You are on page 1of 47

MANUAL DE TRABALHOS ACADMICOS

Lauro de Freitas 2011

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

UNIO METROPOLITANA DE EDUCAO E CULTURA UNIME

Diretor administrativo EVALDO TADEU GOMES Diretora acadmica CARMEM BAHIA Bibliotecria ELIZABETH HAUSSLER

Elaborao e Diagramao: UILTON GONALVES Reviso do texto: ELISNGELA RODRIGUES E UILTON GONALVES

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

APRESENTAO A aplicao das normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), rgo no Brasil responsvel pelas regras de normalizao de trabalhos acadmicos, requer o seu apurado conhecimento, alm disso, preciso ficar atento s atualizaes de vrios itens das normas mencionadas acima, sem esquecer a preocupao em pensar e elaborar o contedo propriamente dito do trabalho cientfico. Pensando nesse apuro, este manual visa facilitar ao aluno da Unio Metropolitana de Educao e Cultura (UNIME), e demais interessados, o acesso aos mais solicitados e utilizados detalhes em formatao de trabalhos, apresentando de forma clara e sucinta, com exemplos no final do manual (Apndice) e ilustraes, os passos para se ter uma produo bem formatada e organizada. Aqui se busca fazer uma releitura facilitada da mencionada ABNT cobrindo as suas ltimas atualizaes, fazendo adequaes as quais no so respondidas pelas normas e informando aos alunos, desde o primeiro semestre, passando pelos que entregaro o Trabalho de Concluso de Curso (TCC), chegando aos de ps-graduao, para que todos estejam cientes das normas para formatar trabalhos. includa no manual a distino dos diversos tipos de apresentao de trabalhos cientficos, a nomenclatura e o conceito de cada. Espera-se uma fcil compreenso e bom uso deste material.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

SUMRIO 1 ESTRUTURA E ORDEM DAS PARTES DO TRABALHO 1.1 ITENS PR-TEXTUAIS 1.1.1 Capa 1.1.2 Folha de rosto 1.1.3 Errata 1.1.4 Folha de aprovao 1.1.5 Dedicatria 1.1.6 Agradecimentos 1.1.7 Epgrafe 1.1.8 Resumo na lngua verncula 1.1.9 Palavras-chave 1.1.10 Resumo em lngua estrangeira 1.1.11 Palavras-chave em lngua estrangeira 1.1.12 Lista de ilustraes 1.1.13 Lista de siglas 1.1.1.1 Sumrio 1.2 ITENS TEXTUAIS 1.2.1 Introduo 1.2.2 Desenvolvimento 1.2.3 Concluso 1.3 ITENS PS-TEXTUAIS 1.3.1 Referncias 1.3.1.1 Partes das referncias 1.3.1.2 Tipos de referncias 1.3.2 Apndice 1.3.3 Anexo 2 FORMATAO DOS TRABALHO ACADMICOS 2.1 PAPEL E MARGEM 2.2 FONTE E ESPACEJAMENTO (ENTRELINHAS) 2.3 NUMERAO DAS PGINAS E DAS SEES 2.4 SIGLAS, IDENTIFICAES DE ILUSTRAES E TABELAS 3 CITAES 3.1 NOTAS DE RODAP 4 EVENTOS ACADMICOS REFERNCIAS APNDICE 4 5 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 7 8 8 8 10 10 11 11 11 11 12 14 18 19 20 20 20 21 21 24 26 28 30 31

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

1 ESTRUTURA E ORDEM DAS PARTES DO TRABALHO Os itens abaixo compem a estrutura de um trabalho monogrfico

interdisciplinar, TCC dissertao ou tese. Eles esto sendo apresentados na ordem que devem vir no trabalho. Confira abaixo: Quadro 1 Estrutura do trabalho acadmico ELEMENTOS Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de Aprovao (quando for o caso) Dedicatria (opcional) Agradecimento (opcional) Pr-textuais Epgrafe (opcional) Resumo em lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de Ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo Textuais Desenvolvimento Concluso Referncias (obrigatrio) Ps-textuais Apndice (opcional) Anexo (opcional)
Fonte: ABNT (2011, p. 5, adapatado)

ITENS

Os itens Lista de ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos, anexo e apndice so opcionais na seguinte condio: se o seu trabalho tiver esses contedos, ser obrigatrio pr essas listas.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

1.1 ITENS PR-TEXTUAIS Os itens pr-textuais so todos aqueles que vm antes da primeira pgina de texto. A seguir tem-se a explicao pormenorizada de cada item. 1.1.1 Capa A capa a primeira pgina do trabalho. Nela deve vir o smbolo da UNIME (em preto e branco), nome da instituio, faculdade, curso, os autores do trabalho, ttulo e subttulo (se houver este), separados por dois-pontos; cidade da instituio (s acrescentada a sigla do Estado se houver outra cidade com o mesmo nome homnimas) e ano em que ser entregue a produo (ano de depsito). Quanto distribuio das informaes na capa: a) o smbolo vir centralizado; b) a instituio, faculdade e curso viro abaixo dele em fonte 12; c) pulando duas linhas, viro o nome dos autores (fonte 12), um embaixo do outro; d) o ttulo deve ser centralizado na pgina em fonte 12; e) cidade e ano (um embaixo do outro) viro na penltima e ltima linhas respectivamente; f) o espao entre linhas 1,5 cm (Apndice A).

1.1.2 Folha de rosto Na folha de rosto, os elementos, que devem aparecer (em fonte 12 e espao 1,5 cm), so: a) nome do autor, no incio da pgina (primeira informao); b) no centro, o ttulo principal do trabalho e subttulo em negrito; c) pule uma linha, coloque, a 8 cm da margem esquerda, a natureza (tese, monografia, trabalho de concluso de curso e outros), objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros), nome da instituio a que submetido, rea de concentrao e curso1; d) pulando outra linha, coloque o nome do orientador2; e) cidade e ano de depsito vm nas duas ltimas linhas da pgina (Apndice B).

1 2

Este bloco de informaes vem em espao simples. A abreviatura de Doutor Dr., Especialista Esp. e Mestre Me. Cf. ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa, 2007.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

1.1.3 Errata Elemento opcional que consiste em uma lista de folhas e linhas, nas quais se apresentam os erros de digitao, gramaticais, de dados, etc., seguidos das devidas correes. No dia da defesa do TCC ou na entrega do trabalho, a errata entregue em folha solta a quem analisar o seu trabalho. A folha iniciada com o ttulo (ERRATA), aps uma linha vazia (de 1,5 cm), vem a referncia do trabalho a ser defendido conforme a norma de referncias (NBR 6023, 2002), deixando outra linha vazia, colocam-se os itens a serem corrigidos (Apndice C). 1.1.4 Folha de aprovao A folha de aprovao, quando solicitada pelo curso, deve ser organizada, segundo a ABNT (NBR 14724, 2011), na seguinte ordem (todos separados por 2 linhas em branco): a) nome do autor do trabalho; b) ttulo do trabalho e subttulo; c) natureza, objetivo, nome da instituio a que submetido e rea de concentrao, do centro da folha para a direita (afastado da margem esquerda 8 cm); d) data de aprovao (colocada aps a aprovao); e) banca examinadora: nome, titulao e instituies a que pertencem (assinaturas sero colocadas aps a aprovao do trabalho). Veja o modelo no Apndice D. 1.1.5 Dedicatria Folha opcional que tem o objetivo de fazer uma homenagem especial o seu trabalho a uma ou mais pessoas. A dedicatria vem posicionada entre as trs ltima linhas da pgina, a 8 cm da margem e no tem ttulo (Apndice E).

