - Informe o valor a ser pago; - Responda as dvidas que surgirem; - Despea com agradecimento pela preferncia; - Deseje uma boa semana; No esquea que voc pode ter clientes de vrias faixas etrias, como: crianas, adolescentes, idosos. O atendimento deve ser adequado a cada perfil de cliente assim como o entretenimento. No negligencie com aqueles clientes que j so da casa, j so fiis. Eles tambm querem um excelente atendimento.

2 O AMBIENTE DE TRABALHO

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Independentemente de onde esto, h pessoas que adoram conversar. Mal conhecem algum e vo logo contando sua vida: falam dos filhos, do cachorro, do estudo, do namorado etc. s vezes, do detalhes desnecessrios e falam tanto que at cansam. Num ambiente de salo e beleza, ento, nem preciso lembrar que isso comum de acontecer. A descontrao grande, e as conversas e confidncias, muitas vezes, correm soltas. Mas h tambm as pessoas que ao contrrio dessas primeiras so caladas demais. Para tirar uma palavra delas, voc tem que puxar uma poro de assuntos. Em qualquer dos casos, siga atentamente as duas regras bsicas descritas abaixo. Seja discreto mesmo que o cliente seja extrovertido e goste de puxar conversa, nunca pergunte detalhes da vida pessoal dele. Fique atento, pois ele pode falar algo num momento de maior intimidade, mas isso no quer dizer que queira fazer confidncias em todas as sesses de depilao. Lembre-se tambm de no comentar aspectos ntimos de sua prpria vida e, menos ainda, da vida de outros clientes. No force uma situao de intimidade se o cliente no muito de conversa, oferea uma revista para ele ler e deixe-o tranqilo, em silncio. Compreenda bem o que ele quer e no fique puxando assunto a todo o momento.

Sensibilidade dor Tambm nesse aspecto, as pessoas so bem diferentes umas das outras. H quem agente qualquer intensidade de dor para que seus pelos sejam bem removidos e goste de depilar vrias regies do corpo. Para outros, fazer depilao mesmo numa regio pequena ou onde os pelos so fininhos um sacrifcio enorme. Esses casos exigem pacincia do profissional.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

DICA Voc j ouviu a expresso danar conforme a msica? Pode ser um bom conselho: converse mais com aqueles que mostram tal disposio e procure ser reservado em relao aos que preferem o silncio.

Durante a menstruao, o corpo retm lquido, o que provoca inchao e aumenta a sensibilidade da pele. Sempre oriente suas clientes a evitar a depilao durante esse perodo. Converse bastante com o cliente, acalme-o e procure saber o que o torna mais relaxado. Depois, faa a depilao sem pressa. Deixe muito claro que o bem-estar de quem o procura mais importante do que atend-lo de forma rpida. Esse tipo de atitude gera confiana e faz com que o cliente volte a procur-lo. Alm disso, no se esquea de respeitar a sensibilidade e a insegurana do cliente. No trate a dor dele como se fosse inveno ou exagero. Quando os erros acontecem Por mais experincia e cuidado que se tenha, todo mundo comete equvocos. Uma hora voc pode se distrair e usar um produto errado, deixar a cera aquecer demais ou falar algo que desagrade o cliente.

O que fazer nessas horas? Qualquer que seja o engano e as suas conseqncias: 1. Mantenha a calma. Equilbrio e tranqilidade so grandes amigos nessa hora. Assim voc ajudar as pessoas a seu lado a tambm se manterem calmas e equilibradas. 2. No fuja do problema. Reconhea seu erro e assuma a responsabilidade pelo ocorrido. Alm de ser correta e tica na verdade, no h outra opo, essa postura mostrar sua vontade de resolver a questo da melhor maneira possvel.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

3. Demonstre bom-senso e capacidade de lidar com situaes que exijam providncias rpidas e especficas. Por exemplo: se a cera provocar uma queimadura na pele do cliente, encaminhe imediatamente a vtima a um servio mdico de pronto atendimento. 4. Mostre profissionalismo e seriedade. Se voc tem certeza de que seus procedimentos esto corretos, prepare-se para argumentar com o cliente. Voc pode (e deve) dizer o que sabe, sempre de forma gentil e educada. Enfim, no sempre que o fregus tem razo. Mas voc perder a razo se falar alto e de modo grosseiro. A boa higiene um dos requisitos para a sade do profissional de beleza e demais profisses que tm como rea de trabalho a pele humana. A tendncia do utilizar de produtos descartveis de uso nico para evitar risco de contaminao no um fato recente. Se voc analisar, esta preocupao vem de longe, e est presente em todos os aspectos de nosso dia a dia. o caso de copos, seringas, agulhas, toalhas, preservativos, guardanapos e uma infinidade de produtos. Da AIDS Hepatite Afinal, da AIDS Hepatite B, existe uma srie de vrus, bactrias, fungos (micose), colocando em risco a sade e a vida humana. E quem trabalha com a pele, ou seja, no caso de uma design de sobrancelhas, tambm h uma preocupao de se transmitir algum tipo de doena atravs das pinas ou de outros objetos utilizados. Tanto para o profissional como para o cliente o uso de produtos descartveis e a utilizao de estufa de esterilizao so fundamentais e tem cada vez mais aceitao dos pacientes. As luvas, apesar de serem muito importantes, no so barreiras completamente impermeveis, com freqncia sofrem perfuraes e rupturas que comprometem sua funo. Portanto, devem ser trocadas se possvel a cada troca de cliente para no haver problemas mais srios.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Higiene Pessoal super importante a lavagem das mos depois de trabalhar, assim voc evita que se contamine ou contamine algum, no nada legal voc acabar de fazer uma sobrancelha e depois comer ou colocar as mos na boca e etc. Tambm, muito importante o uso de roupas brancas para certificar que estar sempre limpa e impecvel, o uso de jaleco muito importante para que a sujeira no entre em contato com a sua roupa. Lav-las todos os dias tambm imprescindvel. Dica: Logo que acabar uma cliente lave bem as mos com um sabonete neutro, aplique um pouco de lcool nas mos para certificar-se de que estar limpo. O uso de luvas e materiais descartveis muito importante para voc e sua cliente. Isso certificar de que voc profissional, se preocupa com o seu bem-estar e de seu cliente.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

