You are on page 1of 20

ATOS HOJE

Semanrio da Igreja Batista da Lagoinha + Edio n 31 + 2 De AGOSTo De 2009 + http://www.lagoinha.com

31 dias sob o fogo de Deus


Quando entregamos o nosso tudo diante do Senhor, podemos esperar o seu fogo, pois teremos tudo de Deus quando Ele tiver tudo de ns. Pginas 3 e 4

(a)gosto de Deus

2
PALAVRA DO NOSSO PASTOR

2/8/2009 :: atos hoje

DoNos oU MoRDoMos?
Sabemos que Salomo cometera muitos erros. Porm, ele acertou em cheio quando buscou a vontade de Deus. Muitas vezes as pessoas esto buscando as coisas, e quando voc busca o Senhor, tudo mais vem como acrscimo. Assim afirmara Jesus em Mateus 6.33: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. Salomo buscou! A 1 compreenso que precisamos ter essa: Quem o dono de tudo? Quem o dono da casa onde voc mora, do carro que voc dirige, das roupas que voc veste, do salrio que voc tem? Talvez voc at responda corretamente, dizendo que o Senhor. Mas ser mesmo Deus o Senhor de tudo o que voc possui? Ser que voc tem a compreenso de que apenas um mordomo daquilo que Ele lhe entregou para cuidar? Muitos pensam que tudo o que conquistaram fora por meio do esforo prprio, do suar a camisa. Ainda que seja, no mrito, mas graa, graa de Deus. Pois a Palavra enftica e clara: No digas, pois, no teu corao: A minha fora e o poder do meu brao me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrars do Senhor teu Deus, que ele o que te d fora para adquirires riqueza. (Dt 8.18.) Ns somos administradores daquilo que de Deus. Muitos dizem: Ah, eu fao o que quiser, pois meu, paguei por ele. Talvez seja este o motivo de seus negcios no prosperarem. E voc precisa ver a vida sobe essa perspectiva: pertencemos ao Senhor. Tudo dele, inclusive voc. Ele o comprou por meio do sangue de seu Filho, Jesus. Quando h essa compreenso, os nossos valores passam a ser diferentes. Acerca da mordomia, o que no tem nada a ver com vida mansa, Paulo escreveu em 1Co 4.7: Pois quem que te faz sobressair? E que tens tu que no tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se no o tivera recebido? A inteligncia que voc recebeu veio do Senhor. Os olhos verdes que esto no seu rosto e que todos elogiam vieram das mos de Deus. O filho que voc tem fora formado pelo Senhor. Tudo, tudo dele. Ele o Criador de todas as coisas! Tudo voc recebeu. Voc no criou nada. Antes de conhecer a Jesus, talvez voc tenha dito: Este carro meu! Mas agora deve dizer: Este carro do Senhor! Quando imaginava que fosse seu, talvez no cuidasse dele. Mas a partir dessa sua nova viso e concepo de valores, agora voc cuida para honrar o nome do Proprietrio. Afinal, Ele acredita na sua capacidade de cuidar dos bens que lhe confiou. Se for a casa, limpe-a da melhor maneira. Ela do Senhor. E assim deve ser com tudo que Deus tem dado a voc! Que Deus abenoe! Seu pa(i)stor,

CaMINHaNDo RUMo aos 10% Da Nossa CaPItaL PaRa o SeNHoR!


Visto que foste precioso aos meus olhos, tambm foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. (Is 43.4.)

CORpO DIACONAL
Os diconos da equipe 4 serviro aos irmos da nossa igreja entre os dias 2 a 9/8. Informaes com Wagner (31) 9195-2394 ou Ademir Perdigo (31) 8835-1567. Prxima equipe de planto: 2, entre os dias 9 a 16/8. Reunio nesta sexta-feira, 7/8, s 19h30, no Salo do Corpo Diaconal, rua Joazeiro, 29 So Cristvo. Informaes: fale com Aderval (31) 9983-9977 ou Robson Elmo (31) 9874-7294.
CONHEA MELHOR O CORpO DIACONAL DA NOSSA IGREJA. FALE COM O PR. RObERtO XAvIER: (31) 8402-1864 OU COM O LDER DE pLANtO NA SALA DO CORpO DIACONAL: (31) 3429-9476 OU 8485-0514.

40. 464
MeMBROs NesTa iGReJa.

ALELUIAS! PelaBONDaDeDOSeNHOR,HOJesOMOs:

CEIA
Hoje celebraremos a Ceia do Senhor s 9h, no Templo. No prximo domingo a celebraremos s 18h. Louve ao Cordeiro que venceu!

CASAMENTOS BATISMOS
Nesta sexta-feira, s 21h, no Tabernculo, Natanael de Souza Ribeiro & Danielle Buzelin Gomes. No sbado, 8/8, s 20h, no Salo gape, Agnaldo Feliciano Siqueira & Rosilene Rodrigues Leo. s 21h, no CEU, Andr Leonardo Coutinho dos Santos & Janina Soares Costa. s 22h, no Tabernculo, Leandro Camilo Rocha & Rosiane Santos. QUER ANUNCIAR O SEU CASAMENtO? FALE COM ALExANDRE OU MADALENA pELO tELEFONE: (31) 3429-9400.

7/8

Alegremo-nos com os novos irmos que foram batizados em nossa igreja na ltima semana!
Adriana Emilio de Oliveira, Alessandra Ribeiro Evangelista, Ana Luiza de Almeida Rodrigues, Ana Paula de Almeida Santos, Ana Paula Martins Roberto, Ana Paula Moreira dos Santos Fernandes, Andrea Aparecida Barbosa Morais, Aniele Moreira Niza, Antnio Agostinho Sousa Mota, Antnio Pereira Martins, Ariana Castro Barbosa, Brbara Figueiredo, Clio Ferreira de Souza, Cleuzanir de Souza Borges, Eder Corra da Costa, Edlaine Aparecida Alves Evaristo, Eduardo Nascimento Soares, Gabriella Chagas de Oliveira, Geraldo Domingos Gonalves Neto, Gleiciane Cristina Ribeiro Marciano, Gustavo Silveira Rocha, Hanna Sophia Alves Gandra Rocha, Hlida Elisngela Bezerra Soares, Iasmim do Nascimento Francisco, Iris de Souza Matias Costa, Isabela dos Santos Oliveira, Jelly Fifer Lemos Coimbra, Jssica Regina Souza Martins, Joice Adriana Pereira, Leandro Moreira da Luz, Lincoln Cristovo da Costa, Luciana Mara Zaquini da Silva, Marco Aurlio Guimares, Marcos Lcio Borges, Maria Aparecida da Silva Cunha Elias, Maria da Conceio Furtado, Miguel Elias, Patrcia Fernandes de Souza Rocha, Paulo Henrique Santos, Robson Ferreira de Souza, Rosali Aparecida da Silva Figueiredo, Roselmira Martins Roberto, Srgio Valente Moreira, Silvia Sousa, Simone Moreira Alves, Snia Silva dos Santos e Zulma Alves Gonalves.

FALECIMENtOS
Aprouve ao Senhor chamar para si no dia 25/6, a amada irm, Maria da Conceio Nunes, me de Regina Coeli. Que o Esprito Santo console o corao de cada familiar e amigo!
LIGUE pARA A NOSSA IGREJA E FALE COM ANA PAULA COStA CASO DESEJE ANUNCIAR O FALECIMENtO DE UM ENtE QUERIDO. TELEFONE: (31) 8402-5804.

DICA DE CIDADANIA

tRANSFERNCIAS

Nos alegramos por receber novos irmos que foram transferidos para a nossa igreja na ltima semana!
Alexandre Henrique das Dres, Antnio Alberto Caetano Pereira, Bruno Francisco Angeli Perazolli, Carlos Henrique de Carvalho, Cleonice Ferreira de Lima, Cleuza Rocha de Souza, Cleverson Alves Vilaa, Cristiane do Carmo Rocha, Daniella Peixoto Paranhos Angeli, Edirlei Gomes de Barros, Fabrcio de Assis Campos Vieira, Geralda Costa da Silva, Guilherme Alexandre Fonseca Faleiro, Isabel dos Santos Ferreira, Jair Vieira da Silva, Joo Bosco Xavier Lopes, Joo Victor Xavier Lopes, Leidimar Barbosa de Barros, Maria das Dores Dias Duarte, Maria das Dores Oliveira Ribeiro, Maria Dolores Moreira, Maria Dulce de Paula, Maria Estela Martins Amaral, Maria Ferreira das Graas, Maria Lcia dos Santos Oliveira, Marlia Dionizia Gonalves de Oliveira, Odilon Ferreira do Amaral, Rosana dos Santos Andrade Pereira, Vilmar da Silva Almeida, Wanessa Mara de Castro Arajo, Webert Felipe Fernandes Mendes e Willdney Ribeiro Nunes.
FALE COMIGO! EM CASO DE DvIDA, LIGUE pARA BEAtRIZ OU CNtIA NOS tELEFONES: (31) 3429-9500, RAMAIS 527 E 227.

Cidadania Centuries do Templo


muito bom estarmos em comunho. Entretanto, evite parar nas portas, escadas e nos corredores da igreja, busque lugares como o Quiosque, Praa da Fonte ou leve o irmo para a sua casa e lhe prepare um excelente almoo. PS: No se esquea da abobrinha. Amamos voc!

CARtEIRINHA DE MEMbROS
A Secretaria de Membros encaminhou para todas as ovelhas a nova carteirinha de membro. Caso voc no tenha recebido ligue para ns. Ligue tambm se os seus dados estiverem desatualizados, para que possamos enviar a nova carteirinha.
TELEFONE: (31) 3429-9500, RAMAIS 527/520 FALE COM ANA PAULA, CNtIA OU BEAtRIZ. VOC pODER, tAMbM, FAZER vIA E-MAIL: SECREtARIA.MEMbROS@ LAGOINHA.COM E SECREtARIADEMEMbROS@GMAIL.COM.

VENHA FAZER pARtE DEStE MINIStRIO. TRAGA SUGEStES. FALE COM O PR. ADEMIR FERREIRA (31) 8489-2506.

Jornal Atos Hoje uma publicao da Igreja Batista da Lagoinha - Gerncia de Comunicao - Presidente: Pr. Mrcio Valado. Gerente de Comunicao: Ana Paula Costa. Jornalista responsvel: Vanessa Freitas Menezes - MTB-MG 13535. Coordenao: Luciano Buchacra. Diagramao: Luciano Buchacra e Junio Amaro. Colaboradores: Pr. Mrcio Valado, Pra. ngela Valado Cintra, Marcelo Ferreira, Adriana Santos, Carla Cristina, Elisandra Amncio, Junio Amaro, Rede Super. Tiragem: 20.000 exemplares. Impresso: Sempre Editora. Igreja Batista da Lagoinha. Rua Manoel Macedo, 360 - So Cristvo - CEP 31110-440 - BH - MG - Telefone: (31) 3429-9450 - www.lagoinha.com. Sugestes e contatos: Jornal Atos Hoje (31) 3429-9450. Anncios: (31) 3429-9463. Ateno: Os anncios contidos, nessa edio, so de nica e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, no tendo a Igreja Batista da Lagoinha nenhuma responsabilidade sobre o contedo e veracidade de tais anncios, inclusive pelo fato de que os espaos para tais so abertos a terceiros, empresrios e/ou prestadores de servios com os quais a igreja no tem nenhum relacionamento de qualquer espcie, e sobre os quais a igreja no tem nenhuma condio de exercer fiscalizao e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou servios anunciados. Fica tambm a critrio da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anncios que sero veiculados de modo que sejam apenas anncios que no firam ou contrariem a moral e os costumes cristos ou os dizeres contidos na Bblia Sagrada. Reproduo permitida mediante citao da fonte.

atos hoje :: 2/8/2009


JEJUM

Quando entregamos o nosso tudo diante do Senhor, podemos esperar o seu fogo, pois teremos tudo de Deus quando Ele tiver tudo de ns

