You are on page 1of 6

Histria do Sindicalismo

Organizado por Digenes B. de Freitas. Fonte: http://diogenesdefreitas.wordpress.com/historia-do-sindicalismo-2/ O sindicalismo tem sua origem com a crescente industrializao na Europa verificada a partir do sculo XVIII, quando se consolidou as duas principais classes no capitalismo (burguesia e proletariado), evidenciando a partir desse momento o antagonismo nos interesses entre elas. Com a industrializao, o sistema fabril muda o cenrio das cidades europias, os operrios, submetidos s longas jornadas de trabalho, chegando a 16 horas dirias; a precarizao das condies sociais e de moradia; a substituio de parte considervel da mo-de-obra pela maquinaria levou a uma primeira impresso de que era a mquina a responsvel pela sua situao. Em maior ou menor grau, os pases daquele continente apresentavam j, um avano na explorao capitalista do trabalho, e, na Inglaterra que aparecem as primeiras experincias de organizao dos trabalhadores contra tal explorao na primeira e segunda dcada do sculo XIX. O LUDISMO, a primeira forma de resistncia, consistia na quebra de mquinas por grupos de trabalhadores. O nome desse movimento fazia referncia a Ned Ludd Michel que foi um trabalhador txtil do condado ingls de Leicesteshire. Ele destruiu uma mquina de tricotar meias na fbrica onde trabalhava. A partir de ento, tornouse referncia para outros trabalhadores. Seus seguidores comearam uma rebelio contra as mquinas, pois estas substituam pessoas nas tecelagens inglesas. De muita importncia na organizao do operariado ingls, as trade-unions se constituram como organizao no que viriam a ser os sindicatos atuais. A lei do parlamento ingls de 1824 que permitia o direito a livre associao possibilitou o avano dessas organizaes, e estas, passaram a fazer as negociaes para o conjunto dos trabalhadores, evitando assim que o capitalista exercesse presso individual sobre cada trabalhador. Passaram tambm a fixar os salrios para toda a categoria e a regulament-los em funo do lucro. Com avano da organizao operria, foram criadas caixas de ajuda para os momentos de dificuldades, a unio das vrias categorias de uma regio em uma federao, em contrapartida os patres passaram ento, a exigir a no filiao dos trabalhadores a essas organizaes como pr-condio para as contrataes. Tambm importante no avano da luta dos trabalhadores na Inglaterra, foi o movimento que ficou conhecido como CARTISMO que consistia em uma carta endereada ao Parlamento Ingls com as seguintes reivindicaes: sufrgio universal masculino, voto secreto, eleies anuais, participao de representantes dos trabalhadores no parlamento, bem como a remunerao destes para que pudessem se manter durante o mandato.

As AIT (Associaes Internacionais do Trabalho) Com o avano do capitalismo na Europa e outros lugares do mundo, eclodiram as greves em vrios cantos, deixando cada vez mais claro que a situao de explorao dos trabalhadores pelos capitalistas era comum a todos eles no mundo. J desde 1848, Marx e Engels no Manifesto Comunista chamava-os a unir-se frente ao inimigo comum, surgia a nesse contexto as ideias do socialismo cientfico, que iria instrumentalizar a luta mais ampla que o mero economicismo, a luta poltica para a derrubada da ordem vigente e a construo de um mundo socialista. Nesse sentido Marx abre o clebre Manifesto com a frase -Um fantasma ronda a Europa o fantasma do comunismo, e o encerra com Trabalhadores de todo o mundo uni-vos. A Primeira Internacional foi instalada em 1864 e teve como centro, os debates entre Marx e Bakunin. Marx defendendo o Socialismo Cientfico e Bakunin as ideias anarquistas, rechaando a necessidade de um Estado organizado, vendo no sindicato o instrumento capaz de organizar pequenas clulas produtoras autossuficientes. Durante a vigncia dessa Primeira Internacional, ocorreu a Comuna de Paris (1871) que durou trs meses. Os operrios revoltaram-se contra o governo de Napoleo III e tomaram a cidade, instalando um governo popular. Esse fato marcante contribuiu para que ano de 1872 os representantes da Primeira Internacional reunidos na cidade de Haia, aprovassem a ideia de que a conquista do poder politico deveria ser um dever dos trabalhadores,

