You are on page 1of 43

Desafios do Desenvolvimento Rural em Moambique: Contributo Crtico com Debate de Postulados Bsicos

Carlos Nuno Castel-Branco Discussion Paper n 03/2008

Coleco de Discussion Papers do IESE


Desafios do Desenvolvimento Rural em Moambique: Contributo Crtico com Debate de Postulados Bsicos

Carlos Nuno Castel-Branco Discussion Paper n 03/2008

O autor: Carlos Nuno Castel-Branco Director do IESE e Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. Agradecimentos: Este texto uma adaptao da comunicao apresentada na 1 Reunio Nacional Anual sobre Promoo do Desenvolvimento Rural em Moambique, sob o lema Promovendo o Desenvolvimento Rural para o Combate Pobreza, realizada no Distrito de Monapo (Provncia de Nampula) de 03 a 05 de Setembro de 2008. Agradecimentos so devidos ao Ministrio da Planificao e Desenvolvimento pelo convite e pela oportunidade de debate aberto que proporcionou, e a todos os participantes na Reunio Nacional pela ateno e responsabilidade com que debateram os temas aqui expostos.

Setembro de 2008

2 DISCUSSION PAPERS DO IESE Edio do Conselho Cientfico do IESE A Coleco de Discussion Papers do Instituto de Estudos Sociais e Econmicos (IESE) publica resultados de investigao realizada pelos investigadores do IESE e associados, no quadro geral dos projectos de investigao do IESE. Esta coleco incorpora artigos em fase de desenvolvimento e debate, que podem eventualmente evoluir para publicao mais elaborada e final. Os autores individuais dos Discussion Papers so inteiramente responsveis pelo contedo dos seus artigos, os quais no reflectem necessariamente a posio do IESE sobre os temas tratados. Os Working e Discussion Papers do IESE, assim como algumas outras publicaes, podem ser descarregados em verso electrnica gratuitamente do endereo www.iese.ac.mz.

IESES DISCUSSION PAPERS Edited by IESEs Scientific Council The Discussion Papers Collection of the Institute of Social and Economic Studies (IESE) reports the results of research undertaken by IESEs staff and associates under the broad umbrella of IESEs research projects. The Discussion Papers Collection includes papers that are going through the process of development and debate and may later evolve to more elaborated and final publication. The individual authors of the Discussion Papers bear full responsibility for the content of their papers, which may not represent IESEs position. IESEs Working and Discussion Papers, as well as other publications, can be downloaded in electronic version free of charge from www.iese.ac.mz.

SUMRIO

Desenvolvimento Rural tema central dos debates de poltica e estratgia de desenvolvimento em frica. Em Moambique, ao longo das ltimas trs dcadas e meia este tema tem sido centro das intenes de poltica e de contestao sobre a natureza das polticas pblicas. Da estratgia de socializao do campo recuperao das estruturas e dinmicas produtivas do colonialismo; do foco em projectos de grande dimenso geradores de imaginrias ligaes de desenvolvimento multiplicao de micro projectos de racionalidade e sustentabilidade duvidosas; do foco na sustentabilidade econmica do progresso social ao foco na melhoria das condies de vida com base em ajuda externa; da percepo de uma economia dualista compreenso do desenvolvimento das relaes capitalistas no campo, as abordagens de desenvolvimento rural e os conceitos em que se baseiam variaram radicalmente ao longo deste perodo. Este texto no faz um resumo destes debates e percurso e, ao invs, pretende provocar um debate em torno de seis postulados (axiomas ou hiptese) fundamentais para o desenvolvimento nacional. Destes seis, dois postulados emergem como os mais importantes. O primeiro argumenta que desenvolvimento rural deve ser o centro de gravidade da estratgia de desenvolvimento nacional, pelo que no faz sentido ter uma estratgia de desenvolvimento rural nem uma organizao governativa focada em desenvolvimento rural. O segundo argumenta que desenvolvimento rural deve ser concebido como processo de industrializao rural, com base social e regional alargada e base produtiva e comercial diversificada. Os restantes quatro postulados so derivados destes dois.

Palavras e conceitos chave: desenvolvimento rural, industrializao rural, ligaes, logstica produtiva, estratgias, Moambique.

Introduo Quando do Ministrio da Planificao e Desenvolvimento veio a solicitao para que apresentasse uma palestra sobre os desafios do desenvolvimento rural, foi-me dito que deveria usar uma abordagem que provocasse a reflexo e a discusso crtica. Evidentemente, sem que eu prprio reflectisse criticamente sobre os desafios do desenvolvimento rural estaria incapaz de ajudar quem quer que fosse a fazer o mesmo. Lancei-me, ento, na tarefa de construir um quadro analtico provocador e crtico que servisse para construir esta conversa. este raciocnio que aqui pretendo apresentar. O que se segue um conjunto de postulados, isto , axiomas ou hipteses, sobre como pensar nos desafios do desenvolvimento rural em Moambique. A apresentao inclui tanto os postulados, como a sua derivao lgica e as implicaes de poltica. Portanto, h trs elementos crticos em cada etapa: o postulado, a sua lgica e as suas implicaes. No meu objectivo fazer com que a audincia/leitor concorde comigo ou trazer verdades estabelecidas. Longe disso, a inteno provocar a reflexo estabelecendo certos axiomas ou hiptese que tm as suas implicaes. O meu objectivo que pensemos juntos nestas questes. Se as concluses a que cada um de ns chegar resultarem de um reflexo crtica e descomplexada, sem medo de errar ou de fugir de verdades estabelecidas, ento teremos alcanado o objectivo essencial deste exerccio. Mesmo que, no fim, cada um chegue de novo concluso que j tinha antes, se o fizer explorando caminhos diferentes ento poder ter um pouco mais de certeza e confiana no seu ponto de vista. Postulados (axiomas ou hipteses) so ideias em investigao. Como tal, nem so verdades estabelecidas, nem ideias acabadas. A experincia mostra que as dinmicas de inovao e criatividade esto precisamente centradas volta da discusso de hipteses. isto que queremos aqui fazer: reflectir com algum sistema e mtodo.

5 1. Primeiro postulado: desenvolvimento rural deve ser o contedo essencial e o centro de gravidade da estratgia de desenvolvimento nacional. Logo, no faz sentido ter uma estratgia de desenvolvimento rural nem uma organizao governativa especializada em desenvolvimento rural Nas condies socioeconmicas e demogrficas de Moambique, desenvolvimento rural deve ser o contedo fundamental e o centro de gravidade da estratgia nacional de desenvolvimento. Note-se que no est a ser dito que desenvolvimento rural deve ser parte, ou parte fundamental da estratgia de desenvolvimento nacional. Explicitamente, est a ser dito que a estratgia de desenvolvimento nacional deve ser uma estratgia de desenvolvimento rural. Por outras palavras, desenvolvimento rural no um assunto sectorial ou transversal, o assunto central do desenvolvimento de Moambique. Por isso, uma estratgia de desenvolvimento rural, paralela ou parte integrante de uma estratgia nacional de desenvolvimento, no tem sentido. Do mesmo modo, uma organizao governativa focada em desenvolvimento rural faz pouco sentido, do mesmo modo que hoje o Governo no tem um Ministrio ou uma Direco de combate pobreza absoluta, dado que este combate no uma actividade sectorial mas o foco (hipoteticamente) da estratgia de desenvolvimento. Vrias so as razes lgicas para afirmar este primeiro postulado. Primeiro, a maioria da populao de Moambique ainda vive nas zonas rurais, apesar da velocidade a que a urbanizao est a acontecer. Logo, as dinmicas de desenvolvimento rural afectam: (i) as dinmicas demogrficas rurais e urbanas; (ii) as dinmicas de urbanizao e as capacidades dos centros urbanos de receber e acomodar o fluxo de trabalhadores rurais; (iii) a natureza do emprego e dos padres de acumulao econmica (incluindo a sua relativa formalidade); (iv) as oportunidades de aplicao produtiva dos fluxos financeiros resultantes do trabalho migratrio ou sazonal e da participao dos camponeses em mercados de bens agrcolas. (Por exemplo, devem estes fluxos financeiros ser apenas investidos em mais enxadas, charruas de bico, motobombas ou melhores habitaes, ou existem oportunidades, capacidades e facilidades para diversificar a aplicao destes fluxos em investimento industrial, das carpintarias s serralharias, dos materiais de construo s moblias, da produo manuteno de equipamentos, etc.). 1

INE (vrios anos), OLaughlin 1981, Wuyts 2003, 1981 e 1980, Castel-Branco 1995 e 1994.

6 Urbanizar o campo ou continuar a ruralizar as cidades; continuar a esgotar as cidades j existentes ou criar novas no campo; aumentar o exrcito de empresrios e empregados retalhistas informais que pululam pelas cidades na margem da sobrevivncia ou criar novas oportunidades dinmicas e inovadoras de trabalho decente; estas so opes que se abrem ou se fecham em grande medida como funo do que acontece com o desenvolvimento rural. Segundo, histrica e estruturalmente a base de sustentao e de acumulao de capital de toda a economia de Moambique, com excepo dos ltimos 8 anos, tem residido nas zonas rurais. Por um lado, foi do campo, e principalmente do campesinato pobre e mdio, que provieram cerca de 75% das exportaes nacionais, os alimentos a baixo custo para manter a fora de trabalho barata e os excedentes de fora de trabalho no-qualificada e barata para todos os sectores de actividade econmica. Por outro lado, a principal acumulao econmica foi feita com base nos monoplios e oligoplios que organizavam e controlavam a produo, extenso, comercializao, transporte, transformao e exportao dos excedentes agrcolas (em culturas como algodo, caju, tabaco, acar, ch, sisal, entre outras), bem como organizavam e geriam o crdito aos diferentes intervenientes nessa actividade econmica. Alm disso, o campesinato foi sistematicamente expropriado dos excedentes agrcolas e de fora de trabalho que gerava, tendo sido quase sempre a fonte, e quase nunca o destino, do processo de acumulao. Finalmente, o campesinato foi sempre o amortecedor das crises de acumulao de capital, fornecendo, atravs da produo de subsistncia, um seguro temporrio contra o risco de desemprego ou de recesso no mercado de excedentes agrcolas e libertando o capital do custo social de reproduo da fora de trabalho. 2 O desenvolvimento da economia como um todo, em todas as suas variantes fundamentais, requer, pois, o desenvolvimento de relaes positivas entre os diferentes sectores da economia, bem como a transformao da natureza negativa do padro de acumulao; para ambos os casos, crucial o que acontece com o desenvolvimento rural, em especial no que diz respeito organizao social da produo e dos produtores para romper com o padro de acumulao centrado no grande capital custa do desenvolvimento das foras produtivas no campo. Terceiro, e em ligao com o ponto anterior, as dinmicas de desenvolvimento rural afectam a capacidade de mobilizar vastas foras produtivas nacionais cuja organizao social e econmica continuam a ser altamente ineficazes do ponto de vista da acumulao econmica nacional. Com raras
2

OLaughlin 1981, Wuyts 2003, 1981 e 1980, Bowen 2000, Castel-Branco 1996, 1995 e 1994.

