You are on page 1of 5

O que Tabagismo?

O tabagismo considerado pela Organizao Mundial da Sade (OMS) a principal causa de morte evitvel em todo o mundo. A OMS estima que um tero da populao mundial adulta, isto , 1 bilho e 200 milhes de pessoas (entre as quais 200 milhes de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a populao masculina e 12% da populao feminina no mundo fumam. Enquanto nos pases em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da populao masculina e 7% da populao feminina, nos pases desenvolvidos a participao das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres tm o comportamento de fumar.
Cigarro: conhea os riscos do tabagismo

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhes de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendncias de expanso do seu consumo sejam mantidas, esses nmeros aumentaro para 10 milhes de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).

O INCA desenvolve papel importante como Centro Colaborador da Organizao Mundial da Sade (OMS) para o Programa "Tabaco ou Sade" na Amrica Latina, cujo objetivo estimular e apoiar polticas e atividades controle do tabagismo nessa regio, e no apoio elaborao da Conveno para o Controle do Tabaco, idealizada pela OMS para estabelecer padres de controle do tabagismo em todo o mundo.
Substncias do cigarro que so nocivas sade

Tratamento de Tabagismo
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocana, herona, lcool, com uma diferena: chega ao crebro em apenas 7 a 19 segundos. normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difceis, porm as dificuldades tendem a ser menores a cada dia. Saiba mais

Entenda por que o cigarro vicia Cigarro: qual o seu tipo de dependncia? Infogrfico: como o corpo do ex-fumante se recupera do tabagismo? Cigarro altera olfato e paladar

As estatsticas revelam que os fumantes comparados aos no fumantes apresentam um risco


10 vezes maior de adoecer de cncer de pulmo 5 vezes maior de sofrer infarto 5 vezes maior de sofrer de bronquite crnica e enfisema pulmonar 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Se parar de fumar agora...


aps 20 minutos sua presso sangunea e a pulsao voltam ao normal, aps 2 horas no h mais nicotina no seu sangue aps 8 horas o nvel de oxignio no sangue se normaliza aps 2 dias seu olfato j percebe melhor os cheiros e seu paladar j degusta a comida melhor aps 3 semanas a respirao fica mais fcil e a circulao sangunea melhora aps 10 anos o risco de sofrer infarto do corao ser igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver cncer de pulmo cai metade aps 20 anos o risco de desenvolver cncer de pulmo ser quase igual ao de quem nunca fumou.

Ilustrao de tumor no pulmo

No tenha medo...
1. Dos sintomas da sndrome de abstinncia

Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradveis, tais como: dor de cabea, tonteira, irritabilidade, agressividade, alterao do sono, dificuldade de concentrao, tosse, indisposio gstrica e outros. Esses sintomas caracterizam a sndrome de abstinncia da nicotina, porm, no acontecem com todos os fumantes que param de fumar. Quando acontecem, tendem a desaparecer em uma a duas semanas (alguns casos podem chegar a 4 semanas).

Alguns dos sintomas, como dor de cabea, tonteira e tosse so sinais do restabelecimento do organismo sem as 4.720 substncias da fumaa do cigarro.

O sintoma mais intenso, e mais difcil de se lidar a chamada "fissura" (grande vontade em fumar). importante saber que a "fissura" geralmente no dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas. Porm, ela vai reduzindo gradativamente a sua intensidade e aumentando o intervalo entre um episdio e outro.

2. Da recada

A recada se caracteriza pelo retorno ao consumo de cigarros aps parar de fumar, e no deve ser encarada como fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez voc voltar a fumar. D vrias chances a voc... at conseguir.

Muitos fumantes que deixaram de fumar fizeram, em mdia, de 3 a 4 tentativas at parar definitivamente.

3. De engordar

Se a fome aumentar, no se assuste, normal um ganho de peso, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure no comer mais do que de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha

uma dieta equilibrada com alimentos naturais e de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Atividade fsica tambm ajuda no controle do peso. Beba sempre muito lquido, de preferncia gua e sucos naturais. No incio, evite caf e bebidas alcolicas, pois eles estimulam a vontade de fumar.

O mais importante escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia no precisa ser um dia de sofrimento. Faa dele uma ocasio especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Escolha um mtodo para deixar de fumar


Mtodo de Parada Imediata: neste mtodo voc marca uma data em que deixar de fumar , independente do nmero de cigarros fumados diariamente. Quando chegar o diaescolhido, voc no dever ter cigarros, porque essa medida diminuir os riscos de, diante de uma forte vontade de fumar, voc acender o cigarro por t-lo perto.

