You are on page 1of 10

ARTIGOS

PSICANLISE E UNIVERSIDADE: QUESTES SOBRE A FORMAO DO ANALISTA E O ENSINO NA GRADUAO EM PSICOLOGIA

Lda Lessa Andrade Filha Doutoranda em Psicologia pela UFBA. Professora da


Escola Bahiana de Medicina e Sade Pblica. Psicloga no Hospital Juliano Moreira, docente e supervisora, do programa de Residncia em Psicologia Clnica e Sade Mental Resumo O presente artigo constitui-se em uma reflexo que encontra a sua inspirao na experincia de docncia da autora no curso de Psicologia da Bahiana. Trata-se de um escrito que procura pensar questes relativas ao ensino da psicanlise em um curso de graduao em psicologia, cotejando-as com elementos referidos ao processo de formao de um analista. Para isto, a autora reflete sobre a condio do analista na posio de docente de um curso de psicologia, destacando os aspectos do ensino e da transmisso em psicanlise. So atualizadas algumas preocupaes inscritas por Freud sobre a psicanlise leiga, as quais deixam ver como a psicanlise , a um s tempo, teoria, mtodo e procedimento para trabalhar com os processos psquicos, ou seja, uma clnica. No mesmo ensejo de atualizar a discusso, so trazidas reflexo questes contemporneas postas por analistas em artigos recentes, voltadas problematizao do tema a partir de aspectos como a lide com a verdade no discurso da universidade, e o lugar da mestria, pontos que reverberam nas interrogaes que a autora se faz, tecendo ponderaes sobre a tica e a prtica. Para finalizar, so mencionadas algumas experincias consideradas frutferas utilizao do aporte terico psicanaltico, e indicadas certas condies que se tm mostrado favorveis a um aprendizado da psicanlise que permite preservar o seu estatuto de ser, ao mesmo tempo, uma teoria e uma clnica para trabalhar com os processos psquicos. Palavras-chave: Psicanlise; Ensino; Transmisso; Universidade.

PSYCHOANALYSIS AND UNIVERSITY: QUESTIONS ABOUT THE FORMATION OF THE ANALYST AND TEACHING IN THE UNDERGRADUATE COURSE IN PSYCHOLOGY Abstract This article is a reflection on which finds its inspiration in the author's experience teaching courses in Psychology of Escola Bahiana de Medicina e Sade Pblica (Bahia School of Medicine and Public Health). This is a writing that seeks to think of matters relating to the teaching of psychoanalysis in an undergraduate degree in Psychology, comparing them with elements referred to the process of formation of an analyst. For this, the author reflects on the condition of the analyst in the position of professor of a Psychology course, highlighting aspects of teaching and transmission in psychoanalysis. Some concerns listed by Freud about "lay" psychoanalysis are updated, which allow us to see how psychoanalysis is, at once, theory, method and procedure for working with psychic processes, i.e., it is a clinic. At the same opportunity to update the discussion, contemporary issues posed by analysts in recent articles are brought to reflection, aimed at questioning the theme from aspects such as dealing with the truth in the discourse of the university, and the place of mastery, points that reverberate in questions that the author herself does, weaving weights on the ethics and practice. Finally, some experiments mentioned are considered fruitful to the use of theoretical psychoanalysis, and indicated certain conditions that have shown a favorable learning of psychoanalysis that preserves its status of being simultaneously a theory and clinic for working with psychic processes. Keywords: Psychoanalysis; Teaching; Transmission; University.
Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

INTRODUO

Em 2011, contabilizamos o dcimo ano de trabalho no curso de psicologia da Bahiana. Consideramos o momento, pois, uma oportunidade importante para empreender algumas reflexes sobre a condio do analista na posio de docente de um curso de psicologia, relevando os aspectos do ensino e da transmisso em psicanlise. Deste modo, revisitaremos algumas questes concernentes formao do analista, contribuio da psicanlise na construo do saber e da prtica psicolgicos, produo terica, aos desafios da vivncia interdisciplinar, e realizao da pesquisa. Muito se tem interrogado sobre os efeitos, na formao do analista, de uma constatada migrao, por assim dizer, dos espaos tradicionalmente destinados quela formao - nomeadamente, as instituies de psicanlise - para os espaos universitrios. As maiores preocupaes se voltam para o aspecto de uma subordinao do saber analtico ao modus operandi da universidade, uma vez que este, pautado no ensino - e ainda que comprometido com a pesquisa e a extenso -, no capaz de contemplar a potencialidade da transmisso que uma instituio psicanaltica oferece. E nenhum ensino formal se d abstrado do professor que dele se faz cargo. este professor, portanto, comumente tributrio de uma experincia de analista que lhe permite comunicar algo do vivido no campo da clnica, que se v s voltas, constantemente, com situaes que lhe vm interrogar sua posio no ensino da psicanlise. As reflexes s quais ora damos lugar adviro de um empenho pessoal em pensar a prtica docente a partir da psicanlise, e se inspiraro em algumas questes levantadas pelo prprio Freud desde o incio do seu trabalho, por Lacan em alguns momentos especficos do seu ensino, e ainda por analistas contemporneos que se ocupam de problematizar o tema, dadas as particularidades e consequncias do modo atual como a psicanlise tem tomado assento na universidade.

