You are on page 1of 9

O ENFERMEIRO, NA ATENO BSICA, AO LIDAR COM HIPERTENSO COMO FATOR DE RISCO PARA INSUFICINCIA RENAL CRNICA1

Thas MICHELI2 Danilo Alves BITARELLO3

RESUMO O presente trabalho reflete sobre a atuao do enfermeiro ao lidar com doenas crnico-degenerativas, como a Hipertenso Arterial que atualmente tm se tornado um problema de sade pblica devido alta incidncia e prevalncia na populao adulta. O estudo tambm considera os riscos e os agravos gerados por esta patologia, tal como a Insuficincia Renal, que causa mudanas significativas para o usurio e geram custos elevados ao Sistema nico de Sade, ressalta ainda, que a preveno de agravos, atualmente, a melhor opo de tratamento, e que o enfermeiro tem papel primordial dentro desta conduta realizando consultas de enfermagem e criando grupos voltados aos pacientes hipertensos, no intuito de minimizar agravos e implementar aes pertinentes reduo progressiva da letalidade que a patologia pode oferecer. Desta forma, o presente estudo tem por finalidade revisar a literatura sobre Hipertenso Arterial e Insuficincia Renal Crnica, citar a Hipertenso Arterial como um importante antecedente para Insuficincia Renal Crnica e classificar incidncia de risco de IRC causadas por Hipertenso Arterial em relao aos outros fatores de risco, para assim refletir sobre o papel do enfermeiro, na ateno bsica, ao lidar com Hipertenso Arterial. Palavras-chave: Hipertenso. Insuficincia renal crnica. enfermagem.

1 CONSIDERAES INICIAIS

Apesar de o tema Hipertenso Arterial ser amplamente divulgado, ele deve ser constantemente atualizado, tornando os dados cada vez mais recentes para que a promoo e a preveno dos agravos, que a patologia pode oferecer,sejam os mais adequados possveis. Atualmente a Hipertenso Arterial (HA) um precursor com alta incidncia para vrias patologias, principalmente por se tratar de uma doena silenciosa e que, muitas vezes, diagnosticada a partir do surgimento de sinais e sintomas tardios. Estes fatores aumentam as chances de desencadeamento de outras doenas, tais como, a insuficincia renal crnica, infarto agudo do miocrdio e derrames cerebrais causadas por acometimento renal, cardacos e cerebrais,

Artigo de concluso de curso apresentado ao curso de enfermagem da Faculdade Estcio de S de Juiz de Fora como requisito parcial para obteno do titulo de bacharel em enfermagem 2 Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estcio de S. nina_micheli@yahoo.com.br 3 Especialista em Auditoria em Contas Mdico Hospitalares e Servios de Sade, Coordenador e Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Estcio de S e orientador do presente artigo
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

330

que contribuem para uma reduo significativa na qualidade e na perspectiva de vida (PASSOS, ASSIS; BARRETOS,2006). No Brasil, segundo o III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial (1998), estimase que cerca de 15 a 20% da populao adulta tenha Hipertenso Arterial (HA), aproximadamente 30 milhes de brasileiros, sendo que, entre a populao idosa esta cifra chega a 65%. Por se tratar de uma doena de alta incidncia e prevalncia, a Hipertenso Arterial gera impactos significativos nos ndices de desenvolvimento de Insuficincia Renal Crnica (IRC) esta patologia pode ser proveniente do desencadeamento da HA. Estudos comprovam que a Hipertenso Arterial uma doena primria importante para o surgimento da IRC e que, atualmente, atinge percentuais considerados da populao, sendo de elevada morbidade e mortalidade. A incidncia de DRC em hipertensos de cerca de156 casos por milho, em estudo de 16 anos com 332.500 homens entre 35 e 57 anos.(ROMO JR,2004,p.2). De acordo com censo (2008) realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, o nmero de pacientes em tratamento para IRC tem aumentado a todo ano. De 2004 para 2007, o nmero de pacientes cresceu cerca de 26%, e estima-se que cerca de 78.605 pacientes estejam em tratamento de IRC, sendo provvel que 15,2% destes pacientes venham a falecer anualmente. Para uma anlise concreta do ndice de letalidade da IRC, comparou-se a mortalidade dos pacientes em tratamento de IRC aos pacientes em tratamento de algumas neoplasias. Nesta anlise foi constatado que a IRC mata mais do que neoplasias como cncer do colo do tero, mama e de prstata, perdendo apenas para as neoplasias de estmago e de pulmo (SESSO, 2006). Mediante a essas informaes, verifica-se a necessidade de implementao de aes e medidas, principalmente na ateno primria, que minimizem a incidncia desses agravos. No intuito de relacionar a atuao do enfermeiro na preveno e no controle de fatores de risco para o desenvolvimento da Insuficincia Renal Crnica (IRC), o presente estudo tem por finalidade revisar a literatura sobre Hipertenso Arterial e Insuficincia Renal Crnica, citar a Hipertenso Arterial como um importante antecedente para Insuficincia Renal Crnica e classificar incidncia de risco de IRC causadas por Hipertenso Arterial em relao aos outros fatores de risco, para assim refletir sobre o papel do enfermeiro, na ateno bsica, ao lidar com Hipertenso Arterial. Relacionando as possibilidades de interveno do enfermeiro, tais como consultas de enfermagem e criao de grupos educativos, com intervenes principalmente, nas orientaes fornecidas aos portadores de patologias crnicas degenerativas com nfase na
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

