You are on page 1of 13

LICENCIATURA EM ESPANHOL NA REDE FEDERAL: CONCEPES E PROPOSTAS DE ENSINO Antonio Ferreira da Silva Jnior (CEFET-RJ/PUC-SP) afjrespanhol@ig.com.

br

Desde sua aprovao e expanso aos todos os estados da Federao, a partir de 1909, as escolas federais da rede federal de educao profissional e tecnolgica, passaram por diferentes nomenclaturas. Em 1937, so conhecidas como liceus industriais e em 1942, como escolas tcnicas. Em 1959, essas escolas so federalizadas. Em 1972 surgem os colgios agrcolas e, em 1979, as escolas agrotcnicas federais. No ano de 1978 ocorre a primeira transformao de algumas escolas tcnicas federais em CEFET. Essa mudana representou um marco na educao brasileira. Em 2005, o CEFET-PR transforma-se na primeira universidade tecnolgica federal do pas (UTFPR) e, recentemente, em 2008, acompanhamos a lei de transformao dos CEFET em institutos federais de educao, cincia e tecnologia27 (criados pela lei 11.892/2008). Este decreto determina a necessidade de cada instituto federal oferecer pelo menos 20% (vinte por cento)28 do total de suas vagas em cursos de licenciatura, provocando uma discusso interna na busca por um entendimento da nova misso institucional atribuda a essas instituies. A transformao dos CEFET em institutos federais no foi uma medida governamental obrigatria, no entanto, podemos dizer que foi quase unnime29. Tal mudana acarretou novamente em uma mudana identitria dessas escolas e, inclusive, o fortalecimento e a padronizao de uma identidade visual para a rede federal de ensino. De acordo com o decreto de criao, tais escolas passam a ser vistas como insti-

No nosso objetivo, neste estudo, apresentar vantagens e desvantagens de tal adoo, no entanto, ressaltar certa mudana na autonomia dessas escolas, porque cada IFET assumiu o compromisso, quando na plenitude de seu funcionamento, de reservar uma porcentagem especfica de vagas para determinados nveis de ensino.
27

Conforme o decreto nmero 6.095, de 24 de abril de 2007, da alnea d, inciso VII, do 2 do artigo 4, os institutos federais devero ministrar cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formao pedaggica, com vista formao de professores para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, de acordo com as demandas de mbito local e regional.
28

Somente os do Rio de Janeiro (Celso Suckow) e de Minas Gerais permaneceram como CEFET, porque, desde 2005, apresentaram projetos para transformao em Universidade Tecnolgica.
29

pg. 2206

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

tuies de educao superior, bsica e profissional, pluricurriculares e multicampi (BRASIL, 2008). Essa identidade implica um processo interno de compreenso de como articular num mesmo espao e, normalmente contando com o mesmo corpo docente, cursos de diferentes nveis e modalidades de ensino. Os institutos federais so equiparados s universidades federais, no entanto, no deixam de ministrar o ensino profissionalizante. A estruturao interna dos CEFET comeou a ser discutida desde a publicao do decreto nmero 2.406/97 e foi retomada pelo decreto 3.462/00, permitindo uma maior expanso e diversidade dos cursos pela rede federal. Conforme o texto do decreto:
[...] os centros federais de educao tecnolgica, [...] gozaro de autonomia para a criao de cursos e ampliao de vagas nos nveis bsico, tcnico e tecnolgico da Educao Profissional, bem como para implantao de cursos de formao de professores para as disciplinas cientficas e tecnolgicas do Ensino Mdio e da Educao Profissional (BRASIL, 2000)