A FORMAO DO ANALISTA: INSTITUIO E UNIVERSIDADE

A fim de melhor situar as questes que ora trago para compartilhar com o leitor acerca do ensino da psicanlise na universidade, comentarei um pouco do meu prprio
56 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

percurso na formao de analista e na escolha pela docncia, destacando algumas peculiaridades destas trajetrias. Por isto, o uso da primeira pessoa do singular nos pargrafos a seguir. Empreendi o meu processo inicial de formao na psicanlise percorrendo os caminhos estabelecidos desde muito cedo por Freud, e que se tornaram, por anos a fio, os nicos a ser trilhados por quem buscava uma formao: o ingresso em uma instituio psicanaltica, na qual realizava intensos estudos orientados pelos analistas mais experientes;1 a anlise pessoal; e a superviso no momento em que comecei a atender em consultrio. Quando, alguns anos mais tarde, foi-se consolidando o interesse pela docncia, ingressei no mestrado e, durante o mesmo, tive j uma prtica como professora. Algum tempo depois de findo o mestrado, comecei a ensinar na Bahiana, e tambm retornei aos atendimentos no ambulatrio do Hospital Juliano Moreira,2 prtica que pode ser considerada como psicanlise em extenso. Por fim, o ingresso no doutorado. Tenho transitado, portanto, entre vrios espaos de trabalho com a psicanlise: o privado, o da psicanlise em extenso, e o da docncia, seja como professora, seja como aluna.

O laico e o universal

Na ps-graduao, abre-se, frequentemente, a possibilidade de uma experincia com a psicanlise em muito distinta daquela que se d na instituio, uma vez que ela debatida no campo do diverso; ou, de outro modo dito, o especfico da psicanlise surge ou se evidencia diferena com outras esferas do saber (a filosofia, a sociologia, reas distintas do conhecimento psicolgico etc.). certo que tais debates propiciam importantes desafios aos praticantes da psicanlise, uma vez que os levam a interrogar pressupostos, a dialetizar construes tericas, a abrir o leque das referncias com as quais frteis dilogos podem ser gerados.

Creio ser importante comentar que, como muitos dos meus colegas, circulava tambm por outros institutos de psicanlise alm do Colgio de Psicanlise da Bahia (ento, Colgio Freudiano da Bahia), escutando aqui e ali diferentes modos de transmisso da teoria. Trata-se de um hospital da rede pblica estadual, especializado em sade mental, que atende populao usuria do Sistema nico de Sade.
57 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

Mas no esse o aspecto central da questo a preocupar os analistas. Se Freud j dizia, em 1919,(1,
p. 217)

que o psicanalista pode prescindir completamente da

universidade, mas que a universidade s teria a ganhar com a incluso da psicanlise nos seus currculos, em Lacan(2, p. 439) temos uma inflexo da questo, sob a forma da pergunta que introduz o seu texto: A psicanlise, o que ela nos ensina...como ensin-lo?. A universidade, sabemos, no o lugar aquilatado para a formao de um analista, uma vez que a anlise pessoal no pode ser includa nas exigncias acadmicas. Ademais, o saber produzido na universidade orienta-se pelo discurso cientfico, o qual traduz a aposta feita pela cincia de que o conhecimento capaz de recobrir o real da experincia, deixando ver um determinado modo de operar com a verdade. A psicanlise, por sua vez, acentua, todo o tempo, outra dimenso na lide com a verdade, apontando sempre para a incompletude do saber,(3) para o reconhecimento de que a verdade tem valor de mito, uma vez que no pode ser toda dita porque constituda pela palavra, arruinando assim todas as esperanas fundadas em um conhecimento de nosso inconsciente que se sustentaria exclusivamente na compreenso racional de sua objetivao terica.(4) Essas eram, certamente, questes entrevistas por Freud, e comparecem, mesmo que formuladas de outro modo, no artigo referido acima, de 1919.(1) O seu outro artigo, A questo da anlise leiga, de 1926(5) escrito sob a motivao de fazer uma defesa do exerccio da psicanlise por no-mdicos em um momento no qual Theodor Reik estava sendo acusado, em Viena, de charlatanismo, uma pea muito especial sobre essa discusso3. Freud afirma que a cincia positiva, determinante na formao mdica, dirigia os contedos das disciplinas para os campos da anatomia, da fsica e da qumica, tornandose falha no esclarecimento sobre os determinantes psquicos nas doenas, falha que no se resolvia com a incluso da psicologia mdica nos currculos, uma vez que os estudos tinham base na psicologia experimental ou na acadmica. A formao de um analista precisaria, alm da biologia, conter conhecimentos ligados histria da civilizao, mitologia, psicologia da religio, cincia da literatura (a expresso do prprio Freud).(5, p. 278)

