You are on page 1of 7

ISSN 1981-2086

Cuidados com bezerros recm-nascidos em rebanhos leiteiros

68

Introduo
A obteno de baixas taxas de morbidade e mortalidade na criao de bezerras um fator essencial para o sucesso de todo sistema de produo de leite. A mortalidade at os seis meses de vida considerada um importante parmetro para avaliao do estado sanitrio do rebanho de uma propriedade. Nas primeiras semanas de vida, os bezerros necessitam de maiores cuidados e proteo, devido a sua elevada susceptibilidade s infeces. O manejo desses animais deve ser orientado, com a finalidade de se manter bom estado nutricional e profilaxia de todas as doenas de ocorrncia comum no rebanho. A adoo de cuidados bsicos poder contribuir para a reduo da morbidade, da mortalidade e do uso de medicamentos. Qualquer sistema de criao de bezerros deve ter como preocupao fundamental a higiene. A limpeza diria e a manuteno do ambiente seco e bem ventilado so imprescindveis. Os utenslios, como mamadeiras e baldes para aleitamento, necessitam ser cuidadosamente lavados, porque o leite um timo meio de cultura e, assim, esses objetos estaro sempre sujeitos a carrear grande nmero de microrganismos. Os cochos devero ser limpos diariamente, o que prevenir a deteriorao e fermentao da rao. Os animais precisam ser protegidos de todas as condies estressantes, como o frio e o calor excessivos e das correntes de ar (vento). A utilizao de abrigos que protejam contra as chuvas e o sol forte da tarde reduzem os problemas respiratrios, principalmente quando a temperatura tende a cair muito no perodo noturno. A alimentao dos bezerros deve ser composta de leite, alimento concentrado, feno e capim fresco de boa qualidade. No oitavo ms de gestao as vacas devem ser vacinadas contra as principais doenas que podem acometer os bezerros recm-nascidos. A vacinao das vacas far com que o colostro produzido por elas apresentem altos nveis de anticorpos, que sero absorvidos integralmente no intestino dos bezerros, durante as primeiras mamadas.

So Carlos Maro, 2012

Autores
Mrcia Cristina de Sena Oliveira Pesquisadora da Embrapa Pecuria Sudeste, So Carlos, SP marcia@cppse.embrapa.br

Foto: Arquivo Embrapa Pecuria Sudeste

Cuidados com bezerros recm-nascidos em rebanhos leiteiros

Para garantir a sade do recm-nascido, alguns procedimentos antes do parto so necessrios. Como j comentado anteriormente, a vacinao no oitavo ms de gestao feita com o objetivo de aumentar os nveis de anticorpos no colostro, que a primeira secreo lctea aps o parto. Essas vacinas devem ser aplicadas seguindo-se a indicao especfica para o rebanho das principais doenas prevalentes na regio (colibacilose, salmonelose, pausterelose, rotavirose, etc.). Os anticorpos do colostro ajudaro a proteger os bezerros recm-nascidos contra microrganismos patognicos presentes no ambiente. As matrizes devem ser mantidas em piquetes limpos, sombreados e em local que permita a observao constante. Assim, em caso de problemas durante o trabalho de parto, as intervenes podero ser feitas rapidamente.

A soluo alcolica de iodo pode ser preparada usando-se a seguinte frmula: - Iodo metlico 5 g - Iodeto de potssio 5 g Aps a mistura e adequada dissoluo, essa soluo deve ser mantida em frasco mbar, em lugar protegido do sol.

O tratamento do cordo umbilical


Aps o nascimento, o cordo umbilical do bezerro deve ser rapidamente desinfetado. Para esse fim, deve ser usada soluo alcolica de iodo, com concentrao entre 7% e 10%, que ir desinfetar e desidratar o umbigo. A soluo deve ser aplicada dentro do cordo umbilical com auxlio de uma seringa estril. Logo aps, devese banhar completamente o cordo em sua parte externa, com a mesma soluo, mantendo aberto o canal para perfeita drenagem de qualquer lquido retido. Essa operao deve ser repetida duas vezes ao dia, at sua completa desidratao e queda. Esse procedimento simples impede a entrada e multiplicao de microrganismos responsveis por uma doena muito comum em bezerros: a onfaloflebite, comumente referida como inflamao do umbigo. A onfaloflebite pode causar vrias sequelas no animal, porque h a disseminao de microrganismos na circulao sangunea, e pode levar formao de focos infecciosos em diversos rgos. Conforme o rgo afetado, podem ocorrer pneumonias, artrites, abscessos hepticos, renais, cardacos, etc.