O decreto acima ainda reforado por outro de nmero 5.224/04, possibilitando a cada CEFET, desde 2004, oferecer cursos de bacharelado e licenciatura em todo o pas. De acordo com esse decreto, os primeiros cursos de licenciatura dos CEFET comearam a se configurar. Vale pena ressaltar tambm que esses cursos foram os responsveis por abrir novas possibilidades de atuao docente nas escolas da rede federal, j que elas possuam longa tradio no ensino de formao tcnica e, desde os anos 90, a oferta de bacharelados em engenharia com inmeras habilitaes. Portanto, os cursos de licenciatura da rede federal tecnolgica esto formando professores e trabalhadores desde 2000, no entanto, a mudana para instituto federal possibilitou uma maior gama de cursos, em diferentes reas e expanso do nmero de escolas e vagas para alunos e professores. Para este artigo, nos centramos no histrico dos cursos de licenciatura em espanhol do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do de Roraima (IFRR), pioneiros na oferta de cursos de letras no cenrio da rede. Esperamos a partir da anlise do Projeto Poltico Pedaggico de cada curso tecer consideraes para as seguintes questes: formao docente em institutos tecnolgicos e concepes de ensino. Para alcanar tais objetivos, recorremos, principalmente, aos estudos tericos de Gadotti (2001), Celani (2001), Paiva (2005) e Paraquett (2008). Antes de iniciar o histrico e anlise dos projetos de curso das licenciaturas em espanhol da rede, vale destacar que, a partir do ano de
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3, pg. 2207

2008, alguns institutos federais tambm comeam a oferecer cursos de licenciatura na rea de letras30, so eles: IFPA (letras/portugus), IFAL (letras/portugus presencial e a distncia), IFPB (letras/portugus distncia), IFG (letras/libras), IFES (letras/portugus), IFTO (letras/portugus), IFPR (letras/portugus-ingls), IFCE (letras/portugus). O CEFET /MG oferece o bacharelado em letras com foco em editorao. Os cursos de licenciatura em espanhol existentes na rede so em nmero de dois: um na regio Nordeste (no IFRN, no campus Natal) e outro na regio Norte (no IFRR, no campus Boa Vista). Ambos os cursos foram aprovados no ano de 2005 com base nos respectivos estatutos dos antigos CEFET-RN e CEFET-RR, apresentando justificativas pertinentes para sua aprovao e autorizao. A aprovao dos cursos deu-se antes da transformao em instituto federal, o que sinaliza que sua abertura e seu funcionamento no estavam preocupados com o teor do artigo 5 do decreto 6.095/7. Nesse sentido, nosso objetivo principal neste artigo est em averiguar como cada instituto idealiza seu curso de licenciatura a partir das informaes pblicas disponveis em seu projeto pedaggico, porque, acreditamos que tais orientaes permitem avaliar como cada instituio entende e concebe a formao de professores, em nosso caso o de lngua estrangeira. Segundo Paiva (2005)31:
[...] o projeto do curso deveria ser o carro chefe para garantir a qualidade do ensino. No entanto, a anlise dos projetos revela o predomnio de currculos organizados de forma tradicional, em torno de disciplinas, alm de a maioria no apresentar coerncia entre os objetivos e o perfil do egresso. As ementas e programas se escoram em bibliografia desatualizada, a teoria no dialoga com a prtica, e a metodologia ainda centrada no professor, dentro do modelo de transmisso de conhecimento.

A pesquisadora brasileira nos alerta da importncia do documento para o andamento das atividades acadmicas do curso, alm da necessidade constante de reviso dos programas e contedos indicados. O projeDe acordo com informaes dos stios institucionais em agosto de 2012, mais dos institutos federais pretendem iniciar seus cursos de licenciatura a partir de 2013: o Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes/RJ) e o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (Campus So Joo del Rey). Este ltimo ser a terceira instituio da rede a implantar um curso de formao de professores de portugus/espanhol. No site da instituio, a coordenadora do projeto aponta a necessidade de formao de professores de espanhol no Brasil (por conta da lei 11.161/2005) como justificativa para aprovao do curso. Alm disso, destaca que a UFSJ no oferece formao de professores de espanhol.
30 31

Texto no paginado.

