You are on page 1of 32

SOBRE A ESTRUTURA EXPOSITIVA DO PRIMEIRO LIVRO DE O CAPITAL, UM ESTUDO

Amaro de Oliveira Fleck

Resumo: O primeiro livro de O Capital uma exposio crtica do funcionamento lgico do processo capitalista, processo este que molda as sociedades ocidentais modernas. Partindo da categoria mercadoria, a forma elementar da sociedade capitalista, mas tambm a mais abstrata, a que possui menos determinaes, Marx desdobra as demais categorias essenciais ao processo capitalista, tais como valor, trabalho abstrato, maisvalia, capital, dentre outros, at conseguir reproduzir conceitualmente a realidade capitalista, isto , reconstruir o objeto pesquisado de tal modo que este se torne inteligvel. Palavras-Chave: Karl Marx; O Capital; Dialtica; Mercadoria; Valor.

Abstract: The first book of Capital is a critic exposition of the logical operating of the capitalists process, process that mold the occidental modern society. Starting with the category of commodity, which is the elementary form of capitalist society, but at the same time also the most abstract category, which is the less determined, Marx unfolds the other categories essential to the capitalist process such as value, abstract labor, capital, among others, in order to reproduce conceptually the capitalist reality, i.e., to reconstruct and make intelligible the object of his theory. Keywords: Karl Marx; Capital; Dialectics; Commodity; Value.

Doutorando na rea de tica e Filosofia Poltica do PPGF da UFSC. Bolsista CAPES.

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

Introduo O Capital tem como uma de suas finalidades principais expor o modo de funcionamento da lgica capitalista, que mais do que apenas um modo de produo, uma forma de organizao social. Para atingir este objetivo Marx desenvolve um caminho que parte das categorias mais abstratas em direo das mais concretas, do que dado como imediato para aquilo que passa por mediaes e, portanto, no visvel ou imediatamente aparente. As transies de uma categoria para outra, assim como as de uma esfera para outra, tem por meta reconstituir no pensamento a totalidade do sistema capitalista, no no sentido de que nada lhe escapa, mas de apreender sua lgica interna, seu modo de funcionamento. Por isso, estas transies s so justificadas no final do argumento, por sua capacidade de reproduo conceitual do mundo, e no no momento em que elas ocorrem 1 . Parte-se assim da mercadoria, passa-se pelo dinheiro e chega-se ao capital. Inicia-se a anlise com o modo de troca mais difundido na sociedade capitalista (a circulao simples), para depois mostrar que este modo de troca s se difundiu de tal maneira por causa de uma troca qualitativamente diferente (a circulao capitalista), que s pode ser explicada se analisada tambm a prpria produo de mercadorias na forma como ocorre dentro desta sociedade (a produo capitalista); por fim, a anlise das distintas trocas e da produo em seu movimento contnuo, e no isoladamente, que permitir uma compreenso geral da totalidade social (a reproduo capitalista). Proponho, portanto, que se divida em trs camadas a argumentao do primeiro livro de O Capital: a circulao, que agrupa a forma simples e a especificamente capitalista; a produo capitalista e a reproduo capitalista 2 . Passo agora a anlise de cada uma delas.
1

O ponto de uma teoria dialtica das categorias a reconstruo sistemtica das determinaes que fazem uma totalidade dada inteligvel. isto o que permite as justificaes para trs, ou seja, justifica um movimento para a prxima categoria sobre os fundamentos de que isto necessrio para chegar a um ponto final que torne o objeto de investigao inteligvel. Smith, The Logic of Marxs Capital, p. 91. Traduo minha. Sigo aqui, unicamente em relao diviso em trs camadas, o esquema do timo comentrio de Ruy Fausto, Marx: lgica e poltica, mas com uma diferena: Fausto divide em circulao simples, produo do capital e reproduo do capital; eu denomino a primeira camada de circulao, pois ela inclui tanto a circulao simples quanto a capitalista. Christopher Arthur traa a mesma diviso que eu, a nica diferena que chama de acumulao a parte que denomino reproduo. Mas no fica claro se est pensando nos trs livros de O Capital ou se tambm s est falando em relao ao primeiro, como aqui o fao. Cf. The New Dialectic and Marxs Capital, p. 108.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

30

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

1. A circulao A circulao analisada nas duas primeiras sees (e, portanto, nos quatro primeiros captulos) de O Capital, nas quais Marx investiga a troca de mercadorias em suas distintas formas, assim como as categorias bsicas indispensveis para esta ocorrer. A circulao subdividida na circulao simples, onde a troca analisada aquela realizada entre dois proprietrios de mercadorias que intercambiam visando satisfao de suas necessidades; e a circulao capitalista, na qual se analisa um tipo particular de troca, aquela na qual o capitalista compra a fora de trabalho, uma mercadoria sui generis, e almeja a valorizao de seu capital.

1.1 A circulao simples A circulao simples analisada nas trs primeiras subsees do primeiro captulo de O Capital e, grosso modo, uma pr-apresentao das categorias bsicas que iro se desdobrar ao longo do livro (e do sistema capitalista), alm de apresentar a anlise do tipo de troca que a mais comum nas sociedades capitalistas, a troca de uma mercadoria por outra, ou a troca entre mercadoria e dinheiro, mas que no a mais importante, no aquela que faz esta sociedade receber este adjetivo. A Marx apresenta a mercadoria, a forma elementar da sociedade capitalista, cuja anlise revelar a totalidade desta forma social, e seus componentes, o valor de uso e o valor, que so gerados por trabalho e trabalho abstrato e que compe, por sua vez, uma riqueza e uma riqueza abstrata; alm disso, o autor mostra como se desenvolve o dinheiro, um valor de troca autnomo que no necessita do corpo das mercadorias e que permite a expanso da importncia social do intercmbio e, por fim, analisa a operao da troca de equivalentes.

A mercadoria como ponto de partida A mercadoria o ponto de partida para a exposio da sociedade capitalista por se tratar de sua forma elementar, isto , por conter in nuce todas as determinaes do capitalismo. Toda a teoria de O Capital vai ser um desdobramento das categorias nela contidas. Porm h uma circularidade neste ponto de partida. Por um lado, a mercadoria resultado da produo capitalista, por outro, sua premissa. A mercadoria existe h

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

31

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

alguns milhares de anos e, se aceitarmos a datao de Marx, o capitalismo h apenas cinco sculos. Para o capitalismo surgir foi necessrio que as trocas de mercadorias se encontrassem em um estgio avanado, desenvolvido, que as limitaes expanso do mercado estivessem, ao menos parcialmente, dissolvidas. Mas no como a premissa do capitalismo que Marx analisa a mercadoria, e sim como esta se d no capitalismo, como resultado da produo capitalista. O que interessa a Marx a forma como as pessoas se relacionam socialmente, com outras pessoas, e no tanto com as coisas ou mesmo com os produtos de seus trabalhos. A questo que, no capitalismo, a interao social acontece atravs da troca de mercadorias, sendo a mercadoria a mediadora social por excelncia; uma funo que esta categoria no possua quando ocupava um lugar marginal na sociedade, como em todas as sociedades pr-capitalistas 3 . O importante a ressaltar que, j no comeo da circulao simples, Marx est analisando o interior da sociedade capitalista e no contando a sua gnese, o que de certo modo ele vai fazer em alguns dos captulos finais de sua obra. A mercadoria possui uma importncia to central nestas sociedades que a sua anlise permite desvendar a prpria lgica do capital, tornar inteligvel, se no toda a sociedade capitalista, ao menos o que a pe em movimento. Mas o que uma mercadoria? A mercadoria um produto, realizado por trabalho humano, que trocada por outra mercadoria ou por dinheiro. o fato de ser trocada, intencional ou acidentalmente, que faz do produto do trabalho uma mercadoria. A mercadoria s existe se h troca de equivalentes e h troca de equivalentes quando existe mercadoria, estes so os dois temas centrais da circulao simples. Por uma questo de praticidade analisarei ambas em separado, embora no texto marxiano elas apaream entrelaadas.

A anlise da troca de equivalentes Marx inicia a sua investigao em O Capital tratando do problema mais bsico e fundamental da pretensa cincia que em sua poca era denominada economia poltica e que hoje chamada puramente de economia, a saber, como possvel a troca de equivalentes? Esta certamente no uma pergunta fcil de ser respondida, pois se trata

Marx especifica esta diferena em As mercadorias como produto do capital, parte final do Captulo VI indito de O Capital.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

32

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

justamente de comparar duas coisas distintas, mas no apenas compar-las como equacion-las, dizer quanto de uma vale quanto de outra. Para conseguir tal proeza preciso buscar um elemento comum a todas as mercadorias, algo a que elas possam ser reduzidas e que permita a sua quantificao. O nico elemento possvel para realizar esta reduo j bem conhecido pelos economistas polticos, o trabalho. Toda mercadoria feita pelo trabalho, e este pode ser mensurado pelo tempo. O que se troca, portanto, o tempo de trabalho que se gastou para a fabricao dos produtos intercambiados, por exemplo, duas horas de trabalho do alfaiate, materializados num casaco, so trocveis por duas horas de trabalho de marceneiro, objetificados numa mesa. Se Marx tivesse concludo sua investigao aqui, estaria de acordo com Smith e com Ricardo, e poderia ser classificado como um dos economistas que defende a teoria do valor trabalho, mas este no foi o caso 4 . Marx sabe que os trabalhos, assim como as mercadorias, no so eles mesmos iguais entre si, deixando a questo anterior mais ou menos no mesmo nvel de dificuldade. Ora, assim como no se pode comparar uma mesa e um casaco para conseguir coloc-las numa equao, a no ser as reduzindo a um terceiro termo comum, tampouco se consegue comparar o trabalho do alfaiate e o do marceneiro, pois consistem em duas atividades completamente distintas, e para tal necessrio uma segunda reduo. As mercadorias j foram reduzidas a um elemento comum, a trabalho despendido em sua fabricao, mas este elemento comum ainda no comum o suficiente, os trabalhos so distintos uns dos outros e necessitam ser igualados. O que comum a todos os trabalhos? Apesar de atividades produtivas qualitativamente diversas (...) so (...) dispndio produtivo de crebro, msculo, nervo, mo humanos 5 , o que os distintos trabalhos tm de semelhante que so todos um gasto fisiolgico de energia, uma mesma objetividade fantasmagrica, uma mera gelatina de trabalho humano indiferenciado, isto , o dispndio de fora de trabalho humano sem ter em vista a forma de seu dispndio 6 . Este trabalho desprovido de suas qualidades, reduzido a sua dimenso material fisiolgica, denominado trabalho abstrato e esta categoria a
4

