You are on page 1of 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Biomedicina
3 Srie Controle de Qualidade e Automao
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Tereza Abgail Reche


Faculdade Anhanguera de Santa Brbara

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 2 de 9

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Adquirir perfis de comunicao e liderana. Compreender e aplicar conceitos de administrao e gerenciamento. Atuar na seleo, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia.

DESAFIO
Neste desafio, os alunos iro buscar a obteno do Certificado de Excelncia Laboratorial. Os alunos formaro quatro grupos que representaro laboratrios de Anlises Clnicas, e um quinto, que ser o Grupo de Certificao de Controle de Qualidade. A cada etapa, uma situao-problema ser apresentada, e as equipes dos laboratrios tero como misso desenvolver uma proposta de soluo para as mesmas. Essas propostas, posteriormente, devero ser entregues ao Grupo de Certificao, que far a pontuao individual das atividades, seguindo um protocolo de Controle de Qualidade. Ao final, o laboratrio (grupo) que obtiver maior pontuao receber um Certificado de Excelncia Laboratorial. Vale lembrar que o Grupo de Certificao far essa pontuao com base em inspeo contnua e na entrega de atividades e situaes-problema, que este avaliar sob orientao de profissionais biomdicos da Instituio.

Produo Acadmica

Relatrios parciais. Apresentaes em Power Point. Elaborao de Procedimento Operacional Padro (POP). Obteno do Certificado de Excelncia Profissional. Organizao de cerimnia de premiao do laboratrio que conquistou a certificao.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em cinco equipes, sendo que quatro delas representaro laboratrios de Anlises Clnicas, e uma ser o Grupo de Certificao de Controle de Qualidade. Devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Tereza Abgail Reche

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 3 de 9

espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Instrues Iniciais Dinmica da atividade Antes de iniciar as etapas deste desafio, leia com ateno estas instrues, as quais iro nortear todo o trabalho posterior e a dinmica a ser realizada nesta atividade: Os alunos devero organizar-se em cinco grupos, dos quais quatro representaro Laboratrios de Anlises Clnicas (cada grupo representar um laboratrio diferente, e cada laboratrio dever eleger um aluno para ser seu Coordenador Biomdico). O quinto grupo representar uma empresa de Controle de Qualidade (CQ) por exemplo, a Vigilncia Sanitria, uma das empresas, dentre outras, responsveis por inspecionar o bom andamento de laboratrios. Esse quinto grupo ser chamado de Grupo de Certificao e ser responsvel por enviar sequencialmente situaes-problema e atividades a serem cumpridas pelos outros quatro grupos, que aqui representam os vrios laboratrios. O ento Coordenador Biomdico do laboratrio ser encarregado de entregar os resultados finais destas etapas ao Grupo de Certificao, que analisar esses relatrios (planos de ao e solues oferecidas), com possveis auxlios e orientaes do professor da disciplina. Ao final do desafio, ser entregue um Certificado de Excelncia Laboratorial ao laboratrio que maior pontuao receber frente s atividades oferecidas. Torna-se importante ressaltar que em momento algum os laboratrios concorrentes podero ter conhecimento dos resultados alcanados. Apenas na reunio de premiao e entrega do Certificado de Excelncia, sero divulgadas as aes de cada laboratrio, pelo aluno que assumiu o cargo de Coordenador Biomdico.