A importncia da administrao precoce do colostro


O colostro rico em protenas de alto peso molecular denominadas anticorpos, que fazem parte de um complexo sistema de defesa para o combate a agentes infecciosos. Nos bovinos, devido natureza de sua placenta, no h transferncia de anticorpos da vaca para o bezerro durante a gestao. Por nascerem praticamente isentos de anticorpos, os bezerros dependem do colostro para adquirir resistncia s doenas que podem acometlos. Os anticorpos maternos so transferidos pelo colostro e so absorvidos integralmente no intestino dos bezerros recm-nascidos nas primeiras doze horas de vida. Esses anticorpos permanecero na circulao sangunea at ao redor do 4 ms de vida, quando os bezerros j sero capazes de produzir seus prprios anticorpos. Nessa fase, os anticorpos passivos (absorvidos via colostro) vo sendo eliminados e trocados por anticorpos

Foto: arquivo Embrapa Pecuria Sudeste

Cuidados com as matrizes antes do parto

Cuidados com bezerros recm-nascidos em rebanhos leiteiros

produzidos pelo animal. muito importante que os recm-nascidos mamem o colostro o mais rpido possvel e em boa quantidade. Quando o bezerro permanece com a me nas primeiras 24 horas ps-parto, o fenmeno da absoro de anticorpos do colostro favorecido, devido a ondas peristlticas do intestino delgado, produzidas pelo estmulo da mamada. Aps as primeiras doze horas, a capacidade de absoro de anticorpos no intestino vai sendo gradativamente reduzida, at cessar completamente. Desse modo, para melhor absoro o colostro deve ser administrado ao bezerro o mais rpido possvel. Esse alimento deve ser oferecido em volume nunca inferior a 2 litros, devendo-se forar a ingesto em intervalos de 4 horas, nas primeiras 12 horas de vida. O volume poder ser duplicado ou triplicado, dependendo do apetite do animal. O bezerro recm-nascido no deve ingerir nenhum alimento ou mesmo gua, antes do colostro. Essa recomendao fundamenta-se na elevada permeabilidade do intestino delgado do bezerro recm-nascido, que o torna tambm muito vulnervel s infeces intestinais, antes da ingesto do colostro. A manuteno de um banco de colostro desejvel e muito til a fim de garantir a imunizao de bezerros que no puderem ingerir esse alimento de sua prpria me. O melhor mtodo de conservao do colostro o congelamento. No descongelamento, todo o cuidado deve ser tomado para que a temperatura no ultrapasse os 37C. Temperaturas altas podem provocar a desnaturao trmica das protenas. Como os anticorpos so de natureza proteica, o aquecimento provoca a sua desnaturao e a consequente perda da atividade imunizante. O colostro excedente poder ser aproveitado tambm no aleitamento de bezerros mais velhos, em substituio ao leite integral. Para esse fim, ele deve ser diludo na proporo de duas partes de colostro para uma parte de gua.

Principais doenas dos bezerros preveno


Diarreias neonatais
Entre as doenas que acometem os bezerros nas primeiras semanas de vida, as diarreias so consideradas as principais, devido alta incidncia. Portanto, a sua preveno deve ser prioridade nas criaes de bezerros. Dizemos que os animais apresentam diarreia quando as fezes eliminadas por eles apresentam-se com a consistncia lquida e a frequncia de eliminao aumentada. As diarreias so provocadas por microrganismos de natureza variada, como protozorios, bactrias e vrus, principalmente. Assim muito difcil estabelecer o diagnstico do agente causal com base apenas nos sintomas e nas caractersticas das fezes eliminadas, fato que dificulta o tratamento. Muitos bezerros com diarreia apresentam nmero aumentado de bactrias coliformes no intestino delgado, as quais contribuem para a ocorrncia de danos morfolgicos na mucosa intestinal e podem resultar no aumento da suscetibilidade infeco generalizada.

