You are on page 1of 30

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Psicologia I

Cinco movimentos da psicologia moderna.


Geraldo Natanael de Lima

Salvador, 31 de maro de 2003.

Cinco movimentos da psicologia moderna.


-Questionrio-

Roteiro.
1- Qual o objeto do estudo da psicologia de acordo com o estruturalismo? 1.1- Como surgiu o estruturalismo? 1.2- Qual o mtodo de investigao utilizado pelo estruturalismo? 1.3- Qual a populao estudada? 1.4- A que concluses chegaram os estruturalistas? 1.5- Qual o grande mrito do estruturalismo? 2- Leia o texto sobre os cinco momentos que deram origem a psicologia moderna e faa uma sntese, enfatizando: 2.1- O surgimento de cada escola. 2.2- O objeto da psicologia de acordo com cada uma delas. 2.3- Os mtodos utilizados. 2.4- Os pontos de convergncia e divergncias entre elas. 2.5- Os mritos de cada escola.

Respostas
1- Qual o objeto do estudo da psicologia de acordo com o estruturalismo?
Tinham como objeto de estudo os processos elementares da conscincia, especialmente as experincias sensoriais, suas combinaes e relaes com as estruturas do sistema nervoso. Tinha como principal objetivo o conhecimento. (Linda, 1983:17). Investigava os processos elementares da conscincia, analisando as operaes mentais centrais como a ateno, intenes e metas. A observao das sensaes resultava percepes e idias. Tinham as seguintes teses:

Os psiclogos deveriam estudar a conscincia humana, especialmente as experincias sensoriais.(Ibidem: 11). Deveriam servir-se de trabalhosos estudos introspectivos analticos de laboratrio. (Ibidem). Deveriam analisar os processos mentais em seus elementos, descobrir suas combinaes e conexes e localizar no sistema nervoso as estruturas a eles relacionadas. (Ibidem).

De acordo com Titchener, o objeto da psicologia, concordando com Wundt, a experincia consciente. Por exemplo, a luz e o som so estudados por fsicos e psiclogos; os fsicos vem esses fenmenos da perspectiva dos processos fsicos envolvidos, no necessitando que as pessoas passem pela experincia para estudarem os fenmenos, sendo por tal independente da experincia das pessoas; pelo contrrio, os psiclogos estudam os fenmenos, as sensaes, em termos do modo como so vivenciados pelo indivduo, dependendo assim das experincias das pessoas.

Titchener define a conscincia como a soma das nossas experincias num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experincias acumuladas ao longo da vida. Mente e conscincia realidade semelhante, mas, enquanto a conscincia envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total destes processos.

Para Titchener, os objetos da psicologia so os mesmos das cincias naturais: Reduzir os processos conscientes nos seus componentes mais simples. Determinar as leis mediante as quais esses elementos se associam. Conectar esses elementos s suas condies fisiolgicas.

Titchener props trs estados elementares de conscincia: As sensaes: so os elementos bsicos da percepo e ocorrem nos sons, nas vises, nos cheiros e em outras experincias evocadas por objetos fsicos do ambiente. As imagens: so elementos de idias e esto no processo que reflete experincias no concretamente presentes no momento, como a lembrana de uma experincia passada. Os estados afetivos: so elementos da emoo que esto presentes em experincias como o amor, o dio ou a tristeza. So os sentimentos e afetos.

1.1- Como surgiu o estruturalismo?


O incio da psicologia moderna surgiu com o estruturalismo na Alemanha no final do sculo XIX. Em 1860 foi formulada a lei de Fechner-Weber bastante importante no campo da Psicofsica.

Estabelece a relao entre estmulo e sensao, permitindo a sua mensurao. Segundo Fechner e Weber, a diferena que sentimos ao aumentarmos a intensidade de iluminao de uma lmpada de 100 para 110 watts ser a mesma sentida quando aumentarmos a intensidade de iluminao de 1000 para 1100 watts, isto , a percepo aumenta em progresso aritmtica, enquanto o estmulo varia em progresso geomtrica. (Bock;36) Weber, Fechner e Wundt trabalharam juntos na Universidade de Leipzing. O mdico alemo Wilhelm Wundt (1832-1920) em 1879 fundou o primeiro laboratrio de psicologia experimental com o objetivo de dar um estatuto de cincia psicologia que anteriormente seu objeto pertencia Filosofia. Wundt buscou decompor a mente nos seus elementos

mais simples, que so as sensaes. Tanto para Wundt como para os seguidores do estruturalismo, as operaes mentais resultam da organizao de sensaes elementares que se relacionam com a estrutura do sistema nervoso.

Wundt incorporou psicologia experimental os elementos das escolas filosficas inglesas, a fisiologia da vista e do ouvido de Helmholtz, a investigao dos elementos mentais assinalada por Herbart, a teoria dos signos representativos de Lotze; mas objetivou, principalmente, unificar o conhecimento que ele e seus discpulos vinham adquirindo mediante o mtodo experimental indicado por Fechner e por ele usado primeiramente. Sob as influncias das idias de Descartes, eram objeto da psicologia todos e unicamente os fenmenos da vida consciente, ou seja: o contedo e as funes da conscincia mesma. Apesar da enorme quantidade de fatos organizados com esta finalidade e sistematizados em numerosos livros, Wundt no conseguiu convencer quanto a excelncia do mtodo.

Enorme e complexa, a construo terica de Wundt no conseguiu impor-se. Wundt continua a ser justamente reconhecido como o fundador da psicologia moderna por haver defendido, de modo mais claro, as caractersticas do fenmeno psquico em oposio aos fisiolgicos e por introduzir, decididamente, a experimentao na psicologia, em contraste s pretenses dos filsofos. E, de modo que lhe cabe o mrito, de haver demonstrado que a psicologia uma cincia e ter-lhe dada sistematizao que lhe permitia assumir um lugar, como disciplina autnoma, no quadro das cincias.

Edward Titchener (1867-1927) foi um aluno e principal seguidor de Wundt, difundindo suas idias nos Estados Unidos. A psicologia teve um perodo de crescimento que durou, mais ou menos, um sculo; levou cinqenta anos para obter autonomia, emancipar-se da filosofia e da fisiologia. E outros cinqenta anos para que os psiclogos pudessem dar psicologia seu atual aspecto. A era do estruturalismo acaba quando Titchener morre.

1.2- Qual o mtodo de investigao utilizado pelo estruturalismo?


Era um mtodo chamado de introspeco analtica, de auto-observao. O emprego da introspeco veio da fsica, onde este mtodo tinha sido utilizado para estudar a luz e o som e vem tambm da fisiologia, em que fora aplicado ao estudo dos rgos dos sentidos. No laboratrio, os participantes dos experimentos descreviam as suas percepes resultantes de estmulos visuais, auditivos e tcteis. Por exemplo, ouviam um som e em seguida descreviam o que sentiam e s este mtodo permitiria, segundo Wundt, o acesso experincia consciente do indivduo. Eram excludos as crianas e os animais das suas observaes e experincias.