ETAPA 1
Aula-tema: Boas prticas de laboratrio em Anlises Clnicas. Organizao e planejamento do laboratrio/Gesto de Qualidade. Esta atividade importante para que voc compreenda como se d o incio do trabalho em Anlises Clnicas, desde o planejamento, a organizao de pessoal e gesto, at os resultados finais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Tereza Abgail Reche

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 4 de 9

PASSOS
Passo 1 A sala dever organizar-se em cinco grupos e definir quais deles sero os quatro representantes de laboratrios fictcios, e qual ser o representante de empresas de certificao. Os critrios para esta escolha podem ser democraticamente definidos pela classe. Os grupos que representaro os laboratrios devero ter:

Um Coordenador Biomdico: Responsvel Tcnico - RT, que dever ser um aluno com responsabilidade e esprito de liderana, eleito pelo grupo. Biomdicos Setoriais: necessrio que exista pelo menos um aluno para cada setor do Laboratrio: Parasitologia, Microbiologia, Urinlise, Hematologia e Bioqumica. Caso existam alunos excedentes, os mesmos devero ser distribudos igualmente dentro dos cinco setores do Laboratrio, auxiliando o colega na atividade proposta.

Passo 2 Aps esta escolha democrtica, os Coordenadores Biomdicos convocaro a primeira reunio com seus colaboradores. A finalidade desta reunio ser expor suas expectativas frente ao grupo, a misso da empresa, sua viso do Laboratrio e forma de trabalho. Enfim, neste momento, o Coordenador Biomdico tambm dever fazer a distribuio dos cargos e apresentar as respectivas atribuies, deveres e obrigaes de cada Biomdico Setorial. Os laboratrios devero ter um nome-fantasia, o qual tambm dever ser definido nesta primeira reunio, e sempre sero feitas reunies privadas, sem que haja infiltrao de componentes de laboratrio concorrente. Passo 3 Os Biomdicos Setoriais prepararo uma apresentao em Power Point sobre os respectivos setores. Faro entrevistas com profissionais biomdicos reais da Instituio e, com base em pesquisa, prepararo um resumo, de no mximo cinco slides, sobre: o que o setor que ocupa; quais os exames realizados; quais as patologias investigadas, e qual a importncia desse setor em um Laboratrio de Anlises Clnicas e para a sade. Posteriormente, faro a apresentao aos seus colegas de equipe, para que todos tenham conhecimento da importncia e do modelo do Laboratrio a que pertencem. Passo 4 Para finalizar esta etapa, cada grupo dever entregar ao professor um documento com todas as informaes referentes ao seu Laboratrio. Esse documento dever conter: Capa, dentro das normas solicitadas pelo professor.

Tereza Abgail Reche

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 5 de 9

Dados do Laboratrio: nome fictcio e identificao da equipe (nome do Coordenador Biomdico, bem como os nomes dos demais Biomdicos, cada qual com seu respectivo setor). Ata de reunio explicitando os principais aspectos apresentados pelo Coordenador Biomdico na primeira reunio (expectativas frente ao grupo, a misso da empresa, a viso do Laboratrio e a forma de trabalho). Slides utilizados nas apresentaes dos Biomdicos Setoriais.

ETAPA 2
Aula-tema: Gesto de resduos e recursos materiais do laboratrio. Esta atividade importante para que voc, de forma direta, aprenda quais as normas e exigncias em gesto de resduos, bem como os riscos e complicaes referentes m administrao desse setor. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 O grupo responsvel pelo CQ apresentar a primeira situao-problema aos quatro Coordenadores Biomdicos. Dever, neste momento, ser instituda uma data inadivel para a entrega de sua resoluo. muito importante que este prazo seja respeitado, pois isto estimula a organizao e o planejamento dos trabalhos, visando a uma gesto de qualidade, trabalhada na etapa anterior. necessrio compreender que, para que possa cumprir prazos e responsabilidades, o laboratrio depende de seus funcionrios, e por isso to primordial a fase de organizao, planejamento e gesto. Passo 2 O Coordenador Biomdico, ento, dever reunir-se com seus colaboradores, delegando aos Biomdicos Setoriais uma responsabilidade referente a situaes-problema de seu setor e solicitando retorno, com alguns dias de antecedncia ao prazo para a devolutiva. A reunio dever ser relatada em ata. Passo 3 Os Biomdicos Setoriais levaro os planos de ao desenvolvidos por eles para profissionais experientes na rea, e solicitaro uma orientao avaliatria dos mesmos, antes da entrega do material ao Coordenador Biomdico. Se o parecer dos profissionais for desfavorvel, devero relatar em ata quais os pontos negativos da deciso tomada pelo grupo, frente indicada pelo profissional experiente.

