You are on page 1of 123

Sade do Idoso

Prof. Ismael Costa


ISMAC@GLOBO.COM WWW.BLOGPROFISMAEL.BLOGSPOT.COM

www.cursoinvictus.com.br

Introduo
A longevidade , sem dvida, um triunfo. H, no entanto, importantes diferenas entre os pases desenvolvidos e os pases em desenvolvimento. Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado s melhorias nas condies gerais de vida, nos outros, esse processo acontece de forma rpida, sem tempo para uma reorganizao social e da rea de sade adequada para atender s novas demandas emergentes. Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, de que existiro mais idosos que crianas abaixo de 15 anos, fenmeno esse nunca antes observado.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Conceitos
Conceito de Idoso Cronologicamente: Indivduo com 65 anos ou mais, nos pases desenvolvidos; Indivduo com 60 anos ou mais, nos pases em desenvolvimento, como o Brasil. Senescncia: Refere-se aos processos biolgicos inerentes aos organismos e que so inevitavelmente progressivos. Senilidade: Refere-se s alteraes resultantes de traumas e doenas que ocorrem no ciclo vital.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Geriatria: o ramo da medicina que se dedica ao idoso, ocupando-se no s da preveno, do diagnstico e do tratamento das suas doenas agudas e crnicas, mas tambm da sua recuperao funcional e sua reinsero na sociedade. Gerontologia: Cincia que estuda o envelhecimento nos seus aspectos biolgico, psicolgico e social, englobando um contedo assistencial aos idosos.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Programa de sade da pessoa idosa


funo das polticas de sade contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avanadas com o melhor estado de sade possvel. O envelhecimento ativo e saudvel o grande objetivo nesse processo.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Brasil Transio demogrfica

FIGURA 1: ENVELHECIMENTO DA POPULAO BRASILEIRA, POR SEXO, NOS ANOS 2000, 2025 E 2050
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Envelhecimento - OPAS
A Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS) define envelhecimento como um processo seqencial, individual, acumulativo, irreversvel, universal, no patolgico, de deteriorao de um organismo maduro, prprio a todos os membros de uma espcie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

POLTICAS PBLICAS - idoso


No final da dcada de 90, a Organizao Mundial de Sade (OMS) passou a utilizar o conceito de envelhecimento ativo buscando incluir, alm dos cuidados com a sade, outros fatores que afetam o envelhecimento. Pode ser compreendido como o processo de otimizao das oportunidades de sade, participao e segurana, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida medida que as pessoas ficam mais velhas. (...) favorecendo a prtica de atividades fsicas no cotidiano e no lazer, a preveno s situaes de violncia familiar e urbana, o acesso alimentos saudveis e reduo do consumo de tabaco, entre outros.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Polticas do Idoso - SUS


O Ministrio da Sade, em setembro de 2005, definiu a Agenda de Compromisso pela Sade que agrega trs eixos: o Pacto em Defesa do Sistema nico de Sade (SUS), o Pacto em Defesa da Vida e o Pacto de Gesto. Destaca-se aqui o Pacto em Defesa da Vida (...). Foram pactuadas seis prioridades, sendo que trs delas tm especial relevncia com relao ao planejamento de sade para a pessoa idosa. So elas: a sade do idoso, a promoo da sade e o fortalecimento da Ateno Bsica.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Promoo da sade da Pessoa idosa


Aes da Poltica Nacional de Promoo da Sade Portaria 687/GM, de 30 de maro de 2006 : a) Divulgao e implementao da Poltica Nacional de Promoo da Sade (PNPS); b) Alimentao saudvel; c) Prtica corporal/atividade fsica; d) Preveno e controle do tabagismo; e) Reduo da morbi-mortalidade em decorrncia do uso abusivo de lcool e outras drogas; f) Reduo da morbi-mortalidade por acidentes de trnsito; g) Preveno da violncia e estmulo cultura de paz; h) Promoo do desenvolvimento sustentvel.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

A Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa (PNSPI)


Portaria GM n 2.528, de 19 de outubro de 2006, define que a ateno sade dessa populao ter como porta de entrada a Ateno Bsica/Sade da Famlia, tendo como referncia a rede de servios especializada de mdia e alta complexidade.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Mortalidade - Brasil bitos p/Ocorrnc por Captulo CID-10 e Ano do bito Faixa Etria: 60 a 69 anos, 70 a 79 anos, 80 anos e mais Perodo:2000-2010 Captulo CID-10 IX. Doenas do aparelho circulatrio II. Neoplasias (tumores) X. Doenas do aparelho respiratrio XVIII.Sint sinais e achad anorm ex cln e laborat IV. Doenas endcrinas nutricionais e metablicas XI. Doenas do aparelho digestivo I. Algumas doenas infecciosas e parasitrias XX. Causas externas de morbidade e mortalidade XIV. Doenas do aparelho geniturinrio VI. Doenas do sistema nervoso

TOTAL 2438509 1053298 851534 777482 466852 297281 198519 195563 145374 111495

Aspectos fsicos do envelhecimento


Sistema Cardiovascular -A cardiopatia a principal causa de morte no idoso. As valvas cardacas tornam-se mais espessas e mais rgidas, perdendo o msculo e as artrias cardacas sua elasticidade. Para se calcular a frequncia cardaca mxima para uma pessoa idosa, deve-se usar a seguinte relao: 220 idade em anos.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Cardiovascular
A hipertenso um fator de risco grave, em todas as idades, para doena cardiovascular e acidente vascular cerebral. Nas pessoas idosas a hipertenso classificada da seguinte maneira: a) Hipertenso sistlica isolada: a leitura sistlica excede a 140mmHg, e a medio diastlica normal ou quase normal (menor que 90mmHg); b) Hipertenso primria: a presso diastlica superior ou igual a 90mmHg, independente da presso sistlica; c) Hipertenso secundria: hipertenso que pode ser atribuda a uma causa subjacente. A disfuno cardiovascular pode manifestar-se como insuficincia cardaca congestiva, doena da artria coronria, arteriosclerose, hipertenso, claudicao intermitente (dor na perna causada pela deambulao), doena vascular perifrica, hipotenso ortosttica, disritmias, acidentes vasculares cerebrais (derrames) ou infarto do miocrdio (ataque cardaco).
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Cardiovascular-promoo da sade
A sade cardiovascular pode ser promovida atravs do exerccio regular, dieta adequada, controle de peso, medies regulares da presso arterial, gerenciamento do estresse e cessao do tabagismo. E considerar a realizao de 5 ou 6 pequenas refeies por dia, em lugar de 3, para minimizar a hipotenso que pode acontecer depois de uma grande refeio. Os extremos de temperatura, tambm, devem ser evitados. Alteraes anatomo-fisiolgicas do envelhecimento. Frequncia cardaca em repouso (normal); FC em exerccio ; Complacncia ventricular ; Volume Sistlico ; Volume diastlico ; Dbito Cardaco ; Consumo de Oxignio ; PA (presso sistlica aumenta, tanto em repouso quanto ao exerccio, cerca de 10 a 40mmHg).
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Respiratrio
dimetro torcico ntero-posterior aumentado, o colapso osteoportico das vrtebras resultando em cifose, calcificao das cartilagens costais e mobilidade reduzida das costelas, eficincia diminuda dos msculos respiratrios, rigidez pulmonar aumentada e rea de superfcie alveolar diminuda. (resulta em maior volume residual pulmonar e capacidade vital diminuda). A troca gasosa e a capacidade de difuso tambm so diminudas. A menor eficincia da tosse, a atividade ciliar reduzida e o espao morto respiratrio aumentado tornam a pessoa idosa mais vulnervel s infeces respiratrias.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Respiratrio-promoo da sade


o exerccio regular, a ingesto hdrica apropriada, a vacinao pneumoccica, as imunizaes anuais contra gripe e a preveno do contato com pessoas doentes, alm de cessao do tabagismo. Quanto a internao atentar para o reflexo da tosse e realizao de respiraes profundas porque a diminuio da capacidade pulmonar e da eficincia da tosse os predispe s infeces respiratrias e atelectasia. As afeces respiratrias mais frequentes no idoso so as doenas crnicas, dentre elas o grupo e doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) e asma, doena restritiva, como a fibrose pulmonar idioptica, e pneumonias.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