1.1.6 Agradecimentos Parte do trabalho, de carter opcional, que visa reconhecer e agradecer a todos que contriburam para a elaborao da monografia ou TCC. Esse agradecimento deve ser direto e objetivo. Na folha de Agradecimentos, coloca-se: a) ttulo centralizado, em negrito e em maiscula; b) abaixo (aps deixar uma linha em branco) lista-se o nome das pessoas e das instituies que contriburam para o desenvolvimento do trabalho (Apndice F).

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

1.1.7 Epgrafe Folha tambm opcional onde transcrita uma citao (verso, estrofe, frase etc.) e seu autor. A epgrafe deve representar a essncia do seu trabalho. A posio dela, na pgina, quase ao final desta, deixando duas a trs linhas aps, afastado 8 cm da margem. Veja Apndice G. 1.1.8 Resumo na lngua verncula Elemento obrigatrio, constitudo de uma sequncia de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos. O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do documento (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2003c, p. 2). A sua extenso deve ter de 150 a 500 palavras para Trabalhos de Concluso de Graduao, Especializao, Mestrado e Doutorado. Deve-se usar o verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular. O resumo feito em um nico pargrafo (Apndice H). 1.1.9 Palavras-chave Logo abaixo do resumo, pulando uma linha, devem seguir as palavras-chave que representem melhor o contedo do documento. Pode ser uma palavra ou uma expresso formada por duas ou trs palavras. So iniciadas por letra maiscula, separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto. Recomenda-se entre trs e cinco palavras-chave (Apndice H).

1.1.10 Resumo em lngua estrangeira O resumo em lngua estrangeira , segundo ABNT, tambm obrigatrio. Segue as mesmas caractersticas do resumo em lngua portuguesa e vem logo aps este em folha distinta (em ingls Abstract, em espanhol Resumen, em francs Resum, por exemplo). 1.1.11 Palavras-chave em lngua estrangeira So as mesmas da lngua do texto, com caractersticas de formatao iguais (em ingls Keywords, em espanhol Palabras clave, em francs Mots-cls, por exemplo).

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

1.1.12 Lista de ilustraes As listas so elaboradas de acordo com a ordem em que as ilustraes so apresentadas no texto, acompanhadas de seu nome e sua respectiva pgina. recomendada uma lista para cada tipo de ilustrao, caso no haja poucos itens (grficos, quadros, fotografias, desenhos etc). A lista organizada da seguinte forma: a) ttulo centralizado, em negrito e em maiscula; b) pulando uma linha, inicia-se a lista: ponha na ordem que aparece no texto (Figura 1..., Figura 2..., Grfico 1... Grfico 2...); c) aps um travesso, o ttulo e, em seguida, o nmero da pgina; d) a formatao entre linhas de 1,5 cm. Cada lista deve ter, no mnimo, dois itens. Se o trabalho tiver um mapa e dois grficos, por exemplo, nesse caso, faa uma lista e ponha o ttulo LISTA DE ILUSTRAES. Havendo mais de dois itens (grficos, tabelas etc.), Faa uma lista para cada, e o ttulo ser correspondente lista que est sendo feita (LISTA DE GFICOS, LISTA DE TABELAS etc.). 1.1.13 Lista de siglas Alguns trabalhos utilizam diversas siglas no decorrer do texto. Para facilitar a leitura e a identificao destas siglas, necessrio criar uma lista em ordem alfabtica com os respectivos significados. Organiza-se da seguinte forma: a) ttulo centralizado, em negrito e maiscula; b) pulando uma linha, inicia-se a lista: deve vir em ordem alfabtica; c) aps um espao, coloca-se, o significado; d) a formatao entre linhas de 1,5 cm. Veja Apndice L. 1.1.1.1 Sumrio O Sumrio o ltimo elemento pr-textual obrigatrio. Nele so apresentadas as principais divises de seu trabalho. O sumrio deve vir da seguinte forma: a) os ttulos e subttulos devem ter a mesma formatao apresentada no corpo do texto e sempre alinhados esquerda, ou seja, no so feitas as entradas, diferenciando sees primrias, secundrias etc.;

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

b) a numerao das pginas deve seguir aos ttulos e subttulos, podendo ser primria, secundria, quaternria e quinria (no mximo, 5 subdivises 1.1.1.1.1); c) o ltimo ttulo a ser enumerado a CONCLUSO, ou seja, REFERNCIAS, ANEXO e APNDICE no possuem indicativos numricos, mas devem vir no sumrio, informando a pgina de incio de cada um deles. Alm disso, nenhum item que antecede a INTRODUO aparece no sumrio; d) a linha pontilhada (...........) opcional, a ABNT omissa nesta informao (Apndice M). As sees devem ser formatadas da seguinte maneira: a) seo primria (ttulo em maisculas, com negrito); 5 O COMPOSTO DE MARKETING PARA O NCLEO DE IDIOMAS DA UNIME b) seo secundria (ttulo em maisculas, sem negrito); 5.1 ANLISE DE RESULTADOS c) seo terciria (ttulo em minsculas, com negrito); 5.1.1 Conhecimento sobre a existncia do ncleo d) seo quaternria (ttulo em minsculas, com itlico); 5.1.1.1 Conhecimento interno e) seo quinria: (ttulo em minsculas, com sublinhado). 5.1.1.1.1 Por parte dos alunos No texto, as sees devem ser sempre alinhadas esquerda. Entre o ltimo nmero e o ttulo da seo, no se coloca travesso nem ponto, apenas um espao separando. Todas as sees devem ter um texto se referindo a cada uma delas. Abaixo h dois exemplos: o primeiro tem texto para cada seo (modo certo); o segundo no tem texto para a seo 2 (modo errado):

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

10

a) entre a seo primria e a secundria existe um texto (modo certo);


2 PROCEDIMENTOS DA PESQUISA Neste captulo so demonstrados os procedimentos utilizados para a obteno dos resultados que fundamentam a validade deste trabalho. 2.1 TIPO DE ESTUDO
[...] de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existncia de relaes presumidas entre fatos (ou variveis referentes ao marketing de bens, servios e idias, e ao marketing como rea de conhecimento de administrao. (MATTAR, 1999, p. 5354).

b) aps a seo primria, veio a secundria sem texto (modo errado).


2 PROCEDIMENTOS DA PESQUISA 2.1 TIPO DE ESTUDO
[...] de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existncia de relaes presumidas entre fatos (ou variveis referentes ao marketing de bens, servios e idias, e ao marketing como rea de conhecimento de administrao. (MATTAR, 1999, p. 5354).

1.2 ITENS TEXTUAIS o corpo do trabalho propriamente dito. Divide-se em Introduo, Desenvolvimento e Concluso. A seguir, sero pormenorizados cada um deles. 1.2.1 Introduo a primeira parte do texto que objetiva informar ao leitor do que se trata o trabalho. Nesta parte, dever ser esclarecido o que pretende observar, investigar, analisar o objetivo do trabalho , como pretende analisar e quais trabalhos ou quem j analisou. Segundo Fachin (2003, p. 162-163), algumas perguntas devero ser respondidas por voc as quais daro claridade ao seu trabalho:
a) de que trata o assunto? b) qual a situao-problema levantada?

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

11

c) em que se fundamenta o estudo? d) qual o objetivo do pesquisador? e) qual o relato histrico do problema?

