You are on page 1of 7

ARTIGO ORIGINAL

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):247-53.

247

BENEFCIOS DA UTILIZAO DO BRINQUEDO DURANTE O CUIDADO DE ENFERMAGEM PRESTADO CRIANA HOSPITALIZADAa


Michele Ferraz JANSENb, Rosane Maria dos SANTOSc, Luciane FAVEROd RESUMO Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratrio-descritiva, que objetiva verificar os benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem criana hospitalizada. Participaram do estudo dez sujeitos, sendo trs crianas e sete mes de crianas hospitalizadas. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2008, por meio de instrumento especfico para cada grupo etrio, e, posteriormente organizados em trs categorias temticas: a utilizao do brinquedo na minimizao do estresse da hospitalizao; o brinquedo facilitando a compreenso e aceitao dos procedimentos e a experincia do uso do brinquedo e o processo de hospitalizao. Conclui-se que a utilizao do brinquedo excelente recurso para a enfermagem no atendimento s crianas hospitalizadas. As caractersticas do brinquedo facilitaram a comunicao, participao, aceitao de procedimentos e motivao da criana, o que possibilitou manuteno da individualidade, diminuio do estresse e possibilidade de implementao de um cuidado atraumtico criana e sua famlia. Descritores: Jogos e brinquedos. Cuidados de enfermagem. Criana hospitalizada.

RESUMEN
Se trata de una investigacin cualitativa del tipo exploratorio-descriptiva, que tiene por objeto verificar los beneficios de la utilizacin del juguete durante el cuidado de Enfermera dispensado al nio hospitalizado. Participaron del estudio diez sujetos, siendo tres nios y siete madres de nios hospitalizados. Los datos fueron colectados entre Mayo y Julio de 2008, por medio de instrumento especfico para cada grupo etario, y, posteriormente, organizados en tres categoras temticas: la utilizacin del juguete en la minimizacin del estrs de la hospitalizacin; el juguete facilitando la comprensin y aceptacin de los procedimientos y la experiencia del uso del juguete y el proceso de hospitalizacin. Se concluye que la utilizacin del juguete es excelente recurso de Enfermera en la atencin a los nios hospitalizados. Las caractersticas del juguete facilitaron la comunicacin, la participacin, la aceptacin de procedimientos y motivacin del nio, lo que posibilit manutencin de la individualidad, disminucin del estrs y posibilidad de implementacin de un cuidado sin trauma al nio y su familia.

Descriptores: Juego e implementos de juego. Atencin de enfermera. Nio hospitalizado. Ttulo: Beneficios de la utilizacin del juguete durante el cuidado de enfermera dispensado al nio hospitalizado. ABSTRACT
It is a qualitative research study, descriptive-exploratory in nature, which aims to verify the benefits from the use of toys during nursing care to hospitalized children. Ten subjects participated in the study: three children and seven mothers of hospitalized children. Data were collected between May and July, 2008 by means of specific instruments for each age group and further organized in thematic categories: the use of toys to lessen hospitalization stress; toys facilitating understanding and acceptance of procedures; and the experience of using toys and hospitalization process. The results show that the use of toys is an excellent nursing resource to render care to admitted children. The features of the toys facilitated communication, participation, acceptance of procedure and child motivation, what enabled them to keep their individuality, lessen the stress and the possibility to implement childrens and families non-traumatic care.

Descriptors: Play and playthings. Nursing care. Child, hospitalized. Title: Benefits from the use of toys during nursing care delivered to hospitalized children.

Este estudo contou com a colaborao dos seguintes acadmicos de Enfermagem da Universidade Tuiuti do Paran (UTP): Adriane Alcntara, Angla Simonis, Anglica Alves, Carla Possebon, Claudio Dadas, Edina Balduino, Elaine Marques, Flvia Quadri, Leonardo Luis Pereira, Mrcia Elaine, Marcos Floriano, Marilize Okoinski e Suellen Kanak. b Enfermeira graduada pela UTP, Curitiba, Paran, Brasil. c Especialista em Administrao dos Servios de Sade e Projetos Assistenciais de Enfermagem, Enfermeira responsvel pela Unidade de Cirurgia Peditrica do Hospital de Clnicas (HC) da Universidade Federal do Paran (UFPR), Membro do Comit de Humanizao do HC-UFPR, Curitiba, Paran, Brasil. d Doutoranda pelo Programa de Ps-Graduao em Enfermagem da UFPR, Professora Adjunta da UTP, Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidar e Educar em Enfermagem da UTP, Curitiba, Paran, Brasil.
a

248

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):247-53.

