You are on page 1of 2

A santa Missa um meio seguro para obter as misericrdias divinas.

Ipse (Iesus) est propitiatio pro peccatis nostris Ele (Jesus) a propiciao pelos nossos pecados (1 Jo 2,2). Summario. A santa missa por excelncia a orao propiciatria e reparadora; ela que continuamente atrai sobre ns as divinas misericrdias e impede a divina justia de tomas as vinganas merecidas pelos nossos pecados. Eis porque, depois da vinda de Jesus Cristo, no se veem mais aqueles castigos to frequentes e to formidveis que se observam na antiga Lei. Tomai, pois, a resoluo de assistir cada dia e com a devida ateno ao santo sacrifcio, mesmo custa de algum incmodo ou de algum interesse temporal.

I. Considera que a santa missa um sacrifcio propiciatrio, isto , que torna Deus propcio para nos perdoar no s as penas temporais, que ficam a pagar depois do perdo da culpa, mas tambm a prpria culpa. Quanto pena, a missa perdoa-a diretamente, pelo menos em parte, no s aos vivos, mas tambm s almas dos defuntos. Pelo que So Jernimo afirma: Cada missa celebrada com devoo faz sair diversas almas do purgatrio. Quanto s culpas, perdoa-as, posto que s indiretamente, e perdoa-as todas, por mais graves que sejam, conforme a declarao do Conclio de Trento: Peccata etiam ingentia dimitti. O que quer dizer que, por meio do sacrifcio do altar, concede a graa, pela qual o homem levado a arrepender-se e a purificar-se no sacramento da penitncia. Santa Mechtilodis viu um dia que a Santssima Virgem amolecia um diamante mergulhando-o no sangue do Corao de Jesus. Com tal viso, o Senhor lhe quis dar a entender que no h corao to duro, que no fique amolecido s com ser tingido no sangue do Cordeiro divino, que se imola sobre o altar. Pobres de ns, se no houvesse este grande sacrifcio, que por excelncia a orao expiatria e reparadora; que continuamente atrai sobre ns as divinas misericrdias e impede a justia divina de exercer a vingana merecida pelas nossas culpas! Eis porque, depois da cinda de Jesus Cristo, no se veem mais os castigos to frequentes e formidveis que se observam na antiga Lei. Pela mesma razo tem o demnio procurado tantas vezes, e procura ainda sempre, por meio dos hereges, fazer desaparecer do mundo a missa. Faz dos hereges os precursores do anticristo, que, conforme a profecia de Daniel, antes de mais nada, abolir o santo sacrifcio do altar. II. Oh, quem me dera poder assistir a mais uma missa! o que exclamava uma pobre pecadora no leito da morte, e perguntada pelo porque, respondeu: Quer-me pareces que ento se havia de acalmar todas as minhas inquietaes. Vendo o sacerdote que eleva aio cu o clice com o sangue preciosssimo, diria eu ao Pai Eterno: Senhor, grande a minha dvida, mas eis a a minha satisfao. O sangue inocente do Redentor, oh, quanto melhor implora para mim a vossa misericrdia, do que o sangue de Abel bradava por vingana contra Caim! Meu irmo, h de chegar talvez o dia em que tu tambm, prestes a morrer, ou (pior ainda) atormentado nas chamas devoradoras do purgatrio, exclamars: Oh, quem me

dera assistir a mais uma missa! Mas ento no haver mais tempo para o fazer. Aproveita, pois, o tempo que Deus te d agora, e toma a resoluo de assistir cada dia ao divino sacrifcio, e de assistir com devoo, oferecendo-o pelos fins para que foi institudo. Senhor, Deus todo-poderoso, eis-me aqui, prostrado diante de Vs, para aplacar e honrar a vossa Majestade divina em nome de todas as criaturas. Mas como poderei fazlo sendo to miservel e pecador como sou! Mas posso e quero faz-lo, sabendo que Vos gloriais de ser chamado Pai das misericrdias, e por nosso amor destes vosso Filho unignito que se sacrificou por ns sobre a cruz, e sobre os nossos altares renova continuamente por ns o sacrifcio de si mesmo. Eis porque eu, posto que pecador, mas pecador arrependido, pobre mas rico em Jesus Cristo, me apresento diante de Vs, e com o fervor de todos os anjos e santos, com os afetos do Corao imaculado de Maria, Vos ofereo em nome de todas as criaturas as missas que so celebradas hoje, com todas as que j foram celebradas e sero celebradas at ao fim do mundo. Tenciono renovar a presente oferta todos os instantes deste dia e de toda a minha vida, para tributar vossa infinita Majestade uma homenagem e uma glria dignas de Vs, para aplacar a vossa indignao e satisfazer vossa justia pelos nossos muitos pecados, para Vos render graas proporcionadas aos vossos benefcios e implorar a vossa misericrdia para mim, para todos os pecadores, para todos os fiis vivos e defuntos, para a Igreja universal, e principalmente para seu chefe visvel, o Sumo Pontfice romano, e finalmente tambm para os pobres cismticos, hereges e infiis, afim de que eles tambm se convertam e se salvem. doce Corao de Maria, sede a minha salvao. *** [1] Daniel 12, 11. [2] Indulgncia de trs anos. FONTE: Santo Afonso Maria de Ligrio. Meditaes: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo Segundo: Desde o Domingo da Pscoa at a undcima semana depois de Pentecostes inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 83-85.

You might also like