You are on page 1of 6

Como criar um futuro leitor - BabyCenter

Pgina 1 de 6

Menu Home Tentantes Gravidez Beb Criana at 3 anosQuarto, enxoval & festasComunidadeLoja Fazer log in Cadastre-se j

Pesquisar

Como criar um futuro leitor


Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Mdico do BabyCenter Brasil

Recomendar

75

Destaques
Use livros para se aproximar mais do seu filho Estabelea uma rotina Escolha livros apropriados Repita, repita, repita Mergulhe na histria Preste ateno aos interesses de seu filho Frequente livrarias e bibliotecas Experimente ouvir histrias gravadas No transforme os livros em prmios Como fazer crianas mais agitadas pararem para ouvir a leitura Conte histrias Mostre que h palavras por todo lado Converse com seu filho Mostre seu prprio gosto pelos livros Como saber quais so os livros mais legais

Nunca cedo demais para apresentar seu filho ao mundo dos livros. Mas, no caso de bebs e crianas pequenas, o objetivo no fazer com que eles leiam os clssicos antes de sair da educao infantil. O importante fazer com que ler seja algo divertido.

http://brasil.babycenter.com/a3400449/como-criar-um-futuro-leitor

27/08/2013

Como criar um futuro leitor - BabyCenter

Pgina 2 de 6

H muitos jeitos de ajudar seu filho a gostar de livros e histrias -- e nem todos envolvem sentar e abrir um livro de verdade.

Use livros para se aproximar mais do seu filho


Para bebs e crianas pequenas, abrir um livro no tem muito a ver com as palavras que esto l dentro. uma chance de aproveitar a interao com a mame, o papai, a bab ou a professora. Quando seu filho senta-se no seu colo enquanto voc l para ele, ele no s est curtindo o livro, mas tambm toda a ateno que voc est lhe dando. Para um beb, um livro pode significar apenas um brinquedo estranho a mais, mas, quando voc l uma histria do livro para a criana, comea a mostrar a ela que daquele estranho objeto, meio "sem graa", saem coisas muito interessantes . Isso pode ser a semente para um grande interesse futuro na leitura. A incluso da histria na hora de dormir tambm garante que voc dedicar um tempinho s para o seu filho, mesmo que sejam s aqueles 15 minutos, depois de um dia atribulado.

Estabelea uma rotina


Horrio certo para ler estabelece uma rotina calmante que as crianas pequenas adoram -- por isso que a leitura antes de dormir uma tradio forte. Mas no se esquea de que h vrias outras ocasies, durante o dia, que so uma oportunidade para encaixar momentos de leitura. Voc pode experimentar incluir a leitura de uma histria depois do caf da manh, ou assim que ele chegar em casa, depois da escolinha. Alguns bebs e crianas que so dorminhocos acordam melhor com uma histria do que sendo "arrancados" da cama. Nos fins-de-semana ou nas frias, voc pode criar uma tradio de deitar na grama e ler um livro, ou ainda na rede ou na areia da praia. Salas de espera de mdicos ou qualquer tipo de fila tambm podem ser a deixa para uma histria. Basta carregar o livro com voc.

Escolha livros apropriados


Crianas pequenas adoram livros-dobraduras (aqueles em que o desenho "salta" do livro quando se viram as pginas), livros prova d'gua, para a hora do banho, livros de pano e livros de pginas duras e resistentes ou seja, que elas podem segurar e manusear facilmente. Adoram historinhas acompanhadas de desenhos realistas, bem definidos e de cores vibrantes. E adoram rimas. Isso no quer dizer que seu filho de 2 anos no vai gostar dos livros dos irmos mais velhos -- o "Piratologia" pode acabar virando o ttulo favorito dele. Mas faa com que ele tenha acesso a obras mais simples tambm. S leia coisas que voc gostar. s vezes o livro bonito, com desenhos simpticos, mas voc acha a histria boba, ou mal escrita, ou sem graa, ou sem sentido. Se for esse o caso, procure outra coisa para ler para o seu filho, que lhe agrade, e a ele tambm. Existem muitos livros bons no mercado, mas tambm h outros de qualidade sofrvel (talvez porque exista gente que ache que "fcil" escrever para criana, que qualquer coisa serve).