DPOC
A DPOC uma das doenas mais frequentes do idoso, tem evoluo lenta e progressiva com alta incidncia de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Inclui enfisema pulmonar, bronquite crnica e doena inflamatria das pequenas vias areas, sendo comum a superposio desses quadros. Na clnica, os pacientes apresentam dispnia, que o sintoma mais incapacitante, tosse com expectorao e intolerncia ao exerccio. Apresentam sinais de hiperinsuflao pulmonar, desconforto respiratrio e, em sua evoluo, alteraes importantes na troca gasosa com hipoxemia e hipercapnia.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Fibrose pulmonar idioptica


A fibrose pulmonar uma doena com maior frequncia na 5 e 6 dcada de vida e se caracteriza pela fibrose das paredes alveolares, geralmente desencadeada por processos inflamatrios crnicos. A fibrose dificulta a difuso dos gases, sendo as principais conseqncias quadros de hipoxemia seguidos de hipertenso pulmonar, cor pulmonale e morte.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Pneumonia
A pneumonia uma reao inflamatria do parnquima pulmonar decorrente de uma agresso por microorganismos, isto , bactrias, fungos e vrus. A populao idosa mais propensa a desenvolver pneumonia, por vrios fatores como reduo dos mecanismos de defesa pulmonar, presena de doenas pulmonares concomitantes, como bronquite crnica e enfisema, restrio ao leito devido seqelas de acidente vascular cerebral (AVC), demncia em estgio avanado, ps-traumatismos e quadros de broncoaspirao. A pneumonia constitui a principal causa de mortalidade por doena infecciosa em pacientes idosos.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema tegumentar
A epiderme e a derme tornam-se mais finas. As fibras elsticas sofrem uma reduo em seu nmero e o colgeno torna-se mais rgido. O tecido adiposo subcutneo diminui, principalmente nos membros. Quantidades diminudas de capilares na pele resultam em aporte sanguneo diminudo. Essas alteraes provocam perda da elasticidade e o enrugamento e arqueamento da pele. Alm disso, ocorre a cerose, que a perda da capacidade da pele de reter a umidade e acaba ficando seca e escamosa. A cerose quase sempre acompanhada de prurido, alm da descamao da pele. A pigmentao dos plos diminui. A pele torna-se mais seca e suscetvel s irritaes por causa da atividade diminuda das glndulas sebceas e sudorparas. Essas alteraes no tegumento reduzem a tolerncia aos extremos de temperatura e exposio ao sol.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema tegumentar-promoo da sade


As estratgias para promover a funo cutnea saudvel incluem: a preveno contra a exposio ao sol, uso de creme cutneo lubrificante, preveno de longas imerses na banheira e a manuteno da ingesto adequada de gua, e uso de protetor/bloqueador quando exposto ao sol aps o sol da manh.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Reprodutor
A produo ovariana de estrognio e progesterona cessa com a menopausa (RISCO AUMENTADO PARA OSTEOPOROSE). As alteraes que ocorrem no sistema reprodutor feminino incluem o adelgaamento da parede vaginal, juntamente com o estreitamento no tamanho e a perda da elasticidade; a reduo das secrees vaginais resultam em ressecamento vaginal, prurido e acidez diminuda; involuo do tero e dos ovrios; e tnus diminudo da musculatura pubococcgea, resultando em uma vagina e perneo relaxados. Essas alteraes contribuem para o sangramento vaginal e para relao sexual dolorosa. Nos homens idosos, o pnis e os testculos diminuem de tamanho, ocorrendo reduo dos nveis andrognicos. A disfuno ertil pode desenvolver-se com a doena cardiovascular concomitante, distrbios neurolgicos, diabetes ou, at mesmo, com a doena respiratria, o que limita a tolerncia ao exerccio.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema reprodutor-promoo da sade


Para homens e mulheres, a manuteno de uma rotina diria de exerccios fsicos promove o desempenho sexual melhorado.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Genitourinrio
O sistema genitourinrio continua a funcionar adequadamente nas pessoas idosas, embora exista uma diminuio na massa renal, principalmente por causa de uma perda de nfrons. As alteraes na funo renal incluem uma reduo na taxa de filtrao, funo tubular diminuda com menor eficincia na reabsoro e concentrao de urina, e uma restaurao mais lenta do equilbrio cido-bsico em resposta ao estresse. Com frequncia, as mulheres idosas sofrem incontinncia por estresse e/ou de urgncia. A hiperplasia benigna de prstata, achado comum nos homens idosos, provoca aumento gradual na reteno urinria e na incontinncia por hiperfluxo.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Genitourinrio - promoo da sade


O consumo adequado de lquidos importante para reduzir o risco de infeces vesicais e de incontinncia urinria. Outros hbitos saudveis compreendem ter acesso imediato s instalaes sanitrias e a realizar a mico a cada 2 a 3 horas enquanto acordado. As infeces do trato urinrio so prevalentes em mulheres idosas. Os motivos incluem os efeitos de estrognio diminudo, o que encurta o comprimento uretral, possibilitando a passagem mais fcil de bactrias para dentro da bexiga; menor consumo total de lquidos, o que gera uma urina concentrada em que as bactrias podem proliferar; e a introduo de bactrias a partir do reto em consequncia a uma higiene ntima deficiente secundria mobilidade prejudicada e s alteraes articulares.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sexualidade na terceira idade


Nos ltimos anos vem ocorrendo uma revoluo na concepo e na prtica da sexualidade, o que tem se refletido de forma indiscutvel na terceira idade. Alguns fatores tiveram influencia direta no processo, sendo trs os mais importantes. 1 A vida sexual deixou de ter apenas a funo de procriao para se tornar uma fonte de satisfao e realizao de pessoas de todas as idades 2 - O aumento notvel e progressivo de pessoas que chegam a uma idade sempre mais avanada em condies psicofsicas satisfatrias e no dispostas a renunciar vida sexual. 3 - O aparecimento da Aids obriga todos a repensar a sexualidade, reforando a necessidade de informarem-se e falarem mais abertamente sobre sexo.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Gastrintestinal
O adulto idoso est em maior risco de nutrio prejudicada. comum a doena periodontal, que leva deteriorao e perda dos dentes. Ressecamento da boca. Com frequncia, as principais queixas so as sensaes de plenitude, pirose e indigesto. A motilidade gstrica pode diminuir, resultando em esvaziamento retardado do contedo gstrico. A secreo diminuda de cido e pepsina reduz a absoro de ferro, clcio e vitamina B12. A absoro de nutrientes no intestino delgado tambm parece diminuir com a idade. Em geral, h a manuteno da funo do fgado, vescula biliar e pncreas, embora a absoro e a tolerncia gordura possam diminuir. A incidncia de clculos biliares e de clculos no duto biliar comum aumenta progressivamente com o avanar da idade. A constipao comum nas pessoas idosas.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Gastrintestinalpromoo da sade


As prticas de promoo da sade gastrintestinal incluem a realizao de cuidados dentrios regulares; a ingesto de refeies pequenas e frequentes; a preveno da atividade intensa depois da alimentao; a ingesto de uma dieta rica em fibras e pobre em gordura; a ingesto de uma quantidade adequada de lquidos; o estabelecimento de hbitos intestinais regulares; e a preveno do uso de laxativos e anticidos.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sono
Os distrbios do sono ocorrem com frequncia nas pessoas idosas, afetando mais de 50% dos adultos com 65 anos de idade ou mais. Com frequncia, o idoso experimenta variaes em seus ciclos normais de sono-viglia, e, em geral, a falta de qualidade de sono noite cria a necessidade de cochilos durante o dia. Pode-se recomendar comportamentos prudentes de higiene do sono, como evitar cochilos durante o dia, ingerir um lanche leve antes da hora de dormir e diminuir o intervalo total no leito para ajustar-se ao menor nmero de horas de sono necessrias comparado a quando o paciente era mais jovem.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Musculoesqueltico
A perda da densidade ssea pode resultar em osteoporose, que afeta homens e mulheres idosos, mas prevalente em mulheres ps-menopausa. Essa condio tambm observada em homens idosos que esto recebendo tratamentos hormonais para o cncer de prstata. O risco de uma fratura em conseqncia da reabsoro ssea particularmente alto para poro dorsal das vrtebras, mero, rdio, fmur e tbia. Ocorre uma perda de altura em um perodo mais avanado na vida. Os msculos diminuem de tamanho e perdem a fora, flexibilidade e resistncia com a atividade diminuda e a idade avanada. a partir da meia-idade, a cartilagem das articulaes deteriora progressivamente.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Promoo da sade
Ingesto rica em clcio; Dieta pobre em fsforo; Exerccios de sustentao de peso; Reduo de cafena e lcool; Cessao do tabagismo; Modulares seletivos do receptor de estrognio (preservam a densidade mineral ssea); Substncias bifosfonadas (promovem a formao ssea).