INTRODUO O cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada e sua famlia abrangente e complexo, visto que envolve a adequada execuo da tcnica, o domnio dos conhecimentos relacionados patologia existente, a capacidade de atender as necessidades fsicas e psquicas dessa clientela, alm de estabelecer vnculos e compreend-los em todos os seus nuances. Ainda necessrio considerar a fase de desenvolvimento que a criana se encontra e sua relao com a famlia(1). A criana e seus familiares so considerados clientes na internao peditrica, o que implica atender e cuidar igualmente da famlia que, na maioria das vezes, representada pela presena da figura materna(2). Assim, o cuidado com a criana deve considerar a perspectiva de que o bem-estar de um afeta diretamente a condio do outro, e o bem-assistir criana perpassa a orientao e o envolvimento pleno da famlia neste processo(3). A hospitalizao representa para a criana uma situao diferente de todas as j vivenciadas, haja vista que sua rotina diria modificada. Ela encontra-se em um ambiente impessoal, repleto de tabus e significados, diferente do seu contexto dirio, distante de seus familiares e amigos, e est cercada de pessoas estranhas que a todo o momento a tocam e realizam procedimentos que no raras s vezes lhe causam desconforto. Essa experincia pode deixar a criana ansiosa, insegura e com medo, principalmente quando no preparada para a hospitalizao e o tratamento a que ser submetida. Dentre essas situaes estressantes esto os procedimentos invasivos, como a puno venosa que muito contribui para aumentar o medo e a ansiedade, expressos por meio do choro, da raiva e at mesmo por agresses(4). Com o intuito de atender a demanda e a necessidade fisiolgica da criana que visam recuperao de sua sade, os profissionais da equipe de enfermagem, muitas vezes, dedicam pouca ou nenhuma ateno s questes psicolgicas e sociais da criana hospitalizada e de sua famlia. Como recurso facilitador da interveno de enfermagem, tem-se o brinquedo. Brincar importante para a criana e a equipe de enfermagem deve reconhecer essa necessidade, propiciar meios para a sua realizao e incorpor-la de forma sistemtica no cuidado dirio prestado criana hospitalizada(1).

Quando a criana brinca, ela se distancia da vida cotidiana e envolvida por um mundo mgico, fantasioso; o imaginrio mundo do faz de conta. Entretanto, sabe-se que o modo como a criana brinca um indicativo de como ela e de como est(5). Desta forma, enfatiza-se que por meio de atividades ldicas que a criana tem oportunidade de raciocinar, descobrir, persistir e perseverar; torna-se capaz de aprender a perder ao perceber que haver novas oportunidades para ganhar, aprende a esforar-se e ter pacincia, no desistindo de enfrentar os problemas encontrados(6). Brincar permite aprender e fundamental para a formao da criana em todas as etapas de sua vida. Alm de que, quando ela se relaciona com outras crianas, experimenta novas situaes, como a competio, cooperao, coragem, medo, alegria e/ou tristeza(6). Assim, o brinquedo deve ser utilizado para recrear, estimular, socializar, e tambm para cumprir sua funo teraputica(7). O brinquedo teraputico constitui-se em um brinquedo estruturado para a criana aliviar a ansiedade causada por experincias atpicas para a idade, que costumam ser ameaadoras e requerem mais do que recreao para resolver a angstia associada. Deve ser utilizado sempre que a criana tiver dificuldade em compreender ou lidar com uma experincia difcil, ou ainda necessitar ser preparada para procedimentos invasivos e/ou dolorosos(8). Ele pode ser classificado em: Brinquedo Teraputico Dramtico: com finalidade de permitir criana exteriorizar as experincias que tem dificuldade de verbalizar, a fim de aliviar tenso, expressar sentimentos, necessidades e medos; Brinquedo Teraputico Capacitador de Funes Fisiolgicas: utilizado para capacitar a criana para o autocuidado, de acordo com o seu desenvolvimento, condies fsicas e prepar-la para aceitar a sua nova condio de vida. E, por fim, o Brinquedo Teraputico Instrucional: utilizado neste estudo, indicado para preparar e informar a criana dos procedimentos teraputicos a que dever se submeter, com a finalidade de se envolver na situao e facilitar sua compreenso a respeito do procedimento a ser realizado(1). Feitas essas consideraes, a questo que norteou essa pesquisa foi: Quais os benefcios da utilizao do brinquedo teraputico durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada?