S um pequeno nmero de estudos envolvia o relato de natureza qualitativa e subjetiva, tal como o carter agradvel ou no de diferentes estmulos ou a qualidade de determinadas sensaes. Como a conscincia era mais bem percebida pela pessoa que tinha a experincia consciente, o mtodo de estudo do objeto deveria ser uma auto-anlise (mtodo introspectivo). Wundt foi considerado o "pai da psicologia experimental" e investigou reas da sensao, percepo, ateno, sentimentos, associao e reao. Entretanto o estruturalismo s tomou uma concepo definitiva como a primeira escola de pensamento no campo da psicologia quando Edward Bradford Titchener (18671927) que era o principal discpulo e aluno de Wundt props uma nova abordagem. Titchener se centra nos elementos que compe a estrutura da conscincia, desvalorizando a sua associao. Segundo este, a tarefa fundamental da psicologia descobrir a natureza das experincias conscientes elementares, ou seja, analisar a conscincia nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura. Para tal Titchener modificou o mtodo introspectivo de Wundt, tornando-o mais prximo do de Klpe, sendo designado introspeco qualitativa. Consistia em pessoas que participavam dos experimentos descreverem o seu estado consciente depois de sujeitos a um dado estmulo. Titchener ops-se abordagem wundtiana no aspecto do uso de equipamentos e a sua concentrao em medidas objetivas.

1.3- Qual a populao estudada?


Eram os prprios cientistas (psiclogos) que eram treinados e observavam suas prprias experincias em laboratrio.

1.4- A que concluses chegaram os estruturalistas?


Os poucos conhecimentos obtidos levaram a desenvolver uma postura metodolgica, a pesquisa e o desenvolvimento de teorias futuras. Demonstrou que a psicologia uma cincia e deu uma sistematizao que lhe permitia assumir um lugar, como disciplina autnoma, no quadro das cincias, se separando da Filosofia e da Fisiologia.

Embora o objeto de estudo dos estruturalistas esteja hoje ultrapassado, a introspeco ainda usada em muitas reas da psicologia. Com a ajuda de Titchener e os estruturalistas, a psicologia avanou alm das suas fronteiras iniciais.

1.5- Qual o grande mrito do estruturalismo?


O principal mrito de Wundt foi o de contribuir para o processo de tornar autnoma a psicologia em relao filosofia. Foi utilizado mtodo experimental das cincias naturais, particularmente s tcnicas usadas pelos fisiologistas, e adaptou os seus mtodos cientficos de investigao aos objetivos da psicologia. Desta forma, a fisiologia e a filosofia ajudaram a moldar tanto o objeto de estudo da nova cincia com os seus mtodos de investigao. A psicologia foi denominada como a cincia que estuda a mente.

Titchener e os estruturalistas definiram o objeto de estudo que foi a experincia consciente. Os seus mtodos de pesquisa seguiram a melhor tradio cientfica, envolvendo a observao, experimentao e medio.

2- Leia o texto sobre os cinco momentos que deram origem a psicologia moderna e faa uma sntese, enfatizando: 2.1- O surgimento de cada escola.
6

a) O Estruturalismo.
Wilhelm Wundt (1832-1920), determinou o objeto de estudo, o mtodo de pesquisa, os tpicos a serem estudados e os objetivos fundando uma nova cincia, a psicologia. Influenciado pelas descobertas da qumica, segundo as quais todas as substncias qumicas so compostas por tomos, Wundt foi decompor a mente nos seus elementos mais simples, que so as sensaes. Determinou que as operaes mentais resultam da organizao de sensaes elementares que se relacionam com a estrutura do sistema nervoso. A fisiologia e a filosofia ajudaram a moldar tanto o objeto de estudo da nova cincia com os seus mtodos de investigao.

Edward Bradford Titchener (1867-1927), alterou o sistema de Wundt, enquanto dizia ser um leal seguidor. Ele props uma nova abordagem que designou estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistemas so diferentes e o rtulo de estruturalismo s pode ser aplicado concepo de Titchener. Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da psicologia.

b) O Funcionalismo.
O Funcionalismo foi fundado por Harald Hoffding e William James que no tinham a ambio de criar uma nova escola de psicologia. Eles protestavam contra as limitaes da psicologia de Wundt e do estruturalismo de Titchener, mas no desejavam substitui-los. Paradoxalmente, foi o prprio Titchener que pode ter "fundado" a psicologia funcional ao adotar a palavra estrutural em oposio a funcional, assinalando as diferenas entre ambas. Ao estabelecer o funcionalismo como oponente Titchener acaba por torn-lo visvel, dando nome ao novo movimento, contribuindo para a sua divulgao.

William James (1820-1903) foi o principal precursor da psicologia funcional considerado ainda hoje por muitos como o maior psiclogo americano. Mas, mesmo quando trabalhou ativamente em psicologia, manteve-se independente, recusando-se a ser absorvido por qualquer ideologia, sistema ou escola. James no foi seguidor nem fundador,

nem discpulo nem lder, mas embora no tenha fundado a psicologia funcional, escreveu e pensou com clareza e eficcia dentro da atmosfera funcionalista.

A Psicologia funcional, como o prprio nome indica, interessa-se pelo funcionamento da mente. Os funcionalistas estudavam a mente no do ponto de vista da sua composio (uma estrutura de elementos mentais), mas como um aglomerado de funes ou processos que levam a conseqncias prticas no mundo real.

A atual psicologia americana funcionalista tanto em termos de orientao como de atitude. Evidencia-se a nfase nos testes, na aprendizagem, na percepo e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptao e nos ajustam ao ambiente.

c) O Behaviorismo.
As obras de Thorndike e de Pavlov foram de fundamental importncia para o surgimento do Behaviorismo. Thorndike desenvolveu a Lei do Efeito, em 1898, e Pavlov fez uma proposta semelhante com a Lei do Reforo, em 1902, mas s muitos anos mais tarde se perceberam as suas semelhanas.

Edward Lee Thorndike (1874-1949), psiclogo americano, realizou pesquisas no desenvolvimento da Psicologia animal. Ele elaborou uma teoria objetiva e mecanicista da aprendizagem que se concentra no comportamento manifesto. Acreditava que a psicologia tem de estudar o comportamento e no os elementos mentais ou experincias conscientes de qualquer espcie. Criou uma abordagem experimental que designou de conexionismo, pois se concentrou nas conexes entre situaes e respostas, e alegando que a aprendizagem no envolve uma reflexo consciente. As suas concluses derivam das pesquisas que fez utilizando uma caixa-problema, em que um animal era colocado na caixa e tinha de aprender a operar uma alavanca para sair.