(a)gosto de Deus 31 dias sob o fogo de Deus


Na Bblia, o Esprito Santo representado como gua viva e como fogo. Sempre que o fogo desceu, as condies necessrias foram cumpridas. H condies para que o fogo desa. Temos provado do fogo celestial, mas desejamos mais do mover do Esprito Santo, queremos um avivamento. H um cntico que diz: Deve haver mais do que isso. Ainda no provamos de tudo o que o Senhor tem para nos dar. Podemos ser mais incendiados por Deus. Eu quero poder testemunhar que nos dias da minha gerao eu participei do mover de Deus e o fogo dele queimava em meu corao e em meu esprito. Se eu tiver que orar para isso, vou orar at receber; se tiver que chorar, secarei meus olhos em sua presena e farei do meu clamor um rio de lgrimas vivas; se tiver que buscar, no darei descanso ao meu corpo; se tiver que gritar, clamarei at que no haja mais voz em mim, mas eu farei parte do mover de Deus. Eu quero aquilo que novo, mas que as geraes passadas j experimentaram. Eu quero uma nova medida transbordante. H tambm esse desejo em seu corao e em seu esprito? Todavia, algumas condies devem ser cumpridas para esse mover. 1. O FoGo CAI Ao RESTAURARMoS o ALTAR Ento, Elias disse a todos o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em runas. Ento, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a gua que estava no rego. (1Rs 18.30; 38.) Antes que Deus pudesse lhe responder com fogo, Elias teve que restaurar o altar do Senhor que estava em runas. Para que o fogo caia, a primeira condio que o altar seja restaurado. O altar um smbolo que nos fala de consagrao e entrega. Quando entregamos o nosso tudo diante do Senhor, podemos esperar o seu fogo, pois teremos tudo de Deus quando Ele tiver tudo de ns. Eu sei que, para muitos irmos, o altar simplesmente o palanque onde o pastor prega. Alguns chegam a dizer que esto levando a sua oferta ao altar quando vo frente nas reunies. A verdade, porm, que Deus no habita em prdios feitos por mos humanas. Os prdios no so templos, mas apenas o lugar onde nos reunimos. A razo de existir um plpito bem mais prosaica, para que os irmos que esto no fundo possam ver o pastor durante as pregaes. No h um poder especial naquele lugar ou no palanque. O verdadeiro templo de Deus somos ns, onde o Esprito Santo habita. Nas escrituras, o altar simboliza um lugar de entrega e consagrao. Tal altar deve ser erigido dentro de nossos coraes. O altar edificado quando colocamos o Senhor na posio de primazia, governo, controle e nos santificamos inteiramente a Ele. Jesus nos ensinou a santificar o nome de Deus na orao do Pai-Nosso quando orou: Pai nosso, que ests nos cus, santificado seja o teu nome (Mt 6.9). Mas o que santificar o nome do Senhor? coloc-lo separado de todos os outros, em posio distinta de todos os demais. O altar o lugar onde santificamos o nome dele, quando declaramos a sua preeminncia e nos curvamos diante dele para ador-lo. Com relao ao Senhor, o altar um lugar de honra e glria, mas, em relao a ns, significa consagrao e entrega. Isso significa: Eu no governo mais, no mando mais, no decido para onde vou e nem o que eu quero fazer. Quanta gente faz planos arrogantes, querendo viver sua vida independente de Deus. Tais pessoas ignoram, desconsideram importante conhecer a vontade de Deus. Aquele que se consagra jamais se desvia do propsito ou se perde no meio da jornada. Para este, no h tempo perdido dando voltas ao redor do monte, andando em crculos sem chegar a lugar algum. Para aquele que anda segundo o seu prprio propsito a promessa de Deus que todas as coisas sempre cooperaro para o seu bem. Ainda que o inimigo se levante contra ele e, s vezes, parea haver uma perda, a verdade que aquele que consagrado ao Senhor no pode ter perdas nem ser derrotado, porque Deus muda as circunstncias, fazendo todas as coisas cooperarem para o seu bem. Quando o altar lugar de governo e consagrao restaurado, ento podemos clamar e ter a certeza de que o fogo vem. A Bblia diz em Levtico: Depois, Aro levantou as mos para o povo e o abenoou; e desceu, havendo feito a oferta pelo pecado, e o holocausto, e a oferta pacfica. Ento, entraram Moiss e Aro na tenda da congregao; e, saindo, abenoaram o povo; e a glria do Senhor apareceu a todo o povo. E eis que, saindo fogo de diante do Senhor, consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto. (Lv 9.22-24.) Somente o que estiver no altar receber o fogo da glria. Se fogo cair em outro lugar, ser o fogo do juzo de Deus: caiu fogo do cu como uma das pragas no Egito e, tambm, na destruio de Sodoma e Gomorra. Mas nesses lugares no havia o fogo no altar. Quando o fogo de Deus cai, se no houver um altar de consagrao, em vez de ser bno ser o fogo de juzo de Deus. Mas onde est o altar de Deus, o fogo do cu estar queimando ali constantemente. Somente aquele que consagrado experimenta esse incendiar constante. Se esse fogo est se apagando, o altar precisa ser restaurado. A glria do Senhor enche a sua casa quando o sacrifcio est sobre o altar. O fogo veio sobre o altar quando Salomo inaugurou o templo. Tendo Salomo acabado de orar, desceu fogo do cu e consumiu o holocausto e os sacrifcios; e a glria do Senhor encheu a casa. Os sacerdotes no podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glria do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor. (2Cr 7.1-2.) Onde estavam o holocausto e os sacrifcios? Sobre o altar. Os sacerdotes no podiam entrar na casa do Senhor porque a glria tinha enchido o templo. O fogo desceu como sinal do contentamento de Deus. Quando Isaas disse ao Senhor: Eis-me aqui, o anjo lhe tocou com a brasa do altar. H um fogo que queima no altar de Deus e todos que se achegam diante do altar sero tocados pelo fogo de Deus. Tambm no Tabernculo o fogo do altar jamais poderia se apagar. Levtico nos diz: O fogo arder continuamente sobre o altar; no se apagar (Lv 6.13). Paulo diz aos Romanos: Sede fervorosos de esprito, servindo ao Senhor! (Rm 12.11). Ou seja, ardendo no esprito. Onde estiver o altar do Senhor, ali o fogo no pode se apagar. Se o altar de Deus estiver no nosso meio, o fogo

O altar o lugar onde santificamos o nome dele, quando declaramos a sua preeminncia e nos curvamos diante dele para ador-lo. Com relao ao Senhor, o altar um lugar de honra e glria, mas, em relao a ns, significa consagrao e entrega.

4
de Deus estar entre ns e ele no pode se apagar. Se o altar da consagrao estiver em sua casa, haver fogo de Deus nela. Se o altar estiver dentro de ns e a consagrao for perfeita, haver fogo de Deus queimando dentro de ns. Assim, se desejamos o fogo de Deus, a consagrao a primeira condio. 2. Ao ACUMULARMoS INCENSo DE oRAo DIANTE DE DEUS E, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro ancios prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taas de ouro cheias de incenso, que so as oraes dos santos. (Ap 5.8.) Veio outro anjo e ficou de p junto ao altar, com um incensrio de outro, e foi-lhe dado muito incenso para ofereclo com as oraes de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mo do anjo subiu presena de Deus a fumaa do incenso, com as oraes dos santos. E o anjo tomou o incensrio, encheu-o do fogo do altar o atirou terra. E houve troves, vozes, relmpagos e terremoto. (Ap 3.5.) Sendo Deus fogo consumidor, Ele deseja que seus ministros sejam labaredas de fogo. A vontade de Deus que haja fogo em ns. A primeira condio para que o fogo venha ter o altar e este restaurado. A segunda condio acumularmos muito incenso na presena do Senhor. Algumas pessoas nos dizem: Eu no entendo por que se ora tanto aqui. Algum chegou a nos dizer: Responda-me uma coisa, pastor. O que vocs fizeram de to errado para que tenham que pedir perdo a Deus por tanto tempo? Voc percebe o conceito das pessoas sobre a orao? Precisamos jejuar e orar, at mesmo por 40 dias, para acumular incenso at que pessoas assim sejam quebrantadas pelo fogo de Deus. No Getsmani, Jesus fez uma pergunta inquietante a seus discpulos: Nem uma hora pudestes vs vigiar comigo? (Mt 26.40). O Senhor nos mostra que orar uma hora o mnimo que podemos fazer para acumularmos incenso em sua presena. J o Livro de Apocalipse nos diz: Da mo do anjo subiu presena de Deus a fumaa do incenso com as oraes dos santos. E o anjo tomou o incensrio, encheu-o do fogo do altar e o atirou Terra. E houve troves, vozes, relmpagos e terremoto. (Ap 8.4-5.) impressionante quantos princpios espirituais esto envolvidos aqui! Nossas oraes so guardadas diante de Deus, pois anjos as recolhem. O incenso no a nossa orao, visto que o anjo ofereceu incenso junto s oraes. O incenso aqui pode significar a orao e intercesso que o Filho de Deus faz por ns diante de Deus Pai (Rm 8.34). Esse anjo toma as oraes dos santos, misturando-as com o incenso e ento as lana sobre a Terra. Essas oraes, lanadas de volta Terra, foram feitas sob forte presso. So muito especficas, tais como: Venha o teu reino, Senhor! Por causa das oraes, Deus executa o seu mover sobre a Terra. A orao o canal por meio do qual o Senhor age na Terra. Ele escolheu agir mediante a orao do seu povo. O mover de Deus resultado da orao dos santos. Por isso, ns precisamos orar. O Esprito Santo vem para produzir em ns o clamor e, quando existe um clamor verdadeiro, Ele age. Seu mover fruto de orao. Se quisermos ver a Igreja crescendo, se desejamos ver os poderes espirituais da cidade sendo abalados, as nossas oraes tm que fazer os cus produzirem troves, vozes, relmpagos e terremotos. Se quisermos ver a Igreja abalando os poderes do inferno, temos que orar, porque o Senhor tomar essa orao e ir lan-la de volta sobre a Terra. E, quando Ele fizer isso, no haver fundamento espiritual que permanea intacto tudo estremecer. Ento, com os poderes do inferno abalados, saquearemos o esplio do reino das trevas. Observe que as oraes so oferecidas no altar que est diante do trono de Deus. fascinante que, sem o altar, as oraes no possuem uma base adequada para serem oferecidas diante de Deus. Mas, alm disso, observe que o anjo misturou o fogo do altar com as nossas oraes. Quando ele envia de volta nossas oraes, elas j no possuem a mesma forma de quando subiram, elas retornam na forma de fogo. O fogo s vem se houver orao para ser misturada com ele. Assim, sem orao no h fogo e juntos eles constituem uma mistura explosiva. Onde no h orao no h fogo. Onde no h muita gente orando e buscando a Deus, em unidade de propsito, no haver fogo. Louvo a Deus porque h muitos vencedores em nossa gerao. H muita gente trabalhando com Deus. Talvez a taa ainda tenha se enchido, mas ela vai se encher uma hora dessas. Ento o anjo do Senhor pegar esse fogo e ir mistur-lo com as nossas oraes. Nesse momento, Ele a despejar sobre a Terra e ento haver vozes, troves e luzes. Algo certamente vai acontecer. A Palavra do Senhor ser liberada e os fundamentos do inferno sero abalados. Tudo isso porque o incenso misturado com fogo est caindo sobre a terra. isso o que ns queremos na igreja. Lembre-se mais uma vez que o fogo no vem sozinho, tem que haver incenso subindo

2/8/2009 :: atos hoje


e tambm guardado na presena de Deus. O destino final de nossas oraes voltar para a Terra, mas, quando voltam, elas vm misturadas com fogo. Se quisermos fogo, precisamos levantar incenso de orao diante de Deus. 3. Ao EXPRESSARMoS ARREPENDIMENTo GENUNo Edificou ali um altar ao Senhor, ofereceu nele holocaustos e sacrifcios pacficos e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do cu sobre o altar do holocausto. (1Cr 21.26.) Houve um dia que Davi cometeu um pecado grave diante do Senhor. Ele ordenou o censo de Israel para saber quantos homens de guerra havia. Tudo isso desagradou ao Senhor, pois naquela circunstncia o censo era um sinal de independncia, uma postura de no depender da fora de Deus. Como consequncia, Deus feriu a Israel, Davi, porm, se arrependeu diante do Senhor. Naquele dia Davi ofereceu no altar a sua oferta ao Senhor como prova de seu arrependimento. E, como resultado, o Senhor respondeu com fogo. Deus responde assim quando h arrependimento genuno. O arrependimento traz o fogo da bno, do poder, da uno, o fogo para mudar as circunstncias e a histria. O fogo destri os entulhos do inferno que bloqueiam o fluir do cu em nossas vidas. Alm disso, os milagres e os sinais se sucedem. Lembro-me de um tempo atrs quando Deus moveu grandemente em um dos retiros que fazamos com os discpulos. O fogo de Deus veio sobre ns e os irmos comearam a ter vises. De repente, as cermicas do piso comearam a estourar e pular para cima, uma aps a outra. Todos sabamos que algo sobrenatural estava acontecendo. Voc consegue imaginar a reao dos irmos vendo o piso saltar diante de seus olhos. Ningum se conteve na presena do Esprito. Era o fogo de Deus enchendo aquele lugar. Sei que houve muitas explicaes cientficas para o fenmeno, como diferenas de temperatura, choque trmico e coisas assim. O fato, porm, que nunca vi cermicas saltarem em uma de nossas reunies, nem antes, nem depois daqueles dias. Espere por coisas extraordinrias como selo do fogo de Deus sobre ns. Ns estamos perante a face do Senhor clamando nestes dias para que Ele nos mande fogo. Mas este s vir se o altar da consagrao for restaurado, se ns levantarmos o incenso das oraes na presena de Deus e houver em ns arrependimento genuno. Vamos fazer uma orao bem simples: Deus, mande o teu fogo sobre mim. Incendeia-me, Senhor. Mande o teu fogo, Senhor. Eu quero restaurar o altar da consagrao, da entrega na minha vida. Que no haja impedimento para que o teu fogo caia. Seja eu uma labareda viva do Senhor. ::Pr. Aluzio Antnio.
LIGUE pARA (31) 8489-2698 E ORE COM O PR. RONALDO FARIA.