7 excepes, os nveis de produtividade no campo, independentemente dos sectores de actividade, so baixssimos, tal como o so os nveis de educao, a qualidade e cobertura das infra-estruturas de construo, energia, gua, transportes, comunicaes e assistncia tcnica, a presena de instituies de cincia e tecnologia, padronizao e controlo de qualidade e certificao com algum significado produtivo concreto, a capacidade de financiamento e os nveis de especializao da produo. 3 Portanto, as oportunidades de expanso e desenvolvimento da economia nacional com uma base social e regional ampla, capacidades diversificadas e sustentao macroeconmica so substancialmente maiores e mais dinmicas se o seu centro de gravidade for o desenvolvimento geradas em torno do desenvolvimento rural. Quarto, uma das frases mais ouvidas em Moambique a que diz que a maioria da populao vive da agricultura. Empiricamente, esta frase no descreve nem analisa a complexa realidade social no campo. Se verdade que quase toda a populao rural tem acesso a terra e uma ligao com a agricultura, tambm verdade que a maioria desta mesma populao tem padres muito diversificados de sobrevivncia, que incluem trabalho assalariado (ainda que apenas sazonal), uma diversidade de actividades agro-pecurias, pesca, algum tipo de actividade comercial, alguma indstria artesanal, etc.. Quando especialistas do Ministrio das Pescas trabalham em certas zonas costeiras de Nampula, os camponeses so tratados como pescadores; depois, os especialistas do Ministrio da Agricultura tratam desses camponeses como se fossem agricultores; os do Ministrio da Indstria e Comrcio tratam deles como se fossem comerciantes, ou operrios ou micro ou pequenos empresrios industriais. At os especialistas dos Ministrios das Obras Pblicas e Habitao, da Educao e Cultura, da Sade e da coordenao Ambiental encontram aqui os construtores das suas respectivas infra-estruturas (estradas, sistema de gua e saneamento, escolas, centros de sade) e gestores dos seus programas comunitrios. 4 No estar, cada um destes especialistas, a lidar apenas com um de muitos lados da estratgia de sobrevivncia de camponeses diferenciados? Qual o impacto disto para as polticas de interveno pblica e para o sucesso dessas medidas? At que ponto que polticas pblicas concebidas para produtores especializados e homogneos podem ter sucesso quando os produtores operam com um leque amplo de opes de sobrevivncia e so altamente diferenciados?

3 4

Castel-Branco 2005 e 2003a. OLaughlin 1981, Wuyts 2003, 1981, 1980 e Castel-Branco 1996, 1995, 1994, 1983a e 1983b.

8 Por exemplo, quando o Governo moambicano optou por liberalizar a exportao da castanha de caju em bruto (no processada) por presso do Banco Mundial acreditava-se que a concorrncia entre comerciantes e o acesso a preos mundiais mais altos para a castanha em bruto do que os praticados pela indstria nacional iriam estimular os camponeses a investir na renovao dos cajuais. O INCAJU chegou a distribuir mudas de cajueiros gratuitamente. No entanto, nem o incentivo dos preos nem o acesso a mudas gratuitas resultaram na renovao dos cajuais familiares. H vrias explicaes para este problema, mas a combinao de trs factores que parece dar a explicao mais credvel. Estes factores so: (i) o efeito da exportao em bruto na concorrncia entre comerciantes e no aumento do preo aos camponeses foi mnimo; (ii) os camponeses preferiram continuar a investir numa rede ampla de opes de vida do que em aumentar o seu compromisso com a produo de caju num contexto em que no tm nenhuma influncia sobre mercados e preos; e (iii) a rede informal de comrcio s funcionava para a campanha do caju, consolidando, deste modo, a fragmentao dos mercados que estimulava os camponeses a manterem a diversificao das suas opes em vez de optarem pela especializao. 5 Evidncia mostra que, regra geral, h dois tipos de agregados familiares que vivem de facto da agricultura: (i) os muito pobres, que no conseguem diversificar o seu leque de actividades, frequentemente por causa da limitao de oportunidades de emprego decente; e (ii) os mais abastados (camponeses mdios e ricos ou mesmo empresrios agrcolas), que em algum momento da sua vida economicamente activa passaram com sucesso por anos de trabalho assalariado e outras formas de sobrevivncia e acumulao, o que lhes permitiu investir na agricultura (expanso das reas de cultivo, aquisio de meios de produo melhores incluindo traco animal ou mecnica e sistema de irrigao recrutamento de fora de trabalho) e construir uma base como produtores comerciais ou semi-comerciais independentes. O primeiro grupo mais numeroso que o segundo, e os dois grupos juntos formam uma fraco minoritria das populaes rurais. O primeiro grupo instvel (em perodos de intensa procura de fora trabalho tende a desaparecer, enquanto que em perodos de crise de emprego tende a aumentar); enquanto o segundo vulnervel mas tende a consolidar-se e a destacar-se dos outros. 6

5 6

Pereira Leite 1999 e 1995, Castel-Branco 2003b e 2002, Hanlon 2000, Africa America Institute 2001. OLaughlin 1991, Wuyts 1981 e 1980, Castel-Branco 2004a, 1995 e 1994.

9 A mobilizao e desenvolvimento das vastas foras produtivas rurais requerem a compreenso e utilizao destas dinmicas de diferenciao, diversificao, acumulao e sobrevivncia, de modo a promover o desenvolvimento nacional com uma base social ampla mas produtiva, ao invs de uma base social apenas de elite e improdutiva. Quinto, as dinmicas urbanas e rurais, industriais e agrrias esto profundamente interligadas, e esta interligao tem contornos polticos fundamentais. Das zonas rurais, bens alimentares, matriasprimas, combustveis (como lenha e carvo) e fora de trabalho fluem para as zonas urbanas. Destas zonas urbanas, recursos financeiros e, ocasionalmente, alguns bens e servios industriais fluem para as zonas rurais. Estes fluxos e o seu aproveitamento so ditados pelas dinmicas de acumulao (como que as pessoas produzem e apropriam e utilizam a riqueza produzida) na economia rural e pela natureza da relao entre o desenvolvimento urbano e rural, entre a indstria e a agricultura. Estas relaes tendem a ser desiguais e a favorecer padres de acumulao de capital que se estabelecem em torno de sectores intermedirios, proprietrios distantes, especuladores e s ocasionalmente produtivos. Muitos pases, ao longo dos mais de trs sculos de histria do capitalismo, seguiram estratgias de expropriao do excedente do campo nas fases iniciais de acumulao de capital. Alguns tiveram sucesso na transformao desse excedente expropriado do campo em capital industrial slido e dinmico. Para faz-lo, eliminaram as classes improdutivas (proprietrios distantes, intermedirios especuladores, burguesia consumista), fizeram profundas reformas na redistribuio da terra por quem a trabalha, ajudaram a organizar os produtores em empresas associativas e cooperativas, montaram servios pblicos de extenso, assistncia, financiamento, comercializao, formao, estandardizao e controlo de qualidade, etc.. Portanto, a revoluo rural potenciou politica, social e economicamente a emergncia da revoluo industrial; enquanto o surgimento desta ltima urbanizou o campo, acabou com as diferenas entre agricultura e indstria e eliminou (ou reduziu drstica e rapidamente) os nveis de pobreza tal como ns os conhecemos. Ao fazerem isto, estas economias criaram novos engenhos de acumulao imensamente mais produtivos e transformaram as suas estruturas e dinmicas sociais e econmicas. 7 Outros pases utilizaram o excedente expropriado do campo de forma improdutiva no mero enriquecimento pessoal, consumo de luxo, obras de estatuto social ou opes de industrializao

Dasgupta 1980, Dobb 1963, Hettne 1995, Karshenas 1995, Lie 1998, Portes et al 1991 e Smith 1959.

10 pouco adequadas e viveis que nem sequer beneficiavam o campo de onde o excedente era extrado. Ao fazerem isto, foram matando a sua base de acumulao, tornando-a mais pequena, utilizando-a de forma cada vez mais concentrada em elites improdutivas. Para manter uma burguesia improdutiva, estas economias mataram a galinha dos ovos de ouro. Nem conseguiram criar indstria e dinmicas slidas de industrializao, nem conseguiram manter a base atrasada, mas rentvel, de produo e reproduo de excedente rural. Tornaram-se, estas economias, profundamente dependentes de fluxos externos de capitais (pblicos ou privados), vulnerveis aos caprichos dos financiadores externos e, frequentemente, politicamente instveis por causa da crescente contestao em torno da apropriao, redistribuio e utilizao de excedentes em contraco. 8 Portanto, as dinmicas de desenvolvimento rural podem tambm ser centrais na transformao das formaes, relaes de fora e balanos polticos na sociedade como um todo a favor de dinmicas produtivas de acumulao e desenvolvimento. Sexto, no campo reside uma parte fundamental das foras polticas e do conflito poltico em Moambique. preciso reconhecer que estas foras, embora maioritrias, esto muito desorganizadas, dispersas e segmentadas, apesar de terem a capacidade de influenciar importantes decises polticas (como demonstrado, por exemplo, pelos resultados eleitorais). Por outro lado, o poder negocial do capital internacional (doadores, organizaes financeiras, investidores e, mesmo, lavadores de dinheiro) e domstico (comerciantes, industriais, especuladores) muito maior e mais organizado e, por isso, muito mais influentes que o dos camponeses. Os trabalhadores industriais e sindicatos so, do ponto de vista de organizao de classe, bastante fracos e, na maioria dos casos, o seu poder negocial depende da relao estratgica com os assalariados rurais e pequenos camponeses. A incapacidade de pensar estrategicamente para alm dos interesses limitados de grupo, quer por parte dos camponeses, quer por parte dos assalariados agrcolas e industriais, fortalece o poder das faces dominantes do capital. Por exemplo, aquando da batalha sobre a liberalizao da exportao da castanha de caju no processada, 9 o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indstria do Caju aliou-se aos proprietrios das fbricas de processamento para lutar pela manuteno da proteco do acesso privilegiado das

Dasgupta 1980, Dobb 1963, Hettne 1995, Karshenas 1995, Lie 1998, Portes et al 1991 e Smith 1959. Hanlon 2002, Cramer 1999, Castel-Branco 2003b e 2002.

11 fbricas 10 castanha no-processada a baixo preo. 11 Esta posio do sindicato estava associada com a sua preocupao pela manuteno dos postos de trabalho e salrios dos operrios das fbricas de processamento. No entanto, o sindicato no entendeu quatro pontos fundamentais. Primeiro, o stautus quo de uma indstria altamente protegida e em crise financeira e tecnolgica seria impossvel de manter. Segundo, tanto os camponeses, como os comerciantes e industriais tinham estratgias diferenciadas de negcio e sobrevivncia, e que somente os operrios das fbricas de processamento eram inteiramente dependentes do processamento de caju. Terceiro, os industriais estavam a preparar-se para se associarem aos comerciantes (muitos venderam as suas fbricas a comerciantes) e fazer comrcio de castanha em bruto em vez de lutar por manter a indstria de processamento. Quarto, sem uma estratgia para a transformao da indstria do caju na sua totalidade, ao longo da cadeia econmica e social de produto e valor, a situao dos operrios seria insustentvel. Assim, em vez de se associarem aos camponeses para construrem uma alternativa estratgica para a indstria do caju ao longo da cadeia econmica e social de produto e valor, o sindicato optou pela viso limitada dos interesses imediatistas de grupo acabando por sofrer um grande revs: as fbricas foram todas encerradas e cerca de 15 mil postos de trabalho foram perdidos. 12 O fortalecimento do poder de negociao dos camponeses e outros trabalhadores nacionais face ao capital, e dos dos grupos de interesse nacionais face aos grupos de interesse internacionais, bem como a consolidao e desenvolvimento das bases democrticas reais (para alm das meramente formais) requerem uma crescente aliana estratgica das foras progressistas nacionais com o campesinato, bem como o desenvolvimento da organizao social e poltica no campo. Sendo assim, uma estratgia nacional de desenvolvimento que gravite em torno do desenvolvimento rural tambm uma estratgia de fortalecimento de alianas polticas, sociais e econmicas entre o campesinato e outras camadas trabalhadoras nacionais, e de fortalecimento da soberania nacional na determinao dos cursos e direces do nosso prprio desenvolvimento. Estes argumentos conduzem a cinco implicaes fundamentais. Primeiro, desenvolvimento rural deve ser o centro de gravidade da estratgia nacional de desenvolvimento. Segundo, todas as estratgias sectoriais devem ser subordinadas a e articuladas com o objectivo central da estratgia nacional de
10 Este acesso privilegiado era garantido ou pelo banimento total das exportaes de caju em bruto (no-processdado) ou pelo estabelecimento de um sistema que obrigava a que fbricas fossem completamente aprovisionadas com castanha em bruto antes que exportao de castanha no-processada pudesse ser realizada. 11 12

Abaixo do preo mundial de castanha em bruto. Castel-Branco 2003a, 2003b e 2002.