5 6

Diversos comentadores, marxistas ou no, consideram erroneamente que Marx um defensor da teoria do valor trabalho. Um exemplo Giannotti, que afirma que Marx se apropria do conceito ricardiano de valor, cf. Marx: alm do marxismo, p. 82. Uma boa discusso sobre o tema, mostrando Marx como crtico desta teoria, est em Belluzzo, Valor e capitalismo e Grespan, Marx, crtico da teoria clssica do valor. Marx, A mercadoria (1 captulo da 2 edio de O Capital), p. 27. Marx, A mercadoria (1 captulo da 2 edio de O Capital), p. 18.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

33

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

substncia do valor, isto , aquilo que ser medido e equiparado com as demais mercadorias. Esta substncia medida pelo tempo, pela quantidade de horas que foram necessrias para a confeco de determinada mercadoria. Este tempo no imediatamente o do produtor individual, mas sim o tempo socialmente necessrio para produzi-la, isto , uma mdia do tempo que gasto, em uma sociedade e com um determinado desenvolvimento dos meios de produo. O tempo socialmente necessrio despendido ento a magnitude do valor. interessante salientar que tambm este tempo abstrato embora o prprio Marx no chegue a qualific-lo assim -, pois no se trata do tempo concreto, qualitativo, da durao de fenmenos naturais ou sociais, mas sim de um tempo mecnico, newtoniano, sem qualidades, que abstrado dos eventos 7 . Mesmo com esta dupla reduo reduo de todas as qualidades distintas das mercadorias ao fato de serem realizadas por trabalho, reduo de todas as qualidades distintas dos trabalhos a um mero dispndio fisiolgico de energia que comum a todos h um problema insolvel a respeito de como equiparar as distintas mercadorias, que pode ser assim expresso: Na troca de mercadorias, que no mais do que o intercmbio de tempo de trabalho, quando, por exemplo, um alfaiate troca o produto de seu trabalho pelo produto de trabalho de um marceneiro eles raramente consideram os seus dispndios fisiolgicos como iguais, isto , ao mesmo tempo em que eles abolem todas as diferenas de seus trabalhos para conseguirem express-los em meros valores de troca, eles resistem a abolir estas mesmas diferenas e consideram um dispndio mais valioso do que outro, a hora do alfaiate mais valiosa do que a hora do marceneiro, trocando na verdade o produto de uma hora pelo produto de duas. Mesmo esta reduo de todos os distintos trabalhos a trabalho indiferenciado necessita computar questes como destreza, preparao, experincia, e diversos outros itens, a fim de no igualar a hora de trabalho de um qualificado e habilidoso alfaiate com a mesma de um tosco e inexperiente marceneiro, por exemplo. Mas se justamente os trabalhos tornaram-se equiparveis atravs da reduo das diferenas a uma igualdade abstrata, como agora inserir na prpria abstrao as distines qualitativas? Marx responde que: as diversas propores em que os diversos tipos de trabalho so

Esta observao j se encontra em Lukcs, conferir: A reificao e a conscincia do proletariado, em Histria e conscincia de classe. Postone dedica um captulo de seu magistral Time, Labor and Social Domination ao assunto, mostrando como surge esta categoria (tempo abstrato) historicamente.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

34

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

reduzidos a trabalho simples, como a sua unidade de medida, estabelecem-se por um processo social s costas dos produtores, e parecem a eles da como dados pelo costume 8 . Esta passagem crucial por dois aspectos: o primeiro que o autor considera como insolvel o problema principal da circulao simples, de como possvel equiparar duas mercadorias, pois mesmo que sejam feitas as devidas redues a prpria relao entre os trabalhos permanece sendo como dada pelo costume, de um modo inconsciente aos que participam do intercmbio. Marx, portanto, no considera possvel, racionalmente, trocar duas coisas distintas como se fossem equivalentes. Disto decorre que a troca cotidiana de mercadorias s possvel atravs de um processo irracional, fetichista 9 . O segundo aspecto levantado pela citao acima referida o surgimento de um processo que se desenvolve por trs dos indivduos, que no controlado por eles e que, justamente, os domina.

A anlise da mercadoria Como dito anteriormente, a mercadoria o ponto inicial da anlise de O Capital e constitui a pea chave para entender o sistema capitalista. Isto no significa que a mercadoria seja exclusiva deste sistema, mas apenas que esta ocupa dentro deste um papel protagonista que no ocupava, por exemplo, no mundo feudal. preciso, portanto, analis-la. A mercadoria todo o produto do trabalho humano que trocado por outro. Este produto pode ser feito intencionalmente para a troca, como ocorre nos mercados j desenvolvidos, ou pode ser trocado meio acidentalmente, como ocorre naqueles pouco desenvolvidos. Se o produto trocado por que o comprador o deseja, e se o deseja, porque satisfaz uma necessidade, seja do estmago ou da fantasia. Esta propriedade de satisfazer desejos a utilidade do produto, ou o que os economistas convencionaram denominar valor de uso. O valor de uso tanto uma propriedade das mercadorias quanto dos demais produtos que no so trocados, e, portanto, no isto que faz de um produto uma mercadoria.

8 9

Marx, A mercadoria (1 captulo da 2 edio de O Capital), p. 28. Isto no quer dizer que o costume irracional, nem que a troca de mercadorias irracional porque somente baseada em um costume, afirmao esta que resulta falsa, ao menos no que se refere obra marxiana. O que Marx afirma que os participantes do intercmbio aceitam a regulao dos valores de seus produtos como se estas fossem oriundas do costume ou da tradio, no participando ativamente na sua determinao. O intercmbio fetichista por dotar a mercadoria de poderes sobrenaturais, e tal intercmbio fetichista irracional por no estar baseado em deliberaes conscientes e autnomas de seus participantes.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

35

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

O que a mercadoria possui, e os demais produtos no, valor, uma propriedade suprassensvel que torna possvel comensurar as mercadorias entre si. O valor, sendo metafsico, precisa manifestar-se sempre em outro corpo, denominado valor de troca. A mercadoria a unidade destas duas propriedades, valor de uso e valor. O que cria o valor de uso o trabalho que altera alguma matria, mas sempre um trabalho determinado; o trabalho de um alfaiate produz um casaco, este casaco possui tanto valor de uso, a capacidade deste de esquentar e embelezar o seu possuidor, quanto valor, produto do mesmo trabalho, mas visto sob outra perspectiva. O valor o que permite comparar uma mercadoria com outra, o que feito atravs de duas redues: primeiro, reduz-se as diferentes qualidades das mercadorias para v-las somente como objetificaes de trabalho; e segundo, reduz-se as diferenas qualitativas dos trabalhos ao que todos tm em comum, ser mero gasto fisiolgico de energia. este trabalho indiferenciado, ao qual Marx denominou trabalho abstrato, que cria o valor. Um mero produto tem apenas valor de uso, feito apenas por um trabalho concreto, determinado, qualificado, e a pessoa que o possui rica no sentido de poder se satisfazer com ele, de utiliz-lo. J a mercadoria caracterizada por uma natureza bipartida, um carter dual, ela tanto valor de uso quanto valor, feita tanto por trabalho quanto por trabalho abstrato. Tambm a riqueza que produzida atravs das mercadorias dupla, por um lado, riqueza, ou riqueza material, que consiste no usufruto dos bens, na utilizao deles; por outro lado, riqueza abstrata, uma determinada quantidade de valor, que pode ou no ser convertido em riqueza material atravs de atos de compra. Possuir dois casacos riqueza material, ter 80 reais riqueza abstrata. fundamental compreender este aspecto dual da mercadoria, por que uma esfera no convive harmonicamente com a outra, mas ao contrrio, antagonicamente, contraditoriamente. A primeira apario deste antagonismo ocorre no momento em que Marx analisa a forma de valor simples, onde uma mercadoria diretamente equiparada com outra (ex. 2 casacos = 1 mesa), e na qual uma aparece apenas como forma de valor relativa (no exemplo acima os casacos), valor de troca, enquanto que a outra se manifesta unicamente como forma de valor equivalente (a mesa), valor de uso. A mercadoria ela mesma valor de uso e valor, mas s pode ser um a cada vez. Quem troca dois casacos por uma mesa no desfruta da utilidade dos casacos, mas somente da mesa, e utiliza o valor de troca dos casacos somente para conseguir o usufruto da mesa, e enquanto utilizar este bem no poder usar o seu valor de troca. Cito Marx: A forma
P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0 36

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

de valor relativa e a forma equivalente so momentos inseparveis, pertencentes um ao outro, reciprocamente condicionantes, mas simultaneamente momentos excludentes um do outro, ou opostos, isto , polos da mesma expresso de valor 10 . Esta oposio vai tornar-se uma contradio, no sentido preciso que Marx afirma no terceiro captulo:
Viu-se que o processo de troca das mercadorias encerra relaes contraditrias e mutuamente exclusivas. O desenvolvimento da mercadoria no suprime essas contradies, mas gera a forma dentro da qual elas podem mover-se. Esse , em geral, o mtodo com o qual contradies reais se resolvem. uma contradio, por exemplo, que um corpo caia constantemente em outro e, com a mesma constncia, fuja dele. A elipse uma das formas de movimento em que essa contradio tanto se realiza como se resolve. 11

Pois bem, o importante aqui entender os seguintes passos: A mercadoria possui uma contradio interna, gerada pela oposio de seus dois polos, valor de uso e valor. Esta contradio faz com que a mercadoria no possa ser entendida estaticamente, mas apenas como um processo, processo no qual ela passa de um polo a outro diversas vezes. O agente deste processo no exatamente a mercadoria, mas sim o valor, que se torna autnomo no dinheiro, superando assim as limitaes espaciais e temporais da troca e, portanto, as fronteiras da circulao simples. Mas como ocorre este processo de autonomizao?