Kids Games, envie uma criana!


Voc j imaginou um monte de crianas juntas se divertindo e conhecendo os sonhos de Deus para suas vidas? No Kids Games isso ser uma realidade. Envie uma criana!
TORnAndO-Se UM JOgAdOR COMPLetO No propsito do Ministrio de Esportes da nossa igreja de fazer com que as crianas se tornem jogadores completos, seja no jogo da vida ou no relacionamento com Jesus Cristo, que publicamos mais passos sobre como ser esse jogador completo... UM JOgAdOR COnFIAnte As crianas iro pensar sobre como desenvolver uma confiana saudvel baseada em coisas duradouras. UM JOgAdOR de eQUIPe As crianas iro aprender a importncia da unidade e da cooperao entre os membros. Quando decidimos pertencer, dar a nossa contribuio e trabalhar em equipe, atingimos o alvo.

LOCAL: Stio Campanrio, Betim (MG). DAtA: 28, 29 e 30 de agosto. Voltado para crianas entre 10 e 12 anos (feminino e masculino) ATENO! No ato da inscrio esteja com a documentao necessria em mos: o nmero do termo da certido de nascimento ou identidade (RG) da criana. InFORMAeS: Roger Martins (31) 30777012, 8416-2399 ou Ronney Gomes (31) 8421-5199.

Nossas oraes so guardadas diante de Deus, pois anjos as recolhem. O incenso no a nossa orao, visto que o anjo ofereceu incenso junto com as oraes. O incenso aqui pode significar a orao e intercesso que o Filho de Deus faz por ns diante de Deus Pai (Rm 8.34).

Realizao e Parceria da Rede de Esportes, Ministrio de Crianas e Juniores, Gerao Samuel e Impacto Vida.

atos hoje :: 2/8/2009


INTERCESSO PELO MUNDO PAS DA SEMANA

Populao sofre com o terrorismo e atentados bomba

ESPANHA
MUNDO OMS registra mais de 134 mil casos e 816 mortes por gripe suna O Folha Online informou no dia 27/8 que a Organizao Mundial da Sade OMS, divulgou que j foram registrados 134.503 casos de gripe suna - a gripe A (H1N1) - no mundo, com 816 mortes. Trata-se do primeiro balano oficial divulgado pela OMS desde 6 de julho. A contagem foi realizada por zonas geogrficas. O maior nmero de casos esto concentrados nas Amricas, com registros de 87.965 infectados e 707 mortes causadas pela doena. A regio menos afetada pela doena a frica, com 157 casos e nenhuma morte. H um clamor no corao de cada crente no Senhor por sua proteo e pela cura dos que tiveram a doena diagnosticada. Que todos estejam atentos s medidas de preveno recomendadas pelas autoridades da rea da sade em todo mundo! CHInA Cerca de 13 milhes de abortos so realizados por ano na China, de acordo com relatos da imprensa do pas, informou o Folha Online. De acordo com o site de notcias, o pas tem cerca de 20 milhes de nascimentos por ano. O estudo apontou que a maioria das mulheres que fazem abortos so solteiras, com aproximadamente 20 anos, mas alguns especialistas dizem que os nmeros reais podem ser at maior, porque h muitas clnicas de abordo no registradas. Clamemos pelo perdo do Senhor e oremos para que a China seja cada vez mais alcanada pela salvao de Cristo. Ore pelos missionrios e pelos irmos da igreja perseguida. Deus tem um grande plano para esse povo! Declare: Satans, sejam frustrados todos os seus planos contra a vida do povo e das crianas chinesas. Amm!
FOTO: REPRODUO INTERNET.

A EXPLoSo DE UM CARRo-BoMBA NA MADRUGADA DESTA QUARTA-FEIRA DEIXoU PELo MENoS 46 PESSoAS FERIDAS NA CIDADE DE BURGoS, No NoRTE DA ESPANHA. O PAS E SEU CoNTEXTo ESPIRITUAL Ao longo de sua histria, a Espanha foi alvo de diversos conflitos armados causados com o objetivo de conquistar novas terras. O pas que contava com a presena de judeus, muulmanos e cristos (de vrios segmentos) foram expulsos, perseguidos ou mortos por causa da inquisio religiosa. Com o fortalecimento da monarquia teocrata, a Espanha investiu em expedies martimas e contribuindo para que Cristvo Colombo descobrisse a Amrica em 1492. Ondas de violncia sempre estiveram presentes na histria da Espanha. Durante o perodo em que sofreram ditadura entre 1923 e 1978 a religio oficial do pas era o catolicismo.

CAPITAL: Madri. LOcALIZAO: ocupa 80% da pennsula Ibrica. IDIOMA: espanhol, lnguas regionais (principais: basco, galego, catalo). RELIGIO: cristianismo 91,3% (catlicos 93,4%, outros 1,6% - dupla filiao 0,2%, desfiliados 3,5%), sem religio e atesmo 7,6%, outros 0,1%, islamismo 1%. RESTrIES: pas predominantemente cristo, porm, sofre com ataques de grupos separatistas armados.

ARGLIA Informou o Folha Online que ao menos 11 militares morreram numa emboscada na regio turstica a 70km oeste de Argel, na Arglia. O ataque foi promovido por rebeldes, supostamente ligados ao brao da rede terrorista Al Qaeda no norte da frica. A agncia de notcias Reuter informou que ao menos 14 morreram. Alguns jornais informaram que o nmero de mortos chegou a 21, alm de 20 militares feridos. Oremos pelo fim dos confrontos na regio. Que a paz seja estabelecida! NIGRIA Informou o Folha Online que Tropas do Exrcito da Nigria invadiram nessa semana uma mesquita do grupo radical islmico Boko Haram, que tem por objetivo impor a lei islmica (sharia) em todo o pas e acusado de incitar a violncia que deixou centenas de mortos durante a semana. O ataque deixou ao menos 100 militantes mortos no que as tropas descreveram como um violento combate. Oremos pelo fim da violncia. Afinal, no se combate violncia com violncia, mas com orao, amor e tolerncia! *NOTA: Os dados acima que constam dessa seo foram elaborados com base nas informaes divulgadas na imprensa em todo o mundo. Esses so apenas alguns dos muitos pases que foram destaque na mdia global. Oremos. Adaptao: Redao Atos Hoje.

Nesse contexto, os no-catlicos estavam sujeitos a discriminao e at perseguio. Desde 1978 a constituio garantiu igualdade de direitos para ideologias e religies. O problema da Espanha nos ltimos anos no se refere a questes religiosas, a nao enfrenta dificuldades com a organizao separatista Ptria Basca e Liberdade (ETA), que suspendeu o cessar-fogo desde 2007. Segundo o governo espanhol, os dois atentados a bomba sofridos na ltima semana, um com cerca de 60 feridos, e outro com duas mortes, so de autoria do ETA. O grupo separatista luta pela independncia da regio chamada Pas Basco devido cultura e lngua diferenciadas do restante do povo espanhol, apesar de terem grande autonomia desde o fim da dcada de 70. H um grande nmero de espanhis que optaram por no seguir qualquer tipo de religio e no acreditam mais em Deus. O secularismo, o ativismo, materialismo e a iluso com seitas tm desviado o povo espanhol cada vez mais dos caminhos do Deus Vivo. tempo da Igreja do Senhor levantar um clamor por esta nao. MOTIVOS DE oRAES. Pelas autoridades da Espanha, para que tenham sabedoria para negociar um cessar-fogo com o ETA, e outros grupos extremistas que estejam atuando ali; Pelo fortalecimento dos irmos em Cristo, pastores e missionrios para perseverarem na obra do Senhor; Pelos familiares e amigos das vtimas do atentado bomba; Para que as pessoas possam enxergar a salvao que h somente em Jesus Cristo; Para que todo vazio espiritual, falsas doutrinas e descrena sejam totalmente substitudos pela glria maravilhosa do Esprito Santo de Deus. (EA redacao@lagoinha.com e site www.portasabertas.org.br.).
QUER SAbER MAIS SObRE MISSES? LIGUE pARA O PR. JOO DOMINGUES (31) 8402-6366.

2/8/2009 :: atos hoje

FATOS, PESSOAS, MINISTROS E MINISTRIOS QUE FORAM DESTAQUES NA SEMANA

JOvENS ADULtOS DESCANSAM EM GRANDE EStILO NO MS DE JULHO A tEMtICA DO MINIStRIO JOvENS ADULtOS FOI SObRE O DESCANSO. OS EvENtOS REALIZADOS SOb A tEMtICA REUNIRAM MUItOS MEMbROS DA NOSSA IGREJA QUE pARtICIpAM DO CULtO JOvENS ADULtOS, ENtRE ELES: SESSO CINEMA, QUE REUNIU CERCA DE 100 pESSOAS; PASSEIO A INHOtIM E A CAMINHADA ECOLGICA, COM pERCURSO pOR tRILHAS, EM MACACOS (NOvA LIMA/MG), REUNINDO 105 pESSOAS. FORAM MOMENtOS DE COMUNHO, NOvOS DESAFIOS, ApRENDIZADOS, CONvERSA E ALEGRIA ENtRE OS IRMOS E vISItANtES.

MINIStRIO DE CRIANAS E JUNIORES pROMOvERAM 1 CONFERNCIA KIDS FOI REALIZADA ENtRE OS DIAS 23 A 25 DE JULHO A 1 CONFERNCIA KIDS pELO MINIStRIO DE CRIANAS E JUNIORES DE NOSSA IGREJA. PARtICIpARAM 152 JUNIORES, DE 9 A 12 ANOS. DEUS REALMENtE SURpREENDEU, EM CADA MINIStRAO HOUvE UM GRANDE MOvER. FORAM MOMENtOS MARAvILHOSOS NAS REFEIES, NAS OFICINAS E NOS pERODOS DE COMUNHO.

atos hoje :: 2/8/2009


FUNDAO OSIS

A Igreja Batista da Lagoinha no tem um salo de beleza


FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Escola de Beleza Osis, um lugar de oportunidades para quem deseja aprender e se especializar nas reas da beleza e da esttica. Saiba mais...

