You are on page 1of 3

Cpia no autorizada

JUN./1992

NBR 12645

Execuo de paredes de concreto celular espumoso moldadas no local


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Telex: (021) 34333 ABNT - BR EndereoTelegrfico: NORMATCNICA

Procedimento Origem: Projeto 18:307.01-001/91 CB-18 - Comit Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados CE-18:307.01 - Comisso de Estudo de Procedimentos para Concreto Leve NBR 12645 - Foamed celular concrete - Walls produced in situ - Procedure Descriptors: Light concrete. Celular concrete. Wall Palavras-chave: Concreto leve. Concreto celular. Parede 3 pginas

Copyright 1990, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

1 Objetivo
Esta Norma fixa as condies gerais que devem ser cumpridas na preparao, controle e aplicao do concreto celular espumoso na execuo de paredes moldadas no local.

3.1 Concreto celular espumoso Concreto leve obtido pela introduo, nas argamassas, de bolhas de ar, com dimenses milimtricas, homogneas, uniformente distribudas, estveis, incomunicveis e indeformadas ao fim do processo, cuja densidade de massa aparente no estado fresco deve estar compreendida entre 1300 kg/m3 e 1900 kg/m3.
Nota: As bolhas de ar podem ser obtidas na forma de uma espuma pr-formada ou geradas no interior do misturador por ao mecnica deste, devido a um agente espumante.

2 Documentos complementares
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 5732 - Cimento Portland comum - Especificao NBR 5733 - Cimento Porland de alta resistncia inicial - Especificao NBR 5735 - Cimento Portland de alto-forno - Especificao NBR 5736 - Cimento Portland pozolnico - Especificao NBR 7211 - Agregado para concreto - Especificao

3.2 Agente espumante Produto de composio qumica capaz de produzir bolhas de ar estveis no interior de pastas de cimento ou argamassas.
Nota: A s bolhas devem resistir aos esfor os decorrentes da m istura, lanamento ou bombeamento do material, permanecendo estveis at o incio da pega normal do cimento.

4 Condies gerais
4.1 Frmas NBR 12646 - Paredes de concreto celular espumoso moldadas no local - Especificao No projeto das frmas, devem ser considerados alguns parmetros caractersticos do concreto celular espumoso, devendo basicamente garantir: a) resistncia adequada presso do concreto no estado fresco;

3 Definies
Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies de 3.1 e 3.2.

Cpia no autorizada

NBR 12645/1992

b) alinhamento das paredes; c) acabamento superficial adequado; d) estanqueidade. 4.2 Concreto celular espumoso
4.2.1 Cimento Portland 4.2.1.1 Devem ser usados somente cimentos que obedeam s especificaes das NBR 5732, NBR 5733, NBR 5735 e NBR 5736. 4.2.1.2 O armazenamento do cimento deve ser feito de acordo com as seguintes recomendaes:

saios de laboratrio comprovarem que a influncia da gua na resistncia mecnica e na durabilidade do concreto aceitvel.
4.2.4 Espuma

Para a produo da espuma, necessria a utilizao de um agente espumante que pode ser de origem sinttica ou protica. A espuma pode ser pr-formada para posterior incorporao argamassa ou gerada dentro desta por agitao em misturador especial. Em ambos os casos, devem ser respeitados os prazos de validade dos agentes espumantes, especificados pelos fabricantes.
4.2.5 Elementos de controle da retrao

a) o cimento deve ser armazenado em local protegido da ao das intempries, da umidade e de outros agentes nocivos sua qualidade; b) caso o cimento no seja fornecido a granel, deve ser conservado em sua embalagem original at a ocasio de seu emprego. As pilhas devem ser constitudas de, no mximo, dez sacos, salvo se o tempo de armazenamento no ultrapassar quinze dias, caso em que podem atingir quinze sacos. c) lotes recebidos em pocas diversas no podem ser misturados, mas colocados separadamente de maneira a facilitar sua inspeo e emprego na ordem cronolgica de recebimento.
4.2.2 Agregados

O controle da retrao do concreto celular espumoso deve ser feito com o emprego de armaduras contnuas (barras de ao, telas eletrossoldadas ou no) e/ou descontnuas (fibras metlicas, sintticas ou naturais). Cuidados adicionais, se necessrios, devem ser tomados, tais como: confeco de juntas de construo ou de controle de retrao, bem como devem ser indicados no projeto. 4.3 Produo de concreto celular espumoso
4.3.1 Dosagem

A dosagem para preparo do concreto na obra, ou pr-misturado em usina, deve ter por base a resistncia caracterstica, fck, e a densidade de massa aparente no estado fresco, especificadas em projeto.
4.3.2 Medida dos materiais

O agregado mido deve obedecer s prescries da NBR 7211.