12 desenvolvimento, que gravite em torno do desenvolvimento rural. Terceiro, logo, no faz sentido ter uma estratgia de desenvolvimento rural (uma vez que este objectivo j presida estratgia nacional de desenvolvimento). Quarto, tambm no faz sentido construir organizaes Governamentais especficas para o desenvolvimento rural, uma vez que este se transforme na abordagem nacional de desenvolvimento em vez de numa actividade sectorial (transversal ou no), do mesmo modo que o Governo no tem, hoje, um Ministrio ou uma Direco de combate pobreza absoluta (dado ser esta, hipoteticamente, a direco central da estratgia nacional). Quinto, muito questionvel se outras estratgias sectoriais (por exemplo, de indstria, de cincia e tecnologia, de desenvolvimento agrrio, etc.) fazem algum sentido, pois os seus objectivos tm que estar subordinados a e articulados com a estratgia nacional, cujo centro de gravidade seja o desenvolvimento rural. Isto no quer dizer que indstria, cincia e tecnologia, agricultura, transportes, etc., no so vitais. Pelo contrrio, desenvolvimento rural ser o produto da conjugao e articulao adequadas de todos os sectores. No entanto, a relevncia de cada um ser tanto maior quanto os seus objectivos forem derivados da e focados na estratgia nacional, cujo centro de gravidade o desenvolvimento rural. Portanto, desenvolvimento rural oferece um excelente foco em torno do qual se podem coordenar e dirigir o desenvolvimento de polticas e outras intervenes pblicas, o planeamento estratgico de mdio e longo prazos, e a estruturao estratgica da despesa pblica. Neste ponto, vale a pena fazer uma reflexo paralela sobre dois pontos cruciais. Primeiro, o que desenvolvimento rural? Ser uma actividade localizada geograficamente (nas zonas rurais)? Ser uma actividade limitada a desenvolver alguns elementos, ainda que importantes, da vida rural, como melhoria da habitao, estradas e facilidades sanitrias? A abordagem desta apresentao a seguinte: desenvolvimento rural definido pela associao do foco e centro de acumulao da economia com a transformao das relaes de produo e das foras produtivas da grande massa de produtores nacionais, em benefcio da acumulao econmica e do seu prprio desenvolvimento como produtores. Portanto, a questo no geograficamente definida, mas definida com uma base social. Igualmente, nesta abordagem, desenvolvimento rural no uma actividade sectorial (realizada por uma direco) complementar a outras e, por isso, focada naquilo que as outras no fazem (casas melhoradas, sistemas de sanidade, etc..), mas uma dinmica econmica e social com base na organizao e desenvolvimento da produo e das relaes sociais de produo e foras produtivas que lhe so inerentes.

13 Este argumento baseado nos seguintes factos: a maioria das foras produtivas nacionais reside no campo e o que acontece no resto da economia e da sociedade est relacionado com a organizao e com o desenvolvimento das foras produtivas e das relaes de produo emergentes a partir do campo, isto , com as formas de produo, extraco e utilizao do excedente. Neste contexto, a possibilidade de gerar uma base alargada e diversificada de desenvolvimento em Moambique depende de como que a transformao rural (econmica, social, poltica, demogrfica) tratada. Segundo, ser que colocar desenvolvimento rural como centro de gravidade da estratgia nacional implica que as restantes questes (pobreza urbana, industrializao, mega projectos de minerais, energia, e turismo etc.) sero abandonados? De modo algum. Por exemplo, como j foi mencionado, a pobreza urbana est associada com as dinmicas de desenvolvimento rural e com a relao entre o desenvolvimento rural e urbano. Como se ver mais adiante, desenvolvimento rural deve ter um foco (nesta comunicao, sugerido, mais adiante, que esse foco seja a industrializao rural). Mega projectos de minerais, energia e turismo podem contribuir para o desenvolvimento rural quer pelo seu papel no desenvolvimento das foras produtivas, quer pelo seu contributo atravs de ligaes fiscais (potenciando investimento pblico no desenvolvimento rural), produtivas (gerando sinergias que estimulem a oferta e a diversificao da base produtiva rural) e de emprego (absorvendo fora de trabalho em actividades fora da agricultura, o que crucial no desenvolvimento rural e no desenvolvimento do proletariado nacional). Portanto, a questo central como que o conjunto da economia faz funcionar e beneficia das dinmicas novas de industrializao rural. Por exemplo, se o desenvolvimento (industrializao) rural for definido como centro de gravidade do desenvolvimento nacional, em todos os sectores ser este o foco: nas obras pblicas (que trataro dos sistemas de sanidade e melhoramento das casas e materiais de construo), na indstria (cujo foco ser a industrializao rural agro-indstria, industria pesqueira, indstrias complementares de engenharia, etc.) e em todas as outras actividades.

14 2. Segundo postulado: desenvolvimento rural deve ser orientado por uma clara viso de industrializao rural Desenvolvimento rural deve ser concebido no quadro da industrializao rural, com base produtiva, comercial, social e regional alargada e diversificada, vivel e competitiva, para eliminar a dependncia externa e desenvolver o Pas. Porqu? H vrias razes para isto. Primeiro, industrializao rural pode aumentar os rendimentos e expandir os mercados rurais, o que a ausncia de industrializao no permite fazer. Segundo, industrializao permite penetrar em mercados mais dinmicos e inovadores e conferir maior solidez e energia ao processo de desenvolvimento rural. Terceiro, industrializao rural a oportunidade para transformar radicalmente a qualidade e a articulao de todos os servios, infra-estruturas e unidades produtivas rurais. Quarto, industrializao rural a oportunidade de alargamento e diversificao regional e social da base produtiva e comercial, das oportunidades futuras de desenvolvimento e dos padres de distribuio do rendimento. Quinto, industrializao rural o vector da urbanizao rural. Sexto, industrializao rural pode ser um vector de unidade da economia nacional fortalecendo as suas ligaes internas. 13 H, no entanto, muitos significados diferentes para industrializao rural: uns pensam em milhares, seno milhes, de micro projectos espalhados pelo Pas, outros pensam num grupo pequeno de projectos de grande dimenso e grande impacto, concentrados em alguns produtos (acar, biocombustveis, etc.) a gerarem ligaes a montante e a jusante. 14 importante ter uma viso nacional de industrializao rural, mas como que ela pode ser construda? A primeira questo de fundo : qual o contexto produtivo e qual o objectivo social do desenvolvimento rural (DR)? Respostas clssicas e simplistas seriam: aumentar a produtividade do trabalho, aumentar o rendimento agrcola, melhorar a vida das populaes rurais, eliminar a pobreza absoluta, etc.. Mas a questo de fundo permanece: para fazer, ou atingir, o qu? Para construir uma agro-indstria comercial de base ampla, alargada e diversificada? Construir ilhas de alta produtividade em torno de algumas culturas de alto valor comercial tradicionais ou que estejam na moda no momento (acar, algodo, tabaco, biocombustveis, etc.)? Melhorar os rendimentos de
13 14

Hamilton 1983, Nixson 1986, Dasgupta 1980, Cramer 1999, Castel-Branco 2007, 2003a, 2003b, 1996 e 1995. Cramer 1999, Castel-Branco 2005 e 2003a.

15 uma produo essencialmente orientada para a auto-suficincia alimentar local? Uma combinao destas (e outras) opes, de acordo com as especificidades sociais, econmicas e ecolgicas de cada regio e de cada momento? Dever, a agro-indstria, estar orientada para o desenvolvimento de uma burguesia nacional aliada s grandes cadeias de produto e valor internacionais, ou para a gerao de profundas ligaes econmicas nacionais e para o desenvolvimento amplo das foras produtivas rurais no quadro de uma crescente socializao de processos de produo e circulao de mercadorias? Qualquer uma destas opes possvel. Mas os problemas (logsticos, de organizao produtiva, de organizao social, etc.) levantados por cada uma delas so substancialmente diferentes. Por isso, a pergunta para atingir o qu no nem retrica nem semntica. Tem implicaes muito grandes. Uma estratgia que seja consistente simultaneamente com a reduo da pobreza e alargamento das opes e oportunidades de desenvolvimento para Moambique requerer um processo de desenvolvimento em direco a uma agro-indstria comercial de base ampla, alargada e diversificada. Esta dever ser o foco, a base, o fundamento e a prioridade da estratgia. A uma tal base podem juntar-se elementos de oportunidade (qui algumas ilhas de alta produtividade e procura no mercado externo como biocombustveis, que possam oferecer experincia, reputao e um balano entre procura e oferta de moeda externa e de receita fiscal) e de necessidade imediata pelo menos na fase de transio (auto-suficincia alimentar local). Portanto, a estratgia pode conter trs (ou mais) elementos interligados (nota: interligados palavra chave): (i) uma espinha dorsal focada na construo da agro-indstria competitiva, (ii) aces especficas focadas na melhoria da economia familiar e (iii) projectos de grande dimenso orientados para produzir receita fiscal, moeda externa e ligaes produtivas que permitam ajudar a sustentar outros componentes da estratgia e a gerar oportunidades de diversificao da base produtiva e do emprego. Mas o foco, base, fundamento e prioridade tm que estar bem claros, tanto no papel, como na prtica, atitude e metodologia analtica. A possibilidade de interligar diferentes elementos dentro de uma estratgia no quer dizer que estes elementos sejam facilmente interligveis ou naturalmente complementares. Podem estar em conflito, pelo menos at um certo ponto. Por exemplo, a multiplicao de micro indstrias familiares pode impedir o desenvolvimento da diviso de trabalho, a especializao produtiva, o acesso a fora de trabalho e a gerao e libertao de excedente necessrio para a construo de uma agro-indstria mdia e competitiva virada para mercados dinmicos. Do mesmo modo, a construo de uma tal agro-

16 indstria pode arruinar micro indstrias familiares. As ilhas de produtividade podem competir por fora de trabalho e outros recursos (terra, gua, etc.) com a espinha dorsal da estratgia, dificultando o seu desenvolvimento. Estas hipteses de conflito no so construes tericas. O conflito no acesso a fora de trabalho, terra, gua e outros recursos entre as diferentes formas de organizao social de produo no tempo colonial (plantaes, machambas dos colonos e machambas dos camponeses Moambicanos) e no ps-independncia (entre machambas estatais, cooperativas, machambas familiares e outras formas de emprego da fora de trabalho), esto bem documentados em muitos estudos cientficos. 15 Portanto, as interligaes tm que ser construdas. Nem podem ser assumidas, nem os problemas podem ser subestimados ou esquecidos como se no existissem.

3.

Terceiro postulado: industrializao rural requer critrios socioeconmicos rigorosos de anlise

Uma estratgia desta natureza requer, entre outros aspectos, critrios socioeconmicos rigorosos para fazer escolhas de prioridades, anlise de decises, monitoria e avaliao de impacto e contnuo desenvolvimento das abordagens, estratgias e polticas. Por que necessrio escolher prioridades? Primeiro, para articular as aces do Estado a todos os nveis. Segundo, para estabelecer os sistemas pblicos de apoio e incentivo ao desenvolvimento da produo e circulao de mercadorias. Terceiro, para desenvolver a infra-estrutura, as capacidades institucionais e humanas necessrias e outro investimento complementar. Quarto, para dar sinais claros aos outros agentes econmicos sobre o que mais importante e para onde iro os recursos pblicos. Quinto, para coordenar investimento competitivo em funo de prioridades e objectivos socioeconmicos concretos. Sexto, para avaliar os resultados das polticas pblicas, a sua adequao aos objectivos, e a adequao dos objectivos das polticas pblicas aos problemas do desenvolvimento.