INAUGURADA EM 8 DE SETEMBRo DE 2008, A ESCoLA oFERECE CURSoS NAS REAS DA BELEZA E ESTTICA, ALTAMENTE vALoRIZADAS EM NoSSo PAS. Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e considerando o momento de crise da economia mundial, se torna cada vez mais necessrio investir em mo de obra qualificada para garantir um bom emprego. Se mostrando consciente dessa realidade, e pensando frente de seu tempo com meta maior de ajudar indivduos em sua totalidade que a Fundao Osis oferece oportunidades a quem deseja se tornar um profissional especializado. A Escola de Beleza Osis essa ferramenta. Inaugurada em 8 de setembro de 2008, a Escola oferece cursos nas reas da beleza e esttica, altamente valorizadas em nosso pas. Entre eles esto o de cabeleireiro, manicure e pedicure, depilao, limpeza de pele, maquiagem, design e simetria de sobrancelhas, sobrancelhas com hena (corante), quick massage, massagem relaxante e postura profissional. Desde o incio de sua atuao muitas pessoas foram beneficiadas e o resultado foi to positivo que a Escola tornou-se pequena diante da demanda dos cursos por ela oferecidos. Em menos de um ano muitas pessoas j passaram por ela, cerca de 700 alunos, tendo os seus horizontes de trabalho ampliados por meio da capacitao. No intuito de atender um maior nmero de alunos, est em construo uma nova unidade, localizada rua Manoel Macedo, 420, que brevemente ser inaugurada. Os cursos ministrados obedecem metodologia dos parceiros: ITC (Instituto Tcnico do Cabeleireiro), Ncleo Fidelaide, Jiki, Avon, Mary Kay. Os produtos utilizados so de excelente qualidade das marcas: Nutra Hair e Schwarzkopf. A Nutra Hair, que confiou a marca a esse projeto desde o incio e em acordo com a viso de empresa que desenvolve responsabilidade social e crist, tem abenoado a Escola por meio de doaes de seus produtos, o que tem sido de extrema importncia. A Fundao Osis grata a Deus a todos os parceiros que tm contribudo nesse propsito. medida que desenvolve aes sociais, como idas ao Norte de Minas e Casa das Vovs, cuida e embeleza pessoas que necessitam de zelo e carinho. A Fundao Osis mantm na sede da Escola uma lojinha de produtos de beleza e esttica denominada TODAS AS MARCAS. LEIA o QUE ALGUNS ALUNoS DIZEM SoBRE A ESCoLA DE BELEZA: como uma nascente de onde brota uma cachoeira, ou seja, uma fonte de descoberta de talentos. Minha vida mudou internamente, pois antes era desmotivada para o trabalho. Ao fazer o primeiro curso, de cabeleireiro, descobri um dom que estava encoberto. Desafio voc a conhecer a Escola e descobrir o seu potencial Cynthia Gomes Vitor, 26 anos, participou de vrios cursos. Procurei a Escola assim que vi o primeiro anncio no Jornal Atos Hoje. Fiz parte da primeira turma do curso de cabeleireiro e aps trs meses fiz estgio de qualificao para assumir a monitoria na nova unidade da Escola. Eu cresci muito l e isso me trouxe expectativas em relao ao meu futuro profissional. Vivi novas experincias, j que antes era uma dona de casa que nunca havia trabalhado fora. Conto com o apoio do meu esposo nessa nova fase da vida e me alegro por saber que estou num ambiente cristo Geisa Vieira de Queiroz Alves, 30 anos, monitora da nova unidade. Fiz parte da primeira turma do curso de cabeleireiro me destacando pela seriedade, compromisso e aptido. Fui selecionada para fazer o aperfeioamento no ITC (Instituto Tcnico de Cabeleireiro) e alm de atuar na Escola, desenvolvo um papel social atendendo em casa pessoas carentes. Um dia eu recebi ajuda da Fundao, hoje quero ajudar a quem precisa Lorena Jussara Martins, 17 anos, auxiliar de monitoria do curso de cabeleireiro e envolvida com os projetos da Fundao Osis desde os quatro anos de idade, sendo aluna da Creche Osis, Ncleo de Formao/Centro Estudantil e Projeto Padaria Trigosis. LEIA o QUE ALGUNS PRoFISSIoNAIS PENSAM DA ESCoLA DE BELEZA: Quando cheguei Escola, ainda nova na f, percebi que poderia crescer tanto profissionalmente quanto espiritualmente. Na Escola encontrei apoio para o meu caminhar. Pude verificar a Palavra de Deus vivida e aplicada no cotidiano das aulas, ou seja, o ensino se estende ao conhecimento da palavra e troca de experincias. Atualmente dou aulas para a quarta turma. Tenho acompanhado alunos das turmas anteriores que j esto com sales prprios ou empregados em sales da cidade Graziella Neves, 27 anos, monitora do curso de cabeleireiro desde a primeira turma. Trabalhava num salo quando conheci a Escola e senti o desejo de fazer parte da famlia EBO. Abri mo de meu trabalho e me juntei equipe. Me chamou ateno a estrutura fsica da Escola, os materiais utilizados e a perspectiva social e crist do projeto. Eu que estava afastada do evangelho encontrei na Escola de Beleza Osis o aconchego e a segurana espiritual que necessitava para a minha vida Francis Jane de 33 anos manicure/pedicure. H poucos meses cheguei Casa Rosada, um dos ministrios da Igreja Batista da Lagoinha de apoio a mulheres, apresentando problemas familiares. L fui carinhosamente acolhida e acompanhada. Posteriormente me encaminharam Fundao Osis que me ofereceu um espao de segurana e conforto. Considero a EBO uma oportunidade dada pelo Senhor de construo para uma nova vida I.P.S, 31 anos. (Adaptao VF redacao@lagoinha. com.)

Fique atento!
LANAMENTo MARY KAY Aula de maquiagem noite e festa Durao: 10 e 17/8. Horrio: 19h s 21h. NCLEo FIDELAIDE Aulas de manicure/pedicure Durao: dois meses (s segundas-feiras). Horrios: Manh, 8h s 12h; Tarde, 13h s 17h e noite, 19h s 22h. Quick Massage: Em breve, matrculas para a prxima turma. PRoMoo Faa no sbado, 8/8, uma hidratao Efectus ou cauterizao e ganhe de brinde uma quick massage (massagem). DESEJA CoNHECER A ESCoLA DE BELEZA OSIS?
FALE COM IZAbELA, SARA OU JULIANA: (31) 3421-4888, 3428-5625, 3424-9467.

A Escola funciona de segunda-feira sexta-feira, de 8h s 22h, e sbado, de 8h s 18h. Endereo: rua Angico, 283 So Cristvo. VoC PoDE AJUDAR Ao NECESSITADo. LEIA E SAIBA CoMo... O Projeto xodo, da Fundao Osis que atende moradores de rua, necessita de equipamentos de som e instrumentos musicais para uso do grupo musical constitudo pelos seus internos. Alm deste, h um grupo de teatro. Seja colaborador deste Projeto que visa promover a restaurao de homens que esto na rua, devolvendo-lhes a dignidade, o amor prprio, a auto-estima e a possibilidade de uma nova vida.
FALE COM TEREZA VARGAS: (31) 34219594 OU 8402-7916.

8
ATIVIDADES MINISTERIAIS CURSOS

2/8/2009 :: atos hoje

EscoLa De INteRcesso INteNsIva

Quem deseja se preparar para o Ministrio de Intercesso, mas no mora em Belo Horizonte, poder participar da Escola de Intercesso Intensiva em trs mdulos nas seguintes datas: 7 a 9/8. 11 a 13/9. 16 a 18/10. O curso ministrado na Estncia Paraso pelas pastoras Ezenete Rodrigues e Ana Lcia Moraes Nunes. Informaes e inscries: (31) 3421-1169 fale com Fernanda ou envie um e-mail para sec_intercessao@yahoo.com.br. Sssi. Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 9h s 11h30.

CoMUNIQUe-se eM BRaILLe (sIsteMa De escRIta) Esto abertas as inscries para o curso Braille! Data: 8/8. Local: Ministrio Silo (ministrio que trabalha com portadores de necessidades especiais na rea da viso), rua Rio de Janeiro, 441, 3 andar, Praa 7. Dia: aos sbados. Horrio: 8h30 s 11h30. Durao do curso: seis meses. INFORMAES: (31) 3270-8612, 8485-1263 FALAR COM GERALDA.

GeRao SaMUeL
INFORMA Encontram-se abertas as inscries para o prximo Treinamento de Lderes de Clulas de Crianas e Juniores. Local para inscries: rua Manoel Macedo, 1.324, de 9h s 20h. FALE COM ALINE, LILIANE OU MICHAEL (31) 34291356. OU COM CLEIDE (31) 8402-6848. INCIO DAS AULAS: 4/8. LOCAL DO CURSO: RUA BEbERIbE, 164 SO CRIStvO, BH/MG.

AJUDe a QUeM PRecIsa

O Ministrio Onsimo necessita de doao de livros evanglicos para bibliotecas de presdios e delegacias. Ajude-nos a abenoar a vida de muitos que perderam a esperana por dias melhores. Ligue: (31) 8402-9632 fale com o Pr. Marcelo Crescncio.

MULHERES EM AO
MULHERES EM Ao PRECISA DE DoAo

PRoJeto PeDReIRa

O Projeto Pedreira realiza todas as manhs de domingo uma caminhada de orao e evangelizao na Pedreira. A sada acontece s 8h30, na Tenda da Bno. Ajude esse projeto! Precisamos de voluntrios para o evangelismo e apadrinhamento para encaminhar as ovelhas para o Impacto Vida. Encontre-nos aos domingos, na Tenda da Bno, ou ligue para ns. Fale com o Fernando: (31) 9923-2055 ou com Heron (31) 8618-0555. O Ministrio Justia de Deus mudou de endereo: rua Ararib, 534 Concrdia. Ateno: O Ministrio precisa de irmos que atuem na rea de Cincias Humanas e que desejam ajudar como voluntrios. Ajude-nos a abenoar vidas! Informaes: (31) 3449-6751 ou 8416-3427 fale com

Mquina de costura, overloque, mesa para costura, roupas de recm-nascido em bom estado, beros, carrinhos de bebs, fraldas descartveis e tudo mais para bebs.
FALE COM A PRA. ANA LCIA: (31) 8489-2512.

MINIstRIo RHeMa
MINIstRIo RHeMa INfoRMa Esto abertas as inscries para os cursos: Batalha Espiritual e Cura Interior; Escola de Libertadores e Libertadores de crianas. INFORMAES: COM RIvANILDE OU ELENIZE (31) 3429-9400 OU, AINDA, COM WANIR 8312-0436.

CoNvITES

JUstIa De DeUs

Voc, que solteira e tem filhos, a nossa convidada para um encontro entre irms, acompanhado de um delicioso caldo! Data e horrio: 15/08, s 18h. Local: Casa Rosada rua Beberibe, 133 So Cristvo. Informaes: (31) 3429-1300, 84850531 falar com Nair Delabela. Mulher casada, participe de uma palestra dedicada a voc! Data e horrio: 3/8, s 19h30. Local: Salo Esperana, nas dependncias da igreja.

FaMLIa
VaI se casaR? Ento se inscreva para o curso de noivos que ter incio em setembro (6/9). As inscries j esto abertas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira (3/9), com Aline ou Michael, rua Manoel Macedo, 1.324 So Cristvo. Tel.: (31) 3429-9500. Informaes: (31) 3429-9400 fale com Alexandre ou Llian. PaIs GRvIDos Deus os presenteou com um beb? Ento faa o curso Pais Grvidos que ter incio no dia 8/8, com durao de seis semanas. O curso ser realizado aos sbados, de 14h s 17h, no Salo F, nas dependncias da igreja. As inscries sero feitas rua Manoel Macedo, 1.324 So Cristvo. Informaes: (31) 3347-6990, 9651-6990 ou 9691-3311 falar com Adilson ou com Shirley Reis. EDUcaNDo FILHos LUZ Da PaLavRa Deseja saber como educar os filhos sob a perspectiva de Deus? Ento, faa o Educando Filhos Luz da Palavra que ter incio no dia 9/8, com durao de 13 semanas e ser ministrado aos domingos, de 8h30 s 10h, no Centro de Estudos Unificados CEU, rua Ararib 543 So Cristvo. Informaes: (31) 3347-6990, 9651-6990 ou 9691-3311 falar com Adilson e Shirley Reis.
INSCRIES pARA OS EvENtOS ACIMA: RUA MANOEL MACEDO, 1.324, DE 9H S 20H, OU NA TENDA DA BNO, NAS DEpENDNCIAS DA IGREJA, NO CULtO DAS 10H. FALE COM ALINE, LILIANE OU MICHAEL (31) 3429-9500. DESEJA ANUNCIAR OS CURSOS MINIStERIAIS? ENvIE tODAS AS INFORMAES pARA ANA COStA OU VANESSA FREItAS: AtOS@ LAGOINHA.COM.

DESEJA ANUNCIAR OS CURSOS E AS AtIvIDADES MINIStERIAIS? ENvIE tODAS AS INFORMAES pARA ANA COStA OU VANESSA FREItAS: AtOS@ LAGOINHA.COM.

atos hoje :: 2/8/2009

10
DZIMOS & OFERTAS

2/8/2009 :: atos hoje

A vontade de Deus revelada na Bblia para a sua vida financeira


DANDo E RECEBENDo... [...] dai, e dar-se-vos-; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos daro; porque com a medida com que tiverdes medido vos mediro tambm. (Lc 6.38.) Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16.) Aquele que no poupou o seu prprio Filho, antes, por todos ns o entregou, porventura, no nos dar graciosamente com ele todas as coisas? (Rm 8.32.) Enquanto durar a terra, no deixar de haver sementeira e ceifa, frio e calor, vero e inverno, dia e noite. (Gn 8.22.) Em verdade, em verdade vos digo: se o gro de trigo, caindo na terra, no morrer, fica ele s; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preserv-la- para a vida eterna. (Jo 12.24-25.) Antes, te lembrars do Senhor, teu Deus, porque ele o que te d fora para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliana, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se v. (Dt 8.18.) Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual tambm j tnheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, no por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situao. Tanto sei estar humilhado como tambm ser honrado; de tudo e em todas as circunstncias, j tenho experincia, tanto de fartura como de fome; assim de abundncia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulao. E sabeis tambm vs, filipenses, que, no incio do evangelho, quando parti da Macednia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, seno unicamente vs outros; porque at para Tessalnica mandastes no somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. No que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa o fruto que aumente o vosso crdito. Recebi tudo e tenho abundncia; estou suprido, desde que Epafrodito me passou s mos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifcio aceitvel e aprazvel a Deus. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glria, h de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Fp 4.10-19.) Mas aquele que est sendo instrudo na palavra faa participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. No vos enganeis: de Deus no se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar. Porque o que semeia para a sua prpria carne da carne colher corrupo; mas o que semeia para o Esprito do Esprito colher vida eterna. E no nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se no desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, faamos o bem a todos, mas principalmente aos da famlia da f. (Gl 6.6-10.) E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco tambm ceifar; e o que semeia com fartura com abundncia tambm ceifar. Cada um contribua segundo tiver proposto no corao, no com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem d com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graa, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficincia, superabundeis em toda boa obra, como est escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justia permanece para sempre. (2Co 9.6-9.) Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ningum h que tenha deixado casa, ou irmos, ou irms, ou me, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que no receba, j no presente, o cntuplo de casas, irmos, irms, mes, filhos e campos, com perseguies; e, no mundo por vir, a vida eterna. (Mc 10.29-30.) Portanto, no vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. Portanto, no vos inquieteis com o dia de amanh, pois o amanh trar os seus cuidados; basta ao dia o seu prprio mal. (Mt 6.31-34.)