3 FORTALECENDO SUAS SOBRANCELHAS


A sobrancelha considerada o molde do rosto e, por conta disso, elas devem estar sempre bem feitas e principalmente bem cuidadas, ou seja, saudveis, levando sempre em considerao o formato do rosto. Porm, em algumas pessoas as sobrancelhas ficam falhadas e os plos caem consideravelmente, deixando-a com um aspecto feio. Isso pode ocorrer por conta do dficit de algumas vitaminas e problemas de sade que fazem com que os plos caiam. Por esse e outros motivos, h alguns cosmticos e medicamentos que ajudam a fortificar os plos das sobrancelhas, semelhante aos shampoos e condicionares fortificantes de cabelos. Este produto encontrado em farmcias e lojas de cosmticos e os mais conhecidos atualmente so o Ecrinal, Wink Perfect Brows e Lipocils.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

3.1 Indicaes

O produto em forma de gel e deve ser aplicado em toda a rea dos plos da sobrancelha, at que fiquem umedecidos, e alm de fortalecer, faz com que seus plos cresam mais, a diferena pode ser notada em torno de 30 dias. O produto no tem contra indicaes, podendo ser usado tanto por pessoas que apresentam falhas ou sofre de quedas de plos, ou at mesmo para aqueles que somente querem plos mais grossos e fortes. Entretanto se voc tiver uma pele sensvel, delicada ou que sofre algum tipo de alergia, indicado que freqente um dermatologista para indicar o melhor produto para seu tipo de pele. Outra opo fazer um teste de alergia, aplicando uma pequena quantidade do produto em alguma parte do corpo, se

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

dentro de 24 horas no houver nenhuma bolha, vermelhido ou coceira o produto no te causa alergia.

3.2 Cuidados necessrios

Para que sua sobrancelha fique sempre bonita e forte so necessrios alguns cuidados dirios, como manter as sobrancelhas sempre bem aparadas. Caso a sobrancelha esteja com falhas, indicado o uso de lpis da cor da sobrancelha, nunca tinja a sobrancelha com tintas usadas em cabelos, pois isso pode deix-las enfraquecidas. Para obter um visual bonito e deixar as suas sobrancelhas na espessura e tamanho desejado, todos os cuidados so necessrios e se optar pelo uso dos fortificantes, faa o tratamento corretamente para no comprometer a sua aparncia facial.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

4 A SOBRANCELHA CERTA PARA CADA TIPO DE ROSTO E OLHO

Voc no precisa manter sua sobrancelha ao natural para sempre, tampouco mudar o desenho dela conforme a moda. A verdade que cada tipo de rosto e de olho pede dimenses diferentes. Respeitar as exigncias a chave para transformar o olhar, rejuvenescer e ficar mais bonita. Certas mulheres tm a expresso fcil confundida com tristeza, arrogncia ou agressividade por causa de arcos mal desenhados. Afirma a designer Ftima Bahia, da Clnica Longevit, no Rio de Janeiro.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Observaremos algumas dicas que sero imprescindveis na hora de modelar suas sobrancelhas.

4.1 Formato do rosto

Oval Como o rosto bastante harmonioso, o mais indicado so as ligeiramente angulosas, sem arquear demais.

Redondo O segredo evitar as muito finas, que acentuam essa caracterstica. O apropriado um desenho bem arqueado.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Longo ou retangular

O ideal para equilibrar o semblante apostar nas retas, com pontas curvadas

Triangular necessrio marcar bem o desenho da parte mais alta da sobrancelha, como se fosse um acento circunflexo.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

. Quadrado O desenho pode ser mais natural, com um leve arredondado ou arqueado, sem marcar demais.

Modelos de sobrancelhas

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

4.2 De olho na marcao

Antes de se arriscar na frente do espelho sozinha, necessrio fazer algumas marcaes no rosto para no errar na mo. So basicamente trs medidas que determinam o incio, o final e o ponto mais alto do desenho da sobrancelha.

