You are on page 1of 9

XIII.

A histria da conquista da Palestina.


Nmeros 21.21 a 33-56; Josu 1 a 2.
Calcula-se que Israel levou sete anos para conquistar a Palestina, incluindo a parte Oriental, j mencionada, a parte Ocidental e algumas campanhas suplementares. Estas ltimas aconteceram posteriormente repartio das terras cananitas entre as tribos de Israel. Grandes extenses de terra e muitas e importantes cidades foram tomadas por Israel. Entretanto, a conquista no foi completa. Por medo ou acomodao, Israel no conquistou todas as cidades e terras da Palestina, e no expulsou todos os seus habitantes. Os problemas que enfrentou por causa disto so mencionados posteriormente na Histria dos Juzes.

Conquista da Palestina Oriental (Moiss)

A primeira etapa da conquista foi comandada por Moiss e foi feita em trs campanhas, a de Gileade, a de Bas e a de Midi. Campanha de Gileade. Os filhos de Israel mandaram mensageiros a Seom, rei dos amorreus, pedindo-lhe licena para passar por suas terras. Seom no somente no deixou Israel passar pelo seu pas, como tambm saiu e fez guerra contra Israel. Mas Israel o venceu e tomou posse da sua terra, desde o rio Arnon at o rio Jaboque (Nm 21.21-24). Campanha de Bas. Animados com a vitria contra Seom, os filhos de Israel cruzaram o rio Jarmuque, em direo a Bas. Ogue, o rei de Bas, saiu contra eles, mas Israel o venceu e apossou-se de toda a regio de Bas (Nm 21.31-35). Campanha de Midi. Estando Israel em Sitim, nas campinas de Moabe, Balaque, rei de Moabe, soube do que Israel fizera aos amorreus, de Gileade, e teve muito medo. Confabulou com seus vizinhos midianitas e edomitas, e resolveu contratar os servios de Balao, um falso profeta e adivinho de Petor, na Mesopotmia. Balaque mandou dizer a Balao: Eis que um povo saiu do Egito, cobre a face da terra, e est morando defronte de mim. Vem, pois, agora,

rogo-te, amaldioa-me este povo, pois mais poderoso do que eu; para ver se eu o poderei ferir e lanar fora da terra (Nm 22.1-6). Em princpio Deus disse a Balao que no fosse a Moabe e nem amaldioasse a Israel, pois era povo abenoado. Porm, o rei de Moabe insistiu com Balao e lhe prometeu honrarias e prmios (Nm 22.9-19). Balao tornou a consultar o Senhor ou, diramos, a insistir com o Senhor. Estava seduzido pela promessa de honrarias e prmios. Soberanamente, Deus permitiu que fosse com os prncipes de Moabe, mas o advertiu: ... fars somente o que eu te disser. Balao seria um instrumento de Satans para uma grave crise moral e religiosa em Israel, um desastre. No caminho, algo muito estranho ocorreu. Um Anjo do Senhor se interps frente de Balao, impedindo-lhe a passagem. Num primeiro momento, ele no viu o Anjo. Mas a jumenta o viu e desviou-se dele por trs vezes. Balao espancou a jumenta nas trs ocasies, at que esta, por uma ao miraculosa de Deus, falou a Balao justificando seu estranho comportamento. O Senhor ento abriu os olhos de Balao e ele tambm viu o Anjo, e quis voltar, mas o Anjo lhe disse para seguir com os homens de Moabe e Midi, advertindo-o outra vez: Somente aquilo que eu te disser, isso falars (Nm 22.20-35). Chegando Balao a Moabe, foi logo dizendo a Balaque, o rei: A palavra que Deus puser na minha boca, essa falarei. Parecia at um bom profeta, mas, na seqncia da histria, veremos que no era! (Nm 22.36-38). No dia seguinte, Balaque levou Balao a um monte de onde podiam ver parte do arraial de Israel, e preparou oferendas cujo propsito seria criar uma atmosfera apropriada para a maldio. Porm, abrindo Balao a sua boca para amaldioar a Israel, disse: ...Como posso amaldioar a quem Deus no amaldioou?... (Nm 23.7-10). Balaque reclamou, e Balao tentou, mas a cada vez, Deus o forava Balao a abenoar Israel. Por fim, o adivinho disse essas belas palavras:
Deus no homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, no o far? ou tendo falado, no o cumprir? Eis que para abenoar recebi ordem; ele abenoou, no o posso revogar(...) Pois contra Jac no valem encantamentos, nem adivinhao contra Israel: Que coisas tem feito Deus!(...) Deus tirou do Egito a Israel cujas foras so como as do boi selvagem; consumir as naes, seus inimigos, e queimar seus ossos, e com as suas setas os atravessar.(...) Benditos os que te abenoarem e malditos os que te amaldioarem (Nm 23.18-24; 24.3-9).

