You are on page 1of 2

.

Leia o texto: O sal do mal


O aumento das doenas da tireoide no Brasil pode estar ligado ao excesso de iodo no sal Paula Neiva

A adio de iodo ao sal de cozinha obrigatria no Brasil desde a dcada de 70. Essa foi a maneira encontrada pelo governo para reduzir a incidncia de problemas de sade associados carncia do mineral, como o bcio endmico e o cretinismo. Importante instrumento de sade pblica, a medida, no entanto, colocou a populao em perigo o que no de estranhar em se tratando das prticas pblicas nacionais. Em 1999, uma portaria do Ministrio da Sade elevou a quantidade mxima recomendada de iodo por quilo de sal de 60 miligramas para 100 miligramas por quilo. A mnima se manteve em 40 miligramas do mineral por quilo de sal. "Essa mudana foi feita sem a consulta prvia de assessores especializados do ministrio e gerou um impacto negativo sobre as pessoas com predisposio gentica a doenas da tireoide", diz o mdico Geraldo Medeiros, professor da Universidade de So Paulo (USP) e um dos maiores especialistas do pas em distrbios da tireoide. Um estudo coordenado por Medeiros, em 2001, alertou para o fato de que as taxas de iodo na urina das crianas brasileiras em idade escolar estavam muito acima do normal. Apesar da advertncia, o Ministrio da Sade, por intermdio da Anvisa, s tomou uma atitude dois anos mais tarde, quando foi determinado que cada quilo de sal deveria conter entre 20 e 60 miligramas de iodo. Na opinio do mdico, pode ter sido tarde demais. Uma das consequncias mais nefastas desse pouco-caso, segundo Medeiros, reflete-se no aumento dos casos de tireoidite de Hashimoto, doena auto-imune que pode levar ao hipotireoidismo. Uma pesquisa realizada neste ano por especialistas da USP mostrou que quase 18% das pessoas analisadas sofriam de tireoidite. Delas, 6% tinham hipotireoidismo. Em 1994, essa incidncia correspondia metade. H que levar em conta tambm que o consumo de sal no Brasil est muito acima do preconizado pela Organizao Mundial de Sade. Os brasileiros ingerem diariamente de 12 a 16 gramas de sal, quase o triplo do mximo recomendado. A matemtica simples: quanto mais sal, mais iodo. O Ministrio da Sade pretende realizar no prximo ano um estudo nacional para determinar a quantidade

mdia de iodo ingerida pelos brasileiros. Se ficar comprovado que o consumo atual est acima do tido como aceitvel, os parmetros que determinam a quantidade de iodo no sal podem ser ainda mais reduzidos. A relao entre o consumo de iodo e os distrbios da tireoide estreita (veja no quadro acima). O mineral a matria-prima para a produo dos hormnios da tireoide, glndula responsvel pelo metabolismo. O excesso de iodo pode deflagrar um ataque do sistema imunolgico contra a tireoide, levando tireoidite de Hashimoto. Se isso acontece, a glndula pode baixar seu ritmo de funcionamento, o que caracteriza o hipotireoidismo. Essa doena afeta sobretudo mulheres a partir dos 35 anos. O Brasil est entre os pases com o maior nmero de casos de hipotireoidismo 12% das brasileiras so vtimas do mal. A maioria nem sequer suspeita ser portadora do problema.
(Edio 1936. 21 de dezembro de 2005) Revista Veja

2. Atividade de produo escrita Tendo lido a reportagem O sal do mal (Revista Veja, 21 de dezembro de 2005) e percebendo a gravidade da situao, escreva uma carta para a seo Fale Conosco do site do Ministrio da Sade do Brasil, solicitando a diminuio das taxas de iodo no sal de cozinha. Seus argumentos devero ser construdos com base nos dados da reportagem.
Celpe-Bras,25 de Outubro de 2006

You might also like