o que ento, desencadeou revolta dos anarquistas que optaram pelo confronto direto. A primeira Internacional encerrou seus trabalhos em 1876. A segunda Internacional foi instalada em 1889 durando at 1914, esta, adotou a greve como estratgia de luta. O evento mais importante ocorrido naquele perodo foi o massacre dos trabalhadores de Chicago em 1886, em referncia a esse fato, a Segunda Internacional foi fixou o 1 de maio como dia internacional dos trabalhadores exigindo a jornada de trabalho de 8 horas. Com o inicio da Primeira Guerra, e, devido a divergncias entre suas lideranas sobre apoio ou no a seus pases na guerra ela encerrou os seus trabalhos. Aps a revoluo de 1917, foi instalada a Terceira Internacional, que ficou conhecida como Internacional Comunista. Com a subida de Stlin ao poder, aps a morte de Lenin em 1924 e a expulso de Trotsky, foi fundada por este ltimo a Quarta Internacional no ano de 1938 no Mxico. As vrias concepes do sindicalismo: Anarquista, reformista, cristo, corporativista e comunista. Ao longo da sua breve histria, o sindicalismo conviveu com vrias concepes em diferentes lugares do mundo. De maneira geral girava em torno da luta poltica para avanar para alm do campo econmico, ou o reformismo do prprio sistema capitalista de maneira consciente ou no do papel desempenhado. O sindicalismo revolucionrio Tendo a Frana e a Itlia os locais de seu aparecimento. Por serem pases, onde a classe a operria ainda no se encontrava to concentrada, e um altssimo grau de explorao surgi ideia de que a sociedade capitalista seria superada atravs da greve geral, portanto da ao direta e violenta colocando em conflito a distintas classes. Acreditavam seus proponentes, que a maioria numrica dos trabalhadores, levaria sua vitria, mas, no levavam em considerao, entretanto, que os governos usariam das foras militares para conter as massas mobilizadas.

O Anarquismo Da mesma maneira que o sindicalismo revolucionrio, os anarquistas tambm negavam a luta poltica e viam no sindicato a verdadeira arma de guerra. Enfatizavam ainda a importncia na organizao da sociedade anarquista em ncleos de autogesto, pregavam a supresso do Estado antes mesmo da supresso dos seus pilares como a propriedade privada.

Reformista Uma variante do Trade-Unionismo e tem sua maior expresso no sindicalismo estadunidense, denominada de reformismo, nega a participao revolucionria do proletariado, busca reivindicao para a melhora da situao dos trabalhadores dentro do sistema capitalista. O reformismo marca a sua atuao no terreno estritamente economicista, buscando ajustar o capitalismo s necessidades dos trabalhadores.

Sindicalismo cristo Tambm no afirmando a necessidade de substituio do modo de produo vigente, ou no rompendo com o vis reformista, encontramos o sindicalismo cristo, com origem na encclica Rerum Novarum de 1891 de Leo XIII, essa corrente reconhece a legitimidade de organizao sindical, prope uma ampla colaborao social, desde que isto no implique na superao do capitalismo e da propriedade privada.

Corrente corporativista O corporativismo institudo na Itlia aps a perseguio, represso e eliminao das lideranas do movimento operrio antifascista, desencadeado por Mussolini e uma intensa manipulao das massas. No ano de 1927 ele decretou a Carta Del Lavoro, que organizou os sindicatos italianos nos moldes corporativistas que se tornaram totalmente subordinadas e dependentes do Estado. As corporaes

desempenhavam a poltica de paz social e de conciliao de classes. Nitidamente promovia a acumulao capitalista atravs de um alto grau de explorao da classe operria. Nas corporaes participaram representante de patres e empregados, no era admitidas organizaes por categoria, o que poderia promover a luta entre as classes.

