You are on page 1of 5

Qual a definio de positivo, segundo Comte?

R: o conhecimento positivo, segundo Comte, se refere ao real em oposio ao quimrico ,e se atm observao dos fatos, racionalizao sobre eles, e busca de suas leis. Positivo, para Comte, iguala progresso (princpio regulador que garante o ajustamento e a integrao dos componentes de uma saciedade em relao a um objetivo comum). Assim, Comte observou dois tipos de movimentos na sociedade que levariam ao progresso (sua definio de positivo): dinmico representa a passagem para formaes mais complexas de existncia. Ex: industrializao) e esttico responsvel pela preservao dos elementos permanentes de toda organizao social). Comte privilegiava o esttico em detrimento do dinmico, pois, para ele, o progresso deveria aperfeioar os elementos da ordem, e no amea-los.

Explique a lei dos trs estados: R: Filosofia poltica de Comte, onde, na histria, haviam trs estados (estgios) de evoluo das concepes intelectuais da humanidade: Teolgico ou Fictcio (os fenmenos so explicados atravs de vontades de seres sobrenaturais); metafsico (em que a ignorncia social e a total descrena em um Deus criaria explicaes misteriosas para os fatos) e Positivo (estgio em que procura-se descobrir as leis segundo as quais os fenmenos se desencadeiam, atendendo exclusivamente aos dados proporcionados pela observao, desta maneira a cincia est completamente baseada na realidade).

Quais as crticas de Comte ao empirismo e ao misticismo? R: Comte julgava o empirismo como uma estril acumulao de fatos, e o misticismo como irreal e utpico. Para Comte, em oposto ao misticismo e em conflito com o empirismo, somente existe cincia quando se conhecem os fenmenos por suas relaes constantes de concomitncia e sucesso, acarretando possibilidade de previso racional.

Qual a importncia da sociologia para Comte? R: A sociologia a mais importante das cincias para Comte, pois ela o resumo e o coroamento das demais que a precedem. Significa o ponto de partida da moral, poltica e da religio. Ela retira uma sociedade que se vinculava a conhecimentos teolgicos e metafsicos, e a transforma em uma sociedade de ordem, leis, poder e progresso. Com a sociologia, Comte pode propor um planejamento de organizao social e poltico.

Qual a definio de materialismo histrico? R: O materialismo histrico procura as causas de desenvolvimentos e mudanas na sociedade humana atravs da histria, nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida (os modos de produo so histricos e devem ser interpretados como uma maneira que os homens encontraram,

em suas relaes, para se desenvolver e dar continuidade espcie). Defende que a evoluo histrica, desde as sociedades mais remotas at atual, se d pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "explorao do homem pelo homem" (explicando, de certa forma, as relaes entre sujeitos).

O que Marx designou como Prxis? Explique sua relao com o valor e trabalho. R: De acordo com Marx, prxis a unio da teoria com a prtica, um materialismo ativo. um mtodo que de abordar e explicar a sociedade em processo de ao sobre ela. Trata-se de uma critica radical que nasce do livre exerccio da conscincia, uma ao poltica transformadora. O modo de ser do homem gerado, conformado e confrontado com sua condio scio-histrica. Neste materialismo ativo (prxis), o homem luta para se sobrepor a sua condio social. Numa sociedade alienada, com seu valor e mo de obra desmerecidos pelo proletrio, o homem pode apenas buscar uma ascenso ao lutar ativamente contra as desigualdades promovidas pelas relaes de produo.

Quais as conseqncias da diviso social do trabalho? R: Partindo de uma via de trabalho cooperativo, em tarefas e papis especficos e delimitados, com o objetivo de aumentar a eficincia da produo, a diviso social do trabalho alia-se a tendncia para a apropriao, numa primeira fase, dos instrumentos de trabalho, e, posteriormente, dos restantes meios de produo. A formao de grupos de pessoas com diferentes posies no processo produtivo assegurada por formas de propriedade que acabam por conduzir diviso da sociedade em classes sociais e por permitir a uma parte da sociedade explorar a outra. Resulta, ento, em uma alienao do homem, afastando-o dos meios de produo e do fruto de seu trabalho. A desigualdade social isolou o pensamento filosfico e cientifico s classes dominantes, que usavam-no ao seu favor.

O que alienao e o que Ideologia, segundo Marx? R: Alienao consiste na explorao de classe sobre classe, onde o sujeito, tanto como operrio e individuo intelectual, encontra-se limitado e excludo, afastado dos meios de produo, frutos do seu trabalho, conhecimento cientifico e filosfico. A alienao tambm se d politicamente, onde, em uma sociedade de classes, o Estado representa a todos, mas visa apenas o interesse da classe dominante. A ideologia, segundo Marx, nada mais do que uma srie de crenas irreais que mascara a realidade, usada para justificar tal desigualdade social como uma ordem natural, servindo como uma forma de dominao de uma classe sobre a outra (luta de classes). A ideologia feito inconscientemente, e o sistema surge espontaneamente.

Porque o existencialismo d tanto valor ao indivduo? R: Os existencialistas sustentam que as pessoas so responsveis pelas suas prprias aces. Todos os indivduos dotados de autoconscincia podem

compreender ou intuir a sua prpria existncia e liberdade, da que no devam deixar que as suas escolhas sejam limitadas por nada - nem pela razo, nem pela moral. Esta liberdade para escolher conduz noo de "no-ser", ou "nada", que pode provocar a angstia ou o medo. O homem o problema central do existencialismo, no enquanto ser abstrato, com uma natureza definida, mas como um ser concreto, que sofre, que trabalha e ama.