Fachin ainda lembra que, dependendo do trabalho, todos os itens acima no sero respondidos. 1.2.2 Desenvolvimento a diviso do trabalho que esclarece pormenorizadamente todos os pontos que foram expressados na Introduo. Para isso, deve-se distribuir o Desenvolvimento em sees e subsees, utilizar ilustraes (grficos, quadros, tabelas, figuras etc.), utilizar tambm citaes, enfim explorar as fontes que serviram de base para o estudo. Ainda preciso abordar quem j estudou o assunto, o que viu, como viu, para da fundamentar o seu estudo. A esse aspecto, denomina-se Reviso da literatura. Tambm deve abordar como metodologicamente a pesquisa ser feita. O mtodo, recursos, materiais, quantidade de informaes a serem analisadas, enfim, o confronto, a anlise, a comparao e quantificao do que foi registrado nos estudos. 1.2.3 Concluso Nesta seo do trabalho, o autor deve recapitular o que est sendo defendido, corroborando com outros autores ou tendo outra leitura, confirmando ou negando os resultados, e encerrando o estudo. 1.3 ITENS PS-TEXTUAIS Os itens ps-textuais so aqueles que serviram de referncia ou base para o desenvolvimento de qualquer trabalho acadmico. Vm sempre aps a concluso do texto. Os itens ps-textuais so: REFERNCIAS, APNDICE e ANEXO. 1.3.1 Referncias As referncias so um conjunto padronizado de informaes retiradas das obras que foram consultadas, informaes as quais servem para reconhecer, identificar e individualizar a referida obra. Por existir um nmero grande de fontes de consulta (mapa, CD, DVD, internet, maquete, foto etc.), no mais identificada por referncias bibliogrficas, o ttulo j h

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

12

algum tempo , passou a ser apenas REFERNCIAS (ABNT, 2002b), vindo centralizado em negrito e em maisculas. Veja a seguir as regras gerais de formatao: espaamento: as referncias devem ser digitadas, usando espao simples entre as linhas e, para separar uma referncia da outra, um espao simples (uma linha vazia); margem: o alinhamento feito somente na margem esquerda; destaque ao ttulo da obra: formate em negrito, itlico ou sublinhado; ordem: deve vir em ordem alfabtica.Veja o Apndice N.

1.3.1.1 Partes das referncias Sero aqui relacionados os principais tipos de referncias e sua distribuio: a) autoria; um autor3, KOTLER, Philip. Administrao de marketing: edio do novo milnio. 10. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2000. dois a trs autores (so separados por ponto-e-vrgula),

COSTA, R. Antonio; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos: planejamento implementao e controle. So Paulo: Atlas, 2003. quatro autores ou mais (coloca-se o primeiro, acompanhado da expresso et al., URANI, A. et al. Constituio de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Braslia, DF: IPEA, 1994. autor desconhecido (inicie a referncia pelo ttulo da obra, a primeira palavra toda em maiscula), DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993. autor organizador, ou editor, ou coordenador etc. (coloca-se o (Ed.), (Coord.), BAPTISTA, Luiz Olavo (Org.). Mercosul: das negociaes implantao. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: LTR, 1998. nome do

responsvel, seguido da abreviatura correspondente entre parnteses (Org.),

Se houver sobrenome FILHO, NETO e JNIOR, acrescente o sobrenome anterior (SILVA NETO, ARAJO FILHO, CMARA JNIOR).

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

13

autor instituio particular ou pblica (o nome da instituio, todo em maiscula, inicia a referncia),

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. autor e mais o tradutor (o responsvel pela traduo vem aps o ttulo da obra),

DANTE ALIGHIERI. A divina comdia. Traduo de Hernani Donato. So Paulo: Crculo do Livro, 1983. autor repetido (quando forem apresentadas duas ou mais obras do mesmo autor, da segunda em diante, substitui o nome por um trao sublinear equivalente a seis espaos e ponto. CARVALHO, Amilton Bueno de. Direito alternativo em movimento. So Paulo: Luan, 1997. ______. Direito alternativo na jurisprudncia. So Paulo: Acadmica, 1993. b) ttulo e subttulo (se houver); quando uma obra tiver ttulo e subttulo, o primeiro vem em negrito ou itlico; o segundo (subttulo) vir separado por dois-pontos, sem nenhum destaque, CHURCHILL, Jr. Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. c) edio;

a palavra edio deve ser apresentada de forma abreviada. Vem logo aps o
ttulo ou subttulo (quando houver os dois). Aps o nmero da edio e da abreviatura ed. , coloca-se um ponto (5. ed. / 10. ed.) No se referencia a primeira edio (1. ed.), KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de Marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. d) local de publicao;

deve ser transcrito como aparece no documento. Se no encontrar o local no


mesmo documento, mas h condies de identific-lo, apresenta-se entre colchetes [So Paulo]. Se no conseguir identificar, utilize entre colchetes a abreviatura [S.l.], de sine loco. Quando a cidade for Braslia, acrescente a sigla DF,

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

14

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAO EM CINCIA E TECNOLOGIA. Bases de dados em Cincia e Tecnologia. Braslia, DF: IBICT, n. 1, 1996. CD-ROM. e) editora; a editora deve ser mencionada s atravs do seu nome principal (excluem-se as palavras Ed. / Ltda. / S/A etc.). Quando no houver editora, utilize a abreviatura entre colchetes [s.n.], de sine nomine. Se a mesma instituio for responsvel pela autoria, no ser necessrio fazer a identificao da editora, UNIME. Plano de desenvolvimento institucional. Lauro de Freitas, 2004. ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing uma viso gerencial. So Paulo: Atlas, 2002. f) ano de publicao; deve ser indicado em algarismos arbicos. Caso no seja possvel identific-lo, no documento, coloca-se: - [2002?] - [197-] - [19--] data provvel dcada certa sculo certo - [2001] - [197-?] - [19-?] data certa, no identificada na fonte dcada provvel sculo provvel

FLOREZANO, Everton. Dicionrio de idias semelhantes. Rio de Janeiro: Ediouro, [1993]. g) indicao de nmero de pginas; A indicao feita com a abreviatura p. Para indicar intervalos de pginas, separe o nmero por hfen (p. 20-36). Quando o documento no for paginado, a referncia deve ser feita acrescentando a expresso no paginado. GIANESE, G. N. Irineu; CORRA, Luiz Henrique. Administrao estratgica de servio: operaes para a satisfao do cliente. So Paulo: Atlas, 1994. p. 33-34. 1.3.1.2 Tipos de referncias Seguem abaixo os principais tipos de referncias utilizados no dia-a-dia, a ordem que devem aparecer (incluindo a formatao e sinais de pontuao), as informaes e o exemplos: a) livro, manual, guia, catlogo enciclopdia e dicionrio; ordem: AUTOR DA OBRA. Ttulo da obra: subttulo. Nmero da edio. Cidade da publicao: Editora, ano de publicao. Nmero de pginas. KOTSCHO, Ricardo. A prtica da reportagem. 4. ed. So Paulo: tica, 2000.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