15

OLaughlin 1981, Wuyts 1989, 1981 e 1980, Bowen 2000, Castel-Branco 2005, 1995 e 1994.

17 O que deve conter uma matriz analtica para fazer tais escolhas de prioridades? H uma srie de questes inter-relacionadas que devem ser analisadas (nenhuma delas, per se, e isoladamente das outras, suficiente como factor de deciso, mas todas so necessrias). 16 Primeiro, a questo do mercado: h ou no? A que preo? um mercado dinmico e em expanso e com potencial de inovao? Ou um mercado em crise, ou de curto prazo, ou com excessiva competio, ou excessivamente protegido, cujas elasticidades preo e rendimento da procura so to baixas que a economia perde produzindo esses produtos para esses mercados? um mercado muito varivel e voltil? Ou um em que possvel estabelecer nveis aceitveis de estabilidade dos preos e quantidades (por exemplo, atravs da negociao de mercados futuros, acordos de longo prazo com instituies comerciais supermercados, centros tursticos, etc.)? um mercado muito exigente em qualidade e condies de certificao que esto muito alm das capacidades nacionais (em custos e em capacidades tecnolgicas e institucionais) ou um mercado acessvel? Qual a logstica requerida para esse mercado (do armazenamento ao transporte, do controle da qualidade e fitossanitrio certificao, do acesso a factores de produo assistncia produtiva, da informao formao, etc.) e podemos ou no ter acesso a tais condies? H produtos substitutos em desenvolvimento e expanso que podem reduzir as oportunidades de mercado e o ciclo de vida do produto que queremos produzir, ou o nosso produto seguro e o seu mercado oferece amplo escopo para inovao e expanso? A questo de fundo que sem pensar no mercado e nas suas condies impossvel pensar na tecnologia, na organizao produtiva, nos custos, na viabilidade, na competitividade e nas possibilidades de sobrevivncia e sustentabilidade da actividade a promover. Se produzir pouco mau; produzir muito mas sem mercados e sem orientao para mercados concretos com exigncias especficas uma catstrofe. Os mercados consumidores no so automaticamente criados pela existncia de produo, nem a existncia de carncias sistemtica significa que existem mercados efectivos. Portanto, no basta mobilizar os produtores para produzirem mais ou introduzirem novos produtos. preciso que essa produo tenha, entre outros factores, uma base comercial concreta (quantidade,

16

A discusso dos critrios de anlise que se segue baseada em Castel-Branco 2008.

18 preo, estabilidade, dinmica de expanso e inovao, qualidade e exigncias de certificao, logstica necessria para que o mercado funcione, etc.). Empresas com sucesso econmico so as que comeam por definir o objectivo comercial da sua produo e, a partir da, reconstroem a cadeia de produo at origem (o capital inicial e seu custo, a tecnologia, o tipo de organizao produtiva e as matrias-primas). Deste modo, possvel aumentar significativamente a probabilidade de sucesso. Este mtodo no suficiente para garantir sucesso (h outros aspectos a tomar em conta, como se ver mais adiante), mas absolutamente necessrio para o sucesso. Segundo, so as questes da viabilidade, sustentabilidade e competitividade: o que necessrio fazer para conseguirmos satisfazer as condies mnimas necessrias para que consigamos aproveitar (e at criar) oportunidades de mercado, de forma vivel, sustentvel e competitiva? Qual a escala mnima de produo? Ser o custo mximo de produo que conseguimos obter consistente com as condies competitivas? A produtividade e rendimentos mnimos so consistentes com os nveis de competitividade requeridos? Quais so os nveis de qualidade requeridos e a capacidade de a certificar e de a melhorar e manter? Quais so as exigncias de sustentabilidade ambiental (igualmente relacionada com o mercado dado que, por exemplo, os produtos orgnicos e a produo verde do ponto de vista ambiental tm prmios de mercado nos preos)? Que tipo de tecnologia consistente com a escala, a produtividade, a rentabilidade, a qualidade, as condies ambientais e as capacidades financeiras, tecnolgicas, institucionais e socioculturais? A capacidade institucional (por exemplo, de certificao, de formao profissional, de informao, de investigao e inovao, de financiamento, de negociao sobre mercados/preos de longo prazo, etc.) adequada? A logstica mnima (por exemplo, de transporte e armazenamento com qualidade, segurana e rapidez e a baixo custo; de comunicaes; de aprovisionamento de matrias-primas, materiais auxiliares, combustveis e energia, gua, equipamentos e peas sobressalentes, de manuteno, etc.) existe e competitiva?

19 Poucas, ou nenhumas, economias renem, partida, todas as condies de viabilidade, sustentabilidade e competitividade. Estas condies tm que ser criadas. A questo por onde comear e como justificar o custo social de fazer investimento e, at, de aceitar percas de curto e mdio prazo para gerar capacidade produtiva e poder competitivo e de mercado de mdio e longo prazo. partida, parece bvio que o melhor comear pelo mais simples e mais acessvel. De facto, esse deve ser o ponto de partida da investigao (o que que mais simples e acessvel?). Mas...ateno!!! Quais so as condies de mercado do mais simples e mais acessvel? No ser que esse mais simples e acessvel apenas a reproduo do que j temos? E onde que nos leva o percurso de apenas fazer o mais simples e acessvel que j temos? O mais simples e acessvel tem a grande vantagem de geralmente consistir em actividades e produtos que j conhecemos, para os quais j temos capacidades, infra-estruturas, logstica e alguma experincia. Mas tem a grande desvantagem de no permitir fazer os saltos necessrios para restruturar a economia. A necessidade de restruturar a economia uma exigncia do desenvolvimento de economias como a de Moambique. Por isso, no nos podemos limitar ao mais simples e acessvel. Portanto, preciso tambm investigar outras hipteses, tanto ligadas inovao no quadro do que mais fcil e acessvel (por exemplo, novos produtos alimentares derivados daqueles que j so produzidos) como, tambm, at completamente diferentes daquilo que se tem feito. Isto requer um certo rigor na anlise de custos e benefcios sociais de investir recursos e capacidades sociais em tais actividades inovadoras ou totalmente novas. Para desenvolver as capacidades requeridas para a inovao necessrio combinar a coordenao do investimento complementar (por exemplo, entre estradas, transportes, capacidade de armazenagem e investimento produtivo directo na agricultura e indstrias relacionadas) e do investimento competitivo (por exemplo, para evitar excesso de concentrao e de competio, de modo a garantir que as economias de escala sejam alcanadas e as capacidades das empresas sejam usadas para desenvolvimento produtivo em vez de para capturar rendas e financiar guerras de preos) com o desenvolvimento das capacidades cientficas, tecnolgicas, logsticas, institucionais e de informao, formao e estmulo ao trabalho criativo. bvio que isto s pode ser feito se houver uma viso e uma anlise econmica de longo prazo (por exemplo, espinha dorsal da estratgia de desenvolvimento e sua interligao com factores de

20 oportunidade e necessidade, mercados e preos de longo prazo, conhecimento sobre a evoluo da tecnologia e estratgias de potenciais concorrentes, produtos substitutos e potenciais ciclos de vida dos produtos, ligaes potenciais e novas actividades e capacidades que podem ser criadas, etc.). Uma forma de iniciar a explorao, aprendizagem e penetrao em novas reas integrar cadeias de produto e valor internacionais (regionais, continentais ou mais globais). Mas isto s traz vantagens se antes de integrar tais cadeias soubermos onde queremos ir: queremos ficar sempre parte subordinada e seguidora dentro dessas cadeias ou queremos subir na cadeia e qui aproximarmo-nos da sua liderana ao longo do tempo? Uma vez que definimos os objectivos finais e os imediatos, depois podemos definir melhor o que queremos aprender, como vamos aprender e que capacidades devemos construir, e como que podemos deixar de seguir os outros para passarmos a liderar ou a construir a nossa prpria cadeia de produto e valor? Outra forma de explorar novas reas investigar o que est sendo feito em economias vizinhas (ou mais distantes) mais avanadas (tipo e reas de investimento, evoluo da tecnologia, mercados potenciais, padres de competitividade, quem faz investimento, onde e porqu, etc.), identificar claramente o que ns queremos fazer e ir procura dos investidores (nacionais e externos, pblicos e privados) que renam as condies e tenham interesse para desenvolver essas reas. A explorao de novas reas de actividade levanta quatro grandes desafios: alto risco de insucesso; dificuldade de acesso a mercados; imperativo de rpida aprendizagem; e, em relao com os pontos anteriores, dificuldade de acesso a finanas num sistema comercial. Como agir para encorajar a penetrao em novas reas? Incentivos fiscais de pouco valem e no podem ser a base do sistema no respondem aos desafios industriais mencionados acima, s comeam a fazer sentir os seus efeitos quando as empresas produzem matria colectvel (o grande problema chegar a esse ponto), enfraquecem a capacidade financeira e institucional do Estado e reduzem o impacto social positivo desses projectos. A melhor opo atacar os problemas directamente. Algumas das opes fundamentais so, por exemplo: (i) o estabelecimento de seguros de produo e comrcio; (ii) o desenvolvimento da capacidade institucional para promover rpida aprendizagem e garantir inovao tecnolgica (de produtos e processos), qualidade e certificao da produo a custo competitivo; (iii) a introduo de subsdios (ou mesmo incentivos fiscais) relacionados com a adopo de nova tecnologia adequada para o problema em causa, com a formao profissional da fora de trabalho e com o sucesso na penetrao de novos mercados; (iv) a

21 negociao de contratos comerciais de longo prazo; (v) a ajuda ao desenvolvimento da cooperao entre empresas (que acelera aprendizagem e construo de novas capacidades e capacidades complementares e reduz os seus custos), formao de clusters e cadeias de produto e valor; (vi) a facilitao do acesso e utilizao de informao (sobre mercados, tecnologias, fontes de financiamento, potenciais parcerias, etc.); (vii) a articulao de programas de investimento pblico com os imperativos de desenvolvimento da base produtiva privada (por exemplo, ligar a estrada, a energia, a gua, a educao e formao profissional, a sade e o sistema de armazenamento e transportes com um cluster agro-industrial); (viii) a ajuda para encontrar investidores com capacidade e excelente reputao na rea e envolv-los (quer como investidores, quer como fonte de conhecimentos e experincia). Terceiro, o impacto socioeconmico na economia como um todo, que deve ser ligado com cinco indicadores fundamentais: (i) impacto na balana de pagamentos (exportao, substituio de importaes, balano lquido de fluxos de servios e de capitais); (ii) impacto nas finanas pblicas e, por essa via, no balano oramental e nas capacidades financeiras, institucionais e humanas do Estado; (iii) impacto nos nveis de poupana e investimento nacional; (iv) impacto tecnolgico e sinergias tecnolgicas e produtivas; e (v) impacto no emprego, condies de trabalho e nvel de vida. Estes impactos podem no ocorrer todos ao mesmo tempo. Por vezes necessrio sacrificar um deles a curto e mdio prazo para gerar os outros a mdio e longo prazo. Por exemplo, subsdios ou investimento pblicos podem ser requeridos para promover novas tecnologias e sinergias tecnolgicas. Isto significa que a curto e mdio prazo poder haver um impacto negativo no balano oramental, o qual no ser um problema se for controlado e se gerar novas capacidades produtivas competitivas que gerem novas dinmicas fiscais a mdio e longo prazo. A questo central , em cada caso, identificar a melhor e mais realista combinao de factores para a economia, no subestimando, no entanto, a sustentabilidade macroeconmica (sobretudo em termos da balana de pagamentos e fiscal) das opes de desenvolvimento. 17 necessrio tomar em conta que estes impactos esto interligados. Por exemplo, se o impacto do projecto for negativo no que diz respeito a receitas fiscais e mais ou menos neutro no que diz respeito a sinergias produtivas, tambm no ser positivo no que diz respeito balana de pagamentos. O impacto na balana comercial pode parecer bom, mas s o ser efectivamente se a economia de facto

17

Sender and Smith 1986a e 1986b, Harris 1997.

