You are on page 1of 3

A nova Roda dos Alimentos Como constituda a nova Roda dos Alimentos.

. Quais so as principais alteraes, relativamente ao tnhamos aprendido anteriormente?


A Roda dos Alimentos um smbolo em forma de crculo que se divide em fatias de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que renem alimentos com propriedades semelhantes. A primeira Roda dos Alimentos Portuguesa foi criada j em 1977 para a Campanha de Educao Alimentar Saber comer saber viver. A nova Roda dos Alimentos agora apresentada muito parecida com a primeira. A subdiviso de alguns dos anteriores grupos (legumes, vegetais, fruta) e o estabelecimento de quantidades dirias equivalentes, so as principais alteraes na nova Roda.. A nova Roda dos Alimentos composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimenses, os quais indicam a proporo de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentao diria: Cereais e derivados, tubrculos (cenoura, etc) 28% Hortcolas (legumes couves, etc) 23% Fruta 20% Lacticnios 18% Carnes, peixe e ovos 5% Leguminosas 4% Gorduras e leos 2%

A gua, mesmo no estando num grupo prprio, est tambm representada em todos eles, porque faz parte da constituio de quase todos os alimentos. Como a vida depende da existncia da gua, fundamental que se beba muita quantidade (de 1 litro a 1,5 l) diariamente. Cada um dos grupos apresenta funes e caractersticas nutricionais especficas. Todos eles devem estar presentes na alimentao diria e no devem ser substitudos. A nova Roda dos Alimentos tem todas as informaes para fazermos uma Alimentao Saudvel. Alimentao saudvel quer dizer: Completa - comer alimentos de cada grupo e beber gua diariamente; Equilibrada - comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maiores e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menores, de forma a ingerir o nmero de pores recomendado; Variada - comer alimentos diferentes dentro de cada grupo.

Alguns benefcios do Peixe


Comer peixe pelo menos uma vez por semana protege o crebro do envelhecimento. Isto quer dizer que se comermos peixe pelo menos uma vez na semana o nosso crebro continua a trabalhar como se fossemos mais novos. Comer peixe parece reduzir o risco de ataque cardaco. Quer dizer que podemos no ter problemas no corao ou nas artrias porque o peixe ajuda que tudo funcione bem no nosso organismo.

Alguns benefcios do po
O po tem vitaminas e minerais e hidratos de carbono importantes para o organismo. Se no comermos demasiado po conseguimos ter mais sade, energia e bom funcionamento dos intestinos.

Alguns benefcios da cenoura


A cenoura tem muita vitamina A e caroteno. Isto quer dizer que faz muito bem pele e ao cabelo. Tambm importante para os olhos e para o bom funcionamento do crebro porque rica em vitaminas.

Alguns benefcios da carne de frango


A carne branca das aves tm de protenas, ferro e fsforo. Tm poucas gorduras, muito macias, que se derretem com facilidade e so de mais fcil digesto. por isso que so muito boas para crianas e pessoas que tenham problemas com o aparelho digestivo. Tambm muito importante comer frango quando estamos doentes. A canja de galinha considerada popularmente como a comida ideal para recuperar pessoas doentes. Mesmo assim no devemos comer muitas vezes este tipo de carne.

Alguns benefcios da batata


Possui baixa quantidade de gordura por isso no provoca obesidade. Contm vitaminas do complexo B e vitamina C por isso faz bem ao crebro ao sistema nervoso e d fora e energia. Ainda tem fsforo (em boa quantidade), ferro, potssio e clcio.

Curiosidade: Alguns benefcios do Chocolate


Comer chocolate preto (aquele que mais escuro e um bocadinho amargo) pode trazer muitos benefcios, como o caso da diabetes e da tenso arterial. Reduz o colesterol, doenas do corao e cancro. Pode fazer-nos mais felizes porque tem feniletilamina, uma substncia natural produzida pelo crebro humano. Torna os bebs alegres se as mes comerem um pouco de chocolate por dia quando esto grvidas. Melhora o funcionamento dos vasos sanguneos ( o sangue fica melhor e com mais qualidade ). Pode mesmo acabar com a tosse.

Mas CUIDADO! S se pode comer um pouquinho de chocolate por dia 1 barra ou uma tira de um chocolate mais que suficiente. Se comermos muito tudo isto no vale.

You might also like