331

preveno e reduo dos agravos gerada pela Hipertenso Arterial viabilizando desta forma significativa reduo nos agravos da HA, tais como a Insuficincia Renal Crnica. Na inteno de alcanar os objetivos propostos, o estudo ser realizado a partir de reviso bibliogrfica de artigos, revistas, livros e dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Diabetes e Hipertenso e do Ministrio da Sade referentes aos temas supracitados.

2 CONCEITOS E PARMETROS A Presso Arterial (PA) caracterizada pela fora que o sangue exerce nas paredes dos vasos sanguneos. So considerados valores normais para a presso arterial 120/60 mmhg, porm esse parmetro pode variar de pessoa para pessoa. (SMELTZER; BARE, 2005) Esta variao tem seu desencadeamento gerado por vrios fatores tais como idade, uso de tabaco, sedentarismo, obesidade, entre outros. A elevao permanente destes valores denominada Hipertenso Arterial Sistlica (HAS) (BRASIL, 2002). De acordo com Smeltzer e Bare (2005, p.607):
[...] a presso arterial sistmica a presso exercida sobre as paredes das artrias durante a sstole a distole ventricular [...] Em geral a PA expressa como a proporo da presso sistlica em relao presso diastlica, com os valores normais no adulto variando de 100/60 a 140/90mmhg.

Atualmente, existem vrios parmetros para se determinar Hipertenso Arterial. De acordo com o manual de Hipertenso Arterial e Diabetes Mellitus (2002, p.13), criado pelo ministrio da sade, a HA definida como: o resultado maior ou igual a 140/90mmhg, quando encontrada em pelo menos duas aferies, em momentos diferentes. Esta classificao ficou definida no III Consenso Brasileiro de HA. A PA quando elevada favorece para o surgimento de outras patologias que se instalam devido a leses provocadas pela fora exercida nas paredes dos vasos. Como exemplo de patologias provenientes da H, pode-se citar as leses causadas no Sistema Renal que, se no tratadas, podem causar o falecimento total dos rins, dando origem assim Insuficincia Renal Crnica (IRC). A doena renal crnica uma sndrome causada por inmeras doenas que tm em comum a reduo progressiva da filtrao glomerular. (DUMMER et al., 2006, p. 446).

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

332

O funcionamento renal de grade importncia para a manuteno da homeostase do organismo, so os rins os responsveis por filtrar o sangue do corpo humano, os resduos txicos, alm de sais e substncias em excesso no organismo, realizando, desta forma, o balano hdrico do corpo humano. (SMELTZER; BARE, 2005). A Insuficincia Renal se da quando:
[...] os rins no conseguem remover os resduos metablicos do corpo e nem

realizar as funes reguladoras. As substncias normalmente eliminadas na urina acumulam se nos lquidos corporais em conseqncia da excreo renal prejudicada, levando a uma ruptura nas funes metablicas e endcrinas, bem como a distrbios hdricos, eletrolticos e cidos bsico. (SMELTZER; BARE, 2005, p.1398).