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):247-53.

249

O objetivo que esse estudo se props foi o de verificar os benefcios da utilizao do brinquedo teraputico durante o cuidado realizado pelos acadmicos de enfermagem criana hospitalizada. MTODO Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratrio-descritiva, realizada no perodo de maio a julho de 2008, em uma unidade de cirurgia peditrica de um hospital de grande porte localizado no municpio de Curitiba, Paran. A referida unidade dispe de 36 leitos e conta com um programa de orientao pr-operatria, realizado pela enfermeira e grupo de voluntrios que utilizam o brinquedo teraputico com o intuito de facilitar a compreenso e a aceitao do procedimento cirrgico proposto. Participaram do estudo 10 sujeitos, trs crianas e sete adultos. Todos os adultos participantes deste estudo eram mes acompanhantes de crianas hospitalizadas. Os critrios de incluso para as crianas foram: idade acima de cinco anos (para que fossem capazes de verbalizar suas opinies por meio da entrevista); de qualquer sexo (feminino, masculino ou com genitlia ambgua); independente da patologia de base; internadas no local do estudo; capazes de verbalizar; que tivessem recebido o cuidado de enfermagem por meio do brinquedo teraputico; que aceitassem participar da pesquisa. Para os pais ou representantes legais, os critrios de incluso foram: pais ou responsveis de crianas hospitalizadas com idade inferior a cinco anos, com impossibilidade de verbalizar ou que no quisessem participar da pesquisa; de ambos os sexos; presentes durante os cuidados realizados com o uso do brinquedo teraputico nos seus filhos; que aceitassem participar voluntariamente da pesquisa, assinando para isto o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Ressalta-se que nos casos em que o sujeito era uma criana, seus pais ou representantes legais autorizaram a sua participao, assinando o TCLE aps sua leitura. Para manter o anonimato dos entrevistados e garantir cumprimento dos preceitos ticos e legais, estes foram identificados por cdigos (Criana: C1, C2, C3 e Adulto: A1 at A7), sem guardar relao com a ordem das entrevistas. O estudo foi aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa da Instituio sede do estudo, sendo apro-

vado na data de 29 de abril de 2008, sob o registro 1630047/2008-04 e Certificado de Apresentao para Apreciao tica (CAAE): 0077.0.208.000-08, respeitando a Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade(9). Os cuidados de enfermagem foram realizados com as crianas na unidade do estudo com o auxlio de brinquedos, principalmente de um boneco que simulava os cuidados que a criana iria receber (brinquedo teraputico instrucional). Primeiramente, os cuidados foram demonstrados no boneco e posteriormente realizados com a criana. A criana teve a oportunidade de manusear os brinquedos e se familiarizar com os instrumentos. Destaca-se que os instrumentos que as crianas utilizaram eram de brinquedo, lavveis e compatveis com a faixa etria da criana. Aps esse momento, as crianas sujeitos responderam a uma entrevista norteada pelas seguintes questes: voc gostou da boneca que foi usada para cuidar de voc? Voc teve medo da boneca? Sentiu medo quando cuidaram de voc usando a boneca? Voc prefere que use a boneca quando for cuidar de voc? Os sujeitos adultos responderam as seguintes questes: a utilizao do brinquedo facilitou a aceitao da realizao do procedimento pela criana? Em sua opinio, essa experincia facilitou o processo de hospitalizao? Voc gostaria que a enfermagem ao realizar um procedimento com a criana utilizasse o brinquedo? Os dados foram analisados e organizados em categorias temticas de acordo com a proposta de interpretao qualitativa de dados(10), em que emergiram trs categorias, que sero apresentadas a seguir. RESULTADOS E DISCUSSO Compondo o que denominamos de caracterizao inicial, tem-se a idade dos participantes do estudo e o nmero de internaes da criana. Todas as trs crianas sujeitos da pesquisa tinham 10 anos de idade, e entre os sete adultos sujeitos, a idade variou entre 24 e 54 anos. Destes, todos eram do sexo feminino e mes das crianas atendidas. Vale lembrar que independente do sujeito ser a criana atendida ou o responsvel pela criana hospitalizada, havia a necessidade de que durante os cuidados de enfermagem prestados criana, houvesse a utilizao do brinquedo teraputico.