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Nervoso
A estrutura e funo do sistema nervoso modificam-se com o avanar da idade, e uma reduo no fluxo sanguneo cerebral acompanha as alteraes no sistema nervoso. A perda de clulas nervosas contribui para uma perda progressiva de massa cerebral, e tambm esto reduzidos a sntese e o metabolismo dos principais neurotransmissores. Como os impulsos nervosos so conduzidos de forma mais lenta, as pessoas idosas levam mais tempo para responder e reagir. O sistema nervoso autnomo age de maneira menos eficiente, podendo acontecer hipotenso postural, que faz com que a pessoa perca a conscincia ou sinta tonteira ao se levantar com rapidez. Um tempo de reao retardado coloca a pessoa idosa em risco de quedas e leses, incluindo erros na direo de veculos automotores.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sistema Sensorial
As perdas sensoriais com o envelhecimento afetam todos os rgos sensoriais e podem ser devastadoras para a pessoa que no consegue enxergar para ler ou ver televiso, ouvir suficientemente a conversao para se comunicar, ou discriminar suficientemente bem o paladar para apreciar o alimento.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

PROMOO DE HBITOS SAUDVEIS


Alimentao Saudvel para Pessoas Idosas Alimentao especfica. Prtica Corporal/Atividade Fsica - Sugere-se a prtica de 30 minutos de prtica corporal/atividade fsica regular (ao menos trs vezes por semana), deve-se considerar vrios aspectos, como: prazer em estar realizando esta ou aquela atividade, suas necessidades fsicas, suas caractersticas sociais, psicolgicas e fsicas. Trabalho em Grupo com Pessoas Idosas - O trabalho em grupos possibilita a ampliao do vnculo entre equipe e pessoa idosa, sendo um espao complementar da consulta individual, de troca de informaes, de oferecimento de orientao e de educao em sade.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

10 passos- alimentao saudvel


1 PASSO: FAA PELO MENOS 3 REFEIES (CAF DA MANH, ALMOO E JANTAR) E 2 LANCHES SAUDVEIS POR DIA. NO PULE AS REFEIES! 2 PASSO: INCLUA DIARIAMENTE 6 PORES DO GRUPO DOS CEREAIS (ARROZ, MILHO E TRIGO PES E MASSAS), TUBRCULOS COMO A BATATA, RAZES COMO MANDIOCA/ MACAXEIRA/ AIPIM, NAS REFEIES. D PREFERNCIA AOS GROS INTEGRAIS E AOS ALIMENTOS NA SUA FORMA MAIS NATURAL. 3 PASSO: COMA DIARIAMENTE PELO MENOS 3 PORES DE LEGUMES E VERDURAS COMO PARTE DAS REFEIES E 3 PORES OU MAIS DE FRUTAS NAS SOBREMESAS E LANCHES 4 PASSO: COMA FEIJO COM ARROZ TODOS OS DIAS OU, PELO MENOS, 5 VEZES POR SEMANA. ESSE PRATO BRASILEIRO UMA COMBINAO COMPLETA DE PROTENAS E BOM PARA A SADE. 5 PASSO: CONSUMA DIARIAMENTE 3 PORES DE LEITE E DERIVADOS E 1 PORO DE CARNES, AVES, PEIXES OU OVOS. RETIRAR A GORDURA APARENTE DAS CARNES E A PELE DAS AVES ANTES DA PREPARAO TORNA ESSES ALIMENTOS MAIS SAUDVEIS!

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

10 passos
6 PASSO: CONSUMA, NO MXIMO, 1 PORO POR DIA DE LEOS VEGETAIS, AZEITE, MANTEIGA OU MARGARINA. 7 PASSO: EVITE REFRIGERANTES E SUCOS INDUSTRIALIZADOS, BOLOS, BISCOITOS DOCES E RECHEADOS, SOBREMESAS DOCES E OUTRAS GULOSEIMAS COMO REGRA DA ALIMENTAO. COMA-OS, NO MXIMO, 2 VEZES POR SEMANA. 8 PASSO: DIMINUA A QUANTIDADE DE SAL NA COMIDA E RETIRE O SALEIRO DA MESA. 9 PASSO: BEBA PELO MENOS 2 LITROS (6 A 8 COPOS) DE GUA POR DIA. D PREFERNCIA AO CONSUMO DE GUA NOS INTERVALOS DAS REFEIES. 10 PASSO: TORNE SUA VIDA MAIS SAUDVEL. PRATIQUE PELO MENOS 30 MINUTOS DE ATIVIDADE FSICA TODOS OS DIAS E EVITE AS BEBIDAS ALCOLICAS E O FUMO

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

VIOLNCIA INTRAFAMILIAR E MAUS TRATOS


A violncia contra idosos se manifesta nas formas: Estrutural, que ocorre pela desigualdade social e naturalizada nas expresses da pobreza, da misria e da discriminao; Interpessoal que se refere nas relaes cotidianas; Institucional, que se reflete na aplicao ou omisso da gesto das polticas sociais e pelas instituies de assistncia. violncia intrafamiliar importante A representao da violncia interpessoal.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Tipos de violncia
a) Violncia fsica b) Violncia sexual c) Violncia psicolgica d) Violncia econmica ou financeira ou patrimonial e) Violncia institucional f) Abandono/negligncia g) Auto-negligncia. Todo caso suspeito ou confirmado de violncia contra a pessoa idosa deve ser notificado, utilizando-se a Ficha de Notificao/Investigao Individual Violncia Domstica, Sexual e/ou Outras Violncias.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Avaliao global
A avaliao da pessoa idosa nos servios de Ateno Bsica tem por objetivo a avaliao global com nfase na funcionalidade. A presena de declnio funcional pode sugerir a presena de doenas ou alteraes ainda no diagnosticadas. por meio dessa avaliao que se pode fazer um balano entre as perdas e os recursos disponveis para sua compensao. Vrios so os instrumentos existentes que colaboram com a avaliao ampla do idoso.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

AVALIAO GLOBAL - conceitos Autonomia pode ser definida como autogoverno e se expressa na liberdade para agir e para tomar decises. Independncia significa ser capaz de realizar as atividades sem ajuda de outra pessoa. Dependncia significa no ser capaz de realizar as atividades cotidianas sem a ajuda de outra pessoa.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Escalas de avaliao
AVALIAO DE EQUILBRIO E MARCHA: TINNETI - Realizado atravs de protocolo de Mary Tinneti proposto em 1986. O teste capaz de avaliar as condies vestibulares e da marcha da pessoa idosa. Em 2003, esse teste foi adaptado para ser utilizado na populao brasileira recebendo o nome de POMA-Brasil. AVALIAO DAS ATIVIDADES BSICAS DE VIDA DIRIA: KATZ - O ndex de Independncia nas Atividades Bsicas de Vida Diria de Sidney Katz um dos instrumentos mais utilizados para avaliar as AVD. Avalia a independncia no desempenho de seis funes (banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferncia, continncia e alimentao) classificando as pessoas idosas como independentes ou dependentes. AVALIAO DAS ATIVIDADES INSTRUMENTAIS DE VIDA DIRIA: LAWTON - De acordo com o grau de limitao apresentado para o desempenho das AIVDs possvel determinar se a pessoa idosa ou no capaz de manter uma vida independente. 9 funes so avaliadas: usar o telefone; ir a locais distantes, usando algum transporte, sem necessidade de planejamentos especiais; fazer compras; preparar suas prprias refeies; arrumar a casa; fazer trabalhos manuais domsticos, como pequenos reparos; lavar e passar sua roupa; tomar seus remdios na dose e horrios corretos; cuidar de suas finanas

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Fragilidade em idosos
Fragilidade compreendida como uma sndrome clnica caracterizada pela diminuio da reserva energtica e pela resistncia reduzida aos estressores. Essa condio resulta de declnio cumulativo dos sistemas fisiolgicos e causa vulnerabilidade s condies adversas, por haver dificuldade de manuteno da homeostase em situaes de exposio s perturbaes tais como alteraes de temperaturas ambientais e variaes na condio de sade.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Principais alteraes
Alteraes neuromusculares (principalmente sarcopenia); Desregulao do sistema neuroendcrino; Disfuno do sistema imunolgico.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