1. Para encontrar o incio da sobrancelha, coloque o lpis na vertical na aba do nariz. Os pelos que estiverem na parte interna do risco devem ser removidos.

2. Coloque o lpis em diagonal, do canto do nariz ao centro da ris. Esse o limite para arquear a sobrancelha.

3. Para finalizar, mantenha o lpis no centro do lbio superior, no canto externo do nariz e no canto externo dos olhos. Retire os pelos que passarem alm desse ponto.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

4.3 Formato dos olhos

1. Cados Pedem sobrancelhas altas, ou seja, devem ser afastadas dos olhos o mximo possvel. Alm disso, necessrio arquear a linha no ltimo tero do desenho.

2. Juntos Deve-se limpar bem a regio entre as sobrancelhas, avanando ligeiramente alm da linha da aba do nariz.

3. Asiticos Limpar apenas a parte de baixo dos pelos e tomar cuidado com o final do desenho, que costuma apresentar falhas ou ausncia de fios.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

4. Separados Mantenha as sobrancelhas o mais prximo possvel e no diminua o comprimento. Mantenha o formato reto, ou seja, sem arquear a sobrancelha.

5. Grandes A regra manter o desenho natural, sem nunca deix-lo fino. Pode-se arquear levemente.

6. Pequenos importante limpar a parte de baixo das sobrancelhas (o que levanta o olhar), deixando o arco distante dos olhos. Desenhos muito grossos esto vetados.

4.4 Evite os erros mais comuns

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Arquear Demais Se voc j nasceu com sobrancelhas arqueadas, timo. Caso contrrio, no insista: o resultado vai ficar artificial.

Afinar Muito Esta a atitude tpica de quem se maquia muito. Se as suas so grossas, remova apenas os pelos fora da linha.

Encurtar as Pontas Tirar alguns fios a mais no incio ou no fim das sobrancelhas. Retire apenas o que est a mais.

Afinar de Repente Para um resultado natural, a reduo na espessura tem de ser gradual.

Perfeio Simtrica Um lado do rosto nunca igual ao outro. Ento, as sobrancelhas no precisam ser iguaizinhas tambm.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

5 OS MELHORES MTODOS PARA TIRAR SOBRANCELHA


5.1 Pina

Esse mtodo clssico e usado por muitas mulheres, a pina puxa um plo por vez e pode ser usada pela prpria pessoa para desenhar sua sobrancelha. A maneira correta de retirar os plos sempre no sentido do crescimento, nunca retirar contra. Vantagens: os plos demoram a crescer e, portanto a prxima retirada dos plos vai estar mais longe. Desvantagens: um mtodo que demora no processo de desenho da sobrancelha e di bastante por ser uma rea sensvel do rosto.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

5.2 Cera depilatria

A cera quente usada para depilar outras partes do corpo como perna e axila, tambm pode ter sua verso para a rea da sobrancelha, contudo necessrio que outra pessoa faa a retirada dos plos, pois requer bastante cuidado. Vantagens: um procedimento rpido, que retira todos os plos indesejados e di bem menos que a retirada com pina. tima para retirada de pelos que ficam acima do desenho da sobrancelha. Desvantagens: O uso excessivo da cera faz com que a rea da plpebra fique flcida e tambm um mtodo difcil de acertar o formato e onde o erro mais fcil de acontecer, puxando plos que no deveriam ser retirados.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

5.3 Mtodo indiano (Depilao com linha)

Usando duas linhas entrelaadas (fios de algodo) e puxando de forma rpida, os pelos so arrancados. Esse procedimento deve ser feito por uma esteticista ou em um salo de beleza, com ajuda de um profissional. Vantagens: A camada superficial da pele no arrancada e, por isso, o mtodo mais rpido e indolor. Desvantagens: no um mtodo popular e em muitos lugares no h profissionais que utilizam o mtodo indiano para depilar sobrancelhas.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

6 OS TIPOS MAIS COMUNS DE PINAS E SUAS FUNES ESPECFICAS

A pina

um

acessrio

indispensvel

para

eliminar

os

pelos

indesejveis e manter as sobrancelhas sempre com o desenho perfeito e bem delineado. Embora seja um item pequeno, para a pina ser boa ela precisa ter preciso para retirar pelo a pelo com facilidade sem quebr-los. por isso que existem diversos tipos de pinas com pontas diferentes, cada uma com a funo de atender a necessidade de cada pelo, seja nos fios mais curtos, finos, longos at os mais grossos. Conhea mais sobre os tipos de pinas para tirar as sobrancelhas e saiba qual o mais indicado para voc.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Pina de ponta quadrada

Servem para retirar mais de um fio ao mesmo tempo e so ideais para o incio da limpeza, chamada de fase da faxina pesada. A grande vantagem de uma pina dessas que ela mais robusta e tem a extremidade chanfrada. muito mais fcil de tirar o pelo que voc est mirando, bem como tirar o fiozinho na primeira tentativa.

Pina com ponta diagonal

tima para retirar pelos mdios e curtos, alm de ser um timo aliado para delinear as sobrancelhas. Seu manuseio fcil, prtico e tem tima preciso.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Pina pontuda

Tem a funo de retirar os pelos mais difceis e aqueles que esto encravados.