pg. 2208

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

to pedaggico deve ser entendido como um gnero importante para a definio de uma concepo nica de formao por parte dos docentes de um curso, que atribuem sentido ao teor de tais prescries, e elemento norteador da discusso do perfil desejado de profissional da rea de atuao. Cada universidade precisa refletir sobre a necessidade constante de estudar o perfil de professor mais adequado realidade escolar do pas. Isso implica em reconhecer o projeto de curso, conforme assinala Gadotti (apud VEIGA, 2001, p. 18) como um processo dinmico: [...] Todo projeto supe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Em sntese, o projeto pedaggico de um curso o instrumento norteador de uma formao profissional, em que se constri de acordo com os seguintes componentes: (a) concepo de ensino e aprendizagem do curso; (b) estrutura do curso: currculo, corpo docente, corpo tcnicoadministrativo e infraestrutura; (c) procedimentos de avaliao: dos processos de ensino e aprendizagem e do curso e (d) instrumentos normativos de apoio: procedimentos de estgio, TCC, etc. A seguir, traamos uma anlise dos projetos de curso do IFRR e IFRN. O projeto pedaggico do IFRR nomeia o curso como sendo de licenciatura plena em lngua espanhola e literaturas. A elaborao do mesmo deu-se por uma comisso liderada por duas representantes da rea de espanhol. Como justificativa, o projeto apresenta a carncia de profissionais de ensino de espanhol como lngua estrangeira (E/LE) na cidade de Boa Vista e nos municpios do interior32. Ainda, destaca a aproximao do estado de Roraima a pases hispanofalantes, o que implica numa demanda significativa de interessados pela aprendizagem da lngua, alm do mercado econmico, cultural e social existente nessa rea de fronteira. Na introduo do documento, o texto sinaliza que a instituio oferece o espanhol desde o ano de 1995 na grade de todos os seus cursos, e ainda conta com um centro de estudos de lnguas estrangeiras (CELEM). A lei 11.1165/05, que torna obrigatria a oferta de espanhol no ensino mdio, aparece citada como mais um argumento para a criao
A partir do segundo semestre de 2011, o IFRR tambm comeou a oferecer o curso na modalidade distncia via parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O sistema da UAB, institudo pelo decreto nmero 5.800, de 8 de junho de 2006, tem como meta o desenvolvimento da modalidade de educao a distncia, possibilitando a formao de um grande nmero de pessoas, geograficamente disperso e, muitas vezes, moradores de reas rurais. Os cursos de formao de professores na modalidade inicial e continuada para a educao bsica e a democratizao do conhecimento so os principais objetivos do Ministrio da Educao (MEC) com este projeto (Informao disponvel em: <http://www.uab.capes.gov.br/>. Acesso em: 25-07-2012).
32

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3,

pg. 2209

do curso. Outro ponto de reforo do projeto a falta no estado de cursos de formao de professores. O nico existente at aquele momento, o da UFRR, no conseguia suprir a demanda por profissionais da rea. No desenvolvimento da justificativa, o projeto do IFRR apresenta estudos estatsticos como os da Agncia Brasil/Radiobras, coletados em agosto de 2005, revelando uma carncia de 12 mil professores em todo o Brasil para aplicao da lei de oferta do espanhol. Em seguida, o texto informa que o estado de Roraima necessita de um nmero emergencial de 128 docentes para atuao nas escolas do estado. O documento emprega os dados de 2002 do sistema estadual de educao e dados da esfera educacional do municpio de Boa Vista, coletados em 2003, para traar um mapa da educao bsica do estado. Como objetivo geral do curso do IFRR, o projeto destaca formar profissionais competentes no processo de ensino e aprendizagem da lngua espanhola como lngua estrangeira e suas literaturas. Como ponto diferencial, o documento apresenta que a proposta de trabalho do curso se pauta numa estrutura com identidade prpria, valorizando a formao do professor como profissional do ensino, alicerado numa slida base cientfica, humanstica, tica e democrtica. O projeto sinaliza uma ampla formao, desde os conhecimentos mais estruturais da lngua de estudo, passando por aspectos histricos, culturais e pedaggicos. O documento delimita o foco da formao como sendo a preparao do licenciado para atuar na docncia, mas tambm apresenta espaos possveis de atuao do profissional concluinte do curso, entre eles a pesquisa, a consultoria, as redaes de jornais, a traduo e como intrprete. O projeto pedaggico do IFRN tambm teve a frente da comisso de elaborao uma representante da rea das letras espanholas atuante na rede desde 1998. O documento apresenta a proposta da licenciatura em espanhol, nome dado ao curso, mostrando que essa era uma reivindicao antiga do colegiado de letras motivada tanto por questes de mbito acadmico-intelectual quanto de natureza pragmtica, relacionadas ao exerccio futuro da profisso e, especialmente, s demandas da sociedade. No decorrer do texto, tomamos conhecimento sobre a carncia de professores de espanhol na regio Nordeste, principalmente, no estado do Rio Grande do Norte. Tal informao corroborada no estudo elaborado por Silva, Alves e Alves (2007), um levantamento realizado sobre as cidades cuja oferta da licenciatura se fazia presente. Os autores mencionaram que at o ano de 2006 somente a cidade de Mossor possua alunos graduados em espanhol pela Universidade do Estado do Rio Grande do
pg. 2210