VACINAO
Anti-influenza dose anual no outono. Idosos com mais de 60 anos devem tambm receber ao menos uma dose de vacina anti-pneumoccica durante a vida. Os idosos institucionalizados e no vacinados devero receber uma dose da vacina (anti-pneumo) e outra aps cinco anos da primeira, caso a indicao persista. A vacina dupla adulto (dT contra difteria e ttano) deve ser administrada a cada dez anos podendo ser reforada em cinco anos no caso de ferimentos considerados sujos.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Geriatria
Objetivos da Geriatria Manuteno da Sade em idades avanadas Manuteno da funcionalidade Preveno de doenas Deteco e tratamento precoce Mximo grau de independncia Cuidado e apoio durante doenas terminais Tratamentos seguros. As doenas no Idoso tm manifestaes atpicas, com sintomas inespecficos, de incio insidioso, sub-clnico e com freqncia com sintomas no relatados, assim comum se dizer que fcil perder um diagnstico.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

OS CINCO IS E OS TRS D
A- Insuficincia (Incompetncia) Cerebral B- Imobilidade C- Incontinncia D- Iatrogenia E- Instabilidade Postural e Cerebral (Demncia, Delrium, Depresso)

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Insuficincia (Incompetncia) Cerebral


Origem: Degenerao e perda de clulas no crebro Causas mais comuns: Doena de Alzheimer e Distrbios circulatrios no crebro Evoluo : Lenta , progressiva geralmente irreversvel CONSEQUNCIAS: Dificuldades de memria Desorientao Dificuldades de linguagem Incapacidade para realizar tarefas comuns do cotidiano Alteraes do comportamento e da personalidade

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Imobilidade
Situao Motora e Comportamental Perda de atividades laborativas. Perda de funes sociais Naturalizao da inatividade Ambiente Limitante Superproteo. Negligncia Doena crnica Doena aguda Dor crnica Sedentarismo Inatividade Imobilidade

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Incontinncia
A prevalncia da Incontinncia Urinria maior nas mulheres que nos homens, entre os 50 e 75 anos, no apresentando variaes por sexo na idade mais avanada. Estima-se que entre as pessoas idosas, a prevalncia de IU de aproximadamente 10 a 15% entre os homens e de 20 a 35% entre as mulheres. Idosos institucionalizados e os providos de internao hospitalar recente, apresentem incontinncia urinria de 25 a 30%. Entre as mulheres, a principal alterao a reduo da presso mxima de fechamento uretral, conseqncia de danos secundrios partos, cirurgias, radiao, tabagismo, obesidade, distrbios neurolgicos, da reduo da vascularizao e hipotrofia dos tecidos que revestem e envolvem a uretra, a bexiga e a vagina e outros. Entre os homens, o aumento da prstata , provavelmente, o principal fator responsvel pelas alteraes do fluxo urinrio.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Tratamento
Evitar ingesto de grandes quantidades de lquidos quando no houver disponibilidade de banheiros acessveis. Evitar alimentos como cafena e bebidas alcolicas. Tratar adequadamente quadros de obstipao intestinal crnica. Medidas no farmacolgicas 1. Adaptao e manipulao ambiental facilitando acesso e uso do banheiro ou uso de coletores (urinol, papagaio ou comadre) beira do leito. 2. Terapias de comportamento: 2.1 Exerccios de musculatura plvica e treinamento vesical. 2.2 treinamento do hbito e a mico programada.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Iatrogenia
Iatrogenia - Problema de sade induzido por diagnstico ou tratamento. Podemos considerar dois tipos de iatrogenias: 1) Iatrogenia de ao: aquela que ocorre pela ao mdica, desde a relao com o paciente, passando pelo diagnstico, teraputica, at a preveno. Caracteriza imprudncia ou impercia mdica; 2) Iatrogenia de omisso: aquela que ocorre pela falta de ao do mdico, quer no diagnstico, quer no tratamento, portanto, ato negligente.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Envelhecimento e medicamentos
A complexidade do regime teraputico, o excesso de medicamentos prescritos, a durao do tratamento, o dficit de informaes (doena e medicamentos), os distrbios (cardiovasculares, hepticos e renais), so alguns dos fatores que contribuem para a ocorrncia de eventos adversos. As interaes medicamentosas so causas especiais de reaes adversas em que os efeitos farmacolgicos de um medicamento podem ser alterados por outro(s), quando administrados concomitantemente.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Polifarmcia
Polifarmcia o termo usado para descrever a situao em que vrios medicamentos so prescritos simultaneamente, sendo uma prtica clnica comum nas pessoas idosas. um tipo de tratamento personalizado, em que os medicamentos prescritos podem ser controlados (em relao dose e efeitos colaterais) pelo prprio clnico. Entretanto, fundamental o conhecimento do profissional em relao aos aspectos farmacocinticos e farmacodinmicos dos medicamentos. A ocorrncia da polifarmcia pode ser explicada pelo nmero de doenas crnicas que acometem os idosos, elevada incidncia de sintomas e a realizao de consulta e tratamento com especialistas diferentes.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Instabilidade postural - quedas


A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas conseqncias (injria, incapacidade, institucionalizao e morte) que so resultado da combinao de alta incidncia com alta suscetibilidade leses. Cerca de 30% das pessoas idosas caem a cada ano. Essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos e 50% entre os que residem em ILPI. As mulheres tendem a cair mais que os homens at os 75 anos de idade, a partir dessa idade as freqncias se igualam. Dos que caem, cerca de 2,5% requerem hospitalizao e desses, apenas metade sobreviver aps um ano.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Quedas fatores de risco


Fatores intrnsecos: decorrem das alteraes fisiolgicas relacionadas ao avanar da idade, da presena de doenas, de fatores psicolgicos e de reaes adversas de medicaes em uso. idosos com mais de 80 anos; sexo feminino; imobilidade; quedas precedentes; equilbrio diminudo; marcha lenta e com passos curtos; baixa aptido fsica; fraqueza muscular de MMII e MMSS (hand grip); alteraes cognitivas; doena de Parkinson; polifarmcia; uso de sedativos, hipnticos e ansioliticos.

Fatores extrnsecos
Relacionados aos comportamentos e atividades das pessoas idosas e ao meio ambiente. Ambientes inseguros e mal iluminados, mal planejados e mal construdos, com barreiras arquitetnicas representam os principais fatores de risco para quedas. A maioria das quedas acidentais ocorre dentro de casa ou em seus arredores, geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, mudar de posio, ir ao banheiro. Cerca de 10% das quedas ocorrem em escadas sendo que desc-las apresenta maior risco que subi-las.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Instabilidade cerebral
DEPRESSO A depresso no apenas tristeza e no inerente ao processo de envelhecimento, uma doena que deve ser tratada. Entre as pessoas idosas, a depresso talvez seja o exemplo mais comum de uma doena com apresentao clnica inespecfica e atpica. A depresso no provocada por um s fator. H um entrecruzamento de vrios fatores: psicolgicos, biolgicos, sociais, culturais, econmicos, familiares, entre outros que fazem com que a depresso se manifeste em determinado sujeito. No est claro por que umas pessoas se deprimem e outras no.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

DEPRESSO Quanto Histria Clnica Antecedentes pessoais ou Presente familiares de depresso Incio dos sinais e sintomas Data precisa de incio

DEMNCIA

Ausente

No evidente

Progresso dos sintomas

Rpida

Lenta

Durao dos sintomas

Menor de seis meses

Maior de seis meses

Queixas de perda cognitiva

Enfatizada

Minimizada

Descrio cognitiva

da

perda Detalhada

Vaga

Descrio da perda cognitiva

Detalhada

Vaga

Incapacidade

Enfatizada

No enfatizada

Esforo para executar tarefas

Menor

Maior

Apetite

Transtorno do apetite

Normal

Resposta ao tratamento com Boa antidepressivos Quanto ao exame clnico Perda de memria