Pina com luz embutida

Pina com luz embutida a criao mais recente do mercado. Esse modelo possui uma pequena luz de LED que melhora a visualizao dos pelos. Com esse equipamento a retirada dos fios fica muito mais prtica. Existem diversos modelos com estampas e cores diferentes. Escolha o que consegue ter um manuseio melhor.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

7 MTODOS PARA DELINEAR SOBRANCELHAS

As sobrancelhas emolduram o rosto. Logo, t-las em bom estado, limpas, bem desenhadas e sem falhas faz toda a diferena para uma fisionomia mais harmnica. Assim, destaca-se o olhar imprimindo personalidade expresso facial, valorizando-a. Porm, quando as sobrancelhas possuem falhas, poucos pelos ou imperfeies, sejam estas de nascena ou adquiridas, alguns truques e tcnicas de maquiagem tm como objetivo deline-las e corrigi-las.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

7.1 Sombras ou lpis delineador

As correes so feitas com tons de sombra fosca com o auxlio de um pincel umedecido ou lpis delineador, se aproximando da cor da sobrancelha. Entretanto, para a grande maioria das mulheres, encaixa-se com preciso produtos de tons acinzentados mais escuros, tal como o marrom-escuro, ou claro para as loiras. O lpis 6B, por sua vez, reala o olhar e preenche os fios de maneira discreta. Porm, tais mtodos requerem preciso ao serem aplicados e, assim como outros apetrechos de um estojo de maquiagem, possuem curta durabilidade.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

7.2 Henna

Para falhas maiores, sobrancelhas muito finas ou com poucos pelos, a henna apresentam-se como alternativa de maior durabilidade. Depois de aplicada, a mesma permanece na pele por at duas semanas, clareando gradativamente. A tcnica, porm, no deve ser realizada com tons extremamente escuros, pois o efeito requer sutileza. A aplicao de henna uma alternativa para manter as sobrancelhas delineadas enquanto alguns pelos esto crescendo para complet-la, por exemplo.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

7.3 Kajal

O lpis de olho indiano serve tanto para preencher as sobrancelhas quanto para o contorno dos olhos. Porm, a aplicao do kajal indicada para ocasies especiais, acompanhando maquiagens sofisticadas. Sugere-se aplic-lo aps finalizada a maquiagem, juntamente ao lpis marrom-escuro ou preto, de acordo com a cor do cabelo, para preencher possveis falhas.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

7.4 Micropigmentao

A micropigmentao nada mais uma tatuagem que ir preencher as falhas, tal como corrigir sobrancelhas cadas. Logo, se faz um redesenho da mesma, o que mudar a expresso da face. O traado, entretanto, pode ser esfumado ou de pelos desenhados um a um. Se bem aplicado o pigmento, o efeito tende a ser natural, porm, a micropigmentao deve ser feita por profissionais bem treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, cores, tcnicas e desenhos.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

8 MICROPIGMENTAO (MAQUIAGEM DEFINITIVA)

Falha na sobrancelha? Preguia de se maquiar todos os dias? Uma simples soluo para problemas como esses a micropigmentao, mais conhecida como maquiagem definitiva. O procedimento coloca a cor certa no lugar certo. A micropigmentao j foi um tratamento muito grosseiro, pois a tcnica foi desenvolvida inicialmente com pigmentos das tatuagens, alm de tudo ainda desbotava fcil e algumas reas ficavam muito feias. Assim como os cosmticos evoluram muito, a medicina esttica tambm, alm de as tcnicas aplicadas em todos os campos. A maquiagem definitiva hoje aplicada com substncias as quais foram selecionadas baseadas em pesquisas cientificas, logo os resultados so bem mais naturais e a mulher que se submete a esse procedimento fica muito mais bonita.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

8.1 Como feita a micropigmentao

O procedimento feito com um aparelho chamado dermgrafo que deposita o pigmento na camada mais superficial da pele, a derme, com o auxlio de uma agulha que aplicada em movimentos circulares. O mtodo semelhante tatuagem convencional. A diferena est no fato do pigmento no possuir brilho e luminosidade e tambm por ser aplicado mais superficialmente. No preciso ter medo da dor, porque tudo realizado sob anestesia local e costuma demorar menos de duas horas e a cor desejada aparecer no final do processo de cicatrizao. Para evitar o inchao, logo aps a micropigmentao realizada uma drenagem linftica facial. O retoque, se necessrio, s pode feito depois de uns 30 dias, quando a pele j est mais cicatrizada. Quando o resultado for alcanado, o retoque pode ser feito depois de uns quatro anos, quando a pigmentao pode dar uma

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

desbotada, assim como a tatuagem. A manuteno diria tambm vai dizer o tempo de durao do resultado perfeito.