22 retiver os ganhos relacionados com esse aparentemente bom impacto na balana comercial. Para que a economia de facto e efectivamente retenha uma parte suficientemente grande dos ganhos que so reflectidos contabilisticamente na balana comercial, preciso que o projecto desenvolva ligaes profundas com a economia por exemplo, ligaes fiscais e sinergias produtivas e tecnolgicas. 18 No basta que um impacto positivo seja aparente para justificar investimento social. Por exemplo, no basta pensar que como os biocombustveis ou tabaco contribuem para a balana comercial logo merecem acesso a incentivos fiscais. Estes incentivos, cujo impacto nos projectos tende a ser muito pequeno (e mais e mais pequeno quanto maior for o projecto), de facto reduzem o contributo do projecto para a economia (de facto, contribuem para que o efeito contabilstico aparente do projecto na balana comercial no seja materializado) pois reduzem a reteno efectiva dos ganhos do projecto pela economia nacional. Portanto, preciso balancear o custo dos incentivos e os ganhos efectivos para a economia, de modo a gerar uma anlise de custo/benefcio social que justifique o investimento pblico (incluindo incentivos, que so formas de investimento pblico) a curto, mdio e longo prazo. No essencial, cada aco realizada tem que contribuir de forma concreta para o fortalecimento da economia. Uma tal matriz permite avaliar as diferentes opes concorrentes e ajuda a tomar decises de poltica, estratgia e investimento pblico com mais rigor e soberania. Mas esta no uma matriz defensiva, quer dizer, uma matriz que serve apenas para o Governo responder defensivamente a propostas de investimento. uma matriz ofensiva, quer dizer, que ajuda o Governo a fazer escolhas de estratgia e a construir opes, oportunidades e capacidades, e a ir busca das capacidades necessrias para as materializar.

18

Castel-Branco 2004b, 2003b, 2002 e Castel-Branco and Goldin 2003.

23 4. Quarto postulado: essncia da industrializao rural so ligaes intersectoriais

Um dos aspectos essenciais do DR a construo de ligaes intersectoriais e de capacidades produtivas complexas e multifacetadas. Isto um processo com implicaes tecnolgicas mas tambm, e sobretudo, implicaes institucionais e socioeconmicas e nas relaes entre grupos e agentes econmicos e sociais. O aumento da produtividade e dos rendimentos agrcolas requerem capacidades produtivas novas. Estas capacidades no so apenas relacionadas com sementes, adubos e equipamentos. So capacidades muito mais complexas do que isso embora relacionadas com isso, nomeadamente: Organizao social e tcnica da produo que permita a absoro da tecnologia, adaptao e inovao, acesso a finanas, a escala mnima de produo que justifique os custos tecnolgicos, que minimize custos de transaco e de aprendizagem, etc. Como construir a organizao de escala que seja consistente com a eficcia produtiva e com a melhoria das condies de trabalho e de vida do povo? Que tipos de empresas so viveis e se aplicam a diferentes condies sociais, culturais, tecnolgicas e econmicas, e so consistentes com a eficcia econmica e social (Cooperativas ou associativas? Empresas capitalistas? Empresas com alto nvel de integrao vertical e controlo de recursos, como as concesses e as aucareiras? Pequenas e mdias empresas especializadas em partes especficas da cadeia de produo, isto , sem integrao vertical mas unificadas por via de associaes industriais?)? Quais so as condies de trabalho e de organizao e gesto que so consistentes com os objectivos sociais e econmicos da produo? Como lidar com as concesses e com as empresas que funcionam em modelos oligopolistas (alto nvel de integrao vertical, mercados coordenados, etc.)? Como lidar com a articulao das cadeias de produo e valor quando no existe integrao vertical (isto , como articular as cadeias por outras vias externas s empresas, como, por exemplo, clusters, associaes industriais, etc.)? Quais so as possibilidades e desafios polticos, econmicos e sociais para a transformao da base produtiva existente, para o enquadramento das foras produtivas em novos contextos de produo e comrcio e para a transferncia de foras produtivas da agricultura para a indstria e servios?

24 Organizao da logstica: todos os processos comerciais de produo requerem uma eficaz organizao da logstica, nomeadamente: aprovisionamento, transporte, armazenagem, comercializao, manuteno, etc. Mquinas requerem operadores, peas e sobressalentes, combustveis, assistncia tcnica, regras de utilizao e manuteno. Insumos requerem sistemas de produo, aprovisionamento, distribuio, assistncia utilizao, regras de utilizao, controlo. A produo tem que ser escoada: vendida, armazenada, transportada, baldeada, etc., at ao consumidor final, com segurana, qualidade e rapidez. Produtores e consumidores necessitam de logstica financeira. A informao sobre o mercado e a logstica dos insumos, finanas e dos produtos finais tem que estar sistematicamente acessvel a baixo custo. A eficcia produtiva de uma empresa depende no s da sua eficcia interna (como que ela transforma os meios de produo em produtos), mas da eficcia da logstica (como que tem acesso aos meios de produo, como que mantm a sua capacidade produtiva, e como que tem acesso aos mercados). Grandes avanos na produo no fazem sentido nem so alcanveis sem grandes avanos na logstica (infra-estrutura, servios, informao, sistemas de escoamento, etc.). Cincia e tecnologia: nomeadamente no que diz respeita investigao de processos produtivos (tecnolgica e social), de novos produtos e novos mtodos; desenvolvimento de capacidade e sistemas de informao para escolher, adoptar, dominar, adaptar e inovar produtos, sistemas e mtodos de produo; divulgao sistemtica e muito ampla das melhores prticas e experincias; generalizao de sistemas de extenso, investigao e consultoria locais, acessveis aos produtores, de alta qualidade, adaptabilidade e adequados para os contextos sociais, culturais, ecolgicos e econmicos concretos, e a baixo custo; formao profissional ampla (no s sobre tecnologias de produo, mas tambm sobre mercados, preos, decises de investimento, decises de produo, gesto, organizao da produo, organizao e motivao dos trabalhadores, meio ambiente, investigao, etc.); certificao e licenciamento; celeridade na introduo de novas variedades genticas quando tal seja benfico, etc.. A cincia e tecnologia tm que ligar os laboratrios com as empresas, mercados e as condies produtivas concretas. Do ponto de vista do desenvolvimento agrrio, no basta ter boas sementes ou saber muito sobre a gnese de uma determinada planta, se isto no tiver enquadramento comercial e empresarial concreto.

25 Finanas: Todos os produtores se queixam do sistema bancrio e como o acesso e o custo do crdito so fortes impedimentos ao desenvolvimento, mas o problema permanece sem ser seriamente tocado. A questo que se coloca simples: queremos produzir em bases comerciais de forma competitiva e vivel ou no? Se queremos, um dos problemas a resolver o das finanas. Caso contrrio, o resto ser hipottico. Por outro lado, as finanas so geralmente vistas apensas por um nico lado, nomeadamente o do acesso a crdito da banca privada. Vale a pena olhar para a complexidade das finanas para o desenvolvimento. Primeiro, quase to importante como o crdito o acesso a seguros. Se os seguros reduzem o risco, ento podem aumentar a disponibilidade do crdito a mais baixo custo e a motivao dos produtores para investirem e inovarem. Segundo, finanas podem ser pblicas e privadas, resultante de emprstimos ou de poupana prpria. Investimento pblico na infra-estrutura, na logstica, em sistemas de informao e na base de cincia e tecnologia, articulado em torno de objectivos produtivos concretos e localizados territorialmente, uma forma privilegiada do apoio reduo do risco e da incerteza, do aumento da eficcia produtiva, da reduo dos custos do investimento privado. Isto , o investimento do Estado em actividades complementares e bsicas pode ser to crucial como o acesso a crdito directo barato. Alm disto, o Estado pode ainda coordenar investimento competitivo para evitar excesso de competio, subutilizao de capacidade produtiva e desperdcio de recursos e para promover economias de escala e reduzir custos de transaco e de aprendizagem. Alm de promover eficcia produtiva, este tipo de actividade reduz custos e percas para investidores privados. O Estado pode desenvolver sistemas de subsdios e outros de apoio financeiro directo aos produtores, mas inteiramente relacionado com objectivos econmicos claramente identificados e mensurveis. Por exemplo, subsdios para adopo de novas tecnologias, introduo de novas variedades, formao, penetrao em novos mercados, etc.. Este sistema funciona melhor quando: (i) parte de uma estratgia clara com objectivos concretos (por exemplo, produzir o produto X, nas condies requeridas para o mercado Z, em quantidades mnimas N,

26 ao preo P, para gerar rendimento Y para a economia nacional); e (ii) ligado com o desempenho do beneficirio (se o beneficirio do sistema no atinge os nveis de performance (desempenho) definidos, o apoio deve ser-lhe retirado e o tal agente deve recompensar o Estado numa medida razovel). Isto , o Estado pode apoiar mas introduzindo um sistema de disciplina econmica. O Estado pode, ainda, tornar-se parceiro financeiro importante de agncias de financiamento de investimento e de operaes comerciais, assim ajudando a que a actividade bancria privada se oriente para a esfera produtiva agro-industrial. A interveno do Estado por via de sistemas de seguros, coordenao e realizao de investimento complementar, coordenao de investimento competitivo, etc., reduz riscos e incerteza e aumenta as probabilidades de sucesso, o que torna a actividade agro-industrial atractiva para o financiamento da banca privada a mais baixo custo. Para que o Estado possa empenhar-se nestas actividades necessita de ter fundos. Estes podem provir de vrias fontes: receitas fiscais e no-fiscais e assistncia externa. Para aumentar muito significativamente as receitas fiscais a curto e mdio prazo no basta melhorar a administrao fiscal. necessrio expandir a base produtiva e cobrar as receitas nos grandes geradores potenciais de receita, os grandes projectos de investimento que beneficiam de colossais facilidades fiscais. As receitas potenciais dos mega e outros grandes projectos podem no s aumentar a capacidade financeira do Estado em 50% ou 60%, mas tambm podem ajudar a reduzir o custo fiscal das outras empresas por via da reduo das cargas fiscais. Portanto, necessrio renegociar os acordos com os mega e outros grandes projectos no que respeita aos incentivos fiscais, e ser-se muito cauteloso na atribuio de novos incentivos. Por outro lado, uma despesa pblica focada na ajuda organizao, desenvolvimento e expanso de uma base produtiva alargada e diversificada contribui para aumentar a matria colectvel atravs de impostos. Portanto, a dinmica e a estrutura da despesa pblica pode

27 ajudar a desenvolver as capacidades de financiamento dessa mesma despesa, endogeneizando a mobilizao de recursos para o financiamento do desenvolvimento. 19 O Estado recebe cerca de 1,5 bilies de USD por ano em assistncia externa. Se uma parte substancial desta assistncia for canalizada para apoio directo ao desenvolvimento da capacidade produtiva no quadro de uma estratgia de agro-industrializao (em reas como investimento complementar, logstica, criao de sistemas de formao e de informao, desenvolvimento da base cientfica e tecnolgica, parcerias financeiras com a banca comercial, etc.), em alguns anos Moambique poder construir competncias produtivas concretas e reduzir a sua dependncia estrutural em relao ajuda externa. Na frica Austral existem instituies de financiamento agro-industrial, as quais podem ser melhor exploradas. A Unio Europeia, o Brasil, a ndia e a China tambm dispem de instituies deste tipo que podem ser exploradas no mbito de negociaes comerciais e de investimento estrangeiro. No so caminhos fceis, mas so caminhos possveis. Mas antes de tudo o mais, preciso ter informao sobre estes mecanismos e definir as melhores vias para os utilizar. Pode o Banco de Moambique fazer uma investigao aturada destas possibilidades? Portanto, a interveno do Estado pode, de facto, e efectivamente, provocar o crowding-in do investimento privado (isto , aumentar as oportunidades, as disponibilidades e a motivao para investimento privado a custo mais baixo e com uma viso mais estrutural e de mais longo prazo). Tambm preciso fazer alguma coisa com a actividade bancria privada e comercial. Por um lado, preciso ter uma viso estratgica sobre o desenvolvimento do sistema financeiro privado em Moambique. Por um lado, continuam a surgir novos bancos, mas a que custo, com que escala, para que mercados e onde so localizados? Quando os bancos so autorizados, que contrapartidas socioeconmicas para benefcio social so estabelecidas? Por outro lado, multiplicam-se iniciativas de microfinanas, mas a que custo, para quem e que problemas permitem resolver? Com raras excepes, microfinanas funcionam melhor para
19

Doriye and Wuyts 1993 e Harris 1997, Castel-Branco 2004b.