Tereza Abgail Reche

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 6 de 9

Passo 4 Em reunio final, os Biomdicos Setoriais devero entregar ao Coordenador Biomdico suas propostas e o resultado da pesquisa externa. Ento, o responsvel pelo Laboratrio far uma anlise e tomar sua deciso, definindo sua ao. Estas reunies sero sempre registradas em ata. O Coordenador Biomdico, auxiliado pelos seus Biomdicos Setoriais, dever elaborar uma apresentao sobre a situao-problema, em Power Point, nesta sequncia: Nome do Laboratrio. Situao-problema. Plano pr-pesquisa. Plano do profissional consultado. Concluso e deciso final do Coordenador do Laboratrio. Essa apresentao dever ser salva em CD e entregue ao grupo do CQ, para posterior anlise e pontuao.

ETAPA 3
Aula-tema: Boas prticas de laboratrio em anlises clnicas. Organizao e planejamento do laboratrio/Acreditao laboratorial. Implantao de controle de qualidade interno e externo. Esta atividade importante para que vocs, alunos de Biomedicina, por meio de pesquisas sobre Procedimento Operacional Padro (POP) de cada setor das Anlises Clnicas, compreendam minuciosamente os procedimentos tcnicos laboratoriais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Neste passo, como na Etapa 2, o Grupo de Certificao apresentar aos Coordenadores Biomdicos, numa reunio, a segunda situao-problema. Ento, esses Coordenadores novamente reuniro seus colaboradores, expondo-lhes o que desejam de seus grupos para a resoluo da nova situao-problema. Passo 2 Os Biomdicos Setoriais devero realizar um estudo, nos sites sugeridos a seguir, bem como em outras fontes que eles prprios possam encontrar, acerca do tema Procedimentos Operacionais Padro (POP). Fontes de pesquisa sugeridas:

DUARTE, Renato Lima. Procedimento Operacional Padro: A Importncia de se padronizar tarefas nas BPLC. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0B0EMRzdACiXpODUxNDhmMmItZmEwZi

Tereza Abgail Reche

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 7 de 9

00ZDMyLWI5MDUtNjMyMDA3NzYzMTVl&hl=en&authkey=CPmXr-MC>. Acesso em: 11 out. 2010.

Formulrio Padro POP para empresas2. Disponvel em: <https://docs.google.com/document/edit?id=1budKPVos7LDueDkp5tNDeXB7KlER shQrKv7Xh0rW4Ow&hl=en&authkey=CNHF8LUJ>. Acesso em: 11 out. 2010.

Passo 3 Com base nesta pesquisa, os Biomdicos Setoriais montaro um POP de seus respectivos setores. Ao final, o Coordenador Biomdico recolher esses POPs e gerar um nico documento do Laboratrio, com todos os setores, que dever ser encadernado e entregue ao Grupo de Certificao. Passo 4 O Grupo de Certificao avaliar as informaes contidas no documento. Para executar esta tarefa, o Grupo CQ poder buscar o apoio de um Biomdico docente, para que este ajude a validar e pontuar os POPs.

ETAPA 4
Aula-tema: Mtodos e recursos para automao laboratorial. Custos e benefcios da automao laboratorial. Esta atividade importante para que voc, aluno de Biomedicina, compreenda e adquira conhecimento sobre a rotina laboratorial e seus equipamentos de automao. Tambm para que se familiarize com mtodos de exames e com as diferenas entre automao e semiautomao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 O Grupo de Certificao, aps preparo da ltima atividade, convocar uma reunio com os quatro Coordenadores Biomdicos, entregando-lhes a ltima situao-problema. Passo 2 Os Biomdicos Setoriais devero confeccionar uma apresentao, em Power Point, sobre aparelhos de automao usados em seu setor, fazendo um paralelo com aparelhos

Fonte Original: <http://www.saude.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=116&id_comp=853&id_reg=3325&voltar=lista&site_reg=11 6&id_comp_orig=853>. Acesso em: 10 nov. 2010.

