You are on page 1of 24

MELHORANDO MINHA RELAO COM DEUS

Gedimar de Arajo

Caixa Postal 2029 CEP 01060 970 So Paulo - SP

Melhorando Minha Relao com Deus por Gedimar de Arajo


Se quiser treinamento em como implantar grupos familiares, entre em contato conosco indicando em qual Estado voc est para que o coordenador do MAPI (Ministrio de Apoio a Pastores e Igrejas) nesse Estado possa lhe ajudar. Mais informaes atravs de nosso escritrio nacional na Sepal, C.P. 2029, So Paulo, SP, 01060-970; fone/fax (11) 5523-2544, ramal 142; e-mail:mapi@sepal.org.br Tambm pode encontrar umas dicas simples para lderes de grupos em nosso site: www.mapi-sepal.org.br, abrindo a pgina dos grupos familiares e a sub-pgina de dicas para lderes. ISBN: 85-7533-036-5 Categoria: Grupos pequenos, discipulado, evangelismo, relao com Deus ou vida devocional. Primeira edio: Janeiro de 2003 Coordenao Editorial: David Kornfield Reviso de Texto: Camila Lopes Emerick, Judith Ramos Capa e Diagramao: Wellington Braga Editora Sepal Caixa Postal 2029, So Paulo, SP, Cep. 01060-970. Telefone: (11) 5523 2544; FAX (11) 5523 2201 E-mail: editorasepal@uol.com.br Site: www.editorasepal.com.br Todos os direitos reservados pela Editora Sepal. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem autorizao escrita da Editora. Como indicado, as citaes bblicas foram extradas da Bblia Viva (BV), da Nova Verso Internacional (NVI) ou da Edio Revista e Atualizada da Sociedade Bblica do Brasil (ERA).

N D I C E
1. CONHECENDO MELHOR A DEUS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04 2. INVESTINDO NA MINHA VIDA ESPIRITUAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06 3. AMANDO A DEUS ACIMA DE TUDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 08 4. FIRMANDO MINHA IDENTIDADE DE FILHO . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 5. APRENDENDO A OUVIR A VOZ DE DEUS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12 6. TRATANDO DA QUESTO DO PECADO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 7. EXPERIMENTANDO UMA VIDA CHEIA DO ESPRITO . . . . . . . . . . . 16 8. PROCURANDO INTIMIDADE COM DEUS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18 9. CONHECENDO JESUS (ESTUDO OPCIONAL) . . . . . . . . . . . . . . . . . 20

COMPROMISSO DOS PARTICIPANTES DO GRUPO FAMILIAR


Se estiver vivo e com sade, em gratido a Deus por mais uma semana de vida, estarei aqui, na prxima reunio, e s faltarei se tiver um motivo que seja realmente justo perante Deus. Amm!!

Srie Grupos Familiares

1. CONHECENDO MELHOR A DEUS


Ento Paulo, ficando de p diante deles no frum do Monte de Marte, falou assim: Homens de Atenas, eu noto que vocs so 23 muito religiosos, pois enquanto andava por a, vi os muitos altares de vocs, e um deles tinha esta inscrio: Ao Deus desconhecido. Vocs tm adorado a Deus sem saber quem Ele , e agora eu quero falar a respeito dEle a vocs. 24 Ele fez o mundo e tudo o que nele h, e visto que Senhor do 25 cu e da terra, no mora em templos feitos por homens; e mos humanas no podem fazer nada por Ele, porque Ele no precisa disso! Ele mesmo d a vida e a respirao a tudo, e satisfaz todas as necessidades que existem... 27 O Seu objetivo em tudo isto foi que eles buscassem a Deus e andassem, ainda que s apalpadelas, em direo a Ele, para conseguir encontrar, embora Ele no esteja longe de nenhum de ns... 30 Deus tolerou a ignorncia passada do homem a respeito destas coisas, mas agora Ele ordena a todo mundo que se arrependa, jogue fora os dolos e adore somente a Ele (Atos 17.22-25, 27, 30 BV). 1. possvel ser religioso sem conhecer a Deus, como Paulo afirma? De que forma?
22