28 comrcio retalhista e/ou no quadro de projectos grandes, com altos nveis de integrao vertical ou horizontal ou com elevada coordenao do investimento. At que ponto que este sistema pode servir o desenvolvimento da base produtiva e desenvolvimento rural? 20 Como tornar os bancos comerciais parceiros efectivos tanto do Estado como dos investidores produtivos privados na implementao de estratgias mais estruturais e de longo prazo para desenvolvimento produtivo? O enquadramento estratgico das direces e prioridades de desenvolvimento e a articulao das vrias intervenes pblicas e privadas, dos recurso se das infra-estruturas e outras capacidades, so vitais para que a banca comercial privada se torne em banca de desenvolvimento. Finalmente, o financiamento no provm apenas de terceiros Estado, doadores e banca comercial privada. Como atrair o investimento privado directo (estrangeiro e nacional) para as esferas produtivas prioritrias e de modo a atingir objectivos socioeconmicos fundamentais e inalienveis? O problema do financiamento complexo, mas essa complexidade tambm uma oportunidade de trabalho para desbloquear solues. Ligaes intersectoriais: o desenvolvimento rpido da base produtiva agro-industrial requer e tambm potencia o desenvolvimento de ligaes intersectoriais por vrios motivos. Primeiro, a produo agro-industrial tem que ter mercados em expanso, dinmicos e inovadores. A indstria, o turismo, os supermercados, as vilas e cidades, os mercados de exportao fornecem essa base comercial. Alm disso, a superior produtividade e rendimento industrial e as sinergias de produtividade geradas na indstria contribuem para expandir os mercados e torn-los mais exigentes e dinmicos. Segundo, a construo das bases produtivas para o rpido desenvolvimento da produo agrcola (as empresas, a organizao e rede logstica, a base de cincia e tecnologia, etc.), requer capacidades industriais, comerciais, de transporte, de armazenamento, etc., sem as quais a produo agrcola no pode expandir de forma sustentvel e significativa.
20

Castel-Branco 2005, 2004a, 2004c e 2003a.

29

Terceiro, o aumento da produtividade e rendimentos agrcolas criar a oportunidade histria de transferir recursos para fora da agricultura (fora de trabalho, excedente produtivo, recursos financeiros). Se a agricultura no se desenvolver em conexo com os restantes sectores, estes recursos ficaro improdutivos e o desemprego aumentar. Quarto, a gradual modernizao da agricultura eliminar as diferenas entre sectores: servios, indstria, cincia e tecnologia tero de estar combinados na mesma empresa ou organizao produtiva.

5.

Quinto postulado: colocar o centro de gravidade da estratgia de desenvolvimento na industrializao rural requer mudanas institucionais

bvio que cada abordagem e cada aco tm o seu enquadramento institucional mais apropriado. Neste debate, seria importante equacionar dois pontos: a construo de uma estratgia nica e a racionalizao institucional em torno dessa estratgica nica. Primeiro, quantas estratgias deve o Governo ter? O senso comum diz uma nica. O resto so formas de articulao intersectorial e inter e intra-regional para alcanar os objectivos dessa estratgia. Hoje, h Ministrios que tm 4-5 estratgias ou mais. Ao todo, o Governo deve ter por volta de 4 ou 5 dezenas de estratgias de dimenso nacional, para no falar nas dezenas de estratgias provinciais e distritais, e nas muitas estratgias sectoriais, subsectoriais e subnacionais dos doadores. O Pas deve estar a funcionar com cerca de duas centenas e meia de estratgias. Ser isto necessrio? Ser isto vivel? Quanto custa, em tempo e capacidades humanas, financeiras, institucionais e informacionais a gesto de todas estas estratgias? No estar, esta proliferao de estratgias, a fragmentar e a debilitar o Estado e a Governao? Uma boa parte deste problema de mltiplas estratgias (ou estrategite) criado pela crise de identidade do Estado que foi sendo desenvolvida ao longo de duas dcadas e meia de liberalizao que por vezes era gradual, por vezes acelerada e aos saltos, e frequentemente sem objectivos muito claros. A organizao e concepo do Estado deu quatro saltos enormes nas ltimas trs dcadas e meia: do Estado corporativo colonial (organizador e recrutador de mo-de-obra barata, colector de

30 impostos e promotor e protector da organizao produtiva da economia colonial) para o Estado empreeendedor, planificador e alocador de recursos no perodo de construo da economia socialista de Estado. Deste Estado centralizado para um liberal, com a misso de facilitar a vida ao capital mas sem saber muito bem como, especialmente quando o capital provado nacional to fraco, se no apenas emergente. Deste Estado liberal, mas ainda centralizado, para um descentralizado mas sem uma clara lgica econmica e social. A crise de identidade surge naturalmente neste processo to brusco de mudanas to radicais e exacerbada pela afluncia de inmeras ideologias de construo do Estado (o Estado do contrato-social, o Estado-Nao, etc., etc.) e pela dependncia do Estado em relao ao financiamento externo da sua actividade. 21 A questo prtica que se levanta : qual o papel dos departamentos do governo neste Estado? O conceito no qualificado de Estado-facilitador deu lugar inrcia e estrategite. O acesso a fundos da ajuda externa tambm requer estratgias. Logo, todos os departamentos de cada Ministrio, Governo Provincial e Administrao Distrital produzem estratgias H administraes pblicas que tm uma estratgia para cada funcionrio, e outras que usam estratgias exclusivamente para fins de mobilizao de ajuda externa (portanto, estas estratgias so desenvolvidas de acordo com aquilo que os funcionrios da respectiva administrao pensam que os doadores gostam de ouvir). Para cada problema surgiu uma soluo universal: uma nova estratgia. Cada vez que um problema novo (ou velho) identificado, o diagnstico da causa da sua existncia (ou permanncia) imediato: falta de estratgia clara. 22 Outra parte deste problema criado pelos doadores, cada um dos quais quer ter as suas reas de influncia e usa estratgias como forma de articular os seus interesses e de os fazer sentir claramente na administrao pblica e na alocao de recursos. Ironicamente, a falta de estratgias claras por parte do Governo argumento frequentemente usado para justificar a necessidade de o doador ter, tambm, as suas estratgias. Como bvio, esta estrategite enfraquece e fragmenta o Estado e a Governao, dispersa recurso e capacidades, concorre para impedir a implementao de qualquer aco vivel. Por isso, tem que ser criado um quadro estratgico nico e de mdio e longo prazo (poltica econmica, planeamento e quadro fiscal e de despesa pblica) virado para o desenvolvimento da capacidade produtiva do Pas, e claramente articular o resto como afluentes e contributos para esse quadro nico. Uma estratgia
21 22

Castel-Branco 2002. Castel-Branco 2005, 2004a e 2003a.

31 nacional cujo centro gravite em torno da industrializao rural pode fornecer o foco para a articulao e desenvolvimento de uma estratgia nica. Moambique j teve tais focos. O plano de reestruturao da economia, entre 1977 e 1980, foi focado na reorganizao das cadeias de produo e dos circuitos de aprovisionamento e na racionalizao e reorganizao social das capacidades e das foras produtivas. O Plano Prospectivo Indicativo (PPI) foi focado no objectivo da socializao do campo, a ele subordinando a indstria, a educao, a expanso da rede social, o investimento, a organizao da logstica produtiva, etc. O Programa de Reabilitao Econmica (PRE) tinha como foco operacional, para travar a contnua degradao da economia, a reabilitao da produo e circulao de mercadorias nas zonas rurais; a este objectivo operacional subordinavam-se todos os sectores a indstrias ligeiras e de bens de consumo, as indstrias pesadas e bens de investimento, as indstrias geradoras de moeda externa e de receitas fiscais e as estabilizadoras dos nveis de emprego, as obras pblicas e os transportes, a energia e a gua, etc.. 23 Portanto, possvel organizar um plano, programa ou estratgia nica que constitua o centro de gravidade e articule a aco de todos em torno desse centro. Mas o centro de gravidade tem que ter significado concreto racionalizao da base produtiva, socializao do campo, recuperao da produo e circulao de mercadorias no campo, industrializao rural. Se o centro de gravidade for demasiado vago (por exemplo, combate pobreza absoluta), dificilmente fornecer uma base de articulao, seleco e direco porque praticamente qualquer opo ou aco possvel. Se o centro for demasiado limitado (por exemplo, desenvolvimento de biocombustveis) excluir a maior parte das foras produtivas e iniciativas potenciais. Neste contexto, todas as polticas nacionais (monetria, fiscal, de educao, de sade, de estradas, caminhos de ferro e transportes, de comunicaes, de energia, de gua, etc., etc., etc.) tm que responder s necessidades e exigncias desta estratgia. No tem nenhum sentido dizer que o DR prioridade nacional quando depois no h empresas, nem organizao e rede logstica, nem base cientfica e tecnolgica, nem finanas, nem ligaes intersectoriais, nem uma clara identificao dos mercados e das tecnologias, nem critrios para tomar decises, nem uma poltica monetria conducente ao investimento produtivo, nem uma base cientfico-tecnolgica directamente ligada produo, nem sistemas de formao e de informao, etc., etc..

23

Castel-Branco 1995 e 1994.