Alm das bnos, Balao proferiu uma profecia a favor de Israel, que parece fazer uma referncia ao Messias: Uma estrela proceder de Jac, de Israel subir um cetro (Nm 24.14-24). Talvez os magos do Oriente que, seguindo uma estrela, foram at Belm para visitar o menino Jesus soubessem dessa antiga profecia de Balao, seu conterrneo (Mt 2.1-4). Balaque ficou indignado com o seu adivinho e o mandou embora, sem as honras e os presentes prometidos (Nm 24.11). Dias depois, inconformado, Balao voltou presena de Balaque e lhe deu este conselho: Faa prevaricar os filhos de Israel! (Nm 31.16). Em outras palavras: Ordene s jovens de Moabe e Midi e s prostitutas cultuais que se aproximem dos jovens de Israel, no seu arraial, e os seduzam... O raciocnio de Balao era simples e diablico: Se no foi possvel enfraquecer e vencer a Israel com maldies e agouros, tentemos a seduo.. De algum modo ele sabia que prostituio e idolatria eram pecados gravssimos aos olhos de Deus. Assim, ele imaginou que se os rapazes de Israel se prostitussem com as moabitas e midianitas e, depois, para agrad-las, participassem de seus rituais e adorassem os seus deuses, Israel perderia a bno e a proteo de Deus. E foi o que aconteceu! Habitando Israel em Sitim, comeou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Estas convidaram o povo aos sacrifcios dos seus deuses; e o povo comeu, inclinou-se aos deuses delas. Juntando-se Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel... (Nm 25.1-3). O Senhor determinou a morte por enforcamento de todos os cabeas do povo e de todos os que se juntaram a Baal-Peor. Alm disso, houve uma praga entre o povo, e vinte e quatro mil israelitas morreram (Nm 25.3-9). A praga somente cessou quando um neto de Aro, chamado Finias, fez expiao pelos filhos de Israel. Ele viu um Israelita passar com uma midianita, bem defronte de Moiss e da congregao de Israel, num momento em que todos choravam lamentando o ocorrido... Tomou uma lana e foi atrs. Entrou na tenda onde os dois entraram e os atravessou a ambos com a sua lana. Deus recompensou o zelo de Finias dando-lhe a sua aliana de paz e prometendo-lhe, a ele e sua descendncia, o sacerdcio perptuo (Nm 25.6-13). Os midianitas foram punidos. Israel fez guerra contra eles e matou a todos os seus homens, a seus reis e a Balao. Mas pouparam as mulheres, as crianas e os despojos. Moiss, indignado, lembrou-lhes que aquelas mulheres os haviam seduzido, por conselho de Balao, e mandou mat-las, e tambm as crianas do sexo masculino (Nm 25.16-18; Nm 31). Moabe no foi atacado por Israel porque o Senhor lhes dera a sua terra por possesso (Dt 2.9). Porm, nenhum moabita nem amonita seria admitido na Assemblia do Senhor em Israel, por geraes, ...porquanto no saram ao encontro dos filhos de Israel com po e gua; antes assalariaram contra eles a Balao para os amaldioar... (Dt 23.3-6; Ne 13.1-2).

Estando Israel em Sitim, na terra de Moabe, ocorreram ainda os seguintes fatos: (a) As tribos de Rubem, Gade e meia tribo de Manasss, que tinham gado em muitssima quantidade, pediram a Moiss que lhes desse aquelas terras por herana, posto que o lugar era lugar de gado. Moiss, lhes imps uma condio: Se vos armardes para a guerra perante o Senhor; e cada um de vs passardes o Jordo perante o Senhor, at que haja lanado fora os seus inimigos de diante dele, e a terra esteja subjugada perante o Senhor, ento voltareis... e a terra vos ser por possesso... A terra do lado oriental do Jordo. (Nm 32.20-23). (b) Por ordem de Deus, foi feito um segundo censo de Israel. O quadro a seguir compara os resultados do primeiro censo, feito no Sinai, e este segundo censo, em Sitim, trinta e oito anos depois:

