You are on page 1of 11

Os indigentes e o reino Tiago e a recriao de sentenas de Jesus

Pedro Lima Vasconcellos

Resumo
O presente artigo se aproxima da carta de Tiago vendo nela um exerccio de recuperao e recriao de palavras de Jesus. Nisso reside uma das peculiaridades deste escrito dentro do Novo Testamento, mas que o coloca no seio de uma vertente fundamental dos incios do cristianismo, a saber, a tradio que se vincula a Jesus pela conservao e transmisso de seus ensinamentos. O autor prope verific-lo no caso da conexo entre os indigentes e o Reino, central na pregao de Jesus de Nazar.

Abstract
The present article approaches the letter of James by seeing in it an exercise in the recuperation and re-creation of Jesus words. In this resides one of the peculiarities of this book within the New Testament, but which places it at the heart of a fundamental factor in the beginnings of Christianity, namely, the tradition which is connected to Jesus through the conservation and transmission of his teachings. The author proposes to verify this in the case of the connection between the indigent and the Kingdom, which is central in the preaching of Jesus of Nazareth.

A palavra uma realidade em movimento. Oralidade e escrita so duas verses desta trivial e ao mesmo tempo enigmtica forma da linguagem humana e dos grupos. A vitalidade da palavra poder ser reconhecida, para alm daquela comunicao mais cotidiana, tambm naquelas palavras revestidas de autoridade e da solene fora proveniente do lugar donde vieram? E diante de textos sagrados, em tese portadores de uma autoridade sobrenatural e, por isso, passveis de serem abordados de maneira petrificada e inflexvel, doutrinria e dogmtica, como se dar o comportamento costumeiro?

Com estas questes me aproximo do texto da carta de Tiago, surpreendente por vrios aspectos, o que certamente se pode perceber com a leitura dos diversos artigos que compem este nmero de RIBLA. Nesta pequena comunicao gostaria de apontar para dois aspectos entrelaados entre si e que fazem de Tiago um texto todo particular dentro do Novo Testamento. Em primeiro lugar, chamo a ateno para o fato de que ele um texto no -querigmtico, no enquadrado naquilo que os estudiosos insistem em propor como o anncio original cristo, a saber, a morte e a ressurreio de Jesus. Em segundo lugar, destaco algumas aproximaes entre Tiago e uma vertente sapiencial do cristianismo nascente, que tem no evangelho segundo Mateus e em alguma de suas fontes uma expresso significativa. E finalmente busco mostrar como Tiago se apropria criativamente de uma das mais radicais palavras de Jesus, mesmo que no o mencionando explicitamente, como o fazem os evangelhos. Mas no ser difcil perceb-lo...

1 Tiago e a pluralidade crist originria

J h muito tempo se notou aquilo que algum chamou de carter nocristo da carta de Tiago. Na opinio de Lutero, a carta de Tiago no possui qualidades evanglicas. Afinal de contas, se prescindirmos das menes a Jesus Cristo em 1,1 e 2,1, absolutamente dispensveis para a fluncia das respectivas frases, no temos qualquer outro elemento que

aponte para uma necessria origem do texto no seio da trajetria de comunidades seguidoras de Jesus. Ainda nas palavras de Lutero, em sua longa doutrina sobre o sofrimento, nem sequer uma vez menciona a Ressurreio, o Esprito de Cristo. 1 Nem mesmo qualquer aluso a sua vida e morte. Houve, por conta disso, quem pensasse em Tiago como um escrito judeu cristianizado superficialmente. 2

No entanto, seria necessrio pensar como texto cristo somente aquele que estabelecesse um vnculo explcito com a trajetria de Jesus, particularmente sua morte e ressurreio? O modelo paulino seria o nico vlido? Alis, no s nisso que Tiago destoa de Paulo... Ele um convite a romper com a concepo de um cristianismo originrio monoltico, articulado a partir de um pretenso querigma nico que estaria expresso, por exemplo, em 1 Cor 15,3-5.

A carta de Tiago , portanto, testemunha eloqente de que no houve, diferentemente do que pretendem John P. Meier e tantos outros, "uma mensagem evanglica comum (na pregao crist primitiva) com a qual todos concordavam". 3 Por outro lado, Tiago um texto que mostra como o cristianismo nascente tem razes fortes fincadas na sinagoga (veja o nada surpreendente nome dado reunio da comunidade em 2,2!). Com certeza a carta respira profundamente textos e tradies provenientes do judasmo.