15

b) captulo de livro (cada captulo tem um autor diferente); ordem: AUTOR da parte. Ttulo da parte. Termo In: Autor da obra. Ttulo da obra. Nmero da edio. Local de Publicao: Editor, Ano de publicao. Nmero ou volume, pginas inicial-final da parte e/ou isoladas. SILVA, Dirce Maria Corra da. Escola de Educao Fsica do Esprito Santo: suas histrias, seus caminhos. In: FERREIRA NETO, Amarlio (Org.). Pesquisa Histrica na Educao Fsica. Vitria: CEFD/UFES, 1997. p.157-168. c) bblia; ordem: BBLIA. Lngua. Ttulo da obra. Traduo ou verso. Local: Editora, Data de publicao. Total de pginas. Notas (se houver). BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo de Padre Antnio Pereira de Figueredo. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1980. Edio Ecumnica. d) dissertaes e teses; ordem: AUTOR. Ttulo: subttulo. Ano de apresentao. Nmero de folhas ou volumes. Categoria (Grau e rea de concentrao) - Instituio, local e ano de depsito. BRITO, Jailton Lima. A abolio na Bahia: uma histria poltica. 1996. 247 f. Dissertao (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1996. e) Constituio; ordem: PAS. Constituio (data de promulgao). Ttulo. Local: Editor, Ano de publicao. Nmero de pginas ou volumes. Notas. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Vade mecum Saraiva. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. f) Leis, Decretos e Portarias; ordem: PAS, ESTADO ou MUNICPIO. Lei, Decreto ou Portaria, nmero, data (dia, ms e ano). Ementa. Dados da publicao. BRASIL. Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidao das leis do trabalho. Lex: coletnea de legislao: edio federal, So Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. SO PAULO (Estado). Decreto n 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispe sobre a desativao de unidades administrativas de rgos da administrao direta e das autarquias do Estado e d providncias correlatas. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. BRASIL. Portaria MEC n 1886, de 30 de dezembro de 1994. Fixa as diretrizes curriculares e o contedo mnimo do curso jurdico. Dirio Oficial da Unio. Braslia, DF, 4 jan. 1995.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

16

g) Jurisprudncias; ordem: PAS, ESTADO ou MUNICPIO. rgo judicirio competente. Ttulo e nmero, partes envolvidas (se houver), relator, data, local e dados da publicao. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Recurso Especial n 2004/0080326-5. Relator: Ministro Luiz Fux. Braslia, DF, 14 de fevereiro de 2006. Disponvel em: <http://www.stj. gov.br/SCON/jurisprudencia/doc.jsp?livre=obriga%E7%E3o+de+fazer+princ%EDpio+da+leg alidade&&b=ACOR&p=true&t=&l=10&i=1>. Acesso em: 17 abr. 2006. BRASIL. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Apelao Cvel n. 70006828321, julgada em 11 de dezembro de 2003. Desembargadora Catarina Rita Krieger Martins (relatora). Disponvel em: <http://www.tj.rs.gov.br>. Acesso em: 24 abr. 2007. BRASIL. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Agravo de Instrumento n 598.360.402, So Luiz Gonzaga, julgado em 6 de outubro de 1998. In: Questes agrrias: julgados comentados e pareceres. So Paulo: Mtodo, 2002. p. 91-131 h) trabalhos apresentados em eventos; ordem: AUTOR. Ttulo do trabalho. Termo In: NOME DO EVENTO, nmero do evento, ano do evento, Cidade do evento. Ttulo da obra. Cidade da publicao: Editora, ano de publicao. pginas do trabalho. SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influncia da correo e do preparo do solo sobre algumas propriedades qumicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4. i) artigo cientfico; ordem: AUTOR. Ttulo do trabalho. Ttulo do peridico ou revista, Cidade, volume, nmero, pginas, ms abreviado (at trs letras, menos maio). Ano. ROCHA, Cludio Miranda da; BARBANTI, Valdir Jos. Uma anlise dos fatores que influenciam o ataque no voleibol masculino de alto nvel. Revista Brasileira de Educao Fsica e Esporte, So Paulo, v. 18, n. 4, p. 303-314, out./dez. 2004. j) verbetes de dicionrios; ordem: AUTOR. Verbete. Termo In: Ttulo da obra. Nmero da edio. Local de Publicao: Editora, Ano de publicao. Nmero ou volume, pginas inicial-final da parte, e/ou isoladas. (Se no houver autor, inicie pelo verbete). ENFERMO. In: Dicionrio Melhoramentos da lngua portuguesa.10. ed. So Paulo: Melhoramentos, 1977. p. 321. k) revistas semanais ou mensais (artigo); ordem: AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo da Revista, Cidade de publicao, editora, nmero do volume, pginas inicial-final, ms e ano.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

17

MEDEIROS, Edson G. et al. 10 pisos de tijolos. Arquitetura & construo, So Paulo, Abril, n. 12, p. 98-103, dez. 2005. l) jornal (artigo);

ordem: AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local de Publicao, dia, ms e ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, seo ou suplemento e pginas inicial e final do artigo.

LUZ, Mrcia Ferreira. No caminho da feira. A Tarde, Salvador, 18 jan. 2006. Caderno 2, p. 4. m) trabalho no publicado; ordem: AUTOR. Ttulo do trabalho. pginas consultadas. A expresso Trabalho no publicado. FUNAD. Legislao especfica para a pessoa portadora de deficincia. Joo Pessoa, 1996. Trabalho no publicado. n) CD, CD-ROM, LP ou K7; ordem: AUTOR (escritor, compositor ou cantor). Ttulo. Local: Gravadora ou Editora, ano. Nmero de CDs, fitas ou LPs. Nmero da faixa, lado da fita ou LP (se no consultou todo o material). COOPER, Geoffrey M. A clula: uma abordagem molecular. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 1 CD-ROM.

DOFF, Adrian; JONES, Chirstopher. Language in use: pre intermediate. Londres: Cambridge, 1991. 1 cassete sonoro.
o) VHS e DVD; ordem: TTULO. Diretor ou produtor. Local: Produtora, ano. Tipo e nmero de mdias. CLONE: o futuro do homem? Produzido por National Geographic. So Paulo: Videolar, 2002. 1 DVD (55 min.). CORPO humano II. Produzido por Encyclopaedia Britannica do Brasil. So Paulo: Britannica, [19--]. 1 videocassete. p) entrevista; ordem: ENTREVISTADO. Ttulo. Local, data. Nota da Entrevista. CARRASCOSA, Denise. A Coordenao do Ncleo de Idiomas UNIME. Lauro de Freitas, 6 set. 2004. Entrevista concedida a Milka Melo e Roberta Carvalho. q) programa de televiso e/ou rdio

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

18

ordem: TEMA. Nome do programa. Cidade: nome da TV ou Rdio, dia, ms (abreviado) e ano da apresentao do programa. Nota identificando o tipo de programa.

FIM da infncia. Globo Reprter. Rio de Janeiro: Rede Globo, 23 ago. 2002. Programa de televiso. r) artigos de peridicos na internet; ordem: AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo da publicao seriada, local, volume, nmero, ms ano. Disponvel em: <Endereo>. Acesso em: data. MELO, Milka; CARVALHO, Roberta. O composto de marketing para uma escola de idiomas: um estudo sobre o Ncleo de Idiomas da UNIME. RAU: Revista de Administrao da UNIME, Lauro de Freitas, BA, v. 3, n. 3, jul./dez. 2004. Disponvel em: <http://www. unime.com.br/rau/3/index.htm>. Acesso em: 31 maio 2006. s) artigos de jornais na internet; ordem: AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local, data de publicao, seo, caderno ou parte do jornal e a paginao correspondente. Disponvel em: <Endereo>. Acesso em: data. BBC BRASIL. Remdio para colesterol pode tratar artrite, diz estudo. Folha on line, So Paulo, 31 jan. 2006. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u50477. shtml>. Acesso em: 31 jan. 2006, 16:52:504. t) monografia, dissertao, tese, livro; ordem: AUTOR. Ttulo: subttulo. Ano de apresentao. Nmero de folhas ou volumes. Categoria (Grau e rea de concentrao) - Instituio, local. COSTA, Ana Paula Paulino da. Contabilidade gerencial: um estudo sobre a contribuio do Balanced Scorecard. 2001. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis). Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/>. Acesso em: 30 jan. 2006. Documentos mais visitados. 1.3.2 Apndice Algumas pessoas fazem confuso em relao a apndice e anexo. O apndice o documento (questionrios, tabelas, grficos etc.) elaborado pelo mesmo autor do trabalho o qual est sendo escrito. Vem aps as Referncias, e a identificao feita por letras maisculas e mais o ttulo de cada material (APNDICE A, APNDICE B...). O que determina um material ir para o Apndice a quantidade de dados e informaes. Se h um questionrio ou ilustraes em grande nmero (e que vai criar um volume considervel de pginas no texto), passar tudo isto para o Apndice (Apndice O).
4