Tereza Abgail Reche

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 8 de 9

semiautomticos e ressaltando suas diferenas em relao s anlises efetuadas em seu setor do laboratrio. A apresentao dever ser simples e objetiva, com no mximo dez slides, na seguinte sequncia: Setor responsvel. Aparelhos. Princpios, funo, reagentes utilizados. Resultados esperados. Exames efetuados. Imagens de ambos os tipos de aparelhos. Passo 3 Os Biomdicos Setoriais apresentaro esse material, em reunio privada, apenas para o Coordenador Biomdico. Este, ento, ir sintetizar esse material, transformando-o em uma nica apresentao, que dever ser salva em CD e entregue ao Grupo de Certificao.

ETAPA 5
Aula-tema: Certificao. Esta atividade importante para que os alunos possam ter um retorno sobre os trabalhos desenvolvidos pelos grupos, aprendendo sobre a percepo das atividades no laboratrio, no apenas na rotina, mas tambm na gesto deste. Tambm aguar seu instinto competitivo, pois sero reconhecidos e premiados com a certificao de excelncia laboratorial pelo seu trabalho em equipe. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Os integrantes do Grupo de Certificao iro reunir-se entre si e emitir um parecer para cada grupo, destacando o posicionamento com relao s atividades desenvolvidas. Passo 2 Posteriormente, o Grupo de Certificao dever reunir-se com no mnimo trs docentes biomdicos convidados (Coordenador do Laboratrio de Anlises Clnicas ou do curso de Biomedicina), e apresentar a eles um dossi de cada laboratrio fictcio, para anlise dos profissionais biomdicos reais, os quais avaliaro a veracidade das informaes ali reunidas. Vale ressaltar que o parecer confeccionado no Passo 1 desta etapa dever acompanhar os dossis, para fins de avaliao do Grupo de Controle pelos docentes. Como resultado dessa reunio sigilosa, o grupo responsvel pela Certificao apontar, finalmente, com base nas pontuaes recebidas, o Laboratrio que ser certificado com a Excelncia Laboratorial.

Tereza Abgail Reche

3 Srie - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automao

Pg. 9 de 9

O Grupo de Certificao confeccionar, ento, um Certificado de Excelncia Laboratorial, contendo o nome-fantasia do laboratrio selecionado e os nomes do Coordenador Biomdico e dos colaboradores. Dever manter sigilo para os quatro grupos representantes dos Laboratrios, at a data de entrega do certificado. Passo 3 O Grupo de Certificao dever agendar uma data e organizar uma cerimnia para apresentao dos resultados e premiao do Laboratrio campeo. Nessa cerimnia, o Coordenador Biomdico ser chamado a receber o certificado, diante dos quatro Laboratrios e funcionrios presentes. Nessa data, todos os Laboratrios (grupos) devero ter em mos uma apresentao contendo a sntese das respostas construdas em cada situao-problema proposta, pois o Laboratrio vencedor ir apresentar sua sntese na cerimnia de premiao. Sugesto Organizem realmente um evento que coloque o curso de Biomedicina em evidncia. Realizem-no em uma data comemorativa importante para o curso, convidem as pessoas, divulguem o evento. Enfim, tornem isso pblico! Passo 4 Para finalizar, o Laboratrio que receber a certificao apresentar um resumo, em Power Point, da evoluo desta atividade; de como, juntamente com os colaboradores, resolveu as situaes-problema; e do que o levou a receber o Certificado de Excelncia Laboratorial.

Tereza Abgail Reche

You might also like