You are on page 1of 13

Hidroterapia e Equoterapia: alternativas para o desenvolvimento de crianas com Sndrome de Down Jos Maurcio Vido* INTRODUO Durante as ltimas

dcadas, ocorreram avanos significativos no campo da sndrome de Down, tanto em relao aos progressos cientficos quanto no comportamento e na atitude da sociedade em relao incluso de portadores de deficincias. Como a sndrome de Down foi descrita pela primeira vez h mais de um sculo, os cientistas que trabalham na rea mdica tm buscado respostas e proposto muitas teorias sobre a sua causa. Relatrios sem fundamentao, especulaes e concepes errneas, levavam a pensar que o alcoolismo, a sfilis, a tuberculose fossem causas da sndrome de Down. Faltava maioria uma base cientfica e hoje tais concepes parecem absurdas, diante do estado de conhecimento atual. Desde o incio dos anos 1930, j havia suspeita, por parte de alguns mdicos, que a referida sndrome poderia ser resultado de um problema cromossmico. Em 1956, quando os novos mtodos laboratoriais tornaram-se disponveis, descobriu-se que ao invs dos 48 cromossomos, havia 46 cromossomos em cada clula humana normal. Trs anos mais tarde, Lejeune escreveu em relatrio que a criana com sndrome de Down tinha um cromossomo extra. Ele observou 47 cromossomos em cada clula, ao invs dos 46 que deveriam existir ao invs dos dois cromossomos 21 comuns, encontrou trs cromossomos 21 em cada clula, o que gerou o termo trissomia 21, responsvel pelos traos fsicos especficos e funo intelectual limitada, observados na maioria das crianas com sndrome de Down. ______________________
1. Os cromossomos so minsculas estruturas em forma de barras que portam os genes: esto contidas no ncleo de cada clula e s podem ser identificados durante certa fase da diviso celular utilizando-se um exame microscpio.

cada vez mais freqente que os especialistas no desenvolvimento de crianas portadoras de deficincias, organizem esquemas e programas de desenvolvimento infantil envolvendo outros profissionais de outras disciplinas, como nutrio, psicologia, psicopedagogia, enfermagem, educao fsica, fisioterapia, fonoaudiologia, que podem fornecer consultorias nas diversas reas do desenvolvimento. Igualmente importante tm sido os programas de interveno precoce que podem representar uma diferena significativa no seu funcionamento posterior, porque permitem que a criana tenha um melhor contato com seu ambiente, de tal forma a acelerar sua aprendizagem e seu desenvolvimento social. A filosofia moderna de incluso tem influenciado enormemente a programao educacional e de lazer de crianas portadoras de deficincia, e extremamente necessria a convivncia com crianas no deficientes, da sua faixa etria ou prxima mesma, participando de todas as atividades e oportunidades disponveis. Os sistemas escolares so obrigados, por lei, a inclurem os portadores de deficincias em classes regulares, e desenvolver programas apropriados, atravs de um trabalho de avaliao das necessidades de aprendizagem da criana e at mesmo desenvolver um programa de ensino individualizado nas diferentes reas do conhecimento, tais como: linguagem, motricidade, pois as crianas com sndrome de Down diferem muito entre si quanto sua comunicao, socializao, desenvolvimento motor e habilidades da vida cotidiana. Aliadas aos trabalhos escolares, outras atividades tm se mostrado significativas, para o desenvolvimento de crianas com Sndrome de Down, como a equoterapia e a terapia aqutica, temas que sero focalizados neste trabalho.
TERAPIA AQUTICA

Os exerccios teraputicos realizados na gua surgem aps a Primeira Guerra Mundial, iniciando nos Estados Unidos, com um programa, para indivduos que possuam desordens reumticas. Essa terapia passou a ser chamada de hidroterapia, porque as atividades realizadas na gua tinham objetivos teraputicos. Charles Lowman foi seu fundador.