A construo do texto muito interessante: Freud elege uma pessoa imparcial para ser sua interlocutora, e segue, passo-a-passo, argumentando com ela, respondendo s investidas contrrias que ela faria aos argumentos dele etc.
58 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

No entanto, se por um lado a psicanlise no deveria quedar limitada ao campo da medicina, era preciso garantir que ela no ficasse como uma inveno menor.4 Nesse sentido, no foram poucos os esforos de Freud para ver a sua criao ter o devido tratamento de uma cincia. Em seu Dois verbetes de enciclopdia, por exemplo, diz que:
Psicanlise o nome de(1) um procedimento para a investigao de processos mentais que so quase inacessveis por qualquer outro modo,(2) um mtodo (baseado nessa investigao) para o tratamento de distrbios neurticos e(3) uma coleo de informaes psicolgicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumula numa nova disciplina cientfica.(6 p. 287)

Ele nos est a indicar, portanto, que a psicanlise pode ter garantido o seu lugar no estatuto das cincias: ela tem mtodo prprio, objeto prprio, e um arcabouo terico que lhe especfico. sua maneira, parece que Freud tentou responder a uma certa exigncia de formalidade que se demandava psicanlise. Este no foi o nico dos textos, de tom enciclopdico, dedicados explicitao, para um pblico mais vasto, do que era a abordagem que fundara: h outras passagens, escritas a pedido de terceiros para publicaes de reas mdicas e afins. Interessante notar, a propsito, o quanto essas passagens deixam ver que a psicanlise no apenas uma coleo de enunciados sobre o funcionamento psquico, ou uma teoria que se apresente unicamente como proposta epistemolgica, mas sim, a um s tempo, teoria, mtodo e procedimento para trabalhar com os processos psquicos, ela uma clnica. So planos indissociveis, configurando o especfico de uma disciplina que tem como desgnio no renunciar a dar a palavra ao sujeito. Temos, pois, a psicanlise desfrutando do estatuto de cincia - ainda que no livre dos ataques de epistemlogos -, mas resguardando sua condio de um saber transmissvel e no abarcado pela medicina. Esta se mantm uma questo bastante atual, sendo que hoje, por extenso, havemos de pens-la, sobremaneira, com relao psicologia, no sentido de que a psicanlise possa manter a sua especificidade, que no submerja nos cnones dos saberes psicolgicos.

Nos primrdios, o temor de Freud era que ela fosse considerada como restrita a um crculo de mdicos judeus vienenses.
59 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

Reitera-se ento, a defesa de que a psicanlise possa se conservar leiga, a fim de preservar a sua tica e o compromisso com uma verdade que sempre no-toda. Azevedo bem coloca a questo, retomando Lacan:
A anlise leiga por no ser uma especialidade, de disciplinas estabelecidas e supostamente afins, onde a dialtica entre saber e verdade subsumida em prol da certeza objetiva, da evidncia, do princpio da no-contradio, atributos sobre os quais se assenta o carter verdadeiro dos discursos cientfico.(7, p. 9)

