You are on page 1of 10

LISTA DE EXERCCIOS - SOCIOLOGIA

2 ANO

Aluno (a): ___________________________________________ Turno: ____ Turma:___ Unidade________ Data: ____/ /2013

01)Considerado como um dos mais importantes pensadores modernos, ele foi um dos fundadores clssicos da Sociologia. Dotado de esprito investigativo particularmente aguado e de grande erudio, criou uma nova disciplina, a Sociologia da Religio, na qual desenvolvia estudos comparados entre a histria econmica e a histria das doutrinas religiosas. O texto se refere ao socilogo alemo: a) Karl Mannheim. b) Karl Marx. c) mile Durkheim. d) Max Weber. e) Charles Wright Mills.

02)Os seres humanos necessitam de seus semelhantes para sobreviver, comunicar-se, criar smbolos e formas de expresso cultural, perpetuar a espcie e se realizar plenamente como indivduos. na vida em grupo que os indivduos da espcie humana se tornam realmente humanos. A esse processo, denominamos de: a) Endoculturao, onde os indivduos que migram para outro pas assimilam a nova cultura. b) Aculturao, processo pelo qual os bebs ao nascer assimilam a cultura de sua cultura de origem. c) Sociabilidade, capacidade natural da espcie humana para viver em sociedade, e que se desenvolve pelo processo de socializao. d) Enculturao, sistema pelo qual os casamentos se realizam, exclusivamente, entre os membros do mesmo grupo social, e que probe o casamento com indivduos fora do grupo. e) Todas as assertivas esto corretas.

03)A expresso estratificao deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificao social entendemos, exceto: a) A distribuio de indivduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. b) O processo de aquisio assimilao dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradies do grupo humano do qual fazemos parte.

c) Que essa distribuio dos indivduos se d pela posio social, a partir das atividades que eles exercem e dos papis que desempenham na estrutura social. d) Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas esto distribudas pelas camadas alta (classe A), mdia (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestgio. e) Por exemplo, que na sociedade capitalista contempornea, as posies sociais so determinadas basicamente pela situao dos indivduos no desempenho de suas atividades produtivas. 04)A mudana de posio social de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, num determinado sistema de estratificao social, denominada de: a) Mobilidade social. b) Mudana social. c) Movimento social. d) Conflito social. e) Excluso social.

05)(UEM Inverno 2008) Em termos sociolgicos, assinale o que no for correto sobre o conceito de classes sociais. a) Sua utilizao visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades. b) De acordo com Karl Marx, as relaes entre as classes sociais transformam-se aolongo da histria conforme a dinmica dos modos de produo. c) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relaes de cooperao que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.

d) A formao de uma classe social, como os proletrios, s se realiza na sua relao com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia. e) A afirmao a histria da humanidade a histria das lutas de classes expressa a ideia de que as transformaes sociais esto profundamente associadas s contradies existentes entre as classes.

06)(UFUB) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica: a) Pela distribuio da riqueza de acordo com o esforo de cada um no desempenho de seu trabalho. b) Pela diviso da sociedade em classes sociais, decorrente da separao entre proprietrios e no proprietrios dos meios de produo.

c) Pelas diferenas de inteligncia e habilidade inatas dos indivduos, determinadas biologicamente. d) Pela apropriao das condies de trabalho pelos homens mais capazes em contextos histricos, marcados pela igualdade de oportunidades. e) Pela distribuio igualitria dos bens e valores

07)Nas cidades brasileiras, ao longo das trs dcadas iniciais deste sculo, o ritmo das mudanas sociais causou certa apreenso nos segmentos mais conservadores da sociedade, que j experimentavam algumas das transformaes em curso no pas. Sobre o comportamento social nos centros urbanos, nesse perodo, correto afirmar: a) A Igreja e os juristas, atravs da Constituio de 1891, reconheceram a igualdade de direitos da mulher no casamento. b) Determinados setores da populao proletrios imigrantes e mulheres pobres aderiram sem restries prtica do casamento civil. c) A rede de distribuio de gua e saneamento nas grandes cidades j havia atingido as moradias, o que alterou a rotina de trabalho das donas de casa. d) As msicas de ritmo sincopado, como o samba, foram incorporadas sem reservas pelas elites sociais. e) A nova sociedade urbano-industrial manteve reservado s mulheres o papel de esposa e dona de casa e aos homens o de chefe de famlia. 08)Analise a imagem abaixo e responda o que se pede:

a) desigualdade social e as deficientes condies de moradia da populao pobre do pas. b) o alto preo da implantao da televiso digital. c) a deficincia na transmisso de sinais de TV, nas favelas brasileiras. d) os gastos suprfluos da populao suburbana, que compra televiso toda vez que h um lanamento no mercado. e) os problemas de saneamento bsico e falta de escolas nas reas de moradia da populao pobre das grandes cidades brasileiras.

