You are on page 1of 24

O FENMENO DE ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL E A PARTICIPAO DO SERVIO SOCIAL1 Luciana Fernandes Paulino2

Resumo: O envelhecimento da populao brasileira um fenmeno relativamente novo, sendo um grande desafio para o pas, o estabelecimento de polticas pblicas que garantam qualidade de vida s pessoas idosas. Surge, ento, a necessidade de se investir em pesquisas e prticas que permitam planejar estratgias de atendimento a esta demanda. A relevncia deste tema faz-se evidente ao se pensar nas repercusses do crescimento da populao idosa nos mbitos social, cultural, poltico e econmico etc. O olhar interdisciplinar sobre este contexto, deve se fazer presente, na construo, junto ao idoso, de um pensar mais aberto, mais consciente de suas capacidades e potencialidades, na busca de uma melhor qualidade de vida para seus atores, bem como no trabalho acadmico, e na busca conjunta da construo de um melhor envelhecer, reivindicando, legitimando e fazendo valer seus direitos de cidados. Palavras-chave: envelhecimento populacional; idoso; polticas pblicas; cidadania; servio social. The Phenomenon of Demographic Aging in Brazil and the Participation of Social Work Abstract: The aging of the Brazilian population is a relatively new phenomenon, and the establishing of public policies which garantee quality of life to elders is a great challenge for the country. The need to invest in research and practices which allow the planning of strategies to meet this demand arises then. The relevance of this theme become evident when we think of the repercussions of the growth of the elder population in social,cultural,political and economic scopes, etc. The interdisciplinary view about this context, should be present, in the construction, together with the elder, with a broader more conscious thinking of this skills and potentialities, in the search for a better quality of life for its subjects, as well as in academic work, and together in the search for construction of a better aging process, claiming legitimating and exercizing his citizen rights. Key Words: demographic aging; elder; public policies; citizenships, social work.

Este artigo busca trazer algumas discusses referentes ao fenmeno de envelhecimento populacional, principalmente no Brasil, com suas diversas implicaes, bem como discutir o papel e a participao do servio social e outras reas de estudo e interveno nesta dinmica.

Adaptao do trabalho final O fenmeno de envelhecimento populacional e seus rebatimentos: o papel e a participao do servio social e outras reas de estudo e interveno, apresentado na disciplina: Expresses da Questo Social e Servio Social, cursada na Ps-Graduao em Servio Social (Mestrado) da UFRJ (2006). 2 Doutoranda do Programa de Ps-Graduao Educao em Cincias e Sade, do Ncleo de Tecnologia Educacional para a Sade (NUTES) CCS/UFRJ; Mestra em Servio Social pela UFRJ; Psicloga, pela UERJ; endereo institucional: NUTES, Centro de Cincias da Sade (CCS), Bloco A - Sala 26, Ilha do Fundo (UFRJ) - CEP 21949-902; contatos: 2501-4720 (res.) / 2241-7163 (res.) / 9232-5175 (cel.); email: lufernandesp@yahoo.com.br.

Primeiramente apresentado um panorama geral do processo de envelhecimento populacional, enfatizando-se a realidade brasileira, com todas as implicaes e demandas que tal processo abarca. So trazidas tambm diferentes questes sobre a velhice, em toda a sua complexidade, sendo esta marcada pelas dimenses biolgica, social, cultural, histrica etc. Ainda na primeira parte, busca-se aprofundar a discusso sobre os rebatimentos sociais da velhice, a partir do momento em que as questes referentes ao idoso extrapolam a esfera familiar e passam a ser objeto de estudo e interveno de diferentes reas de conhecimento. Para encerrar esta parte do estudo, faz-se um breve histrico das polticas pblicas brasileiras que contemplam a populao idosa, a trajetria de suas conquistas e as lutas por sua legitimao. Na segunda parte deste trabalho, discutido o processo de reflexo, reformulao e ampliao do trabalho do Assistente Social, sobretudo diante do contexto poltico-econmico da sociedade brasileira: de desimplicao do Estado, no que se refere tambm assistncia social, diante das exigncias do capital, sob a lgica neoliberal e os efeitos dessas medidas nas polticas pblicas, mais especificamente relativas terceira idade. Busca-se, enfim, discutir sobre os mltiplos rebatimentos do fenmeno de envelhecimento populacional e a insero do Servio Social e outras reas de atuao nesta dinmica, enquanto agentes de conquistas e frentes de luta pela garantia e usufruto dos direitos da populao idosa, pela sua afirmao de sujeitos e cidados.

Parte 1 - O fenmeno de envelhecimento populacional no Brasil: O envelhecimento populacional um fenmeno relativamente recente no Brasil e tem despertado o interesse de estudiosos e profissionais de diferentes campos do saber e interveno, como a Medicina, Enfermagem, Psicologia, Sociologia, Servio Social, dentre muitos outros.

Arajo e Alves (2000) apontam para o carter irreversvel deste processo e enfatizam a necessidade e importncia de estudos sobre o tema e o grupo social em questo. Segundo as autoras, enquanto a populao com menos de 20 anos cresceu 12% de 1980 a 1999, a populao idosa cresceu 70%, passando de 7,2 milhes para 12,6 milhes; at o fim do sculo, a expectativa de vida ter aumentado 20 anos. Estudos apresentados pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, confirmam o fenmeno de envelhecimento populacional em nosso pas. Em 1970 o percentual da populao idosa sobre a populao total era de 5,06 %, em 1980 de 6,06 %, em 1990 de 7,06%, em 2000 corresponde a 8,06%, mas a estimativa para 2025 de 15%3. Estimativas das Naes Unidas alertam que a populao idosa no Brasil estar entre as seis maiores do mundo em 2025, precedida por China, ndia, Rssia, EUA e Japo (Goldman, 2000). importante observar que ao nos referirmos velhice, no estamos falando de uma realidade bem definida, ao contrrio, trata-se de um fenmeno extremamente complexo cujo conceito se deve interdependncia estreita de vrios aspectos. Trata-se de uma experincia vivenciada de forma no homognea, diversificada tambm em funo das conjunturas sociais, econmicos, histricos e culturais, alm dos fatores individuais / existenciais / subjetivos. A ONU estabelece 60 anos a idade que demarca o incio da velhice nos pases considerados em desenvolvimento e 65 anos nos pases desenvolvidos, embora existam muitas variaes sociais e individuais que interfiram no ritmo do envelhecimento de cada um. Esta demarcao vista como uma resposta s mudanas evolutivas compartilhadas pela maioria das pessoas dos vrios grupos etrios, em virtude de determinao biolgica, histrica e social. (Neri, 1991) Entretanto, inmeras pesquisas, incluindo a de Neri e Wagner (1985), revelam a existncia de uma certa ambigidade quanto estimativa do incio da velhice, na medida em que seus participantes condicionaram esse evento a condies como sade, sexo,