A IRC, uma vez instalada, deve ser tratada de forma rgida e consideravelmente desagradvel como o processo de hemodilise, um processo que filtra o sangue retirando resduos que no so mais filtrados pelos rins. Dados da literatura indicam que portadores de Hipertenso Arterial tm maior probabilidade de desenvolverem Insuficincia Renal Crnica (ROMO JR, 2004), apesar de ainda no ser confirmada se Hipertenso Arterial causa ou conseqncia da Insuficincia Renal. De acordo com Zanella (2002, p.13):
embora no se tenha estabelecido se a hipertenso causa ou conseqncia da leso renal, no existe dvidas de que a elevao da presso arterial acelera a evoluo da nefropatia diabtica e que o tratamento anti-hipertensivo efetivo reduz de forma marcante a velocidade de queda da filtrao glomerular.

Segundo censo (2008), realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, as principais doenas reportadas como causa de IRC so Hipertenso Arterial 35,8%, Diabetes Mellitus 25,7%, Glomerulonefrite 15,7% e causas indefinidas 23,2% em respectiva ordem de maior incidncia. O censo (2008) ainda relata que 93,8% dos tratamentos so realizados pelo Sistema nico de Sade (SUS). 2.1 O ENFERMEIRO EM AO Sendo a Hipertenso Arterial a primeira no ranking das doenas precursoras da IRC, torna-se urgente programar aes bsicas de diagnstico e controle destas condies, com implementao de aes e medidas que minimizem a evoluo progressiva da doena para os agravos. Frente a esses parmetros e conceitos, evidente a necessidade de uma ateno
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

333

prioritria e contnua aos hipertensos, uma vez que, os ndices de letalidade existentes, devido aos agravos gerados, so de alta incidncia. Atualmente, essa ateno (acompanhamento) realizada pelo enfermeiro e pela equipe de sade nos diferentes nveis de atendimento da rede de Sistema nico de Sade (SUS), especialmente no nvel primrio, que tem como objetivo acompanhar o portador de presso alta orientando e oferecendo informaes pertinentes ao novo estilo de vida que a patologia exige. (BRASIL,2002). De acordo com a Norma Operacional de Assistncia a Sade -NOAS-SUS (2001) do Ministrio da Sade do Brasil, as aes de atuao estratgica da ateno primria em sade para o controle da hipertenso so: diagnstico clnico dos casos; busca ativa dos casos atravs da medio da presso arterial de usurios e por visita domiciliar; tratamento dos casos com um acompanhamento ambulatorial e domiciliar; diagnstico precoce de complicaes atravs de realizao de exames laboratoriais; primeiros atendimentos de urgncia s crises hipertensivas e outras complicaes; medidas preventivas por aes educativas para o controle de condies de risco (obesidade, vida sedentria, tabagismo); e preveno de complicaes. Para a facilitao deste processo, os enfermeiros contam com o programa institudo pelo ministrio da sade, o Programa de Sade da Famlia, que tem como objetivo a promoo da sade e preveno de agravos. De acordo com a Poltica Nacional de Ateno Bsica:
A Ateno Bsica caracteriza-se por um conjunto de aes de sade, no mbito individual e coletivo, que abrangem a promoo e a proteo da sade, a preveno de agravos, o diagnstico, o tratamento, a reabilitao e a manuteno da sade [...]. A Sade da Famlia, estratgia priorizada pelo Ministrio da Sade para organizar a Ateno Bsica, tem como principal desafio promover a reorientao das prticas e aes de sade de forma integral e contnua, levandoas para mais perto da famlia e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. (BRASIL, 2007, p.12).

Os centros de atendimento primrio, Ateno Bsica, realizam o atendimento de grupos considerados de maior risco a agravos, sendo o enfermeiro o responsvel pela conduo desse atendimento. De acordo com o Guia Pratico do Programa da Sade da Famlia (2001, p.76), de atribuio do enfermeiro:
Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever / transcrever medicaes, conforme protocolos estabelecidos nos Programas do Ministrio da Sade e as disposies legais da profisso [...] organizar e

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

334

coordenar a criao de grupos de patologias especficas, como de hipertensos, de diabticos, de sade mental e etc.