(c) Deus disse a Moiss: Sobe ao monte Abarim, e v a terra que dei aos filhos de Israel. E, tendo-a visto, sers recolhido tambm ao teu povo, assim como o teu irmo Aro; porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregao, fostes rebeldes ao meu mandato de me santificar nas guas diante dos seus olhos... Moiss orou ao Senhor, dizendo: O Senhor, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregao, que saia adiante deles, e que os faa sair, e que os faa entrar, para que a congregao do Senhor no seja como ovelhas que no tm pastor. Deus ouviu a orao de Moiss, e lhe disse: Toma a Josu, filho de Num, homem em quem h o Esprito, e impe-lhe a mo; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregao dos filhos de Israel... (Nm 27.12-23). (d) Nos dias seguintes Moiss recordou para o povo todas as leis que Deus lhes havia dado. Esse o contedo principal do livro de Deuteronmio. A certa altura, Moiss falou daquele dia em que o Senhor o proibiu

de passar o Jordo e entrar em Cana: ...nesse tempo, implorei graa ao Senhor, dizendo: Senhor, Senhor!... Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que est dalm do Jordo... Porm o Senhor indignou-se muito contra mim por vossa causa, e no me ouviu; antes me disse: Basta; no me fales mais nisto. Sobe ao cume de Pisga, levanta os teus olhos para o Ocidente, e para o Sul, e para o Oriente, e contempla com os teus prprios olhos, porque no passars este Jordo. D ordens a Josu, e anima-o e fortalece-o; porque ele passar adiante deste povo, e o far possuir a terra que tu apenas vers (Dt 3.23-28). (e) Por fim, Moiss despediu-se de Israel, dizendo: Sou hoje da idade de cento e vinte anos. J no posso sair e entrar; e o Senhor me disse: No passars o Jordo. O Senhor teu Deus passar diante de ti; ele destruir estas naes de diante de ti, e tu as possuirs: Josu passar adiante de ti, como o Senhor tem dito... Sede fortes e corajosos: no temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor vosso Deus que vai convosco: no vos deixar nem vos desamparar. Chamou Moiss a Josu e lhe disse na presena de todo o Israel: S forte e corajoso; porque com este povo entrars na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os fars herd-la. O Senhor que vai adiante de ti: ele ser contigo, nem te deixar, nem te desamparar, no temas nem te atemorizes (Dt 31.1-8). Moiss morreu no monte Pisga, vista de Cana, conforme o Senhor havia dito e conforme est relatado no captulo anterior (Dt 34.1-12). (f) Por determinao divina, Josu sucedeu a Moiss na liderana do povo de Israel. ...estava cheio do esprito de sabedoria, porquanto Moiss havia posto sobre ele as suas mos: assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moiss (Dt 34.9). Deus mesmo o confortou e encorajou (Js 1.1-9). (j) Assim encorajado e orientado Josu tomou as primeiras providncias para a conquista da Palestina Ocidental. Enviou dois homens para espiarem a terra e a Jeric. Estes homens foram hospedados e protegidos por uma prostituta chamada Raabe. Por causa disto ela foi poupada na destruio de Jeric, mais tarde (Js 2.1-24; 6.17,22-25). A travessia do Jordo. Gilgal. Antes de iniciar a conquista da Palestina Ocidental, Josu ps a arca do Senhor frente do povo para que a seguissem na travessia do Jordo, e disse-lhes estas palavras famosas: Santificai-vos, porque amanh o Senhor far maravilhas no meio de vs (Js 3.5) No dia seguinte, o povo partiu de Sitim para atravessar o Jordo e entrar em Cana. Os sacerdotes iam na frente levando a arca do Senhor. Aconteceu que, quando os sacerdotes puseram os ps na borda do rio, as guas que vinham de cima pararam, e levantaram-se num monto, mui longe da cidade de Ado... e as que desciam... foram de todo cortadas... e