Fontes: Anurio Estatstico IBGE 1970/80/90, Censo IBGE 2000 e Estimativa IBGE. Site: www.ibge.gov.br

aposentadoria e nvel econmico, fatores que podem acarretar uma variao nesta estimativa, dependendo dos diferentes contextos. Alguns autores, dentre eles Fustiononi (1982), colocam que, o princpio cronolgico da terceira idade pode ser pensado em funo da poca comumente declarada em muitos sistemas legislativos de aposentadoria por emprego lucrativo, cuja faixa varia entre 60 e 65 anos, ou seja, a chamada terceira idade como sendo estabelecida a partir da aposentadoria, quando o indivduo se desvincula do processo produtivo formal. Essas construes sociais, no s descrevem, mas tambm atribuem significado, valor e funo social aos diversos momentos e etapas da existncia, o que influencia na maior ou menor possibilidade de conservao da sade, aquisio de cultura e fruio dos bens, servios e possibilidades de bem-estar social e individual. (Magalhes, 1989) (...)a velhice e o idoso emergem da dinmica demogrfica, do modo de produo econmica, da estrutura e organizao de grupos e classes sociais, dos valores e padres culturais vigentes das ideologias correntes e dominantes e das relaes entre o Estado e a sociedade civil. (op.cit. p.15) importante atentar para o paradoxo vivido em nossa realidade social, uma vez que nossa cultura, ao mesmo tempo em que promove o aumento da expectativa de vida, ainda no reconhece o valor do idoso, tampouco quer assumir o processo de envelhecimento. Os preconceitos e os esteretipos, baseados em caractersticas de base biolgica e fundamentados na falsa idia de que o declnio biolgico da velhice causa obrigatoriamente deficincia comportamental, tem como finalidade sutil dessa discriminao, a eliminao de competio econmica. Ela se encaixa num contexto scio-cultural onde vigora a atribuio de superioridade a grupos produtivos social, poltica e economicamente, indicando inferioridade, imobilidade ou incompetncia de outros grupos. (op.cit.) O processo de expanso do sistema econmico favorece uma mentalidade de valorizao do descartvel e do novo, que se generaliza tambm para as pessoas mais velhas, tidas como retrgradas, conservadoras, no produtivas e no consumidoras. O que a realidade brasileira tem mostrado que o fenmeno de envelhecimento populacional no tem sido acompanhado por estudos e servios que dem conta desta

demanda. O processo de implementao de polticas pblicas, com vistas a minimizar os efeitos deste fenmeno, tem se apresentado de forma dramtica, onde a crise pblica em setores importantes como sade e previdncia, retrata o quadro de abandono s questes sociais, incluindo nesta realidade o grupo social dos idosos (Goldman, 2000). 1.1 A velhice como questo social: No Brasil, os anos 90 marcaram o boom gerontolgico, sendo a velhice, a partir de ento matria de interesse pblico cada vez mais abordada por estudiosos, especialistas, prestadores de servios, e tambm pela mdia - no momento em que a terceira idade passa a constituir tambm um mercado de consumo especfico. A promoo da qualidade de vida na velhice torna-se um assunto de grande interesse a um grande nmero de pessoas, inclusive profissionais, crescendo tambm o apelo da sociedade ao consumo dirigido aos velhos para que se mantenham bem. possvel perceber no fenmeno de envelhecimento populacional um carter contraditrio, pois, se por um lado h um aumento da expectativa de vida, devido aos avanos tecnolgicos, acompanhados dos mais variados recursos, estes ltimos no so acessveis a toda a populao brasileira, mas ao contrrio, a uma pequena parte, ficando a maioria margem dos servios mnimos a serem prestados para que se garanta uma vida saudvel e digna. (Goldman, 2000) Alm disso, o avanar da idade pode ser acompanhado por algumas dificuldades, nos nveis fsico, social, cultural e tambm econmico, os quais freqentemente so relegadas a segundo plano, onde o mercado de trabalho, a sociedade e mesmo a famlia, compem este cenrio de excluso. Segundo a ideologia do modelo de produo capitalista vigente tambm em nossa sociedade, onde vigoram a idolatria do lucro, do novo, do moderno e do descartvel, o idoso perde lugar neste contexto, tornando-se alvo de preconceito e marginalizao. (op.cit.) A questo da velhice, historicamente vista como pertencente esfera familiar, privada, de previdncia individual ou de associaes filantrpicas, agora passa a ser uma questo pblica, social. Uma forte razo para isso so as implicaes sociais, polticas e, sobretudo econmicas que tal fenmeno acarreta, agora no mais somente para o idoso e seus familiares, mas tambm para a sociedade como um todo, uma vez que o aumento do nmero de idosos

