You are on page 1of 5

Perguntas Mais Freqntes Nesta pgina esto listadas as respostas para as perguntas e dvidas mais freqentes dos alunos:

Sobre citaes e referncias: o Qual a forma correta de apresentar uma citao citada por outra obra no texto? o Como fazer a referncia de um captulo de um livro quando cada captulo foi escrito por autores diferentes? o Como fazer a referncia de documentos disponveis na Internet? o Como fazer a referncia de uma apostila ou tutorial elaborado por um professor? o Como indicar que a figura foi aproveitada de uma fonte especfica? o Como criar a referncia para um artigo de revista? o Como criar a referncia para um artigo de uma pgina da Internet onde no aparece o nome do autor? o Como citar e criar a referncia para uma imagem obtida de uma pgina da Internet? o Como criar a referncia para a Wikipdia?

Qual a forma correta de apresentar a citao de uma obra citada por outra obra? De acordo com a NBR 10520 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT (2001) , pode-se utilizar a expresso latina apud para citar um documento ao qual no se teve acesso direto, mas que foi citado em outra obra ( qual, naturalmente, se teve acesso). Desta forma, a citao chamada de indireta. A expresso apud significa citado por, conforme ou segundo. Abaixo seguem alguns exemplos de uso de apud: "Segundo Cardoso (2000 apud MALDONADO, 2003, p. 40), [...]" "[...] (CARDOSO, 2000 apud MALDONADO, 2003, p. 40)." "[...] (MARTINS, 1986 apud SOUZA, 1991, p. 20-21)." Nas referncias colocam-se, se for possvel, as duas obras envolvidas na citao indireta. Ateno: deve-se, na medida do possvel, para garantir a exatido da informao, procurar usar citaes diretas. Ou seja, deve-se procurar obter as informaes das fontes originais sempre que estas estiverem disponveis, deixando para usar a expresso apub apenas para obras de difcil acesso.

Como fazer a referncia de um captulo de um livro quando cada captulo foi escrito por autores diferentes? Para criar a referncia de partes de monografias (o que inclui captulos de autores diferentes que fazem parte do mesmo livro) usa-se a expresso In: (ABNT, 2000). Abaixo seguem alguns exemplos: KNIGHT, Linda V.; STEINBACH, Theresa A.; KELLEN, Vince. System Development Methodologies for Web-Enabled E-Business: A Customization Framework. In: SHI, Nansi (Ed.); MURTHY, V. K. (Ed.).Architectural Issues of Web-Based Electronic Business. San Diego: Idea Group Publishing, 2003. 420 p. cap. 14, p. 354-380. SANTOS, F. R. dos. A colonizao da terra do Tucujs. In: SANTOS, F. R. dos. Histria do Amap, 1 grau. 2. ed. Macap: Valcan, 1994. cap. 3, p. 15-24. BALDWIN, J. F.; GUILD, N. C. F. Modelling controllers using fuzzy relations. In: DUBOIS, Didier (Ed.); PRADE, Henri (Ed.); YAGER, Ronald R. (Ed.). Readings in Fuzzy Sets for Intelligent Systems. San Mateo: Morgan Kaufmann Publishers, 1993. 916 p. ISBN 1-55860257-7. p. 306-313.

Como fazer a referncia de documentos disponveis na Internet? Acrescenta-se ao final da referncia as expresses (ABNT, 2000, p. 4):

"Disponvel em:", seguida do endereo eletrnico entre os sinais "<" e ">"); e "Acesso em:", seguida da data de acesso no formato dia, ms abreviado e ano.

Abaixo seguem alguns exemplos: GROPP, William; LUSK, Ewing. User's Guide for mpich, a Portable Implementation of MPI Version 1.2.0. [S.l.]: Argone National Laboratory, University of Chicago, 1996. 72 f. (Technical report ANL/MCS-TM-ANL-96/6 Rev B). Disponvel em: <ftp://info.mcs.anl.gov/pub/mpi/userguide.ps>. Acesso em: 13 ago. 2001. BURNS, Greg; DAOUD, Raja; VAIGL, James. LAM: An Open Cluster Environment for MPI. Columbus: Ohio Supercomputer Center, 1994. 8 f. (Technical report). Disponvel em: <http://www.epm.ornl.gov/~walker/OLD_ORNL_WEB_PAGE/mpi/papers/lam-mpi.ps.Z>. Acesso em: 13 ago. 2001.

