You are on page 1of 16

Sinalizao celular atravs de receptores de superfcie

RECEPTORES LIGADOS PROTENA G RECEPTORES LIGADOS A ENZIMAS

(Akt)

Biologia Celular Prof. M.Celeste Lopes

TIPOS DE RECEPTORES MEMBRANARES: Sinalizao sinptica

Sinalizao pela protena G (Prot. ligadora de GTP)

Os receptores membranares so enzimas ou esto ligados a enzimas intracelulares

Molecular Biology of the Cell, 5th ed.

Receptores transmembranares: Possuem uma parte fora da clula (domnio extracelular), uma parte mdia (domnio transmembranar) e uma parte dentro da clula (domnio citoplasmtico).

Exemplos de receptores transmembranares. Receptor de tirosina cinase, que tem um nico domnio transmembranar. O stio ativo da tirosina cinase est no domnio citoplasmtico.

Sistema de transduo de sinais Processo pelo qual sinais extracelulares so detectados e convertidos em sinais intracelulares o que gera uma resposta celular especfica

Protena quinase (protena cinase ou cinase de protena) - transfere o fosfato terminal do ATP para o grupo hidroxilo da protina (tirosina, serina ou treonina)

Protena fosfatase- catalisa a remoo do fosfato da protena por hidrlise

Fosforilao/Desfosforilao de protenas

Protena quinase

Protena fosfatase

Tyr tirosina Ser . serina Thr - treonina

Receptores Proteina Tirosina Cinase (PTK)

Enzyme-linked Receptors include Growth Factor Receptors which signal complex cellular reactions leading to proliferation, differentiation, or survival. The largest class of enzyme-linked receptors contain a cytoplasmic domain which functions as a tyrosine protein kinase.

Resposta celular a factores de crescimento Factores de crescimento celular mediadores proteicos que promovem o crescimento, proliferao e diferenciao ou sobrevivncia das clulas nos tecidos e rgos dos animais.

MECANISMOS MOLECULARES DO CRESCIMENTO CELULAR

Ligao ligando (fator de crescimento) - Receptor Activao do receptor do fator de crescimento Transduo do sinal Activao dos Fatores de Transcrio - Ncleo Sntese de DNA e diviso celular

Superfamlia de Receptores Tirosina-Cinases (receptores de superfcie com actividade cinase em resduos de tirosina)

Receptores Tirosina-Cinases (receptores de factores de crescimento celular)


EGR - Factor de crescimento epidrmico induz a proliferao celular PDGF factor de crescimento derivado das plaquetas estimula a sobrevida, crescimento e e proliferao celular. FGF factor de crescimento de fibroblastos proliferao celular IGF-1 factor de crescimento semelhante insulina estimula o crescimento celular e a sobrevida VEGF factor de crescimento endotelial vascular estimula a angiognese (formao de vasos sanguineos) M-CSF factor estimulador de colnias de macrfagos estimula a proliferao de moncitos/macrfagos. NGF factor de crescimento dos neurnios sobrevida e crescimento dos neurnios Ephrins Efrinas angiognese e migrao celular.

Sinalizao por receptor tirosina quinase: via protena Ras


Protena Ras

Ras protena G monomrica


As Protenas Ras so proteinas monomricas com actividade GTPase. As protenas Ras actuam na transmisso de sinais da superfcie celular para outras partes da clula.

Funcionamento dos receptores tirosina quinase.

Protenas adaptadoras recrutadas pelas tirosinas fosforiladas permitem a ligao a outras protenas funcionalmente activas. A mais importante destas protenas a protena Ras. A Ras-GTP (ativa) vai propagar um sinal em cascata que terminar por promover a proliferao ou a diferenciao celular. Receptores que ativam esta via so os receptores de fatores de crescimento, como o EGF (fator de crescimento epidrmico), NGF (fator de crescimento neuronal), o PDGF (fator de crescimento derivado de plaquetas), o VEGF (fator de crescimento vascular, que estimula a angiognese).

Via de sinalizao Ras-MAP cinase

Receptores de fatores de crescimento com actividade tirosina quinase activam serina/treonina quinases citoplasmticas, que formam uma cascata de sinalizao e modificam a expresso gnica.

Protenas Ras
Foram identificadas vrios tipos de protenas Ras que actuam em diferentes tipos de clulas

Activao de protenas Ras: Ocorre via receptores de superfcie tirosina-cinases. Ras activada activa cascata de sinaizao intracelular por diferentes vias, sendo uma delas a cascata de fosforilao serina/treonina MAPK (MAPcinases cinases activadas por agentes mitognicos)

Via de sinalizao Ras-MAPcinase Via de sinalizao Ras-MAPcinase transporta sinais desde a superfcie at ao ncleo alterando o padro de expresso gnica. Entre estes genes esto os genes de proliferao celular que codoficam as ciclinas G1 (fase do ciclo celular)

Cascata de sinalizao Ras MAP cinases

MAPK Mitogen Activate Protein Kinase MAP cinases (MAPK) protenas cinase activadas por mitognios

Via de sinalizao Ras

Ras activa a cascata de sinalizap das MAPKs e e da PI3 cinase

Ras
MAPKs Serina/treonina cinases Diviso Celular PI3K fosfatidil-inositol 3quinase Proteina Cinase B (PKA/Akt) sobrevivncia e crescimento celular

IP3 - fosfatidilinositol-3-quinase (cinase do fosfatidil inositol 3)

A phosphatidylinositol-3 quinase, PI3K, pertence famlia das cinases lipdicas, e ativada pelos receptores com atividade tirosina quinase (Receptor Protein Tyrosine Kinase, RPTK),

RPTK

PKB/

Aco da PKB/Akt
A protina Akt modula a funo de vrios substratos envolvidos na regulao da sobrevivncia, progresso e crescimento celular.