O que significa que a existncia precede a essncia? R: os existencialistas rejeitam a idia de que h, no ser humano, uma essncia j incorporada desde o princpio da sua existncia. No existe uma natureza prexistente e pr-definida priori (a nica natureza pr-existente a biolgica). No h natureza humana, visto que no h Deus para conceb-la. Esta "essncia" ser adquirida atravs da sua existncia; um vir a ser, a possibilidade de ser, o poder para tornar-se um ser, e esse desabrochar s acontece com o tempo. O homem nasce despido de tudo e define a sua realidade ao entrar em contato com o mundo exterior. O homem no mais que o que ele faz.

Fale sobre a existncia inautntica e a finitude: R: Pela temporalidade, o ser vai adquirindo a sua essncia, pois somente existindo que ele . A essncia do ser reside, na verdade, na sua prpria existncia. Na existncia inautntica, o homem comum deixa-se levar por uma srie de questes superficiais, por uma curiosidade inconseqente, que se perde no conhecimento das simples notcias, sem maiores exigncias; esta curiosidade vai coloca o homem diante de uma existncia inautntica, em conseqncia dos conhecimentos adquiridos sem profundidade. S quando o homem substitui esta curiosidade inconseqente pela angstia, que a expresso de uma percepo dramtica da existncia humana, que o homem se v dividido entre uma existncia inautntica e autentica. Finitude um carter da prpria temporalizao, onde o tempo uma abertura no qual o ser acontece e d sentido ao ser (remetendo-se desde o seu poder-ser).

Quais os principais objetos de estudo para Foucault? Porque? R: Foucault conhecido pelas suas crticas s instituies sociais, especialmente psiquiatria e medicina, s prises, a sexualidade, a subjetividade, analise do discurso e complexa relao de poder. Pode-se dizer que Foucault centra-se na "vida" e nos diferentes processos de subjetivao, pois observa que o que se tem para ser analisado do passado o discurso. Discurso este que promulga historicamente uma sociedade altamente opressora e crist (abuso de poder), que condena tudo aquilo que diferente e aversivo (como a loucura), reprimindo a sexualidade e a construo subjetiva do sujeito (que, ironicamente, justamente o que leva ao desenvolvimento subjetivo: quanto mais voc comprime, mais voc cria o sujeito).

Descreva o Panptico de Foucault e suas conseqncias. R: O panptico descreve-se como gerao de poder nas mos de um inspetor onipotente, onipresente e onividente. uma utopia ficcional e um projeto de presdio que gerou a idia de mtodos de observao e controle. A estrutura da priso incorpora uma torre de vigilncia no centro de um edifcio anelar, que est dividido em celas. Cada uma destas celas compreende uma superfcie tal que permite ter duas janelas: uma exterior para que entre a luz, e outra interior dirigida para a torre de vigilncia. Os ocupantes das celas se encontrariam isolados uns de outros por paredes, e sujeitos a vigilncia de um guarda na torre que permaneceria oculto. O panoptico permite aperfeioar o exerccio do poder, e isto de varias maneiras: pode reduzir o nmero dos que exercem o poder, ao passo que multiplica o numero daqueles sobre os quais exercido. Sua fora se exercer espontaneamente, vigiar todas as dependncias onde se quer manter o domnio e o controle.

Definio do termo biopoltica R: A biopolitica o abuso das prticas de poder (mdico, por exemplo) e questo de domnio das organizaes publicas sob a populao. a aplicao e impacto do poder polticosoberano sobre todos os aspectos da vida humana.Trata-se de uma biopoltica porque os novos objetos de saber, que se criam a servio do novo poder, destinamse ao controle da prpria espcie.

Porque, segundo Thomas Kuhn, a cincia s evolui atravs das revolues cientificas? R: Porque somente atravs de disputas para defender modelos da cincia, que estes modelos (que ele chamou de paradigmas), podem evoluir em modelos mais atualizados.

Qual a importncia de um erro na progressiva superao de um paradigma? R: Kuhn afirma que, a medida que o tempo passa, os paradigmas comeam a formular erros, que surgem a partir da evoluo do homem no mundo. medida que se observa a funcionalidade de um paradigma, com o tempo, ele comea a parecer disfuncional, uma vez que, quando o conhecimento aumenta, novas descobertas mais corretas e concretas surgem, tornando o paradigma anterior primitivo. Se no fossem por estes erros, a cincia nunca evoluiria de um paradigma mais inculto, para outro mais moderno.

Explique como foi a passagem de paradigma geocntrico para heliocntrico R: O paradigma geocntrico, mais defendido por Aristteles, se baseia na hiptese de que a Terra estaria parada no centro do Universo, com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. Esta teoria surgiu em uma poca em que tentava-se entender o conceito de matria, o universo e o papel do homem como um ser deste universo. O foco estava voltado para o homem, e o modelo geocntrico sofreu fortes influencias ao colocar a Terra no centro do universo. Na Renascena, este paradigma

sofreu mudanas embora tenha sido muito condenado principalmente pela igreja catlica , quando Coprnico revelou que a Terra no era o centro do universo, mas sim o Sol. Nesta poca, a descoberta do mundo e do sujeito como algum pensante e de carter real, no puramente teolgico, estava em expanso, coincidindo, mais uma vez, com o paradigma proposto poca, onde o homem deixa de ser o centro do universo, uma criatura utpica, e passa a buscar um conhecimento concreto sobre o mundo e si mesmo.

You might also like