2. De que maneira Paulo descreve Deus nos versos 24 e 25? Voc poderia descrev-lo com suas palavras?

Melhorando Minha Relao com Deus

3. Por que, s vezes, parece que Deus est distante e inacessvel? Como entender isso luz do verso 27?

4. Se lhe fosse dado o poder de conhecer a Deus profundamente, em que isso mudaria a sua vida?

5. At que ponto a figura do seu pai terreno o ajuda ou prejudica na viso que voc tem de Deus?

6. O que voc faria se quisesse conhecer uma pessoa profundamente? De que modo isso poderia ajud-lo num plano de conhecer melhor a Deus?

Estudo Opcional: Pv 2.1-8; Os 5.1-5; 6.1-11.

Srie Grupos Familiares

2. INVESTINDO NA MINHA VIDA ESPIRITUAL


Vocs, agora j so cristos h muito tempo e j deviam estar ensinando aos outros, mas, ao invs disso, andaram para trs, a tal ponto que precisam de algum que lhes ensine completamente de novo, at mesmo as primeiras noes da Palavra de 13 Deus. Vocs so como criancinhas que s podem beber leite, sem idade suficiente para alimento slido. E quando uma pessoa ainda est vivendo de leite, isso demonstra que ela ainda no foi muito longe na vida crist, e no sabe muito sobre a diferena 14 entre o certo e o errado. Ainda um cristo-beb! Vocs nunca podero comer alimento espiritual slido, nem compreender as coisas mais profundas da Palavra de Deus, enquanto no se tornarem melhores cristos (adultos - NVI), e no aprenderem a distinguir o certo do errado, por meio da experincia em fazer o que correto (Hebreus 5.12-14 BV). 1. Voc est satisfeito(a) com a sua vida espiritual? Por qu?
12

2. O texto fala de cristos-bebs e cristos-adultos. Por que algumas pessoas no crescem em sua relao com Deus?

Melhorando Minha Relao com Deus

3. No verso 12, o autor fala que seus leitores haviam andado para trs. Qual a razo disso ter acontecido?

4. Existem alguns mitos sobre crescimento espiritual que devem ser evitados. Qual desses, do seu ponto de vista, mais evidente? Por qu? __ O crescimento espiritual automtico, no necessrio fazer nada. __ O crescimento espiritual no para todos, s para uma elite espiritual. __ O crescimento espiritual s acontece por meio de uma frmu la mgica. __ O crescimento espiritual individual e ningum precisa se preocupar com o outro. __ Outro:________________________________________

5. Qual mito ou outro obstculo est impedindo seu crescimento espiritual?

6. Como voc pode superar esse obstculo? O que voc precisa fazer?

Estudo Opcional: Ef 4.12-14; Fp 3.12-16; Ap 2.4-5.

Srie Grupos Familiares

3. AMANDO A DEUS ACIMA DE TUDO


Um dos mestres de religio que estavam ali ouvindo a discusso, percebeu que Jesus tinha respondido bem. Ento pergun29 tou: De todos os mandamentos, qual o mais importante? Jesus respondeu: Aquele que diz: Oua Israel! O Senhor nosso 30 Deus o nico Senhor. Vocs devem amar a Deus com toda a sua alma, com todo o seu corao, com toda sua mente, e com todas as suas foras... 32 O mestre de religio respondeu: O Senhor falou uma pala31 vra verdadeira ao dizer que s h um nico Deus. Eu sei que amar a Deus de todo o meu corao, entendimento, fora, e amar aos outros como a mim mesmo, muito mais importante do que oferecer toda espcie de sacrifcios no altar do templo. 34 Percebendo a compreenso deste homem, Jesus lhe disse: Voc no est longe do Reino de Deus. Depois disto, nenhum outro teve coragem de fazer-lhe mais pergunta alguma (Marcos 12.28-30, 32-34 BV). 1. Por que o mandamento de amar a Deus acima de tudo o mais importante?
28

2. Voc conhece algum que no ama a Deus? Quais as conseqncias de no amar a Deus?

Melhorando Minha Relao com Deus

3. O que mais importante: dizer que amamos ou mostrar com aes que amamos? Como isso se aplica ao amor a Deus?

4. Olhando para sua prpria vida, voc diria que tem demonstrado amar a Deus acima de tudo? Em caso negativo, como isso pode estar prejudicando a sua vida espiritual?