08)(Ufpa 2012) Um das importantes preocupaes sociolgicas a questo a respeito dos fatores que tornam possvel a existncia e a evoluo das sociedades. A ideia de conflito assume uma posio contraditria, por este ser considerado ora como motor das transformaes, ora como fator que deixa a sociedade estagnada e impede a evoluo. Em relao s consequncias do conflito para sociedade, CORRETO afirmar: a) Para Karl Marx, o regime capitalista capaz de produzir cada vez mais. A despeito desse aumento das riquezas, a misria continua sendo a sorte da maioria. Essa contradio ir gerar conflitos que, mais cedo ou mais tarde, desencadearo um processo de reforma da sociedade que a reorganizar com critrios cientficos. b) Para Karl Marx, a supresso das contradies de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este um dos subprodutos ou a expresso dos conflitos sociais. c) O marxismo exclui a possibilidade de haver um paralelismo entre o desenvolvimento das foras produtivas, a transformao das relaes de produo, a intensificao da luta de classes e dos conflitos que marcam a marcha para a revoluo. d) Durkheim diz que os conflitos entre trabalhadores e empresrios demonstram a falta de organizao ou a anomia parcial da sociedade moderna, que deve ser corrigida com uma revoluo do proletariado, que restaure o consenso social. e) Durkheim acredita que a forma como os indivduos se organizam socialmente para produzir determina a sua viso de mundo. Ou seja, ele acredita que no a conscincia dos homens que determina a realidade, mas, ao contrrio, a realidade social e principalmente seus conflitos que determina a conscincia coletiva.

09)(Fuvest) A sociedade colonial brasileira "herdou concepes clssicas e medievais de organizao e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduao que se originaram da diferenciao das ocupaes, raa, cor e condio social. (...) As distines essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indgenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de ndios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com ndios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganizao de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborgenes e, mais tarde, os africanos, diferentes tnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distines e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, SEGREDOS INTERNOS)

A partir do texto pode-se concluir que: a) a diferenciao clssica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermdio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial. b) a presena de ndios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituies como a escravido, completamente desconhecida da sociedade europeia nos sculos XV e XVI.

c) os ndios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, no tiveram nenhum tipo de influncia sobre a constituio da sociedade colonial. d) a diferenciao de raas, culturas e condio social entre brancos e ndios, brancos e negros, tendeu a diluir a distino clssica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade colonial. e) a existncia de uma realidade diferente no Brasil, como a escravido em larga escala de negros, no alterou em nenhum aspecto as concepes medievais dos portugueses durante os sculos XVI e XVII.

10)(UEM Vero 2008) Sobre a formao das classes sociais no Brasil, no perodo de transio do trabalho escravo para o livre, marque os tens. a) ( C ) ( E ) A produo do caf para exportao contou com o emprego de uma mo-de-obra livre, a dos colonos, mas no necessariamente assalariada. b) ( C ) ( E ) A expanso da cafeicultura estimulou o crescimento de cidades como So Paulo, que demandavam alimentos ofertados, principalmente, pelas lavouras dos colonos, trabalhadores livres que, paulatinamente, substituram o trabalho escravo. c)( C ) ( E ) Durante o perodo em que vigorou a escravido, o mercado consumidor de produtos localmente manufaturados era grande, tornando possvel identificar uma produo industrial intensa e, portanto, uma classe operria constituda. d) ( C ) ( E ) Nos cafezais em formao, o colono tinha permisso para cultivar alimentos entre os ps de caf, sendo essa prtica uma das principais caractersticas do regime de colonato, um estgio tido como transitrio pelo colono e por sua famlia. e)( C ) ( E) A construo acelerada das estradas de ferro nas ltimas dcadas do sculo XIX, a elevao de tarifas aduaneiras e a substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre foram medidas que inviabilizaram um modelo de desenvolvimento econmico que conduziria consolidao de duas classes sociais no Brasil: a burguesia e o proletariado. 11)(UEM Vero 2008) Considerando o debate sociolgico sobre o tema das desigualdades sociais no Brasil, assinale o que for correto. a) ( C ) ( C ) O desemprego uma condio de vida experimentada por muitos indivduos na atualidade. Ele analisado pelas teorias sociolgicas como uma questo social, podendo ser um fenmeno que envolve diversos elementos estruturais de uma ou de vrias sociedades. b)( C ) ( E ) O aumento significativo do nmero de divrcios resultado dos problemas que afetam os indivduos em particular, destruindo lares e famlias, exigindo solues especficas para cada pessoa. c)( C ) ( E ) As desigualdades socioeconmicas entre brancos e negros so explicadas pelo sentimento de inferioridade que os negros, historicamente, cultivaram, no tendo relao com o regime de produo baseado na monocultura, no latifndio e na escravido. d) ( C ) ( E ) Os negros integram o grupo social que permanece por menos tempo na escola. A implantao de polticas pblicas que tenham como meta sua incluso no sistema formal de ensino integra, na atualidade, o grupo das aes afirmativas, discutidas pelas instituies de ensino superior.