Tal atribuio tem como objetivo detectar novos casos, alm de educar, supervisionar e treinar a clientela assistida permitindo uma facilitao da adeso ao tratamento proposto proporcionando tambm um controle da presso arterial o que acarretara na diminuio de muitos agravos assim como na diminuio da incidncia da Insuficincia Renal. De acordo como III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial (1998), realizado pela sociedade Brasileira de Nefrologia e outros departamentos, o enfermeiro deve, nas consultas de enfermagem aps a consulta mdica do caso novo, aferir a presso arterial, investigar sobre fatores de risco e hbitos de vida tais como fumo, lcool, sedentarismo e alimentao, avaliar conhecimento sobre hipertenso, orientar sobre o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais, avaliar sintomas, reforar a orientaes sobre hbitos de vida pessoais e familiares, administrar o servio: controle de retornos, busca de faltosos e controle de consultas agendadas, aproveitar ainda para, avaliar peso, altura, IMC, circunferncia abdominal (cm), glicemia capilar, adeso medicao atual, hbitos, necessidade de sensibilizao educativa, podendo tambm convidar o paciente para participar do grupo de sensibilizao educativa sobre HA e autocuidado. O enfermeiro tambm responsvel pela delegao e superviso das atividades do tcnico/auxiliar de Enfermagem e pelo treinamento do Agente Comunitrio de Sade para a aferio da Presso Arterial com equipamento digital, para execuo de triagem e posterior encaminhamento Unidade Bsica, para que com isso, sejam prescritas e implementadas aes que contribuam para a promoo, proteo e recuperao ou reabilitao do cliente. Aps as consultas e verificada a necessidade de sensibilizao educativa, o enfermeiro deve orientar os pacientes a participarem de grupos de hipertenso, evento realizado mensalmente ou de acordo com protocolo institucional, que tem como objetivo fornecer informaes pertinentes patologia e fornecer condies para a minimizao dos agravos. As aes em grupo:
So aes educativas e teraputicas em sade, desenvolvidas com grupos de pacientes e seus familiares, sendo adicionais as atividades individuais. A convivncia estimula a relao social, possibilita a troca de informaes e permite apoio mtuo. O paciente, nesse tipo de atividade, identifica-se com outros pacientes com problemas semelhantes, aprendendo a expressar seus medos e expectativas. Passa a compartilhar das experincias de todos e a discutir, buscando solues reais para problemas de sade semelhantes aos
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

335

seus. (TERCEIRO ARTERIAL, 1998).

CONSENSO

BRASILEIRO

DE

HIPERTENSO

Nas aes em grupo o enfermeiro tem por responsabilidade abordar temas relativos a medidas preventivas e de controle de presso arterial, tais como controle do peso, realizao de atividade fsica, importncia da reduo do sal e aumento da ingesto de potssio, relao da ingesto de lcool com a hipertenso e recomendaes dietticas, o enfermeiro tambm deve abordar assuntos pertinentes fisiopatologia da HAS, complicaes da HAS e tipos de tratamento. (TERCEIRO CONSENSO BRASILEIRO DE HIPERTENSO ARTERIAL, 1998). Tais temas abordados tem por objetivo fornecer informaes ao paciente para que ele conhea sua doena, as complicaes pertinentes, os cuidados que devem ser tomados e os controles exigidos para estabilizao da doena. As aes em grupo tambm promover um controle rigoroso da PA fator primordial no tratamento. Todas as medidas preventivas relativas a Hipertenso Arterial, participam diretamente no controle e na reduo de agravos que a Hipertenso pode oferecer, pois uma vez detectada a patologia as medidas de preveno torna-se medida de controle dos nveis tensoriais da presso arterial e quando controlados geram grandes impactos nos ndices de incidncia de agravos que tendem a diminuir. Pode-se dizer que as aes realizadas pelo enfermeiro tm efeitos amplos, pois as medidas para preveno da insuficincia renal por Hipertenso so as mesmas medidas de preveno para outros agravos no tendo uma interveno especfica para a IRC.