8.2 Prs e contras da micropigmentao

J pensou em no ter mais que se maquiar toda vez para sair de casa? Dormir e acordar linda? O melhor que no preciso usar maquiagem convencional para obter o resultado desejado, porque a micropigmentao no sai. Bem estar desde a hora que acorda at a hora de dormir, nas atividades de trabalho e lazer, piscina, praia, academia, na noite, etc. Ganho de tempo e qualidade de vida, aparncia mais jovial, definida e expressiva, resgate da auto-estima. Esses so alguns dos benefcios da maquiagem definitiva, entre muitos outros. Com o passar dos anos, os plos param de crescer naturalmente nessa regio, principalmente se foram retirados com freqncia. A moda de antigamente era uma sobrancelha mais fina. Com isso, muitas senhoras de hoje esto com as sobrancelhas falhas ou finas demais. A moda hoje pede uma sobrancelha mais definida e preenchida. Com a maquiagem definitiva h a chance de ter esse efeito. preciso fazer da forma mais natural possvel, deixando um aspecto de uma sobrancelha comum. Algumas desvantagens que apesar de ser chamada de maquiagem definitiva, a micropigmentao tem a durao de dois a trs anos, exigindo sesses de retoque aps esse perodo. E caso o resultado no saia como o esperado, o processo de despigmentao no dos mais fceis, alm do preo alto. Para remoo da maquiagem definitiva, usa-se um pigmento corretivo no tom na pele. Outro mtodo possvel o laser, mas com restries: O laser pode danificar ou mesmo remover os plos, como numa depilao definitiva.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

A dificuldade tambm pode ocorrer na hora da aplicao, pois h a possibilidade da mulher desenvolver uma reao alrgica aos pigmentos usados durante o procedimento. Ou mesmo pode haver a formao de quelides durante a cicatrizao. Se a pessoa j tem antecedentes alrgicos, ela j tem que tomar mais cuidado assim como os diabticos tambm devem ter cuidados redobrados. O procedimento um pouco mais complicado para quem tem diabetes por conta do sangramento. Enfim, o especialista deve avaliar o caso de cada cliente antes de qualquer aplicao.

8.3 Cuidados necessrios aps micropigmentao

No molhar as sobrancelhas por 48 horas; No tomar sol direto durante 30 dias; No usar sauna, no freqentar piscina e mar, por pelo menos 30 dias;

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Nunca utilizar cremes contendo cidos sobre o local; Ter cuidados com calor de forno, secador de cabelos, vapor de panela; Passar vaselina pomada para manter hidratada; Usar protetor solar diariamente; No usar maquiagem at completa cicatrizao; No arrancar a casca que se forma, deix-la cair naturalmente; No ingerir frutos do mar; S lavar a rea com soro fisiolgico ou gua boricada nas primeiras 24 horas. Para melhor e mais rpida cicatrizao, utilizar pomadas como Nebacetin ou Bepantol com o auxlio de um cotonete 2 vezes ao dia.

8.4 Perguntas freqentes

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

1) Quanto tempo dura a micropigmentao? A micropigmentao pode durar muitos anos, mas a renovao celular constante, atualmente mais acelerada em funo do uso de cidos rejuvenescedores, e tambm pela ao direta dos raios solares, contribuem para o desbotamento do pigmento, precisando refazer a tcnica aps dois anos em mdia.

2) Quais as precaues que se deve tomar aps o processo de micropigmentao? necessrio usar durante a primeira semana uma pomada lubrificante, para ajudar a fixar o pigmento. Neste mesmo perodo evitar sauna, coar, vapores de panela, banho quente, sol, mergulho no mar ou piscina. Para aplicao nos lbios, alm desses j descritos evitar tambm beijar na boca e ingerir crustceos.

3) Micropigmentao e Tatuagem, so a mesma coisa? Inicialmente a tcnica era a mesma. Atualmente no. Na Micropigmentao usamos um aparelho chamado dermgrafo, prprio para trabalhos sensveis e delicados. As agulhas e os pigmentos foram desenvolvidos especialmente para este fim o que fez com que a tcnica evolusse, traduzindo um trabalho mais suave e delicado, o que antes era mais agressivo e grosseiro, deixando marcas irreversveis, pois a tatuagem uma tcnica de alta penetrao, que atinge a terceira camada da pele e s pode ser removido com laser.

4) E se eu no gostar? Como uma tcnica de penetrao de pigmentos, a mesma ter um tempo de durao na pele, mas considerando que ela s atinge a segunda camada da pele, podemos dizer que um processo reversvel. Para no reforar esta maquiagem, basta no fazer os retoques de manuteno e poder tambm,

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

serem utilizados produtos que descamam a pele, acelerando a renovao celular, e em ltimo caso recorrer ao processo de despigmentao. Nestes ltimos casos sempre buscando a orientao de um especialista.

5) Quem pode fazer a micropigmentao? Quase todas as mulheres e homens podem se submeter a tcnica, sendo contra-indicado para os portadores de diabetes, hemofilia, cncer de pele, herpes labial, alergias tpicas, urticria fsica (dermografismo), telangiectasias, portadores de marca-passo, grvidas ou no perodo pr menstrual.