Concepo comunista A concepo comunista de sindicalismo aponta para a superao do trade-unionismo de um luta meramente economicista, nesse sentido os comunistas devem participar intensamente dos sindicatos e aproveitar dos momentos de conscincia poltica desencadeada na luta econmica, fazendo-a ser elevada a uma conscincia revolucionria contra o capitalismo buscando sua derrubada.

Histria do sindicalismo no Brasil A histria do sindicalismo no Brasil est ligada s transformaes econmicas que aos poucos mudava o eixo de uma economia agrrio-exportadora cafeeira para um centro urbano e industrial, a partir dos ltimos anos do sculo XIX e, ao propiciar um nascente mercado interno. Os registros do conta de que as primeiras formas de organizao foram s sociedades de auxilio mutuo e de socorro, logo em seguida surgem as Unies Operrias, que passaram a se organizar por ramos de atividade. O ano de 1858 assiste a primeira greve, a dos tipgrafos do Rio de Janeiro. Estes se rebelaram contra as injustias patronais reivindicando melhorias salariais. Tendo sido vitoriosa, inaugurou-se a partir de ento, as greves que se expandiram para as demais categorias. Com as greves, comea a se aprimorar as formas de organizaes da nascente classe operria naquele perodo, no ano de 1892 realizou-se o I Congresso Socialista Brasileiro, que tinha como objetivo a formao de um Partido Socialista, pois as ideias de Marx e Engels j se fazia presente por aqui. nesse contexto que surgem os primeiros sindicatos, buscando conquistar os direitos fundamentais do trabalho. Nas inmeras manifestaes grevistas estavam presentes as reivindicaes por melhorias salariais e a reduo da jornada de trabalho. Data de 1906 o primeiro congresso operrio que desembocou na criao da Confederao Operria Brasileira (COB), onde participaram duas tendncias distintas do movimento operrio, a anarcosindicalista, negando a importncia da luta politica e a criao de um partido politico, e pregando a ao direta dentro das fbricas, via no sindicato o modelo ideal para criao da sociedade anarquista e, a outra tendncia, a socialista reformista visando criao de um partido da classe operria e utilizava-se da luta parlamentar para aos poucos reformar o sistema capitalista. O governo entra na Disputa pelo controle do movimento sindical em 1912 quando foi realizado o congresso operrio que teve como presidente honorrio Hermes da Fonseca, ento, presidente da repblica. O governo buscava implantar lideranas governistas nas organizaes sindicais, que mesmo dirigindo categorias combativas no iam alm das reivindicaes imediatas sempre conciliando com o Estado sem abal-lo, por esse motivo, foram denominados de sindicalistas amarelo. Por outro lado os anarquistas com uma forte presena na luta operria do inicio do sculo, impulsionando as vrias greves como a de 1917, que rapidamente passou de uma greve localizada de 2000 trabalhadores indo a 45000 e se espalhando por todo estado de So Paulo, transformando a capital paulista num verdadeiro teatro de guerra, sendo violentamente reprimida. Mas os anarquistas, tambm devido a suas limitaes, no conseguiram avanar para alm de conquistas imediatas, pois negavam a necessidade de controle do Estado, o que os faziam presa fcil da represso. As limitaes tericas, ideolgicas e politicas dos anarquistas e a influncia da revoluo Russa em 1917, levaram alguns anarquistas a fundar em 1922 o Partido Comunista Brasileiro PCB com o objetivo de organizar a revoluo comunista no Brasil.

