You are on page 1of 7

Vulgata Latina Por um longo tempo os romanos no necessitavam de tradues do grego, pois eram bilngues e, portanto, falavam latim

e grego. Mas com o passar do tempo eles deixaram de fazer uso frequente da lngua grega e, por conseguinte, seu conhecimento dela diminuiu. A partir do sculo II comearam a surgir inmeras tradues da bblia para o latim com o intuito de atender necessidade crescente dos cristos de ter uma bblia em sua lngua. Mas essas tradues, em sua maioria, eram incompletas e insatisfatrias e cheias de erros. (RAUPP, 2011 p. 43). As muitas verses bblicas existentes na poca provocaram grandes divergncias dogmticas agitam o mundo cristo e provocam sanguinolentas perturbaes no Imprio (SILVA, 2009, p. 54), e isso comeou a gerar certa diviso dentro da igreja catlica. Grupos se reuniam e pregavam doutrinas diferentes alguns chegando at a afirmar que Jesus no era divino. Na segunda metade do sculo IV a situao ficou to grave que, para acabar com essas diferenas, o papa Dmaso encomendou de Sofrnio Eusbio Jernimo uma reviso das tradues latinas para que ele criasse uma verso-padro que seria a verso oficial da igreja. (RAUPP, 2011, p. 43,44). O tradutor Sofrnio Eusbio Jernimo filho de pais cristos e nasceu por volta de 340 e 350 em Estrido, na Dalmcia. Estudou em sua cidade at os doze anos quando foi estudar em Roma onde passou oito anos aprendendo latim, grego, retrica e autores pagos. Com a idade de dezenove anos batizou-se na Ctedra de Roma. (Faculdade Teolgica FAMA, 2012, p. 86; Moreno, 1992, p. 22) Ao terminar seus estudos, Jernimo viajou para Glia e ali se plantou a semente da sua vocao monacal. Depois foi morar em Aquilia por um ano com um grupo de clrigos. Partindo de Aquilia Jernimo foi morar em Antioquia onde aperfeioou o seu grego, pois se dedicava leitura de livros de escritores gregos de quem gostava muito. Saiu de Antioquia por dois anos quando viveu como monge no deserto e aprendeu grego com um judeu convertido. Depois, de volta a Antioquia, foi

ordenado sacerdote por Paulino. Jernimo saiu novamente de Antioquia para passar trs anos em Constantinopla estudando com Gregrio Nazianzeno. Foi Nazianzeno que o incitou a traduzir obras do grego para que os Romanos pudessem ter acesso elas. (MORENO, 1992, p. 25, 26,27, 30, 32,33, 38,40, 42) Em 382 Jernimo viajou para Roma para um conclio da igreja que pretendia eliminar as discrdias em relao s interpretaes bblicas. Nesse conclio Jernimo foi o secretrio e se tornou amigo do papa Dmaso. O papa passou at a consult-lo sobre diferentes temas bblicos. E nessa amizade o papa o incumbiu da importante tarefa de traduzir a bblia. (MORENO, 1992, p. 44,45, 46) Quando o papa Dmaso morreu em 384, os inimigos que Jernimo fez ao logo da vida tentaram destru-lo. Isso o obrigou a abandonar Roma. Ele passou por Antioquia e Alexandria e finalmente se estabeleceu, em 386, em Belm. Em Belm foi morar em um monastrio que ficava prximo de um convento fundado por Paula e Eustochium, duas romanas que o seguiram para a palestina. Foi ali que Jernimo passou o resto da vida se dedicando aos estudos e terminando de fazer a traduo da Bblia. (Catholic Encyclopedia) Morreu em 30 de setembro de 419. Mais tarde foi canonizado e hoje tido como o padroeiro dos tradutores. (LLOPIS, 2001, p. 4) A traduo A incumbncia de Jernimo no era traduzir a bblia, mas revisar as tradues latinas existentes para formar um texto padro. Nessa reviso Jernimo deveria usar a septuaginta como referncia para a traduo. Com o Novo Testamento, Jernimo fez como lhe ordenaram, apenas o revisou, mas ao fazer a reviso do Antigo Testamento, percebeu que a septuaginta continha erros de traduo e decidiu que seria melhor fazer uma traduo do original em hebraico. O texto hebraico usado por Jernimo foi o Texto Protomassortico, mas embora Jernimo tenha feito uma traduo a partir do hebraico, a vulgata apresenta muitas caractersticas das tradues gregas especialmente a septuaginta, pois Jernimo usou essas tradues como auxlio sua traduo. As fontes gregas