AGNCia 3473-8 C/C: 3257-3 AGNCia 3311 C/C: 49-7 OPeR: 003 AG. 0040 C/C: 7710338 AGNCia 3392-8 C/C: 2767-7 AGNCia 3055 C/C: 16059-6 AGNCia 1750 C/C: 0012886 AGNCia 0504 C/C: 216654-5 AGNCia 0299 C/C: 02010219-8

Turismo com
Venha participar, muita alegria, muito louvor e muita adorao...

Louvor e Adorao
Caldas Novas!
por pessoa apto duplo

06 dias 04 dirias 05 refeies Tour aos pontos turstico de Caldas Novas, visita a um Ministrio Evanglico.

HOTEL VILLAS DE ROMA www.diroma.com.br


15/08 a 20/08/09 | 22/08 a 27/08/09 | 29/08 a 03/09/09

Sadas:

de: R$626,00 por:

R$

1+5 PARCELAS IGUAIS


(no cheque ou carto)

563,00
R$

Criana acompanhada de 02 adultos

Informaes e Reservas:

4 a 7 anos 7 a 10 anos

180,00 R$394,00

Suely Bento

(31)

3115-2800 9912-5512
www.braunaoperadora.com.br R. Araguari, 359, Loja 20 Barro Preto | Belo Horizonte | MG
ADZ Comunicao (31)3621.0189

atos hoje :: 2/8/2009

11

O QUE ? O Centro de Formao Crist da Lagoinha uma escola que tem por objetivo estabelecer uma rota de crescimento espiritual para todos os cristos da Igreja Batista da Lagoinha. Os cursos oferecidos percorrem etapas, alcanando desde o recm convertido ao crente mais maduro, para que possam alicerar a f e se desenvolverem no ministrio. ETAPAS 1. Primeiros passos. destinado aos novos convertidos. Objetivo: Trazer uma compreenso do compromisso com Cristo e orientar o novo convertido na caminhada da vida crist. Disciplinas: Como enfrentar o mundo; Como falar com Deus. Vida Social. Palavra de Deus. Perdo. Sexualidade. A igreja, ordenana e disciplina. Concluindo o seu passado. Vida equilibrada. Como conhecer a vontade de Deus. 2. Maturidade. destinado aos crentes batizados que no tenham feito nenhum curso bblico bsico regular. Objetivo: Levar esse crente a compreender os princpios fundamentais da f crist, alicerando-o na Palavra de Deus. Disciplinas: As Escrituras. Salvao. Os princpios da F. O Esprito Santo.

DURAo doS CURSoS Cursos Tempo Primeiros passos............................ 3 meses Maturidade. ..................................... 4 meses Treinamento.................................... 4 meses Avanados...................................... 9 meses DIAS E HoRRIoS
Dia/HORa MANH TARDE NOITE SEGUNDA 19H30 QUARTA 8H30 10H30 14H30 16H30 10H30 21H30 SBADO 16H 17H30 19H30 21H30 DOMINGO 8H 10H 16H 18H

3. Treinamento. destinado aos crentes batizados que j tinham feito um curso bblico regular. Objetivo: Capacitar o cristo para o evangelismo, consolidao e liderana de grupos. Levar a prtica ministerial para que possa desenvolver todo o aprendizado. Disciplinas: Propsito da Vida. Evangelismo. Consolidao e discipulado. Liderana de grupos. Autoridade Espiritual. 4. Avanado. destinado aos crentes com mais de dois anos de converso e que estejam exercendo liderana no ministrio. Objetivo: Cooperar para o avano do crente no conhecimento bblico e na habilidade de liderar. Disciplinas: a. Avanado em Doutrina A volta de Cristo. Escrituras II. Defesa da f. Renovao da mente. b. Avanado em Liderana Liderana avanada. Homiltica. Crescimento da Igreja. Aconselhamento. c. Avanado Especfico Misses e artes. SEmINRIoS Sero ministrados para cada etapa, seminrios especficos que complementam o curso: Batalha Espiritual, Liderana e Heresiologia.

Eu sou a videira, vs os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Joo 15.5.) Ensino e treinamento para gerar discpulos que edificam a igreja e transformam a sociedade.

12

2/8/2009 :: atos hoje

Em breve, um novo Portal feito especialmente para voc! Aguarde...

atos hoje :: 2/8/2009


NOssa iGReJa iNiCiaR uM aTO COleTiVO De 31 Dias De JeJuM e ORaO

13
EVENTOS
eNcoNtRo tReMeNDo

Para homens e mulheres


Data: 7 a 9/8. Local: Stio Green Peace Contagem (MG). Inscries: rua Manoel Macedo, 1.324, de 9h s 20h. Fale com Aline, Liliane ou Michael (31) 3429-9500 ou pelo e-mail: centraldeinscricoes@lagoinha.com. Ministrao com o pastor Emerson Caetano. OUtRAS INFORMAES: (31) 8401-8986 FALE COM O PR. EMERSON CAEtANO, (31) 8444-9715 FALE COM GRIMALDO, OU (31) 8444-9887 FALE COM O PR. GUStAvO POUbEL.

Mulheres em Ao
Data: 8/8. Horrio: 14h30. Local: Templo. Preletora: Debby Jones, autora do livro Espera do Amado. Entrada Franca! INFORMAES: RUA BEbERIbE, 133 - SO CRIStOvO CASA ROSADA - (31) 3429-1300 OU 8489-2512 FALE COM A PRA. ANA LCIA.

PALESTRA

COMO VOC V esse TiPO De iNiCiaTiVa RealiZaDa Pela iGReJa?


Eu vejo como uma forma de crescimento espiritual e tambm uma forma de conseguir alcanar diversos alvos por meio da renncia do Eu. Isso porque o jejum produz uma santidade, uma consagrao e tambm uma forma de quebrarmos cadeias no mundo espiritual que surgem para o impedimento do crescimento da prpria igreja PasTOR ClsiO JOs De ABReu Reis. Ns sabemos que a vida do cristo regida por duas situaes, dois momentos: orao e jejum. Temos tido vrios perodos de orao na igreja, e isso timo. Entretanto, jejum em termos de proclamao da igreja como um todo poderoso tambm. Temos que aderir mesmo a essa convocao do pastor Mrcio durante todos estes 31 dias (a)gosto de Deus PasTOR OsValDO. Eu acho muito positivo porque existe um poder, uma uno especial na unidade, porque a Igreja o corpo de Cristo e ressalto, h poder de Deus na unidade BRuliO MaXMilliaNe De OliVeiRa. de Deeeeeeeeeeeeus! algo vindo dos cus. Eu amo fazer jejum, amo estar em orao e tenho vivido essa intensidade do jejum e da orao em favor do Ministrio Igreja Batista da Lagoinha. Me alegro muito, porque desde o ano passado j esperava que acontecesse um jejum coletivo em nossa igreja. Haver uma manifestao poderosa de Deus por meio deste ato, desta sinceridade de corao dos irmos, da nossa igreja. Deus vai descer neste lugar, em nome de Jesus PasTORa ANa CRisTiNa AlVes PeDROsO. Eu vejo como um mover da graa de Deus sobre a minha vida, sobre a vida da igreja para que estejamos cada vez mais alicerados na Palavra e na manifestao do Senhor. Serei agraciada e abenoada em participar desse mover que o jejum e a orao. Serei fortalecida para fortalecer outras pessoas MNiCa Paula.

Batismo Impacto Vida


Data: 8/8. Local: Hotel Fazenda Campanrio. Inscries: rua Manoel Macedo, 1.324, de 9h s 20h. Fale com Aline, Liliane ou Michael (31) 3429-9500 ou pelo e-mail: centraldeinscricoes@lagoinha.com.
INFORMAES: (31) 3429-9500 E 8405-0421 OU 84752880 FALE COM REGINARA.

BATISMO

MOCIDADE

Impacto Vida da Mocidade


Data: 14 a 16/8. Inscries: aps o culto da Mocidade, todos os sbados, s 19h, na Tenda da Bno. INFORMAES: (31) 3421-8556 FALE COM CIRLENE.

geRaNDo vIDas

Ateno: Voc que vai se batizar fique atento s datas do Aulo e da entrega da ficha de membro, que deve ser feita com antecedncia. Voc que vai prestigiar o batismo, precisa se inscrever, ento no deixe para a ltima hora!

3 Encontro de grvidas/ Ministrio Gerando Vidas


Data: 14/8. Horrio: 19h30. Local: rua Beberibe, 133 So Cristvo.
INFORMAES: (31)3347-9969 OU 8452-3072 FALE COM DANIELLE. ENtRADA FRANCA!

NIgHt GosPeL

Lagoinha no Palmital
Data: 15/8. Local: Imperial Eventos, rua Luzia Salomo, 210 Venda Nova. Horrio: a partir das 21h.
INFORMAES: (31) 8418-6542 OU 8568-2539 FALE COM WASHINGtON LUIZ OU pELO SItE: www. wFIREEvENtOS.CRIStO.COM.bR.

JOVENS ADULTOS

Festival de tortas
Datas: 15/8. INFORMAES, FALAR COM GISELE: (31) 9725-3321. E-MAIL: LEvItASLAGOINHA@GMAIL.COM.

SEMINRIO

Veredas Antigas Mdulo ENCONTRO TREMENDO Para homens e mulheres bsico


Data: 28 a 30/8. Local: Beberibe, 106 Concrdia. INSCRIES: RUA MANOEL MACEDO, 1.324, DE 9H S 20H. FALE COM ALINE, LILIANE OU MICHAEL (31) 3429-9500 OU pELO E-MAIL: CENtRALDEINSCRICOES@ LAGOINHA.COM. Data: 21 a 23/8. Local: Stio Green Peace, rua G, 05 bairro Jardim Vera Cruz, Contagem (MG). Ministrao com a pastora Ana Lcia.
INSCRIES: RUA MANOEL MACEDO, 1.324, DE 9H S 20H. FALE COM ALINE, LILIANE OU MICHAEL (31) 3429-9500 OU pELO E-MAIL: CENtRALDEINSCRICOES@LAGOINHA.COM.

Jovens Adultos
VEM A, o ACAMPAMENTo DE CASAIS! Data: 14, 15 e 16/8. Local: Hotel Fazenda Lagoa Azul. Tema: O casamento segundo o corao de Deus.
INFORMAES: (31) 8874-9702 FALE COM AURLIO.

PRECISA DIvULGAR OS EvENtOS DA NOSSA IGREJA NO AtOS HOJE? ENtO, ENvIE UM E-MAIL pARA ANA COStA OU VANESSA FREItAS: AtOS@LAGOINHA.COM.

14
CULTOS? EU VOU!!!
DOMINGOS, s 8H

2/8/2009 :: atos hoje

Culto da Terceira Idade realizado aos domingos, s 8h, no Tabernculo. Uma


reunio especial para quem especial!
INFORMAES: (31) 3429-9400 OU 8489-2348 FALE COM O PR. PAULO CEZAR.

SEGUNDA-FEIRA, s 6H30

Culto Manh com Deus realizado s segundas-feiras, s 6h30, no Templo.


Uma reunio e tambm uma oportunidade para voc comear a semana cheio do conhecimento do Senhor.
INFORMAES: (31) 3429-9400 OU 8485-2910 FALE COM O PR. VLADIMIR RIbEIRO.

DOMINGOS, s 8H30

Escola Bblica Dominical


A Escola Bblica realizada aos domingos, s 8h30, no Templo, ministrada pela Pra. ngela Valado, pelo Pr. Marcelo Evangelista e Charles Campos. Uma reunio para voc que deseja se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus.
INFORMAES: (31) 3421-2003 FALE COM CNtIA OU (31) 8489-2535 FALE COM A PRA. NGELA.

SEGUNDA-FEIRA, s 19H30

Culto Gueto Gospel


realizado em novo dia, agora, todas s segundasfeiras, s 19h30, no Tabernculo. Uma reunio para a galera que curte o hip-hop e o movimento street dance. Voc no pode perder!
INFORMAES: (31) 3421-8556 FALE COM CIRLENE, (31) 9647-0832 FALE COM O PR. RENAtO WILLIAN OU (31) 9143-2373 PR. ADELSON. ACESSE O SItE: www.SEtIMOSELO.COM.bR.

DOMINGOs, s 15H

Culto de Libertao
O culto de Libertao realizado aos domingos, s 15h, no Templo. Uma reunio para voc que busca em Deus a libertao em todas as reas de sua vida.
INFORMAES: (31) 3429-9400 FALE COM WANIR OU (31) 8489-2698 PR. RONALDO MOREIRA.

SEGUNDA-FEIRA, s 19H30

Culto Mulheres em Ao realizado s segundas-feiras, s 19h30, no Salo


INFORMAES: (31) 3347-9969 OU 8485-2512 FALE COM A PRA. ANA LCIA.

Esperana. Uma reunio direcionada para voc, mulher, que deseja conhecer os sonhos de Deus!