O dinheiro A gnese do dinheiro o assunto da terceira subseo do primeiro captulo. L, Marx demonstra meio logicamente como o dinheiro surge de um desenvolvimento da forma simples da troca de mercadorias. No estgio inicial da troca de equivalentes duas mercadorias quaisquer se equiparam (dois casacos por uma mesa) num ato que tanto de compra quanto de venda. No estgio seguinte, num mercado j um pouco mais desenvolvido, a primeira mercadoria se compara no apenas com uma segunda, mas tambm com o restante das mercadorias ofertadas ali, mas de todo modo o ato de compra , simultaneamente, o ato de venda. Esta simultaneidade acaba na terceira forma, na qual uma mercadoria determinada assume a funo de dinheiro, servindo de equivalente universal a todas as outras mercadorias; este equivalente usualmente foi o ouro e a prata, mas pode ser uma mercadoria menos resplandecente, caso se queira. O
10 11

Marx, A mercadoria (1 captulo da 2 edio de O Capital), p. 34. Marx, O Capital (3 captulo, 2 seo), p. 93-4.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

37

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

importante desta terceira forma, assim como da quarta, onde o dinheiro propriamente dito surge, que no existe mais a simultaneidade do ato de compra e venda, isto , um determinado produtor pode levar seu produto ao mercado e voltar dele sem ter comprado outra mercadoria, entesourando este equivalente geral para despend-lo em outro lugar ou noutro momento. preciso fazer duas observaes sobre as duas ltimas formas. A primeira que se destri a harmonia nos mercados, pois o surgimento da figura do entesourador ao mesmo tempo o surgimento das crises mercantis, pois ora haver excesso de dinheiro e escassez de mercadorias, ora excesso de mercadorias e escassez de dinheiro. A segunda que o dinheiro torna explcito um carter metafsico nico que j as mercadorias apresentavam implicitamente; isto , o fato de ser um objeto sensvel suprassensvel 12 . Marx insiste em diversos momentos que a mercadoria no um objeto como os demais, mas que possui excentricidades singulares que a destacam frente s coisas cotidianas. Grosso modo, o principal aspecto estranho da mercadoria ela ser, enquanto valor de uso, um objeto material, palpvel, concreto, mas tambm ser, como objetificao de valor, um objeto imaterial, impalpvel, abstrato e tambm as mercadorias imateriais tm um carter duplo, no sentido de possurem uma utilidade contraposta sua existncia como suporte de valor. Este carter sobrenatural das mercadorias mais bem expresso em uma passagem da 1 edio de O Capital que foi posteriormente suprimida, cito-a:
como se ademais e para alm dos lees, tigres, lebres e de todos os restantes animais reais, que agrupados conformam os diversos gneros, espcies, subespcies, famlias, etc., do reino animal, existisse tambm o animal, a encarnao individual de todo o gnero animal. 13

O que o autor nota nesta passagem a existncia do dinheiro, concomitantemente, como gnero e espcie: ele tanto uma mercadoria singular pertencente ao gnero mercadorias, como casaco e mesa, quanto a simples encarnao do gnero mesmo, um animal indeterminado 14 .
12 13 14

Marx, A Mercadoria (1 captulo da 2 edio de O Capital), p. 67. Marx, Das Kapital (1 edio de 1867), sem paginao. Traduo minha. Jappe observa que: Na sociedade mercantil, cada coisa tem uma dupla existncia, enquanto realidade concreta e enquanto quantidade de trabalho abstracto. este segundo modo de existncia que se exprime no dinheiro, que merece portanto ser chamado abstraco real principal. Uma coisa uma camisa ou uma ida ao cinema e ao mesmo tempo 10 ou 20 Euros. Essa qualidade do dinheiro no pode ser comparada com nenhuma outra coisa; ela situa-se para l da dicotomia tradicional entre ser e o pensamento, dicotomia para a qual uma coisa ou existe somente na cabea, sendo pois imaginria esse o sentido habitual do termo abstraco ou, pelo contrrio, efetivamente real, material, emprica. Jappe, As Aventuras da Mercadoria, p. 39-40.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

38

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

Para ressaltar este carter de abstrao real do dinheiro na verdade do valor de troca, logo das prprias mercadorias Marx o compara duas vezes. A primeira entre a relao de valor e a relao de peso entre dois corpos: enquanto peso, dois corpos so reduzidos a um terceiro, determinada quantia de ferro, por exemplo, para serem comparados. Mas o peso exprime uma relao natural entre os dois corpos, ao passo que o valor representa (...) uma propriedade sobrenatural 15 . A segunda entre a natureza do valor e a natureza da linguagem, e aparece nos Grundrisse: No menos falso confrontar o dinheiro com a linguagem, pois, as ideias no so transformadas na linguagem, assim como se sua peculiaridade existisse separada e seu carter social existisse junto a elas na linguagem, como os preos junto s mercadorias. As ideias no existem separadas da linguagem 16 , enquanto o dinheiro (encarnao do valor de troca) existe separado das mercadorias. A questo que o valor de troca, ao mesmo tempo em que uma propriedade interna da mercadoria, tambm uma propriedade externa, possui uma existncia exterior, autnoma, no dinheiro. Este quiproqu permite ao mercado desenvolver-se, passar de seus estgios menos desenvolvidos para a instituio central e organizadora da comunidade humana. Seu desenvolvimento , concomitantemente, o rompimento dos limites da circulao simples, circulao na qual a finalidade intercambiar mercadorias visando a sua prpria utilidade, para realizar a transio circulao capitalista, quando o intercmbio passa a ser a prpria finalidade, quando o comrcio feito visando principalmente o lucro, a valorizao, e no diretamente o consumo. Diz Marx: Onde estas determinaes na circulao simples so positivamente independentes uma em relao outra, como na mercadoria que se torna objeto de consumo, a determinao deixa de ser um momento do processo econmico;, permanecendo dentro dos limites da circulao simples, porm, onde negativamente, como no dinheiro, esta se torna uma loucura, uma loucura que cresce a partir do prprio processo econmico 17 , loucura que se desenvolver nas esferas onde o capital se desdobra.

15 16 17

Marx, A mercadoria (1 captulo da 2 edio de O Capital), p. 47. Marx, Grundrisse, MEW, tomo 42, p. 96. Traduo minha. Marx, Fragment des Urtextes von Zur Kritik der politischen konomie, sem paginao. Traduo minha.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

39

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

As antinomias da circulao simples A transio da circulao simples para a circulao capitalista decorre de uma espcie de insuficincia da circulao simples para satisfazer as necessidades de valorizao. Isto , o capital no pode se desenvolver nesta esfera. Por qu? Porque a finalidade da troca a satisfao das necessidades daqueles que a realizam, que so diretamente os produtores destas mercadorias. E a anlise deste tipo de troca no capaz de tornar o sistema capitalista inteligvel, uma das finalidades de O Capital. A circulao simples um passo fundamental para a construo desta inteligibilidade, mas serve apenas para apresentar as categorias bsicas e mostrar os problemas decorrentes destas, que apontam para a necessidade de um posterior desenvolvimento; alm de analisar um tipo de troca que at o mais comum na civilizao capitalista, mas no o que faz ser capitalista esta civilizao. Isto algo recorrente no modo de apresentao dialtico, quando as ltimas esferas fundamentam as primeiras e no o contrrio. Mas com isto surge a questo: o que exatamente a circulao simples? Ela no a anlise da pr-histria do capitalismo isto ser apresentado por Marx nos captulos finais de O Capital, acerca da acumulao primitiva , e, portanto, no serve como explicao sobre como foi possvel o surgimento da comensurabilidade de todos os produtos do trabalho humano e seu desenvolvimento 18 ; mas ela tambm no a anlise do tipo de troca padro ou essencial do sistema capitalista, pois esta visa valorizao (ou o valor de troca) e no o consumo (ou o valor de uso), e precisa, portanto, explicar um ganho que obtido atravs da troca de equivalentes, algo que no pode ocorrer dentro dos estreitos limites deste primeiro tipo de circulao. A circulao simples analisa, portanto, um tipo de troca de servios ou entre produtores independentes da qual no extrado lucro, e na qual nenhuma das partes se apresenta como capitalista; ou ainda a compra, seja por parte do trabalhador, seja do capitalista, de bens para consumo 19 .