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

Norte (UERN). As cidades de Natal e Pau Ferros comearam a ofertar os cursos no segundo semestre citado, sendo que o antigo CEFET-RN foi a instituio pblica pioneira na implantao do curso na capital do Estado. O documento do IFRN apresenta, alm da carncia exposta no pargrafo anterior, a justificativa da lei de obrigatoriedade da oferta do espanhol como sendo um importante fator para investimento no curso. O texto emprega, ainda, argumentos como a imagem internacional da lngua espanhola, a localizao geogrfica do Brasil, a globalizao, a integrao latino-americana em polticas econmicas do MERCOSUL, a entrada de capital espanhol e os aspectos culturais internacionalmente conhecidos como pontos propagadores do interesse pelo estudo da lngua espanhola e seus matizes culturais. Tambm aponta um dficit de 13,2 mil professores da disciplina, segundo dados levantados por tcnicos do Ministrio da Educao (MEC) no censo da educao superior no ano de 2003. Observamos que os dados numricos sinalizados pelo documento se aproximam temporalmente aos do projeto do IFRR. O projeto do IFRN encerra a justificativa afirmando que no existia nenhum curso de formao de docentes de espanhol na cidade de Natal e se ampara legalmente no decreto nmero 5.224/04, j mencionado neste estudo, no tocante oferta de um curso de licenciatura fora do eixo tecnolgico. O projeto do IFRN ressalta estar em consonncia com as demais licenciaturas da instituio e defende uma formao mais ampla, em que o concluinte seja capaz de atuar no desenvolvimento social de sua comunidade. O texto deixa clara a ideia que o curso no pretende fornecer uma formao voltada somente para os aspectos funcionais da lngua. O documento de ambos os institutos assemelha-se nesse ponto, propondo buscar contribuir para uma formao pautada na tica profissional, no conceito de ensinar-aprender, na ideia de uma formao de professor reflexivo (CELANI, 2001), na insero do uso das novas tecnologias da informao e comunicao e na juno dos conhecimentos tericos aos prticos. No que diz respeito s habilidades especficas, ambos os projetos assemelham-se, porm, o documento do IFRN mais taxativo na questo da formao do professor de espanhol no universo de inmeras variantes geoletais, no uso de novas linguagens e tecnologias de ensino e na preocupao por um ensino pautado nos valores da educao multicultural (PARAQUETT, 2008). Ambos os projetos atentam para a adequao das orientaes do Parecer CNE/CP nmero 1, de 18 de fevereiro de 2002 e da Resoluo CNE/CP nmero 02/2002, como j mencionado anteriormente neste esCadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3, pg. 2211