5. O que est lhe impedindo de amar a Deus acima de tudo?

6. O que voc poderia fazer esta semana para demonstrar seu amor a Deus?

Estudo Opcional: Dt 6.4-9; Jo 14. 21-24; 1 Jo 4.19-21.

10

Srie Grupos Familiares

4. FIRMANDO MINHA IDENTIDADE DE FILHO


Todos quantos so dirigidos pelo Esprito de Deus so fi15 lhos de Deus. E assim, no devemos ser como escravos medrosos e servis, mas devemos nos comportar como verdadeiros filhos de Deus, adotados no seio de sua famlia, chamando-o de Pai, 16 Pai. O Esprito Santo de Deus fala no ntimo dos nossos cora17 es, dizendo-nos que somos realmente filhos de Deus. E se somos os seus filhos, ento participaremos dos seus tesouros pois tudo quanto Deus d ao seu Filho Jesus, agora nosso tambm. Mas se vamos participar da sua glria, precisamos participar tambm do seu sofrimento (Romanos 8.14-17 BV). 1. Quais so algumas diferenas entre um servo e um filho? Servo Filho
14

2. De que forma assumir a identidade de servo ou a de filho afeta sua relao com Deus?

Melhorando Minha Relao com Deus

11

3. Como um filho se comporta, segundo os versculos acima?

4. Voc se identifica mais como servo ou como filho? Por qu?

5. Uma das caractersticas de ser filho sentir-se amado, aceito e valorizado. Como voc tem sentido isso da parte de Deus?

6. Que mudanas precisam acontecer para voc aprofundar sua identidade de filho?

Estudo opcional: Jo 5.17-20; Gl 4.4-7; 1 Jo 3.1-2.

12

Srie Grupos Familiares

5. APRENDENDO A OUVIR A VOZ DE DEUS


Aquele que entra pela porta o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as 4 suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o se5 guem, porque conhecem a sua voz. Mas nunca seguiro um estranho; na verdade, fugiro dele, porque no reconhecem a voz de 27 estranhos... As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem (Joo 10.2-5 e 27 NVI). 1. Quais as formas que Deus usa para falar ao homem?
2 3

2. Qual dessas formas voc mais experimenta?

3. Existem diversos rudos que atrapalham a comunicao entre as pessoas. Quais so alguns rudos que podem atrapalhar algum ouvir a Deus?

Melhorando Minha Relao com Deus

13

4. Com qual freqncia Deus fala com voc? __ Nunca. __ Quase nunca. __ s vezes. __ Com bastante freqncia. __ Constantemente. __ Outra: ___________________ . Por que tem sido assim?

5. Para ouvir a Deus preciso ter um tempo de silncio e perguntar o que Ele quer comunicar naquela situao. Qual foi uma das ltimas vezes que voc O ouviu?

6. Vamos tirar um tempo para ouvir a Deus agora? Fique em silncio e oua. Depois, escreva o que Deus est lhe dizendo.

Estudo Opcional: Sl 81.8-13; Jo 5.19-20; Hb 1.1-2.