A acidose metablica uma consequncia frequente da doena gastrintestinal e encontrada em bezerros com desidratao e tambm em animais clinicamente afetados, porm, sem sinais de desidratao. A importncia do aumento da atividade bacteriana verificada nos intestinos dos

Foto: arquivo Embrapa Pecuria Sudeste

Cuidados com bezerros recm-nascidos em rebanhos leiteiros

bezerros com diarreia foi estudada recentemente e verificou-se a ocorrncia de aumento das concentraes de d-lactato, substncia resultante da fermentao microbiana de carboidratos, no trato gastrintestinal de bezerros lactentes doentes. Estudos mostraram que o d-lactato o principal componente da acidose metablica que ocorre nos bezerros com diarreia, nos animais no desidratados e tambm naqueles com acidose devido ingesto acidental de leite via rmen. Foi verificado que muitos dos sintomas nervosos atribudos acidose metablica, como ataxia e coma, ocorrem devido ao aumento nas concentraes de d-lactato nos intestinos dos animais. Todas as medidas profilticas so importantes para reduzir a ocorrncia de diarreia nos bezerros e, alm da higiene geral, podemos destacar a vacinao das vacas no final da gestao e a adequada ingesto do colostro. Nos animais que apresentarem diarreia a primeira providncia repor os eletrlitos perdidos. A administrao de soro previne a sequela mais grave da diarreia que a desidratao e que leva invariavelmente morte do bezerro, se no forem corrigidas rapidamente.

para evitar aspirao. A reposio de lquidos e eletrlitos deve ser feita o mais rpido possvel, aps a observao dos sintomas de diarreia. Algumas das seguintes frmulas de soro oral podem ser usadas: Frmula 1 Cloreto de sdio 113,6 g Cloreto de potssio 50,3 g Bicarbonato de sdio 108,9 g Glicose 535,1 g Glicina 223,0 g Misturar bem e para cada 1.000 ml (1 Iitro) de gua, adicionar 38,2 g da mistura. Frmula 2 Cloreto de sdio 117,0 g Cloreto de potssio 150,0 g Bicarbonato de sdio 108,9 g Fosfato de potssio 135,0 g Misturar bem e para cada 1.000 ml de gua adicionar 5,7 g da mistura e 50 g de glicose. Durante o tratamento contra a desidratao, o bezerro deve ser estimulado a se alimentar recebendo leite, alimento concentrado, feno e capim vontade. A alimentao no ir influenciar negativamente o curso da diarreia. Quando possvel, uma boa opo administrar o leite fermentado com bactrias lticas. Podem ser utilizadas as culturas preparadas para iogurtes (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus). Esse alimento rico em nutrientes e propicia o estabelecimento de uma biota bacteriana especfica no trato digestivo. A biota fermentativa auxilia na inibio da proliferao de microrganismos patognicos. Em casos graves, em que h o risco de generalizao da doena ou produo de enterotoxinas por agentes bacterianos, devem ser utilizados antibiticos de largo espectro, por via parenteral.

Diagnstico da desidratao em bezerros com diarreia


A perda de fluidos tem sido muitas vezes subestimada nas diarreias neonatais dos bezerros. Durante um processo de diarreia profusa, a taxa de eliminao de lquidos varia entre quatro e sete litros dirios. Os animais devem receber esse volume de soro hidratante alm do volume dirio de leite. O leite no deve ser eliminado da dieta dos bezerros, porque uma simples soluo de eletrlitos no contm todas as substncias necessrias ao seu desenvolvimento normal. As observaes de pesquisadores tm mostrado que o leite no tem efeitos negativos no grau e nem na progresso da diarreia, quando administrado na quantidade correspondente a 10% do peso do animal. Vrias frmulas de soro oral esto disponveis e devem ser oferecidas em baldes ou mamadeiras, tomando-se todas as precaues

Cuidados com bezerros recm-nascidos em rebanhos leiteiros

Hidratao por via parenteral


A hidratao por via parenteral necessria a fim de compensar dficit pronunciado, com perda contnua de gua e eletrlitos. Quando o animal apresentar sinais de desidratao, como a reduo da turgidez da pele e o afundamento do globo ocular, deve ser submetido rapidamente terapia com soros hidratantes e alcalinizantes por via endovenosa. O volume de soro a ser aplicado deve ser calculado de acordo com o peso do animal e grau de desidratao. Um soro alcalinizante disponvel no mercado o Ringer com lactato. Ele pode ser utilizado quando no forem possveis as preparaes endovenosas com bicarbonato de sdio. De modo geral os tratamentos para os bezerros com diarreia podem ser resumidos da seguinte maneira: se os animais esto fortes e conseguem permanecer em p a maior parte do tempo, eles podem ser tratados por via oral. Animais fracos devem ser observados com mais cuidado, porque j devem apresentar algum grau de desidratao mais grave (>8%); se forem animais com cerca de uma semana de vida, devem receber 5 litros de soluo salina adicionada de 250 mEq de bicarbonato de sdio. Os animais que tiverem idades acima de uma semana ou que apresentarem dificuldades para ficar em p, devem ser tratados com 5 litros de soluo salina contendo 500 mEq de bicarbonato de sdio. A soluo salina isotnica tem 0,9 g de NaCl para 100 ml de gua destilada e a soluo hipertnica de bicarbonato de sdio preparada com 8,4g de HCO3 para 100 ml de gua destilada (que contm 1 mEq/ de bicarbonato de sdio por mililitro). Os tratamentos endovenosos devem ser feitos sempre com a superviso de um veterinrio, a fim de se evitar problemas de dosagens que podem ser fatais.