18

19

A circulao simples a circulao padro das sociedades pr-capitalistas, embora as suas prprias categorias s cheguem ao pleno desenvolvimento nas sociedades capitalistas. por isso que Marx diz que Aristteles foi incapaz de formular a teoria do valor trabalho (o fato de a sociedade repousar sobre o trabalho escravo tornava impossvel a considerao da igualdade de todos os trabalhos humanos, embora esta j existisse, em parte). Este , contudo, um tema rduo que no pode ser estendido em toda sua profundidade aqui. Sugiro, para maior aprofundamento, a leitura de Ruy Fausto, Marx: lgica e poltica, tomo I, em especial os captulos 3 e 4. Cf. Marx, Grundrisse, p. 213; assim como Grespan, A dialtica do avesso, p. 41-42.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

40

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

A circulao simples , de certa maneira, anterior a circulao capitalista, seja no plano histrico, seja no lgico. Porm, ela s se torna universal, isto , plenamente desenvolvida, com o advento da circulao capitalista. A troca de mercadorias algo extremamente antigo, mas a funo social que a troca tinha no comparvel com aquela que, na sociedade moderna, ela tem. Se uma determinada sociedade desenvolve a circulao simples, mas no a capitalista, ela certamente no far parte do capitalismo, ser uma sociedade comercial tal como as cidades comerciais antigas, Atenas, por exemplo. L a troca se desenvolveu bastante, foi uma cidade bastante monetarizada, e, portanto, enfrentou diversas crises comerciais devido possibilidade do entesouramento, alm do bvio fato de que o principal comrcio era com o exterior e no consigo prpria, sendo influenciada assim por guerras e humores alheios vontade mercantil. Mas o limite da circulao simples no foi, grosso modo, ultrapassado 20 , tanto que ela sempre repousou sobre trabalho escravo, ao menos nas questes ligadas subsistncia. A anlise da circulao simples mostrou que esta esfera j contm contradies, e sabe-se que por contradio deve-se entender que ela no esttica, mas movimentase para suprir certa necessidade interna, como o corpo que repele e atrai outro corpo, movimentando-se em elipse. A circulao simples pe problemas que no consegue resolver, impele processos para alm de seus limites. Viu-se que, na anlise da troca, um processo surge por trs dos indivduos determinando a relao com a qual vo trocar seus trabalhos, e na anlise da mercadoria, a oposio interna entre valor de uso e valor vai criar um processo autnomo, no qual o valor vai dominar cada vez mais o valor de uso. Estes dois processos so os mesmos, s que vistos de diferentes perspectivas. Eles surgem da circulao simples, mas no conseguem se realizar a.

A inverso fetichista Para surgir a circulao capitalista necessrio que a prpria finalidade da troca se altere, passando da satisfao de necessidades para a valorizao do valor. Esta alterao s possvel porque, na prpria operao de troca de mercadorias surge um processo abstrato, impessoal e inconsciente, por trs dos indivduos que a realizam. Este

20

Ou ao menos havia srias restries ou tentativas de impossibilitar tal acontecimento; um exemplo a condenao ao ostracismo de um cidado que atingiu uma determinada riqueza muito elevada, colocando em risco o equilbrio social (exemplo recorrente na Atenas clssica).

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

41

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

processo fruto, segundo Marx, do fato de os indivduos trocarem os seus produtos como se estes portassem valor, acreditando que a mercadoria porta o trabalho despendido na fabricao dela, mais ou menos como os catlicos acreditam que a hstia porta o corpo de cristo, e a este fenmeno social ele d o nome de fetichismo da mercadoria. A partir de ento, os produtos do trabalho humano dominaro os seus prprios produtores, de forma anloga a como, na religio, os produtos da imaginao humana dominam os que nestes acreditem. Esta inverso faz com que as relaes sociais se reifiquem, tornem-se coisas, ao passo que as mercadorias, e ainda mais precisamente o seu valor, se personifiquem, tornando-se sujeitos. A partir do momento em que esta crena passa a moldar as relaes humanas ela se materializa, de modo que a inverso no apenas na conscincia humana, um engano na maneira de apreender o mundo social, mas uma inverso do prprio mundo social. So as prprias relaes humanas que, invertidas, possibilitam o surgimento do processo capital na circulao capitalista.

1.2 A circulao capitalista A circulao capitalista surge com a mudana da finalidade da troca. Na circulao simples os proprietrios de mercadorias trocavam-nas visando o valor de uso, a satisfao de necessidades, agora, na circulao capitalista, o objetivo ser a prpria troca, ou melhor, o ganho que se consegue nela. A relao de troca da circulao simples expressa em termos formais como MD-M (isto , Mercadoria Dinheiro Mercadoria). Sabe-se que esta forma possibilita o entesouramento, a venda de uma mercadoria com uma subsequente retirada do dinheiro da circulao, que s em outro momento, e possivelmente em outro lugar, volta a entrar nela novamente. Acrescenta-se a isto o desenvolvimento do dinheiro como meio de pagamento, uma funo que aumenta sua importncia e difuso, e j se encontrar situaes que o dinheiro no mais um meio para a realizao da troca, mas uma finalidade em si. Mas para ver surgimento do capital necessrio mudar de perspectiva: abstraiamos o contedo material da circulao de mercadorias, o intercmbio dos diferentes valores de uso, e consideremos apenas as formas econmicas engendradas

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

42

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

por este processo, ento encontraremos como seu produto ltimo o dinheiro21 . A mudana de perspectiva apenas olhar o dinheiro em suas metamorfoses, e no mais partir da mercadoria. O que se revelar com esta mudana o aparecimento de outra forma de dinheiro: Dinheiro como dinheiro e dinheiro como capital diferenciam-se primeiro por sua forma diferente de circulao 22 . Esta mudana pode ser expressa formalmente como D-M-D. Comprar mercadorias para novamente vend-las, eis a circulao do dinheiro como capital, mas este processo seria insosso e sem contedo caso se quisesse, por intermdio de seu rodeio, permutar o mesmo valor em dinheiro por igual valor em dinheiro 23 . A circulao capitalista, por sua vez, marcada pelo comprar para vender, mas se isto ocorre porque algo se transforma neste processo. Na circulao simples, os proprietrios trocavam suas mercadorias porque queriam a utilidade da mercadoria alheia; na circulao capitalista o proprietrio de dinheiro compra mercadorias para vend-las por dinheiro. No pode, portanto, querer a mesma quantia, pois a lhe seria mais interessante o simples entesouramento, e no se pode querer um dinheiro qualitativamente diferente, pois o dinheiro justamente uma abstrao sem qualidades. Decorre, portanto, que a ao do proprietrio de dinheiro simplesmente adiant-lo e increment-lo. Adiant-lo, porque o dinheiro voltar a ele no final do processo, increment-lo, porque a quantidade de dinheiro resultante do processo ser maior do que aquela que o comeou. No se trata assim de D-M-D, mas D-M-D, sendo D o dinheiro inicial acrescido de um incremento, ao qual Marx denomina mais-valia.

Definio de capital Com o surgimento da mais-valia surge o capital: O valor originalmente adiantado no s se mantm na circulao, mas altera nela a sua grandeza de valor, acrescenta mais-valia ou se valoriza. E esse movimento transforma-o em capital 24 . Eis, portanto, a definio de capital: valor que se valoriza. importante ressaltar que o capital no uma entidade estvel, mas um processo, um processo no qual a mesma categoria serve de sujeito e de objeto, o valor. Como o dinheiro, o valor existe nas duas

21 22 23 24

Marx, O Capital (4 captulo, 1 seo), p. 125. Marx, O Capital (4 captulo, 1 seo), p. 125. Marx, O Capital (4 captulo, 1 seo), p. 126. Marx, O Capital (4 captulo, 1 seo), p. 128.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

43

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

formas, pode ser valor sans phrase, que no vai alm dos limites da circulao simples, ou pode se tornar capital, aumentando sua prpria grandeza num movimento infinito. O prprio autor ressalta esta caracterstica ao comparar as duas formas de circulao; enquanto a circulao simples de mercadorias a venda para a compra serve de meio para um objetivo final que est fora da circulao, a apropriao de valores de uso, a satisfao de necessidades, a circulao do dinheiro como capital , pelo contrrio, uma finalidade em si mesma, pois a valorizao do valor s existe dentro deste movimento sempre renovado. Por isso o movimento do capital insacivel 25 . E logo aps ressalta a dimenso sujeito-objeto do valor, mostrando que ele tanto o agente quanto o coagido em seu movimento, tornando-se um sujeito automtico:
Na circulao D-M-D, pelo contrrio, ambos, mercadoria e dinheiro, funcionam apenas como modos diferentes de existncia do prprio valor, o dinheiro o seu modo geral, a mercadoria o seu modo particular, por assim dizer apenas camuflado, de existncia. Ele passa continuamente de uma forma a outra, sem perder-se nesse movimento, e assim se transforma num sujeito automtico. Fixadas as formas particulares de apario, que o valor que se valoriza assume alternativamente no ciclo de sua vida, ento se obtm as explicaes: capital dinheiro, capital mercadoria. De fato, porm, o valor se torna aqui o sujeito de um processo em que ele, por meio de uma mudana constante das formas de dinheiro e mercadoria, modifica a sua prpria grandeza, enquanto mais-valia se repele de si mesmo, enquanto valor original, se autovaloriza. Pois o movimento, pelo qual ele adiciona mais-valia, seu prprio movimento, sua valorizao, portanto autovalorizao 26 .

Eis, portanto, o capital, um processo no qual o valor aumenta a si mesmo, com um impulso cego, desmedido 27 , de maneira insacivel, infinita. E a circulao capitalista esta circulao na qual o valor em sua forma capital se transforma continuamente de dinheiro em mercadoria e de mercadoria em dinheiro com o nico objetivo de, ao final de cada rodada da circulao, autovalorizar-se, aumentar sua grandeza. Viu-se que a circulao simples continha contradies que geravam um movimento para alm dela mesma; pois bem, o processo que estas contradies criam o prprio capital: O capital mesmo a contradio em processo 28 , uma contradio viva 29 , esta contradio cria um movimento ascendente, pois aumenta de magnitude a

25 26 27 28 29

Marx, O Capital (4 captulo, 1 seo), p. 129. Marx, O Capital (4 captulo, 1 seo), p. 130. nfase minha. Marx, O Capital (8 captulo, 5 seo), p. 211. Marx, Grundrisse, MEW, tomo 42, p. 601. Traduo minha. Marx, Grundrisse, MEW, tomo 42, p. 336. Traduo minha.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

44

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

cada rodeio, o capital uma linha em espiral, uma curva que se amplia, no um simples crculo 30 .

