You are on page 1of 6

INTRODUO Solubilidade Solubilidade a propriedade que uma substncia tem de se dissolver espontaneamente em outra substncia denominada solvente.

. Na solubilidade, o carter polar ou apolar da substncia influi muito, j que, devido a polaridade das substncias, estas sero mais ou menos solveis. Os compostos com mais de um grupo funcional apresentam grande polaridade, por isso no so solveis em ter et lico, por e!emplo, que apresenta bai! ssima polaridade. "ortanto, para que uma substncia seja solvel em ter et lico deve apresentar pouca polaridade. Os compostos com menor polaridade so os que apresentam menor reatividade como, por e!emplo, as parafinas, compostos ncleos aromticos e os derivados #alogenados.

SOLUBILIDADE Solubilidade de lquidos $ois l quidos so totalmente misc veis quando as molculas de um se dispersam #omogeneamente nas do outro

Solubilidade de slidos em lquidos Solues satu adas e !"o satu adas %uando se p&e em contacto um s'lido com um l quido as molculas do l quido ao c#ocarem com a rede cristalina do s'lido arrancam fragmentos deste que se iro dispersar no l quido ( o s'lido dissolveu)se no l quido. * solu+o est satu ada quando se estabelece um equil brio entre as part culas arrancadas e as que se depositam. %uando se depositam mais part culas dos que as que saem a solu+o di,)se sob e#satu ada$

*s solu+&es supersaturadas so instveis, isto , a precipita+o do e!cesso de soluto dissolvido pode ter in cio muito facilmente e por vrias maneiras. "or e!emplo, por meio da introdu+o de um pequeno cristal do soluto que propicia uma superf cie na qual a cristali,a+o pode ser

desencadeada. * % istali&a"o pode tambm ser provocada por outros meios, como por um c#oque mecnico ou por uma onda sonora. ' istali&a"o # * solubilidade aumenta quando a temperatura sobe e diminui quando desce. -olocando a solu+o a uma temperatura bai!a, esta torna)se saturada ou sobresaturada porque a solubilidade diminuiu, depositando)se no fundo os cristais do s'lido ( .sta propriedade pode ser utili,ada para purificar ou separar s'lidos. .mpregandotemperaturas diferentes podem)se cristali,ar vrios s'lidos e!istentes numa solu+o (% istali&a"o ( a%%io!ada. Solubilidade de solutos )asosos "ara os solutos gasosos, a uma determinada temperatura, um aumento da presso tem como consequ/ncia um aumento da solubilidade 0 assim se se introdu, gs ) -O1 ) nas bebidas gaseificadas2.*o contrrio do que normalmente acontece nos solutos s'lidos, o aumento da temperatura da solu+o provoca uma diminui+o do valor da solubilidade, #avendo, por isso, escape do gs 3 medida que a solu+o aquece.

Solubilidade de solutos slidos No caso dos solutos s'lidos a solubilidade, normalmente, aumenta com a temperatura.Os sais i'nicos podem ser solveis, pouco solveis ou insolveis. Sais muito sol*+eis So muito solveis praticamente4

5odos os sais de metais alcalinos6 5odos os sais de am'nio6 Sais contendo os i&es nitrato, clorato, nitrito, perclorato e permanganato6 7idr'!idos de metais alcalinos e de de brio6 8aioria dos cloretos, brometos, iodetos 0e!ceto os de cobre, prata, mercrio e c#umbo26

8aioria dos sulfatos 0e!ceto os de clcio, prata, brio, estr9ncio, c#umbo e mercrio26 %uase todos os acetatos 0e!ceto os de prata e de mercrio2.

Sais ,ou%o sol*+eis ou i!sol*+eis


8aioria dos #idr'!idos 0e!ceto os referidos no ponto anterior26 8aioria dos carbonatos, cromatos, sulfitos, sulfuretos, fosfatos, fosfitos 0e!ceto os de metais alcalinos e de am'nio2.

-ato es

que

a(etam

solubilidade

%uando se fa, ref/rencia ao fen9meno da solubilidade refere)se sempre a presso e a temperatura, visto que a solubilidade varia com essas duas grande,as. "or e!emplo, a solubilidade dos gases em l quidos diminui, em geral, com o aumento da temperatura e aumenta com o aumento da presso.

I"o %omum ) * presen+a, na solu+o, de um i&es,comum ao sal bai!a a solubilidade desse sal. Tem,e atu a ) "ara dissolu+&es endotrmica o aumento da temperatura aumenta o valor da constante de solubilidade, :s, e por isso, tambm o valor da solubilidade do sal, s. "ara dissolu+&es e!otrmicas, o aumento da temperatura diminui o valor da constante de solubilidade, :s, e consequentemente o valor da solubilidade do sal, s.

Reaes late ais ) "odem ocorrer rea+&es laterais que envolvem os i&es,do sal 0consumindo)os2, aumentando desta forma a solubilidade do sal.

-o ma"o de %om,le.os ) * forma+o de i&es comple!os aumenta a solubilidade do sal. ,/ do meio) * adi+o de um cido pode provocar o consumo de um dos i&es presentes na solu+o, aumentando a solubilidade do sal.

0a til1a Se agitarmos uma substancia em dois solventes no misc veis ela distribuir)se) nos dois solventes, encontrando)se em mais quantidade no solvente em que for mais solvel. * ra,o entre a concentra+o num e noutro solvente denomina)se %oe(i%ie!te de 0a til1a$ .sta propriedade utili,ada em vrios processos de separa+o como a cromatografia de partil#a. 'om,ostos ele%t o+ale!tes em sol+e!tes ,ola es * temperatura ambiente os compostos i9nicos dissociam)se na gua, devido ao seu carter polar e 3 sua constante dieltrica elevada. Os dipolos da gua so atra dos pelos i&es dissociados de modo a que o p'lo negativo do o!ig/nio se coloca frente aos i&es positivos e o p'lo positivo dos i&es #idrog/nio frente aos i&es negativos. $este modo as molculas de gua neutrali,am parcialmente a carga dos i&es facilitando assim a sua manuten+o em solu+o. Bai!1as de sol+ata"o Os i&es ficam rodeados por molculas de gua ) bai!1as de sol+ata"o. * gua ao interpor)se entre os i&es redu, grandemente a sua for+a de atrac+o.

Energia de hidratao * #idrata+o dos i&es que provoca a solvata+o, liberta energia ( e!e )ia de 1id ata"o que utili,ada para vencer as for+as de coeso que mant/m a rede do cristal unida. %uando as for+as de coeso so superiores 3 energia de #idrata+o, o composto insolvel. ; o caso do sulfato de brio.

You might also like