abarca questes importantes como aposentadoria, assistncia mdica, bens de consumo, necessidades bsicas especficas a esta faixa etria etc. (Groisman, 1999) O interesse pelas questes referentes velhice passa a se refletir, tambm, na esfera poltica, sob a forma de leis, principalmente nos mbitos estadual e municipal. A preocupao com a terceira idade foi incorporada ao discurso poltico / eleitoral de alguns representantes polticos, sendo includa em suas plataformas e programas, a garantia dos seus direitos sociais, o amparo econmico aps o cumprimento de seu tempo de servio e da elaborao de uma poltica de empregos, alm de outros benefcios. Esse movimento poltico-intelectual parece expressar uma tomada de conscincia e a necessidade de interveno sobre uma nova questo social, ou melhor, uma nova expresso desta: o envelhecimento da populao brasileira. (op.cit.) A importncia crescente do fenmeno de envelhecimento populacional tem tido repercusso nos movimentos sociais, na vida poltico-sindical e nas relaes entre sociedade civil4 e Estado. Os ltimos anos do sculo XX so marcados pela luta por medidas que garantam pessoa idosa uma aposentadoria condizente, direitos e cuidados especficos, atividades sociais e integrativas, contrapondo-se poltica assistencialista que vigorava at ento. Questes como a conservao da sade, das condies de trabalho e de lazer, da alimentao, do transporte e da habitao, alm da penso, da aposentadoria, da sociabilidade e da preservao da autonomia, comeam a encontrar ressonncia junto aos poderes pblicos (Goldman, 2001). Verifica-se, contudo, que essas medidas tm se dado de forma descontextualizada e fragmentada, quando deveriam integrar um conjunto organizado de aes, referentes s questes do envelhecimento. Tais medidas se fazem essenciais, uma vez que permitem melhores possibilidades de conservao da sade desde antes de se chegar terceira idade. (op.cit.) Ao se pensar em poltica de envelhecimento preciso considerar que as necessidades dos idosos evoluem com o avano da idade, no podendo, desse modo, se criar estruturas estticas de atendimento. Essas medidas devem apresentar um carter evolutivo e flexvel s
4

A discusso sobre o que se entende por sociedade civil bastante ampla e complexa, comportando uma variada gama de vises e interpretaes. Por este trabalho no tratar especificamente desta temtica, levantar tal discusso aqui no considerado pertinente.

necessidades, que se transformam. A coordenao e integrao entre os diversos servios assistenciais, ou seja, o trabalho interdisciplinar, so fundamentais para se obter a elasticidade e complementaridade nos servios e na assistncia aos idosos. Tambm fundamental o trabalho de conscientizao dos prprios idosos, dos familiares e das instituies bem como a articulao entre eles. Superar conflitos funcionais e profissionais, assim como barreiras culturais e desentendimentos entre instituies, famlia, governos locais, estaduais e federal uma tarefa rdua, porm necessria organizao e desenvolvimento de eficazes polticas do envelhecimento. No se pode esquecer que o envelhecimento e as condies em que o indivduo chega velhice resultam de uma longa caminhada onde alimentao, educao, trabalho, lazer e sade, so fundamentais nesse processo, participando do somatrio de ganhos e perdas de cada um desde o nascimento. imperativo neste processo de formao de polticas de envelhecimento, considerar a diversidade interna que caracteriza nosso pas, suas distintas realidades regionais, dando ao envelhecimento populacional do Brasil contornos diferenciados. Desconsiderar tal heterogeneidade consiste, portanto, num erro de graves conseqncias, uma vez que distorceria a realidade, impedindo sua correta compreenso (SantAnna, 1997). Sendo assim, para que se efetuem as mudanas necessrias nas esferas poltica, social, econmica e cultural preciso considerar a variedade de velhices existentes na realidade brasileira, dada sua extenso territorial, e sua diversidade de conjunturas e atravessamentos, sendo necessrio destacar as particularidades dos contextos em que esto inseridos. Para que haja uma ao efetiva por parte do Estado, por meio de polticas de envelhecimento condizentes com a realidade desta populao, ser fundamental a mobilizao e organizao da sociedade, por meio de organismos polticos, sindicais, profissionais e de associaes, a fim de construir espaos de discusso e frentes de luta, no sentido de ampliar e aprofundar as conquistas j realizadas em favor dos idosos, assim como as polticas do envelhecimento. 1.2 - Polticas sociais brasileiras destinadas aos idosos:

O envelhecimento populacional, enquanto fenmeno social, composto pelas dimenses social, histrica, poltica, econmica, ideolgica, dentre outras, deve ser compreendida tambm sob a tica da correlao de foras e das contradies referentes ao modelo econmico vivenciado tambm na sociedade brasileira, ou seja, o capitalismo sob os moldes neoliberais. Fazendo uma anlise sob esta conjuntura, torna-se possvel detectar formas diferenciadas de poder da populao idosa em contextos histricos distintos (Goldman, 2000). A fora poltica desta parcela da populao vem conquistando espao e se tornando visvel como fenmeno social relevante no Brasil. O idoso pode, e deve, ser visto enquanto sujeito histrico que pode intervir, atravs de sua ao, no processo scio-histrico-poltico do pas. A emergncia de movimentos sociais de aposentados e pensionista na metade da dcada de 80 demonstra a ocupao dos idosos no espao poltico. (op.cit.) Verifica-se que nos ltimos anos houve um aumento do nmero de leis federais, estaduais e municipais que contemplam a velhice no Brasil, a partir da constatao do processo de aumento do nmero de pessoas idosas no pas, sendo o Rio de Janeiro o estado com a maior proporo de idosos em sua populao total, com mais de 10% da populao brasileira nesta faixa etria (Alves, 2001). As primeiras legislaes sociais federais referentes diretamente ao idoso foram:5 - Constituio de 1934 art. 121 instituio de previdncia, mediante atribuio igual da Unio, do empregador e do empregado, a favor da velhice, da invalidez, da maternidade e nos campos de acidentes de trabalho ou de morte; - Aposentadoria por velhice - 1973 - criada pelo ministrio do trabalho e pelo INPS6 para os homens com mais de 65 e mulheres com mais de 60 anos. Em 1991 passa a se chamar oficialmente de aposentadoria por idade; - Decreto lei de 1974 que instituiu penso vitalcia para maiores de 70 anos;

ALERJ, A Terceira Idade: legislao consolidada. RJ, 1999; MINISTRIO DE POLTICA E AO SOCIAL. Plano Integrado de Ao Governamental para o Desenvolvimento da Poltica Nacional do Idoso. Braslia DF, 1997.
6