6) O que so aquelas sobrancelhas azuladas que as vezes vejo em algum? Pode ser corrigido? Tcnicas ainda pouco difundidas e o prprio desconhecimento de reaes que se poderia obter no uso de algumas tonalidades, assim como pigmentos imprprios para este tipo de trabalho, foram fatores que propiciaram esses trgicos efeitos. Muitos deles irreversveis, e outros com alguma possibilidade de melhora. Hoje um bom profissional, com bons conhecimentos de colorimetria no tem praticamente chances de errar em um resultado desejado. Podem ser corrigidas, sim, passando por um processo de camuflagem da cor antiga e aplicao do novo e adequado tom para aquela pele.

7) Quem escolhe a cor? Tanto a cor como o design so bastante discutidos entre a cliente e a profissional. A cliente com sua idia j pr-concebida e a profissional com sua experincia, iro trocar idia e encontraro a melhor opo unindo o desejo da cliente com a tcnica da profissional.

8) preciso fazer alguma manuteno? Hoje j contamos com pigmentos que dispensam o retoque, porm ainda h casos que no processo de cicatrizao, ao desprender uma casquinha, fica

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

uma falha na absoro do pigmento, ento neste caso necessrio que entre 25 a 40 dias no mximo, a cliente retorne para avaliao.

9) Quanto tempo tenho que dispor para me submeter a tcnica? Depende do que a cliente deseja fazer, mas para fazer a maquiagem completa, boca, olhos e sobrancelha, leva cerca de 4 horas.

10) Que riscos so oferecidos a sade? So premissas bsicas para o completo sucesso do trabalho: Material de qualidade, material de uso individual descartvel e principalmente assepsia do local. Com esses cuidados rarsssimo ocorrer situaes de infeco, lembrando que a cliente tambm responsvel pela manuteno e cuidados no processo de cicatrizao, devendo seguir rigorosamente as orientaes dadas pelo profissional.

11) Este procedimento esttico gera dor como na tatuagem? A aplicao praticamente indolor, pelo uso de cremes anestsicos antes do incio da sesso que dura em mdia uma hora e meia. Na maquiagem definitiva utiliza-se um aparelho chamado dermgrafo, que possui uma agulha na sua extremidade e o pigmento aplicado na segunda camada da pele, por isso no agride a derme e evita sangramento e dor acentuada. J na tatuagem, o trauma drmico chega a ser dez vezes maior, porque a profundidade da agulha na pele tambm muito maior, j que atinge a terceira camada da pele.

12) Quem est habilitado a fazer este trabalho? Como qualquer trabalho esttico, a micropigmentao deve ser feita por profissionais formados, treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, colorimetria, desenhos, assepsia, entre outros conhecimentos importantes ligados a tcnica e a aplicao.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Enfim, a maquiagem definitiva tem pros e contras, por isso necessrios conhecer bem essa tcnica s para depois decidir com muito cuidado e alguns critrios com qual profissional voc vai fazer a sua maquiagem definitiva, pois fazer a reverso muito difcil e em alguns casos pode ser at impossvel. Mas se esse seu desejo ento voc deve correr atrs e fazer a maquiagem definitiva e acordar todo dia como uma atriz da novela, pronta para passar o dia linda e glamurosa sem perder aquele tempo todo dia se maquiando na frente do espelho. Seja uma mulher moderna e prtica optando por fazer uma maquiagem definitiva e deixar o seu rosto com as linhas perfeitas e at mesmo corrigir algumas imperfeies.

9 TRANSPLANTE DE SOBRANCELHAS

Voc sabia que a nova tendncia em sobrancelhas mudou radicalmente, as sobrancelhas passaram de quase inexistentes para uma sobrancelha mais grossa e mais natural, e a mudana para a nova moda feita atravs do implante de sobrancelha que j est varrendo por todo o mundo. Usar a pina excessivamente com a passagem do tempo faz com que os plos das

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

sobrancelhas desapaream lentamente e isso tem dado origem procura desta nova tcnica, uma vez que a micropigmentao no fornece o resultado desejado. Esta nova tcnica o transplante de sobrancelhas, uma tcnica mais natural, indolor e permanente, que permite voltar a ter sobrancelhas novamente. Esta tcnica indicada para aqueles que querem as sobrancelhas mais grossas e para mulheres acima dos 50 que perderam a densidade do cabelo. tambm muito eficaz para disfarar as cicatrizes causadas por traumas, cirurgias ou queimaduras.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

9.1 Como feito o implante

O mdico cirurgio verifica e especifica (desenha) exatamente onde a sua sobrancelha nova ficar situada, para voc ter uma idia geral dos resultados e chegar a um acordo realista. Ao mesmo tempo, o cirurgio vai usar esses esboos para gui-lo a ele atravs de toda a operao, que feita com anestesia geral embora a anestesia local tambm possa ser utilizada, dependendo das suas preferncias. O nmero de enxertos capilares necessrios para este tratamento varia de 75-350 por sobrancelha. Logicamente, no caso das mulheres, preciso um nmero muito inferior ao dos homens. Os implantes para mulheres obtm-se na rea um pouco acima das orelhas, onde o cabelo muito fino.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Depois de o enxerto ser removido, so colocados os cabelos na zona das sobrancelhas, microscopicamente como um transplante de cabelo, tomando sempre muito cuidado para se seguir todas as marcaes previamente determinadas pelo cliente. Quando feito meticulosamente, atingido a arco natural da sobrancelha, e conseguem-se os melhores resultados.

