You are on page 1of 4

Tijolo Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 1

Tijolo
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O tijolo (do espanhol tejuelo , diminutivo de tejo - caco de telha) um produto cermico, avermelhado, geralmente em forma de paraleleppedo e amplamente usado na construo civil, artesanal ou industrial. um dos principais materiais de construo. O tijolo tradicional fabricado com argila e de cor avermelhada devido cozimento e pode ser macio ou furado. Atualmente, por motivos ecolgicos, est se voltando a ateno para o adobe e bloco de terra comprimida[carece de fontes?], por no precisarem de cozimento e poderem ser feitas no local.

ndice
1 Histria 2 Fabrico 3 Tipos de tijolo 4 Geometria 5 Aparelho 6 Tijolos inteligentes 7 Ensaios de resistncia 8 Referncias 9 Ligaes externas 10 Ver tambm

Tijolos macios empilhados.

Histria
Os vestgios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em ayn, no sudeste da Anatlia, na Turquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7000 e 6395 a.C., em Jeric e em atalhyk, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueolgicas, foi concludo que os tijolos cozidos (em detrimento dos tijolos secos ao sol - adobe) foram inventados no terceiro milnio antes do nascimento de Cristo, no Mdio Oriente. Os tijolos foram uma inovao tecnolgica importante, pois permitiram erguer edifcio resistentes temperatura e humidade, numa altura em que o Homem deixou de ser nmada, passando a ter a necessidade de possuir construes resistentes e durveis. Por volta do ano de 1200 a.C., o fabrico de tijolos generalizou-se na Europa e na sia.

Painel decorativo num palcio sumrio, em Susa.

Mohenjo-daro, no Paquisto.

Na regio dos rios Tigre e Eufrates, os tijolos comearam a ser utilizados h mais de cinco mil anos. Isto deve-se sobretudo grande escassez de rocha e madeira nessa regio, o que fez com que as populaes aderissem a outros materiais construtivos, como por exemplo o tijolo. Tambm na Sumria o material de eleio foi o tijolo; tinham uma forma arredondada e no eram unidos com argamassa, nem com cimento. Para tornar os edifcios mais seguros e resistentes os espaos vazios eram preenchidos com betume, palha e ervas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tijolo

06/11/2013 16:44:51

Tijolo Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 2

Tambm no Antigo Egipto e na civilizao do Vale do Indo o tijolo era um material muito utilizado. Esse facto pode ser observado nas runas de Buhen, Mohenjo-daro e Harappa, por exemplo. As dimenses dos tijolos encontrados tinham uma razo de 4:2:1; estas so as dimenses ideais para este tipo de elemento construtivo. Os romanos adoptaram tambm o tijolo e desenvolveram um novo tipo - tijolo romano. Este foi um dos principais elementos de construo dos edifcios do Imprio. Tinham uma forma um pouco fora do habitual, pois eram bastante compridos (6:2:1). Frank Lloyd Wright, arquitecto americano do sculo XX, utilizou este tipo de tijolo em muitas das suas obras. No sculo XII, os tijolos produzidos no norte de Itlia foram levados para a Alemanha, onde se adquiriram um Tmulo romano na Via Apia , em importante papel na arquitectura. O chamado Gtico Bltico foi uma Roma, onde utilizado o tijolo variao do estilo gtico onde o tijolo romano. era o principal elemento construtivo. Teve um grande impacto nos pases nrdicos devido falta de pedra. Podem-se encontrar exemplos destes edifcios na Dinamarca, Alemanha, Polnia ou Rssia.
Catedral de Roskilde, na Dinamarca, um Durante o Renascimento e o Barroco, as paredes de alvenaria de tijolo no eram apreciadas. Porm, no foi razo para se deixar de utilizar este exemplo de gtico bltico. material; as paredes eram revestidas a gesso, no interior e exterior do edifcio, de maneira a que no se percebesse a natureza do material utilizado. J no sculo XVIII, as paredes de tijolo voltaram a ser aceites esteticamente.

A Revoluo Industrial trouxe a produo em massa de tijolos. As pequenas oficinas que produziam tijolos desapareceram para dar lugar a grandes fbricas, com fornos enormes, que tornavam a produo de tijolos mais rpida e barata. O uso do tijolo foi generalizado; por toda a Europa apareciam novas fbricas que precisavam de ser erguidas e a indstria dos tijolos expandiu-se largamente. No sculo XX, no pr guerra, o tijolo foi posto de parte, passando o ao e o beto a serem os elementos construtivos de eleio. Hoje me dia, a utilizao de tijolos est cada vez mais em desuso, mas no abandonada; passou a ter uma funo meramente decorativa, em detrimento da funo estrutural de outrora.

Fabrico
Os tijolos podem ser fabricados ou feitos a partir de argila, argila xistosa, silicato de clcio ou cimento;a argila a matria mais comum. Em 2007, foi inventada uma nova forma de fazer tijolos tendo como base cinzas volantes.1 Depois da argila ser extrada, normalmente do fundo de um rio prximo ao local de fabricao, esta passa por uma fase de apodrecimento ou purificao; nesta fase, o objectivo livrar a argila de impurezas e substncias estranhas. Logo aps, a argila preparada, amassada com gua e triturada em uma maquina conhecida como picador, ou, ainda, amassada e aglutinada por trao animal. Segue a argila por uma esteira ou transportada por trao animal/humana a fase de modelao, em que a argila moldada em paraleleppedos, atravs de cilindros e ferramentas de corte. Depois da argila ser moldada, ela posta para secar no sol por um perodo de 1 a 2 dias, e, para finalizar, os blocos de argila so cozidos em fornos que usam como combustivel lenha, p de serragem, lixo corporativo, lixo de grficas, tendo seu tempo mdio de cosimento em torno de 3 dias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tijolo

06/11/2013 16:44:51

Tijolo Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 3

Aps o cosimento, os tijolos so postos para secar por ao do tempo ou por ventiladores industriais e, logo aps, lanados ao comrcio e uso.