Nota: No caso de no ser atendida qualquer das suas exigncias, o agregado s pode ser usado se existir acordo entre as partes interessadas. 4.2.3 gua 4.2.3.1 A gua destinada preparao do concreto celular

Sempre que se for preparar o concreto no canteiro, devem ser cumpridas as seguintes condies: a) no caso de cimento ensacado, pode ser considerada a massa nominal do saco, atendidas as exigncias das normas; quando o cimento for usado a granel, deve ser medido em massa, com tolerncia de 3%; b) o agregado deve ser medido em massa ou volume, com tolerncia de 3%, devendo-se sempre levar em conta a influncia da sua umidade; c) a gua pode ser medida em volume ou massa, com tolerncia de 3%; d) as fibras, quando utilizadas, devem ser medidas em massa, com tolerncia de 3%; e) a espuma, quando for pr-formada, deve ser medida atravs do tempo (em segundos) de operao do gerador. Este equipamento deve, obrigatoriamente, apresentar um rel de tempo, regulvel em segundos, e ter seu fluxo volumtrico (litros por segundo) verificado a cada semana ou aps longo perodo sem funcionamento; f) o agente espumante utilizado para fabricao do concreto celular espumoso, por agitao da argamassa, em equipamento especial, deve ser medido em volume, com tolerncia de 5%.

espumoso deve ser isenta de teores prejudiciais de substncias estranhas. Presumem-se satisfatrias as guas potveis e as que tenham pH entre 5,8 e 8,0 e respeitem os seguintes limites mximos: a) matria orgnica (expressa em oxignio consumido) ......................... 3 mg/L; b) resduo slido ..................................... 5000 mg/L; c) sulfatos (expressos em ons SO4--) ...... 300 mg/L; d) cloretos (expressos em ons Cl-) .......... 500 mg/L; e) acar ...................................................... 5 mg/L.
Nota: Os limites anteriores incluem as substncias trazidas ao concreto pelo agregado. 4.2.3.2 No caso de no ser atendido qualquer dos limites indicados em 4.2.3.1, a gua s pode ser usada se en-

Cpia no autorizada

NBR 12645/1992

4.3.3 Amassamento mecnico 4.3.3.1 O amassamento mecnico realizado no canteiro da obra deve durar, sem interrupo, o tempo necessrio para permitir a homogeneizao da mistura de todos os seus componentes. 4.3.3.2 A seqncia de carregamento do misturador deve

4.3.5.2 A altura de queda livre do concreto no pode ultrapassar 4 m. Em condies crticas de lanamento, devem ser utilizados dispositivos convencionais, tais como funis e mangueiras. 4.3.5.3 necess rio estabelecer um programa de

ser: a) no caso da espuma pr-formada: 1) agregado mido; 2) fibras (quando utilizadas); 3) cimento; 4) gua; 5) espuma;
Nota: A mistura dos trs primeiros componentes deve ter durao mnima de 60 s para a perfeita disperso das fibras.

lanamento do concreto celular espumoso para garantir o preenchimento adequado de toda a frma, evitando-se a ocorrncia de bolses de ar.
4.3.6 Adensamento

No deve ser permitido o uso de vibradores.


4.3.7 Juntas de concretagem

Quando o lanamento for interrompido por um intervalo de tempo de at 24 h, deve ser permitido o prosseguimento da concretagem. Neste caso, deve ser aplicada uma calda de cimento sobre toda superfcie exposta do concreto.
4.3.8 Desfrma 4.3.8.1 A retirada das frmas s deve ser feita quando o concreto se achar suficientemente endurecido para resistir s aes que sobre ele atuarem; em qualquer caso, no pode ser inferior a 12 h aps o trmino do lanamento. 4.3.8.2 A retirada das frmas deve ser efetuada sem impactos que possam gerar fissuramentos nas paredes. 4.3.9 Cura 4.3.9.1 Deve sempre ser executada a cura do concreto celular. Seu incio se d logo aps a desfrma, evitando a secagem prematura do concreto. 4.3.9.2 Como processo de cura podem ser utilizados:

b) no caso de concreto celular espumoso gerado em equipamento especial: 1) gua; 2) agente espumante; 3) cimento; 4) agregado mido; 5) fibras (quando utilizadas).
Nota: A agitao da massa deve prosseguir at ser atingida densidade de massa aparente desejada. 4.3.4 Transporte

a) umedecimento por perodo mnimo de trs dias, utilizando molhagem com gua ou sacos de aniagem umedecidos; b) pelculas impermeveis.
Nota: No caso da aplicao de revestimentos sobre a pelcula, esta deve ser totalmente retirada ou ento ser compatvel com a natureza qumica do revestimento a ser aplicado.

O concreto celular espumoso deve ser transportado do local de amassamento para o de lanamento num tempo compatvel com o prescrito em 4.3.5, e o meio utilizado deve ser tal que evite a perda da qualidade da massa (vazamento, evaporao ou adensamento dos materiais).
4.3.5 Lanamento 4.3.5.1 O concreto celular espumoso deve ser lanado no prazo mximo de 30 min, aps o seu amassamento. No deve ser permitida a interrupo no lanamento por perodo superior a 60 min. Caso seja ultrapassado este tempo, caracteriza-se uma junta de concretagem (ver 4.3.7). Em nenhuma hiptese se faz o lanamento aps o incio de pega do concreto.

4.4 Controle da qualidade do concreto celular espumoso O controle da qualidade do concreto celular espumoso abrange obrigatoriamente o acompanhamento de duas propriedades: a) resistncia compresso simples; b) densidade de massa aparente no estado fresco. Para a sua determinao, devem ser seguidas as prescries da NBR 12646.

You might also like