Ivan Petrovitch Pavlov (1849-1949), psiclogo russo, ficou conhecido pelos seus estudos acerca dos reflexos condicionados e fisiologia da segregao gstrica onde descobre que, para alm dos reflexos inatos (que se manifestam logo ao nascer), se podem desenvolver no homem e no animal, reflexos aprendidos. No decorrer de uma experincia,
8

percebeu que um co, no s salivava quando via o alimento (reflexo inato), mas tambm a outros sinais associados ao alimento como, por exemplo, os passos do treinador, ou o som de uma campainha (reflexo condicionado), sendo o estmulo condicionado os passos do treinador, ou o som de uma campainha, por exemplo, e o estmulo no condicionado o alimento.

Ao considerar que a aprendizagem (ou condicionamento) s acontece se o estmulo condicionado for seguido do estmulo no condicionado (o alimento), formula a Lei do Reforo, ou seja, as respostas reforadas so fortalecidas, enquanto que as respostas que o no so, ficam enfraquecidas.

Para Pavlov, o que domina o esprito a atividade do crebro e, por tal, dedica-se ao estudo da atividade nervosa superior, estabelecendo um conjunto de leis fisiolgicas. Considerou que a Psicologia deveria tomar a designao de Reflexologia, pois, segundo a sua perspectiva, os reflexos, inatos e condicionados, seriam o fundamento das respostas dos indivduos aos estmulos provenientes do meio.

Os trabalhos de Pavlov representam um grande passo na constituio da psicologia experimental objetiva. E com este tambm que a psicologia se direciona para o estudo do comportamento animal.

Jonh Broadus Watson (1878-1958), fundou o Behaviorismo nos Estados Unidos sendo ento seu promotor. Lana em 1913 um artigo que inaugura o behaviorismo como uma psicologia que busca o estudo cientfico do comportamento. considerado o Pai da Psicologia Cientfica, pois se demarcou, de forma radical, de toda a psicologia tradicional que tinha por objeto o estudo da conscincia e por mtodo a introspeco. No nega a existncia da conscincia nem a possibilidade do indivduo se auto-observar, mas considera que os estados de esprito bem como a procura das suas causas s pode interessar ao sujeito no mbito da sua vida pessoal.

Watson considera que com Wundt a psicologia teve uma falsa partida, pois este no foi capaz de romper com as concepes tradicionais. Para se constituir como cincia, a psicologia ter de cortar com todo o passado e constituir-se como ramo objetivo e experimental de cincia. Watson pretendia para a psicologia o mesmo estatuto da biologia, logo, para se constituir como cincia rigorosa e objetiva, o psiclogo ter de assumir a atitude do cientista, trabalhando com dados que resultam de observaes objetivas e acessveis a qualquer outro observador. O psiclogo ter de renunciar introspeco e limitar-se observao externa, semelhana das outras cincias.

importante salientar que, para os behavioristas, estmulo o conjunto de excitaes que agem sobre o organismo. O estmulo pode ser assim qualquer elemento ou objeto do meio ou ainda qualquer modificao interna do organismo (exemplo: a picada de uma agulha; contraes do estmago, etc.). A resposta uma reao muscular ou glandular. Para os behavioristas, a resposta tudo o que o animal ou o ser humano faz (exemplos: afastar a mo; saltar; chorar; escrever um livro). O comportamento o conjunto de respostas objetivamente observveis ativadas por um conjunto complexo de estmulos, provenientes do meio fsico ou social em que o organismo se insere.

Watson chegou mesmo a estabelecer uma frmula que prev o comportamento: R=f(S), isto , a resposta (R) depende da situao (S). O estabelecimento de leis do comportamento resulta do estudo das variaes das respostas em funo da situao. O psiclogo dever ser capaz de conhecendo o estmulo, prever a resposta e, inversamente, conhecendo a reposta, dever identificar o estmulo ou situao (conjunto de estmulos) que provocou essa resposta.

Para Watson, ns somos o que fazemos, e o que ns fazemos o que o meio nos faz fazer. Neste sentido, o indivduo no pessoalmente responsvel pelos seus atos, dado que produto do meio em que vive.

10

d) Gestalt - A Psicologia da Forma.


Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Khler foram os psiclogos de maior importncia na Escola da Gestalt. A Gestalt chegou a ser considerada uma filosofia da forma. No h uma ruptura entre conscincia ou sensao, no caso da escola da forma e o mundo. a correlao entre o eu penso (Descartes) e o objeto de pensamento (Husserl), onde a conscincia existiria enquanto tal, mas toda conscincia seria conscincia de. A noo de gestalt pode ser traduzida para portugus por forma, mas tambm por organizao, estrutura ou configurao.

A palavra alem "Gestalt" contm um sentido de "forma, de "um todo que se orienta para uma definio", de "estrutura organizada". Um exemplo do que a Psicologia da Gestalt tentava dizer poderia ser ilustrado com o fenmeno ilusrio do movimento aparente das lmpadas em srie. Ao colocarmos vrias lmpadas, uma ao lado da outra e acendermos uma de cada vez, apagando a anterior, temos a impresso que a luz "corre" pelas lmpadas. Ou seja, surge das "partes" (cada lmpada) uma forma nova, que d um outro sentido ao "todo". O artigo sobre este sentido ilusrio do movimento foi publicado pelo psiclogo gestaltista Max Wertheimer em 1912. Neste artigo, Wertheimer j prioriza a idia de percepo como um conjunto, algo que sobressai a partir da relao entre as partes como um todo, e no pela associao de um estmulo ao outro. Wertheimer apresentou os princpios de organizao perceptiva num artigo publicado em 1923.

A Gestalt surgiu nas primeiras dcadas deste sculo, na Alemanha como uma espcie de resposta ao atomismo psicolgico, escola que pregava uma busca do todo psicolgico atravs da soma de suas partes mais elementares; o complexo viria pura e simplesmente da reunio de seus elementos mais simples, era uma escola de adio. A Escola da Forma dizia o contrrio que no podemos separar as partes de um todo, pois dele elas dependem e no faz sentido, pelo menos o mesmo, seno enquanto partes formadoras daquele todo.

Isso, porm, no se d de forma separada, como pretendiam os associacionistas (escola da psicologia que predominou no sculo XIX), mas concomitante: tomemos como

11

exemplo um carro na estrada, seguindo em direo contrria a voc. Para os associacionistas, h um intervencionismo do pensamento, ou seja, suas sensaes lhe dizem que o carro est diminuindo na medida em que se afasta, mas, sendo conhecedor das leis da fsica, ou mesmo j tendo passado por esta experincia, seu pensamento reagiria, corrigindo o equvoco. O dado sensorial seria menos real que a percepo, e interpretado de acordo com a experincia.

J para a Gestalt, isso tudo aconteceria de uma s vez e no atravs da experincia, mas de acordo com o que dado na situao em si. Cada vez seria diferente, se apenas um dos elementos formadores diferisse; o todo seria o que h de mais importante, o que vale aqui no a experincia, todavia o agora e o que dado nesse agora. Percebe-se de maneira diferente de acordo com o contexto em que o objeto/excitante est inserido, nossa sensao global e varia dependendo do evento/forma.