32 Ser vivel ter uma estratgia nacional nica do tipo industrializao rural ou desenvolvimento da capacidade produtiva, ou qualquer outra coisa semelhante mas que seja orientada precisamente para este desenvolvimento de capacidade e competncias produtivas nacionais de forma articulada? Por exemplo, o Brasil acaba de adoptar uma nova estratgia industrial nica que se chama plano de desenvolvimento produtivo, que orienta a totalidade da economia. Como articular esta estratgia e onde? Segundo, em relao com o desenvolvimento de uma estratgia nica importante racionalizar a estrutura governativa. Por um lado, se desenvolvimento rural se constitui no centro de gravidade da estratgia de desenvolvimento nacional, no faz sentido que existam organizaes governativas para o desenvolvimento rural. O motivo bsico para isso que todas as organizaes governativas sero focadas e capacitadas para a promoo do desenvolvimento rural se for esse o centro de gravidade da governao. Por outro lado, a subordinao das vrias organizaes sectoriais e nveis de governao para o desenvolvimento rural levanta desafios interessantes. Por um lado, preciso compreender o que significa focar no desenvolvimento rural: como j foi mencionado anteriormente, isto no quer dizer apenas prestar ateno s zonas rurais e aos problemas que ai surgem. A questo central focar a ateno nas dinmicas sociais e econmicas que potenciam o desenvolvimento nacional com centro de gravidade no desenvolvimento rural. Em palavras simples, trata-se de trazer as dinmicas e problemas da industrializao e da urbanizao (e dos mltiplos servios e ligaes associados) para a agenda da grande massa das foras produtivas do Pais; trata-se de envolver esta massa de foras produtivas, de forma positiva, no desenvolvimento das dinmicas e na soluo dos problemas da industrializao e urbanizao em seu prprio benefcio; trata-se de avaliar os resultados da implementao das intervenes pblicas e as tendncias de desenvolvimento em funo de como que estes se enquadram nos objectivos de ampla industrializao e ampla urbanizao do Pas. Por outro lado, a coordenao intersectorial e inter-regional tem que ser aperfeioada substancialmente. No sector pblico, isto requer o fortalecimento das capacidades e mecanismos de anlise e desenvolvimento de poltica, de produo e anlise estatstica, de planeamento e oramentao estratgica na ptica da poltica de desenvolvimento, quer a nvel central, quer a nveis sectorial e local. (Obviamente, esta tarefa seria simplificada se o tamanho do Governo (nmero de Ministrios e de Direces Provinciais) fosse dramaticamente reduzido para metade). No mesmo contexto, o sistema de avaliao e prestao de contas deve ter um carcter intersectorial e inter-

33 regional. pouco til conhecer a lista de realizaes de um Ministrio, Direco nacional ou Direco Provincial, se estas realizaes no esto avaliadas no s contra o plano original mas, sobretudo, contra o objectivo de industrializao rural com base nos critrios anteriormente mencionados. Alm disso, mais importante do que a lista das realizaes so as dinmicas de industrializao e urbanizao rural reais que vo sendo criadas, as dificuldades que vo surgindo e os desafios que esto pela frente. No que diz respeito sua relao com os agentes econmicos privados (cooperativos, associativos, individuais, empresas capitalistas ou quaisquer outros), o sector pblico tem que aprender cinco regras bsicas. Este sector muito heterogneo e diferenciado e, por consequncia, no pode falar com uma s voz. Uns vo discutir impostos e taxas aduaneiras, outros vo pedir subsdios para crdito, outros, ainda, vo exigir incentivos fiscais ou subsdios ligados com actividades produtivas concretas adopo de novas tecnologias, formao da fora de trabalho, penetrao em novos mercados, etc. Uns vo ter o seu foco nos sistemas de formao, informao, controlo de qualidade, certificao, incentivos para a produtividade, reduo e acidentes de produo, sistemas logsticos, sistemas de inovao e informao tecnolgica e outras questes directamente ligadas com a produo e circulao; enquanto outros vo estar focados na captura de rendas improdutivas. Uns vo querer legislao laboral cada vez mais flexvel e liberal para os empregadores, enquanto outros vo estar mais interessados em desenvolver a qualidade e organizao da fora de trabalho e a sua motivao produtiva. Uns vo ser pequenos, outros grandes. O sector pblico tem, por conseguinte, que identificar dentro desta heterogeneidade as dinmicas, tendncias e alianas mais interessantes para o prosseguimento da estratgia de industrializao rural e apostar no seu desenvolvimento. Para alm de reforar os interesses sociais em torno das suas prioridades de poltica, este tipo de aco tambm permite sinalizar, para todos os agentes econmicos, a direco dos incentivos e intervenes pblicas com muita clareza. Uma parte central da diferenciao do sector privado a sua estrutura corporativa, a qual se reflecte na estrutura e dinmica industrial. Todas as actividades produtivas funcionam com uma cadeia de fornecedores e consumidores, que a base mais simples da cadeia de produto e valor. Esta cadeia pode ser organizada de vrias formas: (i) por via de integrao vertical e homogeneizao dos processos produtivos e de circulao (como o caso da indstria aucareira em Moambique); (ii) por via da subcontratao sem poder concessionrio (como o caso da Mozal); (iii) por via da subcontratao com poder concessionrio (como so os exemplos do algodo ou do tabaco, em que a empresa oligopsonista controla uma concesso que inclui terras e camponeses que para ela tm que

34 produzir); (iv) por via da formao de oligoplios, como as associaes industriais; (v) por via de contratos de longo prazo; ou (vi) por via do mercado. Esta ltima via, o mercado, , regra geral, a menos eficaz e mais incerta, pelo que as empresas preferem desenvolver muitas das suas ligaes a montante e a jusante fora do mercado (por via das outras cinco alternativas). Cada uma destas formas de organizao industrial tem impacto no poder que as empresas tm, na relao entre capital e trabalho, na relao entre as empresas e o Estado, na natureza do conflito, desafios e oportunidades de poltica. 24 Nenhum destes sistemas aplicvel, como soluo, a todos os problemas em quaisquer circunstncias. Uns funcionam melhor em algumas circunstncias, outros em outras. O fundamental que os servios pblicos aprendam a lidar, de forma diferenciada, com estes sistemas industriais e a regular o seu funcionamento (incluindo, se necessrio, a escolher os mais adequados para um processo de industrializao rural com ampla base social e regional e com base produtiva e comercial diversificada). A relao entre o sector pblico e o privado mais intensa e positiva quando se desenvolve uma relao de troca entre os dois. Nesta relao, o sector pblico presta servios de apoio produo no quadro da sua estratgia de industrializao rural e, em resposta, o sector privado atinge os nveis sociais e econmicos de desempenho produtivo requerido para a continuao da relao positiva e intensa com o sector pblico. O sector pblico no comanda o sector privado, nem este deve manipular aquele. O sector privado no est particularmente focado em estratgia nacional, industrializao rural, reduo da pobreza e outros assuntos desta natureza. A sua preocupao o seu negcio e como que esse negcio afectado pelas cadeias de fornecedores e consumidores, e pelas intervenes, polticas e legislao pblica. o Estado que pode (ou no) garantir que a direco e as tendncias de desenvolvimento sejam orientadas por objectivos sociais e econmicos. Portanto, na sua relao com o sector privado, o Estado tem que promover oportunidades e facilidades de negcio mas garantir, atravs da legislao, sistemas de incentivo, coordenao de investimento complementar e competitivo e despesa de investimento pblico, que os negcios evoluem na direco da industrializao rural com base social e regional ampla e base produtiva e comercial diversificada. Finalmente, as estratgias e pblicas so, primariamente, para definir as prioridades, coordenar as intervenes e estabelecer os sistemas de incentivo do sector pblico. Isto , devem culminar na

24

Castel-Branco 2005, 2003a, 2003b e 2002.

35 definio do que que o sector pblico vai fazer para que industrializao rural, com certas caractersticas sociais, regionais e econmicas, acontea. As estratgias pblicas no so, nem podem ser, primariamente, para mobilizar por palavras os agentes econmicos privados. A sinalizao das prioridades e mobilizao dos agentes econmicos privados faz-se por meio das intervenes pblicas concretas: coordenao do investimento competitivo e complementar, despesa pblica que provoque crowding in do investimento privado, sistemas de incentivo que direccionem o investimento privado para certas direces, organizao da logstica, etc. O estado tem que pr em aco uma estratgia, cuja implementao requer um Estado coordenado, unitrio e empreendedor capaz de estimular a maioria das foras produtivas do Pas a optarem pela estratgia de industrializao rural em seu benefcio prprio. O desenvolvimento rural exige um Estado de desenvolvimento competente, dedicado e articulado, capaz de promover e ajudar o desenvolvimento das capacidades produtivas comerciais e da economia como um todo. Mas de onde vir este Estado e os seus objectivos de poltica? Como que as foras sociais e polticas nacionais progressistas e interessadas no desenvolvimento de uma base produtiva alargada, diversificada e competitiva podem articular-se de modo a gerarem um tal Estado?

6.

Sexto postulado: desenvolvimento requer reestruturao das relaes econmicas externas

O desenvolvimento rural, tal como qualquer estratgia relevante para o desenvolvimento, tem grandes implicaes para a estruturao da cooperao internacional. No caso de Moambique, h pelo menos cinco reas importantes a explorar: Primeira, a orientao da assistncia externa para o desenvolvimento de capacidades produtivas articuladas (infra-estrutura, logstica, sistemas cientficos, tecnolgicos, de informao e de formao, seguros, subsdios e parcerias financeiras); Segunda, a identificao de polticas e estratgias de Estados e potenciais concorrentes comerciais, que possam ter impacto nas oportunidades, opes e desafios a enfrentar por Moambique e suas empresas, para que possam ser tomadas em conta na construo e

36 desenvolvimento da estratgia nacional de desenvolvimento e das estratgias de negociao e cooperao; Terceira, a identificao, negociao e explorao de facilidades de desenvolvimento: sistemas de financiamento e cientfico-tecnolgicos (investigao, formao, informao, etc.), cadeias de produto e valor, parcerias e parceiros de investimento, legislao e regulao, etc.; Quarta, a identificao, negociao e promoo do acesso a mercados dinmicos e com potencial inovador, assim como das suas exigncias de qualidade e certificao e facilidades existentes para subsidiar a construo de capacidades para atingir essas exigncias; Quinta, a identificao das dinmicas e tendncias do investimento estrangeiro e de oportunidades a explorar para objectivos especficos da estratgia produtiva concreta, e a implementao de estratgias e incentivos diferenciados para os diferentes tipos de investimento (mega investimento em ilhas de produtividade ou pequeno e mdio investimento na espinha dorsal da estratgia) e diferentes tipos de objectivos (sinergias tecnolgicas, parcerias comerciais, financiamento, etc.). Portanto, a abordagem internacional tem que ser ofensiva e estrategicamente definida. No se pode limitar a assinar acordos de liberalizao comercial como se estes fossem dados adquiridos inevitveis (que no so) nem a mobilizar assistncia externa no quadro de objectivos sociais sem base econmica definidos pelas organizaes internacionais. Neste contexto, a estratgia internacional influenciada pela estratgia de DR por trs vias: (i) tem que se sofisticar e fornecer a informao detalhada que necessria (sobre mercados, investidores, tecnologias, facilidades de financiamento, facilidades cientficas e tecnolgicas, produtos substitutos, estratgias de concorrentes, etc.); (ii) tem que operar no quadro das prioridades produtivas concretas e das necessidades para as concretizar; e (iii) tem que ajudar a mobilizar recursos e capacidades e a penetrar em mercados dinmicos e inovadores.