de comprometer os mecanismos de defesa do trato respiratrio, possibilitando a proliferao de bactrias patognicas ou oportunistas como Pasteurella multocida, P. hemolytica e Arcanobacterium pyogenes. Essas bactrias podem tambm causar pneumonia grave na forma de infeco primria. Tanto quanto na preveno das doenas gastrintestinais, o colostro tem importncia fundamental no melhor controle das doenas respiratrias. As matrizes devem ser vacinadas no oitavo ms de gestao com a vacina contra todos os agentes comumente encontrados no rebanho. A vacinao das vacas no pr-parto faz com que o colostro produzido por elas apresente altos nveis de anticorpos contra os microrganismos usados. Os animais devem ainda ser protegidos de qualquer forma de estresse, como dieta inadequada, exposio prolongada ao vento, chuva, frio, sol, etc. Nas primeiras semanas de vida necessrio que os tratadores adquiram o hbito de observar atentamente os bezerros para detectar, o mais cedo possvel, qualquer sintoma de doena. Animais saudveis tm um aspecto caracterstico, pois so ativos e apresentam bom apetite. Um procedimento muito indicado a aferio diria da temperatura retaI. O aumento da temperatura corporal um bom indicador da presena de qualquer problema infeccioso e pode estar associado a outros sintomas comuns nos animais que adoecem nessa idade, como inapetncia, prostrao, focinho seco, etc. Animais que apresentam sintomas de infeco pulmonar devem ser tratados o mais rpido possvel. O tempo decorrido entre o aparecimento dos primeiros sintomas e o incio do tratamento muito importante para o sucesso da terapia. Os animais devem ser examinados individualmente pelo veterinrio, sempre que possvel, para que ele possa fazer uma avaliao por meio da auscultao pulmonar, verificar o grau de evoluo da doena e prescrever a medicao adequada. Os antibiticos devem ser aplicados preferencialmente por via parenteral, em dosagens e intervalos corretos. Em casos graves, quando o animal no consegue se alimentar adequadamente, ele deve receber soro glicosado e vitaminas por via parenteral. Outras medicaes de suporte podem ser includas, como expectorantes e dilatadores brnquicos.

Doenas respiratrias
As doenas respiratrias so muito frequentes em bezerros recm-nascidos, causando morbidade e mortalidade significativas. Essas doenas tm etiologia complexa, e vrios microrganismos podem se estabelecer no tecido pulmonar. Vrios vrus (parainfluenza 3, adenovrus, rhinovrus, reovrus e vrus sincicial respiratrio), assim como micoplasmas, so relatados como capazes

Cuidados com bezerros recm-nascidos em rebanhos leiteiros

Preveno das infeces por parasitas gastrintestinais


Como j comentado anteriormente, os bovinos recm-nascidos apresentam o sistema imune imaturo e, por isso, dependem exclusivamente dos anticorpos transmitidos pelo colostro para sobreviverem frente aos desafios encontrados no meio ambiente. Para que consigam sobreviver s primeiras infeces por nematdeos gastrintestinais, os animais precisam ingerir quantidade adequada de colostro e precisam estar bem hidratados e alimentados. Os bezerros devem ser mantidos em locais secos e bem ventilados. Como nessa fase os animais geralmente no entram em contato com quantidade significativa de larvas infectantes de vermes gastrintestinais, no aconselhvel o uso de vermfugos. Somente quando os bezerros forem colocados em pastos que ser necessrio o controle desses parasitas. Entretanto, caso algum animal apresente sintomas de infeces parasitrias recomendado que seja feito o diagnstico atravs de um exame coproparasitolgico. Em caso positivo, o tratamento adequado dever ser administrado.

estmulo para a produo de anticorpos contra os agentes da TP. Quando os animais so colocados em piquetes infestados, invariavelmente sofrem com quadros clnicos graves. O principal agravante que os animais se infectam pelos trs agentes da TP: Babesia bovis, B. bigemina e Anaplasma marginale. Como a cada infeco ocorre a destruio massiva de eritrcitos, os animais podem apresentar elevados nveis de anemia, muitas vezes incompatveis com a vida. Como a infeco pelos agentes da TP inevitvel, aconselhvel que os animais sejam tratados com medicao especfica e mantidos em boas condies de higiene e nutrio.

