You are on page 1of 13

Estruturas de Conteno de Terra e Taludes Ao projetar uma estrutura de conteno o engenheiro precisa garantir que no haver o colapso ou ruptura.

Assim deve-se analisar as condies que existiriam em uma situao de colapso e aplicar fatores de segurana convenientes para evitar tal colapso. 1. Mtodo de Projeto de Muros de Conteno de Gravidade O muro de gravidade tipicamente usado para ser um muro permanente sempre que no exista espao suficiente par construir um talude simples.

A fora normal resiste o peso e as demais componentes verticais das outras foras. O empuxo ativo desenvolvido ao colocar o aterro e as sobrecargas sobre a superfcie do terreno, age empurrando o muro para fora. Este movimento resistido por uma fora desenvolvida ao longo da base e pelo empuxo passivo. O empuxo ativo tambm tende a tombar o muro em torno de seu p, mas impedido pelo peso do muro e pela componente vertical do empuxo ativo. O peso do muro importante por resistir ao tombamento e ao deslizamento na base. Por esta razo, um muro deste tipo denomina muro de gravidade. O projeto de tal muro no baseado na determinao das foras esperadas, mas em anlise de foras que existiriam se o muro comeasse a romper ou deslizar.

2. Estado Ativo e Passivo de Rankine Na avaliao do empuxo ativo e passivo, primeiramente deve-se avaliar as condies do limite de equilbrio pra o estado de tenso geosttica.

Da anlise das tenses de ruptura durante o teste triaxial obtem-se os valores dos coeficientes de tenso ativo (ka) e passivo (kp) que so dados pela relao entre a tenso horizontal e a tenso vertical. Para uma tenso geosttica vertical ( v), a tenso horizontal s pode estar entre os limites Kav e Kpv, que so denominados esforos conjugados. Os estados de tenso para as duas situaes extremas so chamadas de estado de Rankine.

2.1. Deformaes Associadas com os Estados de Rankine Os esforos requeridos para atingir as condies ativas e passivas so deduzidas dos resultados do ensaio triaxial, as concluses obtidas so: 1. necessria uma deformao horizontal muito pequena (menor que -0,5%) para alcanar o estado ativo. 2. Com uma pequena compresso horizontal, de aproximadamente 0,5%, alcana-se metade da resistncia passiva mxima. 3. Requer-se uma compresso horizontal muito maior (aproximadamente 2%) para alcanar a mxima resistncia passiva. Estes resultados so tpicos solos arenosos densos. Para areias fofas a compresso horizontal necessria para alcanar a resistncia passiva pode ser na faixa de 15%. Os resultados anteriores so aplicveis para condio inicial do tipo Ko. Se inicialmente h/v Ko, ento uma tenso diferente necessria para alcanar os estados limites.

Muros de Conteno Simples Sem Atrito Considerando-se os seguintes casos: (a) o aterro de superfcie horizontal, (b) o contato entre a parede do muro e o solo vertical e (c) no h tenses cisalhantes entre a parede do muro e o solo. 3.1. Empuxo Ativo Segundo a Zona de Rankine

Um modo de calcular o empuxo ativo para este caso considerar que a zona ativa um tringulo ou cunha onde todos os pontos do seu interior esto no estado ativo de Rankine. A figura mostra as linhas de deslizamento para a condio assumida. Na zona de Rankine a presso horizontal a qualquer profundidade z :
h = Ka z .

As presses horizontais sobre o muro aumentam linearmente com a profundidade, conseqentemente o empuxo total sobre o muro ser:
2 Pa = 1 2 H Ka .

O empuxo resultante Pa atuar em um ponto situado a 1/3 da distncia da base do muro. 3.2. Clculo do Empuxo Ativo Pelo Mtodo da Cunha

O mtodo da cunha envolve os seguintes passos: 1. Considera-se como corpo livre uma cunha de solo limitada pela parte de trs do muro. A fora P que existe entre a cunha e o muro determinada atravs das equaes de equilbrio correspondentes cunha isolada. 2. Considera-se outra cunha diferente. Determina-se novamente a fora P existente entre o muro e a nova cunha. 3. A fora real que atua no muro ser o valor mximo de P obtido considerando todas as cunhas possveis.

3.3. Equilbrio de Momento Para o Mtodo da Cunha A linha de ao do vetor peso determina o centride da cunha, a figura mostra a localizao dos vetores P (resultante das tenses entre o solo e a parede) e F (resultante da fora normal N e da resistncia ao deslizamento T).

3.4. Crtica ao Mtodo da Cunha O mtodo da cunha no considera a tenso dento da cunha ou fora dela, logo no se sabe se a tenso abaixo da cunha satisfaz a condio de equilbrio. Assim, embora a soluo seja satisfatria, ela no pode ser provada matematicamente. 3.5. Empuxo ativo com sobrecarga uniforme Os mtodos de solues apresentados anteriormente podem ser usados em situaes na qual h sobrecarga. Com uma sobrecarga uniforme, a tenso vertical a qualquer profundidade dado por:
v= qs + z ,

a tenso horizontal devido a sobrecarga a qualquer profundidade dado por:


v= (qs + z).ka .