Fora de trabalho, mercadoria sui generis Resta ainda por explicar a operao principal que transforma o valor em capital e a circulao simples em circulao capitalista, isto , explicar como o valor adquire esta qualidade mgica de se automultiplicar. J se sabe que o valor adquire um excedente a cada rodada da circulao, que este excedente denominado mais-valia, trata-se, agora, de investig-la.
A transformao do dinheiro em capital tem de ser desenvolvida com base nas leis imanentes ao intercmbio de mercadorias, de modo que a troca de equivalentes sirva de ponto de partida. Nosso possuidor de dinheiro, por enquanto ainda presente apenas como capitalista larvar tem de comprar as mercadorias por seu valor, vend-las por seu valor e, mesmo assim, extrair no final do processo mais valor do que lanou nele. Sua metamorfose em borboleta tem de ocorrer na esfera da circulao e no tem de ocorrer na esfera da circulao. So essas as condies do problema. Hic Rhodus, hic salta! 31

A mais-valia tem que acontecer fora da esfera da produo porque o possuidor de mercadorias no pode valorizar valor sozinho. Pode, no mximo, acrescentar trabalho a outra mercadoria, comprar couro e vender bota, mas com isto o valor do couro permanece o que era 32 . Ao mesmo tempo, a valorizao no pode ocorrer na esfera da circulao a no ser como engodo, como comprar uma mercadoria e vend-la mais caro em outro mercado (ou emprestar dinheiro com juros, etc.); porm seu ganho se dissolveria no momento em que tivesse que comprar novamente mercadorias e submeter-se por sua vez a um engodo igual esta forma de valorizar valor pode at ocorrer marginalmente, em ocasies determinadas, mas nunca como forma essencial da valorizao 33 . Que alternativa resta? A nica possibilidade comprar uma determinada mercadoria cujo prprio valor de uso tivesse a caracterstica peculiar de ser fonte de valor, portanto, cujo verdadeiro consumo fosse em si objetivao de trabalho, por

30 31 32 33

Marx, Grundrisse, MEW, tomo 42, p. 190. Traduo minha. Marx, O Capital (4 captulo, 2 seo), p. 138. Marx, O Capital (4 captulo, 2 seo), p. 138. A valorizao do valor unicamente dentro da circulao pode ser uma prtica comum e at desenvolver-se em certa medida, como j ocorreu em diversos momentos da antiguidade. Porm, para se tornar uma prtica mundial e geral, ela s ocorre na forma especfica da mais-valia, com a compra da fora de trabalho.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

45

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

conseguinte, criao de valor e que mercadoria pode ser esta? A capacidade de trabalho ou fora de trabalho 34 . A fora de trabalho s se dissemina como uma mercadoria nas sociedades em que vige o modo capitalista de produo (a venda da fora de trabalho e, portanto, o trabalho assalariado, j existe nas sociedades pr-capitalistas, mas sua existncia marginal, pequena frente ao trabalho escravo, vassalo ou servil). Para ela surgir como mercadoria so necessrias duas condies: em primeiro lugar, que o trabalhador seja proprietrio de sua fora de trabalho, isto , que ele seja livre, no escravo, preciso que ele venda sua fora de trabalho e no que algum o venda; em segundo lugar, preciso que ele no possa vender o produto de seu trabalho, que ele seja livre num segundo sentido, de no possuir outras mercadorias para vender, solto e solteiro, livre de todas as coisas necessrias realizao de sua fora de trabalho 35 , isto , que ele no seja o dono dos meios de produo. A mais-valia s pode surgir, portanto, da diferena entre o preo que o capitalista paga pela mercadoria fora de trabalho e o valor que esta produz. A primeira questo ainda pertence esfera da circulao capitalista, mas a segunda s ser respondida na prxima camada, a produo capitalista; por isso a mais-valia surge exatamente no interstcio entre ambas, nem na esfera da circulao e nem fora dela. Como determinado o valor da fora de trabalho? Pelo tempo necessrio produo, portanto tambm reproduo dela, isto , o valor dos meios de subsistncia necessrios manuteno do seu possuidor 36 . Aos meios de subsistncia mais imediatos deve se efetuar um acrscimo para que esta mercadoria possa perpetuar-se e seguir aparecendo no mercado, para que o trabalhador possa constituir uma prole que no futuro haver de vender-se novamente no mercado de trabalho. Marx consciente de que diversos outros aspectos entram na determinao deste preo, pois sabe que as necessidades bsicas se alteram seja por questes naturais o clima que obriga que o trabalhador tenha, em locais frios, uma melhor habitao e um vesturio mais quente; histricas o fato de que as necessidades bsicas tambm se refinam com o desenvolvimento da cultura; e mesmo morais, variando pelas aspiraes da classe trabalhadora, hbitos, educao, etc.. H um mnimo intransponvel: o suficiente para comprar o necessrio sobrevivncia imediata do trabalhador, mas este valor mnimo
34 35 36

Marx, O Capital (4 captulo, 2 seo), p. 139. Marx, O Capital (4 captulo, 2 seo), p. 140. Marx, O Capital (4 captulo, 2 seo), p. 141.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

46

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

atrofia esta mercadoria e provoca uma futura escassez. H, como se ver mais adiante, tambm um valor mximo, o valor que ela mesma cria e que, portanto, no permite um ganho s suas custas, abolindo a criao de mais-valia. A questo de quanto valor a mercadoria fora de trabalho produz est alm do escopo da camada da circulao capitalista e exige a transio investigao da produo capitalista. Como a circulao simples, a circulao capitalista coloca questes que ela mesma no consegue resolver, carecendo de um fundamento posterior.

2. A produo capitalista A diferena da fora de trabalho frente s demais mercadorias decorre do fato de ela mesma produzir valor. Uma das coisas que diferencia o capitalismo frente aos outros modos de produo que existiram que o trabalhador no vende o produto de seu trabalho, mas tampouco ele mesmo vendido como escravo. O trabalhador se autoaluga no mercado de trabalho, cede sua fora de trabalho em troca de um salrio. O intercmbio e a utilizao desta mercadoria especfica possibilitam a apario da maisvalia, porque o valor dado ao trabalhador como salrio menor do que o valor que ele mesmo produz, e, portanto, permite a apario do capital, pois a o valor j consegue se autovalorizar. A camada da produo capitalista tem por funo tornar inteligvel como so produzidas tanto as mercadorias quanto esta diferena de valor (a mais-valia), apontando tambm para certas tendncias internas deste processo assim como aos efeitos que este processo causa nas pessoas diretamente envolvidas nele. Esta camada abrange a maior parte do primeiro livro de O Capital, mais precisamente da seo III IV (e, portanto, do captulo 5 ao 20).

As duas perspectivas da produo Logo no primeiro captulo que trata da produo Marx faz questo de salientar uma dupla perspectiva que se manter ao longo de toda a anlise dela, a saber: por um lado, v-se a produo concretamente, com pessoas de carne e osso trabalhando a fim de conseguir sua subsistncia; e por outro, v-se abstratamente, como um processo no qual o capital desdobra sua lgica imanente, impondo seus desgnios realidade. Esta dualidade traz para esta nova camada aquela que j aparecia na prpria estrutura da
P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0 47

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

mercadoria, na qual tambm o valor, uma espcie de lgica abstrata da mercadoria, se impunha frente ao valor de uso. Num primeiro momento, Marx nomeia a primeira destas perspectivas de processo de trabalho, processo pelo qual o homem, por sua prpria ao, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza 37 . Esta definio considerada abstrata pelo prprio autor 38 , que em outros textos observa que a prpria categoria de trabalho uma categoria eminentemente moderna 39 . O importante a salientar sobre esta primeira perspectiva que a Marx tratar de descrever a produo capitalista de mercadorias isto , aquela na qual os trabalhadores trabalham para o capitalista em troca de salrio; quase empiricamente, a partir da viso de seus prprios participantes. Esta perspectiva sozinha incapaz de tornar inteligvel a camada da produo, pois no imediatamente aparente aos participantes (capitalistas e proletrios) deste processo (o capital) que a real finalidade da produo de mercadorias no a satisfao das necessidades, mas sim a autovalorizao do valor. A segunda perspectiva, denominada processo de valorizao, conta o mesmo processo, mas no do ponto de vista de seus participantes (capitalistas e proletrios), mas sim de seu verdadeiro sujeito (o valor). Esta segunda perspectiva no a de um pensador filsofo pairando em um ponto arquimediano fora do objeto investigado, exterior a ele, mas resulta da observao deste determinado processo social, cuja especificidade justamente ocorrer s costas de seus participantes. A diferena desta perspectiva que ela sai do plano imediato, constatando a forma historicamente determinada de mediao da sociedade capitalista, isto , que as pessoas no se relacionam direta e conscientemente, mas sim atravs das suas prprias produes, de modo indireto e inconsciente.

Personificao do capital, reificao das relaes sociais Foi visto que o capitalismo um processo no qual ele tanto o sujeito (valor) quanto o objeto (que valorizado). E sabe-se, de antemo, que o valor ou o capital no so naturais, e que, portanto, o capitalismo no pode ser um processo natural. ,

37 38 39

Marx, O Capital (5 captulo, 1 seo), p. 149 (traduo emendada). Cf. Marx, O Capital (vol. II, 14 captulo, 1 seo), p. 105. O trabalho parece ser uma categoria muito simples. E tambm a representao do trabalho nesse sentido geral como trabalho em geral muito antiga. Entretanto, concebido economicamente nesta simplicidade, o trabalho uma categoria to moderna quanto s categorias que engendram esta abstrao. Marx, Introduo Para a Crtica da Economia Poltica, p. 16.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