Ausente

Para acontecimentos recente e Maior perda de memria remoto similares recente

Incidncia

de

respostas

do Habitual

No habitual

tipo - "no sei" Incidncia de respostas tipo - No habitual "quase certo" Habitual

Tratamento
O tratamento da depresso visa: promoo da sade e a reabilitao psicossocial; preveno de recorrncias, a piora de outras doenas presentes e do suicdio; a melhora cognitiva e funcional; e ajuda para que a pessoa idosa possa lidar com suas dificuldades. A associao entre essas opes aumenta o potencial de resposta. De forma geral, existem alguns recursos teraputicos como: o atendimento individual (orientao e acompanhamento, psicoterapia e farmacoterapia), o atendimento em grupo, as atividades comunitrias e o atendimento famlia.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Demncia
A demncia uma sndrome clnica decorrente de doena ou disfuno cerebral, de natureza crnica e progressiva, na qual ocorre perturbao de mltiplas funes cognitivas, incluindo memria, ateno e aprendizado, pensamento, orientao, compreenso, clculo, linguagem e julgamento. O comprometimento das funes cognitivas comumente acompanhado, e ocasionalmente precedido, por deteriorao do controle emocional, comportamento social ou motivao. A demncia produz um declnio aprecivel no funcionamento intelectual que interfere com as atividades dirias, como higiene pessoal, vestimenta, alimentao, atividades fisiolgicas e de toalete.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Demncias dos corpsculos de Lewy - Do ponto-de-vista clnico, a DCL caracteriza-se por flutuao cognitiva, alucinaes visuais e parkinsonismo espontneo. O tratamento farmacolgico baseia-se no emprego de inibidores de colinesterase, objetivando atenuar os dficits cognitivos e as alteraes comportamentais. O emprego de neurolpticos deve ser evitado face grande sensibilidade desses pacientes aos mesmos. A demncia fronto-temporal uma importante causa de demncia no perodo pr-senil. Caracteriza-se por significativas modificaes do comportamento e da personalidade, enquanto o funcionamento cognitivo avaliado por testes psicomtricos tradicionais encontra-se relativamente preservado. O tratamento racional da demncia fronto-temporal atualmente limitado. Os sintomas comportamentais so controlados principalmente por inibidores seletivos da recaptao de serotonina.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

A doena de Pick um tipo de demncia fronto-temporal. Quando a leso ocorre na rea cerebral que controla o comportamento, esta forma de demncia muitas vezes marcada por mudanas notrias da personalidade na pessoa afetada. Esta pode-se revelar-se antiptica, arrogante, atuar inapropriadamente e, de um modo geral, no respeitar as regras sociais. O estgio inicial costuma ser caracterizado por uma falta de iniciativa e por falhas de memria para acontecimentos recentes. A desorientao espacial ocorre tambm muito cedo.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

DELIRIUM
definido como uma sndrome cerebral orgnica sem etiologia especfica, caracterizada pela presena simultnea de perturbaes da conscincia e da ateno, da percepo, do pensamento, da memria, do comportamento psicomotor, das emoes e do ritmo sono-viglia. Acomete principalmente pacientes idosos. um estado confusional agudo ou confuso mental aguda, com durao varivel, e com gravidade varia de formas leves a muito graves.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

DELIRIUM
EPIDEMIOLOGIA 1% nos idosos que vivem em comunidade; 40% nos idosos admitidos em unidades de urgncia; 2% a 60% no ps-operatrio. SINTOMAS CLNICOS Distrbio de ateno; Incio agudo, com piora nos perodos noturnos; Caracterizam-se com prejuzo da conscincia, ateno, cognio, ciclo sono-viglia e comportamento psicomotor; Desorientao tmporo-espacial; Disfuno da cognio - prejuzo do pensamento (vago e fragmentado nas formas leves; sem lgica ou coerncia: nas formas graves).

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

DELIRIUM
ETIOLOGIA Multifatorial: qualquer afeco mdica, uso ou abstinncia de drogas; Principais causas entre os idosos: processos infecciosos (pneumonia e ITU), afeces cardiovasculares, cerebrovasculares e pulmonares que causam hipxia e distrbios metablicos.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

MAL DE ALZHEIMER
A Doena de Alzheimer uma doena do crebro, degenerativa, isto , que produz atrofia progressiva, com incio mais freqente aps os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as reas da linguagem e produz alteraes no comportamento. Causas - Ainda no esto conhecidas, mas sabe-se que existem relaes com certas mudanas nas terminaes nervosas e nas clulas cerebrais que interferem nas funes cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doena: Aspectos neuroqumicos: diminuio de substncias atravs das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurnios, tais como a acetilcolina e noradrenalina Aspectos ambientais: exposio/intoxicao por alumnio e mangans Aspectos infecciosos: como infeces cerebrais e da medula espinhal Pr-disposio gentica em algumas famlias, no necessariamente hereditria.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sinais e sintomas
Na fase inicial da doena, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece no encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; s vezes, apresenta descuido da aparncia pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia para as atividades da vida diria. Na fase intermediria necessita de maior ajuda para executar as tarefas de rotina, em parte devido a apraxia (incapacidade de executar movimentos voluntrios coordenados, embora funes musculares e sensoriais estejam conservadas); pode passar a no reconhecer seus familiares, pode apresentar incontinncia urinria e fecal; torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato, precisa de auxlio direto para se vestir, comer, tomar banho, tomar suas medicaes e todas as outras atividades de higiene.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sinais e sintomas
No perodo final da doena, existe perda de peso mesmo com dieta adequada; dependncia completa, torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diria e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentrao. Pode apresentar reaes a medicamentos, infeces bacterianas e problemas renais. Na maioria das vezes, a causa da morte no tem relao com a doena e sim com fatores relacionados idade avanada.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Fatores de risco
Idade Hereditariedade Metais: o alumnio e o zinco tm sido associados s alteraes do tecido cerebral que ocorrem na doena de Alzheimer. Porm no h evidncias diretas que liguem a exposio fsica a esses metais com a doena*. Sndrome de Down Uso de Estrognio Antioxidantes

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Diagnstico
O diagnstico de Doena de Alzheimer feito atravs da excluso de outras doenas que podem evoluir tambm com quadros demenciais. Por exemplo: Traumatismos cranianos Tumores cerebrais Acidentes Vasculares Cerebrais Arterioesclerose Intoxicaes ou efeitos colaterais de medicamentos Intoxicao por drogas e lcool Depresso Hidrocefalia Hipovitaminoses, Hipoteroidismo

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Tratamento
No existe cura conhecida para a Doena de Alzheimer, por isso o tratamento destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa doente dos efeitos produzidos pela deteriorao trazida pela sua condio. Antipsicticos podem ser recomendados para controlar comportamentos agressivos ou deprimidos, garantir a sua segurana e a dos que a rodeiam. Sabe-se, atualmente, que altos nveis de acar e colesterol no sangue podem ter relao forte com a doena e que pessoas solitrias tm o dobro de risco de desenvolverem o mal de Alzheimer. , tambm, conhecido que a ingesto de vitamina E reduz o risco de morte em aproximadamente 25%, exerccios fsicos, ch verde e uma dieta rica em frutas, verduras, cereais, feijo, nozes e sementes previnem o surgimento de demncias.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Tratamento- medicamentoso
1- Tratamento dos distrbios de comportamento: Algumas vezes, s com remdios do tipo calmante e neurolpticos (haldol, neozine, neuleptil, risperidona, melleril,entre outros) podem ser difceis de controlar. Assim, existem outros recursos no medicamentosos, para haver um melhor controle da situao. 2- Tratamento especfico: dirigido para tentar melhorar o dficit de memria, corrigindo o desequilbrio qumico do crebro. Drogas como a rivastigmina (Exelon ou Prometax), donepezil (Eranz), galantamina (Reminyl), entre outras, podem funcionar melhor no incio da doena, at a fase intermediria. Outra droga, recentemente lanada, a memantina (Ebix ou Alois), que atua diferente dos anticolinestersico. A memantina um antagonista no competitivo dos receptores NMDA do glutamato. mais usado na fase intermediria para avanada, melhorando, em alguns casos, a dependncia do portador para tarefas do dia-a-dia.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

MAL DE PARKINSON
uma doena neurolgica, que afeta os movimentos da pessoa. Ocorre devido degenerao das clulas situadas na substncia cinzenta do crebro. Essas clulas produzem dopamina, que conduz as correntes nervosas ao corpo. Com evoluo lenta e que raramente acomete pessoas com idade inferior a 50 anos. Apresenta como caracterstica rigidez muscular, tremor em repouso, diminuio de mobilidade e instabilidade postural. Causa: Desconhecida.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Sinais e sintomas
A histria usual de quem acometido pela doena de Parkinson consiste num aumento gradual dos tremores, maior lentido de movimentos, caminhar arrastando os ps, postura inclinada para a frente. O tremor tpico afeta os dedos ou as mos, mas pode tambm afetar o queixo, a cabea ou os ps. Pode ocorrer num lado ou nos dois, e pode ser mais intenso num lado que no outro. O tremor ocorre quando nenhum movimento est sendo executado, e por isso chamado de tremor de repouso. Por razes que ainda so desconhecidas, o tremor pode variar durante o dia.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Tratamento
A grande arma da medicina para combater o Parkinson so os remdios e cirurgias, alm da fisioterapia e a terapia ocupacional. Todas elas combatem apenas os sintomas. A fonoaudiologia tambm muito importante para os que tm problemas com a fala e a voz. O tratamento farmacolgico feito com a Levodopa ou L-Dopa. Este ainda o medicamento mais importante para amenizar os sintomas da doena. As cirurgias tambm podem ser bastante benficas para determinados pacientes. As cirurgias consistem em leses no ncleo plido interno (Palidotomia) ou do tlamo ventro-lateral (Talamotomia), que esto envolvidos no mecanismo da rigidez e tremor. Porm, a lentido de movimentos responde melhor aos medicamentos. Atualmente j disponvel no Brasil, o marcapasso muito benfico, especialmente para reduzir o tremor.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