Atual INSS

- 1977 a Poltica Social do Idoso, definida pelo Ministrio da previdncia e assistncia social, que tem como um dos objetivos a implementao de um programa mdio-social para o idoso. A Constituio de 1988, inaugurou a proliferao de leis a favor do idoso. Em seu Captulo VII, a referida Lei determina: Art.229 Os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade; Art.230 A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida; #1. - Os programas de amparo aos idosos sero executados preferencialmente em seus lares. #2. - Aos maiores de sessenta e cinco anos garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. A lei orgnica de assistncia social de 1993, obedecendo Constituio, instituiu o Benefcio de Prestao Continuada, o BPC, que representa a garantia de um salrio mnimo mensal a pessoas portadora de deficincias e ao idoso com 65 anos ou mais e que comprovem no possuir meios de mover a prpria manuteno nem de t-la provida por sua famlia. (artigo 20) Em 1994, a lei nmero 8842 dispe sobre a Poltica Nacional do Idoso e cria o Conselho Nacional do Idoso, que tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condies para promover sua autonomia, integrao e participao efetiva na sociedade(artigo 1o). Em 1996, a Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprova a Declarao Estadual dos Direitos do Velho. A Lei Orgnica do municpio do Rio de Janeiro, em seu artigo 12, repete os mesmos princpios da constituio estadual, ou seja os de assegurar a criana, ao adolescente e ao 9

idoso, com absoluta prioridade o direito vida, moradia, sade etc. Alm de coloc-lo a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, opresso e ainda prev, em seu artigo 127, a criao do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas. H, ainda, outras leis em beneficio ao idoso que se referem ao lazer: - Lei n.2593,1996: permite o acesso, aos sbados e domingos das reas de recreao dos colgios estaduais ao grupo da 3a. Idade legalmente formada ou para espaos de lazer; - Lei n.2796,1997: assegura ao idoso (+65 anos) o ingresso gratuito em museus e casas de cultura de propriedade do Estado do Rio de Janeiro; - Lei estadual n.2454, 1995: obriga os cinemas localizados no Estado a dar desconto de 50% ao maiores de 65 anos, na compra do ingresso para a 1a sesso de exibio de filmes em todos os dias da semana. Polticas de ateno sade: - Lei n.2795, 1997 autoriza o poder executivo do Estado do Rio de Janeiro a criar o Programa de Vacinao para a 3a. idade; - Lei municipal n. 2384,1995 atendimento geritrico nos hospitais da rede publica municipal. H tambm a resoluo nmero 557 da Secretaria de Transporte, de 1992, que regulamenta o uso gratuito de transporte coletivo para maiores de 65 anos e as legislaes que objetivam a prioridade no atendimento em caixa de supermercado, nos bancos e reparties pblicas para maiores de 65 anos, no Estado do Rio de Janeiro. Ainda no Estado do Rio de Janeiro, h a criao da Delegacia Especial de Atendimento a Pessoas da Terceira Idade (lei 2200,1993) e do Ncleo Especial de Atendimento a Pessoa Idosa da Defensoria Pblica resoluo DPGE n. 80. O rgo do governo estadual, responsvel pelas polticas de ateno ao idoso a Subsecretaria de Ao Social e Cidadania, cujo programa abrange aes voltadas para os idosos. A maior parte dos projetos do programa de atendimento a pessoa idosa, direcionada 10

para o lazer desta populao, sendo eles: A Cidade da Melhor Idade, Integrando Geraes, Na Trilha da Vida, Ao Cultural Itinerante, Visitando o Maracan e os Centros de Convivncia que, alm das atividades de lazer e socializao, pretende oferecer atendimento mdico7. Ainda no mbito do Programa de Atendimento a Pessoa Idosa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, h um projeto de realizao de um censo dos asilos para idosos e dos asilados no Estado do Rio de Janeiro, objetivando diagnosticar a situao dessas instituies e de seus internos8. O Senado Federal, dia 23/09/2003, aprovou o Estatuto do Idoso, que define medidas de proteo s pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos. O projeto de lei da Cmara (PLC n 57/2003) regulamenta os direitos dos idosos, determina obrigaes das entidades assistenciais e estabelece penalidades para uma srie de situaes de desrespeito aos idosos. De autoria do ex-deputado e atual senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto foi aprovado por unanimidade tanto na Cmara quanto no Senado, aps tramitar seis anos entre as Cmaras Federais. O Estatuto do Idoso foi sancionado pelo Presidente da Repblica dia 1. de outubro de 2004. O projeto prev sanes para as pessoas que cometerem crimes contra os idosos. O projeto prev ainda ampliao das penas para punir esses crimes; probe discriminao e fixao de limite de idade para admisso de trabalhadores idosos em qualquer emprego, inclusive mediante concurso; fornecimento gratuito de medicamentos; prioridade na tramitao de processos judiciais; proibio de discriminao na cobrana de valores diferenciados nos planos de sade em razo de idade; desconto de pelo menos 50% em atividades culturais, de lazer e esportivas; gratuidade nos transportes coletivos pblicos; direito moradia digna e prioridade na aquisio de imveis nos programas habitacionais; reduo de 67 para 65 anos a idade para requerer o benefcio de um salrio mnimo; garantia de aumento dos benefcios previdencirios na mesma ata de reajuste do salrio mnimo; e

7 8

Dados eferentes ao governo de 2003. Idem.

11

criao de universidades abertas para os idosos com o apoio do Poder Pblico.9 Apesar das inegveis conquistas em termos legais, como leis, estatutos e constituies, pode-se dizer que h um abismo entre o institudo e o real, de modo que os direitos sociais s se concretizaro na prtica com a participao poltica de todos, atravs de mobilizao, organizao, presso e denncia da populao. A poltica social, por si s, no garante o usufruto o direito social, mas representa seu reconhecimento formal, dando legitimidade e legalidade s conquistas alcanadas a partir das lutas de classes. Torna-se, portanto, fundamental a mobilizao poltica constante, intensificando-a quando se fizer necessrio, a fim de garantir os direitos j adquiridos e concentrar esforos para novas conquistas (Goldman, 2001). As polticas sociais so resultantes da conquista da classe trabalhadora, mesmo enquanto concesso do Estado; v-las, portanto, como mero instrumento legitimador de dominao e restrito aos interesses da burguesia e do Estado, seria retirar a dinamicidade e o contedo das lutas das classes que postularam tais direitos sociais (op.cit.). O Assistente Social faz parte do grupo de profissionais que possui ferramentas especficas e eficazes para orientar o grupo social em questo, os idosos, participando da construo de projetos, bem como de movimentos e frentes de luta, para o usufruto de seus direitos e deveres, como cidados. A ao interdisciplinar faz-se necessria, para que se possam unir esforos e fazer alianas rumo consolidao dos direitos dos idosos, sobretudo da seguridade social, ou seja, sade, previdncia e assistncia social. Alm disso, fundamental se investir na educao, em todas as geraes, a fim de que se aprenda a conhecer e respeitar os idosos, estabelecer laos de trocas intergeracionais e para a preparao para a velhice. Seguem algumas possveis reas de atuao do Assistente Social nos campos da sade, previdncia e assistncia social, e tambm da educao (op.cit.):
(DIAP Hoje- Agncia DIAP de Notcias - 24/9/2003 - Senado aprova Estatuto do Idoso); Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar FONTE: www.diap.org.br
9