utilizadas por Jernimo foram: a verso grega de Smaco, a verso grega de quila, a verso grega de Teodocio, a septuaginta. Ele tambm usou como auxlio a Vetus Latina. (FRANCISCO, 2012, p. 2) Na rdua tarefa de traduzir o Antigo Testamento, Jernimo fez uso da seguinte tcnica: um rabino lia o texto em hebraico, ele traduzia simultaneamente para o latim e um taqugrafo escrevia tudo o que Jernimo dizia. Por isso, Jernimo chegou a afirmar que havia a necessidade de revisar sua traduo, pois ditava muito rpido e o taqugrafo poderia ter se esquecido de escrever algo. (CURY, 2012, pg 13). Segundo Alcatraz (1999, p. 416) Jernimo ao traduzir se norteou pelo princpio non verbo de verbo, sed sensum exprimere de sensu, isto , no visar a traduo palavra por palavra e sim o sentido surgindo, dessa forma uma traduo mais bela e mais compreensvel. Mas Maciel (2001, p. 55) nos lembra de que Jernimo era um homem religioso e ao embelezar sua traduo fazia em nome da verdade da palavra divina ... ele encontrava no potico a via mais genuna para a expresso do que considerava como o mais verdadeiro. Maciel (2001, p. 54) tambm descreve de forma sucinta os procedimentos de Jernimo ao traduzir:
Hebraizar o latim, inscrever a diferena no mesmo, reconfigurar uma lngua a partir da estranheza da outra, desviar-se da literalidade e arriscar-se na interpretao dos sentidos do texto foram algumas das diretrizes da obra de Jernimo. Como um bom precursor dos modernos, ousou na inveno de neologismos, reimaginou metforas, recusou as regras e os artifcios da retrica do tempo, experimentou novas dices, aliou o rigor transparncia do dizer. Alm disso, interpretou com acuidade teolgica os textos sagrados e teorizou o prprio ato de traduzir.

Vale ressaltar que Jernimo percebeu que os livros hoje denominados apcrifos no se encontravam nas Escrituras hebraicas da Palestina. Ele no queria colocar esses livros em sua traduo, mas as autoridades eclesisticas lhe ordenaram que o fizesse; ento ele os traduziu recomendando que no poderiam ser considerados como base doutrinria e os denominou de apcrifos. (Faculdade Teolgica FAMA, 2012, p. 72; Goodspeed, 1981, p 39). Exemplos de pores traduzidas

Liber Genesis 1 1 .in principio creavit Deus clum et terram 2.terra autem erat inanis et vacua et tenebr super faciem abyssi et spiritus Dei ferebatur super aquas 3.dixitque Deus fiat lux et facta est lux 4.et vidit Deus lucem quod esset bona et divisit lucem ac tenebras Epistula ad Titum 1 1.Paulus servus Dei apostolus autem Jesu Christi secundum fidem electorum Dei et agnitionem veritatis qu secundum pietatem est 2.in spem vit tern quam promisit qui non mentitur Deus ante tempora scularia 3.manifestavit autem temporibus suis verbum suum in prdicatione qu credita est mihi secundum prceptum salvatoris nostri Dei 4.Tito dilecto filio secundum communem fidem gratia et pax a Deo Patre et Christo Jesu salvatore nostro (Bblia Catlica) A linguagem da Vulgata: um intermedirio entre popular e culta O termo Vulgata usado para denominar essa traduo no indica que sua a linguagem popular, mas se refere popularidade da traduo, pois se tornou amplamente utilizada pela Igreja Catlica. A Vulgata no foi estrita no que se chama de Latim clssico, mas sua linguagem tambm no o latim popular. Jernimo, ao escrev-la fez uso de uma linguagem que se veicula com o latim popular e que, ao mesmo tempo, nobre para atrair os cristos dos meios sociais mais privilegiados. (XAVIER, 2010 p. 220, 227). O impacto da vulgata na histria A influncia da Vulgata pode ser vista nas tradues posteriores da bblia em todas as lnguas bem como na literatura e outros escritos. Isso se deve ao fato de que ela foi estabelecida como a verso bblica oficial da Igreja Catlica Romana pelo conclio de Trento e foi a Bblia padro da Europa Ocidental. (GOODSPEED, 1981, p. 37) Uma das imposies mais importantes, se no a mais importante, da Bblia que a Vulgata efetuou foi a diviso do texto bblico em captulos e versculos. Outra marca que Vulgata estabeleceu foi a ordem dos livros do Novo Testamento:

Evangelhos, Atos, Epstolas Paulinas, Epstolas Gerais, Apocalipse (Faculdade Teolgica FAMA, 2012, p. 38, 61). possvel perceber-se a influncia da Vulgata em obras literrias como a Divina Comdia de Dante onde o latim inventado por Jernimo e a forma como ele organizou e interpretou as escrituras so de grande importncia. Esses tambm so aspectos importantes nas obras barrocas latino-americanas. A escritora Sor Juana Ins de La Cruz faz uso dos textos da Vulgata e cita textos do prprio Jernimo em suas obras. (MACIEL, 2001, p. 55).

Referncias Bibliogrficas: ALCARAZ, Rafael Carmorlinga. Laubard, Valery. Sous linvocation de Saint Jrme. Cadernos de Traduo. Florianpolis, v. 1, n.4, p. 415-418, dez. 1999. BBLIA CATLICA, Vulgata Latina. Disponvel em:

http://www.bibliacatolica.com.br/09/1/1.php. Acesso em: 31 de jul. de 2012. CATHOLIC ENCYCLOPEDIA. St. Jerome. Disponvel em:

http://www.newadvent.org/cathen/08341a.htm. Acesso em: 31 de jul. de 2012. CURY, Waldir. Breve Histrico da Taquigrafia: Fatos Interessantes (e Curiosos) na Histria da Taquigrafia. Disponvel em:

http://www.taquigrafia.emfoco.nom.br/historiadataquigrafia/breve_historico_para_o_s ite.pdf. Acesso em 31 de jul de 2012. FACULDADE TEOLGICA FAMA. Bibliologia. Disponvel em:

les.pastorgalvaomedeiros.webnode.com.br/.../Bibliologia.doc. Acesso em: 31 de jul. de 2012. FRANCISCO, Edson Faria. A Vulgata e a Bblia Hebraica: Dilogo entre Cristianismo e Judasmo. Disponvel em:

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CE8QF jAA&url=http%3A%2F%2Fwww.abiblica.org.br%2Fcomunicacoes%3Fdownload%3D 7%3Aa-vulgata-e-a-biblia-hebraica-dialogo-entre-cristianismo-ejudaismo&ei=bGcYUJaKNOW26wHoz4DgAw&usg=AFQjCNHky5LsKH1XXYTOJreb AgCFuAqhxQ&sig2=rKytvobJHE99BSsm0XACSw. Acesso em: 31 de jul. de 2012. GOODSPEED, Edgar J. Como nos Veio a Bblia. Trad. Bittencurt, B. P. 3 ed. So Paulo: Imprensa Metodista 1981. LLOPIS, Joan. San Jernimo, Intrprete de La Palabra. 1 ed. Barcelona: Centre de Pastoral Litrgica, 2001. MACIEL, Maria Esther. So Jernimo em Traduo. Aletria, Belo Horizonte, v. 8, p.53-29, jan./dez. 2001. MORENO, Francisco. So Jernimo: A espiritualidade do deserto. So Paulo: Edies Loyola , 1992.

OLIVEIRA, Esther Gomes. Argumentao da Idade Mdia ao Sculo XX. Signum: Estudos da Linguagem. Londrina, v. 7, n. 2, p. 109-131, dez. 2004. RAUPP, Marcelo. Uma Anlise Descritiva de Trs Tradues Brasileiras da Bblia a Partir de Alteraes Introduzidas nos Manuscritos em Lngua Original . 2010. 91 f. Dissertao (Mestrado em Estudos da Traduo) Centro de Comunicao e Expresso, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2011. SILVA, Severino Celestino. Analisando as Tradues Bblicas: Refletindo a Essncia da Mensagem Bblica. 6 ed. Joo Pessoa: Ideia, 2009. XAVIER, Mayara Nogueira. O Latim da Vulgata e de Outras Tradues Bblicas em Lngua Latina. Lngua, Literatura e Ensino, Campinas, v. 5, p. 219-127, out. 2010.

You might also like