2 As palavras do Mestre ressoam e se refazem

As citaes de Lutero foram tomadas de Leonhardt Goppelt. Teologia do Novo Testamento. Editora Sinodal/Editora Vozes, So Leopoldo/Petrpolis, 1982, v.2, p.461.
2

Veja Werner G. Kmmel. Introduo ao Novo Testamento. Edies Paulinas, So Paulo, 1982, p.531-534.
3

John P. Meier. Um judeu marginal - Repensando o Jesus histrico. 2 ed., Imago Editora, Rio de Janeiro, 1993, p.122.

Deve-se, portanto, aproximar Tiago daquilo que se convencionou chamar judeu-cristianismo. Mas este nome ainda muito vago. Afinal de contas, no h no escrito qualquer indicao de que ele se preocupe, por exemplo, com prescries rituais que motivavam tanto adversrios de Paulo. Onde enquadr-lo, ento? Seu contedo faz Helmut Kster situar Tiago, com razo, dentro do que chama a tradio da mensagem de Jesus. Tiago fruto da ao proftica de um judeu -cristianismo receptor criativo de ditos de Jesus. No entanto, diferena de escritos como o evangelho dos ditos (Q) em sua verso final, que os interpreta numa perspectiva escatolgico-apocalptica, ou do evangelho segundo Tom e do Dilogo do Salvador, que apresentam Jesus como mestre da sabedoria, a carta de Tiago interpreta a mensagem de Jesus tendo em vista a conduta pessoal e a organizao da comunidade. Neste sentido estaria na mesma linha da Didaqu, e ainda de Mt 18. 4

Como o horizonte de Tiago ao mesmo tempo sapiencial e tico, no existe a preocupao de fazer uma reinterpretao cristolgica dos ditos de Jesus que recolhe. Isto exatamente surpreendeu Lutero e tantos outros. Mas neste aspecto Tiago se aproxima de Q em sua primeira verso e do evangelho segundo Tom. O significativo notar que, com muita liberdade, os ditos so assumidos e reelaborados em perspectivas bastante novas, so recriados tendo em vista novas circunstncias e desafios. Isto se nota facilmente. A leitura de Tiago traz imediatamente lembrana textos da tradio evanglica, especialmente ditos de Jesus lidos em Q. Paralelos tm sido notados, tambm, com o evangelho segundo Mateus. No vamos reproduzir aqui as listas com tais paralelos 5 , mas no difcil encontrar ressonncias, por exemplo, de contedos do sermo do monte ao ler a carta de Tiago. o contedo dos ensinamentos de Jesus, no relatos de seus milagres ou de controvrsias, que assumido. O horizonte comum: trata-se de observar a Lei, e a tradio proveniente de Jesus no incompatvel com esse ideal.

H que se insistir, contudo, que tais ditos de Jesus vo adquirindo as formas convenientes aos contextos em que so agora inseridos. Alis,
4

Helmut Kster. Introduccin al Nuevo Testamento. Ediciones Sgueme, Salamanca, 1988, p.670.
5

Veja a propsito Elsa Tamez. A carta de Tiago numa leitura latino-americana. Imprensa Metodista, So Bernardo do Campo, 1985, p. 27; Franois Vouga. A carta de Tiago. Edies Loyola, So Paulo, 1996, p.30.

no poderia ser diferente. Este processo encontramos j nos evangelhos. Por exemplo, ao falar das parbolas, Joachim Jeremias diz que antes de terem sido fixadas por escrito, elas viveram na Igreja das origens. 6 Com isso exatamente ele quer se referir ao processo multifacetado de releituras que as parbolas sofreram no seio das comunidades e grupos seguidores de Jesus. Mas em Tiago vamos encontrar um elemento novo: se verdade que h palavras de Jesus recolhidas e recriadas, elas no so mais atribudas a ele! Palavras de Jesus so soberanamente assumidas e adaptadas, e tm nova autoria, entram em nova dinmica. As palavras de Jesus ganham vida, novos sujeitos as enunciam e por elas se responsabilizam. Elas so agora da comunidade.

Verifiquemos num exemplo como se deu esse processo criativo que desembocou em afirmaes encontradas na carta de Tiago.

3 Os indigentes e o reino na tradio dos ditos de Jesus

No vamos tratar da problemtica no conjunto da carta. 7 Aqui nos interessar a percope de 2,1-13, dedicada questo no interior da comunidade, onde, a uma certa altura, encontramos a seguinte formulao: ouvi, meus irmos amados: Deus no escolheu os miserveis no mundo para serem ricos em f e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (2,5)

John D. Crossan apresenta nosso texto como testemunha independente da transmisso da bem-aventurana endereada aos indigentes, e que lemos em Mt 5,3 e Lc 6,20, e ainda em Tom 54. 8 Em cada um desses textos aparece a muito pouco bvia conexo entre indigentes e reino (de
6 7

As parbolas de Jesus. 3 ed., Edies Paulinas, So Paulo, 1980, p.17.