14

Srie Grupos Familiares

6. TRATANDO DA QUESTO DO PECADO


Todo aquele que pratica o pecado tambm transgride a Lei; 5 de fato, o pecado a transgresso da Lei. Vocs sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele no h pecado. 6 Todo aquele que nele permanece no est no pecado. Todo aquele que est no pecado no o viu, nem o conheceu... 9 Todo aquele que nascido de Deus no pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele no pode estar no 10 pecado, porque nascido de Deus. Desta forma sabemos quem so os filhos de Deus e quem so os filhos do diabo: quem no pratica a justia no procede de Deus, tampouco quem no ama a seu irmo (1 Joo 3.4-6, 9-10 NVI). 1. De que maneira o pecado afeta a relao com Deus?
4

2. Joo declara que aquele que nascido de Deus no pratica o pecado (v. 9). Ele est afirmando que o nascido de Deus no peca mais? O que ele est querendo dizer?

Melhorando Minha Relao com Deus

15

3. Quais so algumas reas onde voc mais vulnervel ao pecado?

4. Quando voc sabe que est pecando, o que deve fazer?

5. A Bblia fala, em Tiago 5.16, que devemos confessar os nossos pecados uns aos outros para sermos curados. Voc tem confessado seu pecado a algum? Por qu?

6. Que atitudes voc deve tomar esta semana para vencer a questo do pecado?

Estudo Opcional: Rm 6.1-6; 7.19-25; Gl 5.16-17.

16

Srie Grupos Familiares

7. EXPERIMENTANDO UMA VIDA CHEIA DO ESPRITO


Eu os aconselho a obedecerem somente s instrues do Esprito Santo. Ele lhes dir aonde ir e o que fazer, e assim vocs no estaro fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pe17 caminosa de vocs quer que faam. Porque ns, por natureza, gostamos de fazer as coisas ruins que so justamente o oposto das coisas que o Esprito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Esprito nos domina, so justamente o oposto dos nossos desejos naturais. Estas duas foras dentro de ns esto lutando constantemente uma contra a outra, a fim de ganharem o domnio sobre ns, e os nossos desejos nunca esto livres 18 de suas presses. Quando vocs forem guiados pelo Esprito Santo, no precisaro mais obrigar-se a obedecer s leis judaicas (no esto debaixo da Lei NVI) (Glatas 5.16-18 BV). 1. Na sua opinio, o que uma vida cheia do Esprito?
16

2. Quais as caractersticas de uma pessoa cheia do Esprito, conforme o texto acima?

Melhorando Minha Relao com Deus

17

3. De que maneira ser cheio do Esprito ajuda no seu relacionamento com Deus?

4. Segundo seu ponto de vista, o que preciso fazer para ter uma vida cheia do Esprito Santo?

5. Por que a maioria dos cristos no experimenta essa vida cheia do Esprito?

6. E voc, tem sido guiado pelo Esprito? O que pode melhorar, ou mesmo mudar, quanto a isso?

Estudo Opcional: Jo 7.37-39; Gl 5.22-23; Ef 5.19-20.

18

Srie Grupos Familiares

8. PROCURANDO INTIMIDADE COM DEUS


O Senhor ensinar pessoalmente o caminho certo ao homem 13 pelas bnos do que obedece a Ele. Tal homem viver cercado 14 Senhor, e sua famlia possuir a terra. O Senhor amigo chegado de quem o respeita e lhe obedece. A essas pessoas, Ele revela os segredos de seus planos (Salmo 25.12-14 BV). 1. Nesta passagem, o que demonstra intimidade com Deus?
12

2. Conforme o texto, quais so os benefcios de intimidade com Deus?

3. Voc tem notado mudanas em sua relao com Deus desde o incio de seu estudo deste livrete? Se no, por que no mudou? Se sua resposta positiva, como poderia manter essas mudanas?

Melhorando Minha Relao com Deus

19

4. Abaixo, temos uma lista dos principais problemas que podem levar a uma vida espiritual fraca e desestimulante. Marque os que refletem a sua realidade: __ Perdi o entusiasmo inicial e no sei como recuper-lo. __ Falta de disciplina na vida devocional; __ Pecados que ainda no abandonei; __ Comodismo; no quero pagar o preo; __ Preciso de algum que me oriente espiritualmente. __ Outro:______________________________________

5. Quais decises voc precisa tomar para continuar crescendo em sua intimidade com Deus?

6. Para quem voc poderia prestar contas para que as mudanas alcanadas at aqui no fiquem esquecidas? Como isso aconteceria?