POLTICA PBLICAS PARA 3 IDADE

ESTATUTO DO IDOSO
LEI 10.741 DE 1 DE OUTUBRO DE 2003. Ttulo I - Disposies Preliminares Destina-se a regular os direitos assegurados s pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. (art 1) Resgata os princpios constitucionais, que garantem aos cidados, indistintamente, direitos que preservem a dignidade da pessoa humana, sem discriminao de origem, raa, sexo, cor e idade, proibindo a discriminao, a crueldade, a opresso, a negligncia e a violncia contra os idosos, punindo as pessoas que pratiquem ou escondam estes atos. (art 3 e 6) Assegura a participao na comunidade, preserva-lhe a dignidade, bem estar e direito vida.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Garante e privilgios condizentes com a idade, como por exemplo, o atendimento priorizado. e a facilitao dos meios e recursos de que necessitem. Por exemplo, a lei 10.048/200 que institui a maiores de 65 anos em todos os banco, rgos pblicos e concessionrias de servio pblico. O amparo pessoa idosa pela famlia, sociedade e Estado. Sendo dever da famlia, da comunidade, da sociedade e do Poder Pblico.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Captulo IV Do direito sade


Ateno integral pelo SUS, com ateno especial s doenas que afetam preferencialmente aos idosos. Atendimento geritrico e gerontolgico, treinamento e capacitao de profissionais e condies mnimas para atendimento s necessidades do idoso. Obrigao do Poder Pblico de fornecer aos idosos, gratuitamente, os medicamentos de uso continuado, prteses, rteses e tudo que se faa necessrio para sua habilitao ou reabilitao. Proibio de cobrana de valores diferenciados em razo da idade pelos planos de sade. Direito acompanhante durante a internao em tempo integral ou a critrio mdico. (art 16) Obrigatoriedade dos profissionais de sade em comunicar maus tratos autoridade policial, Ministrio Pblico, Conselho Municipal do doso, Conselho estadual do Idoso ou Conselho Nacional do Idoso.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

PNSPI
PORTARIA 2.528 DE 19 DE OUTUBRO DE 2006 Aprova a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa. Revoga a Portaria n 1.395/1999. FINALIDADE A finalidade primordial da Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa recuperar, manter e promover a autonomia e a independncia dos indivduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de sade para esse fim, em consonncia com os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade. alvo dessa poltica todo cidado e cidad brasileiros com 60 anos ou mais de idade.
SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

Diretrizes
a) promoo do envelhecimento ativo e saudvel; b) ateno integral, integrada sade da pessoa idosa; c) estmulo s aes intersetoriais, visando integralidade da ateno; d) provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da ateno sade da pessoa idosa; e) estmulo participao e fortalecimento do controle social; f) formao e educao permanente dos profissionais de sade do SUS na rea de sade da pessoa idosa; g) divulgao e informao sobre a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa para profissionais de sade, gestores e usurios do SUS; h) promoo de cooperao nacional e internacional das experincias na ateno sade da pessoa idosa; e i) apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

ESTRATGIAS DA PNSPI

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

CADERNETA DO IDOSO
A Caderneta de Sade da Pessoa Idosa uma ferramenta de identificao de situaes de riscos potenciais para a sade da pessoa idosa. A implantao da caderneta, que se deu inicialmente a partir das equipes da Estratgia de Sade da Famlia (ESF), (...). A distribuio da Caderneta de Sade da Pessoa Idosa iniciouse em 2007, por meio das Secretarias Estaduais e Municipais (capitais e municpios com mais de 500 mil habitantes) de Sade. Espera-se que at 2011, todos os idosos, usurios do SUS, recebam a Caderneta de Sade da Pessoa Idosa.

SADE PBLICA, SUS, ADMINISTRAO EM ENFERMAGEM

QUESTES

Ministrio da sade 2008 Estima-se que, em 40 anos, a populao de idosos, aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, ir duplicar, chegando a aproximadamente 15% do total da populao brasileira. Considerando que o foco da interveno para essa populao deve ser centrado na preveno, julgue os itens subseqentes, acerca da promoo e manuteno da sade do idoso. 1__ O uso de instrumentos de avaliao funcional no est recomendado visto que tais instrumentos so de difcil acesso e poderiam focalizar intervenes centradas na doena e no na preveno, o que dificultaria a avaliao de problemas que afetam a qualidade de vida do idoso. 2__ As condies do ambiente domiciliar do idoso podem aumentar os riscos de queda, o que representa srio problema para os idosos. A melhora na iluminao, a opo por tapetes fixos e a utilizao de barras de apoio nos banheiros so medidas efetivas que devem ser institudas a fim de prevenir as quedas de indivduos dessa clientela.

Ministrio da sade 2008 Estima-se que, em 40 anos, a populao de idosos, aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, ir duplicar, chegando a aproximadamente 15% do total da populao brasileira. Considerando que o foco da interveno para essa populao deve ser centrado na preveno, julgue os itens subseqentes, acerca da promoo e manuteno da sade do idoso. 1__ O uso de instrumentos de avaliao funcional no est recomendado visto que tais instrumentos so de difcil acesso e poderiam focalizar intervenes centradas na doena e no na preveno, o que dificultaria a avaliao de problemas que afetam a qualidade de vida do idoso. 2__ As condies do ambiente domiciliar do idoso podem aumentar os riscos de queda, o que representa srio problema para os idosos. A melhora na iluminao, a opo por tapetes fixos e a utilizao de barras de apoio nos banheiros so medidas efetivas que devem ser institudas a fim de prevenir as quedas de indivduos dessa clientela.

Ministrio da sade 2008 Estima-se que, em 40 anos, a populao de idosos, aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, ir duplicar, chegando a aproximadamente 15% do total da populao brasileira. Considerando que o foco da interveno para essa populao deve ser centrado na preveno, julgue os itens subseqentes, acerca da promoo e manuteno da sade do idoso. 1__ O uso de instrumentos de avaliao funcional no est recomendado visto que tais instrumentos so de difcil acesso e poderiam focalizar intervenes centradas na doena e no na preveno, o que dificultaria a avaliao de problemas que afetam a qualidade de vida do idoso. 2__ As condies do ambiente domiciliar do idoso podem aumentar os riscos de queda, o que representa srio problema para os idosos. A melhora na iluminao, a opo por tapetes fixos e a utilizao de barras de apoio nos banheiros so medidas efetivas que devem ser institudas a fim de prevenir as quedas de indivduos dessa clientela.

3__ A condio vacinal do idoso deve ser verificada e algumas vacinas devem ser realizadas, a exemplo da vacina contra influenza; outras devem ser evitadas, como a vacina pneumoccica ou a dupla dT, pois, alm de no trazerem benefcios, podem colocar o idoso em risco.

3__ A condio vacinal do idoso deve ser verificada e algumas vacinas devem ser realizadas, a exemplo da vacina contra influenza; outras devem ser evitadas, como a vacina pneumoccica ou a dupla dT, pois, alm de no trazerem benefcios, podem colocar o idoso em risco.

Polcia civil 2007 4-O perfil demogrfico do Brasil vem sofrendo mudanas importantes desde as ltimas dcadas do sculo passado, em decorrncia do aumento da longevidade e da reduo das taxas de mortalidade, o que pode ser observado na tendncia geral de envelhecimento populacional. Considerando a assistncia integral ao idoso e as diretrizes vinculadas ao Estatuto do Idoso do Ministrio da Sade, assinale a opo correta. a) De acordo com o Estatuto do Idoso, qualquer pessoa que, por qualquer motivo, discriminar um idoso, desdenhando-o, humilhando-o ou menosprezando-o, mesmo que seja seu cuidador, deve sofrer punio. b) A previso de crime com punio aplica-se apenas nos casos de assistncia sade, no sendo ainda prevista no Estatuto do Idoso a punio a algum que negue emprego ou trabalho a uma pessoa por motivo de idade. c) A pena para omisso de assistncia ao idoso aumentada somente nos casos em que haja comprovao de que a mesma tenha resultado na morte do idoso. d) A nica pena prevista para abandono de idoso em hospitais a multa.