DOMINGOS, s 21H

Culto do Avivamento realizado aos domingos, s 21h, no Tabernculo. Seja


transformado pelo poder de Deus!
INFORMAES: (31) 3421-8556 OU 8489-2607 FALE COM O pAStOR VINCIUS ZULAtO.

IGREJA BAtIStA DA LAGOINHA - RUA MANOEL MACEDO, 360 SO CRIStvO, BH/MG. TELEFONE GERAL: (31) 34299450. DESEJA SAbER INFORMAES SObRE OS NOSSOS CULtOS? FALE COM O PR. JOS RAIMUNDO: (31) 8332-4801, 3421-4205.

atos hoje :: 2/8/2009


LeiTuRa BBliCa LEIA A SUA BBLIA DURANTE A SEMANA E CONHEA OS ENSINAMENTOS DE DEUS
dom.

15
QUa.

Sofonias 1a3

2/8 n

seG.

Habacuque 1a3

3/8 n

ter.

2 Reis 22 a 26

4/8 n

Obadias e Jeremias 1 e 2

5/8 n

QUi.

Jeremias 3a5

6/8 n

seX.

Jeremias 6a8

7/8 n

sB.

Jeremias 9 e 12

8/8 n

ESTUDO DA CLULA

Descubra sua identidade em Cristo: Amigos


Em 20 de julho comemorou-se o Dia do Amigo. Amigos ligaram uns aos outros, trocaram mensagens e e-mails, fizeram visitas e deram presentes. Ao estudarmos esta lio percebemos o Senhor Jesus anunciando mais uma caracterstica de nossa nova identidade. Ele j no nos chama de servos, mas de amigos. Sim! Ns somos filhos, santos, soldados, embaixadores e amigos. Cada cristo tem a oportunidade de receber a ddiva da amizade com Deus por meio de seu filho, Jesus. Temos a chance de desenvolver essa amizade aprimorando o relacionamento com Cristo. Voc sente a amizade de Jesus? Voc se alegra pelo fato de ter em Cristo um amigo? TEXTo BASE Como o Pai me amou, tambm eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como tambm eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneo. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vs, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ningum tem maior amor do que este: de dar algum a prpria vida em favor dos seus amigos. Vs sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. J no vos chamo servos, porque o servo no sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. No fostes vs que me escolhestes a mim; pelo contrrio, eu vos escolhi a vs outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. (Joo 15.9-17.) A primeira prova da amizade de Jesus se encontra em Joo 15.13: Ningum tem maior amor do que este: de dar algum a prpria vida pelos seus amigos. Sabemos pela histria que foi exatamente isso o que Jesus fez. Os versculos 14 e 15 esto intimamente relacionados e proporcionam a segunda prova de sua amizade. Ele quer dizer: Os amigos respeitam os valores uns dos outros. Sei que vocs respeitaro meus valores e me obedecero. O mesmo princpio bsico da amizade entre os homens vale para aprimorar nossa amizade com Jesus. Todo crente deve saber quanto tempo precisa passar diariamente com o Senhor a fim de manter esse importante relacionamento saudvel e intenso. MAIS TEMPo JUNToS Se lhe perguntasse de que forma voc poderia aprimorar um relacionamento com um amigo, talvez voc diria prontamente algumas boas respostas. Contudo, voc descobrir que a maneira de aprimorarmos nossa amizade com Jesus segue o mesmo curso dos relacionamentos terrenos. A primeira sugesto que dou bem bvia. No de costume dizer que um modo seguro de aprimorar um relacionamento aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do tempo que se passa com uma determinada pessoa? A mesma atitude vale no nosso relacionamento com Jesus. ELIMINE AS BARREIRAS A segunda coisa que voc pode fazer para aprimorar o relacionamento com um amigo, ou com Jesus, eliminar qualquer barreira que esteja obstruindo essa relao. Voc pode fazer isso adotando uma comunicao sincera. Os relacionamentos terrenos mais profundos e ntimos no se desenvolvem fcil e nem automaticamente. medida que a amizade se aprofunda, algumas questes delicadas sero enfrentadas. Assim tambm na nossa amizade com Cristo Jesus, pecados, atitudes e problemas podem se tornar barreiras, por isso precisamos identific-los e elimin-los. DESAFIoS Arranje tempo para Jesus. Voc compreendeu a importncia de investir tempo com Ele. Esse tempo que voc passa com Ele ajuda a aprofundar e desenvolver sua amizade. Separe um horrio e local para estar com Ele. Faa o desafio de leitura completa da Bblia durante o ano. Procure tambm um amigo cristo ou no, que voc tenha perdido o contato h muito tempo. Se for cristo renove os laos de amizade. Se no for, abenoe e convide-o para ir a uma clula ou a algum culto da igreja, ressaltando o valor desta amizade. Comece a memorizar pores das escrituras. Nesta semana sugerimos o versculo : Joo 15.13. Sejam abenoados!
LIGUE pARA ELA: (31) 8401-8667 OU ENvIE UM E-MAIL: CELULAS@ LAGOINHA.COM.

ANOTE AQUI SUAS PERCEPES E COMPREENSES SOBRE O ESTUDO DA CLULA DESSA SEMANA. COMPARTILHE COM SEUS IRMOS!

INFORMAES SObRE AS CLULAS, FALAR COM RENAtA (31) 84026432, 3428-8430, OU RUA BEbERIbE, 164 SO CRIStvO.

ATENO: SE VOC POSSUI EXPERIENCIA EM VENDAS DE QUALQUER SEGUIMENTO, E GOSTA DE DESAFIOS. VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EMPRESA, ESTAMOS CONTRATANDO CORRETORES COM OU SEM EXPERIENCIA, COM VEICULO PROPRIO PARA ATUAR NA REGIO DA PAMPULHA, VENDA NOVA, E CONTAGEM. LIGUE E AGENDE UMA ENTREVISTA. FONE: 34435922. WWW.ALVORADAIMOVEIS.NET

16

2/8/2009 :: atos hoje

DESPERTANDO A GERAO DE ELIAS! A Escola de Profetas Kavod est com inscries abertas para todos os mdulos.
Temas a serem abordados nos mdulos: - Como ouvir a voz de Deus; - Cinco sentidos espirituais; - Armadura de Deus; - Sonhos e vises; - Mistrio da rainha dos cus; - Anjos; - Nveis do proftico. Confira as informaes sobre cada mdulo e corra para fazer a sua inscrio! Nova turma - 1 Mdulo - Iniciantes Aulas s quartas-feiras, s 20h, no Tabernculo. Incio das aulas: 12/8. Lembrando que o 1 mdulo pr-requisito para fazer os outros mdulos. 2 Mdulo Aulas s segundas-feiras, s 20h, no Tabernculo. Incio das aulas: 10/8. Escola Avanada Aulas s teras-feiras, s 20h, no Salo dos Diconos, rua Joazeiro, 29 So Cristvo. Incio das aulas: 11/8. Durao: um semestre. Inscries rua Manoel Macedo, 1.324 So Cristvo. Tel.: (31) 3429-9500 falar com Luiz Avelar. Fale tambm como Apstolo Fernando e Dbora Guillen: (31) 8436-8368. ATENO! As inscries tambm podem ser feitas nos locais de realizao das aulas.

FOLHA DO EMPRESRIO
Veja a crise financeira como uma oportunidade
INDICES
UFIR INCC-DI (FGV) UPC TAXA SELIC TJLP*
** Taxa ao ano

INDICADORES ECONOM

Informaes atualizadas at dia 23/julho/2

rio de muitos cenrios pessimistas, esse momento de crise mundial pode uir em uma oportunidade para o empresrio brasileiro crescer. Basta que nda verdadeiramente ao Senhor. Para isso, o empresrio deve deixar de ambiente de facilidades, de levar vantagem em tudo. Nesse imprio de reina Mamom, que o senhor do pecado e do engano, o qual estimula o gastar o que no tem, criando dvidas que no podem pagar. Para tirar dessa crise devemos revisar nossos conceitos de administrar. O hbito de agem sobre os outros deve ser substitudo pelo ato de dividir suas posses, com os mais necessitados. Devemos nesses tempos de crise financeira mentar nossas ofertas na casa do Senhor, fazer caridade aos necessitados, a Igreja possa cumprir seu papel de alimentar os pobres, as vivas e os gundo nos ensina a Palavra de Deus. Nesses momentos de crise devemos eiramente nos render aos ps do Senhor nosso Deus e confiar nas suas como est escrito: "Mas lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois ele que capacidade de gerar riquezas." (Dt 8.18.) Nos tempos de crise devemos ver a realidade como ela , sem deixar de sonhar. Tambm devemos ter a que a nossa realidade pode ser mudada pela verdade da Palavra de Deus. testar nossa capacidade de se adaptar nova situao, ter a coragem de r e arriscar, ter a capacidade de enfrentar o medo do desconhecido e, te, usar a criatividade dada por Deus para inovar em nosso modo de ser, nossas empresas. No devemos nos conformar com a crise e passar pelo apenas murmurando. Nos tempos de crise devemos nos preparar para gar nossas tendas, buscar novos mercados e fazer novas parcerias. Ap. Luiz Mrio

ANUAL jun-09 jul-09 AO ANO JUL. A SET. 2009

* TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo

MOEDAS
CMBIO E OURO DOLAR
Mercado Comercial Paralelo BH Turismo Mercado Turismo Compra (R$) R$ 1,8870 R$ 1,98 R$ 1,8470

EURO
Compra (R$) R$ 2,6070

OURO
Data da cotao 16/07/2009

INFLAO (%)
INDICES INPC (IBGE) IPC/FIPE IGP-DI(FGV) IGP-M (FGV) IPCA (IPEAD) IPCA (IBGE) JUNHO 0,42 0,13 -0,32 -0,10 -0,05 0,36 ACUM. NO ANO

2,7

1,9

-1,0

-1,2

2,7

2,5

IMPOSTO DE RENDA
BASE DE CALCULO (R$) ALQUOTA (%)

TABELA OFOCIAL DA RECEITA FEDERAL PARA CLCULO DO I

At R$1.434,00 De R$1.434,01 a R$2.150,00 De R$2.150,01 a R$2.866,00 De R$2.866,01 a R$3.582,00 Acima de R$3.582,00

0% 7,5% 15,0% 22,5% 27,5%

COMO CALCULAR:
1 - Deduza do rendimento bruto R$144,20 por dependente; 2 - A contribuio paga Previdncia no ms; 3 - Penso alimentar integral;

4 - E$1.434,59 para aposentados, pensionistas e transferidos para a reserva rem anos ou mais.

5 - Do resultado, que a Base de Clculo, aplique a Alquota respectiva e subtra obtendo o valor a pagaar.

A 4 quota do imposto de Renda das Pessoas Fisicas (IRPF) relativo ao ano-calen at 31 de julho, com acrscimo de 2,53%

IR - TAXA SELIC (Atraso*


Ms de vencimento Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Juros devido em Julho*(%) Ms de vencimento 11,69% Janeiro 10,67% Fevereiro 9,57% Maro 8,39% Abril 7,37% Maio 6,25% Junho

E VOC EST PASSANDO POR PROBLEMAS EM SUA EMPRESA!!!

(*) Incide sobre o valor nominal do dbito. H, ainda, multa de 0,33% ao dia, l nominal

SE VOC EST BEM NA SUA EMPRESA!!!

CONTRIBUIO AO INS
Competencia: Junho (*) AUTNOMO, EMPREGADOR E FACULTATIVO

TRABALHADO
Salrio-de-contribuo (R$) At R$965,67

AUTNOMO
Se s recebe de pessoas fisicas: recolhe, por carn, 20% sobre o que recebe, respeitando o mnimo de R$465,00(R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$354,07). A empresa recolhe por meio de GPS.

De R$965,68 a at R$1.609,90 De R$1.609,46 a at R$3.218,90

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA REUNIO MPRESRIOS E EMPREENDEDORES.

(*) Empresas tm prazo pa pessoas, at 15/07. A part multa de 4% a 100%, conf Selic, sendo 1% no ms do Recolhe, por carn, sobre R$465,00(R$51,15), mas s pagamento.

AUTNOMO ESPECIAL

poder se aposentar por idade.

FACULTATIVO
Contribui com 20% sobre qualquer valor entre o mnimo de R$465,00 (R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$643,78), por meio de carn.

Crdito no dia10/07/200

(**) Contas com juros 0,0352% de TR ma

SALRI JUNHO Salrio at R$500,00 Salrio de R$500,00 at R$752,12 Fonte : INSS

EMPRESRIO
Contribui com 11% sobre o pr-labore, variando de R$465,00 (R$51,15) a R$3.218,90 (R$354,07), por meio de GPS.

