You are on page 1of 94

Mapeamento estratgico para a insero do design nos grandes eventos esportivos no Brasil Copa do Mundo 2014 e Olimpadas 2016

11 de Outubro de 2012

ndice
1.! Introduo ................................................................................ 3 ! 2.! Metodologia ............................................................................. 7 ! 3.! Oportunidades de insero do design na Copa do Mundo de 2014 e Olimpadas de 2016 .......................................................... 10 ! Segmentao do design .............................................................. 10 ! Design e macro-eventos esportivos ............................................. 15 ! Negcios com oportunidade para inserir o design ....................... 19 ! 4.! Benchmark internacional ...................................................... 45 ! 5.! Potencialidades locais ........................................................... 54 ! 6.! Concluses e recomendaes .............................................. 55 ! Apndice: Sedes da Copa do Mundo e Olimpadas .................... 61 ! So Paulo - So Paulo ................................................................ 62 ! Rio de Janeiro - Rio de Janeiro ................................................... 65 ! Belo Horizonte - Minas Gerais ..................................................... 68 ! Braslia - Distrito Federal ............................................................. 71 ! Cuiab - Mato Grosso ................................................................. 73 ! Porto Alegre - Rio Grande do Sul ................................................ 75 ! Curitiba - Paran ......................................................................... 77 ! Manaus - Amazonas .................................................................... 80 ! Natal - Rio Grande do Norte ........................................................ 82 ! Salvador - Bahia .......................................................................... 85 ! Recife - Pernambuco ................................................................... 88 ! Fortaleza - Cear ........................................................................ 91 ! Mapa brasileiro de potencialidades locais .................................... 94 !

Relatrio elaborado pela empresa consultora Competitiveness (www.competitiveness.com) para APEX-Brasil. A equipe da Competitiveness que participou diretamente na elaborao do documento inclui Ins Sagrario, Gustavo Augusto, Andrs Guimn e Gloria Ferrer, sob a direo de Emiliano Duch e com participaes estratgicas de Elisabet Juan e Jordi Montaa. Os autores agradecem tambm as contribuies de numerosos empresrios, especialistas e referncias pblicas e privadas no mundo do Design tanto no Brasil como no exterior que foram consultados durante o perodo da pesquisa, entre maio e setembro 2012.

1.

Introduo
O design ocupa um lugar de grande relevncia na histria mundial recente, encontrando aplicaes diversas e se espalhando por inmeros ramos de atuao. O Brasil conta com algumas importantes iniciativas de apoio ao design que vm experimentando um contnuo processo de aprimoramento ao longo dos anos. Em 1995, o governo federal lanou o Programa Brasileiro de Design (PBD), aglutinando programas j existentes para dar destaque ao tema e empreender um esforo de coordenao, que vem sendo mantido ao longo dos diversos ciclos presidenciais, com iniciativas que incluem: o programa Design Excellence Brazil (DEB), que d suporte a empresas brasileiras que concorrem ao iF Design Awards, a organizao de trs edies da Bienal Brasileira de Design, sendo que a quarta ocorre neste ano de 2012 em Belo Horizonte, e a manuteno, em parceria com o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e com o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Rede Design Brasil, com um portal dedicado ao tema.

A demanda por este estudo, por parte da APEX-Brasil e o Ministrio de Desenvolvimento, Indstria e Comercio Exterior (MDIC), visa aproveitar ao mximo os eventos do porte da Copa do Mundo e das Olimpadas. A ideia poder potencializar as diferentes oportunidades geradas atravs dos investimentos nos mais variados setores, identificando onde esto as melhores oportunidades para insero do design como ferramenta de competitividade e inovao, alm de explorar como o governo pode incrementar este incentivo atravs de polticas pblicas exemplares, como outros pases j o fizeram.

Design e Competitividade Design uma atividade criativa cujo propsito estabelecer um conjunto multifacetado de qualidades nos objetos, processos, servios e sistemas na totalidade do seu ciclo de vida. Deste modo, o design o fator central da inovao e da humanizao das tecnologias e um fator crucial do intercmbio econmico e cultural.1 A utilizao do design vai muito alm de apenas aspectos estticos ou funcionais, incorpora tambm elementos tcnicos e contedos variados que podem chegar a criar uma experincia ou um servio. Dependendo do tipo de setor, h um maior valor estratgico para um atributo esttico, uma vez que embalagens, moda e segmentao cultural so fatores determinantes para a deciso de compra, ou para atributos tcnicos, no qual as caractersticas do produto so mais relevantes para dar durabilidade, funcionalidade ou qualidade ao mesmo. O design de produtos e servios hoje virou um processo complexo que requer uma pluralidade de capacidades, juntando designers, engenheiros, informticos, antroplogos, etc. A competitividade acaba residindo na capacidade das empresas evolurem para oferecer produtos e servios com maior valor agregado, possibilitando que tenham melhores condies de mercado e uma maior rentabilidade a longo prazo. Design e competitividade juntam-se para maximizar as oportunidades associadas aos grandes eventos esportivos de escala mundial como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpadas do Rio de Janeiro em 2016. Esses macro-eventos brindam oportunidades nicas que podem ser aproveitadas por diferentes ramos de atividade para introduzir novas formas para trabalharem juntos, redefinindo setores e negcios, com novas cadeias de valor, que permitiro aos empresrios brasileiros se colocar em um novo patamar de concorrncia internacional. A introduo de inovaes na rea do design ser fundamental para agregar valor e permitir ao Brasil atender demandas mais sofisticadas , se posicionando competitivamente. No entanto, os esforos no devero se limitar apenas s oportunidades da Copa do Mundo e das Olimpadas. Esses eventos devem ser aproveitados para alcanar metas ainda maiores, transformando setores produtivos para buscar desafios de escala global.

Definio de design do ICSID (International Council of Industrial Design)

Para alcanar esse objetivo o estudo realizou um mapeamento estratgico para identificar as potencialidades e oportunidades presentes no aproveitamento do design como eixo diferenciador de agregao de valor antes, durante e aps os macro-eventos esportivos. Esse mapeamento ser um input fundamental para definir reas estratgicas a serem apoiadas por polticas pblicas e trabalhadas em profundidade pelos empresrios.

2.

Metodologia
A metodologia, baseada nas orientaes descritas nos Termos de Referncia do presente estudo, inclui algumas modificaes referentes ordem cronolgica das etapas e alguns elementos adicionais, incrementados pela experincia da Competitiveness em estudos semelhantes. O trabalho se resume em 7 etapas de trabalho, detalhadas e representadas graficamente na Figura 1:
2
Definio de negcios com oportunidade para inserir o design Caracterizao dos negcios

Identificao das oportunidades associadas aos macroeventos

Identificao de polos locais com potencial e designers

1
Segmentao do design segundo as reas de atividade

Benchmarking de experincias em outros pases

4
Identificao de gaps e reas de ao recomendadas

Seminrios de sensibilizao

Figura 1: Metodologia de trabalho

Etapa 1 - Segmentao do design : A etapa inicial da metodologia incluiu a segmentao e caracterizao do design segundo as reas de atividade. A segmentao do design foi concebida de acordo com as diferentes caractersticas requeridas para cada atividade de negcio, sendo compilados de acordo com similaridades de critrios tecnolgicos, principais drivers dos negcios, incorporao do design, dentre outros. Trata-se de uma fase criativa, dificilmente realizvel de forma cientfica, mas apoiada por uma anlise exaustiva e contrastada com especialistas na rea. Etapa 2 - Identificao das oportunidades associadas aos macro-eventos esportivos , nas quais sero investidos maiores recursos e tero os maiores impactos diretos e indiretos. O objetivo era poder, alm de identificar as oportunidades, quantificar o impacto de cada setor a nvel nacional. Etapa 3 - Definio de negcios com oportunidade para inserir o design que podero ser potencializados pelos macro-eventos esportivos que acontecero no Brasil nos prximos 4 anos. Esta definio

foi realizada a partir de uma perspectiva inovadora baseada em tendncias mundiais, mas obviamente ligada realidade que nos cabe. Desta etapa saram uma srie de negcios com oportunidades para inserir o design, que podero ter um papel fundamental na preparao dos macro-eventos esportivos. Esses negcios, de acordo com a segmentao, foram caracterizados para verificar as oportunidades criadas pelos eventos esportivos, assim como os fatores chaves de sucesso e os fatores chaves de design como diferencial competitivo. Etapa 4 Benchmarking de experincias em outros pases : Esta etapa ocorreu em paralelo com a etapa 3 e requereu uma reviso, atravs de fontes secundrias, das principais tendncias, assim como um benchmarking rigoroso das experincias de outras cidades que j enfrentaram com sucesso desafios semelhantes. Para esta etapa foi vital ter acesso direto aos protagonistas de outras experincias de sucesso internacional, como por exemplo, Barcelona, onde a Competitiveness (atravs da sua equipe de trabalho) tem uma ampla rede de contatos, ou Londres, onde a Competitiveness j fez vrios trabalhos de benchmarking. Tambm foi importante contar com o apoio de empresas brasileiras com mais viso de negcios, por meio de entrevistas pessoais ou por telefone. Etapa 5 Identificao de polos locais com potencial e designers : Nesta etapa houve o levantamento e identificao de polos setoriais relevantes em cada uma das sedes dos macro-eventos esportivos relacionados s oportunidades identificadas nas primeiras etapas. Tambm foi realizado um levantamento dos escritrios de design ao redor das regies das sedes dos eventos esportivos e suas reas de especializao. Esta etapa foi realizada a partir de uma ampla pesquisa e das bases de dados disponveis junto s instituies parceiras (MDIC, ABEDESIGN, SEBRAE, etc.) e outras fontes secundrias. Essas informaes esto sendo contrastadas localmente em cada cidade-sede durante as oficinas de sensibilizao (Etapa 7). Com isso, espera-se entender que tipo de setores tem potencial em cada regio e quais tipos de empresas de design existem. Etapa 6 Identificao de gaps e reas de ao recomendadas: Baseado nas experincias da equipe da Competitiveness e em entrevistas com especialistas de referncia nacionais e internacionais, as anlises foram confrontadas com as oportunidades identificadas

para o caso brasileiro. Cada caso gerou subsdios para apoiar recomendaes de polticas pblicas e programas de design e inovao, que podero ser adotados pelo governo nos diferentes nveis federal, estadual e local. As informaes e sugestes recolhidas durante as oficinas de sensibilizao em cada cidade-sede completaro essas recomendaes com as vontades concretas de cada localidade e sero incorporadas como anexo ao presente estudo. Etapa 7 : Seminrios ou oficinas de sensibilizao e divulgao dos resultados do mapeamento em cada uma das 12 regies pesquisadas so estruturados para poder incentivar os participantes a tomar aes imediatas para incorporar elementos inovadores de design nas preparaes para a Copa do Mundo e Olimpadas. As oficinas tm durao de 2 horas, com um formato interativo para recolher as opinies e sugestes dos participantes, e ocorrero entre setembro e novembro 2012.

3.

Oportunidades de insero do design na Copa do Mundo de 2014 e Olimpadas de 2016


Segmentao do design
O termo design inclui diversos conceitos multidisciplinares que envolvem diferentes tipos de design (grfico, embalagens, produtos, servios, dentre outros). Este design abrangente pode ter diferentes caractersticas em funo da atividade econmica na qual esteja participando. Com o objetivo de caracteriz-lo para as diferentes oportunidades de negcio, o enquadramos em: a. Design com foco no desempenho b. Design com necessidade de integrao c. Design atravs de experincias completas d. Design como reflexo de estilos de vida e. Design fruto da inspirao criativa A seguir, entra-se em mais detalhes sobre as caractersticas de cada um dos enquadramentos de design, destacando as tendncias e setores que so mais influenciados antes, durante e aps os macroeventos esportivos. a. Design com foco no desempenho Aplicao do design atravs de requerimentos tecnolgicos: o conceito e design aplicados ao produto se do de acordo com os requerimentos tecnolgicos, buscando o melhor desempenho atravs das suas funes e os materiais utilizados. Tendncias: ! Constante inovao: modelo apoiado por constante inovao tecnolgica aplicada aos produtos para melhorar seu desempenho. Inovao aberta: a inovao aberta se refere a um fluxo aberto, no qual os recursos se movem facilmente na fronteira entre empresa e mercado, onde a informao compartilhada por diferentes atores para produzir inovaes e avanos tecnolgicos.

10

Sustentabilidade: o tema cada vez mais relevante para a sociedade e os produtos buscam melhorar seu desempenho para aumentar a eficincia ecolgica atravs do design e da utilizao de materiais sustentveis.

Principais setores influenciados: Exemplos: ! ! ! ! ! ! Equipamentos eletroeletrnicos Veculos (individuais e coletivos) Construes: infraestrutura e edificaes Servios de transporte e logstica (individuais e coletivos) Equipamentos esportivos Setor farmacutico, equipamentos mdico-hospitalares e servios de sade Tecnologia da Informao e Comunicaes

b. Design com necessidade de integrao Solues integradas em todos os nveis: design e implantao de produtos e servios interconectados entre si em sistemas complexos, frequentemente codesenhados entre vrias empresas. Pode ser estabelecido em diferentes setores como integrao de servios de sade ou atravs de um conceito de cidade integrada, na qual os diferentes servios, obras de infraestrutura e equipamentos urbanos so planejados para se integrarem, juntamente com os servios de mobilidade. Tendncias: ! Necessidade de novos modelos de mobilidade: as cidades esto crescendo cada vez mais e o trnsito aumenta medida que existem mais pessoas e carros nas ruas. Assim, h a necessidade de novos modelos de mobilidade urbana, facilitando o fluxo de pessoas aos diferentes pontos das cidades. Alm disso, esses novos modelos servem como ferramenta de integrao das diferentes reas, permitindo acesso toda a populao.

11

Servios integrados e inter-relacionados: Produtos e servios esto cada vez mais conectados e integrados pelas diferentes plataformas tecnolgicas, permitindo principalmente o acompanhamento remoto. O design importante para o desenvolvimento desses modelos, com equipamentos e tecnologias compatveis e inter-relacionadas. Sustentabilidade: responsabilidade social e envolvimento da populao nas questes sustentveis.

Principais setores influenciados: ! Construo civil: obras de infraestrutura, estdios e mobilidade urbana Servios de sade Servios de transporte (individual e coletivo) Mobilirio urbano e espaos pblicos Servios financeiros Servios de limpeza Servios de segurana pblica Acessibilidade Eficincia energtica e meio ambiente

Exemplos:

! ! ! ! ! ! ! !

c. Design para fomentar experincias completas Interao entre os produtos e servios com seu entorno: modelo de negcio onde se cria uma experincia ao usurio, permitindo com que ele se relacione ativamente com os produtos ou servios. Um exemplo pode ser a experincia que a Apple cria para os usurios em suas lojas com produtos especficos para que seu pblico possa interagir e usufruir da experincia de uso. Tendncias: ! Necessidade de novos modelos de negcio: o pblico cada vez mais exigente e demanda produtos e servios inovadores. A tecnologia permite maior interao, criando expe-

12

rincias aos usurios que procuram uma maior usabilidade e conexo com as marcas em mltiplos formatos. ! Integrao com o entorno: os servios devem ser projetados pensando no entorno, no impacto social e na experincia que criar. Requer uma combinao de especialidades, como engenheiros, antroplogos e designers, junto a fornecedores de contedo. Usabilidade: fazer com que os produtos e servios sejam de fcil utilizao por qualquer pessoa. H cada vez mais a necessidade de integrar diferentes reas facilitando a acessibilidade e usabilidade.

! Exemplos:

Principais setores influenciados: ! Turismo: hospitalidade, atividades e pontos tursticos, servios Entretenimento e cultura Mobilirio e interiores Servios de transporte Mdia, audiovisual e publicidade Marketing de cidades

! ! ! ! !

d. Design como reflexo de estilos de vida Guiado pela moda: o design est intimamente ligado nas criaes para as diferentes cadeias de valor nas reas de negcio mais influenciadas pelo estilo de vida. H uma importncia relevante para as caractersticas estticas dos produtos, suas qualidades e funcionalidades. Tendncias: ! Fast design: mudanas rpidas nas necessidades da demanda requerem um design reativo que deve ser incorporado ao desenvolvimento dos produtos.

13

Varejo conectado: importante que o varejo esteja em contato com o consumidor para que possa entender suas demandas, podendo repassar as informaes de forma eficiente s reas de design e produo. Produo lean : entendimento das necessidades do mercado, logstica, integrao rpida com varejo e ponto de venda.

! Exemplos:

Principais setores influenciados: ! ! ! ! ! Bens de consumo (Fast Moving Consumer Goods) Indstria da moda Artigos esportivos Mobilirio e interiores Joias e acessrios

e. Design fruto da inspirao criativa Design de nicho: design baseado na criatividade e genialidade do criador que capaz de antecipar as aspiraes do mercado e criar tendncias, moldando os gostos. um segmento de design dificilmente replicvel: os criadores nascem com esse dom. Tendncias: ! Mercado para poucos: um negcio de nicho, onde se destacam aqueles com uma viso mais criativa, com produtos diferenciados e tendo o design como referncia. O design realmente agrega valor aos produtos finais. Integrao sociocultural: integrao com a cultura local, utilizando os produtos para expressar as culturas das regies.

! Exemplos:

Principais setores influenciados: ! ! ! Indstria da moda, acessrios e brinquedos Mobilirio e interiores Artes, msica, gastronomia

14

A Figura 2 resume a grande variedade de atividades econmicas que tero a oportunidade de desenvolver-se com motivo dos macroeventos esportivos e como essas atividades beneficiam-se do design e os seus diferentes atributos.

Meio ambiente Veculos Eficincia Energtica Linha Branca Segurana Macro infraestrutura (estradas, (uso profissional) Logstica aeroportos, terminais de nibus!) Farma Transporte de Longa Limpeza (suplementos) Distncia Materiais de Construo Equipamentos Esportivos Instalaes Esportivas Comunicaes TI Acessibilidade Comida para Funcionrios Servios de Sade Design Urbano e de Hospitalidade metr!) Informao Turstica Servios Urbanos Comida & Bebida Pontos Tursticos, Mdia / audiovisual, Outros Servios Pblicos atividades & recepo Placas Bancos e Pagamentos Mdia Social FMCG Propaganda Mveis Branding (institucional) Embalagens Marketing de Cidade Comidas Brasileiras Shows (caf, frutas, cachaa!) Souvenirs Cosmticos (tnicos) Txtil/Vesturio Gastronomia Calados Jias Acessrios Brinquedos Artes e Msica Artigos Esportivos Aparelhos Eletrnicos
(esportes, recreativo, emergncia)

Desempenho

Integrado

Equipamentos / Espaos Pblicos Transporte Urbano (nibus, taxi,

Experincia

Criativo

Estilo de Vida

Figura 2 Atividades econmicas diretamente impactadas pelos macro-eventos esportivos e caratersticas do tipo de design associado a cada um Fonte: Elaborao prpria

Design e macro-eventos esportivos


A Copa e as Olimpadas trazem - atravs dos seus diversos investimentos e a cobertura de mdia associada - a capacidade de melhorar a infraestrutura, potencializar a imagem do pas, movimentar a economia, criar uma forte mobilizao social, alm de inmeras outras oportunidades para o governo, a iniciativa privada e a sociedade em geral.

15

A oportunidade de sediar um evento das caractersticas da Copa ou as Olimpadas um marco na histria das cidades que organizam o evento, permitindo-as se tornarem conhecidas no mundo. uma chance real para as cidades-sede mudarem para melhor a qualidade de vida de suas populaes e transformarem suas indstrias , alm de configurar uma excelente oportunidade de gerao de receitas para diferentes setores da economia. A seguir, na Figura 3, esto listadas as atividades econmicas que tero um maior impacto (R$ bilhes) 2 no PIB brasileiro durante os prximos anos de preparao e realizao dos eventos. Esses impactos sero maiores de forma direta, como no caso da construo civil, e de forma indireta com a circulao de mais dinheiro na economia, beneficiando setores como o da moda.