Parada Gradual: reduzindo o nmero de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.

no segundo, 25 no terceiro, 20 no quarto, 15 no quinto, 10 no sexto, 5 O stimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros. Retardando a hora do primeiro cigarro. Por exemplo: no primeiro dia voc comea a fumar s 9 horas.

no segundo s 11 horas no terceiro s 13 horas no quarto s 15 horas no quinto s 17 horas no sexto s 19 horas no stimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros. A estratgia gradual no deve durar mais de duas semanas, pois pode se tornar uma forma de adiar, e no de parar de fumar. O mais importante marcar uma data para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se tambm que fumar cigarros de baixos teores no uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, cigarrilhas, narguil, etc) fazem mal sade.

Caso no consiga parar de fumar sozinho, procure tratamento especializado, que poder ser na rede do SUS. Cuidado com mtodos para deixar de fumar que podem trazer malefcios sade.

Cuidado com as armadilhas


Nos momentos de estresse: procure se acalmar e entender que momentos difceis sempre vo ocorrer e fumar no vai resolver seus problemas.

Sentindo vontade de fumar: a vontade de fumar ("fissura") no dura mais que cinco minutos. Nesses momentos, para ajudar, voc poder chupar gelo, escovar os dentes, beber gua gelada ou comer uma fruta.

Mantenha as mos ocupadas com um elstico, pedao de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. No fique parado - converse com um amigo, faa algo diferente que distraia sua ateno. Saiba mais

Acupuntura eficiente no combate ao vcio em cigarro Exerccio de relaxamento: um timo recurso saudvel para relaxar. Faa a respirao profunda: respire fundo pelo nariz e v contando at 6. Depois deixe o ar sair lentamente pela boca at esvaziar totalmente os pulmes. Relaxamento muscular: estique os braos e pernas at sentir os msculos relaxarem.

Esticar o corpo ajuda a relaxar os msculos e diminuir a tenso da vontade de fumar

Proteja-se ... aps parar de fumar uma simples tragada pode levar voc a uma recada. Evite o primeiro cigarro e voc estar evitando todos os outros!

Complicaes possveis
A presena de cerca de 4.720 substncias presentes na fumaa dos derivados do tabaco, faz com que o tabagismo seja responsvel por aproximadamente 50 doenas Muitos estudos desenvolvidos at o momento evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenas diferentes.

Est comprovado que o tabagismo responsvel por:

200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora) 25% das mortes causadas por doena coronariana - angina e infarto do miocrdio 45% das mortes por infarto agudo do miocrdio na faixa etria abaixo de 65 anos 85% das mortes causadas por bronquite crnica e enfisema pulmonar (doena pulmonar obstrutiva crnica) 90% dos casos de cncer no pulmo (entre os 10% restantes, 1/3 de fumantes passivos) 25% das doenas vasculares (entre elas, derrame cerebral) 30% das mortes decorrentes de outros tipos de cncer (de boca, laringe, faringe, esfago, estmago, pncreas, fgado, rim, bexiga, colo de tero, leucemia). As mais recentes estimativas mundiais sobre cncer, divulgadas pelo GLOBOCAN 2008 , apontam 12,7 milhes de casos novos e 7,6 milhes de bitos por cncer no mundo. O tipo com maior mortalidade foi o cncer de pulmo (1,3 milho de mortes).

Ilustrao de pulmo saudvel e pulmo afetado pelo excesso de tabaco

No Brasil, o cncer de pulmo o tipo de tumor mais letal e tambm uma das principais causas de morte no pas. Nas estimativas para o ano de 2010, vlidas tambm para o ano de 2011, so esperados 28 mil novos casos de cncer de pulmo , sendo 18 mil homens e 10 mil mulheres Ao final do sculo XX, o cncer de pulmo se tornou uma das principais causas de morte evitvel.

O consumo de tabaco o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de cncer de pulmo. Comparados com os no fumantes, os tabagistas tm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver cncer de pulmo.

Em geral, as taxas de incidncia em um determinado pas refletem seu consumo de cigarros. (Estimativa/2010 - Incidncia de Cncer no Brasil - Inca - Ministrio da Sade).

Outras doenas relacionadas ao tabagismo:

hipertenso arterial aneurismas arteriais lcera do aparelho digestivo infeces respiratrias trombose vascular osteoporose catarata impotncia sexual no homem infertilidade na mulher menopausa precoce complicaes na gravidez.

You might also like