Opcionalmente pede-se o horrio de acesso. Neste caso, colocam-se a hora, minutos e segundos.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

19

1.3.3 Anexo Diferente do apndice, o anexo o documento (questionrios, tabelas, grficos etc.) elaborado por outro autor e que foi utilizado no trabalho. Vem aps o Apndice, na ausncia deste, aps as Referncias. A formatao e identificao so as seguintes, e a identificao feita por letras maisculas e mais o ttulo de cada material (ANEXO A, ANEXO B...), veja o Apndice O.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

20

2 FORMATAO DOS TRABALHO ACADMICOS Nesta seo, sero vistos todos os detalhes concernentes a tipo de fontes, margens, disposio de citao etc. sempre tendo a ABNT como referncia. 2.1 PAPEL E MARGEM Os textos devem ser apresentados em: a) papel branco ou reciclado tamanho A4 (21cm X 29,7cm); b) tinta preta para o texto, ficando as cores livres para as ilustraes; verso, a partir da introduo at o final; d) da capa at o sumrio, haver impresso somente no anverso da folha; e) as margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm (Apndice Q). 2.2 FONTE E ESPACEJAMENTO (ENTRELINHAS) A formatao do texto (confira tambm o Apndice Q): a) tipo da fonte ser ARIAL ou TIMES NEW ROMAN; b) c) e) f) tamanho da fonte 12 para a capa e todo o texto; as excees so: citaes com quatro linhas ou mais fonte tamanho 10 ou 11; todo o texto ter espao entre linhas 1,5 cm; o afastamento da primeira linha do pargrafo de 2 cm; c) recomenda-se a impresso do trabalho no anverso da folha (na frente) e no

d) notas de rodap, legendas das ilustraes e tabelas, tamanho da fonte 10;

g) no se separa um pargrafo do outro pulando uma linha; h) o espao ficar simples para citaes com quatro linhas ou mais, notas de rodap, legendas das ilustraes e tabelas e a natureza do trabalho (o bloco de informaes que vem na folha de rosto); i) j) em relao s referncias, antes e depois de cada uma, um espao simples; entre elas, tambm espao simples; os ttulos das sees devem ser separados do texto por um espao de 1,5 cm (deixa-se uma linha em branco); k) todos os ttulos que no recebem indicativo numrico (ERRATA, AGRADECIMENTOS, LISTAS DE ILUSTRAES, RESUMO, SUMRIO,

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

21

REFERNCIAS, APNDICE, ANEXO etc.) devem ser centralizados, todo em letras maisculas e em negrito. 2.3 NUMERAO DAS PGINAS E DAS SEES O primeiro nmero de pgina aparece na primeira folha de texto (INTRODUO) no canto superior direito e vai at a ltima folha do ANEXO ou APNDICE. A contagem das pginas para enumerao comea pela folha de rosto, como se considerasse a capa como nmero zero. Toda seo primria iniciada em um nova pgina mpar (anverso). A introduo a seo primria 1 (1INTRODUO5); a CONCLUSO tambm uma seo primria, portanto, enumerada. No pode ficar uma seo finalizando uma pgina sem, ao menos, uma linha de texto. 2.4 SIGLAS, IDENTIFICAES DE ILUSTRAES E TABELAS Toda sigla, ao aparecer pela primeira vez no texto, deve vir entre parnteses e antes dela o seu significado. Ex.: Trabalho de Concluso de Curso (TCC). Qualquer ilustrao (grfico, desenho, organograma, fotografia, mapa, quadro etc.) tem sua identificao na parte superior composta de tipo (Grfico, Figura, Quadro etc.), nmero e ttulo. A ilustrao deve aparecer prxima ao texto a que se refere e deve ser mencionada no texto. Quando a ilustrao foi criada pelo autor do trabalho, segundo a norma 14724 da ABNT (2011), abaixo da ilustrao deve vir a identificao de autoria. Exemplo:
Grfico 2 Entrevistados que conhecem o ncleo de idiomas
NO 22,3%

Fonte tamanho 12.

SIM 77,7%

Fonte: autoria prpria

Segundo a ABNT, Introduo um elemento textual, portanto, deve ser enumerado. Cf. NBR 142724, 2005.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

22

As tabelas6 tm, em sua maioria, a funo de representar dados estatsticos percentuais, enumerativos, podendo ser de fontes particulares ou pblicas. Sua identificao vem na parte superior seguindo as mesmas caractersticas das ilustraes. Exemplo: Tabela 1 - Pessoas moradoras em 1 cmodo na zona rural 1991
Formato do ttulo: fonte tamanho 12.

ESTADO Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia

ZONA RURAL 32.626 8.696 11.090 5.362 5.763 21.230 10.804 3.959 36.677 136.207

ZONA URBANA 16.389 10.692 82.351 25.418 28.215 118.008 26.047 15.928 138.726 461.774

Formato da legenda: fonte 10, espao simples.

TOTAL
Fonte: IBGE (2007)

As tabelas ainda tm as seguintes caractersticas (algumas delas podem ser vistas no exemplo acima): se forem grandes, alinham-se ao limite das margens do corpo do texto; se forem pequenas, devem ser centralizadas; o ttulo no tem ponto final; se a tabela for extrada de algum rgo, coloca-se este em sigla ou por extenso; extrada de uma obra, indica-se o sobrenome do autor e, entre parnteses, ano e pgina do livro; se for de prpria autoria, deve vir uma legenda do tipo: Fonte: autoria prpria; os nmeros (exceto na primeira coluna) so alinhados direita, os nomes, esquerda; os ttulos so centralizados; as expresses TOTAL, TOTAL GERAL etc. viro em letras maisculas; as tabelas no tm linhas laterais.

Quem determina as regras para formatao de tabelas o IBGE. Cf. ABNT, NBR 14724, 2005.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

23

Diferente das tabelas, os quadros tm linhas laterais e servem como listagem de informaes comparativas ou de outra natureza. Exemplo:

Quadro 2 Outras razes por no fazer o curso de ingls da UNIME Fonte tamanho 12.