tudo, documentos responsveis por instituir as diretrizes curriculares nacionais para a formao de professores da educao bsica, em nvel superior e determinar a durao e a carga horria mnimas dos cursos de licenciatura. Os projetos alertam que o modelo curricular est baseado em competncias que contribuam para uma completa formao humanstica e pedaggica. Os dois cursos esto divididos em 8 perodos com durao mnima de 4 anos. A matriz curricular do IFRN apresenta 2.515 horas dos chamados contedos curriculares de natureza cientfico-cultural, e esses se subdividem em disciplinas do curso configuradas da seguinte maneira: especficas (1.560 horas), didtico-pedaggicas (775 horas) e articuladoras do conhecimento (180 horas). Alm da carga horria de contedos curriculares de natureza cientfico-cultural, somamos 400 horas de prtica como componente curricular, 200 horas de atividades acadmicocientfico-culturais e 400 horas de estgio supervisionado para totalizao da carga horrio de cada curso. O curso na ntegra totaliza 3.515 horas. J a matriz curricular do IFRR subdivide-se em 2.580 horas dos contedos/conhecimentos/competncias curriculares de natureza cientfica, tcnica, pedaggica e cultural; 600 horas de prticas a serem vivenciadas ao longo do curso; 400 horas de estgio obrigatrio e 100 horas de aprofundamento de estudos, atividades de extenso e de natureza acadmico-cientfico-cultural. Tendo em vista que o eixo central do programa a rea de lngua espanhola, os componentes curriculares dividem-se em dois campos do conhecimento: (1) literatura e cultura33 e (2) metodologia para aquisio e/ou aprendizagem de E/LE. A partir dessa diviso, o programa organiza-se em quatro ciclos (introdutrio, bsico, formao docente e complementao profissional) perpassando em quatro reas do saber: lngua espanhola e lingustica, literatura, cultura e formao docente. O curso na ntegra soma 3.680 horas. O diferencial da proposta do programa curricular do IFRR em relao do IFRN que o primeiro distribui entre os vrios perodos, no projeto nomeado como mdulos, a carga horria da disciplina de Prtica profissional (estgio supervisionado, prtica curricular e de pesquisa). No podemos afirmar que tal desmembramento da carga seja positivo ou

O projeto entende a literatura e a cultura como veculos em que a lngua se emprega, orientando um estudo dessa a partir de um olhar contrastivo.
33

pg. 2212

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

negativo, mas pelo menos pode ser considerado um avano comparado s demais grades, que no articulam, desde os primeiros perodos, a teoria e a vivncia em sala de aula por parte dos aprendizes. O projeto de ambos possibilita que at 20% do contedo tambm possa ser ministrado distncia, conforme portaria nmero 4.059 de 10 de dezembro de 2004. A possibilidade de educao a distncia vista como um avano, porque permite a incluso do aluno na realidade digital, permitindo uma maior flexibilizao curricular e, consequentemente, do sujeito da aprendizagem. O curso do IFRR apresenta diferentes linhas tericas somente na apresentao do ciclo introdutrio da aprendizagem da lngua espanhola, conforme consta a seguir o texto do projeto:
[...] Constitui o eixo da carreira tendo como base o enfoque integral da lngua espanhola (semntica, morfossintaxe, pragmtica), incluindo uma gramtica descritiva e uma metodologia de anlise dos discursos, e est orientado tanto operao funcional-instrumental, quanto comunicacional da lngua espanhola. Dever atender integrao dos distintos componentes curriculares, privilegiando o enfoque contrastivo na aprendizagem da gramtica espanhola (IFET RORAIMA, 2005)

No trecho acima, o texto de apresentao das competncias a serem desenvolvidas no primeiro ciclo expe mltiplas correntes, de abordagens e de olhares para o ensino de lnguas. Apresenta uma viso mais tradicional do ensino demonstrada pela meno gramtica descritiva e ao reduzir a lngua em blocos fechados (semntica, morfossintaxe, por exemplo); usa a anlise do discurso sem a implicao terica apropriada; levanta o mtodo comunicativo e finaliza mostrando a importncia da anlise contrastiva. Alm disso, o projeto apresenta todos esses pontos no nvel inicial de aprendizagem (correspondente ao segundo semestre), o que pode representar uma dificuldade para o aluno iniciante no estudo da lngua estrangeira, j que o projeto no sinaliza a necessidade de conhecimento da lngua para realizar o mesmo. No queremos dizer que discutir a lngua sobre diferentes abordagens no seja importante para o aluno, futuro professor, no entanto, talvez seja mais coerente o colegiado primar por uma consonncia terica na elaborao das disciplinas iniciais de lngua espanhola. Na anlise do denominado bloco das disciplinas especficas do curso do IFRN, e essas divididas em miniblocos, aquisio da lngua espanhola, formao em cincias da linguagem e formao em literatura e cultura espanhola e hispano-americana, observamos certa coerncia nos objetivos e metas de cada conjunto de disciplinas. No primeiro minibloCadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3, pg. 2213