O empuxo total sobre o mudo dado por:


Pa = 1/2H ka+ qs H ka

A resultante do empuxo total deve estar entre 1/3 e metade da altura.

3.6. Resistncia Passiva O mtodo da cunha para o caso passivo basicamente o mesmo que o do caso ativo, mas com uma diferena fundamental: as tenses cisalhantes sobre a superfcie de deslizamento atuam junto com o peso do solo para resistir ao empuxo horizontal do solo. Ambos os mtodos de clculo (Rankine e Coulomb) do o mesmo resultado, intuitivamente satisfatrios, para o caso de um muro simples sem atrito no paramento de trs.

4. Muros de Conteno Com Atrito Geralmente foras de cisalhamento se desenvolvem entre a face do muro de conteno e o solo devido aos movimentos relativos entre eles. A figura 4 mostra os padres tpicos de movimento. No caso ativo o movimento entre o muro e o solo causa uma fora cisalhante descendente na parede, tal fora chamada de atrito positivo para o caso ativo. Na zona passiva, a compresso horizontal deve estar acompanhada por um deslocamento do solo para cima sobre o muro. Tal cisalhamento denomina-se atrito positivo no caso passivo. O tipo e o sinal do atrito deve ser determinado estudando os possveis movimentos em cada problema. A magnitude desta fora tangencial determinada pelo ngulo de atrito entre solo e muro.

4.1. Empuxo Ativo Pelo Mtodo da Cunha O polgono de foras ser modificado, pois agora P est inclinado, no mais, segue-se o mesmo procedimento geral. O plano crtico de deslizamento obtido por este mtodo fornece uma aproximao mais exata da superfcie de ruptura, pois emprega superfcies de deslizamento curvas. O emprego de superfcies de deslizamento curvas conduz a cunha ligeiramente mais crticas e valores de Ka um pouco superiores.

4.2. Empuxo Passivo No caso passivo, o mtodo da cunha com superfcies de deslizamento planas superestima a resistncia e a diferena aumenta com o aumento do atrito do muro. As estimativas tericas referentes resistncia passiva em muros com atrito no tem sido confirmadas pela experincia como as correspondentes ao empuxo ativo, motivo pelo qual no podem ser utilizados com a mesma confiana.

5. Empuxos Ativos e Passivos em Outros Casos Todos os mtodos apresentados servem para determinar o empuxo ativo ou o empuxo passivo nos casos mais complicados, como aterros estratificados, sobrecargas variveis, etc.

5.1. Avaliao Geral dos Mtodos de Equilbrio Limite Uma soluo completa e exata para um caso ativo ou passivo de equilbrio limite deve cumprir as seguintes condies: 1. Cada ponto da massa de solo deve estar em equilbrio. 2. A condio de ruptura de Mohr-Coulomb no pode ser violada em nenhum ponto. 3. As deformaes produzidas devem estar relacionadas com os esforos por funo tenso-deformao adequada para o tipo de solo. 4. As deformaes que so produzidas em cada ponto devem ser compatveis com as deformaes de seu contorno. 5. As tenses no solo devem estar em equilbrio com os aplicados ao mesmo. Uma lei de tenso-deformao conveniente o maior obstculo para obter uma soluo exata. Quase todas as solues de equilbrio limite supem que o solo rgidoplstico.

6. Escavaes Escoradas O muro de gravidade um muro permanente, usado quando uma escavao permanente. Em muitos casos, a escavao provisria, neste caso as escavaes so protegidas com uma estrutura que retm permanentemente o solo. Se a escavao temporria feita em areia, paredes devem escorar a escavao durante a construo da obras atravs de um sistema de escoramento. Nestas obras, enquanto se impede a resistncia cisalhante ao longo da base da cunha de ruptura, o empuxo total exercido sobre o solo pela estrutura de conteno o mesmo, tanto para um muro de gravidade quanto para as escavaes escoradas. O empuxo total sobre uma parede escorada poder ser 10 a 15% maior que o existente sobre um muro de gravidade. De acordo com Terzaghi e Peck (1948) o empuxo total .
0,64 H 2 K a

8. Cortinas Atirantadas So utilizadas em solos fofos, onde a base no suporta o peso de um muro de gravidade. O sistema de tirantes deve ser projetado para resistir as foras requeridas pelo muro. A distribuio das tenses depende da maneira como a cortina de tirantes distribuda.

9. Estabilidade de Taludes Existem situaes em que no h necessidade de executar uma estrutura de conteno para segurar a massa de terra, nestes casos os taludes so construdos sem reteno. Para estabilizar um talude, a inclinao do talude tem que ser suave o suficiente e/ou sua altura suficientemente pequena. O ngulo mximo para o qual o solo permanece estvel denominado ngulo de repouso. Ao aumentar gradualmente o ngulo de inclinao, as partculas comearo a deslizar ao longo do talude. O fator de segurana para um talude infinito usualmente definido como: FS = tan ; tan i

O valor apropriado para obter um talude estvel o angulo de atrito interno, pois ele pode ser calculado com boa preciso e fornece um bom fator de segurana. Normalmente o engenheiro conservador na escolha de , e usa FS = 1.

You might also like