Aps a Segunda Guerra Mundial, as atividades realizadas na gua, com propsito teraputico, ficaram limitadas aos programas de reabilitao em hospitais e Spas, devido a epidemia de Poliomielite (Briant,1951). Com o final da Segunda Guerra Mundial e a necessidade de espaos para a reabilitao para os soldados da guerra, os exerccios teraputicos na gua foram cada vez mais procurados pelos benefcios que o tratamento aqutico proporcionam. Contudo, apesar da longa histria na evoluo dos exerccios aquticos, as pessoas com deficincia no tiveram muito acesso a programas de atividades aquticas com fins educacionais. A terapia aqutica que inclui exerccios prescritos para um indivduo, por recomendao de um mdico, realizada por fisioterapeutas ou terapeutas aquticos que trabalham o modelo mdico como hidroterapia. O termo hidroterapia deriva das palavras gregas hydro: gua, e terapia: cura. No existe evidncia muito ntida sobre quanto a gua foi utilizada pela primeira vez para finalidades curativas, mas sabido que Hipcrates (c. 460-375 a. C.) empregava gua quente e fria (banhos de contraste) no tratamento das doenas. (SKINNER & THOMPSON, 1985, p.1). As atividades aquticas proporcionam inmeros benefcios. o trabalho do SER como um todo, e os progressos e desenvolvimentos abrangem aspectos psicolgico, cognitivo, fisiolgico e social. As estratgias de ensino devem ir ao encontro das necessidades de cada um. sabido que as atividades aquticas ajudam a promover padres e possibilidades de movimentos que talvez sejam experimentados pela primeira vez na vida. Os benefcios psicolgicos que podem advir das atividades realizadas no meio lquido so inmeras, e vo desde a sensao de conforto para muitos, e de independncia, criando, assim, efeitos psicolgicos positivos, incentivando-os a buscarem novos caminhos e a encontrarem seu potencial. Ainda, o sucesso encontrado na atividade aqutica se transforma em um fator relevante relacionado auto-estima das pessoas, influenciando-as inclusive no desenvolvimento social.

Dentre os benefcios cognitivos, estudiosos do assunto afirmam que a explorao do movimento ajuda os envolvidos a conhecerem seu prprio corpo percebendo como ele se move. Atestam, ainda, que, os exerccios na gua exigem dos participantes, muita concentrao e ateno, categorias essas essenciais ao desenvolvimento cognitivo. Igualmente importantes so os benefcios fisiolgicos proporcionados pelas atividades aquticas: O alvio da dor e espasmos musculares: manuteno ou aumento da amplitude de movimento de articulaes; fortalecimento dos msculos enfraquecidos, aumento na sua tolerncia aos exerccios; reeducao dos msculos paralisados; melhoria da circulao; encorajamento para as atividades funcionais; manuteno e melhora do equilbrio e da postura. (CAMPION, 2001, p. 3). um processo de desafio que requer estratgias especficas e especiais para cada tipo de deficincia e essencial que, o instrutor, preste muita ateno no comportamento do participante, nos progressos, e nas regresses, pois a observao criteriosa pode ser reveladora. Os benefcios sociais so inmeros e entre eles se encontra a oportunidade de estar incluindo pessoas com deficincia juntamente com pessoas sem deficincias, o que auxilia na socializao, pois as pessoas com deficincia podem se colocar no mesmo grau de igualdade, praticando a mesma atividade que seus amigos no deficientes praticam. Para Gaio & Meneghetti a nossa identidade formada na relao que estabelecemos com o outro, Para as autoras impossvel viver sem a diferena, pois nelas se encontram as faltas, as ausncias e as possibilidades, elementos esses presentes na vida concreta e na constituio dos seres humanos. a partir do outro e no outro que se formam as impessoalidades. Precisamos estar abertos s singularidades dos sujeitos. a partir da diferena que descobrimos caminhos inusitados, novas alternativas e a criao de solues para a resoluo de problemas.

ATIVIDADES AQUTICAS E SNDROME DE DOWN

A hipotonia e anormalidades esquelticas so caractersticas comuns presentes na sndrome de Down. O que mais causa preocupao so os ligamentos facilmente estirados nesses indivduos. Esses ligamentos so formados de tecido fibroso que em geral ligam um osso a outro. A mais preocupante anormalidade esqueltica para os educadores fsicos a instabilidade atlanto-axial que, de acordo com Sherrill (1998) est presente em aproximadamente 17% das pessoas com sndrome de Down. (CASTRO, 2005, p.389). Segundo Pupo Filho (1997) a hipotonia a grande responsvel pelo atraso no desenvolvimento motor das crianas portadoras da sndrome de Down. De acordo com Pueschel (1995) apud. (Milani): As crianas apresentam desenvolvimento motor bem mais lento , como pode ser visto na tabela 1. Por outro lado, devemos considerar tambm a maturao, prontido e habilidades individuais. (MILANI, 2006, p. 305). Esta afirmativa leva compreenso de que a natureza humana maior do que a forma que as pessoas tm para represent-la. preciso entender a totalidade real da natureza humana, pois a dimenso dos sujeitos sempre surpreendente e inesperada, sempre para o no ainda conhecido, razo pela qual preciso estar atento, aprender no dia-a-dia, observar.