co, espera-se que o aluno desenvolva todas as habilidades da lngua e seja capaz de transmitir esse conhecimento na formao de novos sujeitos; as matrias do segundo minibloco tm como prioridade o estudo das diferentes correntes lingusticas, sua compreenso pelos usurios e a possibilidade dos alunos realizarem anlises lingusticas em diferentes estgios, ainda, ressalva a traduo como prtica discursiva; a ltima seo pretende unir aspectos histricos e dialetolgicos da lngua espanhola ao estudo de sua cultura e literaturas. Em relao ao ltimo campo de estudos, o projeto destaca a importncia do aprofundamento das tradies hispnicas, das datas comemorativas, das celebraes culturais e religiosas, do comportamento hispano-falante na anlise de suas prticas comunicativas. Prope, ainda, a discusso das especificidades do texto literrio e sua relao com os saberes da filosofia, sociologia, psicologia, artes e outros. Cabe informar que os ciclos, no currculo do IFRR, e os blocos, no do IFRN, perpassam todo o curso. Ambos os cursos habilitam ao ingressante para lecionar somente na lngua estrangeira, ideia corroborada por Paiva (2005). Segundo a professora:
Vejo as licenciaturas duplas como um dos empecilhos para uma maior qualidade [...] Os projetos pedaggicos em vigor nas licenciaturas duplas continuam privilegiando os contedos em lngua portuguesa, ficando a lngua estrangeira com pouqussimo espao na grade curricular. As literaturas, espao essencial para que o aprendiz tenha imput autntico, experincia esttica e imerso na outra cultura, ficam relegadas, geralmente, a duas disciplinas de 30 ou 60 horas. Contedos de formao do professor de lngua estrangeira, so, geralmente, ignorados, e raro o curso que oferece atividades curriculares que estimulem reflexes sobre a aquisio, ensino e aprendizagem de lngua estrangeira.

Em relao s disciplinas de formao didtico-pedaggica, ambos os cursos assemelham-se na oferta de disciplinas, contedos das ementas e de carga horria. Algumas disciplinas no apresentam a mesma nomenclatura, mas se identificam no contedo programtico dos cursos. Como ponto diferencial dos currculos, destacamos a presena das disciplinas de arte e educao, tecnologia da educao e educao inclusiva no IFRN. O projeto tambm inova em relao s outras grades curriculares de letras em todo o Brasil. As ementas das disciplinas permitem visualizar a preocupao da comisso elaboradora do projeto a todo o momento na transversalidade do saber, na relao entre a teoria e prtica do futuro professor de E/LE. Os currculos tambm apresentam uma matria especfica (pesquisa e prtica pedaggica IFRR e projeto integrador IFRN) com vistas ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares em todos os semestres.
pg. 2214