d) ( C ) ( E ) O desemprego, o divrcio e as desigualdades socioeconmicas entre negros e brancos podem ser analisadas como questes sociais que produzem efeitos perversos exclusivamente nas classes sociais menos favorecidas.

12)(UEL 2005) Relatrio divulgado pelo Banco Mundial, em 2004, constata que o Brasil teria de elevar "em dez ou 15 vezes" o montante de dinheiro destinado a programas como Bolsa-Escola, a fim de equilibrar as disparidades de renda e integrar os mais pobres ao mercado. Na atual situao, de acordo com o Banco Mundial, o Brasil tem contribudo de maneira significativa para a estagnao da diminuio do nmero de miserveis na Amrica Latina. Agrava a situao o fato de que a misria deve persistir por muito mais tempo em relao ao resto do mundo, mesmo se houver um ciclo de crescimento econmico com taxas elevadas. Essa dificuldade acentuada pelo alto endividamento do pas, que vem agindo como empecilho para a melhor redistribuio de renda. Enfim, o Banco Mundial ressalta que tanto a Amrica Latina quanto o Brasil tem-se revelado na contramo em relao ao resto do mundo, que, nos ltimos 20 anos, diminuram pela metade o nmero de miserveis. (Adaptado de: Folha de So Paulo, So Paulo, 24 abr. 2004. p. A-7.) De acordo com o texto, correto afirmar que, para o Banco Mundial: a) O Brasil tem contribudo para a estagnao da pobreza mundial, em razo das altas taxas de crescimento econmico dos ltimos anos. b) A pobreza poderia ser erradicada se o Brasil e os governos da Amrica Latina decidissem no saldar a dvida externa. c) Taxas elevadas de crescimento econmico representam pr-condies reduo pela metade dos atuais nveis de pobreza na Amrica Latina. d) A reduo da pobreza deriva da retrao do investimento pblico, o que liberaria mais dinheiro para o investimento produtivo. e) O caminho mais adequado para a reduo da pobreza o incremento dos gastos com programas sociais de carter assistencial. 13)(Unicentro 2010) A ao social (incluindo tolerncia ou omisso) orienta-se pela ao de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingana por ataques anteriores, rplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros). Os outros` podem ser individualizados e conhecidos ou um pluralidade de indivduos indeterminados e completamente desconhecidos (Max Weber. Ao social e relao social. In M.M. Foracchi e J.S Martins. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC, 1977, p.139). Max Weber, um dos clssicos da sociologia, autor dessa definio de ao social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existncia de quatro tipos de ao social. Quais so elas? a) Ao tradicional, ao afetiva, ao poltica com relao a valores, ao racional com relao a fins. b) Ao tradicional, ao afetiva, ao racional e ao carismtica. c) Ao tradicional, ao afetiva, ao poltica com relao a valores, ao poltica com relao a fins. d) Ao tradicional, ao afetiva, ao racional com relao a fins, ao racional com relao a valores.

e) Ao tradicional, ao emotiva, ao racional com relao a fins e ao poltica no esperada. 14)Processo social o conjunto das variadas maneiras atravs das quais os indivduos se relacionam e constituem relaes sociais. Esses processos podem ser a) diretos ou indiretos. b) externos ou internos. c) duais ou coletivos. d) individuais ou coletivos. e) associativos ou dissociativos. 15):As migraes transnacionais, intensificadas e generalizadas nas ltimas dcadas do sculo XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemtica racial, visto como dilema tambm mundial. Deslocam-se indivduos, famlias e coletividades para lugares prximos e distantes, envolvendo mudanas mais ou menos drsticas nas condies de vida e trabalho, em padres e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizaes totalmente diversas. IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996. A mobilidade populacional da segunda metade do sculo XX teve um papel importante na formao social e econmica de diversos estados nacionais. Uma razo para os movimentos migratrios nas ltimas dcadas e uma poltica migratria atual dos pases desenvolvidos so a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigrao. b) a necessidade de qualificao profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes abertura das fronteiras para os imigrantes. c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. d) a expanso da fronteira agrcola e a expulso dos imigrantes qualificados. e) a fuga decorrente de conflitos polticos e o fortalecimento de polticas sociais.