Estudo Opcional: Lc 10.38-42; Ef 1.15-17; Fp 3.7-10.

20

Srie Grupos Familiares

9. CONHECENDO JESUS (ESTUDO OPCIONAL)


Esse encontro especificamente para pessoas que querem entrar numa relao pessoal com Jesus e ter segurana de que vo para o cu. Seguem duas perguntas diagnsticas, chamadas assim porque ajudam a revelar o nosso estado espiritual: 1. Voc j chegou a um ponto, em sua vida espiritual, em que poderia afirmar, com certeza, que se morresse hoje iria para o cu? 2. Suponhamos que voc morresse hoje e comparecesse diante de Deus e Ele lhe perguntasse: Por que devo permitir que voc entre em meu cu?. O que voc responderia? Dando continuidade a essas duas perguntas, gostaramos de repassar as Quatro Leis Espirituais, que vm resumidas a seguir: (melhor seria que o lder tivesse cpias do folheto para que cada pessoa possa acompanhar as Leis dessa forma). Assim como h leis fsicas que governam o Universo, h tambm leis espirituais que governam seu relacionamento com Deus. Primeira Lei: Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida. Voc acredita nisto? A Bblia diz: Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unignito para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Cristo afirma: Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente (uma vida abundante e com propsito) (Jo 10.10). Por que a maioria das pessoas no conhece essa vida em abundncia? Certamente porque: Segunda Lei: O homem pecador e est separado de Deus; por isso no pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida. O homem pecador: Pois todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus (Rm 3.23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobedincia e rebeldia escolheu seguir o seu prprio caminho, e o relacionamento com Deus se desfez. O pecado um estado de indiferena do homem para com Deus, que se caracteriza por uma atitude de rebelio ativa ou indiferena passiva. O homem est separado de Deus: Pois o salrio do pecado a

Melhorando Minha Relao com Deus

21

morte (separao espiritual de Deus) (Rm 6.23). Deus santo e o homem pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem est continuamente procurando alcanar a Deus e a vida abundante, atravs de seus prprios esforos: vida reta, boas obras, religiosidade, etc.. A Terceira Lei nos oferece a nica resposta para o problema da separao. . . Terceira Lei: Jesus Cristo a nica soluo de Deus para o homem pecador. Por meio dEle voc pode conhecer o amor e o plano de Deus para a sua vida. Ele morreu em nosso lugar: Mas Deus demonstra seu amor por ns pelo fato de Cristo ter morrido em nosso favor, quando ainda ramos pecadores (Rm 5.8). E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Jo 1.7). Ele ressuscitou dentre os mortos. Cristo morreu pelos nossos pecados. . . foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1 Co 15.3, 4). Ele o nico caminho: Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ningum vem ao Pai, a no ser por mim (Joo 14.6). Deus ligou o abismo que nos separa dEle ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar. No suficiente conhecer estas trs leis. . . Quarta Lei: Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. S ento poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a nossa vida. Precisamos receber a Cristo: Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (Joo 1.12). Recebemos a Cristo pela f: Pois vocs so salvos pela graa, por meio da f, e isto no vem de vocs, dom de Deus; no por obras, para que ningum se glorie (Efsios 2.8, 9). Recebemos a Cristo por meio de um convite pessoal: Cristo afirma: Eis que estou porta, e bato. Se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa (Apocalipse 3.20). Receber a Cristo implica em arrependimento. Significa deixar de confiar em nossos prprios esforos, crendo que Cristo, ao entrar em nossa vida, perdoa os nossos pecados e faz de ns aquilo que Ele quer que sejamos.

22

Srie Grupos Familiares

PEDIDOS DE ORAO
Data do pedido Pedido Data da resposta

Melhorando Minha Relao com Deus

23

Data do pedido

Pedido

Data da resposta

EM BRANCO

You might also like