48

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

obviamente, um processo social. Um processo social tem, necessariamente, a prpria sociedade como protagonista. Como conciliar, contudo, o valor como sujeito e a sociedade como protagonista? Quem seria o agente desta determinada forma histrica? O prprio Marx responde: As mercadorias no podem por si mesmas ir ao mercado e se trocar 40 , portanto, no o valor que sai por a realizando seus desgnios, para isto necessita das pessoas. Se as pessoas so os agentes da histria humana, o capitalismo uma determinada forma especfica muito particular de agncia, ou de mediao social. A especificidade desta forma de mediao social que as pessoas se relacionam atravs dos produtos de seus trabalhos, ou melhor, as pessoas delegam aos produtos de seus trabalhos o poder da relao social, e as coisas se relacionam entre si como se fossem pessoas, assim como as pessoas relacionam-se de forma coisificada. Decorre disto que as pessoas delegam s mercadorias, ou mais especificamente ao valor, a prpria agncia do processo social. E sofrem as consequncias deste processo como se fosse externo e alheio a elas mesmas, de forma anloga a como sofrem os processos naturais. por isto que Marx fala no primeiro captulo que o seu movimento social prprio [isto , das pessoas que participam do processo capitalista] possui para eles a forma de um movimento de coisas, sob cujo controle eles esto, em vez de o controlar, e logo aps, que esta forma especfica de relao social impe-se violentamente, como uma lei natural reguladora, mais ou menos [como] a lei da gravidade, quando a algum a casa desaba sobre a cabea 41 . Se, portanto, o capital se personifica se tornando sujeito, tambm as pessoas se tornam meros suportes. E isto Marx explicita tanto no prefcio primeira edio de O Capital, quando diz que aqui s se trata de pessoas medida que so personificaes de categorias econmicas, suportes de determinadas relaes de classe e interesses 42 quanto no segundo captulo, sobre o processo da troca, quando diz que os personagens econmicos encarnados pelas pessoas nada mais so que as personificaes das relaes econmicas, como suportes das quais elas se defrontam 43 . Marx sabe que a reificao no um fenmeno especfico do capitalismo, que a escravido, por exemplo, transforma um indivduo em um objeto, em uma propriedade de algum, isto , uma relao entre duas pessoas transforma-se numa relao entre uma pessoa e sua coisa. O

40 41 42 43

Marx, O Capital (2 captulo, 1 seo), p. 79. Marx, A Mercadoria (1 captulo da 2 edio de O Capital), p. 73. Marx, O Capital (prefcio a 1 edio), p. 13 (traduo emendada). Marx, O Capital (2 captulo, 1 seo), p. 80 (traduo emendada).

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

49

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

que h de novo sob o capitalismo que no propriamente a pessoa que se reifica, mas a prpria relao social. Uma relao entre duas pessoas torna-se assim uma relao entre duas coisas, porque as pessoas como que se escondem atrs dos produtos de seus trabalhos na circulao simples ou de suas funes econmicas na circulao capitalista. A outra diferena que no uma parte da sociedade que reificada como nas formas sociais pr-capitalistas acontece com os escravos ou os servos mas sim todas as relaes sociais. A reificao universal. No s os proletrios servem como peas na engrenagem de valorizao, mas tambm os capitalistas. Quando estes perdem o capital perdem imediatamente sua funo, deixam de ser seu representante. Diferem radicalmente do senhor feudal, que despendia sua riqueza a seu bel-prazer. O capitalista serve a sua riqueza mais do que a utiliza, por isso eleva o ideal de abstinncia e trabalho rduo no s a seus trabalhadores como a si mesmo.

A produo da mais-valia O capitalista, com seu dinheiro-capital, compra tanto a fora de trabalho de que necessita quanto os meios de trabalho para despender esta fora. Seu capital, portanto, composto de duas partes, que so denominadas capital constante e capital varivel. O capital constante o dinheiro investido nos meios de trabalho, isto , nas construes onde a produo ocorrer, nas ferramentas que precisar e na matria prima que ser transformada, assim como em outras eventuais despesas auxiliares. J o capital varivel o dinheiro investido na compra da fora de trabalho, o dinheiro que paga o salrio dos trabalhadores. A proporo do capital que ser constante e que ser varivel no fixa, mas se altera com o tempo e com o ramo da produo. No o capital constante que tem o dom de produzir mais-valia. Ele no s no se valoriza sozinho quanto ainda decresce se a ele no aplicada a fora de trabalho, pois enferruja, emperra etc.. O capitalista no adianta seu dinheiro visando produo de mercadorias, mas sim visando o acrscimo de dinheiro que lhe retornar desta produo. Se despender seu dinheiro, porque espera que este volte a ele em uma quantia maior. Este acrscimo oriundo justamente do capital varivel. Imagine-se um capitalista industrial com um capital de um milho de reais. Aceite-se que ele ir gastar trezentos mil nas construes de sua indstria, quinhentos na maquinaria e cem na matria prima que ser despendida na primeira rodada da
P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0 50

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

produo, e seu capital constante consistir em nove dcimos de seu capital total. Com os outros cem mil o capitalista imaginrio ter contratado, tambm para esta primeira rodada, diligentes operrios para produzir a mercadoria que ser posteriormente vendida. Suponha-se, por fim, que lhe retornem, da venda destas mercadorias, trezentos mil reais. Retornaram os cem mil despendidos na matria prima, os cem mil na fora de trabalho, e cem mil ter sido o dinheiro acrescentado, que constitui o lucro do capitalista 44 . O capital inicial de um milho de reais tornou-se assim um milho e cem. Cem mil reais, neste exemplo, a massa de mais-valia. E a taxa de mais-valia igual massa de mais-valia sobre o capital varivel adiantado, neste exemplo, cem por cento. Digamos que o capitalista tenha cumprido a legislao vigente, exigindo que seus trabalhadores despendessem apenas as 44 horas de trabalho semanais, oito nos dias de semana e quatro no sbado. Este tempo, chamado jornada de trabalho, por sua vez dividido tambm em duas partes, que tambm variam de acordo com o tempo e com o ramo da produo. A primeira parte o tempo de trabalho necessrio, o tempo de trabalho que o trabalhador despendeu, no qual ele produziu o valor que lhe devolvido como salrio. O segundo, chamado tempo de trabalho excedente, o tempo de trabalho que o trabalhador despendeu, mas que dado gratuitamente ao capitalista, criando o valor que acrescido, como mais-valia, ao capital inicial. No exemplo dado acima, metade do tempo de trabalho seria necessrio e metade excedente. Visto deste modo, o capitalismo mostra uma semelhana muito grande com a forma histrica que o precede, o feudalismo, pois a tambm o servo trabalhava uma determinada quantia de horas para si mesmo e uma quantia para o senhor feudal. A diferena que ao servo era visvel a quantia que despendia para si e a que lhe era roubada, enquanto ao trabalhador assalariado estas quantias passam despercebidas. Ao capitalista, como representante das vontades do capital, interessa criar a maior quantia possvel de mais-valia. do seu interesse, portanto, que o trabalhador trabalhe a maior quantia possvel de horas excedentes, enquanto do interesse do trabalhador que esta quantia seja o mnimo, ou ainda que sequer exista. A durao da jornada de trabalho assim o resultado de uma luta histrica entre o conjunto dos trabalhadores (a classe trabalhadora) e o conjunto dos capitalistas (a classe capitalista), nas quais tanto o trabalhador quanto o capitalista apresentam seus direitos: o capitalista,

44

Este um exemplo um pouco simplificado. Seria necessrio tambm levar em conta que a construo e as ferramentas tambm se desgastam, de modo que parte do dinheiro que retorna tem que ser investido em sua reparao e manuteno.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

51

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

enquanto comprador, tem o direito de aproveitar ao mximo a mercadoria adquirida; o trabalhador, por sua vez, tem tambm o direito de limitar a durao temporal em que cede sua mercadoria, a fora de trabalho, assim como de exigir que esta lhe seja devolvida tal como foi vendida, isto , que o trabalhador no se estafe a ponto de no conseguir vender-se de novo no dia seguinte. na regulao da durao legal da jornada de trabalho que o tema da luta de classes aparecer pela primeira vez em O Capital. Acerca desta questo, os diversos trabalhadores tero o mesmo objetivo, que haja uma regulao sobre a jornada de trabalho e que esta jornada seja a menor possvel 45 . Tambm os diversos capitalistas tero o mesmo objetivo neste assunto, que no haja regulao alguma, e, se isto no for possvel, que a regulao seja suave e, de preferncia, ineficaz. O importante a salientar aqui que esta luta a de vendedor e comprador barganhando o melhor preo e as melhores condies para seu negcio; que se trata a da troca de equivalentes, onde nem contratante nem contratado devem sair lesados. Marx, ao analisar este assunto, faz um pequeno histrico desta questo, mostrando que a durao da jornada de trabalho aumentou enormemente com o comeo e com o desenvolvimento da revoluo industrial, quando no havia regulao alguma, alcanando dezoito horas ou mesmo mais nos momentos mais propcios aos negcios; e relata casos em que o excesso de trabalho foi a causa certa de mortes precoces e outras desventuras laborais. Com a regulao esta quantia foi abaixando at que o Factory Act de 1867 estabeleceu sessenta horas semanais, dez horas e meia nos dias de semana e oito aos sbados (sendo esta a ltima lei que Marx aborda em sua obra, cuja primeira verso saiu neste mesmo ano de 1867). Marx chama a mais-valia obtida pelo aumento da jornada de trabalho para alm do tempo de trabalho necessrio de mais-valia absoluta. Mas este no o nico modo de aumentar o montante de mais-valia extrada do trabalhador. possvel tambm diminuir o tempo de trabalho necessrio, de modo que na mesma quantia de tempo de trabalho haja uma parcela maior de tempo de trabalho excedente. Isto s possvel

45

H uma grande diferena acerca deste tpico em O Capital e nas obras de juventude de Marx (e pouco percebido pelos comentadores e crticos). Nas suas primeiras obras, comum Marx argumentar que o interesse do proletariado o interesse da humanidade, e que, alm disto, o proletariado o sujeito revolucionrio, tendo como nico interesse a prpria superao do capitalismo (cf. Introduo crtica da filosofia do direito de Hegel, A Ideologia Alem e o Manifesto Comunista). Em O Capital, Marx no aponta para um sujeito revolucionrio, e tampouco fala de uma classe cujo interesse prprio e interesse da humanidade coincide; sequer diz que o interesse da classe trabalhadora a negao da ordem existente, mas sim que esta apenas quer ser esfalfada o menos possvel.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