A instituio psicanaltica

No podemos deixar de mencionar, nesta espinhosa e no resolvida questo, que a formao do analista em face da crescente procura pela universidade, o problema do aclamado dogmatismo de muitas das instituies de psicanlise. No nosso propsito nos delongarmos neste aspecto, mas necessrio coment-lo, ainda que brevemente. A criao da instituio psicanaltica foi uma maneira encontrada pelos pioneiros de garantir um espao de formao no qual a troca entre os pares pudesse se dar, e houvesse a oportunidade de um reconhecimento mtuo. No artigo de 1926,(5) Freud se interroga se a prtica de psicanlise deveria ficar sujeita a uma interferncia oficial, ou se a mesma deveria seguir o seu curso natural, pergunta que serve de mote para a sua crtica ao furor prohibendi, a seu ver excessivo, vigente na ustria de ento. O fato que o ps-guerra trouxe uma srie de secesses nas sociedades psicanalticas, e, por muito tempo, elas s puderam existir sob a tutela da IPA, a International Psychoanalytic Association, que apesar dos combates e crticas, cumpria seu papel de garantia, nela depositava-se a esperana de existncia de um ncleo inabalvel para aquilo que poderia ser chamado de psicanlise.(8, p.121-2) No decurso dos anos sessenta, um fato que viria a abalar os alicerces do establishment psicanaltico foi a excomunho de Lacan da IPA. Com os vrios que o acompanharam na sada, ele fundou a Sociedade Francesa de Psicanlise, e fez ver a possibilidade da existncia da psicanlise e da formao do analista fora da salvaguarda da

60 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

IPA.5 Este e outros tantos atos tiveram uma enorme repercusso no meio intelectual e na transmisso da psicanlise em vrios pases no mundo, inclusive na Amrica Latina, fazendo-nos concordar com Miguelez: Queiramos ou no, saibamos ou no, gostemos ou no, todos ns [ligados causa analtica] somos, de alguma forma, herdeiros do legado inaugurado por Lacan.(8, p.122, insero nossa) A proliferao de instituies psicanalticas de orientao lacaniana foi-se dando no decorrer do tempo, demonstrando uma oposio ao dogmatismo da IPA, e permitindo uma renovao da psicanlise e o franqueamento da formao a um nmero muito maior de pessoas.(9) No cerne deste fenmeno, reside a aposta de que o saber no se cristalize, no se encarne na figura de um mestre, permitindo que a formao verdadeiramente acontea, resguardando o trip da anlise pessoal, do estudo terico, e da superviso. Entretanto, o fenmeno da crescente oferta de cursos de psicanlise nas universidades e faculdades, com uma consequente procura deles por psiclogos e analistas,6 tem conduzido interrogao daquilo que porventura estaria a ocorrer nas instituies psicanalticas. Nas tentativas de entendimento do problema, para alm das avaliaes que levam em conta fenmenos da contemporaneidade e a crise da modernidade que tambm atinge a psicanlise, aponta-se para fatores como certa inibio do pensamento criativo no interior das instituies, e o retorno a modelos autoritrios de funcionamento, com o saber gravitando em torno de determinados membros que ocupam o lugar de mestres. No podemos deixar de comentar, tambm, o crescente interesse pela obteno de ttulos por parte dos estudantes, em nome do entendimento que tm daquilo que seriam as demandas do mercado de trabalho.

ENSINO E TRANSMISSO

Temos, pois, que a insero da psicanlise na universidade tornou-se um fato, e, ao mesmo tempo, uma convocao reflexo inspirada em princpios que a tica psicanaltica
5

Recordemos que Lacan foi, entre os analistas, talvez o primeiro grande responsvel por levar o ensino da psicanlise para a universidade, ainda que o estabelecesse de modo muito singular atravs das aulas dos seus seminrios. Importante lembrar que a frequncia aos cursos vem sempre acompanhada da exigncia de uma produo formal, qual seja, o artigo, a monografia, a dissertao, a tese...
61 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

apresenta. Desde que ingressamos no curso de psicologia da Bahiana, e uma vez envolvidos com componentes curriculares voltados psicanlise,7 foi sempre uma preocupao garantir o ensino sem perder de vista a transmisso, desafio que pode ser colocado mais ou menos nos seguintes termos: Como fazer para se encarregar de uma tarefa regulada pelos discursos da mestria e da universidade, na qual esto em pauta avaliaes conceituais e atitudinais, mas desempenh-la sob a assertiva de que o saber sempre incompleto, de que a transferncia joga seu lugar no aprendizado, de que aprender envolve inveno e criao? E, ainda mais especificamente, pois se trata de psicanlise, como transmiti-la para pessoas que, em sua maioria, tero dela apenas uma apreenso terico-conceitual, sem passar pela experincia da anlise pessoal? certo que, apesar dos nossos esforos, convices e modos de trabalhar, equilibrar esses elementos nem sempre se faz possvel - at porque isto s se materializa na medida em que, instaurada a falta, h um encontro do desejo no outro. Mas h que se renovar a aposta, explorando aqui e ali as possibilidades que se apresentam. Na trama das aulas, dos planos semestrais, das reunies de coordenao, das conversas entre colegas, das atividades vrias dentro e fora da sala de aula, fica o ensejo de que possamos ensinar permitindo as construes e elaboraes de sentido por cada um dos nossos alunos, buscando resguardar a escuta da palavra do estudante, das suas elaboraes, valorizar as questes produzidas nos debates. Nos ltimos dez anos, tm sido frequentes os esforos no curso de psicologia para realizar aes interdisciplinares, nas quais o saber psicanaltico posto no lugar de um entre vrios, contribuindo sempre que possvel. Um outro espao interessante so as orientaes dos trabalhos de concluso de curso: h aqueles TCCs cuja proposta, desde o princpio, concebida a partir da psicanlise, vindo esta em auxlio no estudo de situaes oriundas das prticas de estgio (tanto na clnica, quanto em outros campos), ou instigadas por motivaes ou curiosidades mais pessoais. E h aqueles outros trabalhos, que versam sobre temas contemporneos, para os quais a psicanlise entra como um saber instrumentalizador, capaz de fertilizar determinadas compreenses, e renovar, ao promover indagaes tericas.
7