Polcia civil 2007 4-O perfil demogrfico do Brasil vem sofrendo mudanas importantes desde as ltimas dcadas do sculo passado, em decorrncia do aumento da longevidade e da reduo das taxas de mortalidade, o que pode ser observado na tendncia geral de envelhecimento populacional. Considerando a assistncia integral ao idoso e as diretrizes vinculadas ao Estatuto do Idoso do Ministrio da Sade, assinale a opo correta. a) De acordo com o Estatuto do Idoso, qualquer pessoa que, por qualquer motivo, discriminar um idoso, desdenhando-o, humilhandoo ou menosprezando-o, mesmo que seja seu cuidador, deve sofrer punio. b) A previso de crime com punio aplica-se apenas nos casos de assistncia sade, no sendo ainda prevista no Estatuto do Idoso a punio a algum que negue emprego ou trabalho a uma pessoa por motivo de idade. c) A pena para omisso de assistncia ao idoso aumentada somente nos casos em que haja comprovao de que a mesma tenha resultado na morte do idoso. d) A nica pena prevista para abandono de idoso em hospitais a multa.

Rio Branco 2007 H dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demncia progressiva, sendo diagnosticada doena de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinncia. Devido sua dependncia para realizar atividades dirias, cuidada pelos familiares em casa e ir receber a visita de uma enfermeira vinculada a um servio de sade domiciliar. Levando em considerao a situao hipottica apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir. 5 Na visita, a enfermeira deve avaliar o estado geral da paciente, procurando verificar o seu grau de dependncia, e encorajar os familiares a assumirem todas as atividades de cuidado da paciente, tendo em vista o fato de se tratar de uma doena debilitante. 6 Para a adequada nutrio dessa paciente, importante avaliar o seu grau de disfagia, verificar a necessidade de adaptar a sua dieta, como, por exemplo, ofertando-lhe alimentos mais pastosos ou lquidos, e orientar os familiares quanto aos riscos de sufocao.

Rio Branco 2007 H dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demncia progressiva, sendo diagnosticada doena de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinncia. Devido sua dependncia para realizar atividades dirias, cuidada pelos familiares em casa e ir receber a visita de uma enfermeira vinculada a um servio de sade domiciliar. Levando em considerao a situao hipottica apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir. 5 Na visita, a enfermeira deve avaliar o estado geral da paciente, procurando verificar o seu grau de dependncia, e encorajar os familiares a assumirem todas as atividades de cuidado da paciente, tendo em vista o fato de se tratar de uma doena debilitante. 6 Para a adequada nutrio dessa paciente, importante avaliar o seu grau de disfagia, verificar a necessidade de adaptar a sua dieta, como, por exemplo, ofertando-lhe alimentos mais pastosos ou lquidos, e orientar os familiares quanto aos riscos de sufocao.

Rio Branco 2007 H dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demncia progressiva, sendo diagnosticada doena de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinncia. Devido sua dependncia para realizar atividades dirias, cuidada pelos familiares em casa e ir receber a visita de uma enfermeira vinculada a um servio de sade domiciliar. Levando em considerao a situao hipottica apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir. 5 Na visita, a enfermeira deve avaliar o estado geral da paciente, procurando verificar o seu grau de dependncia, e encorajar os familiares a assumirem todas as atividades de cuidado da paciente, tendo em vista o fato de se tratar de uma doena debilitante. 6 Para a adequada nutrio dessa paciente, importante avaliar o seu grau de disfagia, verificar a necessidade de adaptar a sua dieta, como, por exemplo, ofertando-lhe alimentos mais pastosos ou lquidos, e orientar os familiares quanto aos riscos de sufocao.

7 A dificuldade de dormir da paciente pode ser minimizada com orientao aos familiares para que evitem que a paciente tenha longos perodos de sono diurno, incentivando-a a praticar atividades fsicas durante o dia, e adotem medidas que facilitem o sono noturno. 8 Para melhora da disfuno vesical, a enfermeira deve ensinar prpria paciente a tcnica do autocateterismo intermitente, mostrando-lhe a necessidade de se esvaziar a bexiga periodicamente e a de se empregar tcnica assptica rigorosa. 9 A famlia deve receber apoio e educao, pois a doena da paciente exige cuidado e dedicao, sendo freqente o cansao fsico e emocional dos cuidadores.

7 A dificuldade de dormir da paciente pode ser minimizada com orientao aos familiares para que evitem que a paciente tenha longos perodos de sono diurno, incentivando-a a praticar atividades fsicas durante o dia, e adotem medidas que facilitem o sono noturno. 8 Para melhora da disfuno vesical, a enfermeira deve ensinar prpria paciente a tcnica do autocateterismo intermitente, mostrando-lhe a necessidade de se esvaziar a bexiga periodicamente e a de se empregar tcnica assptica rigorosa. 9 A famlia deve receber apoio e educao, pois a doena da paciente exige cuidado e dedicao, sendo freqente o cansao fsico e emocional dos cuidadores.

7 A dificuldade de dormir da paciente pode ser minimizada com orientao aos familiares para que evitem que a paciente tenha longos perodos de sono diurno, incentivando-a a praticar atividades fsicas durante o dia, e adotem medidas que facilitem o sono noturno. 8 Para melhora da disfuno vesical, a enfermeira deve ensinar prpria paciente a tcnica do autocateterismo intermitente, mostrando-lhe a necessidade de se esvaziar a bexiga periodicamente e a de se empregar tcnica assptica rigorosa. 9 A famlia deve receber apoio e educao, pois a doena da paciente exige cuidado e dedicao, sendo freqente o cansao fsico e emocional dos cuidadores.

7 A dificuldade de dormir da paciente pode ser minimizada com orientao aos familiares para que evitem que a paciente tenha longos perodos de sono diurno, incentivando-a a praticar atividades fsicas durante o dia, e adotem medidas que facilitem o sono noturno. 8 Para melhora da disfuno vesical, a enfermeira deve ensinar prpria paciente a tcnica do autocateterismo intermitente, mostrando-lhe a necessidade de se esvaziar a bexiga periodicamente e a de se empregar tcnica assptica rigorosa. 9 A famlia deve receber apoio e educao, pois a doena da paciente exige cuidado e dedicao, sendo freqente o cansao fsico e emocional dos cuidadores.

Samu Sergipe- 2008 Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memria. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, aps alguns meses, foi diagnosticada doena de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depresso; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratrias com quadro de pneumonia grave; est desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinncia urinria. A paciente tem certa limitao motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris dirios e a pele dela encontrase seca. Considerando a assistncia de enfermagem no caso hipottico acima, julgue os itens de 10 a 15. 10 Para a melhora dos aspectos ligados funo cognitiva, deve-se abordar a paciente de maneira tranquila, dar explicaes claras e simples e reforar aspectos que permitam maior orientao no tempo e espao, como repetir a data do dia e o local onde se est.

Samu Sergipe- 2008 Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memria. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, aps alguns meses, foi diagnosticada doena de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depresso; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratrias com quadro de pneumonia grave; est desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinncia urinria. A paciente tem certa limitao motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris dirios e a pele dela encontrase seca. Considerando a assistncia de enfermagem no caso hipottico acima, julgue os itens de 10 a 15. 10 Para a melhora dos aspectos ligados funo cognitiva, deve-se abordar a paciente de maneira tranquila, dar explicaes claras e simples e reforar aspectos que permitam maior orientao no tempo e espao, como repetir a data do dia e o local onde se est.

11 Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitao; e realizar contenso no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos perodos de sono diurno. 12 Devem-se oferecer lquidos orais para fluidificar as secrees respiratrias e controlar as infuses venosas prescritas, a fim de repor o volume de sangue circulante e melhorar a hidratao da paciente. 13 Deve-se monitorar o padro respiratrio, avaliando frequncia, profundidade das respiraes e movimento torcico, alm de realizar ausculta respiratria e atentar para mudanas no padro da ausculta.

11 Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitao; e realizar contenso no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos perodos de sono diurno. 12 Devem-se oferecer lquidos orais para fluidificar as secrees respiratrias e controlar as infuses venosas prescritas, a fim de repor o volume de sangue circulante e melhorar a hidratao da paciente. 13 Deve-se monitorar o padro respiratrio, avaliando frequncia, profundidade das respiraes e movimento torcico, alm de realizar ausculta respiratria e atentar para mudanas no padro da ausculta.