Getlio Vargas no poder A ascenso de Getlio Vargas ao poder (1930), representou um novo momento para o sindicalismo brasileiro. A decadncia do setor agrrio exportador cafeeiro bem como a substituio deste setor no poder, demonstrava que j havia uma dinmica industrial onde se opunha naturalmente capital e trabalho. O aumento das lutas operrias e mesmo o contexto mundial com regimes totalitrio marcou a busca de controle dos sindicatos por parte do governo, buscando impor um aparelhamento estatal dos sindicatos. assim, e, com esse intuito que criado o

Ministrio do Trabalho e uma srie de normas disciplinadoras como no decreto 19.770 de 1931 que: estabelecia o controle financeiro pelo ministrio do trabalho sobre os recursos dos sindicatos, proibindo a utilizao destes durante as greves, determinava a participao de delegados do Ministrio nas assembleias, proibia o desenvolvimento de atividades politicas e ideolgicas dentro dos sindicatos, vetava a filiao a organizaes sindicais internacionais, limitava a sindicalizao de operrios estrangeiros e negava a sindicalizao de funcionrios pblicos. Ainda no perodo Vargas ir surgir smula que estabeleceu o sindicato nico por categoria. De todas as medidas acima esta ltima, foi considerada a nica que de fato representou alguma vantagem classe trabalhadora brasileira. Buscava o governo com todas estas medidas, tornar os sindicatos instrumentos de colaborao de classes, evidentemente coagindo e reprimindo violentamente os opositores. Mas, como caracterstico da luta operria, nem todos se curvaram, e continuaram as mobilizaes e com elas as conquistas. Junto com as lutas sindicais, crescia as mobilizaes de massa. Em maro de 1935 o PCB, funda a ANL (Aliana Nacional Libertadora), frente popular anti-imperialista que atinge em pouco tempo 400 mil membros. Cinco dias aps a fundao, o governo, em 4 de abril de 1935, decreta a Lei de Segurana Nacional dando inicio a represso, alguns meses depois decreta a ilegalidade da ANL. Com isso, no podendo mais atuar na legalidade os aliancistas optam pelo levante armado, que sem o apoio popular abriu as portas para o acirramento da represso com as lideranas sindicais sendo deportadas, presas ou mortas. Nesse momento o movimento sindical assistiu a sua maior derrota, o que abriu as portas para as associaes amarelas que j existiam h dcadas aumentarem sua presena, o que paulatinamente foi constituindo a estrutura sindical brasileira subordinada ao Estado. Na dcada seguinte criado o imposto sindical (1940) e a CLT (1943) esta ltima inspirada na Carta Del Lavoro de Mussolini. Os anos de 1940 v ressurgimento das lutas sindicais brasileiras. Atuando em duas frentes, na questo internacional, a luta contra o nazi-fascismo, e no plano interno, na busca pela desconstruo da estrutura sindical montada por Vargas anteriormente. Iniciou-se a substituio de lideranas pelegas, em 1945 foi criado o Movimento Unificado dos Trabalhadores (MUT), organismo de carter intersindical que iria lutar pela total liberdade sindical. Vargas cedia pouco a pouco, permitindo a volta dos trabalhadores ao sindicato, fazendo letra morta dos dispositivos criados para conter o avano dos operrios, o que amedrontava o setor mais reacionrio levando-o a renncia em 1945. No ltimo governo de Vargas o movimento sindical atingiu grande dimenso, com organizao de comisses de fbricas. No foram poucos os movimentos e manifestaes nesse perodo, contra o imperialismo; por liberdades sindicais; contra o acordo militar Brasil-EUA, e por fim, culminando com a criao da Petrobrs. O avano das lutas sindicais atingiu seu pice nos anos 1960 com imensas manifestaes grevistas e a realizao do III Congresso Sindical Nacional, onde foi criado o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). O CGT foi especialmente durante o governo Goulart, a expresso mais significativa do movimento sindical brasileiro, se posicionando pela posse do governante e tambm no plebiscito e as reformas de base, assim como, outros pontos da vida nacional. No campo, as lutas tambm se intensificavam com a criao das ligas camponesas, ainda anterior a esse perodo em 1955, e pouco a pouco floresceram os sindicatos rurais, lutando para garantir os direitos mnimos para os trabalhadores do campo.