52

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

atravs da reduo dos salrios dos trabalhadores, ocasionado pelo barateamento das mercadorias que lhes so indispensveis, barateamento este que causado pelo aumento da produtividade do trabalho. A mais-valia assim obtida denominada por Marx de mais-valia relativa. A anlise da intensificao do processo de trabalho revelar um dos aspectos mais interessantes desta forma histrica, o seu constante revolucionamento dos meios de produo. Cada capitalista individual possui como objetivo aumentar seu capital e, para isto, precisa sempre extrair uma massa de mais-valia maior deste processo. Na medida em que no pode aumentar ao infinito a durao da jornada de trabalho, e acrescido o fato de que esta, por meio de regulaes legais, pode at mesmo diminuir, alm da necessidade de manter o preo de suas mercadorias a nveis competitivos, no resta ao capitalista outra opo seno descobrir um modo de produzir mais mercadorias com o mesmo nmero de trabalhadores (ou at menos) no mesmo espao de tempo (ou at menos). Marx diz que houve (at a poca em que ele escreveu) trs configuraes histricas dentro do capitalismo, que so tambm as trs grandes mudanas de intensidade do trabalho: a cooperao simples, a manufatura e a maquinofatura. Todas as trs seguem existindo hoje em dia, mas a manufatura superou a cooperao simples em importncia e, posteriormente, a maquinofatura fez o mesmo com ela. O surgimento da cooperao simples a partir das corporaes medievais demarca, para Marx, o incio do capitalismo. Isto se d no comeo do sculo XVI 46 . A principal diferena entre a corporao medieval e a cooperao simples capitalista quantitativa. Este um dos casos em que, segundo Marx, se aplica a descoberta de Hegel (na Cincia da Lgica) de que uma diferena quantitativa pode tornar-se uma diferena qualitativa. O capitalismo s surge quando o lder da corporao consegue acumular uma grande quantia de dinheiro e capaz de empregar conjuntamente um grande nmero de trabalhadores 47 . O fato de trabalharem lado a lado e no mesmo processo diminuir os custos e as perdas que antes ocorriam devido s distncias temporais e espaciais entre as diferentes etapas de produo, de modo que o produto

46

47

Marx s explicita esta datao no captulo 24, sobre a acumulao primitiva. Cf. Marx, O Capital, vol. II, p. 263-4. O mesmo processo de cooperao simples existiu em outros momentos histricos nos quais ocorreu uma grande acumulao prvia, a diferena que, no capitalismo, esta acumulao se valoriza em novo trabalho vivo, ao invs de coloc-la (gast-la) em pirmides (...) como os reis egpcios (Grundrisse, p. 347). As pirmides egpcias e a muralha da China so exemplos de trabalhos em cooperao simples, contudo sem a inteno capitalista de empregar o trabalho para a obteno de lucro.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

53

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

feito pelo conjunto de trabalhadores maior do que a soma que teria sido feita pelos mesmos trabalhando individualmente. Para haver cooperao simples preciso tambm que se tenham rompido os limites mais imediatos do mercado, fazendo com que este seja capaz de absorver um nmero muito maior de uma determinada mercadoria que a produzida. A cooperao simples, contudo, s ocorre onde um mesmo capital emprega um grande nmero de trabalhadores sem que a prpria diviso do trabalho seja muito grande, sendo este o caso, por exemplo, dos trabalhos sazonais em grandes fazendas. A manufatura propriamente dita surge em meados do sculo XVI e domina a produo de mercadorias at o final do sculo XVIII. Ela mantm o aspecto central da cooperao simples, isto , um mesmo capital empregando concomitantemente muitos trabalhadores, mas difere dela porque h uma diviso acentuada do trabalho. O processo de produo da mercadoria a decomposto em diversas etapas e cada trabalhador se ocupar com apenas uma ou pouco mais de uma. A fim de aperfeioar o processo de trabalho criam-se inmeras ferramentas, sendo cada uma delas aperfeioadas para realizar cada pequena funo do modo mais rpido e preciso. Na manufatura, a diferena entre a soma do trabalho total destes trabalhadores atuando em conjunto diversas vezes superior a que seria se trabalhassem em separado, isoladamente, ou ainda se trabalhassem conjuntamente como na corporao medieval ou na cooperao simples. H duas formas principais de manufatura: a manufatura heterognea, exemplificada pela produo de relgios, onde os diversos trabalhadores no precisam trabalhar ao mesmo tempo e nem no mesmo local; e a manufatura orgnica, exemplificada pela produo de agulhas ou de garrafas de vidro, onde cada trabalhador parte de um grande corpo (trabalhador coletivo) que s atua em conjunto, sincronizadamente. Em ambos os casos, a manufatura transforma o artfice num trabalhador, especializando-o numa funo especfica. Como o trabalhador realiza na manufatura uma nica funo repetidas vezes, o custo de preparar o trabalhador muito menor, assim como a habilidade requerida dele. Isto possibilita que trabalhadores rudes que antes no poderiam entrar nas corporaes de artfices agora encontrem facilmente seus postos na manufatura, mas tambm significa que o salrio seja reduzido em grande parte e que o trabalho seja muito mais maante. A parcializao do trabalho requer assim o embrutecimento do trabalhador, que se torna, nas manufaturas, nas palavras de um grande apologista deste sistema, Adam Smith, to estpidos e ignorantes quanto

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

54

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

possvel a uma criatura humana tornar-se 48 ; processo ao qual Marx chama de patologia industrial. Com a revoluo industrial, no final do sculo XVIII, desenvolve-se a maquinofatura, barateando as mercadorias e reduzindo o trabalho necessrio para produzi-las em grandes propores. Segundo Marx, a diferena especfica da maquinofatura que a ferramenta de trabalho fica em posse da mquina e no mais do trabalhador, que por isso passa a ter uma relao distinta com o produto de seu trabalho. No mais ele que faz o produto, mas apenas contempla a fabricao, alimentando e supervisionando o trabalho da mquina. Como as funes tornam-se ainda mais simples, e grande parte delas no requer muita fora, cresce a parcela de mulheres e crianas trabalhando. O elevado custo da maquinaria tambm faz com que o capitalista prolongue a jornada de trabalho, visando as utilizar ao mximo, se no mesmo ininterruptamente (com o sistema dos turnos). Por fim, tambm faz com que o trabalho se intensifique, exigindo uma ateno maior dos trabalhadores. A maquinaria produz muito mais mercadorias necessitando muito menos trabalhadores do que a manufatura, criando uma populao suprflua, que no mais necessria para valorizar valor; assim como um exrcito industrial de reserva, que s ocupado nos momentos que os negcios expandem-se ou em trabalhos sazonais. Desnecessrio dizer que a patologia industrial s se intensifica com o advento da maquinaria. Marx observa que o processo de intensificao do trabalho tambm um processo de deteriorao do trabalhador, pois cada vez mais tanto o meio de produo quanto o produto do trabalho aparecem frente a este como algo exterior. O trabalhador que lidava com a ferramenta e produzia a mercadoria tornou-se o trabalhador parcial que abastece a mquina com matria prima e realiza unicamente uma pequena funo quase insignificante da produo de cada mercadoria singular. Tornou-se uma engrenagem de um corpo que ele mesmo no controla, mas pelo qual controlado.

3. A reproduo capitalista difcil situar num ponto exato de O Capital a transio da produo para a reproduo capitalista. Principalmente porque Marx adianta grande parte das novidades desta nova camada quando ainda trata da produo. Mesmo assim, creio que se pode

48

Smith, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of the Nations, tomo II, p. 782.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

55

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

dizer que a reproduo capitalista abrange a ltima seo (VII) do primeiro livro de O Capital (ou seja, do captulo 21 ao 25). A produo capitalista visou tornar inteligvel o modo pelo qual, no capitalismo, as mercadorias foram e so feitas. Antes desta anlise, Marx mostrou como o dinheiro circula e torna-se capital. A reproduo capitalista ir conjugar estas duas anlises mostrando como, atravs da produo e circulao, o capital perpetua-se num movimento infinito, que no possibilita s pessoas outra opo seno a subordinao ao seu despotismo. A passagem da produo reproduo capitalista consiste, portanto, num passo atrs que permite contemplar o movimento do capital atravs de um nmero maior de mediaes, tornando possvel reproduzi-lo em pensamento, perceb-lo em sua totalidade.

O desvanecer das iluses pela perspectiva ampliada A transio da produo para a reproduo do capital tem como caracterstica principal o fim da iluso de que existe uma troca de equivalentes entre capitalista e trabalhador. No momento em que se sai da anlise da produo em um plano mais imediato para perceber no como se d apenas uma rodada da produo de mercadorias, mas sim o conjunto delas, percebe-se que o valor que o capitalista utiliza para contratar o trabalhador foi criado por este prprio trabalhador (no como indivduo, mas como conjunto ou classe). Os captulos finais, que detalham a gnese histrica do capitalismo (contrapondo-se aos iniciais, que tratam mais de uma gnese conceitual do mesmo), tambm mostram que aquilo que aparenta ser a livre deciso do trabalhador de vender sua fora de trabalho , na verdade, uma opo forada. O trabalhador opta por realizar esta venda, mas a nica opo que lhe garante a subsistncia. Por fim, a sada da produo para a reproduo revela o impacto da concorrncia e comea a expor os limites expanso do capital. Vale a pena analisar mais de perto estes trs assuntos. Em um trecho do captulo quatro, Marx conta que as cidades da sia Menor pagavam anualmente um tributo para Roma, que com este dinheiro comprava diversas mercadorias dos asiticos, muitas vezes por um preo superior ao encontrado no mercado. Os asiticos podiam at se sentir expertos, enganando Roma, mas seguiam sendo depenados, pois o dinheiro com o qual Roma comprava suas mercadorias era deles mesmos. Algo anlogo ocorre com a (pseudo) troca entre capitalista e trabalhador. O capitalista paga ao trabalhador o valor que este cria durante uma parte de sua jornada laboral, a outra o prprio capitalista apropria para si. Com este valor apropriado ele
P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0 56