Essa teoria da forma no se manteve apenas dentro dos limites da psicologia, mas pretendeu se estender Fsica e Filosofia, admitindo a existncia de formas fisiolgicas e de formas fsicas, alm das formas psicolgicas: as primeiras dizem respeito aos organismos vivos, que funcionariam do todo para o uno; as clulas seriam dependentes do organismo e no o contrrio porque este teria a capacidade de se adaptar. As segundas tratam do mundo fsico: este tenderia, tambm, a um equilbrio total, uma busca da boa forma, mais homognea e simtrica. Finalmente, as formas psicolgicas, que so colocadas de uma maneira bem materialista: os gestaltistas no admitem a existncia de um esprito, de alma, mas que tudo se reduz matria bruta, sendo as formas psicolgicas o subjetivo das fisiolgicas e estas apenas reduzidas s formas fsicas.

Em seu incio, havia duas correntes na Gestalt, a dos dualistas e a dos monistas. Os primeiros acreditavam existir uma percepo mental que diferiria da sensorial. Sendo assim, perceberamos os elementos separadamente e s ento eles formariam o todo atravs de uma ao do esprito, de uma percepo mental. Um desenho, por exemplo, no um todo, mas o que estaria produzindo a forma total que percebemos, o que ligaria seus elementos seria o esprito. Encontram-se nessa corrente muitos resqucios do atomismo
12

psicolgico, enquanto que os monistas realmente romperam com eles, ao sustentarem que as partes dependem mais do todo que ele destas, que ele quem as determina. Para os monistas o esquema da percepo seria, basicamente: dos estmulos sensoriais origina a forma que gera a sensao. Para os monistas, forma e matria no so separveis, os elementos de uma forma no existem em si, singularmente, isso s seria possvel atravs de abstrao. Todos os elementos aparecem ao mesmo tempo, e um observar um ou outro, um tomar um ou outro como figura ou fundo tornaria a experincia diferente. Cada parte percebida como elemento formador do todo, pertencente a ele. A Escola da Gestalt expandiu suas teorias a vrias reas de conhecimento, revolucionando a psicologia e influenciando diretamente muitos pensadores como, por exemplo, o behaviorismo de Skinner.

e) A Psicanlise.
O nome Sigmund Freud (1856-1939) e a psicanlise so reconhecidos em todo o mundo com grande popularidade, entretanto grandes psiclogos como Wertheimer, Skinner, Wundt, Titchener so pouco conhecidos fora dos crculos profissionais da Psicologia. Em 6 de maio de 1856 nasce Sigmund Freud, mdico austraco e fundador da psicanlise e autor da obra A Interpretao dos Sonhos, na cidade Freiberg, Morvia (hoje Pribor), na atual Repblica Tcheca, ento parte do Imprio Austraco. Filho de Jacob Freud, e de Amalia Nathanson, sua terceira esposa, registrado com o nome Schlomo Sigismund. Aos 22 anos ele muda o prenome para Sigmund. Segundo o costume de certas famlias judaicas, ele teria recebido tambm um segundo prenome: Schlomo.

Freud publicou o seu primeiro livro em 1895, onde consideramos o incio da sua influncia. Freud comeou seus estudos com a hipnose e com as histricas (mtodo catrtico), juntamente com seu orientador o fisiologista francs Jean Martin Charcot ltimo grande representante da psiquiatria dinmica e seu professor Josef Breuer, porm somente em 1900 com A interpretao dos sonhos o marco do incio da psicanlise (mtodo da livre associao de idias).

13

Freud formou-se em medicina, tendo-se especializado em neurologia. Foi atravs da reflexo dos dados que recolheu junto dos seus pacientes, das observaes que fez sobre si prprio, bem como do debate que sempre estabeleceu com os investigadores seus contemporneos, que Freud foi procurar o significado mais profundo das perturbaes psicolgicas. Seria impossvel compreender os processos patolgicos se s se admitisse a existncia do consciente.

A grande revoluo introduzida por Freud consistiu na afirmao da existncia do inconsciente que seria uma zona do psiquismo humano constituda por pulses (processo dinmico que orienta e pressiona o organismo para determinados comportamentos, atitudes e afetos), tendncias e desejos fundamentalmente de carter afetivo-sexual, a qual no passvel de conhecimento direto, como acontece com o consciente. Existe tambm o pr-consciente que faz a ligao entre o consciente e o inconsciente.

O complexo de dipo a atrao que o menino sente pela me, a quem ele esteve sempre ligado desde que nasceu, e que agora diferentemente sentida. Este complexo verifica-se por volta dos 3-6 anos de idade onde se manifesta o interesse do menino de se casar com a me, e sente rivalidade para com o pai, porm tem medo de ser castrado. O complexo de dipo na menina parecido, porm com o desejo de se relacionar com o pai que antecedido pela inveja do pnis. A menina esteve desde sempre muito ligada me e, nesta idade, vai investir seduzir o pai. mais difcil rivalizar contra a me porque receia perder o seu amor. O complexo de dipo ultrapassado pela renncia aos desejos sexuais pelos pais e por um processo de identificao com o progenitor do mesmo sexo. A forma como se resolve o complexo edipiano influenciar a vida afetiva futura.

O material inconsciente pode tornar-se consciente, contudo h um conjunto de foras que se opem a esta passagem devido existncia de uma censura que bloqueia a tomada de conscincia do material consciente, podendo ser sujeito a um processo de recalcamento. O recalcamento constitui um dos mecanismos de defesa do eu inerentes ao equilbrio do indivduo e, em determinados limites, responsvel pelo comportamento neurtico, no entanto existem outros mecanismos de defesa do eu que so basicamente
14

estratgias inconscientes que a pessoa usa para tentar reduzir a tenso e a ansiedade, fruto dos conflitos entre o id, o ego e o superego.

O material inconsciente pode tornar-se consciente, contudo, h um conjunto de foras que se opem a esta passagem, pois existe uma censura bloqueia a tomada de conscincia do material consciente, que pode ser sujeito a um processo de recalcamento. O recalcamento constitui um dos mecanismos de defesa inerente ao equilbrio do indivduo e, em determinados limites, responsvel pelo comportamento neurtico.

Foi o trabalho desenvolvido com os seus doentes que levou Freud a concluir que muitos dos sintomas neurticos estavam relacionados com a sexualidade, objeto de mltiplas represses e obstculos. Depois de ter afirmado a existncia do inconsciente, Freud provoca um escndalo ao atribuir sexualidade um papel essencial na vida psquica humana. Alm disso, concluiu que, ao contrrio do que se pensava, existe uma sexualidade infantil, defendendo que a sexualidade no se inicia com o funcionamento das glndulas sexuais, na puberdade, mas exprime-se desde o nascimento. Considera ainda que o comportamento sexual adulto est relacionado com as vivncias infantis. A descoberta da sexualidade infantil levou Freud a distinguir duas noes: genital e sexual e a firmar que a sexualidade no se limita ao ato sexual, mas toda a atividade pulsional que tende a uma satisfao.