Figura 3 Impactos econmicos diretos e indiretos no PIB brasileiro entre 2012 e 2016 (R$ bilhes). Fonte: Elaborao prpria baseado em diferentes fontes

A necessidade de realizao de obras de infraestrutura particularmente interessante para o Brasil, que poderia ter seu ritmo de crescimento dos prximos anos prejudicado sem a realizao dos significativos investimentos previstos na ampliao e melhoria de aeroportos e portos, na mobilidade urbana, nos servios de energia, telecomunicaes e em outras medidas que sero tomadas em tempo recorde, principalmente para a Copa. Os ganhos para o turismo, se
2

Fontes: Elaborao prpria a partir de: Ernst & Young Brasil Sustentvel Copa 2014; Estudo de

Impactos Socioeconmicos Potenciais da Realizao dos Jogos Olmpicos na Cidade do Rio de Janeiro em 2016; Value Partners: Impactos econmicos da realizao da Copa 2014 no Brasil; Portal Transparncia

16

houver polticas de promoo bem estruturadas, podem ser outro benefcio de longo prazo evidente, j que no pas o setor ainda apresenta um grande potencial de crescimento, uma vez que h cinco anos o nmero de turistas estrangeiros se mantm praticamente estvel, em torno de 5 milhes3. Em muitos pases o impacto quantificvel dos macro-eventos tem sido limitado e frequentemente associado a um grande debate sobre a deciso de investir os recursos pblicos escassos em instalaes que s sero utilizadas durante 2-4 semanas. Em todos os casos com macro-eventos esportivos realizados na ltima dcada, o PIB nacional do pas receptor cresceu nos anos anteriores e/ou durante o evento4. Com o peso dos investimentos em infraestrutura e instalaes, hotelaria, dentre outros, inevitvel isso se refletir nos valores macroeconmicos do pas. No entanto, esses valores positivos podem esconder polticas erradas, mal gasto dos recursos, ineficincias, etc. No caso da Grcia, com as Olimpadas de 2004, o pas cresceu a ritmos de mais de 4% durante os quatro anos anteriores e no ano do evento, porm, a grave situao que ela atravessa hoje em parte consequncia do forte endividamento assumido para a realizao dos jogos olmpicos. Na Grcia no souberam aproveitar de forma efetiva os fortes investimentos realizados para promover uma transformao produtiva que elevasse as empresas gregas a um novo patamar de competitividade. Aprendendo da experincia da Grcia, importante destacar que to importante quanto o crescimento econmico, a promoo de uma transformao produtiva real que aproveite as oportunidades e eleve alguns setores da economia brasileira a outro patamar. O Brasil deve aproveitar a oportunidade de ter acesso a uma demanda muito exigente, como so os comits organizadores dos macroeventos e os turistas estrangeiros e grandes empresas que chegaro no pas para os eventos, para sofisticar os seus produtos e servios e alcanar nveis de excelncia globais . O design pode ser uma ferramenta fundamental para agregar valor e aumentar a competitividade de certos setores econmicos. O Brasil tambm ser o centro das atenes de uma mdia, que somente considerando a Copa do Mundo, dever investir R$ 6,5 bi3 4

Fonte: Ernst & Young Brasil Sustentvel Copa 2014 Fonte: http://economia.ig.com.br/conheca-os-efeitos-da-copa-e-da-olimpiada-na-economia-dos-

paises/n1597563440108.html

17

lhes em publicidade e informao associada ao evento 5, e este potencial deve ser aproveitado para desenvolver uma eficiente gesto da imagem do Brasil e mostrar ao mundo que o pas mais que a festa por trs do carnaval e futebol. um pas que possui uma indstria criativa desenvolvida com produtos e servios de qualidade internacional, capazes de competir com qualquer outro pas, que um local seguro, com atraes e servios tursticos nicos. Enfim, que um pas com centros de excelncia em pesquisa, desenvolvimento e inovao, produtos de qualidade, uma economia estvel e robusta, cidades modernas e multiculturais, que esto prontas para se utilizarem destes grandes eventos como um propulsor para o mundo e como transformao econmica e industrial. Nota-se, portanto, que os impactos econmicos ocorrero de qualquer maneira, mas o que realmente necessrio tirar vantagem desta demanda mais avanada e da oportunidade de passar uma nova imagem para dentro e fora do pas.

Fonte: Ernst & Young Brasil Sustentvel Copa 2014

18

Negcios com oportunidade para inserir o design


A grande variedade de atividades econmicas diretamente influenciadas pelos macro-eventos esportivos (ver Figura 2, pgina 15) foram agrupadas como parte das anlises em doze negcios com diversas caractersticas, oportunidades, fatores crticos de sucesso e fatoreschave de design. Essas oportunidades de negcios esto representadas graficamente na Figura 4.

Pr eventos

Durante os eventos
Gesto de Instalaes e Eventos

Ps eventos

Instalaes e Infraestrutura

Maximizao e versatilidade do uso

Reutilizao de estruturas modulares Gesto de comunidades

Construo Reutilizvel

Residncias e Hotis

Gesto de Experincias

Consolidao turstica

Espaos Urbanos

Gesto de Espaos e Servios Pblicos

Melhoria da qualidade de vida urbana

Figura 4 Oportunidades de negcio associadas aos eventos macro-esportivos Fonte: Elaborao prpria

Os negcios identificados evoluem cronologicamente, sendo que, por exemplo, o design de planejamento e construo das instalaes (permanentes e temporrias) e infraestruturas deve considerar, na etapa pr-eventos, como elas tero um papel fundamental para facilitar a gesto das instalaes e dos eventos em seu conjunto durante o transcurso dos mesmos, e, mais ainda, como elas podero ser reutilizadas ou maximizadas a longo prazo. Do mesmo modo, o design e conceitualizao dos espaos pblicos nas cidades-sede dever considerar a facilidade que esses equipamentos podero trazer para os servios pblicos que sero entregues no somente durante os eventos, mas para a populao em geral, com um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida urbana. A seguir, cada uma destas oportunidades descrita e ilustrada com exemplos de benchmarks internacionais, permitindo caracterizar e compreender de forma mais clara onde esto as reais oportunidades

19

e como os setores podem ser transformados para aproveit-las de forma efetiva antes, durante e depois dos macro-eventos. Pr-eventos ! Instalaes e infraestrutura

As oportunidades esto relacionadas s grandes obras de construo civil necessrias para realizao dos eventos, como instalaes esportivas, aeroportos, estradas, obras de mobilidade, dentre outras 6. Estas grandes obras acabam tornando-se cones dos eventos e envolvem, muitas vezes, arquitetos famosos. Como mencionado, as obras devem ser planejadas pensando no legado e em como aproveit-las aps os eventos. Assim, as instalaes devem ser desenhadas para serem utilizadas em diversos tipos de eventos, podendo aumentar ou diminuir de tamanho de acordo com as necessidades, o que acaba por otimizar sua utilizao . Essa oportunidade deve ser aproveitada para transformao da indstria nacional, uma vez que os comits organizadores esto atuando com demanda avanada ao incluir em suas especificaes de obras exigncias muito fortes na rea de sustentabilidade . Os eventos devem otimizar os gastos energticos atravs do uso de materiais sustentveis, design e arquitetura e as estruturas devem ser pensadas considerando o ciclo de vida completo das edificaes. Alm disso, devem cumprir exigncias de acessibilidade para que o acesso seja facilitado a qualquer pessoa, deficiente ou no, no somente nas Paraolimpadas. Como o prazo curto para os eventos e h necessidade de grandes obras, aqueles que utilizarem solues construtivas para maximizarem o tempo, ganham uma vantagem competitiva para entrega da obra no prazo correto. Considerando a grande escala das construes, esse negcio fica na mo das grandes construtoras do pas, pois elas devem ter capacidade financeira para a gesto do perodo de construo. Essas grandes empresas, porm, requerem de toda uma variedade de fornecedores, desde materiais e solues construtivas, a sistemas informticos, mobilirio, etc. Em todas essas reas de fornecimento o design tem um papel muito importante. Mesmo que atualmente a
6

Um resumo das principais obras nas 12 cidades-sede da Copa encontra-se no Apndice.

20

maior parte das obras nessa rea de negcio j tenha sido licitada, ainda pode-se fazer um esforo importante de sensibilizao sobre os benefcios que traz o design junto a essas grandes construtoras. Design... ! de desempenho ... integrado ... criativo O design incorporado principalmente para buscar potencializar o desempenho das instalaes, planejando-os de forma a diminuir os impactos ambientais para garantir benefcios sustentveis, minimizando seus impactos ao entorno e pensando no ciclo de vida total das instalaes. A tecnologia possui um papel fundamental na integrao dos servios oferecidos atravs das instalaes e gesto posterior dos eventos. E finalmente, a capacidade criativa de arquitetos e designers de renome ajudar a construir edificaes icnicas que contribuam para melhorar a imagem do Brasil associada aos eventos. A seguir detalham-se dois exemplos relacionados com essa oportunidade de negcio. O primeiro mostra a papel dos designers e arquitetos na identificao de solues construtivas adequadas aos desafios enfrentados.

A oportunidade... Mesmo se atualmente a maior parte das obras nessa rea de negcio j tenha sido licitada, ainda pode-se fazer um esforo importante de sensibilizao sobre os benefcios que traz o design junto s grandes construtoras.

21

Estdio Olmpico de Londres 2012

O estdio olmpico de Londres 2012 trazia um grande desafio aos arquitetos e designers encarregados do seu planejamento. Em primeiro lugar, o terreno escolhido para o local de sua construo fica em uma ilha e necessitava ser acondicionado para facilitar o acesso ao pblico e que fosse do tamanho adequado para abrigar o pblico esperado, especialmente nos eventos de abertura e encerramento. Em segundo lugar, para aproveitar ao mximo o estdio aps as Olimpadas, deveria haver a possibilidade de dimuio da capacidade de 80 mil lugares para 25 mil. Por ltimo, o impacto ambiental e os custos deveriam ser mnimos. Em virtude dessas restries, o papel dos arquitetos e designers foi fundamental para o planejamento do estdio, idealizando uma estrutura modular com um bowl permanente escavado na terra e uma estrutura superior temporria, que permitiu ainda uma maior proximidade do pblico. Por conta da limitao do espao e versatilidade exigida para o estdio, toda a estrutura de servios ficou concentrada ao redor do mesmo, fora de sua estrutura fixa. O acesso ao estdio tambm foi planejado para que houvesse o controle do pblico, com o acesso atravs de pontes para a ilha onde fica o estdio. Com a necessidade de remodelao, foi necessrio pensar em uma estrutura leve que facilitasse as alteraes. Assim, a cobertura exterior e superior do estdio utilizou o PVC, permitindo assim uma estrutura leve e de baixo impacto ambiental.

O seguinte exemplo refere-se aos interiores dessas instalaes, e como aparecem oportunidades para empresas de menor porte.

22

Interior dos estdios: Mobiliario S.A.

No Mxico, a empresa Mobiliario S.A. foi criada h quase 40 anos, como uma pequena marcenaria, para fazer mobilirio de qualidade e design para escolas. Com o tempo, tornou-se a empresa nmero 1 de mobilirio escolar no Mxico, sendo ainda pioneira na injeo de plsticos. 20 anos depois, a empresa entrou em outro ramo de atividade, com poltronas especializadas para cinemas, exportando boa parte de sua produo para inmeras salas de cinema e teatro dos Estados Unidos. A partir de ento, a empresa se converteu em uma marca reconhecida no mundo, sinnimo de qualidade e alm disso, fonte importante de emprego no municpio de Naucalpan, Mxico. Mesmo com um incndio nos finais dos anos 90 e com a destruio de boa parte da fbrica, a empresa buscou novos horizontes e na ltima dcada entrou na rea das instalaes esportivas, entregando assentos para estdios de futebol. O incio dos trabalhos foi no Mxico, com os assentos do principal estdio do pas, o Estdio Azteca no DF, e posteriormente expandindo para a venda de assentos no mundo inteiro. Atualmente, a empresa j possui presena no Brasil e em 2012 ser responsvel por uma parte dos assentos da reforma do Estdio do Morumbi, com um contrato de US$ 1 milho.

23

Construo reutilizvel

Design... ! integrado ... de experincias

Os grandes eventos demandaro construes pontuais temporrias para o pblico em geral assistir as diferentes modalidades ou participar de eventos. Para exemplificar, temos os Fan Parks na Copa do Mundo, onde as pessoas podem assistir jogos sem ingressos em praas locais ou ambientes para recepo de uma grande massa. As diversas sedes dos eventos esportivos reuniro um grande pblico, necessitando de infraestrutura para aproveitar no s o evento em si, mas a cidade como um todo. Estruturas temporrias podem ser utilizadas por grandes marcas interessadas em organizar eventos paralelos aos macro-eventos esportivos (sempre atendendo s restries impostas pela FIFA e o Comit Olmpico). Como so obras pontuais e servem somente para as pocas dos eventos, devem ser de fcil construo e desmontagem e devem pensar na versatilidade , para poderem ser reutilizadas em vrios contextos ou usos diferentes. Nesse negcio j no to importante ser uma grande empresa com uma forte capacidade financeira, pois trata-se de construes geralmente muito mais modestas. A capacidade fundamental, porm a combinao de habilidades de engenharia, planejamento e design . O design possui um papel fundamental no desenho e nos materiais que so utilizados e serve tambm para destacar as construes e incorporar funcionalidades ao pblico, permitindo interao com as atividades esportivas e facilitando a gesto dos prprios eventos e das experincias dos participantes. A oportunidade... A utilizao de estruturas temporrias no est limitada s atividades oficiais dos eventos e podem ser utilizadas por inmeras grandes marcas para organizar eventos de marketing durante os eventos (ver Gesto de Experincia). O potencial de negcio associado aos eventos muito significativo. A longo prazo, essas capacidades desenvolvidas para atender as necessidades desses clientes podero ser transformadas em ganhos de competitividade para alcanar novos mercados no futuro.

24

A seguir apresenta-se um exemplo de uma empresa alem especializada nesse negcio 7: Airberlin World Stadium, Dusseldorf

Em 2011, o estdio do Dusseldorf recebeu o Campeonato de Msica Eurovision e necessitou buscar uma soluo temporria para poder receber suas partidas de futebol. A equipe buscou um estdio temporrio para 20 mil pessoas que ficou pronto em apenas 2 meses. Tudo isso s foi possvel atravs de um incrvel planejamento e de cerca de 30-50 profissionais capacitados a colocar de p toda a estrutura para receber o pblico para as partidas. Todo o material utilizado foi alugado para este perodo e posteriormente desmontado e removido, permitindo a reutilizao de 90% dos materiais em outras obras. Embora construdo como uma soluo temporria, usando mtodos de construo modular e pr-fabricados de ao, o estdio ficou totalmente equipado para receber toda a ao de uma partida de futebol de primeira classe. Na verdade, por causa do design compacto da instalao, permitiu que os fs ficassem ainda mais perto da ao no campo de jogo.

Residncias e hotis

As sedes dos eventos esportivos necessitam de um grande nmero de leitos que ainda no est disponvel. Estes leitos so necessrios nos mais diferentes nveis e contemplam todas as regies com eventos da Copa e Olimpadas. Adicionalmente, muitos dos hotis j existentes nas cidades-sede tambm requerem importantes investimentos para a renovao dos interiores , para estarem de acordo com as exigncias dos turistas que participaro dos eventos. No
7

http://www.nussli.us/projects/project-details/news/airberlin-world-da14sseldorf-2011-

1557/402.html

25

caso especfico do Rio de Janeiro, a Vila Olmpica para os atletas ser utilizada posteriormente pela populao local e precisa ser planejada como uma comunidade local, contendo servios em seu entorno e acesso para permitir um melhor aproveitamento. No restante das cidades-sede para a Copa sero adequadas residncias para os atletas. O tema relacionado sustentabilidade j permeia todos os tipos de construes e o BNDES ainda disponibiliza um crdito especial para construes de hotis que contemplem certos nveis de sustentabilidade no planejamento da obra. Com isso, alm das demandas dos comits internacionais, j notamos o aumento da preocupao com esta questo atravs deste tipo de poltica pblica. Independentemente do porte das empresas que se dispem a fazer as residncias e hotis, h a necessidade de ter capacidade para construir a tempo as obras. Como o prazo curto para os eventos, particularmente para a Copa do Mundo, aquelas empresas que se utilizam de solues construtivas para maximizarem o tempo de construo, ganham uma vantagem competitiva para a entrega da obra. O desenvolvimento de solues construtivas, mais uma vez, requer o trabalho integrado entre engenheiros, arquitetos e designers, assim como os fabricantes de materiais de construo e dos equipamentos interiores . Alm disso, deve haver uma integrao tecnolgica que permita aumentar os ganhos de sustentabilidade das construes, minimizando seus impactos ao entorno, sendo os conceitos de design relacionados ao desempenho, fundamentais para garantir uma maior eficincia ao processo. O exemplo a seguir um caso extremo de um hotel construdo na China em apenas 15 dias com todos os acabamentos prontos 8.

Design... ... de experincias ! integrado ... de desempenho

http://www.reuters.com/article/2012/05/14/us-china-instant-building-idUSBRE84D0FQ20120514

26

Hotel em Dongting Lake - China

O hotel em Dongting Lake possui 30 andares e foi construdo em apenas 15 dias. Trata-se de um exemplo claro de como o design influenciou desde o planejamento da obra escolha dos materiais e execuo, pois s foi possvel ser levantado nesta rapidez porque 90% do prdio foi construdo na fbrica e s encaixado no local, como se fosse LEGO. Apesar da rapidez na construo, todos os detalhes foram levados em considerao, sendo um hotel altamente sustentvel (5 vezes mais eficiente energeticamene e com um ar 20 vezes mais puro) e ainda resistente a terremotos.

O design fundamental tambm para os interiores dos prdios para os j existentes ou em construo e deve considerar como ele contribui nas experincias tursticas posteriores. Existe uma grande oportunidade para fabricantes de mveis, interiores, dentre outros, mais importante entender que o negcio contract fornecendo mobilirio e equipamentos para clientes corporativos muito diferente da venda de mveis e servios de decorao para clientes individuais. O exemplo a seguir da empresa que forneceu todos os mveis e equipamentos para a Vila Olmpica de Londres mostra o caso extremo do cliente mais exigente no negcio contract 9.

http://www.ramler.com/

27

Solues completas de mobilirio - Ramler

Oferecer os mveis e equipamentos para a Vila Olmpica no requer s design, mesmo que o design seja super importante e possa agregar elementos da essncia regional em cada caso. Esse negcio requer toda outra srie de capacidades que devem ser combinadas para prover uma soluo completa. A Ramler prov a soluo completa de mobilirio, alugando os mveis que sero utilizados e ficando responsvel por todo o processo: design, prototipagem, controle de qualidade, sourcing , transporte, armazenagem, entrega, instalao, manuteno, recolhimento e descarte. Inclusive no descarte aparece uma nova oportunidade de negcio, com a venda dos mobilirios da Vila Olmpica como souvenires diferenciados atravs da pgina web www.remainsofthegames.co.uk. Seus servios so contratados para que o cliente no precise se preocupar com nada relativo ao mobilirio das residncias, garantindo a qualidade de todo o ciclo. A empresa, australiana, se destacou com seu trabalho nas Olimpadas de Sydney em 2000 e participou tambm de Atenas em 2004. Todo esse expertise fez com que fossem contratados para prover os servios da Vila Olmpica de Londres 2012, o que acabou por gerar certo incmodo na comunidade local, uma vez que a empresa estrangeira.

A oportunidade... Na rea de construo e equipamento de residncias e hotis existe uma oportunidade de negcio muito interessante para empresas menores, inclusive empresas locais em cada uma das cidades-sede que possam aproveitar os investimentos que sero realizados por uma grande variedade de novos potenciais clientes. Em muitos casos, porm, ser necessrio que as pequenas empresas com menor experincia se aliem entre elas para juntar diferentes reas de expertise e possam oferecer produtos e servios de acordo com as exigncias associadas aos macro-eventos. Os aprendizados obtidos durante esses esforos permitiro a essas pequenas empresas crescerem e enfrentarem novos mercados no futuro.