250

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):247-53.

Desta forma, das dez crianas e seus responsveis em quem o brinquedo teraputico foi utilizado para a realizao dos cuidados de enfermagem, oito passaram por internaes prvias, uma no respondeu a questo e a outra est em sua primeira internao. Aps a anlise dos instrumentos de coleta de dados e seguindo os passos preconizados pela anlise temtica proposta, emergiram trs categorias: a utilizao do brinquedo na minimizao do estresse da hospitalizao, o brinquedo facilitando a compreenso e aceitao dos procedimentos de enfermagem, a experincia do uso do brinquedo e o processo de hospitalizao. A utilizao do brinquedo na minimizao do estresse da hospitalizao Ao ser hospitalizada, a criana encontra-se duplamente doente. Alm da patologia fsica, ela sofre de outra doena, a prpria hospitalizao, que se no for adequadamente tratada poder repercutir negativamente na sua sade mental(11). A hospitalizao ainda tem impactos diferentes no comportamento da criana, pois depende de vrios fatores e dentre eles ressalta-se a idade da criana e como o profissional de sade conduz a sua internao e propedutica. A criana sai de um ambiente conhecido, com rotinas familiares, para outro totalmente desconhecido, com rotinas diferentes e pessoas estranhas(12). Os participantes referiram que a utilizao do boneco/brinquedo teraputico auxilia na minimizao das tenses geradas pela internao e mudana de ambiente pelo qual a criana passa. A partir disso, as respostas, quanto ao tratamento e conduta teraputica, so positivas. Dessa forma, tmse os seguintes relatos dos sujeitos da pesquisa que confirmam os benefcios da utilizao do brinquedo para a diminuio do estresse causado pela hospitalizao:
[...] Foi bom. Esqueceu que estava no hospital [...] (A1). [...] Esta criana j estava traumatizada de acordo com vrios dias de internao, e na hora [da utilizao do brinquedo] j mostra estado de melhora [...] (A7). [...] Chorava muito durante sua vinda do centro cirrgico, e o brinquedo ajudou na espera de sua medicao [...] (A2).

[...] Cuida do boneco como se fosse ela [...] (A3). [...] Sinto felicidade, parece que estou em casa [...] (C2).

Nota-se que as mes sentem-se mais seguras e tranquilas ao verem a utilizao do brinquedo com seus filhos, os quais demonstram sinais de alegria e superao do perodo de hospitalizao, pois enquanto as crianas brincam se distraem e parecem esquecer-se do ambiente em que esto, conforme relato das crianas:
[...] No tive medo do boneco, eu gostei [...] (C2). [...] legal ter o boneco, parece igual a mim [...] (C1). [...] Parece que com os brinquedos estou em casa [...] (C3).

Existe, em alguns hospitais, a utilizao de bonecos por profissionais de enfermagem com o intuito de facilitar a realizao de procedimentos clnicos em crianas que passam por cirurgias ou tratamentos contnuos e tornar tal experincia menos traumtica para a criana e seus familiares(6). Assim, com um boneco comum, a equipe de enfermagem explica s crianas o que ser realizado e pedem para que estas dramatizem tais procedimentos no brinquedo. O boneco utilizado sofre pequenas intervenes para possibilitar a colocao de sondas, drenos, cateteres e bolsas coletoras. Com isso, os pequenos pacientes perdem o medo do tratamento ou o diminuem e no demonstram resistncia ao serem submetidos aos procedimentos da enfermagem(6). O brinquedo facilitando a compreenso e aceitao dos procedimentos de enfermagem Por meio do brincar, parte essencial do processo de crescimento e desenvolvimento infantil, a criana aprende a compreender, lidar e controlar a realidade na qual est inserida(13). O brincar tem a funo de agir como fator ativador e estruturador dos relacionamentos humanos, fundamental para a criana hospitalizada, pois auxilia na preservao do vnculo sadio e seguro com a equipe de sade(14). Observou-se que o emprego do brinquedo teraputico transmitiu segurana e conforto para

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):247-53.