16)Quanto aos ndios brasileiros, a partir dos estudos sociolgicos j feitos e existentes hoje, est correto dizer que a) esto em via de extino posto serem culturas primitivas e atrasadas com relao sociedadebrasileira, da se inviabilizarem como grupo social. b) no h mais ndios no pas, posto que s existiriam ndios quando da descoberta do Brasil e no perodo Colonial, quando pelas guerras, doenas e outros fatores advindo do contato com os colonizadores,vieram a se extinguir. c) apesar das desigualdades sociais imensas que sofreram e sofrem, marginalizando-os, eles continuam presentes marcando, atualmente, muito melhor suas identidades e pertencimentos culturais especficos, abrindo e conquistando espaos polticos dentro da sociedade brasileira.

d) no mais existem ndios no Brasil, pois que todos eles j entraram na sociedade brasileira, adquirindo bens e servios desta, da no haver mais nenhuma cultura indgena pura, verdadeira, a qualpossamos nos referir como legitimamente indgena. e) Nenhuma das alternativas est correta. 17)O processo social que ocorre quando grupos sociais ou pessoas em desarmonia chegam a um acordo de convivncia ou a um consenso denominado: a) Conflito b) Conciliao c) Coero Social d) Comuna e) Carisma 18)Nas ltimas dcadas desenvolveu-se um debate acirrado no interior das Cincias Sociais referente importncia da categoria trabalho no mundo contemporneo. Neste sentido, alguns autores chegaram aafirmar que esta era uma categoria em processo de extino e, que devido a isso, no mereceria ateno sociolgica. Contudo, a histria vem demonstrando o oposto. No meio da inconstncia econmica vivenciada, a organizao do trabalho tornou-se tema central entre aqueles que buscam solues para a crise. No suficiente, a tentativa de abandonar a referida categoria tambm no conseguiu eliminar seu aspecto ontolgico, ou seja, sua importncia na formao dos homens. Sobre a categoria trabalho correto afirmar que a) conceitualmente, trabalho, emprego e ocupao podem ser considerados a mesma coisa, pois se referem a um mesmo fenmeno. b) a revoluo tecnolgica e as transformaes nos modelos de gesto inevitavelmente levaro a extino do trabalhador produtivo. c) na concepo de Emile Durkheim a diviso do trabalho apenas gera individualidade e no possibilita nenhuma outra forma de organizao social. d) a diminuio do nmero de trabalhadores atuando nas indstrias vem sendo acompanhada pelo aumento da importncia de outros setores da economia, como o de servios e o informal. e) o modelo de trabalho desenvolvido nas indstrias Ford e que foi brilhantemente representado por Chaplin no filme Tempos Modernos pode ser considerado extinto na atualidade.

19)(UFUB) Sobre as relaes sociais estabelecidas entre os homens no processo de produo capitalista, podemos afirmar que: I se caracteriza por serem relaes de explorao, antagonismo e oposio. II as relaes estabelecidas entre as classes sociais so complementares, pois s existe em relao outra. III dividem os homens entre proprietrios e no-proprietrios dos meios de produo.

IV as desigualdades no constituem a base de formao das classes sociais. V entre o capitalista e o trabalhador h uma relao de igualdade, pois ambos so vendedores de sua fora de trabalho. Selecione a alternativa correta: a) I, II e III esto corretas. b) III, IV e V esto corretas. c) II, III e IV esto corretas. d) I, III e IV esto corretas.

(Upe 2012) Observe a charge a seguir:

Nela percebemos como as pessoas so representantes das desigualdades existentes em seus grupos especficos de convivncia social. Comunidade uma dessas organizaes e foi conceituada por alguns tericos da Sociologia como forma de diferenciar do termo j existente, sociedade. Nessa perspectiva, correto afirmar que comunidade a) composta por pessoas que esto unidas por laos consanguneos e baseados em relaes espontneas.

b) um conjunto de pessoas que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo. c) constituda de grupos baseados na vontade livre das pessoas que os compem. d) a representao de uma realidade vivida pelos brasileiros, que possuem as condies sociais e econmicas para nela se organizarem e construrem novas formas de relao social. e) pode ser definida como heterognea, pois as atividades e o estado de esprito so muito semelhantes para todas as pessoas.

You might also like