________________
2. A hipotonia descrita como baixo tnus muscular e consequentemente est associada diminuio da fora, excessiva mobilidade articular, diminuio da resistncia das articulaes para movimentos passivos, posturas inadequadas e atrasos na aquisio de habilidades motoras, bem como padres de movimentos anormais.(Castro op. cit. Block, 1991:Sherrill, 1998; Winnick, 2004) 2005, p.389).

Tabela 1 : Marcos de desenvolvimento em crianas Crianas com Sndrome de Down Crianas normais

(meses)

Extenso (meses)

Mdia ( meses) 1 5

Extenso (meses) 0,5 - 3 2 - 10

Sorrir

1,5 3 2 - 12

Rolar (de prono a 6 supino) Sentar Arrastar-se Engatinhar Ficar de p Andar Falar (palavras) Falar sentenas 9 11 13 10 20 14 24

6 - 18 7 - 21 8 - 25 10 - 32 12 - 45 9 - 30 18 - 46

7 8 10 11 13 10 21

5-9 6 - 11 7 - 13 8 - 16 8 - 18 6 - 14 14 - 32

Fonte: PUESCHEL, S. Sndrome de Down Guia para pais e educadores. So Paulo, Papirus, 1995, p.109

Diante desse quadro deduz-se a importncia da atividade fsica e especificamente as atividades aquticas, para crianas.

Os estudiosos afirmam que, antigamente, a criana com sndrome de Down era muito desacreditada, subestimada e muitas vezes abandonada. No havia interesse em cuidar de algum diferente dos outros e dependente. Hoje, sabe-se que fundamental estimular os portadores da sndrome em questo e desenvolv-los, pois geralmente no apresentam uma deficincia mental severa e profunda. Algumas consideraes sobre as atividades fsicas com portadores da sndrome de Down se fazem necessrias. Segundo Castro (2005, p. 389) Os exerccio s e as atividades devem fortalecer os msculos em torno das articulaes de modo a atingir a estabilizao. As atividades esportivas como ginstica esportiva e natao, por exemplo, com alto nvel de performance como pode ser observado nos eventos das Olimpadas Especiais so uma tima estratgia para o condicionamento fsico. de suma importncia conhecer as caractersticas do portador da sndrome de Down, para que haja uma seleo adequada das atividades, bem como, as no adequadas, como o caso de atividades que exijam movimentos bruscos do pescoo. Somente a partir do conhecimento, informao e reflexo sobre nossas atitudes, frente s deficincias, possvel uma transformao na nossa atuao profissional. Poderemos auxiliar essas pessoas a desvendar novos horizontes em sua existncia e conquistar o respeito para uma convivncia sadia na sociedade.

EQUOTERAPIA A palavra equoterapia, termo adotado pela Associao Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) em 1989, origina-se etimologicamente do radical latino equus associado ao grego therapia, referenciando-se, assim, lngua latina, base do portugus, e grega como homenagem a Hipcrates de Loo (377-458 a.C), pai da Medicina.

O conceito de Equoterapia pode ser definido como: um mtodo teraputico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas reas de sade, educao e equitao, buscando o desenvolvimento biopsicossocia l de pessoas portadoras de deficincia e/ou necessidades especiais. (ANDE- Brasil, 1999, apud. UZUN, 2005, p. 19). A equoterapia uma atividade alternativa de tratamento no medicamentoso em que se trabalham vrias alternativas de desenvolvimento da criana Down, de forma ldica, juntamente com o cavalo e em seu prprio ambiente natural. Pode-se afirmar que os resultados do trabalho com cavalo vo alm da ludicidade, repercutindo tambm no desenvolvimento das funes psicolgicas e cognitivas, alm de auxiliar a criana na melhora da ateno e concentrao, bem como na formao das atitudes independentes, da lateralidade, da noo espacial, da auto-estima etc. Na equoterapia o cavalo usado como instrumento cinesioteraputico porque proporciona, antes de mais nada, uma oportunidade de estmulo postural ao paciente que o monta. (CASTRO, 2005, p.519). inigualvel o valor teraputico gerados pelo movimento rtmico e o calor do cavalo que exercitam o controle postural, o tnus muscular e as articulaes, movimentos que no podem ser realizados com exerccios tradicionais, sem contar, ainda, com o equilbrio, to necessrio para a realizao da equitao. Do ponto de vista psicolgico a auto-estima e a autoconfiana se desenvolvem interferindo diretamente nas interaes sociais. A liberdade e poder que experimentam sobre um cavalo sobremaneira positiva, alm de proporcionar oportunidade de compartilhar as experincias com outras pessoas. Insubstituveis em qualquer experincia humana, os processos psquicos so apoio valioso para que os profissionais de qualquer rea e os educandos construam sua auto-imagem.