28

Espaos urbanos

Design... ! integrado ... de experincias ... de desempenho

A grande maioria das sedes dos eventos esportivos precisa renovar seus espaos urbanos com mobilirios mais modernos e que permitam expressar o desenvolvimento e potencial turstico das mesmas. Essas construes podem ser reaproveitadas como legado de melhoria de qualidade de vida da populao que vive nessas localidades. O tipo de construo e mobilirio deve ser desenhado pensando na durabilidade e na facilidade de manuteno, evitando custos indiretos posteriormente. Se introduz o conceito de custo total, pelo qual no s necessrio que um equipamento seja o mais barato possvel na compra do mesmo, mais que ele incorpore elementos de design, uso de materiais e caractersticas prprias que reduzam os custos de operao, manuteno e inclusive descarte no ciclo de vida total do produto. Esse conceito est se estendendo amplamente nas licitaes de compras pblicas dos governos locais na Europa, por exemplo. Os investimentos em espaos urbanos podem ser uma grande oportunidade para maximizar a experincia turstica, mostrando o potencial de uma cidade aos turistas e tambm para efeito de publicidade, onde pode haver uma comunicao com as pessoas para promover marcas ou a cidade e suas atraes. A construo e renovao desses espaos surgem como oportunidade para empresas de outros setores que podem se aproveitar para adaptar sua indstria s novas necessidades, trabalhando com uma nova demanda para renovao urbana. Os espaos urbanos devem ser bem desenhados para gerarem resultados claros para a mobilidade dos turistas e da populao, permitindo acessibilidade a todos e fazendo com que seja parte do todo, integrando ainda outros servios que so disponibilizados, como limpeza e segurana, dentre outros. O exemplo a seguir apresenta o cuidado em Londres com os aspectos de acessibilidade 10.

10

http://www.wellandtribune.ca/2012/09/05/accessibility-in-london e

http://www.londoneye.com/VisitorInformation/DisabledGuests/Default.aspx

29

Acessibilidade em Londres 2012

Acessibilidade fundamental nas instalaes esportivas e no transporte pblico, nos principais pontos tursticos e nas atividades de lazer. Tudo isso requer um design bem planejado e adequado aos vrios tipos de deficincias fsicas que possam ser encontradas e foi essa questo que as Olimpadas de Londres 2012 resolveu atacar. Com um planejamento eficiente em suas obras e atraes, todos os locais dos jogos eram possveis de ser acessados por qualquer pessoa com deficincia. Inclusive, o metr de Londres criou um guia para acesso aos seus servios evitando escadas, alm de um aplicativo para celulares, criado pela inclusivelondon.com para orientar o deficiente em seus passeios pela cidade. O design est presente nas construes e mobilirios que so utilizados para garantir uma diminuio dos impactos ambientais e custos como manuteno, contemplando o ciclo de vida dos diferentes elementos urbanos. Outro ponto fundamental est na integrao dos espaos urbanos com todo o entorno e a garantia que haja um padro de mobilirio na cidade.

A oportunidade... O mais importante na considerao das oportunidades de negcio associadas renovao dos espaos urbanos nas cidades-sede focar sempre nas necessidades dos clientes (as prefeituras) e em como facilitar o trabalho deles e de todos os servios que devero prover a um grande numero de pessoas.

Nesse sentido, aparecem oportunidades, por exemplo, no desenvolvimento de novos equipamentos urbanos que ajudem a melhorar a segurana . Considerando os desafios com a segurana que enfrentam numerosas cidades brasileiras, desenvolver expertise nesse sentido pode assegurar oportunidades de negcio a longo prazo. Existe toda uma rea de trabalho que usa o chamado mtodo

30

CPTED (das siglas em ingls: Crime Prevention Through Environmental Design ou preveno de crimes por meio do design do entorno), os mapas de criminalidade e as pesquisas de vitimizao. So ferramentas utilizadas com o objetivo de prevenir as situaes e contextos que facilitam a ocorrncia dos delitos11. Pretende-se por exemplo, aumentar a vigilncia natural, o controle dos acessos, e a participao da comunidade no uso, desfrute e manuteno do espao urbano. Abaixo, detalha-se um exemplo de um projeto na Austrlia com esse objetivo 12. O projeto Beach Pass no Sydney, Austrlia

O projeto do Beach Pass um dispositivo de armazenagem mvel para guardar os bens e objetos pessoais de mais valor na praia de Bondi, em Sidney, com o objetivo de evitar o roubo oportunstico que frequentemente acontece nas praias da cidade. Consiste num sistema de smartcard introduzido numa pulseira com um chip de acesso e quiosques de armazenagem mveis. Tambm est previsto introduzir scanners nos postos comerciais e de comida e bebida no entorno da praia para permitir compras sem o uso de dinheiro em espcie. O sistema multifuncional pretende reduzir os crimes por roubo j que os visitantes da praia no precisaro levar e eventualmente deixar desatendido nenhum artigo de valor. Elementos de design importantes a destacar so as consideraes meio ambientais como o uso de plstico polietileno para a fabricao dos quiosques e a instalao de painis solares para que os quiosques funcionem com energia solar.

11

Mais informao e exemplos em: http://www.cpted.net/, www.chicagocrime.org como exemplo de

mapa de criminalidade, ou sobre pesquisas de vitimizao http://www.oas.org/dsp/Observatorio/taller/Victimization_workshop/Manual_Victimization_Spanish_ 040210.pdf


12

http://www.designingoutcrime.com/research-centre/project/63/

31

Em resumo, na fase atual pr-eventos, existem inmeras oportunidades para empresrios brasileiros designers, engenheiros, arquitetos, e toda uma ampla variedade de reas de atividade que podem ser aproveitadas desde hoje sendo cientes dos fatores-chave de sucesso requeridos em cada caso e os aportes especficos que o design deve fazer para contribuir com esse sucesso. Os clientes podem ser muito variados desde as prefeituras das cidades-sede, at as grandes construtoras que esto j executando as obras de infraestrutura, cadeias hoteleiras ou hotis individuais. Em todos os casos, eles vo estar pressionados pelas exigncias da FIFA e do Comit Olmpico, assim como pelas expectativas dos turistas nacionais e internacionais que participaro dos eventos. Compreendendo essas exigncias e entendendo os requerimentos, empresrios no Brasil devem comear a tomar uma posio mais pr-ativa para materializar essas oportunidades em retornos concretos.

Durante os eventos ! Gesto de instalaes e eventos

As instalaes esto sendo desenvolvidas para diferentes tipos de esportes e eventos durante e aps a Copa de Mundo e as Olimpadas. Para que os resultados sejam maximizados, h a necessidade de realizar um planejamento para a gesto de cada tipo de evento. Esta gesto deve ser orientada com uma viso integrada para a diminuio de custos de manuteno futura. O planejamento integrado essencial desde a concepo (na etapa pr-eventos) at a utilizao das instalaes, permitindo que seja feita uma gesto mais eficiente e os custos finais sejam menores medida que os resultados melhorem. A integrao tecnolgica permitir maximizar o desempenho e monitorar remotamente a gesto das instalaes, atuando quando necessrio ou acionando o setor pertinente. O exemplo a seguir apresenta uma das poucas empresas especializadas na parte tecnolgica da gesto de prdios, a empresa sueca TAC. Outro ponto fundamental na gesto das instalaes est relacionada experincia do usurio e visitantes. A utilizao do design tem um papel chave no desenho dos servios, permitindo que seja feito de forma integrada . Assim, todo o planejamento dos diferentes servios para a gesto das instalaes e eventos como por exemplo a

Design... ! integrado ... de desempenho ... de experincia

32

segurana, venda de entradas e registro, limpeza, catering , retransmisso audiovisual, etc. quando feito de forma holstica, no somente facilitar a gesto, como tambm contribuir gesto da experincia turstica completa (ver seguinte negcio).

T.A.C: empresa sueca de gesto de instalaes

A TAC uma empresa especializada em gesto de prdios, possuindo em seu portflio: o Estdio do Manchester United, o Kremlin, o Rockefeller Center, dentre outros. A empresa oferece um servio completo com controladores, sensores, interfaces de monitoramento e servios para atendimento pontual, quando necessrio. Toda essa eficincia na gesto s possvel por conta de processos bem elaborados e servios integrados por meio de tecnologia de ponta e design. Em virtude de seu sucesso e crescimento mdio de 8% ao ano, em 2003, a Schneider Eletric adquiriu a empresa por ! 422 milhes. Aps a aquisio, a TAC tornou-se o centro da estratgia de crescimento da Schneider em automao predial, mercado crescente ano aps ano.

A oportunidade... Esse um negcio relativamente novo que requer um elevado grau de especializao com equipes multidisciplinares, e por enquanto existem poucas empresas com um expertise forte e comprovado. A tendncia mundial externalizao desse tipo de servios seja para instalaes esportivas o para outros tipos de prdios abre uma interessante oportunidade para novas empresas se posicionarem. As empresas brasileiras que possam oferecer esses servios na Copa do Mundo e nas Olimpadas tero no seu portfolio os clientes mais exigentes do mundo.

33

Gesto de experincias

Os macro-eventos esportivos trazem uma gama maior de turistas nacionais e internacionais interessados em fazer parte dos eventos. Estes turistas no s viajam para os locais dos eventos para desfrutar de uma partida de futebol ou assistir uma competio, mas usufruem dos mais variados tipos de experincias desde que chegam, como passeios tursticos, consumo local, dentre outros. A profundidade e qualidade dessas experincias estar s limitada pela capacidade dos empresrios brasileiros de propor contedos para as mesmas, seja em forma de produtos para consumir ou servios para vivenciar. No mundo hoje, os turistas buscam cada vez mais informaes atravs da internet e compartilham suas experincias atravs da rede, alm de assistir muitos dos eventos atravs da internet com aplicativos mveis. Pensando no crescimento exponencial que esse fenmeno tem em escala planetria (Quantas pessoas tinham um smart phone nas Olimpadas de 2008? Quantas pessoas no tero um smart phone ou o seguinte gadget eletrnico nas Olimpadas de 2016?) indispensvel a explorao dos impactos que esse fato tem nas experincias tursticas assim como as oportunidades que se abrem para todo tipo de empresa chegar a esses turistas de formas nem consideradas h alguns anos. O turismo de longa distncia (aquele dos turistas que viajam vindo de outros continentes) deixou de ser um negcio exclusivo das grandes operadoras de turismo. Ao contrrio, surge a nichificao do turismo - a procura de cada turista por ter uma experincia nica e autntica, o qual abre portas para toda uma variedade de players menores e mais locais na rea turstica. Com os avanos tecnolgicos, fundamental que todas as informaes estejam integradas atravs de diferentes plataformas e redes para que cada turista ache o que procura e, adicionalmente, todo outro tipo de pblico tenha acesso s informaes antes, durante e depois das viagens ou eventos esportivos. A vivncia dos eventos esportivos em particular um rea onde a integrao de tecnologia e design focado no usurio torna-se fundamental. A experincia da BBC com as Olimpadas de Londres recentemente um exemplo da nova conceitualizao de como podem ser experimentados os eventos esportivos, e marca a pauta

Design... ... de experincia ! integrado ... criativo

34

para o que pode estar acontecendo nos prximos 2 e 4 anos para os eventos que acontecero no Brasil13. Multiplataforma online da BBC

A BBC foi a responsvel pela transmisso das Olimpadas de Londres 2012 e criou uma multiplataforma online para que as pessoas ao redor do mundo pudessem usufruir da melhor experincia de transmisso, acompanhando todos os detalhes dos jogos. A plataforma criada possuia 24 canais de streaming HD para que fossem vistas todas as modalidades possveis por qualquer equipamento: computador, tablet, celular ou TV. A BBC contava com uma pgina para cada atleta, modalidade, pas ou arena para que qualquer um acessasse, obtendo assim a informao pessoalizada a seu interesse. As estatsticas de cobertura miditica so impressionantes: 2500 horas de cobertura, 431 milhes de visitas (25% visitantes nicos), 12 milhes de vdeos por celular, 102 milhes de streamings ao vivo (valor quase 3 vezes superior ao recorde anterior na Copa da frica do Sul), 150 milhes de twits , e quase 2 milhes de downloads do aplicativo da BBC. Assim, com o lema Nunca perca um instante ( Never miss a moment), os jogos de Londres 2012 foram verdadeiramente os primeiros jogos digitais, com informaes fluindo pela internet por qualquer canto do mundo e permitindo uma experincia nica para os que estiveram em Londres e para os que estiveram distantes. Para se preparar para os jogos, a BBC realizou importantes investimentos os retornos, porm, ficam como um legado tecnolgico e de experincia de usurio que fidelizar espectadores no futuro.

13

http://www.bbc.co.uk/blogs/bbcinternet/2012/07/olympics_design.html

35

Para garantir o sucesso da experincia do pblico, o ambiente precisa ser controlado, planejado. necessrio desenvolver uma estrutura de operao que garanta a excelncia no atendimento e experincia de forma consistente e coerente em toda a cidade. A imagem das cidades-sede deve extrapolar os atrativos tursticos, demonstrando outras questes de excelncia presentes, como segurana, qualidade dos servios e oportunidades para negcios. Essa uma oportunidade nica de ser uma vitrine para o mundo e os diferentes tipos de mdia e experincia do usurio so o canal para isso. A experincia de Barcelona durante as Olimpadas de 1992 um excelente caso de sucesso e apresentado em profundidade na seo 4. De todos os turistas que visitaro as diferentes cidades-sede, seja para a Copa ou para as Olimpadas, sejam nacionais ou estrangeiros, espera-se que consumam alm de produtos e servios tursticos mais diretos (hotis, restaurantes, transporte, etc.) tambm todo tipo de souvenires, como jias, confeces, acessrios, etc. O design adequado de todos esses bens fundamental para maximizar o impacto numa grande variedade de indstrias e artesanatos em todo o pas. Por adequado entende-se que estejam adaptados aos gostos, oramentos e padres de compra dos diferentes tipos de turistas que chegaro nas localidades. A parte mais criativa do design nesses casos no deixa de ser importante, mais para que essa criatividade seja transformada em retorno comercial, importante analisar em profundidade o que esses turistas vo querer comprar. Podem-se analisar estudos de perfis de turistas genricos ou tambm pode-se aproveitar os 5-6 milhes de turistas internacionais que j chegam cada ano ao Brasil (alm dos turistas nacionais, claro) para pesquisar diretamente com eles os comportamentos de compra que podero se reproduzir quando cheguem nmeros de visitantes muito maiores em 2014 e 2016, e no futuro. O modo para fazer essa pesquisa pode ser rudimentar (com estudantes fazendo pesquisas corpo a corpo nos pontos tursticos) ou altamente tecnolgico ou sofisticado. A opo vai depender dos recursos disponveis e da criatividade dos empresrios para desenvolver as melhores formas de testar seus produtos. No caso seguinte, mostra-se um exemplo no relacionado aos macro-eventos esportivos, mais que reflete muito bem sobre as oportunidades da anlise de comportamento de consumidores 14.

14

http://www.restaurantvandetoekomst.wur.nl/UK/

36

Restaurant of the future: Anlise de comportamento de consumidores

Este no um exemplo tpico dos macro-eventos esportivos, mas pode ser utilizado para entender como mapear os desejos e hbitos dos diferentes consumidores, permitindo criar melhores produtos e experincias aos mesmos. O Restaurant of the future uma parceira entre a Universidade de Wageningen, a Noldus (software de comportamento humano e pesquisa), a Sodexo (servios de restaurante) e a Kampri (especialistas em cozinha equipamentos e consultoria). Atravs desta parceria so analisados dados dos consumidores em um restaurante atravs de cmeras espalhadas pelo teto. Estas imagens so analisadas pelos softwares e especialistas para verificar o que acontece com as variaes de sabor, luz, cheiro, dentre outros itens na percepo e escolha do consumidor por tipos de comida. Essa parceria permite entender exatamente como criar as melhores experincias ao consumidor e assim, entregar um melhor produto e servio.

Adaptando esse exemplo s oportunidades de venda de souvenires, com a tecnologia disposio, poderia se pensar, por exemplo, em ilhas de stands de souvenires nos principais pontos tursticos, onde por GPS ou bluetooth pudessem analisar o comportamento de cada turista que visita os stands , considerando que a maior parte deles ter um smart phone que poderia conectar-se a uma rede wi-fi gratuita em troca de ser monitorado. Outro consumo habitual dos turistas, que no caso brasileiro poderia ser maximizado e potenciado, inclui a indstria cultural e de entretenimento . Na Gr-Bretanha durante 2012, em paralelo s Olimpadas, foi organizada uma Olimpada Cultural com mais de 12.000 eventos espalhados pelo pas e a participao de 16 milhes de pessoas. Com a riqueza e diversidade cultural no Brasil, o potencial

37

para desenvolver shows nicos e inigualveis que magnifiquem as experincias dos turistas e abram um potencial exportador para esta indstria simplesmente enorme. Durante os eventos, algumas marcas buscam associar seus produtos e servios ao acontecimento, aumentando o relacionamento com o consumidor. As oportunidades para oferecer propostas originais de branding e de formas genunas para conectar com os consumidores, mais uma vez, so ilimitadas. As regras da FIFA e do Comit Olmpico devem ser estritamente observadas, porm, existe lugar para grandes inovaes com todo tipo de produtos e servios que contribuam experincia dos turistas e repercutam no branding de grandes marcas. A seguir, o caso do centro de treinamento de futebol criado pela Nike na frica do Sul, lanado na preparao da Copa do Mundo e ainda em operao15. Nike Football Training Centre em Soweto

O Nike Football Training Centre uma referncia e orgulho para Soweto, um subrbio mtico na luta contra o Apartheid na frica do Sul. O centro foi criado como um projeto paralelo Copa do Mundo de 2010 para divulgar sua marca, mesmo no sendo patrocinadora do evento, e promover seus produtos. O centro foi construdo para eventos da Nike antes da Copa do Mundo para promoo da marca global da empresa de calados e ao mesmo tempo servindo comunidade local. Sua decorao est estreitamente ligada publicidade da Nike. O centro apoia o trabalho de organizaes locais, como a Soweto Football Association , que acabar por assumir a sua gesto. Outro grupo, Grassroots Soccer , orienta sobre HIV / AIDS atravs de coaching , enquanto a organizao Right to Care executa testes de HIV. O design e a arquitetura foram peas fundamentais na conceitualizao do centro, que hoje uma referncia de boas prticas no pais.

15

http://archrecord.construction.com/features/humanitarianDesign/Africa/Nike-Football-Training-

Centre.asp

38

A oportunidade... O design est presente na oferta de produtos e servios de qualidade, adequados aos gostos e desejos dos turistas, planejando-os com um foco na experincia do usurio , de forma que o turista participe dos eventos, interaja com a cidade, leve consigo uma parte dessa experincia como souvenires e comparta e divulgue nas mdias sociais essa experincia positiva para contribuir consolidao do turismo no nosso pas no futuro.

Gesto de espaos e servios pblicos

Algumas tendncias que afetam como so planejados os espaos pblicos e entregues os servios pblicos incluem: ! A limitao dos recursos pblicos disponveis na Europa, onde a crise econmica nos ltimos 4 anos est afetando fortemente as finanas pblicas, esse fenmeno mais intenso, mas no Brasil com a magnitude dos desafios que as prefeituras devem enfrentar, essa limitao termina por ser igualmente forte. Conscincia ambiental permeando aos poucos tambm a legislao pblica e impactando nas compras e licitaes pblicas. Mudanas populacionais modificam o que eles precisam como servios pblicos. Novas ferramentas tecnolgicas principalmente na rea de conectividade oferecem novas possibilidades para enfrentar os desafios pblicos,

A combinao de todas as tendncias leva a desafios mais complexos que devero ser resolvidos com solues integrais que incluam tanto os produtos ou equipamentos pblicos, quanto os servios pblicos associados, com uma viso integrada do ciclo de vida completo dos produtos e servios, e novos modelos de negcios associados. Se fala hoje cada vez mais de smart cities ou cidades inteligentes.

