You are on page 1of 2

Universidade de So Paulo

Escola de Engenharia de So Carlos

Departamento de Engenharia Eltrica e de Computao

SEL0306 Laboratrio de Dispositivos Eletrnicos Prof. Renato Machado Monaro Prtica 3 Diodo Zener
O componente estudado nesta prtica ser o diodo Zener 1N4730 com tenso de ruptura reversa de 3.9V.

1) Monte o circuito da Fig. 1 no protoboard e no SPICE. Faa uma varredura de valores


positivos de -3V a 10V da fonte de tenso e monte uma tabela relacionando os valores de tenso sobre o diodo com os valores de corrente. Utilize 20 pontos, sendo 10 em regies positivas e 10 em regies negativas. Utilize maior resoluo quando prxima da tenso de Zener. Consulte o datasheet do componente selecionado sobre suas caractersticas de conduo.

Fig. 1 Circuito para levantar a curva caracterstica do Zener. Medio n. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tabela 1 Dados referente ao Exerccio 1. Vzener (V) I (mA) Medio n. Vzener (V) I (mA) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Relatrio (a): Com a equao de Shockley estendida para a regio de conduo reversa, retire os parmetros Is, N, Rs, Vbrk, Isr e Nr. Plote a curva do diodo para as duas regies e analise o que ocorre na regio de conduo negativa. Teorize uma possvel explicao do porque isso no ocorre com o diodo retificador simples. Relatrio (b): No LTSPICE, retire o resistor e ligue direto a fonte no Diodo Zener. Faa a anlise .DC para a fonte VCC e verifique o grfico da corrente pela tenso sobre o diodo, no relatrio compare-o com os resultados experimentais e a sada grfica da curva dada pela equao assim como com os da Prtica 1.

SEL306 -Laboratrio de Dispositivos Eletrnicos

Roteiro de Ensaio

1/2

Universidade de So Paulo

Escola de Engenharia de So Carlos

Departamento de Engenharia Eltrica e de Computao

Relatrio (c): A curva do diodo fica bem mais acentuada para a ruptura reversa. Analisando a equao e os parmetros, explique porque isso ocorre. Compare o diodo Zener em conduo direta com o diodo retificador simples tambm em conduo direta. Pela simulao aproxime o componente na regio reversa por uma fonte de tenso em srie com um resistor para uma corrente de 100mA. Compare com os resultados obtidos para o diodo retificador em conduo direta. Indique qual seria a tenso no diodo em conduo reversa para correntes de 100uA, 1mA, 10 mA, 100mA e 300mA de acordo com a simulao.

2) Monte o circuito da Fig.2, alimentando com um sinal DC de 15V. Mea a tenso sobre o
resistor de carga, na base do transstor e entre os dois diodos na bancada e no SPICE.

BC547C 330 + 15V 1N4730 1N4148 1k

Fig. 2 Circuito regulador de tenso com diodo Zener.

3) Na bancada varie a tenso entre 10V e 20V e mea a tenso sobre a carga (Resistor de
1 k) em intervalos de 1V em 1V. Faa a anlise .DC no Spice no mesmo intervalo. 4) Reduza a tenso da fonte at obter uma tenso sobre a carga 10% menor que o valor obtido na medida dos 15V. Anote esse valor. Relatrio (d): Que tipo de circuito este e qual aplicao prtica voc sugeriria? Caso se troque o Zener de 3.9V por um de outro valor, em torno de qual valor seria a tenso na carga? Comprove esse resultado com uma simulao com o 1N5235, um Zener de 6.2V. Relatrio (e): Porque o circuito para de funcionar medida que se diminui a tenso na entrada? A quais fatores voc relacionaria o valor medido para a queda de 10% na sada? Qual a funo do transstor no circuito? Equao de Shockley estendida:

I ( V D )=I sr e

V D V BR nV T

SEL306 -Laboratrio de Dispositivos Eletrnicos

Roteiro de Ensaio

2/2

You might also like