Sigmund Freud foi o criador da psicanlise. Jacques Lacan foi o seguidor que mais contribuiu e deu continuidade sua obra. Lacan (1901-1980) nasceu na Frana em Orleans. Formou-se em medicina, atuando como neurologista e psiquiatra e se considerava um Psicanalista Freudiano. Lacan nasceu numa famlia na qual a religio catlica no era apenas uma convenincia social, mas tinha um grande valor ntimo. Lacan perdeu a f no final dos anos 20, esse foi o clmax de uma verdadeira interrogao.

Para Lacan a psicanlise no uma cincia, uma viso de mundo ou uma filosofia que pretende dar a chave do universo. A psicanlise uma prtica, aonde atravs do mtodo da livre associao chegaremos ao ncleo do seu ser. Ela comandada por uma
15

visada particular que historicamente definida pela elaborao da noo do sujeito. Ela coloca esta noo de maneira nova, reconduzindo o sujeito sua dependncia significante. A Psicanlise Lacaniana, no uma simples corrente, mas uma verdadeira escola. Com efeito, constitui-se como um sistema de pensamento, a partir de um mestre que modificou inteiramente a doutrina e a clnica freudianas, no s forjando novos conceitos, mas tambm inventando uma tcnica original de anlise da qual decorreu um tipo de formao didtica diferente da do freudismo clssico. Nesse sentido, comparvel ao kleinismo, nascido dez anos antes; na verdade, aparenta-se, sobretudo com o prprio freudismo, o qual reivindica em linha direta, parte os outros comentrios, leituras ou interpretaes da doutrina vienense. O lacanismo acha-se, portanto, numa situao excepcional. Lacan foi, com efeito, o nico dos grandes intrpretes da doutrina freudiana a efetuar sua leitura no para "ultrapass-la" ou conserv-la, mas com o objetivo confesso de "retornar literalmente aos textos de Freud". Por ter surgido desse retorno, o lacanismo uma espcie de revoluo s avessas, no um progresso em relao a um texto original, mas uma "substituio ortodoxa" deste texto.

Se para Freud utilizou conhecimentos da fsica e a biologia nos seus trabalhos e Lacan utilizou a lingstica, a lgica matemtica e a topologia. Lacan mostrou que o inconsciente se estrutura como a linguagem. A verdade sempre teve a mesma estrutura de uma fico, em que aquilo que aparece sob a forma de sonho ou devaneio , por vezes, a verdade oculta sobre cuja represso est a realidade social. Considerava que o desejo de um sonho, no desculpar o sonhador, mas o grande "Outro" do sonhador. O desejo o desejo do "Outro", e a realidade apenas para aqueles que no podem suportar o sonho. Lacan conduziu avidamente seus estudos de lgica e de topologia matemtica que o levaram formulao dos "matemas e ns barromeanos" e doutrina do real, simblico e imaginrio. Lacan preferia a no interferncia no discurso do paciente, ou seja, deixava fluir a conversa para que o prprio analisando descobrisse as suas questes, pois o risco da interpretao, o analista passar os seus significantes para o paciente.

16

2.2- O objeto da psicologia de acordo com cada uma das escolas. a) O Estruturalismo.
Wilhelm Wundt (1832-1920) define como objeto da psicologia o estudo da mente, da experincia consciente do Homem, especialmente as experincia sensoriais, combinaes e relaes com as estruturas do sistema nervoso.

Para Edward Bradford Titchener (1867-1927), o objeto de estudo assim a experincia enquanto dependente das pessoas que passam por ela. Embora o objeto de estudo dos estruturalistas esteja hoje ultrapassado, a introspeco ainda usada em muitas reas da Psicologia.

b) O Funcionalismo.
Tinha como objeto o funcionamento dos processos mentais, sobretudo medida que ajudam as pessoas a sobreviver e adaptar-se (Linda, 1983:17). A Psicologia funcional, como o prprio nome indica, interessa-se pelo funcionamento da mente. Os funcionalistas estudavam a mente no do ponto de vista da sua composio (uma estrutura de elementos mentais), mas como um aglomerado de funes ou processos que levam a conseqncias prticas no mundo real.

O principal interesse dos psiclogos funcionalistas, era a utilidade dos processos mentais para o organismo nas suas permanentes tentativas de se adaptar ao meio ambiente. Os processos mentais eram considerados atividades que levavam a conseqncias prticas, o que levou a que os psiclogos se interessassem mais pelos problemas do mundo real.

nfase na natureza dinmica e mutvel da atividade mental: descobre como o pensamento, as emoes e outros processos satisfazem as necessidades do organismo e como o organismo se ajusta ao meio ambiente. Procuraram dar uma abordagem gentica aos problemas psicolgicos. Ops-se ao Estruturalismo porque no aceitavam a anlise da

17

conscincia em pensamentos, imagens e sentimentos. O termo "fenmenos" usado para indicar que o objeto de estudo se encontra na experincia imediata.

James acredita que possvel investigar estados de conscincia examinando a prpria mente por meio da introspeco, sendo este o objeto e respectivo mtodo de estudo, de acordo com James.

c) O Behaviorismo.
Tinha como objeto de estudo os estmulos e respostas observveis; nfase na aprendizagem. (Ibidem).

O behaviorismo faz o estudo cientfico do comportamento, e tem como objeto estudar o comportamento por si mesmo. Utiliza procedimentos objetivos na coleta de dados, rejeitando a introspeco. Realiza a experimentao, testes de hiptese de preferncia com grupo controle e observa sem interpretaes.

d) Gestalt - A Psicologia da Forma.


A Gestalt tinha como objeto a experincia subjetiva humana global; nfase na percepo, no pensamento e na resoluo de problemas. (Ibidem).

Na gestalt, a meta que a pessoa venha a conseguir reequilibrar sua prpria vida, tomando suas prprias decises e efetuando escolhas que atendam as suas reais necessidades. Tem uma abordagem que visa a autonomia e independncia da pessoa do terapeuta, visa o contato humano real e no contatos mediados por intelectualizaes, que visa olhar a sade integral e no o distrbio psicolgico especfico.

e) A Psicanlise.
A Teoria Psicanaltica tinha como objeto personalidade normal e a anormal (nfase nas leis, nos determinantes da primeira infncia e nos aspectos inconscientes); o tratamento do comportamento anormal (Ibidem).

18

2.3- Os mtodos utilizados nas escolas. a) O Estruturalismo.