39

A tecnologia e o design esto cada vez mais presentes para auxiliar a gesto pblica a otimizar seus resultados em diferentes frentes, principalmente atrelados ao monitoramento e acompanhamento remoto, assim como na reduo de custos e otimizao de processos. Muitos desses servios de gesto pblica acabam terceirizados para empresas que possuem conhecimento especfico e ferramentas de gesto eficientes para a realizao dos mesmos, oferecendo uma maior qualidade e permitindo tambm aumentar a capacidade dos servios em momentos de aumento de demanda (durante os eventos), frequentemente provendo as denominadas solues integrais. A gesto dos espaos e servios pblicos nas cidades-sede da Copa do Mundo e Olimpadas pode vir a influenciar significativamente a imagem das cidades , principalmente no que tange segurana, informao turstica, sade e limpeza urbana. Estes servios so essenciais para atrair turistas e posteriormente devem se converter em um grande legado para o Brasil, ao garantir uma qualidade de vida melhor populao durante e aps os eventos.

A oportunidade... Desde a fase pr-eventos, as oportunidades associadas integrao do planejamento junto gesto durante os eventos e para o legado devem ser avaliadas e aproveitadas tanto pelas prefeituras , para maximizar o impacto positivo nas suas populaes, quanto pelas empresas que entrem nessa interessante rea de negcio. Os aprendizados e capacidades adquiridas por empresas para entrar nesse negcio associado Copa e s Olimpadas poder ser fortemente rentabilizado a longo prazo em quanto muitas outras cidades no Brasil iro precisar de um upgrade significativo nos seus espaos e servios pblicos. Enquanto a populao veja o quanto mais possvel fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades-sede, exigiro atravs dos seus votos, melhorias em todas as cidades do Brasil.

Design... ! integrado ... de desempenho

O design possui um papel chave no planejamento e desenvolvimento de toda essa grande rea de oportunidade de negcio, integrando com tecnologia, para estruturar novas cadeias de valor prontas para atender as necessidades mutveis das prefeituras e oferecer solues integrais que maximizem os resultados. O desempenho

40

dos equipamentos e materiais utilizados tambm fundamental para permitir uma gesto mais eficiente e facilitada. Em um caso especificamente ligado um macro-evento esportivo, as Olimpadas de Inverno de 2010 em Vancouver, pode-se apreciar a grande variedade de oportunidades que aparecem nessa rea 16.

Vancouver 2010: Soluo de TI para sade

Em Vancouver para as Olimpadas de Inverno de 2010, a soluo encontrada para prover o melhor servio de sade para os atletas prximos das pistas foram policlnicas mveis e a utilizao de uma unidade mdica mvel com 12 leitos e sala de operao. Atravs dessa estrutura era possvel compartilhar imagens pela web com outros locais para uma segunda opinio de especialistas, caso houvesse alguma emergncia. Para os atletas, o servio criado reduzia ou eliminava a necessidade de transporte para aconselhamento mdico, permitindo o retorno mais rpido competio. Essa unidade mvel foi to bem recebida, que acabou sendo comprada pela Provncia de British Columbia aps os jogos. O papel do design foi fundamental para o desenho dos processos e interao com tecnologia para permitir esses ganhos.

Em definitivo, os grandes eventos esportivos que visitaro o Brasil nos prximos 4 anos podem abrir um importante leque de oportunidades de negcio para empresas de todo tipo. Na fase pr-eventos, a maior parte do bolo fica com as grandes empresas brasileiras. Durante os eventos, ao contrrio, muitas das oportunidades requerem uma flexibilidade, criatividade e capacidade de inovao que normalmente so mais caractersticas das pequenas e medias empresas no nosso pais.

16

http://www.gereports.com/2010-olympics-score-a-first-with-health-it-solution/

41

Adicionalmente, importante ressaltar que muitos desses negcios comportam novos modelos de operao onde devem-se juntar skills diferentes aos tradicionalmente usados por empresas individualmente. O aproveitamento real das oportunidades futuras depender da capacidade das empresas com os mais variados expertises de se juntar e formar alianas e colaboraes para juntos oferecer as solues requeridas. O ltimo exemplo, da GE nas Olimpadas de Vancouver, pode ser uma soluo entregue por uma multinacional gigante, ou tambm pode ser desenvolvida por empresas locais com um melhor conhecimento dos requerimentos particulares do caso, e combinando empresas de equipamentos mdicos, de TI, fornecedores de servios de sade e designers que desenvolvam o conceito e integrem as diferentes empresas para oferecer ao cliente a soluo completa final.

Ps-eventos Com a realizao dos macro-eventos no Brasil, as empresas podero se capacitar para fornecer produtos e servios a uma demanda mais exigente. Aps estes eventos, as empresas podero ampliar essa oferta alm do pas, pois surgem oportunidades nos mais variados setores de negcio e elas j estaro capacitadas a atender esta demanda mais sofisticada, podendo assim abranger qualquer tipo de mercado. ! Maximizao e versatilidade de uso de infraestruturas e instalaes e reutilizao de estruturas modulares

Os investimentos realizados em estdios e infraestrutura demandaro uma capacidade especfica de gesto no s durante os eventos, mas tambm para o legado, permitindo sua utilizao de forma eficiente pelas empresas e comunidades locais . Esse desafio j muito evidente em cidades-sede que esto investindo fortemente em novos estdios com uma grande capacidade, mas que fica evidente que o cenrio esportivo local tem pouca expressividade. A viabilidade econmica das instalaes dever ser assegurada por outro tipo de eventos (ver Apndice). A reutilizao das construes temporrias facilitar a rentabilidade dos investimentos realizados. Ser mais importante ainda poder aproveitar a experincia adquirida por empresas brasileiras nessa

42

importante rea de negcio, abrindo-se possibilidades de lucro no somente em outros grandes eventos esportivos, mais tambm em qualquer evento social ou cultural onde a capacidade de montar e desmontar instalaes desenhadas para maximizar as experincias das pessoas possa ser um diferencial competitivo, no Brasil e no exterior. ! Gesto de comunidades

O papel das novas tecnologias e como elas facilitam o estabelecimento de relaes durveis com pessoas por todo o mundo um fenmeno que mudar como as marcas relacionam-se com os consumidores. Num horizonte temporal de 4-5 anos, junto a novos desenvolvimentos tecnolgicos que devero aparecer pelo menos ao mesmo ritmo que nos ltimos 5 anos, as oportunidades para desenhar novas estratgias de branding sero ilimitadas . Nesse sentido, as empresas brasileiras que tenham aproveitado os macro-eventos esportivos com novas ferramentas tecnolgicas para criar bases de dados completas com as informaes e interesses das pessoas que visitaram o Brasil e/ou das pessoas de todo o mundo que experimentaram os eventos virtualmente, tero no seu poder um ativo de incalculvel valor que poder ser aproveitado comercialmente para criar comunidades de interesse com perfis diferenciados para as diversas marcas que queiram conectar com esses grupos de pessoas. Designers grficos, publicitrios, especialistas em branding , desenvolvedores de games e aplicativos, fornecedores de contedos, etc. todos eles podero unir esforos para aproveitar toda uma nova rea de trabalho no futuro. ! Consolidao turstica

O Brasil dever ver o fluxo turstico aumentar significativamente aps os eventos esportivos e as cidades demandaro servios adequados para receber esses turistas. Servios ligados experincia e infraestrutura geral sero os mais demandados ao longo dos prximos anos e o design possui um papel fundamental para agregar valor. No entanto, para que isso seja vivel, o Brasil deve investir na disseminao das suas potencialidades, demonstrando as capacidades adquiridas ao longo de todas as etapas de preparao e realizao dos eventos, e se aproveitando das ltimas ferramentas tecnolgicas em cada momento para junto ao design oferecer experincias nicas para os turistas novos e recorrentes.

43

Melhoria da qualidade de vida urbana

O planejamento da infraestrutura, mobilidade e espaos e servios pblicos das cidades-sede no deve ser apenas para os macroeventos esportivos, mas sim pensando de forma a dar uma continuidade, oferecendo melhores condies para os habitantes, turistas e para que as empresas sejam mais competitivas. A tendncia global por desenvolver cidades inteligentes capazes de garantir uma qualidade de vida tima para as populaes urbanas abre duas grandes oportunidades para o Brasil: ! Na medida que as cidades-sede e outras cidades que as emulem sejam capazes de virar cidades inteligentes, elas sero tambm capazes de reter o talento local e atrair talento de todo o mundo . Essa reteno e atrao de talento esta na base de construir cidades e regies mais competitivas no Brasil, pois tero o ingrediente mais importante na economia do conhecimento na qual estamos hoje: o capital humano. As empresas brasileiras que como consequncia da experincia na preparao para os eventos e durante a gesto dos mesmos adquiram expertise no desenvolvimento de solues integrais para espaos e servios urbanos que contribuam a essas cidades inteligentes, podero se abrir oportunidades de mercado em todo o mundo para customizar essas solues para os requerimentos e contextos de novos clientes.

Em resumo, o design aparece com um agregador de valor nas diferentes etapas dos macro-eventos esportivos e deve ser visto como um diferencial competitivo a ser incorporado desde o planejamento, permitindo a transformao das indstrias e servios brasileiros atendendo a uma demanda mais exigente e se preparando para atender todo tipo de demandas globalmente . As oportunidades esto na nossa frente. A sua quantificao em grande medida um esforo ftil enquanto a maior parte dessas oportunidades so ilimitadas dependendo somente da capacidade dos empresrios brasileiros para inovar com produtos e servios que cubram as necessidades, atendam s exigncias e maximizem os retornos para a economia brasileira em seu conjunto.

44

4.

Benchmark internacional
Para a realizao do estudo, foram consultadas inmeras fontes secundrias sobre as experincias com macro-eventos esportivos das ltimas duas dcadas, aprofundando-se nos casos mais recentes das Olimpadas de Londres 2012 e a Copa do Mundo da frica do Sul em 2010. Para esses ltimos eventos existe uma maior disponibilidade de informao e eles foram desenvolvidos em contextos econmicos e tecnolgicos provavelmente mais similares situao que teremos no Brasil em 2014 e 2016. Muitos dos exemplos de oportunidades de negcio que inclumos na seo anterior do texto so desses ltimos eventos por esse motivo. Como ilustrao da principal mensagem que queremos transmitir com esse estudo: a oportunidade de realizar uma transformao produtiva real no Brasil com a desculpa dos macro-eventos esportivos, ns procuramos um exemplo mais antigo, onde o passar do tempo possa mostrar o impacto real que o evento teve na economia produtiva da cidade e da regio. Esse o caso de Barcelona e as Olimpadas de 1992. Na extensa literatura disponvel sobre os impactos dos Jogos Olmpicos nas cidades receptivas, existe um consenso inequvoco ao citar Barcelona como um dos poucos casos de sucesso no aproveitamento de um evento dessas caractersticas. Por meio de pesquisa secundria e fundamentalmente de entrevistas com os principais atores em Barcelona no final dos anos 80 e comeo dos anos 90, redigimos o caso apresentado a seguir, com os principais aprendizados para o Brasil de hoje. O caso de Barcelona O design nas Olimpadas de Barcelona 1992 Como na maioria das cidades onde foram realizadas as Olimpadas, esses eventos servem para gerar na cidade um nvel de infraestrutura e melhorias urbansticas, que no seria possvel de outra maneira. Para Barcelona tambm, mas diferentemente de outros casos, as Olimpadas significaram mais para a cidade do que apenas uma mudana urbana. Para Barcelona, alm de ser o incio de um plano turstico, que est em pleno vigor at hoje, serviu para torn-la conhecida com uma cidade referncia em design e, ao mesmo tempo, fortalecer a indstria correspondente e outros setores associados.

45

Para encontrar as razes para o sucesso necessrio saber que por trs do projeto olmpico e da liderana do ento prefeito Pasqual Maragall, a abordagem foi a de organizar os jogos para tentar inovar em tecnologia e no espao urbano, utilizando o design como ferramenta e elemento de mudana. A ideia por trs estava em racionalizar todo o investimento pensando no futuro e no apenas em quinze dias de grande campanha nos meios de comunicao. Nas palavras dos prprios protagonistas, alm disso, atrs de um desejo inovador tambm havia o desejo de deixar uma mensagem: "Mostrar que neste canto do Mediterrneo havia uma maneira de entender a vida, e queramos marcar para que todos no mundo soubessem onde Barcelona". O fortalecimento da imagem de Barcelona na rea do design e inovao, junto ao impulso dado ao turismo e os esforos realizados para reforar a competitividade da indstria local contriburam para o grande sucesso que foi Barcelona 92. Junto com o sucesso inegvel dos Jogos, a cidade ainda fez outras conquistas, como a recuperao da fachada da marina para a criao de praias em uma rea previamente dedicada ao mbito industrial (e, em muitos casos, decadente). Sem realmente olhar ou pensar em uma estratgia de "design management" para a cidade desde o incio, grandes resultados foram alcanados atravs da coordenao de diferentes departamentos e aes isoladas. Na verdade, no havia um lder por trs de toda a estratgia em design. O que ocorreu foi mais uma soma de talentos. Em termos gerais, as reas onde o design teve um papel importante podem ser resumidas em: a. design grfico b. design do Look & Feel das instalaes dos jogos e mbitos desportivos c. design dos elementos esportivos: o conceito de uma janela para o mundo d. design das grandes instalaes olmpicas e. design de elementos urbanos que costuravam a cidade

46

Essas reas so detalhadas a seguir. a. Design grfico Para os diferentes elementos grficos foram realizados vrios concursos com designers locais, com a ideia de promover a criatividade e as empresas locais. Javier Mariscal foi o designer que venceu o concurso para escolha do mascote. A sua escolha j estava quebrando paradigmas, uma vez que as outras propostas eram desenhos muito ao estilo "Disney" e o nico mascote que era realmente diferente, foi o Cobi (ver imagem). Foi uma escolha arriscada, porque era um cachorro "achatado" e sem roupas. O mais importante, porm, foi o estabelecimento por trs do projeto criativo de Mariscal de uma equipe de design responsvel por adaptar o animal de estimao com todo o resto da imagem dos jogos. Tambm houve uma equipe responsvel pelo design do logotipo dos jogos e por toda a adaptao grfica dos demais elementos, como todos os pictogramas para as diferentes modalidades esportivas. Estas adaptaes grficas foram consideradas muito inovadoras em comparao com o que tinha sido feito at ento. b. Design do Look & Feel das instalaes dos jogos e mbitos desportivos Durante dois anos antes das Olimpadas, uma equipe de designers locais trabalhou no projeto do Look & Feel das instalaes dos jogos e dos mbitos desportivos. No contexto do comeo dos anos 90, com a comunicao dominada quase exclusivamente pela televiso, essa equipe sempre teve em mente a ideia de projetar considerando o "U" da televiso e como seria visualizado pelos 3.5 bilhes de pessoas:

Cmeras

47

Tambm se encarregaram do Look & Feel de outros lugares onde se concentrariam fluxos de pessoas para ir aos eventos dos jogos, como a chegada ao aeroporto, entrada do Montjuic (a colina onde estavam instaladas as grandes obras olmpicas, como o estdio, as piscinas e o palcio dos esportes), a entrada da vila olmpica, centros de recepo, dentre outros. O objetivo era que tudo tivesse a mesma imagem corporativa para dar coerncia. c. Design dos elementos esportivos: uma janela para o mundo Sob o conceito de "uma janela para o mundo" que envolveu a tela da televiso, como vitrine para os telespectadores mundiais, eles aproveitaram a oportunidade para posicionar Barcelona como uma referncia em design e vanguarda. Assim, selecionaram uma srie de esportes para incorporar elementos com um design inovador, tais como: cadeira do rbitro do tnis, a sada nas raias de atletismo, os pdios, etc. Os concursos pblicos que foram lanados para esses equipamentos se basearam na participao sempre de um designer local e, alm disso, de uma empresa tambm local que pudesse produzir de acordo com os aspectos tcnicos. Alm disto, foram feitos outros concursos tambm para desenhar outros elementos como as tochas, uniformes dos voluntrios e esportistas, dentro outros. Para projetar a imagem de Barcelona foram usadas ainda as mais variadas ferramentas, como por exemplo a combinao da tradio da Barcelona representada pela cantora de pera Montserrat Caball e a abertura internacional com a participao de um cone do pop como Freddie Mercury, apresentados juntos para representar a cano Barcelona.

48

d. Design das grandes instalaes olmpicas O design das grandes instalaes olmpicas como o estdio Palau Sant Jordi, a torre de comunicao, e a Vila Olmpica, ficou a cargo de arquitetos de renome, como Foster ou Isozaki. Como em todas as outras cidades que sediaram os jogos, essas instalaes acabaram por virar cones da cidade. O mais importante da experincia de Barcelona, porm, foi a participao constante na equipe de trabalho de cada arquiteto de prestgio de um arquiteto da prefeitura para coordenar com as outras reas que estavam sendo desenvolvidas, como se explica a seguir.

e. Design de elementos urbanos que costuravam a cidade Como explicado acima, a concepo de equipamentos de grande porte foram encomendados a arquitetos de prestgio, mas havia uma parte muito importante que foi o projeto das reas e elementos urbanos que costuravam a cidade e se uniam s instalaes. Para explicar esta parte, necessrio remeter a alguns anos atrs, antes que Barcelona tivesse as Olimpadas anunciadas, aproximadamente no final da dcada de 70. O arquiteto Oriol Bohigues era o diretor da rea de urbanismo da prefeitura de Barcelona e foi encarregado da gesto da cidade com a viso de desenvolver uma cidade integrada. Oriol Bohigues contratou uma equipe de arquitetos recm-formados para realizar este projeto, que originalmente comeou em 1982 como um pequeno escritrio de projetos dentro da prefeitura da cidade. A equipe comeou pouco a pouco, com pequenos projetos, quando, em 1988, eles receberam a notcia das Olimpadas, onde tudo o que tinham planejado fazer em 20 anos, deveriam desenvolver em somente 4 anos para chegar a tempo para os jogos. Oriol Bohigues se tornou um dos arquitetos responsveis pelas grandes instalaes, em particular da Vila Olmpica. Na equipe da prefeitura, todos os

49

jovens arquitetos ficaram muito motivados e apaixonados pelo desafio olmpico que teriam pela frente. Foram encarregados do design das zonas e elementos urbanos que costuravam a cidade, e em alguns bairros especficos, como: Vallhebrn, Vila Olmpica, Zona Universitria e Glories. Um deles foi o diretor de elementos urbanos, Enric Pericas, e ficou responsvel por gerar um catlogo de elementos urbanos para colocar primeiramente nessas reas e, em seguida, em toda a cidade, como bancos, elevadores de vidro do metr, postes, abrigos de nibus, quiosques, dentro outros, para chegar a uma padronizao em toda cidade. O resultado a Barcelona atual, onde em qualquer bairro os elementos urbanos so os mesmos, inclusive em toda a rea metropolitana. Para a realizao deste catlogo foi feita uma mistura entre design da prpria equipe e concursos pblicos com designers locais. Neste ltimo caso eram pagos honorrios mnimos para os profissionais para prepararem a proposta e logo tambm se lanava um concurso pblico para a fabricao do elemento urbano desenhado. Essa forma de contratao garantia que o fabricante local pudesse posteriormente vender este item para outras cidades e at mesmo melhorar o produto exportado. Muitas vezes especialmente em casos que no houvesse um fabricante local com a capacidade de fabricao suficiente no escasso tempo que disponham escolhiam mais de um fabricante, aproveitando assim para fortalecer mais empresas locais. Os elementos que eram projetados internamente na prefeitura eram aqueles que precisavam ser testados na prpria cidade, como os desnveis da calada, grades de vidro, etc. O restante bancos, postes de iluminao, etc. poderiam ser projetados e testados externamente. Empresas como Fundicin Dctil Benito 17, que at ento produziam bueiros, comearam a produzir elementos urbanos mais sofisticados. O ex-diretor de elementos urbanos que trabalhou na cidade de Barcelona por quase 15 anos, foi trabalhar para uma dessas empresas posteriormente. Atualmente essas empresas vendem seus produtos em todo o mundo.

