You are on page 1of 20

Mielografia

Tcnica em Radiologia: Antonia Ariadne Email: ariadnesouza3@gmail.com

Mielografia

O sistema nervoso composto de crebro, medula espinhal, nervos, gnglios e rgos dos sentidos espaciais, tais como os olhos e os ouvidos. A funo do sistema nervoso regular as atividades orgnicas como impulsos eltricos que percorrem vrios nervos. Radiografias da coluna podem ser teis quando se suspeitar de uma leso da medula espinhal ou dos discos vertebrais. Esses estudos podem revelar evidncias positivas de valor considervel em muitos tumores medulares, mas tambm so teis para a excluso ou a demonstrao de infeces, tumores, alteraes degenerativas e leses afetando as vrtebras. Em muitos casos, o exame pode ser limitado a uma nica incidncia antero-posterior e uma lateral. Em outros casos pode ser necessrio o uso de mltiplas projees, incluindo incidncias oblquas ou radiografias obtidas com o paciente fletindo ou estendendo a coluna. As radiografias simples vo determinar tambm se h uma anomalia de segmentao ou uma vrtebra de transio que vo localizar corretamente o nvel espinhal.

As variaes no tamanho do canal espinhal so muito importantes para determinar a probabilidade de compresso da medula espinhal em consequncia de pequenos defeitos produzidos por cristas ou espores sseos, pequenas herniaes de discos intervertebrais ou tumores. Estreitamento ou estenose no processo de desenvolvimento pode afetar vrios segmentos.
Embora seja raro, o envolvimento de vrtebras individuais pode causar uma significativa estenose local.

Continuao
Como ocorre em outras partes da anatomia, para observar radiografias da coluna

vertebral, devemos elaborar um sistema ordenado de visualizao das estruturas, de modo que no passem despercebidas pequenas alteraes em relao ao normal. Faz pouca diferena como se procede, desde que toas as partes sejam observadas cuidadosamente. A mielografia empregada no estudo de pacientes com suspeitas de leses degenerativas ou alteraes atrficas da medula espinhal. So tcnicas mais precisas para a avaliao do tamanho da medula espinhal o exame de TC axial aps a injeo intratecal de contraste hidrossolvel ou a RM. Complicaes ps-cirrgicas (laminectomia) ou dores persistentes tambm podem ser estudadas, mas a presena de aracnoidite pode impedir a interpretao correta em alguns pacientes. Os atuais agentes de contraste mielogrficos hidrossolveis tm menor neurotoxicidade aguda e crnica que os agentes hidrossolveis anteriormente usados. Entre as vantagens dos atuais meios de contraste utilizados esto o fato deles serem absorvidos e no precisarem ser removidos, o espao subaracnide pode ser visualizado com maiores detalhes, seu uso seguro no exame das razes nervosas lombares, medula espinhal e estruturas cranianas.

Continuao
TC. A tomografia computadorizada mostrou-se uma tcnica excelente para a avaliao do

canal espinhal sseo bem como de certas estruturas intra-espinhais. Com um exame de TC axial lombar de boa qualidade, podem-se diagnosticar corretamente herniaes de discos ventrais e laterais Como os espaos subaracnides so estreitos, difcil observar detalhes intra-espinhais nas regies torcica e cervical sem a introduo do meio de contraste hidrossolvel em dose baixa. As relaes anatmicas so mais bem visualizadas quando os cortes de TC axiais so feitos perpendicularmente ao eixo central do canal espinhal. Outra tcnica para obter-se uma orientao anatmica o uso de reconstruo computadorizada de imagem conseqente aos cortes tomogrficos em planos frontais ou sagitais. A combinao de imagens axiais bem detalhadas s projees frontais e laterais mais convencionais com imagens reconstrudas d orientao e resoluo espacial excelentes. RM - Em 1983, a Ressonncia Magntica foi introduzida para estudos espinhais, tendo a experincia confirmado sua eficcia. A gerao de imagens de RM excelente para deteco de anormalidades tanto epidurais com intramedulares. Com a recente liberao dos agentes paramagnticos vasculares (Gadolnio-DTPA) a RM passou a ser muito sensvel tambm para patologias intradurais. O exame de RM deve ser ajustado ao processo mrbido de que se suspeita.

Mielografia
A mielografia consiste na introduo de uma substncia de contraste no espao sub aracnide espinhal para torn-lo visvel s radiografias ou exames de TC. um estudo radiolgico da medula espinhal e de suas razes nervosas, utilizada para confirmar a presena de uma leso de que se tem fortes suspeitas clnicas, para se identificar extenso, o nvel e o tamanho da leso, para se encontrar mltiplas leses ou para se excluir esta possibilidade. No passado, a mielografia frequentemente era considerada um procedimento especial. Entretanto, com o avano da tecnologia e o aperfeioamento dos meios de contraste, a mielografia considerada mais um exame contrastado de rotina que um verdadeiro procedimento especial. A medula espinhal e as razes nervosas so delimitadas injetando-se um meio de contraste no espao sub aracnoide do canal vertebral. O formato e o contorno do meio de contraste so avaliados para detectar possvel patologia. A maioria das patologias ocorre nas regies da coluna lombar ou cervical; assim, a mielografia realizada com maior frequncia nestas reas.

Indicao Clinicas
A mielografia realizada para detectar vrias leses que podem

estar presentes dentro do canal espinhal ou podem estar salientando-se para o interior do canal. Estas leses incluem, mais comumente, tumores cancerosos ou benignos, cistos e ncleo pulposo herniado (herniao da poro interna de um disco espinhal). Se houver patologias, a mielografia serve para distinguir a extenso, o tamanho e o nvel da leso. O outro aspecto importante da mielografia a capacidade de determinar se existem mltiplas leses. O achado patolgico mais comum da mielografia um ncleo pulposo herniado.

Proporo

Preparao Para Puno

Metodologia
Paciente em decbito dorsal, PMS sobre a L.C.M., realiza-se uma radiografia simples da regio a ser radiografa (regio cervical, torcica ou lombar). Aps a puno do canal raquidiano, injeta-se 20 ml de contraste ( ex: Ominipaque) e realizam-se as seguintes incidncias: 1- realizar uma radiografia em AP 2- realizar uma radiografia em P (perfil) 3- realizar radiografias em oblquas direita e esquerda (OD e OE)
- R-C. - perpendicular regio, entrando no centro da mesma. - Chassis - variando com o tamanho da regio, ou seja, o chassis a ser utilizado deve compreender toda a regio de estudo.

Realizao do Exame

Puno Lombar

Limpeza com Iodo

Puno : Neste caso L5 e S1

Se confirma o acesso fazendo angulao na mesa .

Quantidade de contraste de 10 a 12 ml hidrossolvel

Conectar a Seringa

Fontes de Pesquisas
http://www.tecnologiaradiologica.com/rxcontrastado_mielografia.htm

Bibliografia
Apostila de Meios de Contraste /Professora: Antonia Ariadne Colunista do site : www.playmagem.com.br Colunista do blog: Claudio Souza Colunista do site: Canal da Radiologia

You might also like