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

O IFRN divide o bloco de disciplinas pedaggicas de ensino de E/LE entre gerais e especficas. Nessa seo, temos disciplinas preocupadas com as novas discusses da literatura disponvel sobre metodologia de ensino do espanhol, entre elas, constam aquisio de segundas lnguas, novas tecnologias no ensino de E/LE, ensino de espanhol para fins especficos e anlise e elaborao de materiais didticos de E/LE. Somente a ltima tambm aparece na grade do IFRR e as outras somente aparecem mencionadas no decorrer do contedo das ementas. No ciclo bsico, so oferecidas as disciplinas sociolingustica aplicada ao ensino de E/LE, pragmtica e semitica aplicadas ao ensino de E/LE e geografia e histria de Espanha e da Amrica Espanhola aplicada ao ensino de E/LE. O currculo dos cursos traz outro ponto diferencial nas grades: o IFRR, denomina um conjunto de matrias como ciclo de complementao profissional, j IFRN nomeia como articuladoras do conhecimento. Elas seriam uma espcie de complemento das matrias dos demais blocos. As cadeiras de lngua portuguesa e metodologia cientfica aparecem nessas sees. O IFRR inclui a disciplina empreendedorismo cujo contedo pretende auxiliar o alunado a planejar a abertura de novos negcios no ramo da educao. Aplicar, na prtica, as unidades de estratgias de negcios em um projeto de criao de novos servios no ramo da educao (IFET Roraima, 2005). Os dois projetos exigem a elaborao de uma monografia como requisito parcial para concluso do curso. Os documentos discursam, ainda, sobre o trabalho de concluso, o estgio supervisionado, as atividades acadmico-cientfico-culturais, a prtica curricular, a forma de avaliao do curso, as tcnicas e os procedimentos de aprendizagem e os recursos previstos (instalaes necessrias, docentes, servidores administrativos e compra de ttulos para biblioteca) para o pleno funcionamento do curso. Os institutos federais de educao, cincia e tecnologia so instituies de ensino superior diferenciadas, que iniciaram, em sua maioria, seu percurso acadmico e sua identidade institucional em 1909 no ato de criao das primeiras escolas de aprendizes e artfices. No decorrer de sua existncia, cada escola constituinte da rede federal foi construindo uma histria prpria, projetos e experincias de ensino. O ano de 2008 expande o cenrio de atuao dessas escolas para o interior dos Estados e ampliam a gama de cursos em distintas modalidades. Por outro lado, vale pena reforar que em relao aos cursos de licenciatura da rede, a muCadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3, pg. 2215

dana de CEFET para instituto, seja por vontade poltica ou de interesse democrtico, implicou no aumento de vagas e diversidade dos mesmos dependendo dos interesses locais, regionais e da comunidade escolar, no entanto, desde os anos 2000, a rede j ofertava cursos de formao inicial de professores. Como vimos no decorrer do artigo, os cursos de letras/espanhol dos IFRR e IFRN so propostas recentes e inovadoras idealizadas por docentes, que num primeiro momento foram concursados para atuar no ensino mdio, tcnico e tecnolgico, mas que acabaram por levar a experincia desses nveis para a idealizao de um curso de licenciatura, primeiro, pela necessidade de formao de docentes de espanhol, e segundo, por anseios profissionais. Ambos os projetos fornecem importante contribuio para a formao de profissionais diferenciados e reflexivos (CELANI, 2001) para atuar em diferentes contextos educacionais brasileiros. Apesar de a rede federal, desde sua origem, estar focada na formao de trabalhadores para atuao no mundo produtivo, acreditamos que os projetos analisados imprimem uma formao vinculada a um futuro trabalhador da sala de aula, dotado de conhecimentos tericos e de ampla formao cidad. Na tentativa de atender ao objetivo desenhado para este estudo, traamos um histrico da formao de professores na rede federal de educao profissional, cientfica e tecnolgica. Desde sua primeira concepo, podemos perceber que as escolas da rede, alm de desempenharem um importante papel na formao de mo de obra para diferentes setores da indstria, tambm formaram (e continuam formando) trabalhadores, porm para mltiplos campos do saber. As licenciaturas nos institutos federais permitem desconstruir a imagem estigmatizada das escolas tcnicas como espaos menores e desprestigiados de formao. O licenciando da rede federal, pode, desde o primeiro dia de seu curso, vivenciar uma universidade diferenciada, onde convivem alunos de diferentes nveis e com experincias de mundo variadas, possibilitando sua aproximao ao exerccio da residncia docente junto aos alunos da educao bsica. Claro que h muitos desafios, metas e possibilidades a serem superadas, porm s o tempo permitir entender que essa configurao da rede constitui uma nova forma de entender e pensar em democratizao e acesso educao pblica. A expanso inesperada e pouco discutida entre os atores (professores, tcnicos administrativos, alunos, dirigentes e demais membros da comunidade escolar) da rede federal permite uma srie de debates e quespg. 2216

