You are on page 1of 5

CDIGO DE TICA DO YGA

Elaborado pelo Mestre DeRose inspirado no Yga Stra de Ptajali.

Yga qualquer metodologia estritamente prtica que conduza ao samdhi.

I. AHIMS - no-agresso O ser humano no deve agredir gratuitamente outro ser humano, nem os animais, nem a natureza em geral. No deve agredir fisicamente, nem por palavras, atitudes ou pensamentos. Permitir que se perpetre uma agresso, podendo impedi-la e no o fazer, acumpliciar-se do mesmo ato. Derramar o sangue dos animais ou infligir-lhes sofrimento para alimentar-se de suas carnes mortas constitui barbrie indigna de uma pessoa sensvel. Ouvir uma acusao ou difamao e no advogar em defesa do acusado indefeso por ausncia, constitui confisso de conivncia. Mais grave a agresso por palavras, atitudes ou pensamentos cometida contra um outro praticante de Yga. Preceito moderador: A observncia de ahims no deve induzir passividade. O ygin no pode ser passivo. Deve defender energicamente os seus direitos e aquilo em que acredita.

II. SATYA - a verdade O ygin no deve fazer uso da inverdade, seja ela na forma de mentira, seja na forma de equvoco ou distoro na interpretao de um fato, seja na de omisso perante uma dessas duas circunstncias. Conseqentemente, ouvir boatos e deixar que sejam divulgados to grave quanto pass-los adiante. O boato mais grave aquele que foi gerado com boa-f, por falta de ateno fidelidade do fato comentado, j que uma inverdade dita sem ms intenes, tem mais credibilidade. Emitir comentrios sem o respaldo da verdade, sobre fatos ou pessoas, expressa inobservncia norma tica. Preceito moderador: A observncia de satya no deve induzir falta de tato ou de caridade, sob o pretexto de ter que dizer sempre a verdade. H muitas formas de expressar a verdade. Obstculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida a arte de super-los.
Mestre DeRose Instrutora: Tatiana Maciel Ponto A Terapias Alternativas www.pontoa.com.br / 3353-3527 ou 2557-5781

CDIGO DE TICA DO YGA


Elaborado pelo Mestre DeRose inspirado no Yga Stra de Ptajali.

Yga qualquer metodologia estritamente prtica que conduza ao samdhi. III. ASTYA - no roubar O ygin no deve se apropriar de objetos, idias, crditos ou mritos que sejam devidos a outrem. Preceito moderador: A observncia de astya no deve induzir recusa da prosperidade quando ela representar melhor qualidade de vida, sade e cultura para o indivduo e sua famlia. Contudo, a riqueza sem responsabilidade social um roubo implcito. IV. BRAHMCHRYA - no-dissipao da sexualidade Esta norma recomenda total abstinncia de sexo aos adeptos do Yga Clssico e de todas as correntes notntricas. O yama brahmchrya no obriga o celibato nem a abstinncia do sexo para os ygins que seguirem a linha tntrica. A sexualidade se dissipa pela prtica excessiva de sexo com orgasmo. O ygin ou ygin que tiver conquistado progressos em sua qualidade de energia mediante as prticas e a observncia destas normas, dever preservar sua evoluo, evitando relaes sexuais com pessoas que no se dediquem ao mesmo ideal de sade e purificao. Preceito moderador: A observncia de brahmchrya no deve induzir ao moralismo, puritanismo, nem ao distanciamento ou falta de afeto entre as pessoas, nem como pretexto para furtar-se ao contato ntimo com seu parceiro ou parceira conjugal. V. APARIGRAHA - no-possessividade O ygin no deve ser apegado aos seus bens e, ainda menos, aos dos demais. Muitos dos que se desapegam esto apegados ao desejo de desapegar-se. O verdadeiro desapego aquele que renuncia posse dos entes queridos, tais como familiares, amigos e, principalmente, cnjuges. Os cimes e a inveja so manifestaes censurveis do desejo de posse de pessoas e de objetos ou realizaes pertinentes a outros. Preceito moderador: A observncia de aparigraha no deve induzir displicncia para com as propriedades confiadas nossa guarda, nem falta de zelo para com as pessoas que queremos bem.
Instrutora: Tatiana Maciel Ponto A Terapias Alternativas www.pontoa.com.br / 3353-3527 ou 2557-5781