O mtodo de pesquisa preconizado era a introspeco analtica (Ibidem). Wilhelm Wundt (1832-1920): era a experincia consciente atravs de testes cientficos nos laboratrios. Os mtodos de Edward Bradford Titchener seguiram uma viso cientfica, envolvendo a observao, experimentao e medio. Como a conscincia era mais bem percebida pela pessoa que tinha a experincia consciente, o mtodo de estudo do objeto deveria ser uma auto-anlise (mtodo introspectivo).

b) O Funcionalismo.
O funcionalismo tinha como mtodo de pesquisa preconizado a introspeco informal e mtodos objetivos. (Ibidem). O principal interesse dos psiclogos funcionalistas, era a utilidade dos processos mentais para o organismo nas suas permanentes tentativas de se adaptar ao meio ambiente. Os processos mentais eram considerados atividades que levavam a conseqncias prticas, o que levou a que os psiclogos se interessassem mais pelos problemas do mundo real.

c) O Behaviorismo.
Os mtodos de pesquisa preconizados: os mtodos objetivos. (Ibidem). O reflexo incondicionado que um reflexo inato e biologicamente estabelecido. eliciado a partir de um estmulo incondicionado, ou seja, por um estmulo que o provoque naturalmente. Como exemplo pode-se citar um reflexo de salivao com a presena de alimento na boca. O estmulo incondicionado um evento que elicia naturalmente uma resposta reflexa. Este estmulo no necessita de nenhuma histria de pareamento vivida por um indivduo para provocar uma ao reflexa. O estmulo neutro um evento que no provoca nenhuma espcie de ao reflexa.

19

O reflexo condicionado se caracteriza pela histria de pareamento entre um estmulo neutro com um estmulo incondicionado. A partir de sucessivas associaes entre estes dois estmulos, o estmulo previamente neutro, passar a eliciar a resposta reflexa antes s evocada pelo estmulo incondicionado. O estmulo condicionado o evento antes neutro, que passa a eliciar uma resposta reflexa a partir de uma histria bem sucedida de pareamento.

d) Gestalt - A Psicologia da Forma.


O mtodo de pesquisa preconizado: introspeco informal, mtodos objetivos. (Ibidem). A Psicologia da Gestalt foi um campo estritamente experimental, que se ocupou em trazer questionamentos que foram contrrios viso mecanicista (causa-efeito) e viso atomstica (que visa o tomo: a menor parte ou elemento constitutivo das coisas). A Gestalt-terapia se preocupa com o campo clnico, com as tcnicas de trabalho e estudos que visam dar ao homem as condies necessrias para seu prprio crescimento. J a Psicologia da Gestalt, foi um campo de pesquisa que trouxe uma srie de novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem se relaciona com o mundo.

O mtodo da Gestalt, o terapeuta procura acompanhar o fluxo de conscincia do cliente, focalizando e amplificando as suas sensaes para, a partir da, favorecer a amplificao espontnea de movimentos (podendo ou no levar a catarse).

A Gestalt preconiza que a auto-regulao do organismo sempre procura alternativa criativa para a satisfao das necessidades. O terapeuta pode estimular, atravs de tcnicas vivenciais, a sensibilizao das necessidades atuais, favorecendo a tomada de conscincia e possibilitando um reajustamento criativo.Compreendendo que o adoecimento se deve a um ajustamento que no mais funcional para o organismo, pois tal ajustamento est desatualizado em relao s necessidades deste, atendendo a necessidades fantasiadas.

A doena reflete um comprometimento na capacidade de escolha e a cristalizao de uma determinada resposta do organismo (defesas patolgicas), atuando em cima de necessidades, na maioria das vezes, no mais atuais (respostas s experincias do passado,
20

projetadas como fantasias no presente). O trabalho corporal visar a ressensibilizao do organismo para que possa reestruturar novas respostas criativas que atendam as suas necessidades atualizadas.

A abordagem gestltica pode ser uma das abordagens psicoterpicas mais adequadas para o trabalho com o paciente somatizador. A ao do terapeuta no deve objetivar atacar, vencer ou superar as resistncias, quando o cliente est evitando o contato, mas, principalmente torn-las mais conscientes ou figurais, favorecendo seu uso adaptado situao do momento.

e) A Psicanlise.
Os mtodos de pesquisa preconizados: Para os pacientes era a introspeco informal para revelar experincias conscientes. Para os terapeutas era a anlise lgica e a observao para descobrir material inconsciente.(Ibidem).

Psicanlise a cincia do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud. Um mtodo de investigao, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das aes, das produes imaginrias (sonhos, fantasias, delrios) de um sujeito. Este mtodo baseia-se principalmente nas associaes livres do sujeito, que so a garantia da validade da interpretao. O estudo terico, a anlise didtica de cada participante e a superviso so partes fundamentais no processo de formao de um analista.

O mtodo usado por Freud com os seus doentes foi o mtodo de associao de idias em que o paciente dever dizer livremente o que lhe vem ao esprito e expressar os afetos e as emoes sentidas, sem se preocupar com uma descrio lgica ou com o sentido das suas afirmaes. O objetivo seria recordar e/ou reviver os acontecimentos traumticos recalcados, interpret-los e compreend-los, de forma a dar ao ego a possibilidade de um controlo sobre as pulses. Todo este processo se desenrola num cenrio adequado: um div onde, deitado e relaxado, o sujeito fala de si, conta, sonha, descreve fantasias, recorda fragmentos de vida, questiona o que o surpreende. Mesmo o

21

que lhe parece insignificante e sem sentido deve ser contado. Por detrs do div, o psicanalista escuta com ateno, tenta compreender o paciente e a forma como ele prprio sente o que expresso.

medida que o material significativo emerge, o paciente resiste, tornando-se difcil o processo analtico, pois, apesar do paciente se sentir compreendido, a anlise causa sofrimento. Cabe ao psicanalista favorecer o ultrapassar da resistncia, isto , a tentativa de impedir ou adiar a vinda ao inconsciente do material recalcado, por parte do paciente. O processo de resistncia est relacionado com a importncia que os acontecimentos tm na realidade ou na fantasia do indivduo. O analista deve tambm prestar ateno aos atos falhos, chistes e principalmente nos sintomas do paciente.

Atravs do trabalho do Freud, o homem percebeu o poder de seu desejo e que todo o positivismo, toda rigidez moral no seria capaz de dominar a natureza humana; j que tal natureza encontrava-se estruturalmente cindida, entre uma parte pequena e passvel de controle - que era a conscincia - e outra parte insondvel, incontrolvel e pulsional, que era o inconsciente.

Na Psicanlise, o ser humano era visto como algo "analisvel. Dividido em "partes" que viviam em conflito (consciente x inconsciente, id x superego, Eros x Tanatos) o ser humano dependia da anlise destas "partes" para ser compreendido. A anlise consistia em um trabalho "arqueolgico", escavando o terreno superficial da personalidade do indivduo e atingindo partes esquecidas cada vez mais remotas, longnquas (inconscientes), porm determinantes no suprimento da energia (libido) que causava a interferncia na vida deste indivduo, impedindo-o de viver satisfatoriamente.

2.4- Os pontos de convergncia e divergncias entre elas. a) O Estruturalismo.


O estudo da conscincia o ponto de convergncia, pois coincide com o funcionalismo. Diverge das outras escolas que estudam a forma, o comportamento e o inconsciente. O estruturalismo tem um mtodo introspectivo.
22

Crticas ao Estruturalismo: As crticas mais fortes ao estruturalismo foram dirigidas ao seu mtodo: a introspeco, especialmente a introspeco praticada nos laboratrios de Titchener e Klpe, pois estava voltada mais para os relatos subjetivos dos elementos da conscincia, enquanto que a concepo wundtiana estava voltada mais para respostas objetivas a estmulos externos.