Por exemplo, Teoria psicanaltica, Teorias e tcnicas psicoterpicas 1, Fundamentos de psicanlise, disciplinas optativas e de estgio orientadas pela abordagem psicanaltica etc.
62 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

Ensinar se inclui, ao lado de governar e analisar, entre os ofcios impossveis, como dizia Freud. Trabalhar como professor uma tarefa que, acreditamos, torna-se muito rdua se feita sem a motivao advinda do desejo, se feita apenas sob o imperativo de ser uma atividade como outra qualquer, pela qual se pode obter algum dinheiro para viver.8
(10)

No queremos com isto, de modo ingnuo, afirm-la como vocao a ser exercida asceticamente, ou como uma virtude, descolada da sua condio de labor para o qual cabem perfeitamente as reivindicaes feitas pela classe trabalhadora ao longo do tempo. O que queremos sublinhar a relevncia de que a escolha pela docncia, quando feita pelo analista, seja marcada pelo desejo. Escolha advertida, capaz de produzir um trabalho realizado a partir do desejo e orientado por uma tica. Importante, pois, que o analista, uma vez respondendo da posio de docente, torne isto o seu dever desejante, como gostava de dizer Emlio Rodrigu,(11) que promova a transferncia de trabalho, sabendo que a sua funo oferecer as condies para que o outro aprenda, para que o outro assuma o desafio de, por sua vez, tomar conscincia do seu desejo e se deixar mobilizar.

REFERNCIAS

1. Freud S. Edio standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Vol. 17, Sobre o ensino da psicanlise nas universidades (1919). Rio de Janeiro: Imago; 1987. 2. Lacan J. Escritos. Captulo, A psicanlise e seu ensino [1957]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1998. 3. Rey S. O que a psicanlise nos ensina, como ensin-lo? (na universidade). Rev Assoc Psicanal Porto Alegre 2005;12:48-56. 4. Dor J. Clnica psicanaltica. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1996. 5. Freud S. Edio standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Vol. 20, A questo da anlise leiga (1926). Rio de Janeiro: Imago; 1987. 6. Freud S. Edio standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Vol. 18, Dois verbetes de enciclopdia (1923 [1922]). Rio de Janeiro: Imago; 1987.

V. a tese de Freitas (2005), decorrente da sua pesquisa de doutorado na UnB. Resultado de uma investigao com professores da rede estadual privada de ensino um trabalho que traz importantes contribuies discusso sobre as questes aqui apontadas e vrias outras, relacionadas atividade docente.
63 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

Andrade Filha. Psicanlise e universidade: questes sobre a formao do analista e o ensino na graduao em psicologia

7. Azevedo AV. Novas e velhas Cilas e Carbdis da anlise leiga. Pulsional Rev Psicanal. 2003;16:7-13. 8. Miguelez OM. A formao em questo. Pulsional Rev Psicanal. 2005;17:119-23. 9. Souza O. Algumas dificuldades do ensino da psicanlise na Universidade. Pulsional Rev Psicanal. 2001;13:100-9. 10. Freitas CES. Trabalho estranhado em professores do ensino particular em Salvador em um contexto neoliberal [tese] [Braslia (DF)]: Universidade de Braslia; 2005. 11. Rodrigu E. Sigmund Freud: o sculo da psicanlise: 1895-1995. So Paulo: Escuta; 1995.

64 Revista Psicologia, Diversidade e Sade, Salvador, dez. 2012; 1(1): 55-64.

You might also like