VI. SAUCHAN A sexta norma tica do Yga sauchan, a limpeza. O ygin deve ser purificado tanto externa quanto internamente. O banho dirio, a higiene da boca e dos dentes, e outras formas comuns de limpeza no so suficientes. Corporalmente, necessrio proceder purificao dos rgos internos e das mucosas, mediante as tcnicas do Yga. De pouca valia lavar o corpo por fora e por dentro se a pessoa ingere alimentos com elevadas taxas de toxinas e impurezas tais como as carnes de animais mortos que entram em processo de decomposio logo depois da morte. Da mesma forma, cumpre que o ygin no faa uso de substncias intoxicantes, que gerem dependncia explcita ou que alterem o estado da conscincia, ainda que tais substncias sejam naturais. Aquele que s trata da higiene fsica no est cumprindo sauchan. Esta recomendao s est satisfatoriamente interpretada quando se exerce a prtica da limpeza interior. Ser limpo psquica e mentalmente constitui requisito imprescindvel. Ser limpo interiormente compreende no alimentar seu psiquismo com imagens, ideias, emoes ou pensamentos intoxicantes, tais como tristeza, impacincia, irritabilidade, dio, cimes, inveja, cobia, derrotismo e outros sentimentos inferiores. Finalmente, esta norma atinge sua plenitude quando a limpeza do ygin reflete-se no meio ambiente, cujas manifestaes mais prximas so sua casa e seu local de trabalho. Preceito moderador: A observncia de sauchan no deve induzir intolerncia contra aqueles que no compreendem a higiene de forma to abrangente.

VII. SANTSHA A stima norma tica do Yga santsha, o contentamento. O ygin deve cultivar a arte de extrair contentamento de todas as situaes. O contentamento e sua anttese, o descontentamento, so independentes das circunstncias geradoras. Surgem, crescem e cingem o indivduo apenas devido existncia do grmen desses sentimentos no mago da personalidade. O instrutor de Yga deve manifestar constante contentamento em relao aos seus colegas e expressar isso atravs da solidariedade e apoio recproco. Discpulo aquele que cultiva a arte de estar contente com o Mestre que escolheu. Preceito moderador: A observncia de santsha no deve induzir acomodao daqueles que usam o pretexto do contentamento para no se aperfeioar.

VIII. TAPAS

A oitava norma tica do Yga tapas, auto-superao. O ygin deve observar constante esforo sobre si mesmo em todos os momentos. Esse esforo de autosuperao consiste numa ateno constante no sentido de fazer-se melhor a cada dia e aplica-se a todas as circunstncias. O cultivo da humildade e o da polidez constituem demonstrao de tapas. Manter a disciplina da prtica diria de Yga uma manifestao desta norma. Preservar-se de uma alimentao incompatvel com o Yga faz parte do tapas. Conter o impulso de expressar comentrios maldosos sobre terceiros tambm compreendido como correta interpretao desta observncia. A seriedade de no mesclar com o Yga sistemas, artes ou filosofias que o conhecimento do seu Mestre desaconselhar, tapas. A austeridade de manter fidelidade e lealdade ao seu Mestre constitui a mais nobre expresso de tapas. Tapas , ainda, a disciplina que respalda o cumprimento das demais normas ticas. Preceito moderador: A observncia de tapas no deve induzir ao fanatismo nem represso e, muito menos, a qualquer tipo de mortificao. IX. SWDHYYA A nona norma tica do Yga swdhyya, o auto-estudo. O ygin deve buscar o autoconhecimento mediante a observao de si mesmo. Esse auto-estudo tambm pode ser obtido atravs da concentrao e meditao. Ser auxiliado pela leitura de obras indicadas e, na mesma proporo, obstado por livros no recomendados pelo orientador competente. O convvio com o Mestre o maior estmulo ao swdhyya. O auto-estudo deve ser praticado ainda mediante a sociabilidade, o alargamento do crculo de amizades e o aprofundamento do companheirismo. Preceito moderador: A observncia de swdhyya no deve induzir alienao do mundo exterior nem adoo de atitudes que possam levar a comportamentos estranhos ou que denotem desajustes da personalidade.

X. SHWARA PRANIDHNA A dcima norma tica do Yga shwara pranidhna, a auto-entrega.

O ygin deve estar sempre interiormente seguro e confiante em que a vida segue o seu curso, obedecendo a leis naturais e que todo esforo para a auto-superao deve ser conquistado sem ansiedade. Durante o empenho da vontade e da dedicao a uma empreitada, a tenso da expectativa deve ser

neutralizada pela prtica do shwara pranidhna. Quando a conscincia est tranquila por ter tentado tudo e ainda assim no se haver conseguido o resultado ideal; quando a pessoa est literalmente impossibilitada de obter melhores consequncias, esse o momento de entregar o fruto das suas aes a uma vontade maior que a sua, cujos desgnios muitas vezes so incompreensveis. Preceito moderador: A observncia de shwara pranidhna no deve induzir ao fatalismo nem displicncia.

Obstculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida a arte de super-los.


Mestre DeRose

Instrutora: Tatiana Maciel Ponto A Terapias Alternativas www.pontoa.com.br / 3353-3527 ou 2557-5781

You might also like