17

www.benito.com

50

Transformao produtiva O caso de Barcelona referncia porque 20 anos mais tarde constata-se como os esforos realizados pela colaborao pblicoprivada tiveram um impacto muito significativo em alguns setores econmicos da cidade e da regio. Uma das chaves dessa transformao firmou-se na capacidade de juntar os gnios criativos pela qual Barcelona havia sido conhecida anteriormente (arquitetos como Gaud, pintores como Mir ou Casas, ...) com uma indstria local seria e profissional para garantir a entrega dos resultados na altura das exigncias do Comit Olmpico Internacional. Alguns setores afetados muito positivamente foram, por exemplo, o audiovisual, os fabricantes de equipamentos urbanos, o prprio design (como se resumiu acima) e, fundamentalmente, o turismo. No caso do turismo em particular, cabe salientar que, at ento, Barcelona no possua uma imagem turstica forte, muito menos a relacionada a turismo de cruzeiros. Nos anos prvios s Olimpadas foram realizados investimentos considerveis em nova hotelaria assim como na modernizao de instalaes existentes. Entre 1990 e 1992, aumentaram o nmero de leitos em 35% 18. Esse esforo investidor, porm, no foi suficiente, e durante o perodo das Olimpadas 15 navios de cruzeiro se instalaram no porto de Barcelona. Essa experincia quase fortuita permitiu ganhar conhecimento e experincia com um novo negcio dentro do turismo, e constituiu o ponto de partida para o negcio de cruzeiros em Barcelona, que passou de uma quantidade insignificante em 1992 para quase 2,5 milhes de passageiros em 2010 19, convertendo-se no primeiro porto de cruzeiros do Mediterrneo. Essa mudana foi liderada pela instituio pblico-privada Turisme de Barcelona , e foi acompanhada de um forte investimento privado de aproximadamente ! 60 milhes nos terminais de cruzeiro ps-Olimpada.

18 19

Fonte: Turisme de Barcelona Fonte: Porto de Barcelona

51

Concluses e recomendaes ao Brasil Se for verdade que por trs da liderana do ento prefeito de Barcelona teve certo planejamento para organizar os jogos, tentando inovar em tecnologia e no design urbanstico, no houve uma clara estratgia de "design management " da cidade, sendo o resultado positivo mais uma soma de talentos. No caso do Brasil, partindo de exemplos como o de Barcelona, poderia haver um planejamento atravs de uma estratgia global desde o incio, garantindo que o impacto seja muito maior. Quando se olha a posteriori e com os depoimentos de alguns dos protagonistas, verifica-se que havia por trs de todo o trabalho realizado, especialmente no que tange o design e planejamento da cidade, equipes de jovens annimos altamente motivados pelo seu trabalho, no deixando tudo nas mos de designers ou arquitetos renomados. Se o Brasil deixar tudo nas mos de designers renomados, eles projetaro uma "criao" que, eventualmente, ficar velha, tornando-se obsoleta. mais eficaz formar uma equipe annima, jovem, com paixo e que trabalhe como uma orquestra. Para Barcelona esta equipe foi o filtro de controle que corrigia os principais arquitetos, que projetavam as grandes instalaes, para o modelo de cidade que eles queriam. Esta equipe era a responsvel por corrigir as mensagens dos polticos, convertendo em algo que fosse entendido pelos tcnicos. Como concluso, pode-se verificar que o caso de Barcelona se aproveitou dos Jogos Olmpicos para transformar certos setores, como indstria criativa e audiovisual, espaos urbanos, design e turismo. Com isso, foi possvel alcanar alguns objetivos: (1) Incluir design e inovao em tudo aquilo que tivesse o mximo impacto possvel: no s a tocha, a pira e as grandes instalaes, mas tambm no que se via pela televiso (Look & Feel das reas dos jogos e uma janela para o mundo com os elementos tcnicos) e tambm em outras coisas como os elementos urbanos dos pontos da cidade onde havia movimento olmpico. O legado de todo esse esforo e investimento bvio e segue se aproveitando pela cidade hoje. Tambm tiveram resultados intangveis, em principio, com a Marca Barcelona como cidade criativa e cosmopolita.

52

(2) Tanto os designers e arquitetos como os fabricantes dos elementos projetados teriam que ser locais, para potencializar a indstria local. Desta forma, os Jogos Olmpicos serviram como um pontap para posteriormente permanecer como lderes em determinadas reas e exportar mundialmente. (3) Incluir Barcelona na rota turstica, tornando-se o principal porto do Mediterrneo para receber cruzeiros. Desde as Olimpadas, atravs do dilogo pblico-privado, Barcelona conseguiu mais de 60 milhes de euros em investimentos privados nos seus terminais de cruzeiros.

O caso de Barcelona um exemplo muito representativo dos resultados na transformao da forma de trabalhar, visando instaurar o uso do design de forma integral mediante o dilogo pblico-privado.

53

5.

Potencialidades locais
Como no caso de Barcelona com as Olimpadas de 1992, muito importante que a definio das reas a potencializar localmente, em cada cidade-sede, seja realizada pelos prprios atores locais. Um resumo das informaes levantadas de fontes secundrias para cada cidade encontra-se no Apndice. Essas informaes esto sendo contrastadas localmente em cada cidade-sede durante as oficinas de sensibilizao (Etapa 7). Com isso, espera-se entender que tipo de setores tem potencial em cada regio e quais as prioridades que cada regio quer estabelecer para os prximos 2 a 4 anos. As informaes recolhidas nessas oficinas ser recolhido num Apndice adicional para a considerao da APEX-Brasil e seus parceiros. Adicionalmente, o banco de dados completo dos escritrios de design ao redor das regies das sedes dos eventos esportivos e suas reas de especializao encontra-se a disposio da APEX-Brasil, para sua utilizao na mobilizao do setor em relao s atividades que possam ser organizadas localmente.

54

6.

Concluses e recomendaes
O propsito desse estudo foi identificar as melhores oportunidades para a insero do design nos macro-eventos esportivos, Copa do Mundo de 2014 e Olimpadas de 2016. Os dois macro-eventos constituem uma oportunidade nica para o Brasil, pois permitiro acessar as demandas mais exigentes no mundo em alguns setores produtivos, tanto pelo alto grau de exigncia da FIFA e do Comit Olmpico Internacional, quanto pelos requerimentos dos turistas e grandes empresas que participaro dos eventos e mostraro graus muito sofisticados de consumo de bens e servios. Adicionalmente, os eventos sero uma vitrine da Marca Brasil para o mundo com as mais de 30 bilhes de visualizaes que estimam-se para o seguimento dos eventos nos diferentes formatos de mdia. Essas oportunidades podero ser traduzidas em impacto econmico com um crescimento significativo do PIB durante o perodo preventos e durante a execuo dos mesmos , em um impacto positivo na Marca Brasil, que pode ser reforada com a excelncia dos setores envolvidos, e fundamentalmente com uma sofisticao e transformao real de alguns setores produtivos . Essa transformao passa pela agregao de valor para atender s demandas mais avanadas. O estudo salientou como o design pode ser aplicado como fator competitivo em diferentes negcios identificados antes, durante e aps os eventos. Com os ganhos de competitividade alcanados, as empresas brasileiras tero uma grande oportunidade de passar de mercados locais, nos quais hoje concorrem, para alcanar mercados globais . Por fim, pela magnitude dos eventos, o impacto positivo no PIB acontecer independentemente das escolhas de polticas pblicas realizadas. A transformao produtiva e os ganhos em competitividade podero ser materializados somente se hoje forem feitas as escolhas corretas e lanadas aes urgentes para mobilizar o melhor do empresariado brasileiro. Os esforos feitos hoje pelos parceiros pblicos e privados permitiro que o legado desses eventos seja mais que belos estdios e novos aeroportos, transformando-se em um grande passo em direo a um novo Brasil competitivo .

55

Recomendaes Os macro-eventos esportivos constituem uma oportunidade nica para elevar o patamar da competitividade de alguns setores brasileiros para concorrer em escala global. Para que isso acontea, as aes de design e inovao devem ser feitas de forma coordenada entre as diferentes instituies para que caminhem em um mesmo sentido. A insero do design nas empresas brasileiras deve ser feita de forma sistmica e o governo nos seus diferentes nveis deve atuar como a grande demanda avanada e apoiando polticas pblicas com esta viso, conforme alguns dos pontos abaixo: ! Compras pblicas inovadoras

A primeira rea de ao recomendada tem a ver com o papel do governo, nos diferentes nveis, atuando como demanda avanada/exigente. Para que isso acontea, podem ser pensadas aes de sensibilizao ou capacitao junto aos funcionrios pblicos.

Capacitao de funcionrios pblicos na Gr-Bretanha

Um exemplo desse tipo de atividade ocorre na Gr-Bretanha, onde uma equipe do Royal College of Arts realiza oficinas com funcionrios pblicos do mais alto nvel para que repensem os servios pblicos. Em um dos casos, os funcionrios tiveram que debater como a Apple ou o Google entregariam o servio de transporte pblico, o sistema de sade, dentre outros, para ver como mudariam os servios atuais, criando essa demanda mais avanada. Os conceitos utilizados com os participantes buscam demonstrar o valor e princpios de design na entrega de servios pblicos (melhores servios por menos). Alm disso, enfatiza-se o papel crucial que o design tem na formulao de polticas pblicas, aumentando o alinhamento quanto ao desenvolvimento das polticas, processos e prtica.

56

Fortalecimento e capacitao dos designers

Os designers devem possuir capacidades adequadas s novas caractersticas do design design centrado no usurio, design de servios , dentre outros e para que isso seja possvel, necessitam ser capacitados pelo que h de mais inovador no Brasil e no mundo. Para alcanar este objetivo, os designers locais devem ser colocados em contato com especialistas nacionais e internacionais, alm da criao de parcerias entre universidades brasileiras e centros de excelncia internacionais para que entrem em contato com o que est acontecendo em mercados mais avanados. As parcerias estratgicas entre designers brasileiros e internacionais podero garantir acesso s melhores prticas.

A poltica de Design na Dinamarca

Na Dinamarca, durante os anos 90, o governo percebeu que seus designers precisavam virar globais ou seriam absorvidos por grandes empresas globais. Assim, enviaram uma pessoa aos Estados Unidos para aprender como as melhores empresas do mundo estavam trabalhando. Posteriormente, trouxeram especialistas e empresas americanas para a Dinamarca para que pudessem estabelecer parcerias e trocas de experincias. Toda essa preparao permitiu que hoje as empresas dinamarquesas tenham amadurecido e expandido globalmente.

O fortalecimento dos designers passa em grande medida pelo contato, intercmbio e aprendizado mtuo destes com outros profissionais que podem ser empresas de TI, engenheiros, especialistas em gesto, etc. Os empresas de TI, por exemplo, podem apresentar os desenvolvimentos tecnolgicos futuros, para juntos se prepararem para as oportunidades tecnolgicas com as ferramentas de design mais adequadas.

57

Parceria entre Design e Management

A parceria internacional estabelecida entre o Business School INSEAD na Frana (nmero 1 na Europa) e o Art Center College of Design em Pasadena, Califrnia, um exemplo interessante de combinao de skills . Estudantes de cada universidade viajam de intercmbio durante alguns meses na universidade parceira. As equipes multidisciplinares criadas atravs da parceria conseguem materializar projetos inovadores e ao mesmo tempo comercialmente viveis.

Divulgao de informaes

As informaes sobre as oportunidades comerciais, necessidade de ao e polticas pblicas devem ser divulgadas, sensibilizando os principais stakeholders . Os resultados deste estudo sero divulgados atravs de oficinas participativas nas cidades-sede dos eventos macro-esportivos. No entanto, importante se ater ao prazo para realizao dos seminrios, em virtude do pouco tempo para a Copa do Mundo, e o pblico que deve ser convocado. O importante contar com pessoas com poder de deciso em instituies de apoio e rgos de governo, pois so os que tero o poder de apoiar as polticas pblicas que podem atuar como tratores da iniciativa privada. Outros meios de divulgao podem ser utilizados para sensibilizar diretamente o setor privado sobre a importncia do tema, como os websites do governo ou outras mdias, assim como a parceria com instituies de classe para divulgar as informaes.

58

Ativao empresarial

importante chegar at as empresas que poderiam se aproveitar dessas oportunidades para conseguir mudanas significativas em sua competitividade por meio do design. Uma ferramenta eficiente para no somente levar as informaes at os empresrios, e sim incentivar eles a tomar aes concretas , so os denominados projetos de ativao empresarial. Esses esforos colocam em conjunto todos os elos das novas cadeias de valor: indstrias, designers, engenheiros, demanda, dentre outros, para empreenderem projetos conjuntos. Esse tipo de projetos lanados localmente permitiriam gerar processos de reflexo estratgica e gesto de mudana, que ativariam projetos empresariais especficos e programas de melhora do entorno.

Iniciativa DiPolis: Design e Cidade

A Iniciativa DiPolis foi realizada em Barcelona em 2010 para a ativao dos empresrios da rea de design e mostra-los as novas necessidades da demanda. Esta iniciativa durou 8 meses e contou com a presena de 350 empresas e 35 instituies mobilizadas (indstrias, designers, arquitetos, empresas de TI, empresas de servios, setor pblico, etc). O trabalho consistiu em uma anlise estratgica em conjunto com os diferentes tipos de agentes para verificar as novas tendncias, necessidades da demanda e capacidades locais para potencializar as empresas da regio. Como resultado de todo o trabalho, foram lanadas 4 linhas de ao associadas ao novo modelo de negcio perseguido: transformao da venda de produtos para prover servios e solues integrais. Isso s foi possvel com a mobilizao dos diversos elos da cadeia produtiva, ativados pela iniciativa.

59

A partir deste ponto, com polticas pblicas de apoio ao design , uma demanda exigente e designers capacitados , os principais stakeholders e cadeias produtivas estariam mobilizados para agir frente s oportunidades dos macro-eventos esportivos, preparandose no s para os prximos quatro anos, mas para uma transformao para o futuro. Agora, a diferena est entre apenas deixarmos as coisas acontecerem ou realmente tomar uma atitude pr-ativa para garantir que o Brasil faa mais desta oportunidade, tendo as demandas mais sofisticadas do mundo em casa e a maior exposio possvel em dois grandes eventos consecutivos. No entanto, isso realmente depende do que cada um decidir fazer com esta informao.

60

Apndice: Sedes da Copa do Mundo e Olimpadas


H muita expectativa em torno da preparao adequada das cidades-sede para a Copa do Mundo e as Olimpadas, com constantes questionamentos, principalmente, quanto acordncia s exigncias dos rgos regulamentadores no que tange infraestrutura de estdios, mobilidade urbana, hotelaria e segurana. Essas questes sero fundamentais para o sucesso da Copa do Mundo de 2014 e Olimpadas de 2016, sendo seu legado ainda mais importante para as diferentes cidades-sede. Quanto ao nmero de estdios e cidades participantes, a Copa de 2014 contar com 12 cidades-sede distribudas ao redor das diferentes regies do Brasil, que diferem entre si em termos de condies de infraestrutura, capacidade e adequao de seus estdios e caractersticas geogrficas. Neste contexto, os jogos com maior expectativa de pblico devero ser recebidos pelas cidades-sede com estdios de maior capacidade e melhores condies de infraestrutura. Segundo as estimativas apresentadas anteriormente, as cidades sero alvo de iniciativas de infraestrutura, somando um total de R$ 53,4 bilhes20. A maior parte desses investimentos est relacionado construo dos estdios e seu entorno, e reurbanizao e embelezamento, com foco para os locais com maior movimento de turistas. No entanto, a estrutura necessria para a realizao da Copa e Olimpadas no est somente relacionada a obras e mobilidade urbana, mas tambm compreende especificaes da Fdration Internationale de Football Association (FIFA) 21 e do Comit Olmpico Internacional (COI)22, como centros de mdia e transmisses dos jogos, a base de tecnologia de informao em cada cidade-sede e as instalaes dos Fan Parks , locais pblicos para os jogos serem vistos. Outros setores juntam-se s demais exigncias, como complexos hoteleiros e servios adequados para a recepo dos turistas do movimento associado s Olimpadas e Copa do Mundo.
20

Fonte: Estudo de Impactos Socioeconmicos Potenciais da Realizao dos Jogos Olmpicos na

Cidade do Rio de Janeiro em 2016 Value Partners: Impactos econmicos da realizao da Copa 2014 no Brasil
21 22

http://pt.fifa.com/ http://www.olympic.org/ioc

61

A seguir, encontram-se maiores informaes dos estados que sediaro a Copa do Mundo e Olimpadas, abordando temas relacionados economia, setores de maior relevncia e onde se encontram os maiores desafios para os eventos macro-esportivos: So Paulo - So Paulo Cidade mais populosa do hemisfrio sul com mais de 11 milhes 23 de habitantes e centro de uma megalpole que engloba diversos importantes municpios, So Paulo o principal centro econmico do pas. Alm de sua influncia na economia internacional, a cidade, que tem perfil cosmopolita, um grande polo cultural e gastronmico, proporcionando inmeras opes de lazer a seus visitantes. Para receber seis partidas da Copa de 2014, incluindo o jogo de abertura, So Paulo receber mais de R$ 6 bilhes24 em investimentos. As principais obras previstas no projeto incluem a construo de uma nova arena com capacidade 65 mil espectadores, uma nova linha de monotrilho integrando o aeroporto de Congonhas aos sistemas de metr e trens urbanos j existentes e a reforma e ampliao dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos. ! Principais obras para a Copa de 2014:

Aps correr o risco de no receber jogos da Copa por no ter um estdio compatvel com as exigncias da FIFA, So Paulo se firmou como uma das principais sedes do evento com o projeto de uma nova arena a ser construda na Zona Leste da cidade. O projeto de responsabilidade do Sport Clube Corinthians Paulista, uma das principais equipes de futebol da cidade, e absorver R$ 820 milhes 25 em investimentos. Aproximadamente 17 mil lugares do novo empreendimento sero retrteis, podendo ser removidos aps o Mundial. A nova arena tem concluso prevista para dezembro de 2013 e tambm deve ser utilizada para partidas de futebol dos Jogos Olmpicos de 2016. Com srios problemas em mobilidade urbana, a capital paulista receber um novo monotrilho que ligar o aeroporto de Congonhas ao sistema de transportes sobre trilhos e, conseqentemente, ao princi-

23 24 25

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

62

pal setor hoteleiro. A obra avaliada em R$ 1,8 bilho 26 tem seu trmino previsto para maio de 2014, mas encontra-se atrasada perante o cronograma original. Apesar de a nova linha facilitar o trnsito dos torcedores durante a Copa, a cidade provavelmente precisar implantar esquemas especiais de transportes como j adotado anualmente durante o Grande Prmio de Frmula 1. Em um grande plano de modernizao da infraestrutura aeroporturia de So Paulo, o Governo Federal, atravs da Secretaria de Aviao Civil, trabalha na ampliao e reforma dos trs aeroportos internacionais que servem a cidade. O Aeroporto de Congonhas, localizado na Zona Sul do municpio passou por uma pequena reforma recentemente; seu projeto de expanso, porm, est em fase inicial e deve ser implementado somente aps a Copa. O Aeroporto Governador Andr Franco Montoro, em Guarulhos, maior do pas, passa por uma grande obra de ampliao que inclui um novo terminal de passageiros com concluso prevista para maro de 2014. Localizado em Campinas, o Aeroporto de Viracopos tambm passa por obras de ampliao e deve se tornar um dos principais centros de conexo da aviao brasileira. As intervenes nestes dois aeroportos fazem parte de um plano de concesses iniciativa privada. Juntos o Governo Federal e as empresas concessionrias investiro mais de R$ 3,2 bilhes 27. ! Desafios:

So Paulo pode aproveitar a grande visibilidade gerada pela Copa do Mundo para sedimentar sua influncia internacional como grande centro de negcios. Entre os principais desafios da cidade est a complexa questo da mobilidade urbana. O ambicioso plano de expanso do sistema de metr do Governo Estadual deve levar anos para ser implantado e a metrpole continua convivendo com a falta de um transporte pblico que atenda a real necessidade da populao. Para que problemas no deslocamento dos torcedores no afetem o bom andamento do Mundial na cidade, a viabilizao da concluso da nova linha do monotrilho e a implantao de outras solues de curto prazo de execuo so fundamentais. Espera-se que a maioria dos torcedores passe pela cidade durante a Copa. Com uma rede hoteleira estruturada e em expanso, a capital