Preveno de infestaes por carrapatos


Nas regies do pas onde as condies climticas permitem o desenvolvimento do carrapato bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus durante todos os meses do ano, os bezerros devem entrar em contato com os carrapatos de maneira controlada. Isso quer dizer que os animais devem apresentar um nvel de parasitismo baixo, estimado em cerca de 10-20 carrapatos/animal. A presena dos carrapatos nessa fase da vida ir auxiliar o desenvolvimento da imunidade contra esse parasita e tambm contra os agentes da tristeza parasitria (TP), transmitidos pelos caros. Os bezerros que recebem quantidades adequadas de colostro apresentam nveis protetores de anticorpos contra os agentes da TP, quando as mes so criadas em contato constante com os carrapatos. Entretanto, as tcnicas de manejo adotadas em muitos sistemas de produo de leite tm contribudo para o aumento da suscetibilidade dos animais jovens. A separao dos bezerros em gaiolas reduz o contato com os carrapatos durante os primeiros meses de vida, reduzindo o

Foto: arquivo Embrapa Pecuria Sudeste

Referncias
BERCHTOLD, J. Treatment of calf diarrhea: intravenous fluid therapy. Veterinary Clinical Food Animal, v. 25, p. 73-99, 2009. BUSH, L. J.; STALEY, T. E. Absorption of colostral immunoglobulins in newborn calves. Journal Dairy Science, v. 63, n. 4, p. 672-680, 1980. CARDOSO, M. V.; SFORSIN, A. J.; SCARCELLI, E.; TEIXEIRA, S. R.; MIYASHIRO, S.; CAMPOS, F. R.; GENOVEZ, M. E. Importncia do diagnstico diferencial em um surto de pneumonia enzotica bovina. Arquivo Instituto Biologia, So Paulo, v. 69, n. 3, p. 111-113, 2002.

Cuidados com bezerros recm-nascidos em rebanhos leiteiros

CHURCH, D. C. Digestive physiology and nutrition of ruminants. 3. ed. Corvallis, 1974. 351 p. DOLL, K. Aspects of some important diseases of calves - occurrence, diagnosis, prevention, therapy. Animal Research and Development, v. 37, p. 1936, 1993. GROUTIDES, C.P., MICHELL, A.R. Intravenous solutions for fluid therapy in calf diarrhea. Research in Veterinary Science, London, v. 49, p. 292-297, 1990. GROVE-WHITE, D.H., WHITE, D.G. Diagnosis and treatment of metabolic acidosis in calves: a field study. The Veterinary Record, v. 13, p. 499-501, 1993.

KASARI, T.R. Metabolic acidosis in diarrheic calves: the importance of alkalinizing agents in therapy. Veterinary clinics of North America: Food Animal Practice, v. 6, n. 7, p. 239-243, 1990. NAYLOR, J.M. Severity and nature of acidosis in diarrheic calves over and under one week of age. Canadian Veterinary Journal, v. 28, n. 4, p. 168173, 1987. NAYLOR, J.M.; ZELLO, G.A. Advances in oral and intravenous fluid therapy of calves with gastrointestinal disease. In: WORLD BUIATRICS CONGRESS, 24., 2006, Niece. Proceedings Niece: Buiatrics, 2006. p. 139-150.

Circular Tcnica, 68

Foto: arquivo Embrapa Pecuria Sudeste

Embrapa Pecuria Sudeste Endereo: Rod. Washington Luis, km 234, So Carlos, SP Fone: (16) 3411-5600 Fax: (16) 3361-5754 Home Page: www.cppse.embrapa.br/sac

Comit de publicaes

Presidente: Ana Rita de Araujo Nogueira. Secretrio-Executivo: Simone Cristina Mo Niciura. Membros: Ane Lisye F.G. Silvestre, Maria Cristina Campanelli Brito, Milena Ambrsio Telles, Snia Borges de Alencar.

1a edio on-line (2012)

Expediente

Editorao eletrnica: Maria Cristina C. Brito.

You might also like