SEGUNDA-FEIRA 19h30 NO TEMPLO PRINCIPAL

EMPREGADOS DOMSTICOS ENTIDADE Empregado Empregador Total ALIQUOTAS (%) 8 a 11 12 20 a 23 MINIMO R$ (1) R$ 37,20 R$ 55,80 R$ 93,00

POUPANA (% dia)
DATA 25/jul CORREO 0,5449% DATA 09/ago

FOLHA DO EMPRESRIO
Veja a crise financeira como uma oportunidade Ao contrrio de muitos cenrios pessimistas, esse momento de crise mundial pode se constituir em uma oportunidade para o empresrio brasileiro crescer. Basta que ele se renda verdadeiramente ao Senhor. Para isso, o empresrio deve deixar de lado o ambiente de facilidades, de levar vantagem em tudo. Nesse imprio de engano reina Mamom, que o senhor do pecado e do engano, o qual estimula o povo a gastar o que no tem, criando dvidas que no podem pagar. Para tirar proveito dessa crise devemos revisar nossos conceitos de administrar. O hbito de levar vantagem sobre os outros deve ser substitudo pelo ato de dividir suas posses, o lucro, com os mais necessitados. Devemos nesses tempos de crise financeira global aumentar nossas ofertas na casa do Senhor, fazer caridade aos necessitados, para que a Igreja possa cumprir seu papel de alimentar os pobres, as vivas e os rfos, segundo nos ensina a Palavra de Deus. Nesses momentos de crise devemos verdadeiramente nos render aos ps do Senhor nosso Deus e confiar nas suas palavras como est escrito: "Mas lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois ele que lhes d a capacidade de gerar riquezas." (Dt 8.18.) Nos tempos de crise devemos procurar ver a realidade como ela , sem deixar de sonhar. Tambm devemos ter a certeza de que a nossa realidade pode ser mudada pela verdade da Palavra de Deus. Devemos testar nossa capacidade de se adaptar nova situao, ter a coragem de tentar e arriscar, ter a capacidade de enfrentar o medo do desconhecido e, finalmente, usar a criatividade dada por Deus para inovar em nosso modo de ser, inovar em nossas empresas. No devemos nos conformar com a crise e passar pelo deserto apenas murmurando. Nos tempos de crise devemos nos preparar para alargar nossas tendas, buscar novos mercados e fazer novas parcerias. Ap. Luiz Mrio
INDICADORES ECONOMICOS
Informaes atualizadas at dia 23/julho/2009

INDICES
UFIR INCC-DI (FGV) UPC TAXA SELIC TJLP*
** Taxa ao ano

ANUAL jun-09 jul-09 AO ANO JUL. A SET. 2009

R$ 1,0641 0,70% R$ 21,78 9,25% 6%**

* TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo

MOEDAS
CMBIO E OURO DOLAR
Mercado Comercial Paralelo BH Turismo Mercado Turismo Compra (R$) R$ 1,8870 R$ 1,98 R$ 1,8470 Venda (R$) R$ 1,8889 R$ 2,040 R$ 2,0130 Venda (R$) R$ 2,8230

EURO
Compra (R$) R$ 2,6070

OURO
Data da cotao 16/07/2009

57,40 o grama

INFLAO (%)
INDICES INPC (IBGE) IPC/FIPE IGP-DI(FGV) IGP-M (FGV) IPCA (IPEAD) IPCA (IBGE) JUNHO 0,42 0,13 -0,32 -0,10 -0,05 0,36 ACUM. NO ANO 2,75 1,91 -1,04 -1,24 2,76 2,57 ACUM. EM 12 MESES 4,94 4,23 0,76 1,52 4,86 4,80

IMPOSTO DE RENDA
TABELA OFOCIAL DA RECEITA FEDERAL PARA CLCULO DO IR - Junho
BASE DE CALCULO (R$) ALQUOTA (%) PARCELA A DEDUZIR (R$)

At R$1.434,00 De R$1.434,01 a R$2.150,00 De R$2.150,01 a R$2.866,00 De R$2.866,01 a R$3.582,00 Acima de R$3.582,00

0% 7,5% 15,0% 22,5% 27,5%

Isento R$ 107,59 R$ 268,84 R$ 483,84 R$ 662,94

COMO CALCULAR:
1 - Deduza do rendimento bruto R$144,20 por dependente; 2 - A contribuio paga Previdncia no ms; 3 - Penso alimentar integral; 4 - E$1.434,59 para aposentados, pensionistas e transferidos para a reserva remunerada que tenham 65 anos ou mais. 5 - Do resultado, que a Base de Clculo, aplique a Alquota respectiva e subtraia a Parcela a deduzir, obtendo o valor a pagaar. A 4 quota do imposto de Renda das Pessoas Fisicas (IRPF) relativo ao ano-calendrio 2008, deve ser paga at 31 de julho, com acrscimo de 2,53%

IR - TAXA SELIC (Atraso*)

SE VOC EST PASSANDO POR PROBLEMAS EM SUA EMPRESA!!!

Ms de vencimento Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Juros devido em Julho*(%)

Ms de vencimento

Juros devido em Julho*(%) 5,20% 4,34% 3,77% 2,53% 1,76% 1,00%

11,69% Janeiro 10,67% Fevereiro 9,57% Maro 8,39% Abril 7,37% Maio 6,25% Junho

(*) Incide sobre o valor nominal do dbito. H, ainda, multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% sobre o valor nominal

SE VOC EST BEM NA SUA EMPRESA!!!

CONTRIBUIO AO INSS
Competencia: Junho (*) AUTNOMO, EMPREGADOR E FACULTATIVO TRABALHADOR ASSALARIADO
Salrio-de-contribuo (R$) At R$965,67 Alquotas (%) 8% 9% 11%

AUTNOMO
Se s recebe de pessoas fisicas: recolhe, por carn, 20% sobre o que recebe, respeitando o mnimo de R$465,00(R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$354,07). A empresa recolhe por meio de GPS.

De R$965,68 a at R$1.609,90 De R$1.609,46 a at R$3.218,90

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA REUNIO DE EMPRESRIOS E EMPREENDEDORES.

(*) Empresas tm prazo para recolher at 20/07 e as pessoas, at 15/07. A partir desses vencimentos h multa de 4% a 100%, conforme o atraso, e mais juros Selic, sendo 1% no ms do vencimento e 1% no ms do Recolhe, por carn, sobre R$465,00(R$51,15), mas s pagamento.

AUTNOMO ESPECIAL

poder se aposentar por idade.

FTGS Crdito no dia10/07/2009 0,003123%(**)

FACULTATIVO
Contribui com 20% sobre qualquer valor entre o mnimo de R$465,00 (R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$643,78), por meio de carn.

(**) Contas com juros anuais de 3%. Corresponde 0,0352% de TR mais 0,246627% de juros.

SALRIO - FAMLIA JUNHO Salrio at R$500,00 Salrio de R$500,00 at R$752,12 Fonte : INSS R$ 25,66 R$ 18,08

EMPRESRIO
Contribui com 11% sobre o pr-labore, variando de R$465,00 (R$51,15) a R$3.218,90 (R$354,07), por meio de GPS.

SEGUNDA-FEIRA 19h30 NO TEMPLO PRINCIPAL

EMPREGADOS DOMSTICOS ENTIDADE Empregado Empregador Total ALIQUOTAS (%) 8 a 11 12 20 a 23 MINIMO R$ (1) R$ 37,20 R$ 55,80 R$ 93,00 MAXMO R$ (2) R$ 354,07 R$ 386,26 R$ 740,33

POUPANA (% dia)
DATA 25/jul 26/jul 27/jul 28/jul 29/jul 30/jul 01/ago 02/ago 03/ago 04/ago 05/ago 06/ago 07/ago 08/ago Maio/Junho CORREO 0,5449% 0,5282% 0,5213% 0,5449% No h No h 0,6056% 0,5822% 0,5394% 0,5388% 0,5622% 0,5848% 0,5752% 0,5867% DATA 09/ago 10/ago 11/ago 12/ago 13/ago 14/ago 15/ago 16/ago 17/ago 18/ago 19/ago 20/ago 21/ago 22/ago CORREO 0,5281% 0,5336% 0,5285% 0,5515% 0,5788% 0,5774% 0,5559% 0,5156% 0,5149% 0,5224% 0,5444% 0,5638% 0,5655% 0,5829%

ALUGUEIS
Acumulado % at Maio INDICE FIPE IGP-DI AGP-M INPC Acumulado % at Junho INDICE FIPE IGP-DI AGP-M INPC TRIMESTRAL 0,77% -0,10% -0,32% 1,58% SEMESTRAL 1,92% -1,04% -1,24% 2,75% ANUAL 4,24% 0,76% 1,52% 4,94% TRIMESTRAL 1,05% -0,62% -0,96% 1,36% SEMESTRAL 1,96% -1,17% -1,27% 2,62% ANUAL 5,11% 2,99% 3,64% 5,45%

* Acumulado at maio reajusta aluguis e contratos a partir de junho, para pagamento em julho, para pagamento em julho, acumulado at junho reajusta a partir de julho, para pagamento em agosto.

FOLHA DO EMPRESRIO
Veja a crise financeira como uma oportunidade Ao contrrio de muitos cenrios pessimistas, esse momento de crise mundial pode se constituir em uma oportunidade para o empresrio brasileiro crescer. Basta que ele se renda verdadeiramente ao Senhor. Para isso, o empresrio deve deixar de lado o ambiente de facilidades, de levar vantagem em tudo. Nesse imprio de engano reina Mamom, que o senhor do pecado e do engano, o qual estimula o povo a gastar o que no tem, criando dvidas que no podem pagar. Para tirar proveito dessa crise devemos revisar nossos conceitos de administrar. O hbito de levar vantagem sobre os outros deve ser substitudo pelo ato de dividir suas posses, o lucro, com os mais necessitados. Devemos nesses tempos de crise financeira global aumentar nossas ofertas na casa do Senhor, fazer caridade aos necessitados, para que a Igreja possa cumprir seu papel de alimentar os pobres, as vivas e os rfos, segundo nos ensina a Palavra de Deus. Nesses momentos de crise devemos verdadeiramente nos render aos ps do Senhor nosso Deus e confiar nas suas palavras como est escrito: "Mas lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois ele que lhes d a capacidade de gerar riquezas." (Dt 8.18.) Nos tempos de crise devemos procurar ver a realidade como ela , sem deixar de sonhar. Tambm devemos ter a certeza de que a nossa realidade pode ser mudada pela verdade da Palavra de Deus. Devemos testar nossa capacidade de se adaptar nova situao, ter a coragem de tentar e arriscar, ter a capacidade de enfrentar o medo do desconhecido e, finalmente, usar a criatividade dada por Deus para inovar em nosso modo de ser, inovar em nossas empresas. No devemos nos conformar com a crise e passar pelo deserto apenas murmurando. Nos tempos de crise devemos nos preparar para alargar nossas tendas, buscar novos mercados e fazer novas parcerias. Ap. Luiz Mrio
INDICADORES ECONOMICOS
Informaes atualizadas at dia 23/julho/2009

INDICES
UFIR INCC-DI (FGV) UPC TAXA SELIC TJLP*
** Taxa ao ano

ANUAL jun-09 jul-09 AO ANO JUL. A SET. 2009

R$ 1,0641 0,70% R$ 21,78 9,25% 6%**

* TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo

MOEDAS
CMBIO E OURO DOLAR
Mercado Comercial Paralelo BH Turismo Mercado Turismo Compra (R$) R$ 1,8870 R$ 1,98 R$ 1,8470 Venda (R$) R$ 1,8889 R$ 2,040 R$ 2,0130 Venda (R$) R$ 2,8230

EURO
Compra (R$) R$ 2,6070

OURO
Data da cotao 16/07/2009

57,40 o grama

INFLAO (%)
INDICES INPC (IBGE) IPC/FIPE IGP-DI(FGV) IGP-M (FGV) IPCA (IPEAD) IPCA (IBGE) JUNHO 0,42 0,13 -0,32 -0,10 -0,05 0,36 ACUM. NO ANO 2,75 1,91 -1,04 -1,24 2,76 2,57 ACUM. EM 12 MESES 4,94 4,23 0,76 1,52 4,86 4,80

IMPOSTO DE RENDA
TABELA OFOCIAL DA RECEITA FEDERAL PARA CLCULO DO IR - Junho
BASE DE CALCULO (R$) ALQUOTA (%) PARCELA A DEDUZIR (R$)

At R$1.434,00 De R$1.434,01 a R$2.150,00 De R$2.150,01 a R$2.866,00 De R$2.866,01 a R$3.582,00 Acima de R$3.582,00

0% 7,5% 15,0% 22,5% 27,5%

Isento R$ 107,59 R$ 268,84 R$ 483,84 R$ 662,94

COMO CALCULAR:
1 - Deduza do rendimento bruto R$144,20 por dependente; 2 - A contribuio paga Previdncia no ms; 3 - Penso alimentar integral; 4 - E$1.434,59 para aposentados, pensionistas e transferidos para a reserva remunerada que tenham 65 anos ou mais. 5 - Do resultado, que a Base de Clculo, aplique a Alquota respectiva e subtraia a Parcela a deduzir, obtendo o valor a pagaar. A 4 quota do imposto de Renda das Pessoas Fisicas (IRPF) relativo ao ano-calendrio 2008, deve ser paga at 31 de julho, com acrscimo de 2,53%

IR - TAXA SELIC (Atraso*)

SE VOC EST PASSANDO POR PROBLEMAS EM SUA EMPRESA!!!