26 27

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

63

paulista no deve ter problemas para acomodar a grande demanda gerada pela competio. A qualificao da mo-de-obra e a ampliao da estrutura para receber grandes eventos esto entre os pontos a serem desenvolvidos. ! Setores de destaque:

Com uma base econmica robusta e diversificada, o Estado de So Paulo tem um PIB que ultrapassa R$ 1 trilho28, concentrando mais de um tero da economia do pas. A agropecuria paulista caracteriza-se pela alta produtividade e pelo emprego de tcnicas avanadas. O setor responde por apenas 2% 29 do PIB estadual, mas responsvel por abastecer as fortes indstrias de alimentos e de biocombustveis. O parque industrial diversificado e de alta tecnologia responsvel por 29% 30 do PIB paulista e concentra-se em diversas regies como Vale do Paraba, Grande ABC, Regio Metropolitana de Campinas, Regio Central, entre outras. Segmentos como o aeroespacial, automotivo, petroqumico, eletroeletrnicos, telecomunicaes e txteis esto entre os principais do estado. A Regio Metropolitana de So Paulo passa por um perodo de transformao. A capital ainda possui um importante parque industrial, porm este vem paulatinamente cedendo espao ao setor de Comrcio e Servios, que j contribui com 69% 31 do PIB estadual. Segmentos como servios financeiros, varejo, manuteno, comunicao e tecnologia da informao tm no estado o seu grande centro de referncia na Amrica Latina. So Paulo certamente assumir um papel central na organizao e no fornecimento de solues para a realizao da Copa de 2014. O ambiente de inovao do estado est entre os mais desenvolvidos do mundo e conta com consistentes redes de fomento que integram empresas, instituies pblicas e privadas, centros de pesquisa e universidades. Entidades como SEBRAE, SENAI e FIESP atuam no apoio direto a empresas e atravs de convnios com as grandes universidades paulistas.
28 29 30 31

Fonte: Dados de 2009 - IBGE Fonte: Fundao SEADE Fonte: Fundao SEADE Fonte: Fundao SEADE

64

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro cone mundial com sua paisagem urbana em meio a praias, montanhas e florestas, o Rio de Janeiro cidade que mais atrai turistas no Brasil. Com uma populao de 5,9 milhes 32 de habitantes, a capital fluminense passar por um perodo de imensa exposio nos prximos anos. Alm de ser a cidade sede dos Jogos Olmpicos de 2016, receber trs jogos da Copa das Confederaes de 2013 e sete jogos da Copa de 2014, incluindo as partidas finais dos dois campeonatos. Certamente a preparao para receber esses megaeventos deixar um grande legado para a populao. Para a Copa esto previstos investimentos de R$ 3,8 bilhes 33 enquanto para as Olimpadas R$ 12,5 bilhes34. Sero dezenas de grandes obras que incluem inmeras melhorias em mobilidade urbana, a reforma do Estdio do Maracan, a modernizao do Aeroporto Internacional e a construo do Parque Olmpico, centro de mdia e de diversas instalaes esportivas. ! Principais obras para a Copa de 2014 e Olimpadas de 2016:

Palco da final da Copa do Mundo de 1950, o Estdio Jornalista Mario Filho, ou Estdio do Maracan, ser o principal palco da Copa de 2014 e tambm ter papel de destaque nos Jogos de 2016. Em sua obra de modernizao a arena ganhar uma nova cobertura, novas instalaes para receber os torcedores e ter parte de suas arquibancadas remodeladas. Esto sendo investidos mais de R$ 808 milhes 35 na obra e a reinaugurao est prevista para fevereiro de 2013. Na rea atualmente ocupada pelo Autdromo de Jacarepagu, Zona Sul da cidade, ser erguido o Parque Olmpico, um complexo que concentrar a maior parte das instalaes esportivas. O projeto escolhido prima pelo respeito ao meio ambiente e prev a converso de algumas reas em empreendimentos comerciais e residenciais aps o evento. A regio tambm receber o principal centro residencial destinado aos atletas, um complexo com dezenas de edifcios que posteriormente sero comercializados pela iniciativa privada.
32 33 34 35

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

65

O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, localizado na Ilha do Governador e mais conhecido como Galeo, passa por uma ampla reforma que inclui a modernizao de seus dois terminais de passageiros e a revitalizao do sistema de ptios e pistas. Avaliada em mais de R$ 813milhes 36, a obra tem concluso prevista para outubro de 2013. No campo da mobilidade urbana, a cidade passar por grandes mudanas. Sero implantados corredores de nibus tipo BRT sendo os principais ligando a Zona Sul, Parque Olmpico, Zona Oeste e Aeroporto do Galeo. A linha denominada Transoeste entrou em operao em junho de 2012 e a importante linha Transcarioca deve ser inaugurada em Dezembro de 2013, integrando o corredor com os sistemas de Metr e trens urbanos. As obras incluem a construo de avenidas, tneis, viadutos e terminais de integrao, e esto remodelando a infraestrutura de transportes existente. Outra importante interveno a construo da nova linha 4 do Metr. Apesar de atrasos no cronograma e discusses sobre seu traado, as obras j esto em andamento e devem ser concludas no fim de 2015. A regio porturia do Rio de Janeiro sofrer uma grande transformao. Alm da construo de um novo per com capacidade para seis navios de passageiros e que deve estar concludo antes dos jogos de 2014, esto previstas diversas intervenes com o objetivo criar novas condies de trabalho, moradia, transporte, cultura e lazer para os moradores da regio. O Projeto Urbano Porto Maravilha inclui grandes obras como a adequao da infraestrutura urbana da rea, recuperao de edifcios histricos, revitalizao de reas residenciais e comerciais, reurbanizao de vias e construo de museus e outros equipamentos culturais. ! Desafios:

A realizao dos dois megaeventos traz para o Rio de Janeiro o maior fluxo de investimentos de sua histria. Trata-se de uma oportunidade nica para que problemas crnicos como a segurana pblica, desigualdade social, mobilidade e infraestrutura urbana sejam tratados de forma eficiente, melhorando a vida da populao e propiciando condies adequadas para o desenvolvimento da cidade nas prximas dcadas.

36

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

66

A viabilidade da concluso de grandes e complexas obras dentro dos prazos estabelecidos sem dvida um dos principais desafios da capital. Diversas intervenes de grande porte vm recebendo questionamentos sobre seus projetos e ainda podem enfrentar problemas nas fases de desapropriaes e execuo. O Poder Pblico necessitar de bastante habilidade e dinamismo para evitar que atrasos prejudiquem o bom andamento dos eventos. Apesar de j ser um importante destino turstico, a grande exposio do Rio de Janeiro na mdia nos prximos anos deve contribuir fortemente para o crescimento do setor. A qualificao da mo de obra e o desenvolvimento do setor hoteleiro provocados pelos eventos de 2014 e 2016 proporcionaro bases slidas para o esperado aumento no nmero de visitantes e conseqente expanso das divisas geradas pelas atividades ligadas ao turismo. ! Setores de destaque:

Com um PIB de R$ 353,8 bilhes37 o Estado do Rio de Janeiro possui a segunda maior economia do pas. Por ter sido capital nacional at a inaugurao de Braslia, a regio metropolitana sede de grandes empresas privatizadas em segmentos como telecomunicao, minerao, siderurgia, petrleo e servios financeiros. Com uma agricultura de pouca representatividade, a produo econmica concentra-se nos setores da indstria e de servios. O parque industrial fluminense bastante diversificado e destaca-se no s nas atividades acima citadas, mas tambm em segmentos como e automotivo, papel e celulose, farmacutico, alimentcio, naval e txtil. O estado vem recebendo apoio dos Governos Estadual e Federal e de diversas entidades como FIRJAM, SENAI, SEBRAE que atuam de forma consistente no fomento inovao. Contribuindo com mais da metade do PIB estadual, o setor de comrcio e servios tem como destaques segmentos ligados ao turismo, varejo, servios de manuteno, tecnologia da informao, seguros e intermediao financeira. Concentrado na regio metropolitana, o setor certamente se expandir atendendo as demandas geradas pelos megaeventos de 2014 e 2016. No segmento do audiovisual, a capital fluminense responsvel por grande parte do que produzido no pas e deve ser a principal pro37

Fonte: Dados de 2009 - IBGE

67

vedora de solues para a Copa e os Jogos Olmpicos. Sendo sede do maior conglomerado de empresas de comunicaes da Amrica Latina, de inmeras produtoras de contedo e com um pujante cenrio musical, a cidade um centro de referncia no setor e exerce grande influncia na produo cultural nacional. Belo Horizonte - Minas Gerais Criada em 1897, a capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, foi a primeira cidade planejada do pas. A cidade, que hoje tem uma populao de cerca de 2,4 milhes de habitantes38, possui amplas avenidas, ruas arborizadas e traos arquitetnicos peculiares provenientes principalmente do plano de expanso da dcada de 1940, onde a vanguarda modernista brasileira foi responsvel por projetar novas regies para a cidade. Na preparao da cidade para receber a Copa de 2014, as principais obras previstas compreendem a reforma do Estdio Mineiro, ampliao do Aeroporto de Confins e a melhoria do sistema de transporte, com o alargamento de vias urbanas, implantao do sistema de corredores exclusivos de nibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) e expanso da central de controle de trnsito. ! Principais obras para a Copa de 2014:

Com srias deficincias em segurana e visibilidade, o Estdio Governador Magalhes Pinto, mais conhecido como Mineiro, de propriedade do Estado, receber investimentos de R$ 695 milhes 39 para uma grande reforma que ir adequ-lo s exigncias da FIFA. Alm das mudanas no interior e na cobertura, est sendo construda uma grande esplanada externa que facilitar o acesso dos torcedores e integrar o estdio s outras estruturas do complexo. A Regio Metropolitana possui 2 aeroportos: um menor na regio da Pampulha e o principal, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins a 38 km do centro de Belo Horizonte. Um plano de expanso est em execuo e Confins receber um novo terminal de passageiros, uma reformulao em seu sistema virio e sua pista e ptios sero ampliados. No total, os investimentos no Aeroporto de-

38 39

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

68

vem totalizar R$ 508 milhes40 e a obra tem concluso prevista para dezembro de 2013. No campo da mobilidade urbana, os dois principais problemas da capital mineira esto ligados acessibilidade ao aeroporto de Confins e ao estdio. O investimento total previsto deve ultrapassar R$ 1,3 bilho 41 dos quais mais de R$ 700 milhes esto comprometidos na implantao dos corredores de nibus BRTs. O BRT um transporte coletivo de alto desempenho com terminais integrados. Alm de melhorias na velocidade do transporte e a reduo nos tempos de embarque e desembarque dos passageiros, o sistema proporciona maior segurana dos passageiros e possibilita o monitoramento dos veculos em tempo real. Outros projetos virios como o Boulevard Arrudas/Tereza Cristina e o Corredor Pedro II devem ampliar a capacidade de vias arteriais da capital mineira e incluem obras de revitalizao urbana com tratamentos paisagsticos e implantao de ciclovias. ! Desafios:

A insuficincia da rede hoteleira apresenta-se como principal desafio de Belo Horizonte para sediar a Copa 2014. Apesar da FIFA no exigir um nmero claro de leitos, a expectativa que a cidade consiga hospedar no mnimo um tero da capacidade do estdio que sediar os jogos, no caso da capital mineira seriam necessrios 23 mil leitos 42. Atravs de diversos incentivos, a Prefeitura Municipal vem atraindo investidores do setor hoteleiro e esse nmero deve ser facilmente superado. Segundo a Associao Brasileira da Indstria de Hotis de Minas Gerais - ABIH-MG - dezenas de empreendimentos esto em fase final de construo e entre eles h pelo menos trs de categoria cinco estrelas, sanando assim outro problema da cidade: a falta de leitos de alto padro. Alm da preocupao com a rede hoteleira, os Governos Estadual e Municipal buscam melhorar a infraestrutura turstica atravs de projetos que visam a capacitao dos setores da cadeia e a oferta de servios tursticos de qualidade com preos competitivos.

40 41 42

Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Portal 2014 - Sinaenco

69

Setores de destaque:

Com uma economia diversificada, mas com altos volumes concentrados em segmentos ligados minerao, Minas Gerais uma das principais foras econmicas do pas e em 2009 atingiu o PIB de R$ 287 bilhes 43. Como parte de sua poltica de desenvolvimento, o Governo do Estado de Minas Gerais busca potencializar as vocaes econmicas do Estado. Dentre as iniciativas destacam-se a formao de sistemas de integrao institucional, o apoio aos polos de excelncia, investimentos em centros de tecnologia e programas de capacitao. Atravs da estruturao de Arranjos Produtivos Locais e polos de excelncia, Minas Gerais promove o desenvolvimento regional e aumenta competitividade em setores como: agronegcio, automotivo, biotecnologia, mveis, econegcio, eletroeletrnicos, energia, mnero-metalrgico, tecnologia da informao e jias/pedras preciosas44. No campo da integrao institucional, foi criado em 2006 o SIMI (Sistema Mineiro de Inovao), que conta com um ambiente virtual colaborativo que integra empresrios e pesquisadores de diversos setores da economia proporcionando uma melhor articulao entre o conhecimento gerado em centros de pesquisa e universidades com as demandas tecnolgicas do mercado. As empresas do estado ainda contam com o apoio do Centro Minas Design (CMD): iniciativa do Governo estadual que visa inserir o design como elemento estratgico nas cadeias produtivas, aumentando a competitividade e agregando valor aos produtos e servios. A preparao de Belo Horizonte para receber a Copa de 2014 apresenta uma oportunidade para o Estado divulgar suas capacidades e buscar solues em segmentos que vm ganhando destaque na economia mineira. Em Tecnologia da Informao, destacam-se os APLs de Belo Horizonte e de Santa Rita do Sapuca que esto entre os mais importantes centros de inovao do pas e so referncia no mercado de softwares, eletroeletrnicos e telecomunicaes. O polo de biotecnologia da regio metropolitana tambm vem se consoli-

43 44

Fonte: Dados de 2009 - IBGE Fonte: Publicao Inove em Minas do Governo do Estado de Minas Gerais

70

dando como um importante centro de desenvolvimento de solues em sade e tem grande potencial de expanso. Braslia - Distrito Federal Projetada pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Capital Federal foi inaugurada em 1960 e em 1987 foi declarada Patrimnio Mundial pela UNESCO. Apesar de ser uma cidade muito jovem, sua populao formada por migrantes de todas as partes do pas atingiu 2,4 milhes 45 de habitantes em 2010. Braslia ser uma das principais sedes da Copa de 2014 recebendo sete jogos da competio e tambm deve participar da Copa das Confederaes em 2013. Os investimentos na preparao devem superar R$1,8 bilho 46 e esto concentrados em uma grande obra no Estdio Man Garrincha, na ampliao do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek em obras de mobilidade urbana que recentemente foram revisadas pelo Governo do Distrito Federal. ! Principais obras para a Copa de 2014:

Construdo em 1974, o Estdio Man Garrincha passa por uma reforma abrangente avaliada R$ 812 milhes 47. Sua capacidade est sendo ampliada para mais de 70 mil espectadores e a arena ganhar uma nova cobertura, novos acentos, placares, instalaes de apoio, alm de ter seu gramado rebaixado. O projeto busca minimizar o impacto no meio ambiente e obter certificados ambientais de alto grau. Segundo divulgado pelo Portal da Copa do Governo Federal em junho de 2012, a obra encontra-se em estgio avanado e sua concluso est prevista para dezembro de 2012. O VLT (Veculo Leve sobre Trilhos) originalmente previsto na Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014 como principal obra de mobilidade em Braslia teve seu processo de licitao cancelado pela justia e no ser concludo at o incio dos jogos. Frente a essa situao o Governo do Distrito Federal deve incluir outras solues como a implantao de corredores de nibus tipo BRT. A obra de duplicao da rodovia DF-047, via que d acesso ao aeroporto da Capital Federal, orada em R$ 103 milhes 48 tem a conclu45 46 47 48

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

71

so prevista para fevereiro de 2014, mas encontra-se atrasada segundo o cronograma original. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek um dos principais do pas e, por sua localizao geogrfica, tambm atua na distribuio de vos para diversos destinos no territrio nacional. Os investimentos em seu plano de expanso para 2014 devem totalizar R$ 651,1 milhes49, sendo R$ 640 milhes provenientes da iniciativa privada. Em junho de 2012 foi assinado o contrato de concesso e o consrcio vencedor da licitao assumiu a responsabilidade pela obra de ampliao do terminal de passageiros, com previso de concluso para maro de 2014. As obras do Mdulo Operacional Provisrio e a reforma do corpo central do terminal de passageiros contam com R$ 11 milhes 50 em recursos Federais e j se encontram em estgio avanado. ! Desafios:

Alm da reviso nas obras de mobilidade, a viabilidade econmica do novo estdio um dos principais desafios de Braslia, j que o cenrio esportivo local tem pouca expressividade. Antes mesmo de 2014, deve ocorrer um processo internacional de licitao para que uma empresa especializada, mediante contrapartidas, assuma a administrao do empreendimento. A inteno apresentar a arena como um espao multiuso para eventos e shows de grande porte. Receber a Copa das Confederaes e a Copa de 2014 gerar uma grande visibilidade para a capital federal e deixar importantes melhorias na infraestrutura turstica. Neste sentido o legado deixado pelos dois eventos pode ajudar a cidade a se preparar para sediar grandes congressos internacionais, beneficiando seu setor hoteleiro. ! Setores de destaque:

Com uma economia baseada na administrao pblica, Braslia figura entre as cidades mais ricas do pas. Em 2010 o PIB do Distrito Federal atingiu R$ 141 bilhes51, sendo o setor de Servios e Comercio responsvel por mais de 83% deste total. Alm de servios ligados administrao pblica, segmentos como intermediao

49 50 51

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio Fonte: Dados preliminares da Companhia de Planejamento do Distrito Federal

72

financeira, comrcio varejista, comunicao e tecnologia da informao tm destaque na economia local. Atualmente o Setor Industrial tem participao de apenas 6% no PIB, mas vem crescendo consistentemente nos ltimos anos. Segmentos como o de construo civil e transformao de alimentos possuem algum destaque, mas outras reas como confeces, produtos farmacuticos e mveis tambm esto presentes e estruturados em Arranjos Produtivos Locais. Cuiab - Mato Grosso Cuiab capital e maior centro comercial e industrial do Estado do Mato Grosso, e sua populao atinge 800 mil habitantes52 quando somada do municpio de Vrzea Grande, com o qual forma uma grande rea conurbada. Localizada em uma rea de encontro de trs grandes ecossistemas; Cerrado, Pantanal e Amaznia, e vizinha Chapada dos Guimares, a cidade a principal porta de entrada de uma regio com alto potencial para o ecoturismo. Segundo o Balano 2012 - Copa do Mundo divulgado pelo Ministrio dos Esportes, os investimentos para preparar a cidade para receber jogos de 2014 devem ultrapassar R$ 2 bilhes, valor equivalente a 15,5% dos PIBs53 de Cuiab e Vrzea Grande, somados. As maiores parcelas devem ser destinadas a obras de mobilidade urbana e do novo estdio. ! Principais obras para a Copa de 2014:

No local onde se encontrava o estdio popularmente conhecido como Verdo, est em construo a nova Arena Pantanal, com capacidade para 43 mil espectadores. O projeto tem uma srie de recursos para atender a certificaes de sustentabilidade e parte de suas arquibancadas podero ser removidas aps a Copa, reduzindo sua capacidade em at 30%. O empreendimento de R$ 518,9 milhes 54 em investimentos estar integrado a restaurantes, hotis e estacionamentos e ter carter multiuso, podendo ser utilizado para outros eventos como convenes, shows, feiras e outros.
52 53 54