O Golpe militar de maro de 1964 O perodo de 1945 a 1964 houve avanos nas lutas dos trabalhadores, ainda que, mantendo a legislao corporativista intacta, esse avano e a proximidade com o governo de Joo Goulart levaram ao desfecho do golpe militar em 31 de maro de 1964, a represso desencadeada foi violenta, levando ao aniquilamento posteriormente das lideranas sindicais, sendo resgatada toda a legislao anterior sob o pretexto de estabelecer a paz social. Foi implantado a politica de arrocho salarial e, em cima desses pontos iniciou-se o milagre brasileiro. Nesse perodo merece destaque a luta contra o arrocho materializada nas greves de Contagem e Osasco. A direo do sindicato dos metalrgicos de Osasco iniciou a greve em 16 de julho de 1968 com a ocupao da Cobrasma, que rapidamente se espalha para outras fbricas, no dia seguinte o Ministrio do Trabalho decreta a ilegalidade da greve determinando a interveno no sindicato, a cidade cercada pelas foras armadas, no quarto dia, os trabalhadores sem alternativa de enfrentamento, voltaram ao trabalho. Em Contagem outra greve

tambm no conseguiu ir alm de quatro dias devido a questes internas e a atuao do governo militar na mesma forma de Osasco.

Retomada das lutas A retomada das lutas sindicais se deu em 1978 com a greve na Escnia. Numa sexta-feira, 12 de maio de 1978, s 7 horas os trabalhadores entram na fbrica, no entanto, no ligam as mquinas, permanecem de braos cruzados surpreendendo os patres. A partir da ESCANIA as greves se espalham para as outras montadoras. O ponto de partida para as greves foi o movimento pela reposio dos 31% O governo vinha mascarando os ndices de inflao a anos e causando enormes perdas salariais, em fins de 1977 o Banco mundial denunciou a manobra, preparando o caminho para o retorno dos movimentos grevistas carreado pelos metalrgicos da regio do ABC. Mas no s os metalrgicos, outras categorias como os professores de So Paulo tambm entraram em greve nesse perodo. Em fins de 78 registraram-se manifestaes em Osasco, Guarulhos e So Paulo. Em maro de 1979 as greves voltaram com toda foa, no entanto, o governo decretou interveno nos trs sindicatos do ABC, seguiramse manifestaes pela volta dos diretores cassados, realizaram-se assembleias com nmeros impressionantes de pessoas no estdio da Vila Euclides. A partir dessas jornadas de lutas que teve inicio em 1977, o movimento operrio se inseriu no cenrio Politico, econmico e social do pas criando na sequncia o Partido dos Trabalhadores, a Central nica dos Trabalhadores, promovendo varias greves gerais na dcada de 1980, participando de movimentos polticos como as Eleies Diretas J.

O PT (Partido dos trabalhadores) O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, agrupando vrios seguimentos como intelectuais, religiosos da Teologia da Libertao, operrios, agrupamentos trotskistas. Esse partido nascia da necessidade de atuao no cenrio politico sem a tradio stalinista de setores da esquerda tradicional como Joaquinzo e Lus Antnio de Medeiros da CGT (Comando Geral dos Trabalhadores, que se tornaria mais tarde Central Geral dos Trabalhadores). Aos poucos, o PT foi abandonado sua concepo original de organizao pela base atravs dos ncleos, e se fechando numa direo burocratizada, ao mesmo tempo (inicio da dcada de 1990) em que expulsava correntes mais a esquerda, como a Convergncia socialista, Causa Operria, e, durante seus vrios congressos, essa direo foi aprovando o abandono das bandeiras histricas da classe, como a reduo da jornada de trabalho, estatizao do sistema bancrio, reforma agrria, no pagamento da divida externa. Ao longo dos seus anos de existncia paulatinamente o PT passou tambm a privilegiar a agenda eleitoral disputando varias vezes a presidncia da republica e vrios outros cargos eletivos, em detrimento da disputa pelo poder atravs da organizao da classe trabalhadora, at por fim, se credenciar como de confiana ao grande capital aps a viagem de Luiz Incio a Washington, que na volta, l a carta ao povo brasileiro, se comprometendo a honrar os contratos, e ento, chega ao governo central no ano de 2002 sem oferecer nenhum perigo aos esteios do sistema vigente e da classe dominante.