Diap -

12

- na Sade: em hospitais - da rede pblica e privada - nos postos de sade, em asilos, em campanhas comunitrias de vacinao e de preveno de doenas, no acompanhamento domiciliar, na formulao de polticas de sade, na transmisso de informaes importantes referentes sade e ao auto-cuidado, na orientao, assessoria e consultora dos movimentos dos usurios de sade que contemplem as demandas do idosos etc; - na Previdncia Social: nos postos de Previdncia Social ou em outros locais de atendimento, bem como em campanhas comunitrias, esclarecendo, orientando e viabilizando o usufruto dos direitos previdencirios, na formulao da poltica previdenciria, orientando e assessorando os movimentos dos aposentados e pensionista etc. - na Assistncia Social: nas reparties pblicas de todas as esferas, nas instituies estatais, nas organizaes sociais, nas comunidades, nos diferentes espaos que contemplem a pessoa idosa, bem como seus familiares, para fins de orientao e prestao de servios, alm da participao na formulao de polticas na rea da assistncia, na orientao, assessoria e consultoria nos movimentos dos usurios da Assistncia Social e dos Conselhos da Assistncia em todos os mbitos. - na Educao: nos diferentes espaos educativos destinados aos idosos como as Escolas e Universidades da Terceira Idade, nos grupos de convivncia, nos centro-dia, nos projetos e nas instituies de cultura e lazer, nas associaes de aposentados e pensionista, nas campanhas educativas, incluindo as de carter intergeracional, num movimento de compartilhar juntos s equipes interprofissionais experincias de educao social e poltica, envolvendo as diversas questes referentes ao processo de envelhecimento e velhice, com todas as suas implicaes, orientando os idosos para a promoo de uma melhor qualidade de vida e o pleno usufruto de seus direitos. O campo de atendimento populao idosa mostra-se bem amplo, com tendncias ascenso, dado o contexto do aumento desta populao, acompanhadas pelo aumento da demanda de produtos e servios a serem prestados a esse grupo. (op.cit.) Parte 2 O papel e a participao do Servio Social e demais reas de estudo e interveno. 2.1 Uma breve discusso sobre Participao Social:

13

Amman (1980) chama ateno para o papel do Servio Social, advertindo que, ao invs deste funcionar como paliativo e libi aos interesses das classes dominantes, deve-se reconhecer as verdadeiras necessidades e condies de vida das classes subalternas, conduzindo-os co-determinao e co-gesto dos processos histricos, na construo de uma participao social real, concreta e efetiva. A participao social deve ser considerada sob a viso histrico-estrutural do todo societrio e dos seus prprios condicionamentos externos, devendo esta ser vista sob o contexto das relaes sociais nos nveis local e macroestrutural10. Participao social entendida por esta autora como um processo dialtico que depende das relaes sociais de produo e das orientaes polticas e ideolgicas do Estado; um processo onde as diversas camadas sociais tomam parte na produo, gesto e usufruto dos bens de uma sociedade historicamente determinada. No debate sobre participao social em esferas pblicas, Maria da Glria Gohn (2004), se prope a analisar as formas organizacionais, as possibilidades e as tendncias dessa participao, na relao sociedade / Estado, destacando o espao dos Conselhos. Gohn (2004) ressalta que s possvel entender o papel dos diferentes tipos de Conselhos que existem no Brasil, na atualidade, quando nos propomos a entender os processos e mecanismos da reforma do Estado11. Outra importante observao feita pela autora em sua anlise do protagonismo civil nas polticas sociais que a participao social na esfera pblica via conselhos e outras formas institucionalizadas no tem como finalidade substituir o Estado, mas lutar para que este cumpra seu dever: de propiciar condies de habitao, sade e demais servios sociais com qualidade, e para todos. Alm disso, a participao deve ser ativa, devendo tambm considerar a experincia de cada cidado. Gohn (2004) adverte que, para que isso acontea e diante das mudanas da conjuntura poltica na economia globalizada, a postura dos agentes de uma participao social efetiva no deve ser apenas de ativista, no bastando ter somente um largo currculo de militncia ou de compromisso com determinadas lutas sociais; deve-se ter outras qualificaes alm da
Iamamoto tambm observa a importncia de se estar atendo relao micromacro da realidade com que se est lidando. 11 Laura Tavares, em seu livro: Os custos sociais do ajuste neoliberal na Amrica Latina, trata deste tema com riqueza de detalhes. O captulo 3 deste trabalho discute com mais profundidade esta questo.
10

14

militncia, como por exemplo conhecer com profundidade o contexto em questo, bem como a populao envolvida, sua cultura, linguagem, valores e expectativas na vida; deve-se conhecer a comunidade onde se atua e ser sensvel aos seus problemas. A realidade da sociedade brasileira apresenta um cenrio contraditrio, onde convivem entidades que buscam a mera integrao dos excludos, atravs da participao comunitria em polticas sociais exclusivamente compensatrias12, juntamente com entidades, redes e fruns sociais que buscam a transformao social, por meio da mudana do modelo de desenvolvimento que impera no Pas, inspirados num novo modelo civilizatrio no qual a cidadania, a tica a justia e a igualdade social sejam imperativos, prioritrios e inegociveis. (Gohn, 2004, p.25) A autora ressalta a importncia da participao da sociedade civil neste contexto, mas no somente para ocupar espaos antes dominados por representantes de interesses econmicos, atrelados ao Estados e seus aparelhos. Sua importncia se evidencia, igualmente, no processo de democratizao da gesto da coisa pblica, para se inverter as prioridades administrativas, no sentido de reivindicar polticas que no atendam somente s questes emergenciais, em funo dos parcos recursos destinados s reas sociais. (op.cit.) Por outro lado, acrescenta Gohn (2004), os membros participantes dos Conselhos devem ter uma formao mnima e conscincia crtica, visando o entendimento global do processo e do contexto em que esto inseridos, para que se possam apreender e atender satisfatoriamente as necessidades da populao e assim, lutar por polticas pblicas democrticas, no excludentes, formuladas a partir de modelos que no se aliceram no lucro e que podero minorar os problemas sociais. A esfera pblica, complementa esta autora, deve ser tambm um espao para os cidados organizados exercerem fiscalizao e vigilncia sobre os poderes pblicos. Este movimento tem como objetivo alterar, progressivamente, a subordinao (ou apatia) da