Severo (apud HIPCRATES DE LOO, 2002) j aconselhava os exerccios a cavalo como benficos sade do homem. A primeira referncia histrica ao movimento tridimensional do dorso do cavalo e de seus movimentos multidirecionais foi feita por Samuel Theodor de Quelmatz (1697-1758). Em 9 de abril de 1997 (parecer 6/97), a equoterapia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como mtodo teraputico, destacando-se por sua eficincia e complementaridade no tratamento de pessoas com necessidades educativas especiais. O Objetivo principal da equoterapia a estabilidade postural automtica em alinhamento com o centro de gravidade. Esta uma posio funcional que leva o cavaleiro a se adaptar aos movimentos do cavalo e a interagir com o ambiente, contudo so necessrios certos cuidados e equipamentos para o posicionamento sobre o dorso do animal, para evitar danos espinha. Guiar o cavalo e faz-lo andar em variadas direes e velocidades considerado outro ponto importante da equoterapia, pois os movimentos rtmicos do cavalo e suas influncias fazem da pessoa montada, no apenas um simples cavaleiro, mas algum que se percebe com novas possibilidades diante da vida e do mundo. O caminhar humano apresenta padres semelhantes a cada passo completo do animal, impe deslocamento e rotao de cintura plvica, sugerindo outra grande contribuio do cavalo como instrumento cinesioteraputico. Este atua tambm como agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Como todo mtodo teraputico, a equoterapia no consiste apenas em colocar uma criana ou um adulto no dorso do cavalo. indispensvel e relevante que se conhea a patologia em causa, o cavalo, as tcnicas especficas a serem adotadas nas reas de sade, educao e equitao e, igualmente, a necessidade do praticante. Para tanto, faz-se necessrio estabelecer, antes de iniciar a primeira sesso, as indicaes, contra-indicaes e as precaues a serem tomadas para cada praticante.

O trabalho do profissional que trabalha com portadores de necessidades especiais se torna fecundo quando ele conhece adequadamente os alunos que interagiro com ele. Estes constroem sua identidade num processo cotidiano, num ambiente concreto onde cruzam muitas influncias. Explicando de maneira mais detalhada, a compreenso e a valorizao do SER HUMANO, que no s corpo fisiolgico, formado de ossos, msculos, sangue, rgos, mas tambm sinnimo de vida, do corpo como forma de presena no mundo, ou seja, compreender o processo complexo da vida. Essa abordagem sobre o corpo expressa por Nunes Filho (1994,p.89) O corpo um pressuposto de nossa humanidade, o ncleo da nossa realidade. Ns somos seres incrustados no universo pela corporizao de nosso ser. Portanto, sem se conceber o corpo, impossvel conceber o ser humano. A viso de corpo sinnimo de vida, do corpo vida, como forma de presena no mundo. considerar a existncia de desejos conceber um novo olhar para o entendimento do ser humano, que se relaciona consigo mesmo, com os outros e com o mundo. A equitao teraputica consiste numa terapia tanto psicolgica, quanto corporal tendo como objetivo levar o indivduo autonomia motora e psicolgica, a uma adaptao com independncia e a descobrir que o viver pode se realizar com prazer e no somente com represso e sofrimento.
Por ser o cavalo um dos primeiros animais a se integrar na vida do homem, vrios pensadores da rea da psicologia estudaram alguns processos internos ligados a esse animal. Freud, por exemplo, recomendava o cavalo para casos de histeria e de insnia, afirmando ser seu movimento o nico a se assemelhar ao movimento do tero materno. Jung, por meio de estudos que afirmavam ocorrer a relao do homem com o mundo atravs de smbolos, ressaltava o arqutipo do cavalo como sinal de poder, fora e autoridade, transmitindo em quem o monta a sensao de controle e domnio. Winnicott, (apud. Nascimento, 2006) outro autor da psicologia, afirmava que o cavalo era um objeto transicional e facilitador de novas experincias, alm de possibilitar a formao de vnculos afetivos e de troca.

