You are on page 1of 3

Introduo

O projeto de produo de lcool gel visa desinfeco de ambientes e a antissepsia das mos com o lcool na forma gel, que devido sua alta viscosidade diminui o risco de alastramento de incndio e proporciona um uso com maior segurana em ambientes pblicos, tais como; escolas e hospitais. Esse mtodo vem sendo adotado na Europa h vrios anos, ganhando importncia cada vez maior, principalmente por estimular a adeso dos profissionais a estas prticas. O que acarretou a uma grande procura por este produto, acarretando um grande aumento em seu preo. Na verdade o lcool em gel composto de uma soluo de lcool etlico em gua a 70%, pois somente nesta concentrao o lcool etlico tem sua funo esterilizante maximizada. H alguns anos atrs o lcool etlico a 70% era facilmente comprado em qualquer farmcia, no entanto, por deciso do governo federal, o lcool 70% dever ser comercializado na forma de gel, com a inteno de reduzir risco de incndio, j que na forma de gel o lcool tornase menos inflamvel. A vantagem da utilizao do lcool gel (70%) fundamenta-se na sua ao germicida. Age nos microrganismos atravs da lise celular e coagulao de protenas. Alm de sua ao germicida ele apresenta uma ao rpida (aproximadamente 15 segundos) e desidrata menos as mos quando comparado ao uso de gua e sabo, principalmente quando formulado com um agente umectante (por exemplo: glicerina). Tambm apresenta a vantagem de no ter efeito residual e, portanto, previne a intoxicao caso levem-se as mos a boca. Este pode tambm ser utilizado em substituio lavagem das mos com gua e sabo desde que estas no apresentem sujidade aparente. As desvantagens associadas ao uso do lcool gel 70% esto relacionadas s caractersticas do lcool. Pelo fato de apresentar alta volatilidade este apresenta ao germicida com sua aplicao, porm no previne novas contaminaes. uma substncia inflamvel e txica se ingerida ou at mesmo inalada, necessitando cuidados principalmente com crianas e animais domsticos. Alm disso, seu uso contnuo, mesmo com umectante em sua formulao pode levar desidratao da pele e a dermatites. http://www.saocamilo-sp.br/blogfarmacia/?p=272 http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/receita-Alcool-gel.htm https://www.extrapratica.com.br/BR_Docs/Portuguese/FISPQ/RENEX%20100.p df

Concluso

-Qual

a diferena estrutural da monoeta, dieta, trietonolamina ? E ainda a oxiteno que fabrica ? Dietanolamina: C4H11NO2

Trietanolamina: C6H15NO3

Monoetanolamina: C2H7NO

MONOETANOLAMINA (MEA) a mais simples das etanolaminas e produzida pela reao de amnia com xido de eteno. Reagindo-se MEA com xido de eteno produz-se o DIETANOLAMINA (DEA) e a partir desta, adicionando-se mais xido de eteno, chega-se a TRIETANOLAMINA (TEA). A diferena esta no numero oxido de eteno. A Oxiteno ainda produz a trietonolamina, porem, sua comercializao controlada pelo Exrcito Brasileiro, por ser um precursor do agente vesicante nitrognio mostarda.

- Alm do carbopol, poderia-se utilizar o renex para a polimerizao ? No. - Corante, pigmento, essncias e aromas podem ser colocadas em qualquer quantidade ? Para que servem ? - Poderamos usar outro tipo de lcool ?

No. Nesta concentrao de pelo menos 70% exigida porque a presena de


aproximadamente 30% de gua, nessa soluo, propicia a desnaturao de protenas e de estruturas lipdicas da membrana celular.

- Qual tipo de sabonete bactericida utilizados em ambientes hospitalares e restaurantes ?

You might also like