12

Carlos Montao faz um estudo detalhado sobre o assunto em seu livro: Terceiro Setor e Questo Social: crtica ao padro emergente de interveno social, onde coloca que: Em conseqncia do desenvolvimento do terceiro setor como complemento do processo de desarticulao da responsabilidade social do Estado, processam-se certos deslocamentos: de lutas sociais para negociao/parceria; de direitos por servios sociais para a atividade voluntria/filantrpica; da solidariedade social/compulsria para a solidariedade voluntria; do mbito pblico para o privado; da tica para a moral; do universal/ estrutural/permanente para o loca/focalizado/fortuito. (Montao, 2002:200)

15

sociedade civil frente ao Estado, alm de tambm alterar a cultura de participao na sociedade civil no sentido de se priorizar as pautas coletivas, em detrimentos de interesses particulares e corporativistas. (op.cit) Cabe uma observao importante: a participao social no se resume aos espaos dos Conselhos ou outros criados na esfera pblica, podendo tambm advir de estruturas participativas, organizadas autonomamente na sociedade civil. A representao coletiva nos colegiados da esfera pblica no deve ser vista como um degrau superior, que elimina e supera outras formas e nveis de mobilizao e organizao. (op.cit.) Ser representante das demandas e interesses da sociedade implica em realizar mediaes e intermediaes, conclui Gohn (2004), de modo que decises polticas democrticas envolvem mudanas no campo estatal como da prpria sociedade civil, devendo-se preservar, porm, certos marcos referenciais como: justia, liberdade, solidariedade e igualdade com respeito s diferenas. A autora entende, ento, participao cidad como aquela que redefine laos entre o espao institucional e as prticas da sociedade civil organizada, onde os Conselhos constituem uma das modalidades para o exerccio da cidadania. 2.2 - O Servio Social: Os Assistentes Sociais sempre estiveram presentes nas frentes de luta pela conquista e usufruto direitos da populao brasileira, pelo pleno exerccio de sua cidadania, como participantes ou mesmo co-autores das lutas democrticas presentes na histria da sociedade brasileira, estando neste contexto a base social da reorientao profissional, sobretudo nos anos 80. O Servio Social tem tido papel relevante no atendimento s demandas da populao idosa, estando tambm presente nos movimentos sociais e nas frentes de luta pelos seus direitos. Com sua caracterstica interventiva e de comprometimento com as causas sociais, os Assistentes Sociais participam deste processo como agentes polticos de transformao social, modificando a relao caritativa, assistencialista, que se tinha no passado, com sua clientela, transcendendo o papel meramente burocrtico, da simples execuo das polticas sociais, e aliando-se aos movimentos sociais, sendo solidrios luta, porm evitando, a tutela e a ocupao do espao poltico dos idosos (Goldman, 2000).

16

O Servio Social, no seu processo histrico de desenvolvimento, se constituiu fundamentalmente enquanto profisso interventiva, com um espao de ao a partir da prestao de servios sociais, previstos por polticas pblicas e privadas. Verifica-se, porm, uma abertura maior ao campo de atuao do Servio Social, com a Constituio de 1988, onde se verifica uma ampliao na rea dos direitos sociais, abrindo vrias frentes para o exerccio profissional, sobretudo na rea de Seguridade Social, em seu trip: sade, previdncia e assistncia social. (op.cit) Houve, neste contexto, a ampliao das possibilidades de participao, de forma mais direta, da sociedade civil organizada, na formulao, gesto e controle das polticas sociais, por meio de importantes mecanismos, como os Conselhos Municipais, Estaduais e Federam, alm dos Conselhos de Direitos dos segmentos prioritariamente contemplados pelas polticas de assistncia social, ou seja, crianas e adolescentes, idosos e deficientes. O cenrio que se apresenta atualmente o de uma diversificao cada vez maior da demanda do Assistente Social, para alm da linha executiva, abrangendo pesquisas, planejamentos, assessoria, capacitao, treinamentos e gerenciamento de recursos e projetos. Verifica-se tambm o aumento de trabalhos em parcerias interinstitucionais, com equipes multidisciplinares, tanto no setor pblico quanto no privado, e ainda a participao em organizaes sindicais, movimentos sociais e parlamentares. (Iamamoto et. all, 1997) Na atual conjuntura brasileira, das Reformas do Estado, a partir da poltica neoliberal, onde se v a precarizao das relaes de trabalho - com a reduo, ou mesmo extino, de servios e postos de trabalho, demisses, suspenso de concursos pblicos, a conteno de salrios etc. - as formas e condies de trabalho vem sofrendo uma srie de mudanas13. Essas transformaes no mundo do trabalho decorrentes das inovaes tecnolgicas, comerciais e organizacionais presentes no contexto da globalizao da produo e dos mercados, promoveram alteraes tanto nas formas de produo, quanto na gesto da fora de trabalho, para que se respondesse aos padres de produtividade e qualidade exigidos pelo modelo capitalista internacional, afetando o espao ocupacional do Assistente Social, em suas demandas e funes, bem como em sua qualificao. (op.cit.)

13

Laura Tavares faz um estudo completo e detalhado sobre esta questo em seu livro: Os custos sociais do ajuste neoliberal na Amrica Latina.