Tipos de tijolo
Segundo a massa, os tijolos esto divididos nas seguintes tipologias: Macio: tipo de tijolo sem espaos vazios. Burro: tipo de tijolo macio com dimenses:0,23 x 0,11 x 0,07 m, o que lhe permite ser disposto de vrias formas, dando origem a vrios tipos de aparelhos. Manual ou tosco : moldado manualmente. Furado Oco : atravessado interiormente por canais longitudinais ou transversais.
Tijolo furado.

Segundo o material utilizado, os tijolos esto divididos nas seguintes tipologias: Holands: tipo de tijolo que tem aspecto vidrado. Flutuante: feito com magnsio poroso e slica, menos denso que a gua, logo flutua. Refractrio: feito com material refratrio, que o torna resistente ao calor. De vidro: feito com duas camadas de vidro e ar entre elas. Nas olarias brasileiras, os tipos mais comuns de fabricao de tijolos so os tijolos com furos, podendo variar de 4, 6 ou 8 furos, ou ainda, usando o tijolo sem furos, conhecido popularmente como tijolinho. Tambm nas olarias brasileiras, os tijolos so classificados por sua cor, sendo os mais claros os cozidos, o qual se atribui um valor financeiro mais alto, os mais escuros de recozidos, o qual se atribui um valor financieiro mais baixo, e, logo aps, vem os tijolos defeituosos, o qual, cabe ao dono da olaria julgar se podem ser aproveitados ou no e, caso aparea um comprador disposto a levar as sobras, atribuir um preo por elas.

Geometria
A forma de um tijolo , normalmente, um prisma retangular. Os dois planos maiores so chamados base, os dois planos laterais so os lados, e os outros dois, os menores, so as faces. Geralmente o comprimento da base duas vezes maior que o comprimento da face (na prtica duas vezes o comprimento da face mais o espao ocupado pelas juntas). Este tipo de tijolo chamado tijolo Burro.2 As suas dimenses tpicas so 0,25 x 0,23 x 0,20 x 0,11 x 0,10 x 0,09 x 0,07 m (a altura pode variar).

Aparelho
O chamado tijolo burro, devido s suas dimenses regulares, presta-se a uma vasta gama de aparelhos: Aparelho meia vez - consiste em colocar uma fila de tijolos, e a fila superior fica deslocada "meio tijolo" para o lado; a fila que se sucede vai ter a mesma configurao da primeira. Aparelho francs - consiste em colocar pares de tijolos http://pt.wikipedia.org/wiki/Tijolo
Aparelho francs.

Aparelho ao alto ou ao cutelo.

06/11/2013 16:44:51

Tijolo Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 4

alternadamente (em filas) "esquerdaAparelho meia vez "frente-trs". Aparelho meia vez "esquerdadireita" / "frente-trs". direita". Aparelho ingls - igual ao aparelho francs, mas a posio tambm se altera nas prprias filas. Aparelho ao alto ou ao cutelo - semelhante ao aparelho meia vez, mas o tijolo encontra-se na vertical etc.

Tijolos inteligentes
Cientistas da Universidade de Illinois,3 nos EUA, criaram um tipo de tijolo que tem a capacidade de monitorizar de perto, ou melhor, faz parte do elemento monitorizado. O objectivo principal destes tijolos assegurar a resistncia de uma parede, por exemplo. O mtodo de utilizao bastante simples: so colocados vrios tijolos, em pontos distintos de um edifcio, no meio de tijolos normais; esses tijolos esto ligados a uma rede que depois faz medies de oscilaes e possveis deslocamentos da estrutura. Desta forma pode-se prevenir grandes desastres e prevenir dos efeitos de catstrofes naturais, como por exemplo sismos ou tornados.

Ensaios de resistncia
Existem vrios ensaios comuns para este tipo de material construtivos. Alguns deles so: Ensaio compresso Ensaio a eflorescncias

Referncias
1. Cermica feita com resduos siderrgicos e petroqumicos (http://cienciahoje.uol.com.br/69691) 2. Paredes de tijolo. (http://www.paulojones.com/tecnicas/tijolo.htm#topo) 3. Tijolos inteligentes (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110040128)

Ligaes externas
TBE - Tiles and Bricks (http://www.staywithclay.com/default-pt.asp) Tijolo no sculo XX (http://www.people.cornell.edu/pages/jo24/writings/brick.html) (em ingls) Clay bricks and roof tiles, manufacturing and properties, M.Kornmann and CTTB, Socit Industrie minerale, Paris (2007) ISBN 2-9517765-6-X

Ver tambm
Bloco de Terra Comprimida ou tijolo ecolgico Adobe Arquitetura de terra Construo Cermica Ladrilho Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tijolo&oldid=36525657" Categoria: Tijolos Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 19h23min de 27 de julho de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tijolo

06/11/2013 16:44:51

You might also like