3 CONSIDERAES FINAIS

As intervenes realizadas pelo enfermeiro, na ateno bsica, na tentativa de minimizar as ocorrncias de Insuficincia Renal Crnica causada por Hipertenso Arterial no se diferem em nada s medidas utilizadas para preveno de outros agravos. Desta forma, as medidas criadas para minimizar os riscos de progresso da hipertenso, com conseqente evoluo para Insuficincia Renal, tornam-se muito mais abrangentes, uma vez que a atuao do enfermeiro neste contexto estar prevenindo automaticamente outros agravos atuando de forma quantitativa no que se diz respeito preveno de agravos. As intervenes realizadas pelo enfermeiro, no mbito da ateno bsica, em relao hipertenso arterial, conseguem demonstrar de forma clara a real necessidade de preveno e

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

336

promoo da sade determinada pela Constituio anos atrs, pois somente a preveno, o controle e a eficcia na deteco da doena podero diminuir a possibilidade de complicaes tardias, tais como a insuficincia renal. importante ainda, lembrar que, tais aes s viro a ter xito uma vez que haja uma adeso do paciente hipertenso ao tratamento, pois somente com reais modificaes nos estilos de vida (introduo de hbitos de vida saudveis, alimentao, exerccios fsicos e/ou se necessrio tratamento medicamentoso) as aes preventivas e de controle podero vir a influenciar na incidncia e na prevalncia da hipertenso e conseqente reduo dos ndices de desenvolvimento de agravos.

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Sade. Manual de hipertenso arterial e diabetes mellitus. Braslia: Secretaria de Polticas de Sade, Ministrio da Sade; 2002.

BRASIL. Ministrio da Sade. Norma operacional de assistncia sade- NOAS/SUS- 01/2001. Braslia: Ministrio da Sade, 2001.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Departamento de Ateno Bsica. Guia prtico do Programa de Sade da Famlia. Braslia: Ministrio da Sade, 2001.

BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Poltica Nacional de Ateno Bsica. 4. ed. Braslia : Ministrio da Sade, 2007.

DUMMER, C.D.; THOME, F.S.; VERONESE, F. V. Doena renal crnica, inflamao e aterosclerose: novos conceitos de um velho problema. Rev. Assoc. Med. Bras. So Paulo, v. 53, n. 5, 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010442302007000500022&lng=&nrm=iso>. Acesso em: 06 jun. 2008.

PASSOS, Valria Maria de Azeredo; ASSIS, Tiago Duarte; BARRETO, Sandhi Maria. Hipertenso arterial no Brasil: estimativa de prevalncia a partir de estudos de base populacional. Epidemiol. Serv. Sade. [online]. mar. 2006, v.15, n.1 [citado 31 Octubre 2008], p.35-45. Disponivel em: <http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167949742006000100003&lng=es&nrm=iso>. ISSN 1679-4974.
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

337

ROMO JR, J. E. Doena Renal Crnica: Definio, epidemiologia e classificao. Jornal brasileiro de nefrologia [2004] Disponvel em: < http://www.sbn.org.br/JBN/2631/v26e3s1p001.pdf> Acesso em: 15 mar. 2008.

SESSO R. Epidemiologia da doena renal crnica no Brasil e sua preveno [texto na Internet]. So Paulo. Secretaria de Estado da Sade. Coordenadoria de Controle de Doenas. Centro de Vigilncia Epidemiologia; s.d.[citado 2007 Mar 10]. Disponvel em: ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/cronicas/irc_prevprof.pdf

SMELTZER, S.C.; BARE, B.G. - BRUNER & SUDDARTH -. Tratado de enfermagem medicocirrgico. Insuficincia Renal Crnica. 10. ed..Rio de Janeiro:Ganabara Koogon, 2005. p.13231412.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Censo 2008.. Disponvel em: http://www.sbn.org.br/Censo/2008/censoSBN2008.pdf Acesso em: jul. 2008

TERCEIRO CONSENSO BRASILEIRO DE HIPERTENSO ARTERIAL,1998. Disponvel em: <www.sbn.org.br/consiiiO.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2008.

ZANELLA M.T.; Ferreira S. R. G. Diagnstico e tratamento da nefropatia diabtica.Modulo temtico., So Paulo, v.5, n.1, 2002. p.11-14. Disponvel em:<http://www.sbh.org.br/hipertensao/2002_N1_V5/11%20a%2015.pdf>. Acesso em: mar. 2008.

ARTIGO RECEBIDO EM 2008

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 8, n.3, p. 329-337 , 2008.

You might also like