17

(...) o perodo histrico em que estamos situados marca-se por transformaes societrias que afetam diretamente o conjunto da vida social e incidem fortemente sobre as profisses, suas reas de interveno, seus suportes de conhecimento e de implementao, suas funcionalidades etc. (Netto, 1996:87) (...) conjunturas de rpidas e intensas transformaes societrias constituem o solo privilegiado para o processamento de alteraes profissionais seja o redimensionamento de profisses j consolidadas, seja o surgimento de novas atividades e ramos profissionais. (op.cit.:88) Analisando-se as condies da poltica social brasileira sob o contexto neoliberal, verifica-se que o carter universalista e redistributivo de proteo social, presentes inclusive na Constituio de 1988, encontra-se tencionado pela lgica do capitalismo contemporneo, com suas estratgias flexibilizao das relaes de trabalho, incluindo tendncias de contrao dos encargos sociais e previdencirios, colocados como custos dispendiosos. O trinmio do iderio neoliberal de privatizao, focalizao e descentralizao apresentando um movimento de repasse de responsabilidades para instituies privadas e novas modalidades jurdio-institucionais correlatas promove uma reduo do Estado, comprometendo fortemente os setores de utilidade pblica, incluindo a sade, educao e previdncia, desprezando todas as conquista sociais obtidas at ento (Bhering, 2003: 248)14. Segundo Montao (2002): (...) o que temos observado como processo realmente desenvolvido a mera descentralizao da administrao, implementao e gerncia das respostas s seqelas da questo social, o que deriva, como observamos, na diferenciao de qualidade, quantidade e variedade de servios sociais e assistenciais para municpios ricos e pobres. Assim, a precarizao das condies de emprego e trabalho para o assistente social na esfera municipal no representa outra coisa seno uma particularidade do processo, mais amplo, de precarizao do trato questo social promovido no bojo do projeto neoliberal. (p.253)
14

Ver tambm Laura Tavares em seu livro: Os custos sociais do ajuste neoliberal na Amrica Latina.

18

(...) A descentralizao administrativa e a privatizao e a transferncia para o terceiro setor das respostas s seqelas da questo social (...) repercutem negativamente no aumento tendencial do nvel de desemprego profissional, na precarizao das condies de trabalho, nas condies de emprego. Com esses dois mecanismos, claramente inseridos no (ou instrumentalizados pelo) projeto neoliberal de desresponsabilizao estatal das respostas s refraes da questo social, por sua vez, pilar fundamental da reforma do Estado e da reestruturao do capital, procede-se tanto a uma precarizao do atendimento estatal s demandas sociais, como a uma auto-responsabilizao pelas respostas s prprias necessidades localizadas, o que reflete direta e fortemente na base de sustentao funcional-ocupacional do Servio Social (...). (op.cit., p.255) Diante deste triste cenrio, diferentes esferas da sociedade esto se mobilizando para defender os direitos conquistados pelos cidados brasileiros e os Assistentes Sociais esto includos nesse movimento, uma vez que a partir de sua prtica, tem condies de captar as diversas problemticas que emergem da dinmica social, podendo intervir de forma produtiva, na luta pelo exerccio da democracia. Nas palavras de Soares (2002): Apesar dessas restries, no entanto, no se pode negar a existncia daquilo que poderamos chamar de espaos de resistncia ao neoliberalismo, no apenas no plano intelectual, mas tambm no plano da ao poltica e, sobretudo, da luta social. Assim, torna-se imperativo registrar tambm como espao de esperana, a enorme riqueza da realidade brasileira, suficientemente ampla e variada em termos de elaborao e implementao de polticas sociais pblicas alternativas e opostas ao modelo dominante, na busca de uma maior justia social (...). (p.106) O Assistente Social, por trabalhar diretamente com as relaes sociais do cotidiano, em suas diversas expresses, dispe de um acervo privilegiado de informaes e experincias sobre as diferentes formas de manifestao da desigualdade e excluso sociais. Coloca-se, ento, um desafio para os Assistentes Sociais, de acompanhar, compreender e intervir na realidade que se apresenta, de encolhimento e descentralizao das polticas pblica.

19

Pode-se dizer, enfim, que o seu se busca uma prtica profissional que transcende a mera execuo de tarefas, que esteja inserida no jogo das relaes de classe, cientes de seus mecanismos de poder econmico, poltico, ideolgico e cultural, porm preservando as particularidades da profisso enquanto atividade inscrita na diviso social e tcnica do trabalho (Iamamoto, 1992). Para isso, faz-se necessrio, primeiramente, entender e decifrar o prprio discurso profissional, no mbito da cultura brasileira e suas particularidades, buscando perceber a diversidade interna das classes sociais e avanando, na sua diversidade interna, enquanto processo de trabalho e universo cultural (op.cit.: 128). Para que se efetive essa nova perspectiva, faz-se necessrio realizar um trabalho de investigao da clientela - nos mais variados segmentos sociais nos quais atuam os Assistentes Sociais - sobre sua condio de vida e de trabalho, resgatando suas prticas cotidianas, suas representaes, como vivenciam e enfrentam as relaes de dominao e explorao, e como vo se formando enquanto sujeitos individuais e coletivos, para a realizao de um trabalho contextualizado e crtico, respaldado terica, metodolgica e historicamente (Iamamoto, 1998). O Assistente Social vem ampliando, ao longo de sua histria e desenvolvimento, seu campo de ao e seus modos de faz-lo, seja se inserindo nos mais variados espaos que requerem algum tipo de interveno que demande sua competncia profissional, seja incorporando novos instrumentos de trabalho, abarcando teoria, metodologia, histria e prtica, enriquecendo assim, o seu fazer profissional nos diferentes contextos que se apresentam. Se a assistncia comporta um papel de ampliao das bases de legitimidade do Estado e de seu poder poltico de controle social, cabe-lhe tambm contribuir para que os segmentos populares da sociedade brasileira tenham acesso real aos recursos que lhes so garantidos por lei, legitimando sua condio de cidados; a assistncia representa tambm o espao de possibilidades de reconhecimento pblico da legitimidade das demandas dos subalternos , de ampliao de seu protagonismo como sujeito (Yazbek, 1996). Os Assistentes Sociais podem, portanto, assumir tanto um papel enquadradordisciplinador - uma vez que, por intermdio da prestao de servios, interfere nas relaes