A CUT (Central nica dos Trabalhadores) A CUT fundada no dia 28 de agosto de 1983, na esteira das mobilizaes grevistas do final da dcada de 1970 e, tentando superar o corporativismo e as lideranas pelegas atreladas ao Estado, esteve frente das lutas dos trabalhadores durante os anos 80, liderando greves gerais como a de 1989, que acabou resultando na condenao da ento prefeita Luiza Erundina em 350 mil reais por prestar apoio ao movimento grevista. Mas, ao longo da dcada de 1990 mais precisamente a segunda metade, as greves passam a ser localizada por categorias sem as grandes mobilizaes verificadas na dcada anterior, a luta pela reduo da jornada de trabalho ficou somente no discurso, permitindo milhares de demisses com a reorganizao produtiva ocorrida nesse perodo. Houve ainda no inicio dessa dcada o advento das cmaras setoriais, no ano de 1992, numa sexta-feira 13, Mario Amato, presidente da FIESP (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo) recebido numa recepo no sindicato dos metalrgicos de So Bernardo e Diadema. Aps o ano de 2002, com a chegada de Luiz Incio a presidncia, a central originalmente criada para empreender a luta pelo interesse da classe operria brasileira, passou a representar o papel de um verdadeiro departamento do governo para assuntos do trabalho, empreendendo o imobilismo, pondo freio s lutas,

desenvolvendo a politica de conciliao entre as classes, por esse motivo passou ser denominada por grande parte dos sindicalistas de central chapa branca, por no ameaar o governo num primeiro momento, e por consequncia o prprio capital. No ano de 2004 comea a surgir experincias de construo de novos instrumentos que representem os trabalhadores brasileiros com independncia em relao ao governo, o caso da Assembleia popular, Intersindical e Conlutas, ao mesmo tempo em que o governo colocava em pauta a Reforma Sindical, que apontava para o reconhecimento legal das centrais sindicais, bem como o esvaziamento das liberdades e do poder dos sindicatos na base. Diante desse quadro em maro de 2004 houve um encontro em Luzinia que desencadeou o processo de criao da CONLUTAS capitaneado pelo PSTU. Manifestando-se inicialmente contra a reforma da sindical, no tardou a pedir o seu reconhecimento legal como central sindical a fim de obter recursos federais como do imposto sindical. O prprio processo de formao ocorrido no afogadilho sem discusso prvia com os amplos segmentos do operariado deixou nos demais agrupamentos a desconfiana nos rumos dessa central. No obstante a esse fato, houve ao longo dos ltimos anos, o crescimento da organizao dos trabalhadores e a tentativa de unificao em uma s entidade, ocorrendo no ano de 2009 vrios seminrios nesse sentido, culminando no CONCLAT em junho de 2010, na cidade de Santos, para a fundao de uma central unificada, o que no ocorreu com vrias correntes presentes se retirando do congresso devido intransigncia e imposio dos vrios pontos pelo PSTU, sobretudo, o nome da nova entidade. Bibliografia ANTUNES, Ricardo C. O Que Sindicalismo, Coleo Primeiros passos, brasiliense 1985. ANTUNES, Ricardo C. Os Sentidos do Trabalho, Boitempo 2000. FREITAS, Digenes B. Estado, Educao e as novas Formas de Explorao do Trabalho. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Ed. Rio de janeiro 1963. ULIANOV, Vladimir Lenin Que Fazer? In obras escolhidas, Edies Progresso Moscou, Edies Avante Lisboa 1981.

You might also like