RAZO Falta de tempo No conhecia J fez um curso de ingls No tem interesse Est cursando em outra instituio No gosta do idioma J sabe ingls No gosta de lnguas Desconto para aluno Falta de dinheiro Falta opo de outros idiomas Faz espanhol TOTAL DE ENTREVISTAS
Fonte: autoria prpria

RESPOSTAS 22 12 7 7 6 4 2 2 1 1 1 1 66

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

24

3 CITAES A citao a utilizao de uma informao de um autor para esclarecer ou confirmar as ideias que esto sendo apresentadas no trabalho. Essa informao, para ser acrescentada ao texto, precisa seguir as normas da ABNT. Se for o sistema autor-data, entre parnteses, vm o sobrenome do autor em letras maisculas , o ano da publicao e o nmero da pgina (a pgina obrigatria em citaes diretas). O autor tambm pode vir fora dos parnteses, neste caso, s a letra inicial maiscula. Veja alguns exemplos: (ROCHA, 2004) ou segundo Rocha (2004) (ALVES; ARRUDA, 2003) ou Alves e Arruda (2003) afirmam (BRASIL, Ministrio da Sade, 2008) (BRASIL, Constituio, 1988, p. 35) (BRASIL, Supremo Tribunal Federal, Smula, n 14, 2003, p. 56) (BRASIL, Lei n 9.887, 2009) ou de acordo com a Lei n 9.887 (BRASIL, 2009) (BRASIL, Cdigo Civil, 2002, p. 87) As citaes podem ser: a) citao direta. A transcrio feita sem alterao alguma, conforme o original. At 3 linhas, vem na sequncia do texto; 4 linhas em diante, vem formatado em espao simples, sem aspas, fonte 10 ou 11, 4 cm afastado da margem, conforme Apndice Q. Abaixo, o primeiro exemplo de at 3 linhas, o segundo, a partir de 4 linhas: Segundo Kotler e Armstrong (1999, p. 31), o mix de marketing ou composto de marketing definido como o grupo de variveis controlveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.
A pesquisa de marketing investigao sistemtica, controlada, emprica e crtica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existncia de relaes presumidas entre fatos (ou variveis) referentes ao marketing de bens, servios e idias, e ao marketing como rea de conhecimento de administrao (MATTAR, 1999, p. 53-54).

b) citao indireta. Baseia-se nas ideias de um autor para escrever o texto. Exemplo:

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

25

Outros motivos relevantes da amostra no-probabilstica foi o tempo disponvel, assim como os poucos recursos financeiros e humanos para aplicao da pesquisa para que este estudo fosse realizado em tempo hbil (MATTAR, 2000).

c) citao de citao (autor cita outro autor na sua obra). O autor citado vem fora dos parnteses Para Masi (1924 apud S, 1997, p.125), ou dentro dos parnteses, (MASI, 1924 apud S, 1997, p.125) conforme a redao. Ainda dentro dos parnteses, acrescente o ano da obra citada, a expresso apud7 (significa citado por), o autor que cita, ano e pginas. Para Masi (1924 apud S, 1997, p.125) [...] os fenmenos dos custos, das receitas, do rdito, das entradas e sadas financeiras [...] configuram-se em alguns dos mais evidentes fenmenos contbeis, [...] evoluo. No exemplo acima, h reticncias entre colchetes [...]8. Este sinal grfico utilizado quando a citao est sem algumas partes, ou seja, no houve necessidade de informar o trecho citado de modo completo. Note tambm que nos exemplos aparece o nome do autor da citao fora e/ou dentro dos parnteses. O autor aparece fora dos parnteses quando se faz meno direta em expresses do tipo segundo Armstrong..., para Armstrong..., de acordo com Armstrong...; se no for mencionado diretamente, o autor da citao vem entre parnteses, em letras maisculas, seguido do ano da obra e pginas da citao quando for o caso. Quando se referir a uma obra com quatro autores ou mais9, o sobrenome do primeiro mencionado, seguido da expresso e outros ou e colaboradores. O et al. (em citaes) s usado entre parnteses. Exemplos: As quantidades de cada poro dos diferentes grupos de alimentos foram estabelecidas segundo Philippi e outros (1999). O IAS avalia, ainda, os percentuais de ingesto de gordura total e saturada [...] (KENNEDY et al., 1995).
Pronuncia-se a palavra apud imaginando-se um acento agudo na letra a. No se usa mais as reticncias entre parnteses (...). Cf. NBR 10520, 2002. 9 Esta regra de mencionar at trs autores no sistema autor-data omitida pela ABNT, mas se tornou consensual por parte de diversos manuais (entre instituies pblicas e particulares manual de estilo acadmico da UFBA, manual da UNEB) e diversas obras de metodologia cientfica (MEDEIROS, 2005, por. ex.). Associa-se esta regra a de referncias (ABNT, NBR 6023, 2002) na qual informa que at trs autores, estes so mencionados; quatro ou mais, cita o primeiro e a expresso et al.
8 7

investigados em suas fases de constituio e

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

26

3.1 NOTAS DE RODAP A nota de rodap um recurso que deve ser utilizado muito pouco, se for de grande necessidade. As informaes tm de ser muito breves, pois as notas, muitas vezes, fazem com que o leitor perca a linha de raciocnio do texto. Elas podem ser: a) notas de referncia. Neste caso, a primeira vez que fizer a referncia de um autor, esta tem de ser completa, da mesma forma que deve aparecer nas referncias no final do trabalho.

____________
1

SANTOS, Antonio Raimundo do. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 21-30. Se novamente necessitar de fazer uma nota para o mesmo autor, pode-se abreviar sobrenome, ano e pginas.

____________
2

SANTOS, 2000, p. 33-45. Outra maneira de abreviar atravs de expresses latinas. Eis algumas delas e seus

exemplos10: Id., do latim Idem, significa mesmo autor. Aps a primeira citao completa, utilize-a para citar outra obra do mesmo autor, se as duas obras forem citadas na mesma pgina do trabalho.

____________
1

BARROS, Aildil Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: uma guia para iniciao cientfica. So Paulo: Makron, 1986. 2 Id. Projeto de pesquisa: propostas metodolgicas. 9. ed. So Paulo: Vozes, 1999. Ibid., do latim Ibidem, significa mesma obra. Esta abreviatura utilizada quando fizer referncia da mesma obra e citar passagens ou pginas diferentes. Da mesma maneira que o Id., o Ibid. deve aparecer na mesma pgina do trabalho, sequencialmente.

Segundo a ABNT (NBR 10520, 2002), as expresses latinas no devem ser usadas sem, ao menos, ter o autor de referncia no mesmo rodap.

10

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

27

____________
6

MARTINS, 1998, p. 15. 7 Ibid., p. 17.

O autor (MARTINS) deve vir logo acima do Ibid.

op. cit., do latim opus citatum, significa obra citada. No mesmo rodap, o autor citado duas vezes, mas de forma intercalada. A sequncia sobrenome do autor, a expresso op. cit. e a pgina da citao. Veja as notas 2 e 4:

____________
2 3 4

SANTOS, 2000, p. 50. MARTINS, 1998, p. 15. SANTOS, op. cit., p. 52.

Uso do op. cit.: o mesmo autor (SANTOS) deve vir intercalado.

passim, do latim, significa aqui ali, em diversas passagens do texto. Esta expresso utilizada para mencionar que voc tirou as idias do autor em vrias passagens da obra, fazendo uma espcie de resumo ou compilao.

____________
5

MARTINS, 1998, passim. loc. cit., do latim loco citato, significa no lugar citado, na mesma pgina. Se voc tirou duas citaes numa mesma pgina, a primeira referncia vem com o nmero da pgina e, na segunda, substitua o nmero pela expresso loc. cit..

____________
9 10

BARROS, 1986, p. 35. BARROS, loc. cit. b) notas explicativas. So informaes complementares consideradas importantes, mas que no se adquam ou cabem na sequncia do texto, podendo destoar do que esteja sendo lido.

Essa deciso foi adotada, por exemplo, na transcrio dos dados do Projeto Norma Urbana Culta (NURC)1.