Paulo Augusto de Souza Nogueira. O grito do salrio Conflito no mundo do trabalho em Tiago 4,13-5,6. In: Estudos Bblicos. Petrpolis, 1994. n.44, p.77-86.
8

John D. Crossan. O Jesus histrico - A vida de um campons judeu do Mediterrneo. Imago Editora, Rio de Janeiro, 1994, p.307.

Deus). Mas evidente que em cada uma destas verses a bemaventurana assumiu caractersticas peculiares, e em Tiago deixou de ser, ao menos formalmente, bem-aventurana.

O texto de Q, subjacente s verses de Mateus e Lucas, certamente concordava com este ltimo, exceto no fato de que deveria estar formulado em terceira pessoa, como lemos em Mateus. Leramos ento: Felizes os indigentes, porque deles o reino de Deus. A estava a afirmao categrica de uma comunidade da Galilia, confrontando os valores estabelecidos, os critrios de felicidade, e afirmando esperanas e certezas inusitadas. Pela vinculao desta bem-aventurana com outras duas (a dos aflitos e a dos famintos), e pela apresentao delas como pgina inicial das sentenas do Mestre, o evangelho radical da Galilia (a expresso de Jorge Pixley) indica um eixo a orientar a sua leitura: escndalo maior afirmado e experimentado por esta comunidade o de que o reino de Deus dos pobres, ou melhor, dos indigentes ou miserveis. Na boca de Jesus esta bem-aventurana dirigida aos miserveis e indigentes ter indicado o sentido de toda a sua pregao. 9 No seio da comunidade de Q ela ganhou vida nova e avanou o caminho. O que outrora fora afirmado pelo sbio Jesus faz-se histria em sua experincia de indigentes, aflitos e famintos que descobrem novos caminhos, horizontes e valores.

Mas a histria segue, e as trajetrias das comunidades se diversificam. O evangelho Q calou fundo na vida de grupos distintos, ainda mais aberto por aquelas atrevidas bem-aventuranas, afirmando a felicidade de quem tinha o abandono e o desprezo por companhias inseparveis. E viajou, circulou por muitas outras comunidades, at ser relido e reescrito nas comunidades em que surgiram os evangelhos segundo Mateus e Lucas. Vamos encontrar a algumas reorientaes significativas. Menor em Lucas (veja Lc 6,20-23), que converte as trs bem-aventuranas, j seguidas de uma quarta, sobre a perseguio, em um texto altamente polmico, na medida em que insere, paralelamente a
9

assim, isolada de outras bem-aventuranas, que ela aparece no evangelho segundo Tom. Acrescente-se um esclarecimento importante que encontramos na obra acima citada de Crossan, quanto ao sentido dos termos gregos relativos pobreza, distinguindo esta da mendicncia e da misria (p.307-310). Para Tiago veja Elsa Tamez. A carta de Tiago numa leitura latino-americana. Imprensa Metodista, So Bernardo do Campo, 1985, p.35-36. O termo grego usado tanto nos evangelhos como em Tiago o que aponta para a misria, a indigncia.

cada uma das bem-aventuranas, um ai (aos ricos, saciados, que riem e bajulados; veja 6,24-26). E, coerente com a perspectiva geral de sua obra, faz do texto, mais que as outras verses, uma convocao superao de tais situaes degradantes (note o agora em 6,21.25).

J para Mateus esta bem-aventurana dos miserveis tem uma inflexo toda particular. Ela abre uma srie maior, de nove bem-aventuranas. E os miserveis recebem uma qualificao intrigante. Livros e mais livros j foram escritos para explicar em que consistem os tais miserveis no Esprito (Mt 5,3). No o momento aqui de retomar a discusso. De qualquer maneira, e dizendo de forma resumida, Mateus est pensando nos miserveis que formam sua comunidade e tm o desafio de construir entre si novas relaes de justia que vo alm daquilo que prevem escribas e fariseus. Muito pouco o texto tem a dizer sobre os pobres de corao ou assemelhados, como as Bblias teimam em traduzir e que, a rigor, so de uma obscuridade a toda prova.