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Dados de 2009 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

73

Em agosto de 2011, o VLT (Veculo Leve sobre Trilhos) foi oficializado como principal obra de mobilidade urbana da Copa de 2014 em Cuiab e substituir o sistema de corredores de nibus (BRT) anteriormente previsto. Orado em R$ 1.261 milhes 55, o novo projeto deve ligar o aeroporto Marechal Rondon, em Vrzea Grande, o centro hoteleiro e o centro poltico-administrativo do Estado. Outras obras como a duplicao do corredor Mario Andreazza e as adequaes virias de acesso a Arena Pantanal j esto em andamento. O aeroporto Marechal Rondon receber R$ 91 milhes 56 em investimentos para obras de ampliao do terminal de passageiros, adequao dos acessos virios e construo de estacionamentos e de um novo mdulo operacional. Quando concludas, as obras ampliaro a capacidade do aeroporto em 138%, chegando a 5,7 milhes de passageiros. ! Desafios:

A Copa de 2014 ser uma oportunidade indita para o desenvolvimento do turismo no Estado. Alm das melhorias na infraestrutura e a qualificao da mo de obra, a visibilidade gerada pelo grande fluxo de visitantes e a ateno da mdia durante o evento proporcionaro uma base solida para expanso da indstria turstica na regio nos prximos anos. Dentro do plano de preparao da cidade, Cuiab ainda precisa enfrentar um importante desafio. Atrasos no incio da obra do VLT geraram dvidas quanto viabilidade de sua concluso antes do evento de 2014. Devido ao cronograma previamente estabelecido e questionamentos sobre a sustentao econmica do empreendimento, os Ministrios Pblicos Estadual e Federal esto acompanhando o projeto e em agosto de 2012 pediram a paralisao do repasse das verbas do BNDES. ! Setores de destaque:

A agropecuria, que em 2009 foi responsvel por 28,1% do PIB do Mato Grosso, a principal atividade econmica do Estado, servindo de base para os setores da indstria e do comrcio. Produes estaduais como as de soja, algodo e bovinos esto entre os principais do pas e abastecem uma florescente indstria de transformao.
55 56

Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

74

Os principais incentivos ao desenvolvimento do estado so coordenados pelo Ministrio do Desenvolvimento e Governo Estadual, atravs de linhas de programas de iseno fiscal como o Prodeic, o Fundeic e o FCO, alm de apoio tcnico e consultorias. Entidades como SEBRAE- MT, FIEMT, SENAI tambm atuam apoiando os Arranjos Produtivos Locais como os da rea txtil, beneficiamento de arroz, madeira, mveis e apicultura. Porto Alegre - Rio Grande do Sul Dentre as cidades escolhidas como sedes para a Copa de 2014, Porto Alegre a cidade mais meridional. Capital do Rio Grande do Sul, estado que faz fronteira com Argentina e Uruguai, a cidade de 1,4 milho 57 de habitantes tem em sua economia, uma forte ligao com o MERCOSUL. Os R$ 1,4 bilho 58 em investimentos originalmente previstos para a preparao para 2014 devem concentrar-se na reforma do Estdio Beira Rio, em melhorias no sistema de transporte, com a construo dos corredores exclusivos de nibus, duplicao das principais avenidas de acesso ao estdio e na ampliao do Aeroporto Salgado Filho. ! Principais obras para a Copa de 2014:

Aps uma longa disputa entre o Sport Club Internacional e o Grmio de Foot-ball Porto Alegrense, o estdio do Internacional, conhecido como Gigante Beira-Rio, foi escolhido para sediar cinco partidas da Copa de 2014. A arena est passando por uma grande reforma que inclui a construo de uma nova cobertura, edifcios garagens e novas instalaes eltricas, hidrulicas e de sistemas de informao. A nova arena do Grmio est em fase final de construo e, apesar de no receber jogos do mundial, est licenciada junto FIFA como Centro Oficial de Treinamento (COT) para as selees que jogarem na cidade. O Aeroporto Salgado Filho, principal da regio sul do pas, situa-se a apenas 15 minutos do centro de Porto Alegre e tem capacidade para 13 mil passageiros por dia. As ampliaes do Terminal 1 e da pista

57 58

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

75

de pousos e decolagens devem receber um investimento de R$ 579,21 milhes59 e tem concluso prevista para janeiro de 2014. Segundo divulgado pelo Portal 2014, da SINAENCO em Agosto de 2012, os valores previstos para obras de mobilidade urbana em Porto Alegre receberam um acrscimo e o valor deve chegar em R$ 871 milhes. Diversas obras virias como a duplicao de vias arteriais e construes de viadutos devem melhorar o acesso a regio do Estdio Beira-Rio e, assim como outras cidades sede, sero implantados corredores exclusivos de nibus do tipo BRT. Dos trs principais corredores previstos, dois deles (os BRTs das Avenidas Protsio Alves e Bento Gonalves) j tiveram suas obras iniciadas; o terceiro, da Avenida Joo Pessoa, segue em processo de contratao. ! Desafios:

Os principais desafios da cidade esto no campo da infraestrutura com a viabilizao da implantao dos corredores de nibus e das melhorias rodovirias. Obras importantes como o corredor da Terceira Perimetral e a duplicao da Avenida Moab Caldas esto bastante atrasadas segundo o cronograma inicial. Alm dos investimentos em mobilidade, est prevista tambm uma grande obra de urbanizao da orla do Rio Guaba integrando a rea ao tecido urbano, trazendo melhorias paisagsticas e facilitando o acesso a regio. O projeto foi desenvolvido visando minimizar impacto ambiental e revitalizar reas degradadas60. ! Setores de destaque:

A indstria bastante diversificada e estreitamente ligada ao agronegcio uma caracterstica marcante do Estado do Rio Grande do Sul. Setores como alimentos, vinicultura, mveis, qumicos, maquinas e equipamentos, vesturio e calados figuram entre as principais produes locais e esto estruturadas em Arranjos Produtivos Locais que recebem apoio de entidades como SEBRAE, SEDAI, APEX-Brasil, CNI e MDIC 61. No campo da inovao e design, o Governo Estadual atua atravs de estmulos a inovao e investimentos em centros tecnolgicos e
59 60 61

Fonte: Portal 2014 - SINAENCO Fonte: Portal 2014 - SINAENCO Fonte: Portal da RENAPI Ministrio da Educao

76

entidades regionais como SEBRAE, SENAI e APDESIGN (Associao dos Profissionais e Estudantes do Design Gacho) fornecem apoio direto aos empreendedores e auxiliam na insero do design como elemento estratgico na cadeia produtiva. Ao contrrio do que deve ocorrer em outras sedes da Copa 2014, provavelmente a maior parte dos turistas estrangeiros que visitaro Porto Alegre ser proveniente de Argentina, Paraguai e Uruguai. Desta forma, o evento apresenta-se como uma grande oportunidade de desenvolvimento do turismo regional com destaque para o Polo Turstico da Serra Gacha e do Turismo de Negcios na capital. Curitiba - Paran Curitiba, capital do estado do Paran, com 1,7 milhes62 de habitantes a principal cidade de uma regio metropolitana de 26 municpios. Durante o sculo XX experimentou diversos planos urbansticos que visavam organizar seu crescimento e ganhou notoriedade internacional pelas solues de transporte e cuidado como meio ambiente. Com investimentos previstos de R$ 862.4 milhes63, a capital paranaense ir reformar o Estdio Joaquim Amrico Guimares, mais conhecido como Arena da Baixada, ampliar a capacidade de seu aeroporto e melhorar o sistema de transporte com a construo e implantao de novos corredores de nibus e obras virias para melhor integrar a rea metropolitana. ! Principais obras para a Copa de 2014:

De propriedade do Clube Atltico Paranaense, a Arena da Baixada um dos trs estdios particulares que sero utilizados na Copa de 2014. Em sua reforma para adequao s exigncias da FIFA, a arena receber um novo sistema de cobertura e novas reas de arquibancada aumentando a capacidade total para mais de 41 mil espectadores. Segundo divulgado pela Agncia de Notcias do Paran em 8 de maro de 2012, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) aprovou uma linha de financiamento de R$ 131 milhes. O valor corresponde a uma parte importante do investimento total orado para as obras da Arena. O restante dos valores inclui participaes do clube proprietrio, Prefeitura Munici62 63

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

77

pal e Governo Estadual. Por possuir um perfil multiuso, o empreendimento apresenta uma tima perspectiva de sustentao econmica. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado no municpio de So Jos dos Pinhais, receber investimentos na ordem de R$ 85milhes64 para ter sua capacidade aumentada em 87% at a Copa de 2014. As principais intervenes sero: expanso do terminal de passageiros e do ptio de aeronaves, restaurao das pistas e readequaes do sistema virio de acesso. Assim como em outras cidades sede, o BRT ser uma das solues adotadas no campo da mobilidade urbana. Curitiba foi pioneira no sistema de corredores de nibus com terminais integrados e a rede atual ser melhorada e integrada a novas linhas. No total sero nove obras sendo cinco corredores de nibus, duas novas vias de acesso, um novo terminal urbano e uma central de monitoramento que facilitar a locomoo dos visitantes atravs do controle integrado das vias e da disponibilizao de informaes em tempo real. Segundo o Portal Copa 2014 do Governo Federal, os investimentos em mobilidade urbana em Curitiba devem ultrapassar R$ 500 milhes. ! Desafios:

Ao receber os jogos da Copa de 2014, um dos principais objetivos para Curitiba a consolidao de sua imagem na indstria do turismo. Apesar de j ser um importante destino no turismo de negcios, a Copa se apresenta como uma grande oportunidade de promover as atraes de cultura e lazer da cidade, buscando aumentar o nmero de visitantes e seu tempo de permanncia. Esse movimento poder oferecer sustentabilidade econmica para a expanso da rede hoteleira da regio metropolitana e atrair turistas a outros pontos de interesse do Paran, como Foz do Iguau, um dos principais cartes postais brasileiros. ! Setores de destaque:

Quinta maior economia entre os estados brasileiros, o Paran atingiu um PIB de R$ 226 bilhes em 2010 segundo estimativas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social IPARDES.

64

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

78

Com o setor agropecurio bastante desenvolvido e de alta produtividade, o estado um dos lderes nacionais na produo de gros, tendo o Porto de Paranagu como principal canal de exportao da regio sul. Soja, milho, trigo, feijo e cana-de-acar se sobressaem na estrutura produtiva da agricultura local, enquanto na pecuria destaca-se a avicultura, onde o estado responsvel por uma importante parcela da produo nacional. Na estrutura industrial do estado, os segmentos de alimentos e bebidas, refino de petrleo, veculos automotores, mquinas, produtos qumicos e papel e celulose representam mais de 60% do valor total da indstria de transformao 65. Outros segmentos como madeira, mveis e confeces tambm possuem participaes importantes e esto estruturados em APLs como os das regies de Apucarana, Maring e Cascavel. Alm dos Governos Estadual e Federal, diversas entidades como FIEP, SEBRAE, Prodesign e NITPAR fornecem apoio direto s empresas do estado 66. O setor de comrcio e servios tem participao de 64,1% no PIB estadual 67 e segmentos como tecnologia da informao, servios financeiros e transportes vm apresentando crescimento expressivo, concentrando-se principalmente na Regio Metropolitana de Curitiba. Dois segmentos em que a cidade tem sua excelncia reconhecida, tecnologia da informao e planejamento urbano, podem contribuir diretamente na preparao para a Copa de 2014, se aproveitando da grande visibilidade gerada pelo evento para divulgar suas capacidades. Atravs de incentivos governamentais e a cooperao com instituies como SEBRAE, FIEP, iniciativas como o Tecnoparque e o Arranjo Produtivo Local de Softwares transformaram Curitiba em um grande centro em tecnologia da informao. Atualmente mais de 150 empresas beneficiadas por incentivos fiscais trabalham de forma integrada com centros de pesquisa e de formao educacional criando na regio metropolitana um ambiente propcio inovao tecnolgica.

65

Fonte: Estimativas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social

IPARDES.
66 67

Fonte: Portal da RENAPI Ministrio da Educao Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social IPARDES.

79

Com uma slida tradio em urbanismo iniciada ainda no sculo XIX quando foram estabelecidos o traado das ruas e as regras de ocupao do solo da cidade recm-fundada, Curitiba reconhecida internacionalmente como referncia em planejamento urbano. Os planos elaborados nas dcadas de 1940 e 1960 foram implantados sob coordenao do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e garantiram que a cidade tivesse um crescimento organizado. Diversas solues de ocupao de solo e transporte coletivo adotadas serviram de exemplo para outros centros urbanos e a cidade continua sendo um dos grandes centros de pesquisa e desenvolvimento no setor. Manaus - Amazonas Com um forte polo industrial, Manaus o maior centro econmico da Regio Norte do Brasil e possui uma populao de 1,8 milhes 68 de habitantes, mais da metade do total do estado do Amazonas. Com sua arquitetura histrica do Ciclo da Borracha no sculo XIX e sendo a principal porta de entrada para a Floresta Amaznica, a capital estadual atrai milhares de visitantes todos os anos e tem no turismo uma de suas principais atividades econmicas. Na preparao para sediar quatro jogos da Copa de 2014, Manaus receber investimentos de R$2,8 bilhes69. Sero duas obras de mobilidade urbana, reformas e ampliaes do porto e aeroporto e uma nova arena em que substituir o antigo estdio Vivaldo, construdo em 1970. ! Principais obras para a Copa de 2014:

Localizada entre o aeroporto e o centro da cidade, a nova Arena Amaznia ter capacidade para 43 mil espectadores e contar com modernas instalaes e uma cobertura que proporcionar maior conforto trmico. A obra de R$ 532 milhes 70 atingiu 42% 71 de execuo em julho de 2012 e tem entrega prevista para junho de 2013. Duas grandes obras de mobilidade urbana recebero mais de R$ 1,8 bilho 72 em investimentos. Um monotrilho ligar a regio norte ao
68 69 70 71 72

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Portal da Copa Governo Federal Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

80

centro da cidade passando nas proximidades do aeroporto, do estdio e da rede hoteleira, e um corredor de nibus do tipo BRT ligar a regio norte ao centro passando pela regio leste e formando um anel integrado com o monotrilho. Os dois projetos j foram licitados, porm as obras ainda no tiveram incio e apresentam alguns meses de atraso perante o cronograma original. O Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes ter seu terminal de passageiros e acessos virios reformados e ampliados. O projeto est orado em R$ 394 milhes 73 e as obras j foram iniciadas. Com previso de concluso para dezembro de 2013, as melhorias permitiro ao aeroporto receber 13.5 milhes74 de passageiros por ano, mais que o dobro de sua capacidade atual. O Porto de Manaus tambm deve receber intervenes de modernizao e aumento de capacidade. Ainda em fase de projeto, a obra, orada em R$ 89,4 milhes75, deve incluir a adaptao de armazns em terminais de passageiros, a recuperao estrutural das pontes de acessos, a ampliao do Cais das Torres e uma nova rea de estacionamentos. ! Desafios:

Devido ao atraso no incio das obras de mobilidade e questionamentos do Ministrio Pblico quanto ao projeto do monotrilho, Manaus pode enfrentar problemas no cumprimento dos prazos de execuo das melhorias, comprometendo a imagem que a cidade pretende passar ao sediar a Copa. A principal expectativa da capital amazonense quanto ao evento de 2014 que a grande visibilidade gerada pelo fluxo de visitantes e pela ateno da mdia internacional reverta-se em um aumento considervel no fluxo de turistas aps o evento. Com um parque hoteleiro j estruturado e em expanso, melhorias em sua infraestrutura urbana e a qualificao da mo de obra do setor so pontos chave para que o enorme potencial turstico passe a ser explorado de forma mais eficaz.

73 74 75

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Portal 2014 - SINAENCO Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio

81

Setores de destaque:

Com um PIB de R$ 49,6 bilhes 76 em 2009, o Estado do Amazonas tem mais de 40% 77 de sua economia concentrada no setor industrial. O extrativismo vegetal e mineral tem grande importncia para a regio, mas a indstria de transformao do Polo Industrial de Manaus responsvel pela maior contribuio economia do estado. Usufruindo de diversos benefcios fiscais, centenas de empresas instaladas na regio respondem por grande parte da produo nacional de eletroeletrnicos, produtos de informtica e motocicletas. O setor de comrcio e servios concentra-se na regio Metropolitana de Manaus e segmentos ligados ao turismo so os que apresentam maior potencial de crescimento. O possvel aumento no fluxo de visitantes aps a Copa de 2014 tambm pode beneficiar segmentos de outros setores da economia como fruticultura, mveis, artesanato, pesca e indstria naval. Natal - Rio Grande do Norte Com uma populao de 800 mil habitantes 78, Natal, capital do Rio Grande do Norte e tambm conhecida como Cidade do Sol, est localizada no extremo nordeste do pas sendo a capital brasileira mais prxima do continente europeu. Atrados pelo clima quente e pela beleza de suas praias e dunas, mais de 2 milhes de turistas por ano visitam a regio 79, fazendo do turismo um importante segmento na economia do estado. Para receber quatro partidas da Copa de 2014, Natal contar com investimentos de mais de R$ 1,6 bilho 80. A cidade ganhar uma nova arena com capacidade para 43 mil torcedores, um novo terminal martimo de passageiros e diversas melhorias na mobilidade urbana. Quanto a infraestrutura aeroporturia, o Aeroporto Internacional Augusto Severo est sendo reformado e ampliado e o novo Aeroporto de So Gonalo do Amarante est em construo, porm

76 77

Fonte: Dados de 2009 - IBGE Fonte: Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econmico Governo do

Estado do Amazonas
78 79 80

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Portal 2014 - SINAENCO Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

82

no h garantias de que a obra seja concluda antes de junho de 2014. ! Principais obras para a Copa de 2014:

A nova Arena das Dunas est em construo no local do antigo estdio Machado, demolido em 2011. Com investimentos de R$ 417 milhes81, o novo complexo ter capacidade para 43 mil espectadores, sendo que 10 mil assentos podero ser removidos posteriormente. As obras esto em andamento, porm h atrasos perante o cronograma inicial. O novo aeroporto de So Gonalo do Amarante foi o primeiro do pas a ser cedido iniciativa privada e tem a pretenso de se tornar um grande centro de aviao de carga e de passageiros. A concessionria vencedora tem o compromisso de investir mais de R$ 375 milhes na primeira fase da construo 82, que inclui um terminal de passageiros e sistema virio de acesso, e declarou que buscar reduzir o prazo de concluso inicialmente previsto para outubro de 2014. Segundo o Portal 2014 da SINAENCO, executivos da empresa informaram que em agosto de 2012 novas frentes de trabalho foram iniciadas e que a inteno da companhia que o terminal inicie suas operaes em maro de 2014, meses antes do incio da Copa. Caso este cenrio no se concretize, o evento deve ser atendido pelo Aeroporto Internacional Augusto Severo recentemente reformado. Natal receber quatro obras de mobilidade urbana: prolongamento da Av. Prudente de Morais; reestruturao na Avenida Engenheiro Roberto Freire, um novo acesso ao Aeroporto de So Gonalo do Amarante e o Corredor Estruturante que interligar o novo aeroporto, a Arena das Dunas e ao setor hoteleiro. Com um investimento total de R$ 661,8 milhes 83, as obras se encontram em fase de licitao ou desapropriao e apresentam atrasos em seu cronograma de execuo. A cidade conta tambm com uma rede de transportes sobre trilhos, mas o sistema atual considerado insuficiente e deve ser modernizado.