A partir do que foi analisado, fica evidente que, enfocar o indivduo na sua plenitude e no entendimento de normalidade nelas existentes e na sua capacitao de auto-superao o caminho a ser seguido por todos aqueles que desejam atuar de maneira positiva na construo de um novo entendimento do ser humano considerado como deficiente. CONSIDERAES FINAIS inegvel o grande esforo que tem sido feito, no sentido de estabelecer espaos de direito aos deficientes. Em relao s crianas portadoras da sndrome de Down importante ressaltar que, para haver um bom desenvolvimento, imprescindvel a estimulao precoce, feita pela famlia em um ambiente saudvel, com tratamentos especializados que auxiliam muito o desenvolvimento completo da criana. A terapia na gua e a equoterapia, objetos desse estudo, so alternativas que podero promover o bem-estar em todas as reas do desempenho humano, das pessoas portadoras da referida sndrome, se forem providenciados os servios mdicos necessrios e trabalhados por profissionais competentes nas referidas reas de abordagem desse estudo. Toda criana com necessidades especiais, necessita de uma educao apropriada e comear pela valorizao das coisas positivas que a criana consegue fazer o primeiro grande passo para seu desenvolvimento social. A hidroterapia tem espao para todas as pessoas que estejam necessitando, pois ela proporciona inmeros benefcios como reeducao e estimulao dos msculos, fortalecimento da musculatura que auxilia na postura, independncia motora, relaxamento muscular, de acordo com a temperatura da gua, sensao de bem-estar, auto-estima, alegria. As atividades aquticas tambm ajudam a aprimorar movimentos bsicos e fundamentais necessrios para outras atividades do dia-a-dia, alm disso, o trabalho na gua pode proporcionar independncia e sensao de conforto, de sucesso, o que colabora para o engrandecimento da auto-estima das pessoas, influenciando dessa forma o desenvolvimento social.

Conviver com o cavalo ensina a criana a tornar-se mais atenta a aprender a ser independente a e se sentir mais auto-confiante para enfrentar suas dificuldades, e a equoterapia abre possibilidades de um trabalho compromissado que leva a pessoa a se motivar e a participar de uma maneira mais positiva do processo teraputico. A equoterapia facilita a organizao do esquema corporal e leva aquisio do esquema espacial, to necessrios ao desenvolvimento cognitivo, pois desperta o raciocnio atravs do sentido de realidade. Constata-se que a equoterapia melhora consideravelmente suas habilidades de orientao espacial, equilbrio, lateralidade, ateno, comunicao, promove a autoestima, alm dos ganhos fsicos como: controle postural, exerccio do tnus muscular e a amplitude das articulaes, a sensibilidade e afeta significativamente as interaes sociais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CAMPION, M. R. Hidroterapia. Princpios e Prtica. So Paulo: Manole, 2000. CASTRO, Eliane de. Atividade Fsica: adaptada. Tecmed, Ribeiro Preto, S.P, 2005. GAIO, Roberta. MENEGHETTI, Rosa. G. Krob.(Orgs.) Caminhos Pedaggicos da Educao Especial. 3. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. ISONE, T. ANDE. Anais da ANDE-BRASIL. Brasil, 1996. MILANI, Denise. Down, Sndrome de: como- onde- quando- por que. 2 ed. So Paulo: Livro Ponto, 2006. NUNES FILHO, N. Eroticamente Humano. Piracicaba: Unimep, 1994. PUESCHEL, S. Sndrome de Down.: guia para pais e educadores. So Paulo, Papirus, 1995. SKINNER, A.T.; THOMPSON, A. M. Duffield: exerccios na gua. 3. ed.Manole: So Paulo, 1985.

UZUN, A. L. de L. Equoterapia: Aplicao em distrbios do equilbrio. So Paulo: Vetor, 2005.

You might also like