4 Os indigentes e a herana do reino, segundo Tiago

At aqui a palavra de Jesus fazendo histria. Quando chegamos a Tiago, enfim o que interessa aqui, tambm vamos notar uma perspectiva bastante prpria. Se at agora o que tnhamos eram formulaes em bem-aventuranas, cada qual com sua lgica e relativa autonomia, agora os indigentes e o reino aparecem em outro contexto. No se trata de uma proclamao, mas, bem ao gosto de Tiago, de questionamento de prticas concretas. Temos uma percope em Tg 2,1-13 que problematiza a questo das relaes entre indigentes e ricos no interior da comunidade, e a maneira de tratar uns e outros. Tg 2,5 se insere no contexto de uma percope argumentativa 10 e inicia um segundo momento, cumprindo a a funo de contrapor uma prtica, conhecida e realizada, a outra, que seria desejvel. O problema que a comunidade
10

Utilizo aqui argumentao no seu sentido mais geral, sem entrar nos pormenores e distines que faz, por exemplo, Klaus Berger (As formas literrias do Novo Testamento. Edies Loyola, So Paulo, 1998, p.88-105).

faz acepo de pessoas, o que intolervel para quem tem f em Jesus Cristo, diz o v. inicial. E, bem de acordo ao estilo prtico da carta, Tiago trata de exemplificar sobre uma situao muito corriqueira: um rico e um miservel so recebidos diferentemente na reunio da comunidade (v.2-3)! O v.4 apresenta a primeira concluso, em forma de pergunta, denunciando a diferena de trato como algo inaceitvel.

Mas agora a argumentao se dirige para outro patamar. Note-se que o texto retoma o vocativo do incio da percope, convocando os irmos a ouvir. Prepara a censura dos v.6-7 recorrendo a Deus e a seu agir. E a que a memria da palavra de Jesus recuperada, relida e reescrita. No mais uma bem-aventurana, mas uma pergunta que contrape a escolha de Deus ao daqueles que no exemplo dado anteriormente discriminam os miserveis. O contraste fica retoricamente ainda mais evidenciado e agudo com o que vem a seguir, no v.6a: ao contrrio do que Deus faz, vs desonrais o miservel! E nos v.6b.7 se mostra a tolice que os membros da comunidade cometem ao bajular os ricos: so estes que oprimem aqueles, arrastam-nos aos tribunais e os hostilizam inclusive por causa da f.

Em vez de uma bem-aventurana, o v.5 uma pergunta iniciada por negao, o que obviamente indica a expectativa da concordncia de ouvintes/leitores. O texto fala de uma escolha de Deus, e esta recai sobre os miserveis no mundo. As dificuldades de ordem textual e para traduzir a expresso mais atestada nos manuscritos no impedem de se ter clareza quanto a quem objeto desta escolha. Miserveis no mundo ou aos olhos do mundo no podem ser outros que aquelas pessoas privadas ao extremo do essencial, exemplificadas naquele maltrapilho imundo dos v.2-3, os destinatrios das bem-aventuranas, como vimos acima.11 O destaque deste v. se reala ainda pelo fato de que a percope pretende argumentar contra a acepo de pessoas que a comunidade faz, apelando, para isso, acepo de pessoas que Deus faz na sua escolha dos miserveis!

Talvez mais incisivo do que afirmar a bem-aventurana dos miserveis seja garantir que Deus os escolheu. A est o elemento novo. Este verbo (escolher) fez longa histria nas Escrituras, e no Novo
11

Elsa Tamez alerta para a espiritualizao que o termo pobre recebeu de boa parte da exegese dita mais crtica (A carta de Tiago, p.58-59).

Testamento praticamente s utilizado no sentido da eleio divina, sempre surpreendente. No o caso de refazer tal histria aqui, mas no se pode passar adiante sem mencionar 1 Cor 1,27-28, onde Paulo fala da escolha divina dos ignorantes, fracos e desprezveis para confundir os sbios, fortes e valorosos, respectivamente. A escolha inusitada de Deus provoca uma inverso na sorte dos grupos humanos. Tiago conhece estas inverses, que vm da Escritura, e j as utilizou, em 1,9-11. Mas em nosso texto, que o nico em que Tiago utiliza este verbo de carga to significativa, a inverso tem outra direo. Trata-se de uma inverso de escolhas. O verbo estabelece o contraste com a ao descrita nos v. anteriores: a acepo de pessoas que humilha ainda mais os miserveis vai na contramo do que a escolha de Deus. Uma escolha que, como foi dito, indica uma acepo de pessoas por parte de Deus! No entanto a comunidade, em vez de reproduzir as escolhas de Deus, faz suas as escolhas da sociedade que a cerca!