O movimento estruturalista foi tambm acusado de artificialismo por causa da sua tentativa de analisar processos conscientes atravs da sua decomposio em elementos. Os crticos alegaram que a totalidade de uma experincia no pode ser recuperada por nenhuma associao das suas partes elementares. Para estes crticos, a experincia no ocorre em termos de sensaes, imagens ou estados afetivos, mas em totalidades unificadas. Algo da experincia consciente inevitavelmente perdido em qualquer esforo artificial de analis-la e a Gestalt fez uso desta crtica para lanar o seu movimento contra o estruturalismo.

Para Titchener, a Psicologia animal e a Psicologia infantil nada tinham de Psicologia, aspecto que tambm foi criticado. A Psicologia desenvolvia-se tambm em reas que os estruturalistas excluam.

"A mente pode observar todos os fenmenos exceto os seus prprios O rgo observador e o rgo observado so idnticos, e a sua ao no pode ser pura e natural. Para observar, o nosso intelecto deve fazer uma pausa em sua atividade; contudo, o que se quer observar precisamente essa atividade. Se no se puder fazer essa pausa, no se pode observar; se conseguir faz-la, nada h a observar. Os resultados desses mtodos so proporcionais ao seu carter absurdo". (Comte).

b) O Funcionalismo.
De fato, as funcionalistas adotaram muitas das descobertas feitas nos laboratrios dos estruturalistas. No faziam objees introspeco nem se opunham ao estudo experimental da conscincia. A sua oposio voltava-se para as definies anteriores de Psicologia que eram desprovidas das consideraes acerca das funes utilitrias e prticas da mente. A atual Psicologia americana funcionalista tanto em termos de
23

orientao como de atitude. Evidencia-se a nfase nos testes, na aprendizagem, na percepo e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptao e nos ajustam ao ambiente.

Crticas ao Funcionalismo: os ataques ao movimento funcionalista vieram dos estruturalistas. Uma das crticas foi ao prprio termo que no estava claramente definido. Os funcionalistas foram acusados de, por vezes, usarem o termo funo para descrever uma atividade e outras vezes para se referirem utilidade. Uma outra critica, apresentada especialmente por Titchener, relacionava-se com a definio de Psicologia. Os estruturalistas afirmavam que o funcionalismo nada tinha de Psicologia, pois no se restringia ao objeto de estudo e metodologia do estruturalismo. De acordo com Titchener, qualquer abordagem que no fosse a anlise introspectiva da mente em seus elementos, no era Psicologia, no entanto era exatamente esta a definio de Psicologia que os funcionalistas questionavam e se empenhavam em substituir.

Outros crticos censuram o interesse dos psiclogos funcionais por atividades de natureza prtica ou aplicada. Os estruturalistas no viam com bons olhos a Psicologia aplicada. Atualmente, a Psicologia aplicada est muito disseminada e isto pode ser considerada uma contribuio do funcionalismo, e no um defeito.

c) O Behaviorismo.
Contribuies do Behaviorismo: podemos considerar a teoria do comportamento (ou behaviorismo) um movimento revolucionrio que contribuiu de forma decisiva para a constituio da Psicologia cientfica. com Watson que se d a ruptura com a Psicologia introspectiva. Pode at afirmar-se que com Watson que a Psicologia adquire, indiscutivelmente, o estatuto de cincia. A contribuio fundamental de Watson foi exatamente defesa de uma cincia do comportamento totalmente objetiva. A anlise experimental do comportamento pode auxiliar-nos a descrever nossos comportamentos em qualquer situao, ajudando-nos a modific-los. (Bock,48).

24

Crticas ao Behaviorismo: a necessidade de demarcao relativamente Psicologia da conscincia conduziu os behavioristas a uma concepo limitada e simplista do comportamento.

Gestalt criticando os Behaviorista: a psicologia da forma pe em causa todo o tipo de explicao simplista. O comportamento humano neste sentido que Khler e os seus companheiros criticam o modelo behaviorista, segundo o qual o comportamento humano se poderia explicar pela frmula E - R. A atividade humana no um somatrio de reaes (R) a estmulos (E), pois resulta de uma organizao determinada pelo mundo exterior e integrada na totalidade psicolgica do sujeito. Assim, ao modelo mecnico dos behavioristas, os gestaltistas opem um modelo dinmico. Esta foi e continua sendo uma escola revolucionria e de um imenso valor histrico.

d) Gestalt - A Psicologia da Forma.


Contribuies da Psicologia da Gestalt: Tal como os outros movimentos que se opuseram a concepes mais antigas, a gestalt teve um efeito revigorante e estimulante sobre a Psicologia como um todo. O ponto de vista gestaltista influenciou as reas da percepo e da aprendizagem e continua a estimular interesse, ao contrrio do que aconteceu com o behaviorismo.

Crticas Psicologia da Gestalt: as crticas posio gestaltista incluem a acusao de que os psiclogos da gestalt tentaram resolver problemas transformando-os em postulados e de nunca terem explicado devidamente as leis do seu sistema. Para muitos psiclogos, os princpios gestaltistas eram vagos, e os conceitos e termos bsicos no foram definidos com rigor suficiente para serem cientificamente significativos. Outros crticos referiram-se ao fato da Psicologia da gestalt se ocupar demasiado da teoria em detrimento da pesquisa experimental e dos dados empricos comprobatrios.

Na viso dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em considerao as condies que alteram a percepo do estmulo. (Bock, 54).

25

e) A Psicanlise.
Contribuies da Psicanlise: de um modo geral, a teoria freudiana tem tido um forte impacto sobre a Psicologia. Alguns conceitos de Freud tiveram ampla aceitao. Apesar das criticas de falta de rigor cientfico e de fraqueza metodolgica, a Psicanlise continua a ser uma importante fora da Psicologia de hoje. A admisso do inconsciente na Psicologia e a existncia de uma sexualidade infantil so um legado da obra de Freud.

Crticas Psicanlise: uma das criticas dirigidas Psicanlise refere-se ao mtodo de recolha de dados, na medida em que Freud apoiava as suas concluses nas respostas que os pacientes davam enquanto eram submetidos anlise. Um outro aspecto refere-se dificuldade em testar, empiricamente, as suas hipteses. Os psicanalistas podem usar, por exemplo, a idia de morte para explicar o suicdio, mas como estud-lo em laboratrio?

Os conceitos freudianos tambm so acusados de incoerentes, nomeadamente as definies de id, ego e superego. Muitos psiclogos contestaram tambm a concepo de Freud sobre as mulheres, isto porque ele considerava que as mulheres tinham superegos sofrivelmente desenvolvidos e se sentiam inferiores em relao ao seu corpo por no possurem pnis.

2.5- Os mritos de cada escola.