81 82 83

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

83

O Terminal Martimo de Natal tambm passar por obras de ampliao. O projeto de R$ 53,7 milhes 84 tem concluso prevista para o final de 2013 e prev a adaptao de galpes frigorficos em um novo terminal de passageiros e o prolongamento do cais. ! Desafios:

Com uma indstria turstica estruturada e em franca expanso, Natal tem como principal desafio a concluso de suas melhorias na mobilidade urbana e do novo aeroporto a tempo para o mundial de 2014. Com um cronograma apertado, a cidade busca acelerar o ritmo das obras para que o grande nmero de visitantes seja adequadamente atendido. Assim como ocorre em outras cidades-sede, o pequeno cenrio esportivo local no deve ser capaz de dar sustentabilidade econmica ao novo estdio. A inteno que, aps a Copa seja adotado o conceito de arena multiuso e que, com a participao de empresas especializadas, o novo complexo possa sediar eventos e shows de grande porte. ! Setores de destaque:

Em 2009 o PIB do Rio Grande do Norte atingiu 27,9 bilhes85, sendo Natal responsvel por mais de um tero do total produzido no Estado. O setor agropecurio diversificado, mas responde por apenas 5,1% 86 do Valor Adicionado Bruto estadual. Destacam-se os cultivos tradicionais de arroz, algodo, feijo, cana-de-acar, cco, mandioca, caju e milho. A fruticultura irrigada se desenvolveu bastante nas ltimas dcadas e a produo local praticamente toda destinada ao mercado europeu. A produo de crustceos e a pesca tambm so importantes atividades econmicas e o estado est entre os maiores produtores de camaro do pas. Com participao de 20% 87 no Valor Adicionado Bruto do estado, o setor industrial tem como principais segmentos a extrao de sal, petrleo e gs natural e, na indstria de transformao, produtos
84 85 86 87

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: IBGE Contas Regionais - 2009 Fonte: IBGE Contas Regionais 2009 processadas pela FIERN Fonte: IBGE Contas Regionais 2009 processadas pela FIERN

84

txteis e alimentcios. Atividades tradicionais integradas ao turismo como artesanato, bordados e cermicas tem um grande potencial de expanso e vm recebendo apoio para a estruturao e desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais. Com destaque para o comrcio varejista e o turismo, o setor de servios est concentrado na Regio Metropolitana de Natal e corresponde a 74,8% 88 no Valor Adicionado Bruto do estado. Com readequao da infraestrutura urbana e a exposio gerada pela Copa de 2014, a expectativa de que haja um aumento considervel no fluxo de visitantes regio beneficiando todas as atividades ligadas ao turismo. Salvador - Bahia Fundada em 1549 sendo a primeira capital nacional, Salvador a maior cidade do nordeste brasileiro com mais de 2,6 milhes 89 de habitantes. De uma diversidade cultural nica e com forte influncia africana, a cidade um dos grandes centros tursticos do pas, recebendo milhares de visitantes que todos os anos so que atrados pela pelas suas belezas naturais, patrimnio histrico, msica, cultura e culinria. Sendo uma das mais importantes sedes da Copa de 2014 e tambm recebendo jogos da Copa das Confederaes, a cidade receber investimentos na ordem de R$ 675 milhes 90 para suas principais obras: o novo Estdio da Fonte Nova e as ampliaes do porto e aeroporto. Obras de mobilidade urbana tambm esto previstas, porm o valor total ainda no pode ser determinado com clareza. ! Principais obras para a Copa de 2014:

De propriedade do Governo do Estado da Bahia, o estdio Octvio Mangabeira, mais conhecido como Fonte Nova, teve suas estruturas originais de 1951 demolidas e est sendo reconstrudo atravs de uma parceria pblico-privada. O novo projeto de uma arena multiuso, e a iniciativa privada ter por 35 anos o direito de explorao do complexo que inclui hotis, estacionamentos e restaurantes. A

88 89 90

Fonte: IBGE Contas Regionais 2009 processadas pela FIERN Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

85

obra de R$ 591 milhes 91 segue em estado avanado e tem concluso prevista para dezembro de 2012. Obras de mobilidade urbana devem desafogar o trfego intenso na regio do estdio e nas vias arteriais da cidade. A extenso da linha 1 do Metr e a implantao de corredores de nibus fazem parte do plano, mas ainda no tm datas de concluso previstas. O Aeroporto Deputado Luis Eduardo Magalhes receber mais de R$ 46 milhes 92 em investimentos para a construo de uma nova torre de controle, ampliao do ptio de manobras e reforma e ampliao do terminal de passageiros. Os processos de licitao j foram realizados e as obras tem trmino previsto para o segundo semestre de 2013. Atravs de investimentos de R$ 36 milhes93 em recursos federais, o Porto de Salvador ter um de seus armazns reformado e adaptado para um novo Terminal Martimo de Passageiros. As obras devem ser concludas tambm em 2013. ! Desafios:

Apesar de haver diversos estudos em andamento, a pouco menos de dois anos para o incio da Copa o plano para amenizar os srios problemas de mobilidade de Salvador ainda encontra-se em fase inicial. Devido grande desigualdade social e ao tipo de ocupao no entorno das principais vias da cidade, projetos de duplicao ou extenso de vias so muitas vezes custosos e demorados. As solues de transporte coletivo de mdia e alta capacidade como a expanso do Metr e construo de corredores de nibus BRT devem ser a prioridade, mas ainda no tem um cronograma de implantao consistente. Ao receber os jogos da Copa de 2014 e da Copa das Confederaes em 2013, o Estado da Bahia ter uma grande oportunidade de divulgao de sua indstria turstica. Milhares de visitantes passaro por Salvador e tero dias livres entre os jogos da competio, quando podero visitar atraes da cidade e de regies como a Costa do Descobrimento, Costa do Dend e Chapada Diamantina. Espera-se que problemas como segurana e falta de mo de obra qualificada
91 92 93

Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio

86

sejam superados para que a exposio gerada pelos eventos se consolide em uma revitalizao consistente da indstria turstica regional.

Setores de destaque:

Com uma economia diversificada e um PIB de 137 bilhes94, em 2009, o Estado da Bahia a maior economia da regio Nordeste e uma das principais do pas. O setor agropecurio responsvel por 7,7% 95 do PIB estadual e destaca-se na produo de cacau, soja, cana-de-acar, algodo, sisal, feijo e caf, alm de frutas como cco, banana, e manga, e frutas de clima temperado no permetro irrigado do rio So Francisco. A indstria baiana responde por 28,7% 96 da economia do Estado e concentra-se em segmentos de transformao (como metalurgia, petroqumico, automotivo, papel e celulose, informtica, alimentos e bebidas) e de extrativismo mineral, com destaque para a extrao de cobre, nquel, ouro, petrleo e gs natural. Visando diversificao e maior competitividade da economia baiana, diversas instituies de carter pblico e privado como DESENBAHIA, SEBRAE, FAPESB, FIEB, SENAI e SEPLANTEC trabalham em rede apoiando a formao e o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais como os de tecnologia da informao, moda e confeces, rochas ornamentais e transformao plstica. A rede foi criada em 2003 e busca integrar e potencializar as aes de seus participantes. Representando 63,1% 97 do PIB do estado, o setor de comrcio e servios encontra-se bastante concentrado na Regio Metropolitana de Salvador. Alm de segmentos tradicionais como o de comrcio varejista e de transporte, servios ligados ao turismo tm grande importncia na economia local. A Bahia um dos principais destinos do pas e o segmento possui um alto potencial de crescimento.
94 95 96 97

Fonte: IBGE e SEI Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia Fonte: SEI Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia Fonte: SEI Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia Fonte: SEI Superintendncia de Estudos Econmicos e Sociais da Bahia

87

Recife - Pernambuco Situada em uma regio de mangues onde convergem diversos rios, Recife, capital do estado de Pernambuco, possui uma populao de 1,5 milho 98 de habitantes e centro de uma Regio Metropolitana de quase 4 milhes de moradores. Com uma arquitetura influenciada pelo perodo em que foi dominada por holandeses, a cidade histrica, belas praias e intensa produo cultural, atrai um grande nmero de turistas brasileiros e estrangeiros. Alm de uma indstria turstica slida, Recife destaca-se por ser um dos principais centros de tecnologia da informao do pas. O plano de preparao da cidade para receber jogos da Copa de 2014 e da Copa das Confederaes em 2013 est avaliado em mais de R$ 1,4 bilho99. O projeto inclui a construo de um novo estdio, cinco obras de mobilidade urbana, uma nova torre para o aeroporto e a adaptao de um novo terminal de passageiros para o porto. ! Principais obras para a Copa de 2014:

Viabilizado atravs de uma parceria pblico-privada, a nova Arena Pernambuco receber R$ 500,2 milhes100 em investimentos e ter capacidade para 46 mil torcedores. Para favorecer sua sustentabilidade econmica, o novo estdio seguir o conceito multiuso e faz parte de um abrangente projeto de implantao de um novo bairro planejado. O complexo que recebe o nome de Cidade da Copa est em construo no municpio de So Loureno da Mata e inclui reas comerciais, residenciais, campus universitrio, centro de convenes, cinemas e estacionamentos. Recife receber cinco obras de mobilidade urbana que absorvero R$ 856,9 milhes 101 em investimentos. Sero construdos dois novos corredores que ligaro o bairro de Boa Viagem e o Terminal de Camaragibe ao centro e duas linhas de nibus tipo BRT, uma ligando Igarass regio central e ao Terminal Martimo e outra servindo de integrao da Cidade da Copa com as estruturas de transporte de seu entorno. Ser implantado tambm um novo terminal de nibus integrado com a estao Cosme e Damio do Metr. Aps algumas

98 99

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

100 101

88

mudanas no cronograma inicial das obras, a previso de que a maioria seja concluda aps a Copa das Confederaes. Ao contrrio do que ocorre na maioria das cidades-sede, Recife no necessitar de grandes obras de expanso da infraestrutura aeroporturia. O Aeroporto Gilberto Freyre receber apenas uma nova torre de controle orada em R$ 18,5 milhes 102 e com concluso prevista para dezembro de 2013. O Porto do Recife passa por uma reforma de ampliao que adaptar um de seus armazns em um novo terminal de passageiros, criar novas vias de acesso e reas de estacionamento. Com investimentos de R$ 25.7 milhes 103, o projeto deve ser concludo em meados de 2013. ! Desafios:

Com grande potencial turstico, Recife tem na Copa uma grande chance de promover suas atraes e aumentar o fluxo anual de visitantes. Para que essa oportunidade no seja desperdiada, necessrio que as obras de infraestrutura e mobilidade urbana sejam concludas dentro do prazo e com impactos ambientais minimizados; e que questes sociais como a segurana e o combate a prostituio infantil sejam tratados de forma eficaz. A capital pernambucana j dispe de uma rede hoteleira consolidada e em expanso. Diversas redes j confirmaram novos investimentos que aumentaro a oferta de leitos na regio nos prximos anos. ! Setores de destaque:

Apresentando crescimentos acima da mdia nacional nos ltimos anos, o PIB de Pernambuco atingiu R$ 78,4 bilhes104 em 2009. Com uma economia diversificada e dinmica, o estado recebe grandes empreendimentos e tem perspectivas de manter o forte ritmo de expanso. A agropecuria pernambucana atualmente contribui com 4,8%105 do Valor Adicionado Bruto estadual e destaca-se em culturas tradicio102 103 104 105

Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: IBGE Contas Regionais - 2009 Fonte: IBGE; Agncia CONDEPE / FIDEM

89

nais como cana-de-acar, algodo e feijo, e na fruticultura irrigada concentrada no vale do rio So Francisco, destinada principalmente exportao. O setor industrial vem ganhando fora atravs de grandes empreendimentos atrados principalmente pela localizao do Estado e pelos investimentos em logstica com o complexo porturio de Suape. Responsvel por 22% 106 do VAB pernambucano, o setor atrai indstrias de diversas atividades, destacando-se em produtos alimentcios, petroqumicos, txteis, farmacuticos e autopeas. Com uma participao de 73% 107 no VAB do estado, o setor de Comrcio e Servios concentra-se em segmentos como logstica, servios de manuteno, varejo e servios ligados ao turismo. A Copa de 2014 apresenta-se como uma grande oportunidade para a promoo dos atrativos locais, aumentando o nmero de turistas aps o evento, mas tambm possibilitar expor outras capacidades em que Pernambuco se destaca, assim como na produo de softwares do polo tecnolgico Porto Digital e na produo cultural. Criado em 2000, como principal iniciativa para fomentar o j importante ambiente de inovao do estado, o Porto Digital foi estruturado como um Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informao, Comunicao e Economia Criativa. Localizado no bairro de Santo Amaro e na regio histrica de Recife, o polo teve um importante componente de revitalizao urbana e hoje disponibiliza uma excelente estrutura de servios e de telecomunicaes para o estabelecimento de empresas do setor de tecnologia e inovao. Composto por diversas instituies entre rgos governamentais e de fomento, centros de pesquisa e instituies educacionais, o centro base de mais de uma centena de empresas de mdio e pequeno porte, mas tambm atrai multinacionais, como IBM, Motorola, Samsung, Nokia e Microsoft que ali estabeleceram importantes centros de desenvolvimento. Com uma produo cultural de destaque em segmentos como cinema, artes visuais e msica, Pernambuco apresenta um ambiente propcio ao desenvolvimento da chamada Economia Criativa. Iniciativas como o Instituto Delta Zero e a estruturao do Centro de Excelncia em Tecnologia para a Economia Criativa e Inovao do

106 107

Fonte: IBGE; Agncia CONDEPE / FIDEM Fonte: IBGE; Agncia CONDEPE / FIDEM

90

Porto Digital (Cetec) buscam integrar as diversas atividades que possuem a criatividade e a explorao da propriedade intelectual em sua base. Com um cenrio cultural pujante e um polo tecnolgico consolidado, o ambiente de inovao do estado apresenta um grande potencial de crescimento. Fortaleza - Cear Capital do Estado do Cear e com uma populao de 2,4 milhes108 de habitantes, Fortaleza a segunda maior cidade do Nordeste brasileiro. Localizada em uma regio de belas praias, raras chuvas e altas temperaturas ao longo de todo o ano, a cidade um dos centros do pas que mais atrai turistas estrangeiros. Fortaleza ser palco de diversos jogos da copa de 2014 e tambm receber a Copa das Confederaes em 2013. Esto previstos mais de R$ 1,5bilho 109 em investimentos que contemplaro uma ampla reforma no estdio Castelo, seis obras de mobilidade urbana, reforma e ampliao do aeroporto Pinto Martins e a reforma do Porto de Mucuripe. ! Principais obras para a Copa de 2014:

O projeto de modernizao e adequao s exigncias da FIFA do estdio Castelo est sendo realizado atravs de uma parceria pblico-privada e tem concluso prevista para dezembro de 2012. Com investimentos totais de R$ 518,6 milhes110 o estdio receber uma nova cobertura, melhorias na arquibancada e na infraestrutura de camarotes, novos edifcios para estacionamento e ter seu gramado rebaixado. As novas instalaes do complexo permitiro que, aps 2014, a arena receba shows e eventos de grande porte. No campo da mobilidade urbana, a cidade receber investimentos de R$ 562 milhes 111 destinados a seis obras: quatro corredores de nibus do tipo BRTs, juntamente com o Eixo Via Expressa/Rui Barbosa interligaro o setor hoteleiro principal ao Estdio Castelo, uma linha de VLT que ligar o setor hoteleiro da orla martima ao centro de Fortaleza, e duas novas estaes na Linha Sul do Metr. Apesar de apresentarem atrasos perante o cronograma original, todos os
108 109 110 111

Fonte: Censo 2010 - IBGE Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte

91

projetos j esto em andamento, com exceo das novas estaes de Metr cujas obras esto previstas para terem incio em agosto de 2012 112.. Com investimentos de R$ 350 milhes113 o aeroporto Pinto Martins ter sua capacidade aumentada em 39%, atingindo assim 8,6 milhes 114 de passageiros por ano. A obra, que inclui a reforma e ampliao do terminal de passageiros e a adequao do sistema virio, teve inicio em junho de 2012 e tem concluso prevista para dezembro de 2013. O Porto de Mucuripe tambm ser reformado e ampliado. O projeto inclui um novo terminal martimo de passageiros, um novo cais, estacionamentos e a urbanizao dos sistemas. A obra, que j foi iniciada e tem previso de trmino para novembro de 2013, est orada em R$ 149 milhes115. ! Desafios:

Alm das condies climticas favorveis e das praias paradisacas de seu entorno, a proximidade com o continente europeu facilita a visita de turistas estrangeiros; Fortaleza encontra-se a apenas 5,5 mil km de Lisboa, Portugal. Com uma indstria turstica bem desenvolvida, a capital cearense tem a chance de promover seus atrativos aos milhares de turistas trazidos pela Copa de 2014, mas enfrentar alguns desafios durante o perodo de preparao. Problemas histricos de infraestrutura urbana, como falta de saneamento bsico, sistemas de transporte e limpeza urbana, assim como o estigma recebido pela presena da prostituio infantil, precisam ser superados sob o risco de comprometerem os resultados positivos da realizao deste mega evento. ! Setores de destaque:

Com um PIB de 65,7 bilhes116 em 2009, o Estado do Cear a terceira maior economia da regio Nordeste, atrs de Pernambuco e Bahia. A maioria das indstrias esto instaladas na Regio Metropolitana de Fortaleza onde tambm se concentram os principais seto112 113 114 115 116

Fonte: Portal 2014 - SINAENCO Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Portal da Transparncia Controladoria-Geral da Unio Fonte: Balano 2012 - Copa do Mundo Ministrio do Esporte Fonte: Dados de 2009 - IBGE

92

res de comrcio e servios. A capital e seu entorno respondem por mais de 40% da economia do estado. O setor agropecurio responde por apenas 5,1% 117 do PIB cearense e tem como principais produtos milho, feijo, algodo e frutas, alm da criao de bovinos que d suporte indstria de alimentos e de couro. O parque industrial, responsvel por 24.5% 118 da economia do estado, segue em constante expanso e tem como destaque os setores de calados, txtil, alimentcio, qumico, siderrgico e metalmecnico. Produtos tradicionais como cachaa, cermica vermelha, bordados e artesanatos vm recebendo apoio de entidades pblicas e privadas trabalhando em rede, assim como ocorre em outros estados. O objetivo potencializar o apoio formao e desenvolvimento de APLs, integrando aes em diversos elos das cadeias produtivas. Tais atividades possuem uma forte ligao com aspectos culturais da regio e podem ser facilmente integradas ao mercado turstico. Mais de 70% 119 do PIB do Cear provm do setor de comrcio e servios. Tendo a regio metropolitana como grande centro, as atividades do comrcio varejista e do turismo figuram como as preponderantes e possuem alto potencial de crescimento. Programas de combate desigualdade social e qualificao da mo de obra local devem contribuir para a expanso do setor nos prximos anos.

117 118 119

Fonte: IPECE Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear Fonte: IPECE Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear Fonte: IPECE Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear

93

Mapa brasileiro de potencialidades locais Apoiado pelas oportunidades e desafios referentes aos macroeventos esportivos, a equipe da Competitiveness mapeou algumas das principais potencialidades das sedes dos eventos, conforme Figura 5. No mapa esto configurados alguns dos principais setores com maior potencial das regies.
MANAUS Fitoterpicos e Fitocosmsticos Mveis e artigos em madeira Ecoturismo Eletrnicos Naval FORTALEZA Turismo Artesanatos Alimentos Txteis Siderurgia

NATAL Turismo Artesanatos Alimentos Conf eces

Polos com potencial


RECIFE TIC Audiovisual Cultura Digital Indstria musical Turismo Txteis SALVADOR Turismo Alimentos Conf eces Indstria musical Plsticos Petroqumicos Metalurgia Automotivo
ESTADO DE MINAS GERAIS TIC Biotecnologia Metalurgia Automotivo Alimentos Sistemas de segurana Telecomunicaes Servios de engenharia e arquitetura

CUIAB Ecoturismo Alimentos Mveis

BRASILIA/GOIAS Construo civil Servios f inanceiros Alimentos Farmacuticos Bicombustveis

CURITIBA Planejamento Urbano TIC Transportes Turismo Automotivo Mveis Alimentos

PORTO ALEGRE Alimentos Conf eces Calados Metalurgia Mveis Turismo

RIO DE JANEIRO TIC Audiovisual Turismo Farmacuticos Automotivo Conf eces Alimentos Siderurgia Servios de engenharia e arquitetura Indstria musical

Figura 5 Mapa de potencialidades locais Fonte: Elaborao prpria atravs de fontes diversas

94

You might also like