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

tes de pesquisas decorrentes do aumento de vagas do ensino superior nos institutos federais, entre tais questes citamos: (a) a articulao entre cursos de diferentes nveis de ensino; (b) a falta de esclarecimentos da atuao do docente na carreira de professor do ensino bsico, tcnico e tecnolgico; (c) a atuao do professor em diferentes nveis de ensino, alm do desenvolvimento de atividades de pesquisa e extenso; (d) a oferta de cursos de licenciatura como mera formalidade para atendimento de demandas impostas pelo MEC ou vocao dos colegiados; (e) a presena de professores concursados sem formao pedaggica atuando nos cursos de licenciatura; (f) a formao do licenciando entendida como de um trabalhador tcnico; (g) a necessidade de mudana do estigma de origem atribudo aos institutos federais/CEFET conhecidos at hoje como escolas tcnicas. Esses so alguns pontos colocados em cena, principalmente, aps a criao dos institutos federais e a abertura de inmeros cursos de licenciatura em diferentes reas do conhecimento. Tal oferta exige uma maior ateno de pesquisadores para o projeto pedaggico dessas instituies com vistas a uma anlise crtica dos pontos de aproximao e divergncia aos j existentes nas universidades pblicas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL, MEC. Expanso da rede federal. Disponvel em: <www.http://portal.mec.gov.br/setec/index.php?option=content&task=vi ew&id=91&Itemid=207>. Acesso em: 03-09-2009. ______. Decreto 3.462 de 17/05/2000 d nova redao ao art. 8 do Decreto 2.406, de 27 de novembro de 1997, que regulamenta a Lei n 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Braslia, 2000. ______. Decreto 6.095 de 24/04/07 Estabelece diretrizes para o processo de integrao de instituies federais de educao tecnolgica, para fins de constituio dos institutos federais de educao, cincia e tecnologia IFET, no mbito da rede federal de educao tecnolgica. ______. Resoluo CNE/CP 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002 Institui a durao e a carga horria dos cursos de licenciatura, de graduao plena, de formao de professores da educao bsica em nvel superior. ______. Resoluo CNE/CP 2/2002, de 19 de fevereiro de 2002.

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 3,

pg. 2217

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de lnguas estrangeiras ocupao ou profisso. In: LEFFA, Vilson (Org.). O professor de lnguas estrangeiras construindo a profisso. Pelotas: Educat, 2001, p. 21-40. FRANCO, Leandro Rezende; PIRES, Luciene Lima de Assis. A formao de professores em CEFETs: analisando a licenciatura em fsica. In: Anais do XVIII Simpsio Nacional de Ensino de Fsica. SBF: Esprito Santo, 2009. FONSECA, Celso Suckow da. Histria do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Composto e impresso no curso de tipografia e encadernao da Escola Tcnica Nacional, 1961. IFET Rio Grande do Norte. Projeto pedaggico licenciatura em espanhol. 2005. Disponvel em: <http://www.ifrn.edu.br/secoes/ensino/cursos/cursos-delicenciatura/Licenciatura%20em%20Espanhol.pdf/view>. Acesso em: 30-02-2011. IFET Roraima. Plano de curso para formao do professor da educao bsica em nvel superior Licenciatura plena em lngua espanhola e literaturas. 2005. Disponvel em: <http://www.ifrr.edu.br/campus_bv/index.php/component/content/article /46-cursos/68-licenciatura-plena-em-lingua-espanhola-e-suasliteraturas>. Acesso em: 30-02-2011. PAIVA, V. L. M. O. O novo perfil dos cursos de licenciatura em letras. In: TOMICH et al. (Orgs.). A interculturalidade no ensino de ingls. Florianpolis: UFSC, 2005, p. 345-363. PARAQUETT, M. Por que formar professores de espanhol no Brasil? Hispanista, n. 35, 2008. Disponvel em: <http://www.hispanista.com.br/revista/artigo267.htm>. Acesso em: 1206-2011. SILVA, Bruno Rafael Venncio da; ALVES, Rosemary da Silva; ALVES, Ccera Gardnia Ribeiro. O perfil dos alunos dos cursos de formao superior no ensino de lngua espanhola do Rio Grande do Norte. Holos, n. 23, vol. 2, 2007. VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto poltico-pedaggico da escola: uma construo possvel. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.

pg. 2218

Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

You might also like