A Psicologia uma cincia destinada a conhecer o comportamento humano em geral. Tal comportamento no esttico, metdico ou previsvel.

a) O Estruturalismo.
O grande mrito do estruturalismo foi ter separado a psicologia da filosofia. O estudo da experincia consciente. Os seus mtodos de pesquisa seguiram a melhor tradio cientfica, envolvendo a observao, experimentao e medio. Como a conscincia era mais bem percebida pela pessoa que tinha a experincia consciente, o mtodo de estudo do
26

objeto deveria ser uma auto-anlise (mtodo introspectivo). Embora o objeto de estudo dos estruturalistas esteja hoje ultrapassado, a introspeco ainda usada em muitas reas da Psicologia. Com a ajuda de Titchener e os estruturalistas, a Psicologia avanou alm das suas fronteiras iniciais.

b) O Funcionalismo.
O grande mrito do funcionalismo foi realizar uma aplicao prtica e funcional do homem frente ao meio. O funcionalismo tornou-se parte da principal corrente da Psicologia americana. A sua precoce e vigorosa oposio ao estruturalismo teve um grande valor para o desenvolvimento da Psicologia dos Estados Unidos. Tambm foi importante a transferncia da nfase da estrutura para a funo, uma das conseqncias deste aspecto foi a pesquisa sobre o comportamento animal, que no fazia parte da abordagem estruturalista e que veio a ser um elemento fundamental da Psicologia. A Psicologia funcionalista incorpora tambm estudos de bebes, crianas e indivduos com atrasos mentais.

O funcionalismo permitiu que os psiclogos complementassem o mtodo da introspeco com outras tcnicas de obteno de dados, como a pesquisa fisiolgica, testes mentais, questionrios e descries objetivas do comportamento.

No entanto, o funcionalismo j no existe hoje como escola distinta de pensamento. Devido ao seu sucesso, j no h necessidade de se manter como uma escola e deixou a sua marca na Psicologia americana contempornea, especialmente coma a nfase na aplicao dos mtodos e das descobertas da Psicologia a problemas do mundo real.

c) O Behaviorismo.
O grande mrito do Behaviorismo foi de estudar o comportamento do homem. No Behaviorismo, o trabalho j era mais superficial (entendido aqui como baseado na superfcie, sobre aquilo que se v: comportamentos) e apoiado na possibilidade de novas atitudes a serem aprendidas. A patologia consistia em um "mal aprendizado", e a cura era obtida atravs de um novo processo de recondicionamento, para suprimir da lista de comportamentos do indivduo, aquele que era "indesejvel". A existncia de um mundo interior era ignorada e toda psiqu humana era explicvel atravs de um jogo de foras
27

entre

estmulos

respostas,

mais

tarde

aperfeioadas

para

conceitos

como

condicionamentos operantes, reforos positivos e negativos, etc.

O Bahaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em funo de suas aplicaes prticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicolgico, de modo concreto, a partir da noo de comportamento (behavior). (Bock,39).

d) Gestalt - A Psicologia da Forma.


O grande mrito da Gestalt foi ter estudado o homem como um todo. A palavra alem "Gestalt" no tem uma traduo literal para o portugus, mas contm um sentido de "forma, de "um todo que se orienta para uma definio", de "estrutura organizada". Um exemplo do que a Psicologia da Gestalt tentava dizer poderia ser ilustrado com o fenmeno ilusrio do movimento aparente das lmpadas em srie. Ao colocarmos vrias lmpadas, uma ao lado da outra e acendermos uma de cada vez, apagando a anterior, temos a impresso que a luz "corre" pelas lmpadas. Ou seja, surge das "partes" (cada lmpada) uma forma nova, que d um outro sentido ao "todo". O artigo sobre este sentido ilusrio do movimento foi publicado pelo psiclogo gestaltista Max Wertheimer em 1912. Neste artigo, Wertheimer j prioriza a idia de percepo como um conjunto, algo que sobressai a partir da relao entre as partes como um todo, e no pela associao de um estmulo ao outro. A Gestalt, que tem seu bero na Europa, surge como uma negao da fragmentao das aes e processos humanos, realizada pelas tendncias da Psicologia cientfica do sculo XIX, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt tendncia mais ligada Filosofia. (Ibidem).

e) A Psicanlise.
O grande mrito da psicanlise foi ter descoberto o inconsciente e o mtodo analtico da livre associao. A psicanlise surgiu atravs da observao dos casos clnicos e o desenvolvimento da tcnica analtica. Baseado nas suas observaes, Freud pode escrever a teoria que fundamentou a conduo da prtica psicanaltica.Um mtodo de investigao, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das aes, das produes imaginrias (sonhos, fantasias, delrios) de um sujeito.
28

Este mtodo baseia-se principalmente nas associaes livres do sujeito, que so a garantia da validade da interpretao. A interpretao psicanaltica pode estender-se a produes humanas para as quais no se dispe de associaes livres. A psicanlise um mtodo psicoterpico baseado nesta investigao e especificado pela interpretao controlada da resistncia, da transferncia e do desejo. O emprego da psicanlise como sinnimo de tratamento psicanaltico est ligado a este sentido; exemplo: comear uma anlise. A psicanlise nasce com Freud, na ustria, a partir da prtica mdica, recupera para a Psicologia a importncia da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradio da Psicologia como cincia da conscincia e da razo. (Ibidem). A psicanlise um conjunto de teorias psicolgicas e psicopatolgicas em que so sistematizados os dados introduzidos pelo mtodo psicanaltico de investigao e de tratamento. A aceitao de processos psquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistncia e do recalcamento e a considerao da sexualidade e do complexo de dipo so os contedos principais da psicanlise e os fundamentos de sua teoria, e quem no estiver em condies de subscrever todos no deve figurar entre os psicanalistas.

Bibliografia:
DAVIDOFF, Linda L., Introduo psicologia, Ed. Mc Graw-Hill, SP.-1983. BLOCK, A.M.B. & FURTADO, O. & TEIXEIRA, M.L.T., Psicologias, Ed. Saraiva, SP. GARCEZ, Maria Dulce Nogueira, Wilhelm Wundt - Perfil de um Pioneiro CABRAL, lvaro e NICK, Eva, Dicionrio Tcnico de Psicologia BORING, E, A histria da Psicologia Experimental Internet: http://www.freud.ezdir.net/ Internet: http://www.lacan.ezdir.net/ Internet: http://www.tiagoteixeira.com.br/fatias/conteudo/tecnica/gestalt.htm Internet: http://www.terravista.pt/meiapraia/3269/Li2.htm Internet: http: //penta.ufrgs.br/~luis/Funcionalismo.html Internet: http://mentehumana.com.br/wundt.htm Internet: http://www.psiqweb.med.br/persona/james4.html Internet: http://www.feparana.com.br/biografias/williamjames.htm Internet: http://www.psicociencia.hpg.ig.com.br/pavlov/pavlov.html Internet: http://www.psicociencia.hpg.ig.com.br/thorndike/thorndike.htm

29

You might also like