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

pagar a prxima jornada, na qual o trabalhador recriar, novamente, valor. O que aparenta ser troca , na verdade, expropriao. Pois o valor com o qual o capitalista contrata o trabalhador foi extrado do prprio numa rodada anterior da produo. O capitalismo baseia-se, portanto, numa operao muito semelhante operao bsica feudal. L, o vassalo trabalhava ora para o senhor, ora para si prprio; subsistia, portanto, pelo seu prprio esforo, mas este esforo tambm criava uma existncia bem mais agradvel, a do senhor feudal. Agora, o trabalhador trabalha ora para si, ora para o capitalista; subsiste ele tambm pelo esforo de sua labuta, mas esta labuta tambm cria uma existncia mais prazerosa que a dele. A diferena principal entre ambos que o vassalo sabe o quanto trabalha para si e o quanto para o seu senhor, est, por assim dizer, sob uma dominao direta; enquanto o trabalhador moderno explorado indiretamente, sob o disfarce de transaes justas e equitativas. Mas se uma transao injusta e exploratria, ento porque o trabalhador opta por vender a sua fora de trabalho e no o produto dele? Porque aceita se submeter ao capitalista e produzir sob seus comandos? A resposta que se trata, mais uma vez, de uma pseudo-opo, ou de uma escolha forada. Na anlise da produo viu-se que o capitalismo desenvolveu a intensificao da produo atravs da combinao de diversos trabalhadores que cooperam, produzindo mais que a soma de seus trabalhos individuais. Se na cooperao simples esta diferena (entre, por exemplo, o produto final de cem trabalhadores que labutam juntos e o produto final de cem que labutam em separado) razoavelmente pequena, na manufatura ela se multiplica algumas vezes e, com a maquinofatura, se potencia. O crescimento da produo torna as mercadorias singulares cada vez mais baratas, e com um custo de produo tambm muito menor. A consequncia disto que os pequenos produtores no conseguem competir com as manufaturas, e muito menos com as maquinofaturas, pois seus produtos so muito mais caros. No resta, assim, outra opo a estes pequenos produtores seno a de abandonarem a sua produo em prol de trabalharem para os capitalistas. Ao mesmo tempo, uma srie de medidas ainda dificulta (ou melhor, impossibilita) quem resiste a tal (pseudo) escolha: o cercamento e privatizao dos campos comuns impede a criao de pequenos rebanhos, pondo fim s prticas de muitos sculos de pequenos agricultores, forando-os a trabalharem em grandes fazendas ou migrarem para as novas cidades industriais; a proibio do recolhimento de lenha nos bosques e florestas etc.. Alm disso, o indivduo que no se dobra s circunstncias e prefere a vadiagem ao

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

57

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

labor industrial v o seu cio tornar-se crime, cuja pena o trabalho forado nas workhouses. A transio para a camada da reproduo no marca somente o desvanecimento das iluses a respeito da equidade das transaes capitalistas, ela d tambm um srio golpe na iluso de que o capitalismo um sistema minimamente harmnico e que pode reproduzir-se incessantemente. Desde o comeo de O Capital, quando ainda se analisava a circulao simples, Marx chama a ateno para o fato de haverem tenses internas que s permitem ao capitalismo desenvolver-se atravs de suas instabilidades. Desde o momento que o uso do dinheiro se generaliza e a identidade inicial entre o ato de comprar e o de vender quebrado o sistema econmico est propenso s crises de carncia, seja de dinheiro, seja de uma mercadoria especfica ou ainda de muitas delas. A anlise da produo, em especial a do processo de intensificao dela (o aumento da mais-valia relativa) revelou novos aspectos contraditrios com os quais o capital tem de debater-se e que podem mesmo constituir limites instransponveis ao seu crescimento, e, portanto, sua prpria sobrevivncia, visto que, se capital valor que se autovaloriza, no momento em que deixa de se autovalorizar deixa automaticamente de ser capital. H ao menos trs grandes dificuldades que o capital enfrenta em sua misso de autovalorizao perptua. Cabe aqui analisar cada uma destas, lembrando sempre que nenhuma constitui uma tendncia definitiva que conduza a uma derrocada certa do sistema capitalista, mas sim que cada uma destas exige constantemente contratendncias que as anulem ou ao menos as amenizem, e que a sobrevivncia do sistema capitalista repousa sobre a eficcia destes paliativos 49 . A primeira dificuldade a queda tendencial da taxa de lucro, que decorrncia direta dos revolucionamentos no modo de produo que o sistema capitalista acarreta em sua busca de aumentar a mais-valia relativa. Lembrando que a taxa de mais-valia calculada pela mais-valia sobre o capital varivel e que a taxa de lucro a mais-valia sobre o capital total. Acontece que neste revolucionamento o capitalista obrigado a investir cada vez mais no maquinrio e demais instrumentos de produo, aumentando constantemente a grandeza de capital constante ao mesmo tempo em que mantm ou at diminui a grandeza do capital varivel. Isto faz com que a taxa de mais-valia se mantenha ou at aumente, mas a taxa de lucro cair tendencialmente, fazendo com que um capital cada vez maior se valorize cada vez menos. Disto decorreriam duas

49

Para uma exposio mais detalhada do assunto, Cf. Grespan, O negativo do capital.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

58

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

possibilidades, ou crises peridicas nos quais o capital subitamente se desvaloriza, mas que permitem novas e maiores rodadas de valorizao, ou uma paralisao completa do organismo capitalista no momento em que no conseguir mais extrair lucro algum ou mesmo demasiado pouco para manter-se em movimento, ou mesmo as duas sequencialmente, isto , uma srie de valorizaes e desvalorizaes na qual a valorizao do capital v minguando aos poucos. A segunda dificuldade autovalorizao perptua do capital a limitao da capacidade dos mercados de absorver uma quantia cada vez maior de mercadorias e mesmo da limitao das matrias primas que ele necessita transformar em mercadorias. Trata-se simplesmente da contraposio de um crescimento infinito do capital dentro de um universo finito de matrias primas e de um mercado igualmente finito. A necessidade interna do capital crescer, para tanto precisa constantemente da expanso dos mercados, mas o que ocorre quando todos eles estiverem abarrotados de mercadorias? Por fim, na medida em que aumenta o nmero de mercadorias produzidas por trabalhador, e, portanto, torna desnecessrio um excedente cada vez maior de pessoas em seu processo autovalorizador, o sistema capitalista novamente golpeia a si prprio, uma vez que depende no s da mais-valia extrada do trabalhador quanto do salrio que d a ele, e que o reproduz como consumidor que vai ao mercado e compra as mercadorias. O capitalismo mina assim o terreno no qual poderia ainda crescer. A partir da, entra em um processo de autofagia onde s cresce a partir da dissoluo das poucas ilhas de bem-estar nos mares circundantes de misria.

Referncias Bibliogrficas: ARTHUR, Christopher. The new dialectic and Marxs Capital. Leiden/Boston: Brill, 2004. BELLUZZO, Luiz G. M. Valor e capitalismo: um ensaio sobre a economia poltica. So Paulo: Brasiliense, 1980. FAUSTO, Ruy. Marx: Lgica e Poltica, Tomo I. So Paulo: Brasiliense, 1983. _____. Marx: Lgica e Poltica, Tomo II. So Paulo: Brasiliense, 1987. GIANNOTTI, Jos A. Marx: alm do marxismo. Porto Alegre, L&PM, 2009. GRESPAN, Jorge. O Negativo do Capital. So Paulo: Hucitec, 1999.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

59

S O B R E A E S T R U T U R A E X P O S I T I VA D O P R I M E I R O L I V R O D E O C A P I TA L , U M E S T U D O

_____. Marx, crtico da teoria clssica do valor. Crtica Marxista, n 12. So Paulo: Boitempo, 2001. _____. A dialtica do avesso. Crtica Marxista, n 14. So Paulo: Boitempo, 2002. JAPPE, Anselm. As Aventuras da Mercadoria. Traduo de Jos Miranda Justo. Lisboa: Antgona, 2006. LUKCS, Georg. Histria e Conscincia de Classe. Traduo de Rodnei Nascimento. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MARX, Karl. O Capital: crtica da economia poltica. Livro I, 2 tomos. Traduo de Regis Barbosa e Flvio Kothe. So Paulo: Nova Cultural, 1985. _____. O Capital: crtica da economia poltica. Livro II. Traduo de Regis Barbosa e Flvio Kothe. So Paulo: Nova Cultural, 1985. _____. O Capital: crtica da economia poltica. Livro III, 2 tomos. Traduo de Regis Barbosa e Flvio Kothe. So Paulo: Nova Cultural, 1988. _____. A Mercadoria [1 captulo da segunda edio de O Capital]. Traduo de Jorge Grespan. So Paulo: tica, 2006. _____. Das Kapital. Erste Ausgabe (1 edio). In: <http://pagespersoorange.fr/dumauvaiscote/Das%20Kapital_Kap1_1867.htm>, sem paginao. _____. Grundrisse der Kritik der Politischen konomie. MEW, tomo 42. Berlin: Dietz, 1983. _____. Intoduo Para crtica da economia poltica. Traduo de Edgard Malagodi. So Paulo: Abril Cultural, 1982. _____. Para a Crtica da Economia Poltica. Traduo de Edgard Malagodi. So Paulo: Abril Cultural, 1982. _____. Captulo VI Indito de O Capital. Tradutor no informado. So Paulo: Moraes, 1985. _____. Fragment des Urtextes von Zur Kritik der politischen konomie. <http://marxists.org/deutsch/archiv/marx-engels/1858/urtext/index.htm>, acesso em Novembro de 2010. POSTONE, Moishe. Time, Labor and Social Domination. New York/Cambridge: Cambridge University Press, 1993. SMITH, Adam. An Inquiry into the nature and causes of the wealth of the nations. 2 volumes. Oxford: Clarendon Press, 1979. SMITH, Tony. The Logic of Marxs Capital. New York: State University of New York, 1990.

P E R I v. 0 3 n . 0 1 2 0 11 p . 2 9 - 6 0

60

You might also like