todo o Israel passou a p enxuto, atravessando o Jordo (Js 3.14-17). Quando o povo acabou de passar, os sacerdotes que tinham permanecido firmes no meio do Jordo com a arca, passaram tambm. Quando puseram os ps na margem oposta do rio as guas voltaram a correr normalmente (Js 4.15-18). Do leito do rio foram retiradas doze pedras. Doze homens, representando cada um uma das tribos de Israel, transportaramnas at ao acampamento seguinte, Gilgal. Com aquelas pedras Josu levantou uma coluna, para lembrana daquele milagre (Js 4). Quando os amorreus e os cananeus, que habitavam desta banda do Jordo, ao ocidente ... ouviram dizer que o Senhor tinha secado as guas do Jordo, de diante dos filhos de Israel, at que passassem, desmaiou-se-lhes o corao, e no houve mais alento neles, por causa dos filhos de Israel (Js 5.1). Em Gilgal, primeiro acampamento de Israel em Cana, antes de qualquer batalha, deram-se os seguintes fatos: (a) Circunciso dos homens nascidos no deserto. Deus ordenou a Josu que fizesse facas de pederneira e passasse de novo a circuncidar os filhos de Israel, isto porque os homens todos, que tinham sado do Egito, circuncidados, eram j mortos no deserto, pelo caminho(...) mas a nenhum deles que nascera no deserto, pelo caminho(...) haviam circuncidado (Js 5.1-9). (b) Celebrao da Pscoa. Cessa o man. No dia quatorze do ms de abibe, Israel celebrou a Pscoa, a primeira na Terra Prometida. No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o man, e no o tiveram mais os filhos de Israel; mas nesse ano comeram das novidades da terra de Cana (Js 5.10-12). (c) Uma viso alentadora! Ali em Gilgal, vista de Jeric, Josu teve uma viso do Senhor ou de um mensageiro seu, o qual, com uma espada na mo, se apresentou como prncipe do exrcito do Senhor. O mensageiro lhe disse: Descala as sandlias de teus ps, porque o lugar em que ests santo (Js 5.13-15. Ver x 3.4-5). Essa viso foi um encorajamento para o comandante Josu. Daquele ponto, ele podia ver as muralhas de Jeric. Imaginava como haveria de tom-la... Ento, repentinamente, ali estava o prncipe do exrcito do Senhor, o comandante do exrcito de Deus! Trazia na mo um espada nua... Estava pronto para lutar por Israel! Era um aliado! E que aliado!

Conquista da Palestina Ocidental (Josu)


Gilgal tornou-se o quartel-general de Israel durante a segunda etapa da conquista, comandada por Josu (Js 4.19). Esta etapa tambm aconteceu em trs campanhas: Central, Meridional e Setentrional.

Campanha da Palestina Central. A primeira vitria de Israel em Cana foi contra Jeric, no centro do pas. A cidade estava rigorosamente fechada, por causa dos filhos de Israel: ningum saa nem entrava (Js 6.1). Deus ordenou a Josu que fizesse os homens de guerra de Israel rodearem a cidade, cercando-a uma vez, e isto por seis dias. Sete sacerdotes, marchando frente da arca da aliana, levariam consigo sete trombetas. No stimo dia, os homens rodeariam a cidade sete vezes, os sacerdotes tocariam as trombetas, e o povo todo gritaria. Ento, disse o Senhor: o muro da cidade cair abaixo, e o povo subir nele... (Js 6.2-5). E foi assim que se deu a queda de Jeric. Deus ordenou a Israel que destrusse totalmente a cidade, e a tudo o que nela houvesse, incluindo a populao. Somente Raabe e os que estivessem com ela em sua casa seriam poupados, pelo motivo mencionado anteriormente (Js 6.17-19). Em seguida, Josu mandou espiar a cidade de Ai, prxima de Jeric. Os espias acharam que seria fcil e recomendaram a Josu que no mandasse o povo todo, mas apenas uns trs mil guerreiros. Mas Israel sofreu uma dura e vergonhosa derrota. Consternado, Josu orou: Ah! Senhor Deus, por que fizeste passar este povo o Jordo, para nos entregares nas mos dos amorreus... O Senhor lhe disse: Lavanta-te; por que ests prostrado assim sobre o rosto? Israel pecou, e violaram a minha aliana, aquilo que lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e at debaixo da sua bagagem o puseram... J no serei convosco, se no eliminardes do vosso meio a coisa roubada. Dispete, santifica o povo e dize: Santificaivos para amanh... (Js 7.1-13) Por ordem de Deus, foi feito um sorteio e, deste modo, descobriu-se que um homem de Israel, chamado Ac, tomara dos despojos de Jeric e os escondera na terra, no meio da sua tenda. Israel apedrejou e queimou o homem e sua famlia; seus bens tambm foram destrudos (Js 7). Depois disto, com a bno de Deus, Ai foi facilmente tomada. Com ela, caiu tambm a cidade de Betel. Parece que Siqum rendeu-se sem resistncia.

