You are on page 1of 15

Diversidade epistemolgica e Incluso social: apontamentos pragmaticistas para uma viso de mundo ps-abissal

Aluno-autor: Bruno Cardoso de Melo o.bruno.c@gmail.com Bolsista PIBIC/CNPQ Orientadora: Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez Faculdade de Filosofia e Cincias, Departamento de Filosofia, Campus Marlia

Objetivos
1) Analisar o seguinte problema:

Que critrios epistmicos podem ser estabelecidos na pesquisa cientifica que possibilitem a incluso social?
2) Discutir a concepo de Santos (2007) sobre a ecologia dos saberes, no contexto da pesquisa de iniciao cientfica

Proposta de anlise

a) analisar o papel epistemolgico da diversidade de hbitos culturais, apoiados na hiptese da ecologia dos saberes, desenvolvida por Santos (2007);

b) elaborar uma interface entre a ecologia de saberes e elementos do pragmatismo, no que diz respeito gnese e desenvolvimento de hbitos de conduta na cincia.

O Pensamento Abissal
Trata-se de um sistema de distines visveis e invisveis, sendo que as invisveis
fundamentam as visveis.

Est fundado em uma dicotomia: de um lado, o pensamento ocidental caracterizado


sob um lado visvel, de herana colonizadora, possuindo por excelncia uma matriz epistmica cientificista e legalista.

[...] a zona colonial por excelncia o universo das crenas e dos comportamentos
incompreensveis que de forma alguma podem considerar-se conhecimento, estando, por isso, para alm do verdadeiro e do falso. (SANTOS, 2007, 73)

Ilustrao do pensamento abissal

Invisveis
Apropriao/violncia A-legal Saberes: crenas, magia, idolatria, experincias baseadas somente na subjetividade

Visveis

<---- abscissas
Regulao/emancipao Legal-ilegal Asseres: falsas ou verdadeiras

Incluso social e incluso epistmica

A injustia social global est[...] intimamente ligada injustia cognitiva global. A luta pela justia social global deve, por isso, ser tambm uma luta pela justia cognitiva global [...] esta luta exige um novo pensamento, um pensamento ps-abissal. (SANTOS, 2007, p.77).

Epistemologias do Sul
emergem da inteno de uma sada que alterne conhecimentos e

intervenes humanas suprimidas por uma nica viso de mundo; povos colonizados caracterizando-os como subjetivos ou como matria prima para investigaes cientficas. habitantes locais como guias e de mitos e cerimnias locais como instrumento de converso, pilhagem de conhecimentos indgenas sobre a biodiversidade, enquanto a violncia exercida atravs da proibio do uso das lnguas prprias em espao pblicos, da adoo forada de nomes cristos, da converso e destruio de smbolos e lugares de culto e de todas as formas de discriminao cultural e racial. (SANTOS, 2007, p. 75)

diametralizam o outro lado da linha que diferencia os saberes dos

No domnio do conhecimento, a apropriao vai desde o uso de

Rumo ao pensamento ps-abissal: A Ecologia de saberes (ES)


Segundo a proposta de SANTOS (2007) a ES objetiva despolarizar as linhas abissais.

[...] se funda no reconhecimento da pluralidade de conhecimentos


heterogneos (sendo um deles a cincia moderna) e em interaes sustentveis e dinmicas sem comprometer a autonomia de cada tipo de saber (p. 79)

[...] a compreenso do mundo excede largamente a compreenso ocidental


do mundo; a nossa compreenso da globalizao muito menos global que a prpria globalizao (p.84)

Na ecologia dos saberes conhecimento e ignorncia so interdependentes: Dada


esta interdependncia, a aprendizagem de certos conhecimento pode envolver o esquecimento de outros, e, em ltima instancia, a ignorncia destes. (SANTOS 2007, p. 87)

Perguntas constantes e respostas incompletas:


A ecologia de saberes capacita-nos para uma viso mais abrangente daquilo que conhecemos, bem como do que desconhecemos, e tambm, nos previne para aquilo que no sabemos ignorncia nossa, no ignorncia em geral (SANTOS, 2007, 94).

Aproximao da Ecologia dos saberes & Pragmatismo


Que critrios epistmicos so fornecidos na incluso social?
1) Mxima pragmtica: [...] a totalidade do significado de uma concepo constitui-se na totalidade de suas conseqncias prticas concebveis (CP 5.9) 2) Garantir (atravs do critrio 1) a verdade de um conceito mediante a experincia possvel constituda na relao com a alteridade do objeto que se procura relacionar.

Contexto interno da Cincia


Cincia entendida como Modo de vida falibilista:

um modo de vida cujo nico propsito vital seja encontrar a verdade real, que persiga
este propsito com um mtodo bem considerado, fundado sobre uma familiaridade completa com resultados cientficos j assegurados por outros, conforme possam estar disponveis;

que busca a cooperao na esperana de que a verdade possa ser encontrada, se no por
qualquer dos investigadores efetivos, ultimamente por aqueles que vierem depois deles e que devero fazer uso de seus resultados. (CP 7.54)

Consideraes Finais
Julgamos que as contribuies do pragmatismo, para a explicitao de um critrio epistmico de incluso social, podem ser assim sumarizadas:

1) uma viso de mundo, no plano epistemolgico, que contemple a diversidade


cultural indicando possveis ajustes da cincia ao pensamento ps-abissal;

2) respeito diversidade dos hbitos expressos na conduta de diferentes povos; 3) uma co-existncia harmnica entre as teses epistemolgicas ocidentais e os
saberes cultivados pelas epistemologias do sul.

4) reconhecimento e delimitao razovel do espectro de significao de cada saber a partir da compreenso da alteridade das condutas que possuem formas especficas de constituio de determinado saber;

5) Ateno ao que fundamenta nossas concepes de mundo e de seus possveis pressupostos de origem colonizadora. "A essncia da crena a criao de um hbito; e diferentes crenas distinguem-se pelos diferentes modos de ao a que do origem." Peirce (CP 5.398)

Obrigado!

Referncias

PEIRCE, C. S. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Electronic edition. Vols. I-VI. (Eds.) Hartshorne, C & Weiss, P. (1958). Vols. VII-VIII. (Ed.) Burks, A. W. Charlottesville: Intelex Corporation.Cambridge: Harvard University.

SANTOS, B. Sousa. Para alm do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. - CEBRAP, So Paulo, n. 79, Nov. 2007
IBRI, Ivo A. As consequncias de consequncias prticas no pragmatismo de C.S. Peirce. Cognitio, So Paulo, v. 01, p. 30-37, 2000.

You might also like