Ms de vencimento Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Juros devido em Julho*(%)

Ms de vencimento

Juros devido em Julho*(%) 5,20% 4,34% 3,77% 2,53% 1,76% 1,00%

11,69% Janeiro 10,67% Fevereiro 9,57% Maro 8,39% Abril 7,37% Maio 6,25% Junho

(*) Incide sobre o valor nominal do dbito. H, ainda, multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% sobre o valor nominal

SE VOC EST BEM NA SUA EMPRESA!!!

CONTRIBUIO AO INSS
Competencia: Junho (*) AUTNOMO, EMPREGADOR E FACULTATIVO TRABALHADOR ASSALARIADO
Salrio-de-contribuo (R$) At R$965,67 Alquotas (%) 8% 9% 11%

AUTNOMO
Se s recebe de pessoas fisicas: recolhe, por carn, 20% sobre o que recebe, respeitando o mnimo de R$465,00(R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$354,07). A empresa recolhe por meio de GPS.

De R$965,68 a at R$1.609,90 De R$1.609,46 a at R$3.218,90

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA REUNIO DE EMPRESRIOS E EMPREENDEDORES.

(*) Empresas tm prazo para recolher at 20/07 e as pessoas, at 15/07. A partir desses vencimentos h multa de 4% a 100%, conforme o atraso, e mais juros Selic, sendo 1% no ms do vencimento e 1% no ms do Recolhe, por carn, sobre R$465,00(R$51,15), mas s pagamento.

AUTNOMO ESPECIAL

poder se aposentar por idade.

FTGS Crdito no dia10/07/2009 0,003123%(**)

FACULTATIVO
Contribui com 20% sobre qualquer valor entre o mnimo de R$465,00 (R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$643,78), por meio de carn.

(**) Contas com juros anuais de 3%. Corresponde 0,0352% de TR mais 0,246627% de juros.

SALRIO - FAMLIA JUNHO Salrio at R$500,00 Salrio de R$500,00 at R$752,12 Fonte : INSS R$ 25,66 R$ 18,08

EMPRESRIO
Contribui com 11% sobre o pr-labore, variando de R$465,00 (R$51,15) a R$3.218,90 (R$354,07), por meio de GPS.

SEGUNDA-FEIRA 19h30 NO TEMPLO PRINCIPAL

EMPREGADOS DOMSTICOS ENTIDADE Empregado Empregador Total ALIQUOTAS (%) 8 a 11 12 20 a 23 MINIMO R$ (1) R$ 37,20 R$ 55,80 R$ 93,00 MAXMO R$ (2) R$ 354,07 R$ 386,26 R$ 740,33

POUPANA (% dia)
DATA 25/jul 26/jul 27/jul 28/jul 29/jul 30/jul 01/ago 02/ago 03/ago 04/ago 05/ago 06/ago 07/ago 08/ago Maio/Junho CORREO 0,5449% 0,5282% 0,5213% 0,5449% No h No h 0,6056% 0,5822% 0,5394% 0,5388% 0,5622% 0,5848% 0,5752% 0,5867% DATA 09/ago 10/ago 11/ago 12/ago 13/ago 14/ago 15/ago 16/ago 17/ago 18/ago 19/ago 20/ago 21/ago 22/ago CORREO 0,5281% 0,5336% 0,5285% 0,5515% 0,5788% 0,5774% 0,5559% 0,5156% 0,5149% 0,5224% 0,5444% 0,5638% 0,5655% 0,5829%

ALUGUEIS
Acumulado % at Maio INDICE FIPE IGP-DI AGP-M INPC Acumulado % at Junho INDICE FIPE IGP-DI AGP-M INPC TRIMESTRAL 0,77% -0,10% -0,32% 1,58% SEMESTRAL 1,92% -1,04% -1,24% 2,75% ANUAL 4,24% 0,76% 1,52% 4,94% TRIMESTRAL 1,05% -0,62% -0,96% 1,36% SEMESTRAL 1,96% -1,17% -1,27% 2,62% ANUAL 5,11% 2,99% 3,64% 5,45%

* Acumulado at maio reajusta aluguis e contratos a partir de junho, para pagamento em julho, para pagamento em julho, acumulado at junho reajusta a partir de julho, para pagamento em agosto.

FOLHA DO EMPRESRIO
Veja a crise financeira como uma oportunidade Ao contrrio de muitos cenrios pessimistas, esse momento de crise mundial pode se constituir em uma oportunidade para o empresrio brasileiro crescer. Basta que ele se renda verdadeiramente ao Senhor. Para isso, o empresrio deve deixar de lado o ambiente de facilidades, de levar vantagem em tudo. Nesse imprio de engano reina Mamom, que o senhor do pecado e do engano, o qual estimula o povo a gastar o que no tem, criando dvidas que no podem pagar. Para tirar proveito dessa crise devemos revisar nossos conceitos de administrar. O hbito de levar vantagem sobre os outros deve ser substitudo pelo ato de dividir suas posses, o lucro, com os mais necessitados. Devemos nesses tempos de crise financeira global aumentar nossas ofertas na casa do Senhor, fazer caridade aos necessitados, para que a Igreja possa cumprir seu papel de alimentar os pobres, as vivas e os rfos, segundo nos ensina a Palavra de Deus. Nesses momentos de crise devemos verdadeiramente nos render aos ps do Senhor nosso Deus e confiar nas suas palavras como est escrito: "Mas lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois ele que lhes d a capacidade de gerar riquezas." (Dt 8.18.) Nos tempos de crise devemos procurar ver a realidade como ela , sem deixar de sonhar. Tambm devemos ter a certeza de que a nossa realidade pode ser mudada pela verdade da Palavra de Deus. Devemos testar nossa capacidade de se adaptar nova situao, ter a coragem de tentar e arriscar, ter a capacidade de enfrentar o medo do desconhecido e, finalmente, usar a criatividade dada por Deus para inovar em nosso modo de ser, inovar em nossas empresas. No devemos nos conformar com a crise e passar pelo deserto apenas murmurando. Nos tempos de crise devemos nos preparar para alargar nossas tendas, buscar novos mercados e fazer novas parcerias. Ap. Luiz Mrio
INDICADORES ECONOMICOS
Informaes atualizadas at dia 23/julho/2009

INDICES
UFIR INCC-DI (FGV) UPC TAXA SELIC TJLP*
** Taxa ao ano

ANUAL jun-09 jul-09 AO ANO JUL. A SET. 2009

R$ 1,0641 0,70% R$ 21,78 9,25% 6%**

* TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo

MOEDAS
CMBIO E OURO DOLAR
Mercado Comercial Paralelo BH Turismo Mercado Turismo Compra (R$) R$ 1,8870 R$ 1,98 R$ 1,8470 Venda (R$) R$ 1,8889 R$ 2,040 R$ 2,0130 Venda (R$) R$ 2,8230

EURO
Compra (R$) R$ 2,6070

OURO
Data da cotao 16/07/2009

57,40 o grama

INFLAO (%)
INDICES INPC (IBGE) IPC/FIPE IGP-DI(FGV) IGP-M (FGV) IPCA (IPEAD) IPCA (IBGE) JUNHO 0,42 0,13 -0,32 -0,10 -0,05 0,36 ACUM. NO ANO 2,75 1,91 -1,04 -1,24 2,76 2,57 ACUM. EM 12 MESES 4,94 4,23 0,76 1,52 4,86 4,80

IMPOSTO DE RENDA
TABELA OFOCIAL DA RECEITA FEDERAL PARA CLCULO DO IR - Junho
BASE DE CALCULO (R$) ALQUOTA (%) PARCELA A DEDUZIR (R$)

At R$1.434,00 De R$1.434,01 a R$2.150,00 De R$2.150,01 a R$2.866,00 De R$2.866,01 a R$3.582,00 Acima de R$3.582,00

0% 7,5% 15,0% 22,5% 27,5%

Isento R$ 107,59 R$ 268,84 R$ 483,84 R$ 662,94

COMO CALCULAR:
1 - Deduza do rendimento bruto R$144,20 por dependente; 2 - A contribuio paga Previdncia no ms; 3 - Penso alimentar integral; 4 - E$1.434,59 para aposentados, pensionistas e transferidos para a reserva remunerada que tenham 65 anos ou mais. 5 - Do resultado, que a Base de Clculo, aplique a Alquota respectiva e subtraia a Parcela a deduzir, obtendo o valor a pagaar. A 4 quota do imposto de Renda das Pessoas Fisicas (IRPF) relativo ao ano-calendrio 2008, deve ser paga at 31 de julho, com acrscimo de 2,53%

IR - TAXA SELIC (Atraso*)

SE VOC EST PASSANDO POR PROBLEMAS EM SUA EMPRESA!!!

Ms de vencimento Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Juros devido em Julho*(%)

Ms de vencimento

Juros devido em Julho*(%) 5,20% 4,34% 3,77% 2,53% 1,76% 1,00%

11,69% Janeiro 10,67% Fevereiro 9,57% Maro 8,39% Abril 7,37% Maio 6,25% Junho

(*) Incide sobre o valor nominal do dbito. H, ainda, multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% sobre o valor nominal

SE VOC EST BEM NA SUA EMPRESA!!!

CONTRIBUIO AO INSS
Competencia: Junho (*) AUTNOMO, EMPREGADOR E FACULTATIVO TRABALHADOR ASSALARIADO
Salrio-de-contribuo (R$) At R$965,67 Alquotas (%) 8% 9% 11%

AUTNOMO
Se s recebe de pessoas fisicas: recolhe, por carn, 20% sobre o que recebe, respeitando o mnimo de R$465,00(R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$354,07). A empresa recolhe por meio de GPS.

De R$965,68 a at R$1.609,90 De R$1.609,46 a at R$3.218,90

VENHA FAZER PARTE DA NOSSA REUNIO DE EMPRESRIOS E EMPREENDEDORES.

(*) Empresas tm prazo para recolher at 20/07 e as pessoas, at 15/07. A partir desses vencimentos h multa de 4% a 100%, conforme o atraso, e mais juros Selic, sendo 1% no ms do vencimento e 1% no ms do Recolhe, por carn, sobre R$465,00(R$51,15), mas s pagamento.

AUTNOMO ESPECIAL

poder se aposentar por idade.

FTGS Crdito no dia10/07/2009 0,003123%(**)

FACULTATIVO
Contribui com 20% sobre qualquer valor entre o mnimo de R$465,00 (R$93,00) e o mximo de R$3.218,90 (R$643,78), por meio de carn.

(**) Contas com juros anuais de 3%. Corresponde 0,0352% de TR mais 0,246627% de juros.

SALRIO - FAMLIA JUNHO Salrio at R$500,00 Salrio de R$500,00 at R$752,12 Fonte : INSS R$ 25,66 R$ 18,08

EMPRESRIO
Contribui com 11% sobre o pr-labore, variando de R$465,00 (R$51,15) a R$3.218,90 (R$354,07), por meio de GPS.

SEGUNDA-FEIRA 19h30 NO TEMPLO PRINCIPAL

EMPREGADOS DOMSTICOS ENTIDADE Empregado Empregador Total ALIQUOTAS (%) 8 a 11 12 20 a 23 MINIMO R$ (1) R$ 37,20 R$ 55,80 R$ 93,00 MAXMO R$ (2) R$ 354,07 R$ 386,26 R$ 740,33

POUPANA (% dia)
DATA 25/jul 26/jul 27/jul 28/jul 29/jul 30/jul 01/ago 02/ago 03/ago 04/ago 05/ago 06/ago 07/ago 08/ago Maio/Junho CORREO 0,5449% 0,5282% 0,5213% 0,5449% No h No h 0,6056% 0,5822% 0,5394% 0,5388% 0,5622% 0,5848% 0,5752% 0,5867% DATA 09/ago 10/ago 11/ago 12/ago 13/ago 14/ago 15/ago 16/ago 17/ago 18/ago 19/ago 20/ago 21/ago 22/ago CORREO 0,5281% 0,5336% 0,5285% 0,5515% 0,5788% 0,5774% 0,5559% 0,5156% 0,5149% 0,5224% 0,5444% 0,5638% 0,5655% 0,5829%

ALUGUEIS
Acumulado % at Maio INDICE FIPE IGP-DI AGP-M INPC Acumulado % at Junho INDICE FIPE IGP-DI AGP-M INPC TRIMESTRAL 0,77% -0,10% -0,32% 1,58% SEMESTRAL 1,92% -1,04% -1,24% 2,75% ANUAL 4,24% 0,76% 1,52% 4,94% TRIMESTRAL 1,05% -0,62% -0,96% 1,36% SEMESTRAL 1,96% -1,17% -1,27% 2,62% ANUAL 5,11% 2,99% 3,64% 5,45%

* Acumulado at maio reajusta aluguis e contratos a partir de junho, para pagamento em julho, para pagamento em julho, acumulado at junho reajusta a partir de julho, para pagamento em agosto.

You might also like