9.2 Vantagens e desvantagens desse tipo de implante

Vantagens: um processo definitivo; Depois de trs meses possvel verificar os resultados finais. Desvantagens: H uma ligeira inflamao e inchao por uma semana; Deve evitar-se o sol na rea durante 3 semanas para evitar a m cicatrizao; A pessoa deve cortar o cabelo a cada 4 semanas; Pode ser necessrio fazer um retoque.

As informaes apresentadas devem ser consideradas apenas como uma pequena introduo ao transplante de sobrancelhas. Antes de realmente tomar uma deciso sobre este tratamento, recomendamos que voc entre em contato com um medico especialista para que esse possa responder a quaisquer perguntas ou dvidas que possa existir.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

10 O QUE USAR PARA PREENCHER FALHAS NAS SOBRANCELHAS

As sobrancelhas so um dos maiores truques de beleza, porm nem todo mundo sabe disso. Elas fazem parte da moldura dos olhos e quando bem delineadas fazem muita diferena na aparncia do rosto. Alm de

proporcionarem beleza ao visual, as sobrancelhas so importantes para a expresso facial, podendo tanto realar a beleza quanto estragar a fisionomia se tirada de forma errada. Segundo especialistas no assunto, quando elas so removidas e ficam desniveladas, fugindo do desenho original da sobrancelha, perdem-se os traos e as definies ideais para cada rosto. Por isso muito importante mant-las sempre bonitas e bem cuidadas, respeitando o formato natural, ou seja, sem engrossar ou afinar muito. Nos ltimos tempos, a maquiagem deixou de ser apenas um coadjuvante para a montagem do look e ganhou status de estrela principal. Desfiles passaram a contar com maquiadores e expor novas linhas das marcas com a mesma grandeza de estilistas renomados. Assim como a maquiagem ganhou maior destaque, alguns aspectos dela passaram a receber ateno, como o desenho e os cuidados para a sobrancelha.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Enquanto os olhos e a boca eram as estrelas, as sobrancelhas tomavam um lugar como coadjuvante no universo feminino, todavia, nesta nova dcada possvel notar que o destaque cresceu, assim como o entendimento de que olhos bonitos devem ser emoldurados por lindas sobrancelhas. Por este motivo agora as sobrancelhas ganham produtos especficos de cuidado e tratamento. Agora as sobrancelhas ganham produtos especficos de cuidado e tratamento. Em destaque so eles: 1) Lpis Benefit Instant Brow Pencil (Sephora) 2) Soluo para Sobrancelhas (Make B. O Boticrio) 3) Lpis Natural Eyebrow Pencil (Shiseido) 4) Duo Perfect (Contm 1g) 5) Lpis Light Up (Contm 1g) 6) Gel de crescimento de sobrancelhas Eyebrow Lipocils (Talika)

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Moldes para sobrancelha, o que ?

Acabou o sofrimento de ter que passar horas e horas tentando arrumar a sobrancelha, e ainda correr o risco de errar e deixar as sobrancelhas desiguais. Chegou no mercado h um tempo o molde para sobrancelhas femininas, com diversos modelos, comprimentos e espessuras. Tenho certeza de que muitas mulheres j ouviram falar, mas talvez fique em dvida de como utilizar. Sabe aquela hora que voc est tentando arrumar sua sobrancelha, ou deixa-la mais arqueada ou de outra forma? No simples querer mudar, preciso saber medir bem para que as sobrancelhas no fiquem diferentes, mostrando uma assimetria absurda no rosto. Quem no gostaria de ter a sobrancelha dos seus sonhos? Aquela que combina perfeitamente com o formato do seu rosto e com seus traos. Para quem tem problemas com a sobrancelha e no sabe como criar a forma ideal e a mais desejada. Existem vrios kits com pr-medidas das formas da sobrancelha, sendo: natural, fina ou grossa. Tudo o que voc precisa fazer colocar o molde e preencher da maneira que voc quiser.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

10.1 Tutorial de como preencher suas sobrancelhas

Passo 1. Comece com as sobrancelhas recm-preparadas, ou seja, modele, retire os pelos, apare tambm se precisar. Use uma escovinha (pode ser escova de dente) para pentear as sobrancelhas e deix-las no lugar. Passo 2. H produtos diferentes que voc pode escolher para preencher suas sobrancelhas. Alguns preferem sombras, enquanto outros preferem lpis. Se for aplicar sombra, voc precisa de um pincel angular, agora se for com lpis, voc precisa se certificar que seu produto tem uma ponta fina. Comece alinhando apenas na parte inferior da sobrancelha, obtendo uma linha ntida e rente aos pelos.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Passo 3. Comece misturando o produto exatamente de onde voc desenhou sua linha. Certifique-se que abaixo do desenho da linha est limpo, sem nenhum borrado e espalhe (esfume) o produto atravs dos outros pelos da parte superior das sobrancelhas. Passo 4. Preencha os lados do arco afim de criar um efeito maior na "cauda" no final de suas sobrancelhas, mas sem alongar e deixar diferente do tamanho original de suas sobrancelhas Porque quanto mais natural, mais bonitas ficam. Passo 5. Use a escovinha novamente e passe atravs de suas sobrancelhas, (no mostrado na foto) para garantir que o produto esteja totalmente misturado. indicado que se deixe um aspecto sutil e de pouca quantidade de produto aplicado, afim de fazer suas sobrancelhas o mais natural possvel. Em seguida, pegue um tom mais claro de sombra, ou um corretivo / base, se preferir, para destacar a parte inferior do arco pois levanta ainda mais o olhar e deixar mais iluminado. Loook pronto e sobrancelhas perfeitas!