Aco da fosfatidilinositol-3-quinase (PI3K) na sntese de 3,4,5-fosfatidilinositol trisfosfato (PIP3).

Inibio da apoptose

Induo da sobrevivncia celular

Via de sinalizao da PI3-Cinase/Proteina CinaseB (Akt) e induo da sobrevivncia e crescimento celular.

Inibio da apoptose Induo da sobrevivncia celular

Sinalizao celular atravs de receptores de superfcie


RECEPTORES LIGADOS PROTENA G RECEPTORES LIGADOS A ENZIMAS

(Akt)

Medical Cell Biology, Goodman and Lippincott

A converso dos sinais extracelulares em respostas biolgicas convergem num sistema de fosforilao de protenas. Vrios agentes (frmacos) podem afectar o nvel da concentrao intracelular dos segundos mensageiros, alterando assim o efeito dos primeiros mensageiros (factores de crescimento, hormonas, neurotransmissores) .

Diviso Celular / Ciclo Celular Ciclo de vida de uma clula

Activao por Factores Extracelulares

Controlo Extracelular do Ciclo Celular A proliferao celular controlada pelo ciclo mittico celular. Sinais extracelulares, aliados proticos, regulam este processo a receptores

promovem a diviso celular pela ac aco de mit mitgenios (fatores de crescimento). ativam um receptor de tirosina cinase, cinase, que leva expresso de genes de proliferao celular. Por ex. genes codificam as ciclinas que actuam na fase G1 conduzindo progresso do ciclo celular.

Ciclina da fase G1

Ciclo Celular:

Antes de uma clula se dividir, tem que: 1) aumentar em tamanho; 2) duplicar os seus cromossomos e 3) separ-los para distribuio exacta entre as duas clulas filhas. Estes diferentes processos so coordenados atravs do Ciclo Celular.

Fases do Ciclo Celular

- Interfase (fases: G1, S, G2)


Actividade biossintetica intensa

- Fase Mittica (Mitose e Citocinese)


Duplicao do material gentico Diviso e distribuio do contedo celular pelas 2 clulas-filhas

O Citoesqueleto
O citoesqueleto uma estrutura da clula altamente dinmica, constituda por uma rede de filamentos proteicos interligados.
Citoesqueleto: funo e estrutura O citoesqueleto mantem a forma das clulas e responsvel pela contraco celular, pelos movimentos da clula e pelo deslocamento de organelos, vesculas e molculas no citoplasma. Participa nos processos de crescimento, de diviso e adaptao s mudanas do meio ambiente. O citoesqueleto constitudo por 3 tipos de filamentos proteicos, cada um formado por uma subunidade proteica diferente. 1. Filamentos intermedirios: constitudo por uma famlia de protenas fibrosas 2. Microtbulos: constitudo por tubulina 3. Microfilamentos (filamentos de actina): constitudo por actina Citoesqueleto do ncleo / Lmina nuclear formada por uma rede de filamentos intermedirios, reveste, e refora internamente o envelope nuclear Esta estrutura existe em todas as clulas nucleadas.

Funo do citoesqueleto nos processos de Mitose e de Citocinese Mitose envolve a participao de uma estrutura transitria constituda por microtbulos: o fuso mittico Citocinese envolve a formao de uma estrutura transitria constituda por filamentos de actina: o anel contrctil Formao do fuso mittico A formao do fuso mittico tem incio no final da fase G2 O fuso mittico parcialmente constitudo por microtbulos. Esta estrutura media a mitose em todas as clulas eucaritas. Formao do anel contrctil A formao do anel contrctil tem incio no final da mitose. Responsvel pela citocinese (forma-se apenas nas clulas animais) Constitudo principalmente por filamentos de actina e de miosina

Fases da Mitose

Cromtides irms - duas cpias de um cromossoma, replicado durante a fase S do ciclo celular, que se separam durante a mitose

Fases da Mitose
1. Profase:

Incio da condensao dos cromossomas replicados Incio da formao do fuso mittico (fora do ncleo) 2. Prometafase: Fragmentao do envelope nuclear Ligao dos cromossomas ao fuso mittico 3. Metafase: Formao da placa metafsica: utilizada para estudo do cari caritipo 4. Anafase cromtides irms do Separao das duas cromossoma replicado 5. Telofase Formao do envelope nuclear

Contraco do fuso mittico para os plos da clula

Fuso Mittico

Fuso mittico: constituido por Tubulina A colchicina liga-se Tubulina e impede a diviso e proliferao celular celular

O estudo do caritipo realizado em cromossoma metafsico Caritipo = nmero, tamanho e forma do conjunto de cromossomas metafsicos de uma clula eucariota
Cromossoma metafsico

Karyotype

AGENTES ANTI-MITTICOS Aco anti-mittica da colchicina Durante a metafase existe um balano contnuo de perda e ganho de tubulina. Este processo necessrio para manter o fuso mittico. A adio (polimerizao) de tubulina bloqueada pela colchicina. Desta forma, a perda de tubulina continua e leva inactivao ou destruio do fuso mittico. A inactivao ou a destruio do fuso mittico pode conduzir morte da clula Clulas tumorais, em que a diviso celular mais rpida do a maioria das outras clulas do organismo, podem ser destrudas preferencialmente por compostos com aco antimittica. Por ex. agentes com aco sobre os microtbulos, como os frmacos derivados da colchicina.

You might also like