251

criana, a qual aceitou com menos temor os procedimentos realizados durante a hospitalizao, conforme as falas a seguir:
[...] Ajudou a distrair [...] (A1). [...] A criana ficou alegre e participativa [...] (A4). [...] Ficou calmo e no chorou [...] (A5). [...] Ele viu que tudo que estava acontecendo com ele o boneco tambm tinha igual [...] (A6). [...] A tia cuida sem o boneco, vocs cuidaram com o boneco, eu gostei mais [...] (C1). [...] A gente fala em hospital s lembra de injeo e assim com o brinquedo a gente at esquece [...] (C2). [...] Gostei muito se no fossem os brinquedos no sei como seria, tudo de bom, achei legal, gostei muito [...] (A4).

mundo e est diretamente relacionada realidade por ela vivenciada. Esse contexto precisa ser compreendido pelos seres que participam do seu desenvolvimento. O enfermeiro, ao participar do mundo da criana, por meio do cuidado de enfermagem, precisa interagir com ela buscando auxiliar o seu processo de crescimento e desenvolvimento(13). A equipe de enfermagem possui um papel extremamente importante na estimulao e/ou execuo das atividades ldicas que auxiliam na qualidade do cuidado prestado(16). Faz-se necessrio garantir que a equipe de enfermagem, atuante em unidade de internao peditrica, tenha subsdios de recursos humanos e materiais, principalmente incentivo, por meio de capacitao para que possa atuar de modo atraumtico no cuidado prestado a criana sob sua responsabilidade. Experincia do uso do brinquedo e o processo de hospitalizao Do ponto de vista dos pais, o resultado do uso do brinquedo durante os cuidados de enfermagem demonstra carinho e respeito com a criana, estimula a manter sua capacidade fsica e diminui a hostilidade do ambiente, conforme relatos que seguem:
[...] Facilita muito, ajuda a entreter as crianas e ajuda a ensinar a compreender as coisas [...] (A2). [...] timo, isto deve continuar sempre, o que seria se no tivesse o brinquedo, como iramos fazer, pois ele no pode sair daqui [...] (A4). [...] [com o brinquedo] no ficou com medo [...] (A5). [...] timo, prepara bem o paciente [...] (A3). [...] Parecia que no estava no hospital e sim em outro lugar [...] (C1).

Nessa categoria, todos os entrevistados foram unnimes ao responder que a utilizao do brinquedo facilitou a aceitao e realizao dos procedimentos de enfermagem. Foi a partir do brincar com o boneco, da simulao dos cuidados realizados que as crianas aceitaram melhor o tratamento. Nos relatos das crianas percebe-se que a equipe de enfermagem atuante na instituio no adota, rotineiramente, o uso do brinquedo teraputico para a realizao dos cuidados, apesar de a equipe conhecer a importncia e possuir materiais adequados para esta realizao. A oportunidade de a criana representar, no brinquedo, o procedimento doloroso, permite que ela passe do papel de sujeito passivo para o de sujeito ativo, o que torna o brinquedo um meio eficaz para minimizar os efeitos estressantes de um procedimento doloroso. Este instrumento do cuidar deve ser implementado pela enfermagem durante o cuidado criana como ferramenta capaz de auxiliar na diminuio da ansiedade e do medo(15). O brinquedo, quando utilizado como instrumento de orientao para os procedimentos, esclarece conceitos e fantasias que fazem parte do mundo imaginrio das crianas, sobretudo quando se defrontam com algo desconhecido e ameaador(14). H que se considerar que a enfermagem convive com a criana hospitalizada, faz parte do seu

O brinquedo possui uma ao potencialmente teraputica no ambiente hospitalar, capaz de diminuir a resistncia da criana ao tratamento e torn-la mais cooperativa(14).O brinquedo teraputico vem sendo usado como forma de propiciar desenvolvimento fsico, mental, emocional e social das crianas, em especial, as doentes e/ou hospitalizadas(17).

252

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):247-53.