O restante do versculo esclarece as finalidades para as quais Deus escolheu os miserveis: para serem ricos em f e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam. Classificados e tratados desde seu lugar de miserveis, na verdade so ricos e herdeiros. H vrias possibilidades de se entender a expresso ricos em f, no vamos discuti-las aqui.12 A se destacar apenas que a percope em que este versculo se situa ser seguida do clebre texto em que se fala da f e sua relao com as obras, e estas so especialmente as da solidariedade no interior da comunidade (veja v.15-16). Ricos em f significar que estes miserveis so capazes de viver a solidariedade efetiva em meio a tantas adversidades?

Herdeiros do reino: esta expresso, depois do que lemos, nos recorda as bem-aventuranas iniciais de Mateus. Nela se efetiva, finalmente, a conexo entre os miserveis e o Reino, que vamos nas bemaventuranas e que constitui o cerne fundamental da tradio vinda de Jesus. O termo herdeiro tem conotao claramente socio -econmica, seu uso faz recordar a tradio das tribos, onde as terras eram assumidas pelas geraes subseqentes.13 A escolha inusitada de Deus
12 13

Para uma viso rpida, ver Franois Vouga. A carta de Tiago, p.82.

Para um estudo do uso deste termo e correlatos na parbola dos vinhateiros, veja Pedro Lima Vasconcellos. Uma parbola rebelde - Textos e contextos na histria da parbola dos vinhateiros. Instituto Metodista de Ensino Superior, So Bernardo do Campo, 1994, p.125-128.

10

torna os miserveis herdeiros do reino. Este, por sua vez, prometido aos que o amam. Tal promessa insere o dito numa perspectiva escatolgica, que j encontrvamos em Tg 1,12. Mas nos enganaramos se julgssemos ser a preocupao do texto a perspectiva de uma realidade promissora para os miserveis num futuro distante. O escatolgico invocado aqui, explicitamente, para a crtica das opes presentes e das aes corriqueiras do momento atual! o que mostram com clareza os v.6-7!

Os v.8-13 continuam a percope, agora argumentando a partir de textos extrados das Escrituras. Note-se, por exemplo, a retomada da questo da acepo de pessoas no v.9. Para nossos propsitos isso suficiente. Ter sido possvel perceber, tendo em vista os propsitos muito imediatos e claros da percope, o sentido da apropriao de uma palavra de Jesus e sua insero criativa neste contexto. No se trata de fazer uma proclamao de corte sapiencial, como ter sido o teor original da palavra de Jesus e como foi conservada, em diferentes formas, em Q, Tom, Lucas e Mateus. A necessidade da argumentao e da contraposio de aes recriou a palavra, revivificou-a. E ela ganhou nova mordncia, capacidade mais uma vez de provocar e desafiar...

Concluso: quando as palavras da comunidade prolongam as de Jesus

A carta de Tiago , no Novo Testamento, o nico texto, no seu conjunto, que no trata de explicitamente construir elaboraes a respeito de Jesus, como fazem Paulo, a partir do evento da crucificao, e os evangelhos, a partir das memrias do prprio Jesus. Se ela, neste sentido, est sozinha no Novo Testamento, tem contudo a companhia de inmeros textos que emergiram no seio do cristianismo primitivo, mas que tambm por isso no tenham sido acolhidos no cnon. Tiago, junto com eles, preserva uma intuio fundamental de uma corrente originria do cristianismo, esquecida por sculos e recuperada s h to pouco tempo: a de que o tema da pregao e ao de Jesus de Nazar no foi ele mesmo nem a Igreja, mas o Reino de Deus. 14 E, quanto a
14

Leonardo Boff. Jesus Cristo libertador. 9 ed., Editora Vozes, Petrpolis, 1983,

11

este, os indigentes esto como presena incmoda. Motivam a recuperao e recriao das memrias de Jesus em novos momentos e realidades. No custa lembrar disso num contexto como o nosso, em que a teologia e a leitura da Bblia so desafiadas insistente, contnua e conscientemente a serem situadas. E isto apesar de tantos ventos em contrrio, negando reflexo que brota da vida cotidiana, dos dramas e sonhos das maiorias de nosso continente a autoridade e a pertinncia das falas ditas, essas sim, teolgicas. Tiago e sua recriao livre e responsvel de palavras de Jesus, apontando para a solidariedade sempre nova com pobres e miserveis, podem ser bom alento e oportuno alerta...

p.76.

You might also like