____________
1

O Projeto de Estudo Coordenado da Norma Urbana Lingustica Culta (NURC) constitui um banco de dados de falantes universitrios gravados em cinco capitais brasileiras (Recife, Salvador, Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre).

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

28

4 EVENTOS ACADMICOS So aes que envolvem organizao, promoo ou atuao, implicando em apresentao pblica, livre ou para clientela definida, objetivando a difuso do conhecimento desenvolvido pela Faculdade. Os principais tipos de eventos so: a) congresso. Reunio de pessoas que examinam interesses comuns ou realizam estudos comuns. Reunio semipblica que tem em vista o debate de idias sobre um ou vrios temas prefixados, na procura de encontrar concluses que podem interessar a terceiros; b) conferncia. Exposio cientfica, oral, realizada por especialista, de forma mais aprofundada que a palestra, ainda que de modo simples e direto permitindo ao pblico compreender e assimilar o que est sendo exposto;

c) palestra. Atividade centrada em exposio oral. Objetiva suscitar, motivar,


esclarecer e divulgar, em linhas gerais e iniciais, a experincia e trabalho desenvolvido pelo palestrante acerca de um dado tema ou assunto. A palestra caracteriza-se enquanto atividade onde o palestrante desenvolve de modo metdico e estruturado o tema ou assunto, sem aprofundar-se, ainda que de modo esclarecedor e contributivo para com sua audincia, evidenciando a relevncia de tais estudos e/ou experincias; d) seminrio. Atividade acerca de um tema ou assunto, onde educador e educando, de modo terico e/ou prtico, interagem suas percepes, sentimentos e experincias buscando suscitar, atravs da anlise, raciocnio e reflexo, novas consideraes e desdobramentos, a partir das colocaes dos seus participantes. Objetiva possibilitar aos participantes uma interao no desdobramento do assunto ou tema, enquanto efetivos construtores da atividade, a partir das suas diferentes e diversas contribuies. O seminrio caracteriza-se enquanto atividade onde o docente utiliza-se de mtodos e tcnicas que busquem e favoream a interao dos participantes, seja com o tema ou assunto, seja entre si, acolhendo e valorizando a participao e construo de todos; e) oficina. Atividade pedaggica centrada na valorizao da experincia por parte f) dos seus participantes, atravs de estudos tericos e, predominantemente, prticos; simpsio. Reunio ou colquio geralmente cientfico, para discusso de um assunto ou tema, com a inteno de realizar um intercmbio de conhecimentos;

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

29

g) frum. Local ou reunio pblica para discusso de assuntos importantes; h) painel. Reunio de vrios especialistas que vo expor suas idias sobre determinado assunto, de maneira informal e dialogada, mesmo que estes exponham posies diversas e apreciem perspectivas diferentes. Tem por objetivo proporcionar o conhecimento mais aprofundado de um tema, atravs da discusso informal, o que implica na participao mais ativa do auditrio, que no se limita a ouvir as exposies. A discusso do assunto entre os expositores, diante do auditrio, induz o ouvinte participao espontnea, por meio de perguntas e respostas dirigidas aos componentes do painel. O tom da conversa informal no dispensa a participao de um coordenador, que elabora um roteiro, de acordo com os componentes, cujo nmero vai de trs a seis; i) mesa-redonda. Conferncia coletiva em que os intervenientes, sentados em redor da mesma mesa, participam da discusso de um mesmo tema ou assunto. Geralmente tem um moderador que a orienta e disciplina, admitindo-se, por vezes, a participao da assistncia que pode dirigir perguntas aos integrantes da mesa; j) lanamento. Primeira apresentao de um livro, de um filme, de um produto etc.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

30

REFERNCIAS

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www.academia.org.br>. Acesso em: 20 jul. 2007. ALVES, Maria Bernadete Martins; ARRUDA, Suzana Margareth. Como fazer referncias: bibliogrficas, eletrnicas e demais formas de documentos. 2003. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br/home982.html>. Acesso em: 16 jan. 2006. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2011. ______. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. BRASIL. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. IBGE. Censo demogrfico 1991. Braslia, 1991 Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/ censodem/tab207.shtm>. Acesso em: 2 mar. 2006. FACHIN, Odlia. Fundamentos da metodologia. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Normas para apresentao de documentos, 9: tabelas. Curitiba: UFPR, 2000.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

31

APNDICE A Exemplo de capa

Smbolo: em preto e branco.

UNIO METROPOLITANA DE EDUCAO E CULTURA FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAO COM HABILITAO EM MARKETING

Os 3 itens: espao 1,5 cm, fonte 12.

MILKA MELO ROBERTA CARVALHO

Autor: aps pular 2 linhas, fonte 12, espao 1,5 cm.

Ttulo: em negrito, espao 1,5 cm e fonte 12.

O COMPOSTO DE MARKETING PARA UMA ESCOLA DE IDIOMAS: UM ESTUDO SOBRE O NCLEO DE IDIOMAS DA UNIME

Os 2 itens: espao 1,5 cm fonte 12.

Lauro de Freitas 2005

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

32

APNDICE B Exemplo de folha de rosto

Espao 1,5 cm, fonte 12.

MILKA MELO ROBERTA CARVALHO

Em negrito, espao 1,5 cm e fonte 12.

O COMPOSTO DE MARKETING PARA UMA ESCOLA DE IDIOMAS: UM ESTUDO SOBRE O NCLEO DE IDIOMAS DA UNIME Trabalho de Concluso de Curso apresentado UNIME, como requisito parcial para obteno do grau de Bacharel em Administrao, com Habilitao em Marketing. Orientadora: Prof . M . Letcia Lagemann
a e

Natureza do trabalho: a 8 cm da margem esquerda, aps pular uma linha, espao simples e fonte 12.

Espao 1,5 cm fonte 12.

Lauro de Freitas 2005

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

33

APNDICE C Exemplo de folha de errata

Aps o ttulo: um espao vazio de 1,5 cm.

ERRATA

MELO, Milka; CARVALHO, Roberta. O composto de marketing para uma escola de idiomas: um estudo sobre o Ncleo de Idiomas da UNIME. 2005. 46 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Administrao com Habilitao em Marketing) Faculdade de Cincias Sociais, Unio Metropolitana de Educao e Cultura (UNIME), Lauro de Freitas, 2005. 1 espao vazio de 1,5 cm Folha 20 66 Linha 7 12 Onde se l informaao Fsica Leia-se informao fsica

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

34

APNDICE D Exemplo de folha de aprovao

MILKA MELO ROBERTA CARVALHO

Maiscula e centralizado.

O COMPOSTO DE MARKETING PARA UMA ESCOLA DE IDIOMAS: UM ESTUDO SOBRE O NCLEO DE IDIOMAS DA UNIME
Maiscula, negrito e centralizado.

A 8 cm da margem.

Trabalho de concluso de curso apresentado Unio Metropolitana de Educao e Cultura, como requisito final para concluso do Curso de Administrao com Habilitao em Marketing.

Aprovado em ___/___/___

BANCA EXAMINADORA ________________________________________ Prof. M. Antonio Silva Orientador ________________________________________


Faculdade de origem do professor.
e

Prof. Esp. Jos Pereira UNEB

Nome do professor e titulao.

________________________________________ Prof . Dr . Ana Gomes UNIME


a a

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

35

APNDICE E Exemplo de folha de dedicatria

A 8 cm da margem esquerda.

