You are on page 1of 15

Os escritos

Porto Alegre, 10 de agosto de 2013

Os escritos
A terceira seo do cnon judaico; Essenciais para edicao do povo de Deus; Indispensveis para orao e louvor; Analisam diferentes ngulos da vida humana em relao a Deus. Salmos !

Citado no NT
E comeou a explicar todas as p a s s a g e n s d a s E s c r i t u ra s Sag rad a s q u e fa l a va m d e l e, iniciando com os livros de Moiss e os escritos de todos os Profetas. Lc 24.13

Salmos
Poesia e Literatura

Nome e Autor
Na LXX chamava!se Psalmoi / Grego Psalterion Salmos ou Tehilim "do hebraico !"#"$%, Louvores# A autoria se divide em: Davi com 73 Asafe 12 Filhos de Cor +/! 9 Salomo 2 Hem, Et e Moss esveram pelo menos um, ainda assim restam 51 salmos tido de autoria annimos.

Estrutura
Divido em cinco livros: 1!41 / 42!72 / 73!89 / 90!106 / 107!150 Essa diviso bem semelhante a do Pentateuco "150 / 153# Cada livro acaba com uma doxologia; Mesmo com algumas histrias centradas em interesses humanos em relao a Deus, sua maioria concerta!se em louvar a Deus.

Contedo

O que est acontecendo? A quem ou quem est falando? Paralelismo Hebraico

Paralelismo Hebraico
Procure por paralelismo sinnimo na segunda linha de um versculo que expresse ideias similares aos pensamentos e declaraes do primeiro. Exemplos em Salmos 19:1 e 24:2. Encontre paralelismo antittico em versculos onde um pensamento expresso na primeira linha contrasta na prxima linha com uma verdade oposta. Veja Salmos 1:6. Descubra paralelismo sinttico em versos que tenham na segunda linha informaes contidas no primeiro. Veja Salmos 119:11.

Paralelismo Hebraico
Procure paralelismo climtico onde a idia da primeira linha constri o clmax para os versculos seguintes. Leia Salmos 8:3!4, para vericar a progresso. Descubra o paralelismo quistico em versculos nos quais os pensamentos se alternam em recurso potico ABBA: a primeira linha se relaciona com a quarta e a segunda com a terceira. Observe Salmos 91:14

Paralelismo Hebraico
A padro ABBA na poesia refere!se s linhas 1, 2, 3 e 4. Como letras, denotam o mesmo modelo. Esta tcnica usada at hoje, especialmente em rima; assim, A rima com A e B rima com B. Estudos mais avanados demonstram que o balano e o contrabalano do paralelismo vai alm da relao entre as linhas e de palavras dentro de um versculo.

Paralelismo Hebraico
Alguns estudiosos bblicos acrescentam subcategorias aos principais recursos apresentados. O paralelismo na literatura do Velho Testamento continua sendo um estudo bastante fecundo. Descubra os mesmos recursos paralelos empregados no livro de Provrbios. Organizao Acrstica: Um outro tipo de organizao que encontramos, segue o alfabeto hebraico. Cada estrofe comea com uma letra diferente. O exemplo mais notvel o Salmo 119.

Mais Famosos

Salmos 23 Salmos 91

Principal Objetivo
Declarao de relacionamento entre o povo e seu Senhor; Aliana entre ambos Expressar do relacionamento mpar de Deus com os homens.

Curiosidades
Qual o captulo mais curto da Bblia? Qual o captulo mais comprido da Bblia? Qual o captulo que est no centro da Bblia? Qual o versculo que est no centro da Bblia?

Sl 117; Sl 119 Sl 118 Sl 118:8

H 594 captulos antes do Salmo 118. H 594 captulos depois do Salmo 118. Se somar estes dois nmeros totalizam 1188;

Guardo a tua palavra no meu corao para no pecar contra ti. Sl 119.11

You might also like