Aterrorizados, os heveus que habitavam as cidades de Gibeon, Quefira, Beerote e Quiriate-Jearim, todas a noroeste e a oeste de Jerusalm, valendo-se de um estratagema, enganaram a Josu e fizeram com ele um pacto de convivncia pacfica. Passados trs dias a fraude foi descoberta. Por causa do pacto Israel no os pde ferir, mas Josu amaldioou-os e sujeitou-os a trabalhos forados, para sempre (Js 9). Renovao da aliana. Antes de prosseguir com a conquista, Josu edificou um altar, no monte Ebal, pouco ao norte de Siqum, e fez uma cpia da Lei de Moiss. Todo o Israel, com os seus ancios, e os seus prncipes, e os seus juzes, estavam duma e outra banda da arca, perante os levitas sacerdotes que levavam a arca da aliana do Senhor... metade deles em frente do monte Gerizin, e a outra metade em frente do monte Ebal; como Moiss, servo do Senhor, outrora ordenara que fosse abenoado o povo de Israel. Depois leu todas as palavras da lei, a bno e a maldio, segundo tudo o que est escrito no livro da lei... (Js 8.30-35). Campanha da Palestina Meridional. At ento a conquista fora relativamente fcil devido a pouca unidade que havia entre as tribos locais. Porm, atemorizados pelas faanhas de Josu, e em face do procedimento dos heveus, o rei de Jerusalm, AdoniZedeque, fez aliana com os reis de Hebrom, de Jarmute, de Laquis e de Eglom para resistir s foras de invaso. Atacaram Gibeon, cidade hevia, ento, tributria de Israel. Josu veio em socorro de Gibeon e derrotou os reis dos amorreus e suas tropas. Foi durante esta batalha que Josu orou ao Senhor, dizendo: Sol, detm-te em Gibeon, e tu, lua, no vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou at que o povo se vingou de seus inimigos... O sol se deteve no meio do cu e no se apressou a por-se, quase um dia inteiro. No houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o Senhor, assim, atendido voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel... De fato o Senhor interveio em favor de Israel, no apenas prolongando aquele dia, mas tambm fazendo cair pesada chuva de pedras sobre os inimigos do seu povo (Js 10.1-27). Depois desta vitria sobre os cinco reis dos amorreus, Josu tomou diversas cidades da regio e venceu outros reis. As cidades tomadas foram: Maqued, Libn, Laquis, Eglom, Hebrom e Debir. Foi assim que Josu apossou-se de toda a regio sul da Palestina (Js 10.28-42). Campanha da Palestina Setentrional. O mais poderoso rei desta regio era Jabim, de Hazor. Ele enviou mensageiros a vrios outros reis das redondezas, desde o monte Carmelo at ao monte Hermom, e formou com eles um poderoso exrcito. ...vieram e se acamparam junto s guas de Merom, para pelejarem contra Israel. Disse o Senhor a Josu: No temas diante deles; porque amanh a esta mesma hora, j os ters traspassado diante dos filhos de Israel... Josu, e todos

os homens de guerra com ele, veio apressadamente contra eles s guas de Merom, e os atacaram. Os Senhor os entregou nas mos de Israel; e os feriram e os perseguiram at a grande Sidom... Nesse mesmo tempo voltou Josu, tomou a Hazor e feriu espada o seu rei... Tomou, pois, Josu toda aquela terra... No houve cidade que fizesse paz com os filhos de Israel, seno os heveus, moradores de Gibeon... (Js 11). Havia ainda, por todo o pas, pequenos ncleos de populao nativa, e a Plancie Martima encontrava-se em grande parte nas mos dos filisteus. Alm disso, muitas das cidades tomadas por Israel, em diversas partes, foram novamente ocupadas e fortificadas por seus antigos donos. O livro dos Juzes relata as campanhas suplementares, ocorridas depois da conquista propriamente dita e da repartio das terras conquistadas por

Referencias Conquista no Novo Testamento Balao - II Pe 2.15; Ap 2.14 Morte de Moiss - Dt 34.5-6; Jd 8-9. A queda dos muros de Jeric - Hb 11.30 Raabe, a prostituta de Jeric - Mt 1.5; Hb 11.31. Josu e a conquista - At 7.44-45; Hb 4.8-9

Pr. ber Lenz Cesar eberlenzcesar@gmail.com

You might also like