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

11 ALISAMENTO DE SOBRANCELHA

As sobrancelhas so essenciais para dar contorno aos olhos e realce para o rosto. Sem elas ficaramos incompletas e deve ser exatamente por isso que as mulheres do tanta importante e cuidam com tanto carinho das sobrancelhas. Pensando nisso hoje falaremos de algo que um sucesso e que muitas mulheres j adotaram. Falaremos hoje sobre o alisamento de sobrancelha. Muitas mulheres no possuem as sobrancelhas que desejavam e por isso recorrem a recursos para auxiliar nos seus objetivos. Diversas sobrancelhas possuem fios extremamente rebeldes que nenhum rmel incolor capaz de domar. Para estes casos quase impossveis, o alisamento de sobrancelhas a melhor opo, pois ele ir fazer com que as suas queridinhas fiquem ajeitadas na medida certa e com um formato invejvel.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

O alisamento de sobrancelha funciona quase da mesma maneira do alisamento capilar, porm os produtos so usados em menor quantidade, pois as sobrancelhas so mais finas e mais fceis de serem alisadas, alm de estar diretamente na pele do rosto e desta forma todo o cuidado pouco. O produto aplicado nas sobrancelhas e o processo dura em mdia 30 minutos, no passando disso. Ele tem um efeito que dura por 30 dias, por essa razo necessrio que a manuteno seja feita toda vez que voc notar que os fios rebeldes esto voltando com fora total. O resultado realmente maravilhoso e com certeza sua auto-estima ficar elevada e voc se sentir linda e pronta para arrasar. No deixe de se informar com o seu profissional se ele possui esta tcnica e antes de aplicar o produto certifique-se de que voc no tenha nenhum tipo de alergia. Deixe suas sobrancelhas muito mais bonitas, alinhadas e sinta-se rejuvenescida e maravilhosa!

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

12 TUTORIAL RPIDO

Para comear, selecione as ferramentas necessrias: escovinha para pentear os fios da sobrancelha, tesourinha ou alicate de cutculas para cortar os pelos, pina de ponta angular, pina com ponta fina, sombra ou lpis para sobrancelha e um lpis para fazer as medies. Passo-a-passo: 1. Com a escovinha, penteie os fios para cima. 2. Com uma tesoura ou com alicate de cutculas, corte o excesso dos fios, que o comprimento que vai alm do desenho da sobrancelha. 3. Com a

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

pina de ponta angular, retire os fios que esto acima e abaixo do desenho da sobrancelha. 4. Com a pina de ponta fina, retire os fios muito finos ou muito pequenos que no puderam ser retirados com a outra pina. 5. Para determinar onde sua sobrancelha deve comear, segure um lpis qualquer ou o cabo de um pincel de maquiagem ao lado do seu nariz. O ponto em que o lpis o cabo de pincel cruzar com a sobrancelha onde ela deve comear. 6. Olhando fixamente para frente, encoste o lpis ou cabo do pincel ao lado do nariz e ligue este ponto ris. O ponto encontrado no cruzamento com a sobrancelha onde ela deve arquear. 7. Angule o lpis ou pincel com o fim do seu olho. O ponto de cruzamento com a sobrancelha onde ela deve acabar. 8. Pensando em todos esses ngulos e comprimentos, faa um desenho usando um lpis prprio para sobrancelha. Para finalizar use sombra ou um lpis para corrigir eventuais falhas. Esse o passo-a-passo conforme est no tutorial. Recomenda-se de preferncia iniciar pelo ponto 5 indo at o 8 e depois fazer os passos 1 a 4, porque sem as medidas certas fica mais difcil cortar ou tirar os excessos.

Curso de Maquiagem
www.cursomaquiagemonline.com

13 CONCLUSO

O seu olhar diz muito sobre voc. Ele transmite seu estado de esprito, deixando explcito se est feliz, aborrecida (o), tranqila (o). Alm disso, possibilita conquistas, tanto no campo profissional quanto no campo afetivo. Afinal, um olhar alegre atrai tudo que positivo. Dessa forma, vale interferir na expressividade de seu olhar e deix-la de bem com voc, mesmo nos dias em que est cansada (o) ou enfrentando aborrecimentos. Afinal, se ele de fato o espelho da sua alma, nada melhor do que us-lo para dizer que voc est bem. Sobrancelhas completam os olhos assim como os cabelos completam o rosto num todo. Enfim mais do que emoldurar o olhar, as sobrancelhas falam por voc!

You might also like