Durante a investigao surgiram alguns questionamento realizados pela equipe de enfermagem, relacionados experincia com o uso do brinquedo, tais como: a dor e a patologia no influenciam na ateno da criana? Ao utilizar o brinquedo, no h perda do tempo da enfermagem que j tem tanto a fazer? O brinquedo funciona para todas as crianas? A dor e a patologia realmente podem interferir no trabalho, porm fazer com que a criana possa esquecer sua dor e se tranquilize, um dos propsitos da utilizao deste recurso. Embora o uso do brinquedo teraputico nas atividades do dia a dia possa representar perda de tempo para a enfermagem, verificamos, durante o seu uso, que ele atua como facilitador na relao equipe de enfermagem-criana, capaz de promover melhor aceitao dos cuidados a serem realizados. Brincar importante para a criana, e a equipe profissional deve reconhecer essa necessidade, propiciar meios para sua realizao e incorpor-la ao cuidado dirio. A Resoluo do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n 295(18), no artigo 1, afirma que competncia do enfermeiro atuante na pediatria, a utilizao da tcnica do brinquedo teraputico durante a realizao do cuidado criana e famlia hospitalizadas. Sendo assim, o brinquedo teraputico benfico, tanto para a criana como para a enfermeira, pois conhecer a manifestao da criana e responder adequadamente a ela prazeroso, capaz de promover sentimentos positivos e relaxamento de tenso, da criana e tambm da enfermeira(19). CONSIDERAES FINAIS A caracterstica ldica, teraputica e educativa do brinquedo facilitou a comunicao, participao e motivao da criana em todo o seu processo de hospitalizao, o que possibilitou a manuteno da sua individualidade, aspecto que se fragiliza durante este processo. A partir desta realidade, percebemos que o brincar deve fazer parte do processo de enfermagem e deve ser includo como um cuidado usual na rotina diria da unidade peditrica. A enfermagem deve utilizar os brinquedos para, por meio deles, auxiliar a criana hospitalizada a compreender a situao de mudana e tambm avaliar a compreenso desta sobre este acontecimento. Sabemos que existem dificuldades para a implantao dessa prtica, seja de recursos humanos,

materiais e/ou estruturais, mas elas no devem ser empecilhos que justifiquem a privao do direito que a criana tem de brincar e de receber um cuidado humano, afetivo e com menor possibilidade de traumas. Questionamentos e dvidas so bastante comuns e servem para aprimorar ainda mais o trabalho realizado. Assinalamos que embora existam dificuldades quanto implementao desta forma de cuidar, existem vrios locais que fazem uso do brinquedo, entre eles, o prprio local do estudo, e estes contam com uma equipe de sade preparada para tal. Sendo assim, cabe principalmente enfermagem, em particular, o incentivo do uso do brinquedo teraputico e a motivao da criana e famlia a participarem das atividades propostas pela teraputica do brinquedo. Caso no exista rotina formalizada, a enfermeira responsvel poder instituir seu uso, atravs do cumprimento de normas garantidas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente(20) e apoio da equipe multiprofissional e intersetorial para a busca de informaes e orientaes necessrias realizao desta prtica de modo seguro e contnuo. Como benefcios da utilizao do brinquedo, percebemos que ocorre melhor compreenso das crianas quanto aos cuidados a serem realizados, diminuio do estresse causado pela hospitalizao e, principalmente, melhor relacionamento entre a equipe de enfermagem e a criana. H necessidade de instrumentalizar a equipe de enfermagem para que conhea os benefcios da prtica do cuidar aliada teraputica do brinquedo e para que saiba utiliz-lo de maneira a potencializar tais benefcios. imprescindvel pontuar que esta pesquisa teve a inteno de verificar os benefcios da utilizao do brinquedo teraputico e assim, ser capaz de despertar para alternativas no cuidado a criana hospitalizada. REFERNCIAS
1 Cintra SMP, Silva CV, Ribeiro CA. O ensino do brinquedo/brinquedo teraputico nos cursos de Graduao em Enfermagem no Estado de So Paulo. Rev Bras Enferm. 2006;59(4):497-501. 2 Lima RAG, Rocha SMM, Scochi CGS. Assistncia criana hospitalizada: reflexes acerca da participao dos pais. Rev Latino-Am Enfermagem. 1999;7(2): 33-9.