37 Concluses Obviamente, a economia nacional enfrenta dois grandes problemas para por em prtica qualquer uma destas ideias: no dispe de mercados perfeitos nem de instituies perfeitas. Tanto uns como as outras funcionam deficientemente e influenciados ou controlados por poderosos lobbies econmicos e polticos. Como superar este problema, de modo a que as instituies e mercados imperfeitos e ineficientes possam ajudar a economia a funcionar melhor? Como que os lobbies do capital financeiro internacional, dos industriais e comerciantes e dos grandes empresrios agrcolas vai permitir a transformao do padro e do centro de acumulao de capital na economia nacional (um tal processo nunca acontecer espontaneamente)? Entre muitos outros, h trs aspectos que podem ser focados neste momento. Primeiro, os Moambicanos tm que se por de acordo sobre o que se pode e deve fazer agora e no futuro realizvel com a economia e com o Pas. O problema que fica por resolver : que tipo de Moambicanos e de interesses vai dominar este processo. Segundo, as presses resultantes podem influenciar as instituies, e, por esta via, influenciar a sua reaco e resposta aos problemas levantados. Finalmente, este debate pode ajudar a criar um novo lobby, ou, melhor ainda, uma nova foa social capaz de articular politicamente os interesses e aspiraes dos que apostam na transformao estrutural profunda da economia, realizada ao ritmo que o Pas possa sustentar (do mesmo modo que o crescimento sustentvel ter o ritmo no dos planificadores, mas do processo de desenvolvimento rural). Quem sabe, no futuro breve este lobby poder ter suficiente influncia para ajudar a determinar as opes de desenvolvimento em Moambique. Muitas das transformaes tero que ser feitas ao longo do tempo, e medida em que se vo criando as capacidades humanas, sociais, polticas, institucionais, tecnolgicas e econmicas para as implementar. Ao longo do processo contnuo de transformao e desenvolvimento, novos problemas, ideias, experincias e solues iro, naturalmente, aparecendo. No preciso esperar para que o ambiente geral fique perfeito para se iniciar um processo de desenvolvimento. Mas necessrio comear com muita clareza a abordar os principais problemas e constrangimentos, as vias alternativas e os objectivos a atingir.

38 Desenvolvimento significa, antes de mais nada, transformao da base social e econmica existente e a superao dos constrangimentos por ela criados, atravs de um complexo processo de conflito e reconstruo social, econmica e tecnolgica. Desenvolvimento rural no um estgio final, um somatrio de objectivos e intenes, ou uma simples acumulao de recursos e capacidades. um processo de mudana a longo prazo, cheio dos mais variados conflitos e opes, muitas das quais mutuamente exclusivas, que requerem decises selectivas e um grande esforo de aprendizagem. um processo de transformao e criao de capacidades e condies de vida e de trabalho, que abrange todos os aspectos essenciais da vida rural: a produo, o consumo, a poupana e a sua mobilizao, a taxa, alocao e eficincia do investimento, a apropriao, comercializao e uso do excedente, a qualidade dos agentes econmicos e sociais e as relaes de poder entre eles, a qualidade de vida, o desenvolvimento tecnolgico, etc.. , tambm, um processo que afecta e modifica as relaes entre agentes econmicos no campo e na cidade, na agricultura e na indstria, entre camponeses, proprietrios agrcolas, industriais, comerciantes, transportadores e trabalhadores assalariados. Portanto, desenvolvimento rural no se circunscreve produo, ou comercializao, ou transporte, ou extenso, nem pode ser visto apenas do ponto de vista da resoluo de alguns problemas pontuais, ainda que importantes. Desenvolvimento rural pode ser concebido como uma guerra popular prolongada, em que todos participam e, por isso, todos aprende e ensinam. Mas esta perspectiva de desenvolvimento rural pressupe opes polticas e sociais claras sobre os actores e os beneficirios deste desenvolvimento.

Referncias Addison, T. (ed.). 2003. From conflict to recovery in Africa. Oxford Univ. Press: Oxford. Africa America Instittue. 2001. Mozambique price of cashew nuts collapse. allAfrica.com (http://allafrica.com/stories) of March 07, 2001. Bowen, M. 2000. The state against the peasantry rural struggles in colonial and post-colonial Mozambique. Univ. Press of Virginia: Charlottesville and London. Castel-Branco, CN. 2008. Notas de reflexo sobre a Revoluo verde contributo para um debate. Discussion Paper n 02/2008 do instituto de Estudos Sociais e Econmicos (IESE): Maputo (tambm est disponvel atravs do link da pgina do IESE http://www.iese.ac.mz/lib/publication/dp_2008/Discussion_Paper2_Revolucao_Verde.pdf).

39 Castel-Branco, CN. 2005. Implicaes do protocolo comercial da SADC para a famlia camponesa: Estudo realizado na Provncia de Manica para a Unio Nacional de Camponeses (UNAC) (disponvel no link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/SADC_e_camponese_em_Manica.pdf). Castel-Branco, CN. 2004a. Relatrio do estudo sobre o plano estratgico de desenvolvimento da Provncia de Maputo. Ernst & Young: Maputo. Castel-Branco, CN. 2004b. Business and productive capacity development in economic growth and industrialization: the case of Mozambique. Mimeo (disponvel pelo link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/Private_sector_development.pdf). Castel-Branco, CN. 2004c. Notes for the discussion of the following two papers: "Assefa Admassie. A review of the performance of agricultural finance in Ethiopia: Pre and post reform periods" and "V.K.Ramachandran and M. Swaminathan. Financial liberalization and rural banking in India". Comments presented at the International Conference on The Agrarian Constraints and Poverty Reduction: Macroeconomic Lessons for Africa Organized by the International Development Economics Associates (IDEAS), Ethiopian Economic Association (EEA), and CODESRIA. Addis Ababa, December 17 to 19, 2004. (disponvel no link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/RevisoesLivrosArtigos/IDEAS%20Discussant%20Notes%20Rur al%20Finance%20Addis%202004.pdf). Castel-Branco, CN. 2003a. Support to building capacity in investment strategy and articulation in the Province of Nampula. Relatrio para a SDC e o Governo da Provncia de Nampula (disponvel no link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/Rapid_Assessment_Study_Nampula_final_website.pdf). Castel-Branco, CN. 2003b. Indstria e industrializao em Moambique: anlise da situao actual e linhas estratgicas de desenvolvimento. I Quaderni della Cooperazione Italiana 3/2003. Maputo (disponvel no link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/AI%202003c%20QUADER_.PDF). Castel-Branco, CN. 2002. An Investigation Into the Political Economy of Industrial Policy: the Case of Mozambique. Tese de Doutoramento no-publicada (School of Oriental and African Studies/University of London). (disponvel captulo por captulo a partir do link http://www.iese.ac.mz/?__target__=investigator&investigatorid=1). Castel-Branco, CN. 1996. Reflexes sobre a dinamizao da economia rural. Comunicao apresentada na mesa redonda sobre Estratgias para acelerar o crescimento econmico em Moambique, 6 de Maro de 1996 (Universidade Eduardo Mondlane e Ministrio do Plano e Finanas) (disponvel atravs do link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/DESRURAL.SEM.pdf). Castel-Branco, CN. 1995. Opes Econmicas em Moambique 1975-1995: problemas, lies e ideias alternativas. In Mazula (ed.) 1995. (disponvel atravs do link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/Problemas%20licoes%20e%20Ideas%20Alternativas.pdf).

40 Castel-Branco, CN, 1994. Problemas estruturais do desenvolvimento agrrio. In Castel-Branco (ed.). 1994. (tambm est disponvel atravs do link da pgina do IESE (http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/Problemas%20Estroturais%20no%20Desenvolvimento%20Agr ario_.pdf). Castel-Branco, CN. 1983a. A integrao dos camponeses mdios numa economia socialista planificada: o caso de Marracuene. Relatrio para o Projecto Troca 83 (Marracuene). Centro de Estudos Africanos/Universidade Eduardo Mondlane. (tambm disponvel no link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/CEA_83_Assalariados.pdf). Castel-Branco, CN. 1983b. A integrao dos assalariados com boa base na agricultura numa economia socialista planificada: Bobole e Sul da Vila. Relatrio para o Projecto Troca 83 (Marracuene). Centro de Estudos Africanos/Universidade Eduardo Mondlane. (tambm disponvel no link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/CEA_83_Camponeses_medios.pdf). Castel-Branco, CN. (ed.) 1994. Moambique perspectivas econmicas. Univ. Eduardo Mondlane e Fundao Friedrich Ebert: Maputo. Castel-Branco, CN. and N. Goldin. 2003. Impacts of the Mozal Aluminium Smelter on the Mozambican Economy. Relatrio apresentado Mozal (disponvel pelo link http://www.iese.ac.mz/lib/cncb/Mozal_and_economic_development.pdf). Cramer, C. 1999. Can Africa industrialize by processing primary commodities? The case of Mozambican cashew nuts. World Development 22(7), pp: 1247-66. Dasgupta, S. 1980. Class relations and technical change in Indian agriculture. Studies in Economic Development and Planning no. 24. Insitute of Economic Growth: New Delhi. Dobb, M. 1963. A evoluo do capitalism. 8 edio. Zahar Editores: Rio de Janeiro. Doriye, J. and M. Wuyts. 1993. Foreign aid, import constraints and capacity utilization: the case of Tanzania. ISS Discussion Paper (February). ISS. The Hague. Hamilton, C. 1983. Capitalist industrialization in the four little tigers of East Asia. In Limqueco et al (eds.) 1983. Hanlon, J. 2000. Power without responsibility: the World Bank and Mozambican cashew nuts. Review of African Political Economy 83, pp: 29-45. Harris. L. 1997. Economic objectives and macroeconomic constraints. In Michie and Padayachee (eds.) 1997. Hettne, B. 1995. Development theory and the Three Worlds. 2nd edition. Longman Scientific and Technical: New York. INE, Instituo Nacional de Estatstica (Vrios anos). Anurio Estatstico de Moambique. Maputo.

41 Karshenas, M. 1995. Industrialization and agricultural surplus: a comparative study of economic development in Asia. Oxford Univ. Press: Oxford. Lawrence, P. (ed). 1986. World recession and the food crisis in Africa. James Currey: London. Lie, J. 1998. Han unbound the political economy of South Korea. Stanford Univ. Press: Stanford. Limqueco, P., e tal (eds). 1983. Neo-Marxist theories of development. Croom Helm: London. Mazula, B. (ed.). 1995. Moambique eleies, democracia e desenvolvimento. Brazo Mazula: Maputo. Michie, J. and V. Padayachee (eds.). The political economy of South Africas transition: policy perspectives in the late 1990s. The Dryden Press: London. Nixson, F. 1986. The crisis of industrial accumulation in Africa. In Lawrence (ed.) 1986. OLaughlin, B. 1981. A questo agrria em Moambique. Estudos Moambicanos 3, pp: 9-32 (Centro de Estudos Africanos/Universidade Eduardo Mondlane: Maputo). Pereira Leite, J. 1999. A guerra do caju e as relaes Moambique-ndia na poca ps-colonial. Documento de Trabalho n 57. CEsA (Centro de Estudos Africanos): Lisboa. Pereira Leite, J. 1995. A economia do caju em Moambique e as relaes com a ndia: dos anos 20 at ao fim da poca colonial. In Ensaio em Homenagem a Francisco pereira de Moura (ISEG, Instituto Superior de Economia e Gesto): Lisboa. Portes, A., et al. 1991. The informal economy studies in advanced and less developed countries. The John Hopkins Univ. Press: Baltimore and London. Sender, J. and S. Smith. 1986a. The development of capitalism in Africa. Methuen: London and New York. Sender, J. and S. Smith. 1986b. Whats right with the Berg report and whats left of its critics. In Lawrence (ed.) 1986. Smith, T. 1959. The agrarian origins of modern Japan. Stanford Univ. Press: Stanford. Wuyts, M. 2003. The agrarian question in Mozambiques transition and reconstruction. In Addison (ed.). 2003. Wuyts, M. 1989. Money and planning for socialist transition the Mozambican experience. Gower: Aldershot. Wuyts, M. 1981. Camponeses e economia rural em Moambique. Relatrio 81/8. Centro de Estudos Africanos/Universidade Eduardo Mondlane: Maputo. Wuyts, M. 1980. Economia poltica do colonialismo portugus em Moambique. Estudos Moambicanos 1, pp: 9-22 (Centro de Estudos Africanos/Universidade Eduardo Mondlane: Maputo).

Av.PatriceLumumba,178Maputo MOAMBIQUE
Tel.+25821328894 Fax+25821328895

www.iese.ac.mz

You might also like