11 Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitao; e realizar contenso no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos perodos de sono diurno. 12 Devem-se oferecer lquidos orais para fluidificar as secrees respiratrias e controlar as infuses venosas prescritas, a fim de repor o volume de sangue circulante e melhorar a hidratao da paciente. 13 Deve-se monitorar o padro respiratrio, avaliando frequncia, profundidade das respiraes e movimento torcico, alm de realizar ausculta respiratria e atentar para mudanas no padro da ausculta.

11 Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitao; e realizar contenso no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos perodos de sono diurno. 12 Devem-se oferecer lquidos orais para fluidificar as secrees respiratrias e controlar as infuses venosas prescritas, a fim de repor o volume de sangue circulante e melhorar a hidratao da paciente. 13 Deve-se monitorar o padro respiratrio, avaliando frequncia, profundidade das respiraes e movimento torcico, alm de realizar ausculta respiratria e atentar para mudanas no padro da ausculta.

14 Devem-se oferecer cuidados para incontinncia urinria, como monitorar o padro de mico, cuidar da higiene ntima, manter a pele o mais limpa e seca possvel; e avaliar a possibilidade de instituir medidas de educao vesical aos familiares. 15 Devem-se monitorar a temperatura corporal no mnimo a cada 4 horas; administrar os medicamentos prescritos; e empregar medidas de reduo da febre excessiva (como banho com gua tpida).

14 Devem-se oferecer cuidados para incontinncia urinria, como monitorar o padro de mico, cuidar da higiene ntima, manter a pele o mais limpa e seca possvel; e avaliar a possibilidade de instituir medidas de educao vesical aos familiares. 15 Devem-se monitorar a temperatura corporal no mnimo a cada 4 horas; administrar os medicamentos prescritos; e empregar medidas de reduo da febre excessiva (como banho com gua tpida).

14 Devem-se oferecer cuidados para incontinncia urinria, como monitorar o padro de mico, cuidar da higiene ntima, manter a pele o mais limpa e seca possvel; e avaliar a possibilidade de instituir medidas de educao vesical aos familiares. 15 Devem-se monitorar a temperatura corporal no mnimo a cada 4 horas; administrar os medicamentos prescritos; e empregar medidas de reduo da febre excessiva (como banho com gua tpida). Obs: Tpido= morno

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difcil a avaliao inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nvel de conscincia que, com frequncia, sinal preponderante no paciente, independentemente da doena base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes. 16 As alteraes hormonais, as incontinncias urinrias, as medicaes e m higiene perianal so causas de bacteriria assintomtica e infeco do trato urinrio (ITU) em idosos. 17 No caso de cirurgia de urgncia em idoso, os fatores preditores de mortalidade incluem o tempo de demora para a cirurgia e condies limitantes que permitem somente cirurgia paliativa. 18 Os traumas representam a quinta causa de mortalidade de idosos, estando entre as principais as doenas ortopdicas e os acidentes domsticos.

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difcil a avaliao inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nvel de conscincia que, com frequncia, sinal preponderante no paciente, independentemente da doena base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes. 16 As alteraes hormonais, as incontinncias urinrias, as medicaes e m higiene perianal so causas de bacteriria assintomtica e infeco do trato urinrio (ITU) em idosos. 17 No caso de cirurgia de urgncia em idoso, os fatores preditores de mortalidade incluem o tempo de demora para a cirurgia e condies limitantes que permitem somente cirurgia paliativa. 18 Os traumas representam a quinta causa de mortalidade de idosos, estando entre as principais as doenas ortopdicas e os acidentes domsticos.

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difcil a avaliao inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nvel de conscincia que, com frequncia, sinal preponderante no paciente, independentemente da doena base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes. 16 As alteraes hormonais, as incontinncias urinrias, as medicaes e m higiene perianal so causas de bacteriria assintomtica e infeco do trato urinrio (ITU) em idosos. 17 No caso de cirurgia de urgncia em idoso, os fatores preditores de mortalidade incluem o tempo de demora para a cirurgia e condies limitantes que permitem somente cirurgia paliativa. 18 Os traumas representam a quinta causa de mortalidade de idosos, estando entre as principais as doenas ortopdicas e os acidentes domsticos.

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difcil a avaliao inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nvel de conscincia que, com frequncia, sinal preponderante no paciente, independentemente da doena base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes. 16 As alteraes hormonais, as incontinncias urinrias, as medicaes e m higiene perianal so causas de bacteriria assintomtica e infeco do trato urinrio (ITU) em idosos. 17 No caso de cirurgia de urgncia em idoso, os fatores preditores de mortalidade incluem o tempo de demora para a cirurgia e condies limitantes que permitem somente cirurgia paliativa. 18 Os traumas representam a quinta causa de mortalidade de idosos, estando entre as principais as doenas ortopdicas e os acidentes domsticos.

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Mortalidade - Brasil bitos p/Ocorrnc por Captulo CID-10 e Ano do bito Faixa Etria: 60 a 69 anos, 70 a 79 anos, 80 anos e mais Perodo:2000-2010 Captulo CID-10 IX. Doenas do aparelho circulatrio II. Neoplasias (tumores) X. Doenas do aparelho respiratrio XVIII.Sint sinais e achad anorm ex cln e laborat IV. Doenas endcrinas nutricionais e metablicas XI. Doenas do aparelho digestivo I. Algumas doenas infecciosas e parasitrias XX. Causas externas de morbidade e mortalidade XIV. Doenas do aparelho geniturinrio VI. Doenas do sistema nervoso

TOTAL 2438509 1053298 851534 777482 466852 297281 198519 195563 145374 111495

HUPE 2012 19- Para a efetivao do acolhimento de pessoas idosas, que chegam diariamente ao ambulatrio de especialidades, os profissionais de sade tm o dever de compreender as especificidades dessa populao e a prpria legislao brasileira vigente. Portanto, os profissionais de enfermagem devem: a) investir na qualificao de cuidadores profissionais, no que se refere sade da pessoa idosa b) romper com a fragmentao do processo de trabalho e interao precria nas equipes multiprofissionais c) facilitar o acesso dos idosos aos mais altos nveis de complexidade da ateno prestada por equipes multiprofissionais d) estar preparados para lidar com as questes do processo de envelhecimento, particularmente no que concerne dimenso objetiva da famlia da pessoa idosa.

HUPE 2012 19- Para a efetivao do acolhimento de pessoas idosas, que chegam diariamente ao ambulatrio de especialidades, os profissionais de sade tm o dever de compreender as especificidades dessa populao e a prpria legislao brasileira vigente. Portanto, os profissionais de enfermagem devem: a) investir na qualificao de cuidadores profissionais, no que se refere sade da pessoa idosa b) romper com a fragmentao do processo de trabalho e interao precria nas equipes multiprofissionais c) facilitar o acesso dos idosos aos mais altos nveis de complexidade da ateno prestada por equipes multiprofissionais d) estar preparados para lidar com as questes do processo de envelhecimento, particularmente no que concerne dimenso objetiva da famlia da pessoa idosa.

HUPE 2012 20- Considerando a necessidade de buscar a qualidade da ateno aos indivduos idosos, por meio de aes fundamentadas no paradigma da promoo da sade, a finalidade da Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa : a) dar visibilidade a um segmento populacional, at ento pouco notado pela sade pblica, os idosos e as idosas com alto grau de dependncia funcional b) incorporar, na ateno bsica sade, mecanismos que promovam a melhoria da qualidade e o aumento da resolutividade da ateno pessoa idosa c) recuperar, manter e promover a autonomia e a independncia dos indivduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de sade para esse fim d) ser uma ateno sade adequada e digna para os idosos, principalmente para os que tm um processo de envelhecimento marcado por doenas e agravos

HUPE 2012 20- Considerando a necessidade de buscar a qualidade da ateno aos indivduos idosos, por meio de aes fundamentadas no paradigma da promoo da sade, a finalidade da Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa : a) dar visibilidade a um segmento populacional, at ento pouco notado pela sade pblica, os idosos e as idosas com alto grau de dependncia funcional b) incorporar, na ateno bsica sade, mecanismos que promovam a melhoria da qualidade e o aumento da resolutividade da ateno pessoa idosa c) recuperar, manter e promover a autonomia e a independncia dos indivduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de sade para esse fim d) ser uma ateno sade adequada e digna para os idosos, principalmente para os que tm um processo de envelhecimento marcado por doenas e agravos

FIM
Produzido por Ismael Costa ismac@globo.com www.blogprofismael.blogspot.com

You might also like