20

sociais do cotidiano de sua clientela, inclusive nas dimenses scio-educativas e polticoideolgicas - como pode se lanar num movimento de fortalecimento dos projetos e lutas de classes, participando, orientando, mediando e viabilizando espaos que buscam maior protagonismo social, de confrontos e conquistas. Faz-se necessrio, portanto, ampliar o olhar sobre o Servio Social, enquanto um fazer que transcende proviso imediata, no se limitando ajuda, mas sim enquanto um instrumento que promova avanos na conscincia e na apropriao de bens e servios pelas classes populares. (op.cit.) Consideraes Finais: O Servio Social vem conquistando novos espaos, tanto no campo terico quanto na sua prtica, destacando-se como produtor de conhecimentos cientficos, referentes aos diversos contextos nos quais os Assistentes Sociais se inserem, alm do investimento na formao de profissionais instrumentalizados tcnica, intelectual, cultural e criticamente, otimizando, assim, sua interveno, na condio de agente ativo no processo de anlise, reformulao e transformao da realidade que se apresenta no cenrio nacional, de crise, inclusive na prestao de servios essenciais populao, como sade, educao, assistncia social, previdncia, educao etc. O Assistente Social se encontra cada vez mais aberto a abraar uma nova proposta de atuao, num movimento de continuidade e ruptura (Iamamoto, 1998), mantendo as conquistas j alcanadas e lutando para ampli-las, bem como buscando desatar os pontos de tenso que surgem no decorrer da histria, sendo necessrio tambm superar os prprios dilemas profissionais. Articular formao profissional, instrumentalizao terico-metodolco-prtica e realidade constitui grande desafio, pois seus atores agem diretamente sobre o concreto, o cotidiano, os sujeitos e suas demandas que extrapolam o burocrtico, o que exige profissionais competentes, informados, crticos e inovadores, dispostos a criar, negociar e adaptar todo seu arcabouo aos diferentes contextos da realidade dos quais participam. Tratando-se especificamente da realidade dos idosos no Brasil, a participao dos Assistentes Sociais faz-se fundamental, unindo suas foras s de outros profissionais, alm da prpria populao idosa e seus familiares, no processo de organizao de espaos de

21

informao, discusso e embates na luta pela legitimao e cumprimento de leis que garantam a prestao de atendimentos e servios considerados essenciais a essa parcela da populao. Trabalhos importantes j foram realizados, mas ainda h muito a se fazer. O caminho longo e rduo, porm gratificante, principalmente para os que acreditam e lutam pela igualdade de direitos a todo e qualquer ser humano, independe da categoria a que pertenam, pois esto todos na condio de sujeitos e cidados brasileiros. Referncias bibliogrficas: ALVES, A. M. A Construo social da violncia contra os idosos. Textos sobre envelhecimento. Programas para a terceira idade: algumas reflexes. n.6. Ano 3. Rio de Janeiro:UNATI/UERJ, 2001. (p. 9-31) AMMANN, S.B. Participao Social. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cortez e Moraes, 1980. ARAJO, T. C. N. e ALVES, Maria I.C. Perfil da populao idosa no Brasil. Textos sobre envelhecimento. Programas para a terceira idade: algumas reflexes. n.3. Ano 3. Rio de Janeiro: UNATI/UERJ, 2000. (p. 7-19) BEHRING, E. Brasil em contra-reforma. Desestruturao do Estado e perda de direitos. So Paulo, Ed. Cortez, 2003. FUSTIONONI, O. A terceira idade desafio e oportunidades. In Organizao mundial de sade. Remoar a velhice, 1982. GOHN, Maria da Glria. Empoderamento e participao da comunidade em polticas sociais. Em: Sade e Sociedade: Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo e Associao Paulista de Sade Pblica, v.13, n.2 maio a agosto, 2004. GOLDMAN, S. Velhice e direitos sociais. In GOLDMAN, S. Et all. (orgs.). Envelhecer com cidadania: quem sabe um dia? Rio de Janeiro: CBCISS; ANG/Seo Rio de Janeiro, 2000. (pp. 13-42) _____________ Aposentadoria, Trabalho e Cidadania In GOLDMAN, S. e PAZ, S. F, (orgs.) Cabelos de Non, Niteri, RJ: Talento Brasileiro, 2001. (pp.13-31)

22

_____________ Terceira idade e servio social (artigo), 2001. GROISMAM, D. A Infncia do asilo: a institucionalizao da velhice no Rio de Janeiro na virada do sculo. Dissertao de mestrado. Cincias Humanas e sade. Instituto de Medicina Social Rio de Janeiro: UERJ, 1999. IAMAMOTO, M.V. Renovao e Conservadorismo no Servio Social, SP: Cortez, 1992. _________________ Servio Social na contemporaneidade. SP: Cortez, 1998. _________________ Ensaio e pesquisa no Servio Social: desafios na construo e um projeto de formao profissional. In Cadernos Abess, n6 Produo cientfica e formao profissional. SP: Cortez, 1996. (pp.101-116). MAGALHES, D. N. A Inveno social da velhice. Rio de Janeiro: Editora Papagaio, 1989. MONTAO, C. Terceiro Setor e Questo Social: crtica ao padro emergente de interveno social. So Paulo: Cortez, 2002. NERI, A. L. Envelhecer num pas de jovens. Significados de velhos e velhice segundo brasileiros no-idosos. Campinas, So Paulo: Editora da Unicamp, 1991. NERI, A. C. & WAGNER, E. C. M. Opinies de pessoas diferentes faixas etrias sobre velhice: um estudo exploratrio. Estudo de psicologia, 1985, p 2-3, 81-104. NETTO, J. P Transformaes societrias e Servio Social. Notas para uma anlise prospectiva da profisso no Brasil. In Servio Social e Sociedade, n50, Ano XVII, SP: Cortez, 1996. (pp.87-132) SANTANNA, M. J. G. UnATI, A Velhice que se aprende na escola. Um perfil de seus usurios. Em VERAS, Renato P.Terceira idade: desafios para o terceiro milnio. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1997. (p.75-102) SOARES, L.T. Os custos sociais do ajuste neoliberal na Amrica Latina. 2.ed. So Paulo: Cortez, 2002. (coleo Questes de Nossa poca, v.78)

23

YAZBEK, M. C. Polticas sociais e Assistenciais: estratgias contraditrias de gesto estatal da pobreza das classes subalternas. In Classes subalternas e assistncia social, SP: Cortez edit., 1996 (pp.35-59)

24

You might also like