Como fazer a referncia de uma apostila ou tutorial elaborado por um professor? Seguem-se as mesmas regras usadas na elaborao de monografias, ou seja, apresentamse todos os termos essencias disponveis: autor(es), ttulo em negrito, subttulo, local, editora e ano. Naturalmente, tambm podem aparecer alguns termos complementares, tais como o

nmero de folhas ou pginas. Aps a referncia da monografia pode-se colocar, entre parnteses, uma observao sobre o tipo de contedo do documento. E, ao final, caso o documento esteja disponvel na Internet, o endereo eletrnico e a data de acesso. Abaixo seguem alguns exemplos: TEODOROWITSCH, Roland. NC - Uma Biblioteca para Gerncia de Threads no Sistema Operacional MS-DOS. Canoas: [S.n.], 1999. (Apostila da disciplina Projeto de Sistemas Operacionais, Curso de Cincia da Computao, Universidade Luterana do Brasil). TEODOROWITSCH, Roland. Manual de tica, estilo e portugus para a elaborao de trabalhos acadmicos. Gravata: Ulbra, 2003. 10 f. Disponvel em: <http://www.ulbra.tche.br/~roland/pub/etica-est-port-2003-1.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2003.

Como indicar que a figura foi aproveitada de uma fonte especfica? Basta apresentar a citao da fonte. Esta citao pode aparecer:

no texto que explica e cita a figura: "[...], conforme mostra a Figura 10 (CASTRO, 2002)."; no final do ttulo da figura (ou seja, logo abaixo da prpria figura): "Figura 10 - Sugesto de modelo E-R para a base de dados (CASTRO, 2002)"

Como criar a referncia de um artigo de revista? As informaes que devem aparecer so: nome do autor (quando houver), ttulo do artigo, nome da revista (em negrito), cidade de publicao, ano da revista, volume da revista, nmero da revista, pginas do artigo, data de publicao. Abaixo seguem alguns exemplos, cuja pontuao deve ser tomada como exemplo: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997. TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex-Revista Jurdica, Braslia, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997. MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo em la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

Como criar a referncia para um artigo de uma pgina da Internet onde no aparece o

nome do autor? Deve-se procurar obter o mximo de informaes possvel: autor (se houver), ttulo do artigo, nome da pgina ou portal (incluindo a seo), local, data, endereo eletrnico e data de acesso. Abaixo segue um exemplo: CRIADOR do Linux quer rastrear desenvolvedores. Terra - Informtica, [s.l.], 2 jun. 2004. Disponvel em: <http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI318504-EI553,00.html>. Acesso em: 3 jun. 2004. O primeiro nome do ttulo do artigo (que vai em letras maisculas na referncia) ser usado nas citaes que tero o seguinte formato: "(CRIADOR, 2004)".

Como citar e criar a referncia para uma imagem obtida de uma pgina da Internet? Segundo a NBR 6023 (ABNT, 2000), os elementos essenciais que devem ser registrados nas referncias para imagens so: autor, ttulo (no caso de imagens obtidas da Internet usase o nome original do arquivo), data e caractersticas (largura, altura, resoluo, tamanho, formato). Se o documento estiver em meio eletrnico, o endereo (URL - Universal Resource Locator) e a data de acesso. Por exemplo, para criar a referncia para a imagem satelite.jpg obtida na pgina da empresa FICTCIA, atravs da URL http://www.ficticia.com.br/satelite.jpg, pode-se usar: FICTCIA Eletrnica Ltda. satelite.jpg. 2004. Largura: 332 pixels. Altura: 310 pixels. 96 dpi. 24 BIT RGB. 23,97KB. Formato JPEG . Disponvel em: <http://www.ficticia.com.br/satelite.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2004. Para citar a imagem, pode-se usar "(IMAGES, 2004)". Deve-se procurar evitar o uso de imagens com restries de direito autoral.

Como criar a referncia para a Wikipdia? Se for a Wikipdia como um todo: WIKIPEDIA: a enciclopdia livre. [S.l.]: [s.n.], 2006. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal>. Acesso em: 16 jun. 2006. Se for um item especfico: WIKIPEDIA, a enciclopdia livre. FreeDOS. [S.l.]: [s.n.], 2006. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/FreeDOS>. Acesso em: 16 jun. 2006.

Referncias ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao - Referncias - Elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. 22 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Informao e documentao - Apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2001. 4 p.

You might also like