Aos meus pais e avs.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

36

APNDICE F Exemplo de folha de agradecimentos

AGRADECIMENTOS

A Deus, por ter me dado sade e fora durante esta etapa. Aos meus pais e irmos, por acreditarem em mim, investindo, apoiando e incentivando. professora Sandra Prudencio, por ter aceitado o meu projeto. Aos amigos que me apoiaram, e entenderam a minha ausncia nas horas mais difceis.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

37

APNDICE G Exemplo de folha de epgrafe

A 8 cm da margem esquerda.

Tudo na vida, antes de ser realizado, parece impossvel, mas depois de feito, torna-se fcil. Nabor Fernandes

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

38

APNDICE H Exemplo de folha de resumo em lngua portuguesa

Entre o ttulo e o texto: 1 espao de 1,5 cm.

RESUMO

Diante da necessidade de prestar servios que atendam s expectativas dos clientes em escolas de lnguas estrangeiras, resolveu-se fazer este estudo cujos objetivos foram confrontar as estratgias de marketing do Ncleo de Idiomas da UNIME e o seu resultado no processo de captao de alunos internos, levando-se em conta a aplicao das ferramentas do composto de marketing. Foi realizada uma survey questionando a opinio de 130 alunos de graduao, e chegou-se concluso de que existe possibilidade de melhoria para o composto de marketing do Ncleo de Idiomas da UNIME, podendo contribuir ainda mais para a expanso e captao de uma grande parcela desses clientes potenciais. Para tanto, necessrio que as estratgias de marketing utilizadas sejam reavaliadas, levando-se em conta os resultados apontados nesta pesquisa. Palavras-chave: Escolas de lnguas estrangeiras. Estratgias de marketing. Ferramentas do composto de marketing.
Texto: em um pargrafo, espao 1,5 cm entre linhas.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

39

APNDICE I Exemplo de folha de resumo em lngua estrangeira

Entre o ttulo e o texto: 1 espao de 1,5 cm.

ABSTRACT

Considering the necessity of services offer that corresponds to the expectations of the clients in foreign languages schools, it has been decided that the objectives of this study were to confront the marketing strategies of UNIMEs Languages Department and its results in the process of captivation of the intern public, considering the application of the marketing mix tools. A survey research was then realized, questioning the opinion of 130 undergraduate students, and it has been concluded that it exists the possibility to upgrade the marketing mix of that Languages Department, and that it may contribute even more to the expansion and caption of a great deal of these potential clients. In order to do so, its necessary that the marketing strategies are reevaluated, considering the results found in this research. Keywords: Foreign languages schools. Marketing strategy. Marketing mix tools.
Texto: em um pargrafo, espao 1,5 cm entre linhas.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

40

APNDICE J Exemplo de lista de figuras

LISTA DE FIGURAS Figura 1 Fases da Pesquisa Figura 2 Conhecimento sobre a existncia do ncleo Figura 3 Forma de conhecimento do ncleo Figura 4 Percentual de alunos que cursam alguma lngua estrangeira Figura 5 Cursos frequentados Figura 6 Razes por no fazer o curso de ingls da UNIME 11 23 25 29 29 30

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

41

APNDICE L Exemplo de lista de siglas

LISTA DE SIGLAS ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas CNPq Conselho Nacional Pesquisa OAB TCC Ordem dos Advogados do Brasil Trabalho de Concluso de Curso

Entre as siglas e os significados, no h sinal (travesso doispontos etc.).

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

42

APNDICE M Exemplo de sumrio

Ttulos: devem vir na mesma formatao do texto.

SUMRIO

1 2

INTRODUO PROCEDIMENTOS DA PESQUISA

7 10 10 11 12 12 13 34 37 38

2.1 TIPO DE ESTUDO 2.2 POPULAO E AMOSTRA 2.3 DESENVOLVIMENTO DO INSTRUMENTO DE COLETA 2.4 COLETA E ANLISE DOS DADOS 3 4 O COMPOSTO DE MARKETING CONCLUSO REFERNCIAS APNDICE

No h ponto nem trao aps o ltimo nmero.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

43

APNDICE N Exemplo de referncias

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2011. BEHLAU, Mara. Tcnicas vocais. In: FERREIRA, Leslie Picolloto; BEF-LOPES, Dbora M.; LIMONGI, Suelly Ceclia Olivan (Orgs.). Tratado de fonoaudiologia. So Paulo: Rocca, 2004. p. 42-58. PINHO, Ruy Rabello; NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Instituio de direito pblico e privado. 21. ed. So Paulo: Atlas, 1999. SEABRA, Odete. Milton Santos: cidado do mundo. So Paulo: Fundao Perceu Abramo. [200?]. Disponvel em: <http://www.fpabramo.org.br/sala_leitura/ homenagem-miltonsantos.htm>. Acesso em: 29 ago. 2002.
Espao entre linhas: simples. Alinhamento somente na margem esquerda.

1 linha vazia em espao simples aps cada referncia.

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

44

APNDICE O Exemplo de apndice

Centralizado e em negrito.

APNDICE A Questionrio aplicado comunidade

1 Seu nome completo? _______________________________________________________________ 2 Idade? _______________________________________________________________ 3 Profisso? _______________________________________________________________ 4 Grau de instruo? _______________________________________________________________ 5 Viajou alguma vez? _______________________________________________________________

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

45

APNDICE P Exemplo de anexo

ANEXO A Percentual de alunos que cursam alguma lngua estrangeira


Centralizado e em negrito.

Grfico 1 Alunos cursando lngua estrangeira

NO 84,6%

SIM 15,4%

Fonte: autoria prpria

MANUAL UNIME PARA FORMATAO DE TRABALHOS ACADMICOS

46

APNDICE Q Exemplo de formatao de pgina


Numerao de pgina: canto superior direito. Ttulos: s um espao aps o nmero. Margem superior: 3 cm.

10
2 PROCEDIMENTOS DA PESQUISA

Afastamento da primeira do pargrafo.

2 cm

Neste captulo so demonstrados os procedimentos utilizados para a

obteno dos resultados que fundamentam a validade deste trabalho. 2.1 TIPO DE ESTUDO

Antes e aps os ttulos: um espao vazio de 1,5 cm.

Para Mattar: A pesquisa de marketing investigao sistemtica, controlada, emprica e crtica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existncia de relaes presumidas entre fatos (ou variveis) referentes ao marketing de bens, servios e idias, e ao marketing como rea de conhecimento de administrao. (MATTAR, 1999, p. 53-54).

Citaes: espao simples, sem aspas, fonte 10 ou 11, 4 cm afastado da margem. Antes e depois das citaes: uma linha vazia de 1,5 cm.

Esta pesquisa foi realizada em duas fases: uma qualitativa e outra quantitativa. Na primeira fase, foi realizada entrevista com a coordenadora do Ncleo de Idiomas da UNIME, Professora Denise Carrascosa (Apndice A), responsvel pelo ncleo desde sua implantao. Esta fase foi realizada com o intuito de obter informaes sobre a situao estratgica atual do ncleo. A segunda fase constou da realizao de survey, com aplicao de questionrios estruturados para obter-se as opinies dos alunos de graduao. O mtodo de survey, definido por Malhotra (2002, p. 40) como entrevistas com um grande nmero de pessoas por meio de um questionrio predeterminado. Considerando-se que a survey aplicada no-probabilstica, resultou apenas na descrio de Entre linhas: espao 1,5 cm. informaes sobre a amostra pesquisada, sem que as mesmas possam ser utilizadas para inferenciar integralmente as respostas da populao. As fases prticas da pesquisa realizadas aps a definio dos objetivos, so demonstradas conforme Figura 1.

Margem esquerda: 3 cm.

Margem inferior: 2 cm.

Margem direita: 2 cm.

You might also like