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefcios da utilizao do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado criana hospitalizada. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 jun;31(2):247-53.

253

3 Molina RCM, Patrcia LRV, Sonia AC, Luciana OB, Sonia SM. Famlia nas unidades de terapia intensiva peditrica e neonatal: viso da equipe multidisciplinar. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2007;11(3):437-44. 4 Martins MR, Ribeiro CA, Borba RIH, Conceio VS. Protocolo de preparo da criana pr-escolar para puno venosa, com utilizao do brinquedo teraputico. Rev Latino-Am Enfermagem. 2001;9(2):76-85. 5 Friedmann A, organizador. O direito de brincar. 4 ed. So Paulo: Abrinq; 1998. 6 Favero L, Dyniewicz AM, Spiller APM, Fernandes LA. A promoo do brincar no contexto da hospitalizao infantil como ao de enfermagem: relato de experincia. Cogitare Enferm. 2007;12(4):51924. 7 Thompson ED. Uma introduo enfermagem peditrica. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1996. 8 Ribeiro PJ, Sabats AL, Ribeiro CA. Utilizao do brinquedo teraputico, como um instrumento de interveno de enfermagem, no preparo de crianas submetidas a coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP. 2001; 35(4):420-8. 9 Junior KF. Pesquisa em sade: tica, biotica e legislao. Goinia: AB; 2003. 10 Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. So Paulo: Hucitec; 2004. 11 Ribeiro CA, Angelo M. O significado da hospitalizao para a criana pr-escolar: um modelo terico. Rev Esc Enferm USP. 2005;39(4):391-400. 12 Brtas JRS, Santos FQ, Castro AS, Genovese RE, Martins MR, Mansia LAH, et al. Contribuies para o cuidado emocional criana hospitalizada. Acta Paul Enferm. 2001;15(4):87-95. 13 Paula CC, Ravelli APX, Zinn LR, Motta MGC. Cuidado de enfermagem na aventura do desenvolvimento

infantil: reflexes sobre o ldico no mundo da criana. Cogitare Enferm. 2002;7(2):30-4. 14 Maia EBS, Ribeiro CA, Borba RIH. Brinquedo teraputico: benefcios vivenciados por enfermeiras na prtica assistencial criana e famlia. Rev Gacha Enferm. 2008;29(1):39-46. 15 Santos LMCN, Borba RIH, Sabates AL. A importncia do preparo da criana pr-escolar para a injeo intramuscular com o uso do brinquedo. Acta Paul Enferm. 2000;13(2):52-8. 16 Azevedo DM, Santos JJS, Justino MAR, Miranda NA, Simpson CA. O brincar enquanto instrumento teraputico: opinio dos acompanhantes. Rev Eletrnica Enferm [Internet]. 2008 [citado 2008 ago 25];10(1): 137-44. Disponvel em: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n1/pdf/v10n1a12.pdf. 17 Ribeiro CA, Borba RIH. Programa brinquedo teraputico no Servio de Pediatria do Hospital So Paulo [Internet]. 2005 [citado 2008 abr 02]. Disponvel em: http://www.unifesp.br/spdm/hsp/humaniza/p32.htm. 18 Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resoluo COFEN n 295, de 24 de outubro de 2004: dispe sobre a utilizao da tcnica do Brinquedo/Brinquedo Teraputico pelo Enfermeiro na assistncia criana hospitalizada [Internet]. Braslia (DF); 2004 [citado 2008 out 02]. Disponvel em: http://site. portalcofen.gov.br/node/4331. 19 Ribeiro CA. O brinquedo teraputico na assistncia criana hospitalizada: significado da experincia para o aluno de graduao em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 1998;32(1):73-9. 20 Ministrio da Justia (BR). Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990: dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias [Internet]. Braslia (DF); 1990 [citado 2010 jun 19]. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L8069.htm#art17.

Endereo da autora / Direccin del autor / Authors address: Luciane Favero Rua Urbano Lopes, 214, ap. 1901, Bloco A Cristo Rei 80050-520, Curitiba, Paran E-mail: lucianefavero@yahoo.com.br

Recebido em: 13/04/2010 Aprovado em: 30/05/2010

You might also like