Repita, repita, repita


Disfarce o bocejo, mesmo que voc tenha lido "Peter Pan" todas as noites durante um ms e seu filho continue pedindo por ele. A repetio marca registrada dos primeiros anos da infncia. Um dos motivos de os pequenos adorarem ouvir a mesma histria vrias vezes que eles querem muito

http://brasil.babycenter.com/a3400449/como-criar-um-futuro-leitor

27/08/2013

Como criar um futuro leitor - BabyCenter

Pgina 3 de 6

aprender. Logo seu filho ter decorado os trechos favoritos da histria e ele mesmo lhe dir as frases-chave -sinais de que ele est cada vez mais pronto para ler.

Mergulhe na histria
Deixe a timidez de lado na hora de ler para seu filho. Cante o clssico "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou...", da "Branca de Neve e os sete anes", faa a voz da vov em "Chapeuzinho Vermelho". Crianas adoram um teatrinho -- estimule seu filho a ser o lobo mau de "Os trs porquinhos". Ele vai absorver e aprender mais a histria se participar ativamente dela.

Preste ateno aos interesses de seu filho


Escolha livros que tratam das atividades favoritas do seu filho -- visita ao zoolgico, natao, esportes, dinossauros, aventuras. Arranje exemplares sobre os personagens dos filmes e desenhos favoritos dele. Mas no deixe de experimentar vrios tipos diferentes de livros. Sua menininha que adora bonecas pode, para sua surpresa, pedir histrias sobre insetos e monstros.

Frequente livrarias e bibliotecas


As contaes e leituras de histrias que bibliotecas e livrarias promovem so aventuras maravilhosas para crianas e bebs. Seu filho pode descobrir um novo personagem ou histria favoritos vendo marionetes ou ouvindo a voz divertida do contador de histrias. Alm disso, nas bibliotecas, e em muitas livrarias, voc pode folhear vrias historinhas sem ter de gastar dinheiro. Livros infantis so caros, infelizmente. Use essa chance para ver do que seu filho gosta. Se decidir comprar algum, faa uma boa pesquisa antes, inclusive em sites que entregam em casa -- muitas vezes os preos so bem melhores.

Experimente ouvir histrias gravadas


H muitos audiolivros divertidos tambm, alguns vendidos at em bancas de jornal, outros em lojas de CD. Pode ser que seu filho no se interesse por eles, porque talvez o que ele goste mesmo de interagir com voc. Mas, se ele se interessar, timo. uma alternativa para a hora de dormir, ou para quando vocs estiverem ocupados demais para parar e contar a histria. Voc tambm pode experimentar gravar uma histria com a sua prpria voz, ou de amigos ou parentes. Mas no faa disso um substituto permanente para aqueles momentos em que senta com seu filho para ler e brincar.

No transforme os livros em prmios


No diga, por exemplo, que seu filho pode ler ou ouvir uma histria se comer tudo no jantar. Quando a leitura associada a sistemas de castigo e recompensa, deixa de ser uma experincia positiva. Em vez disso, escolha horas em que ler seja algo natural, como quando voc quer acalmar seu filho para ele dormir.

Como fazer crianas mais agitadas pararem para ouvir a leitura


Algumas crianas simplesmente no ficam quietas enquanto voc l histrias muito compridas. Nesses casos, experimente ler algo curtinho, s por uns 30 segundos, e comemore com seu filho o fato de vocs terem lido tudo. No dia seguinte, tente uma sesso um pouco mais longa. H algumas crianas que sempre se entusiasmaro mais com atividades fsicas do que com a leitura. Voc precisa respeitar isso, para no transformar a leitura em algo negativo. Se seu filho do tipo fisicamente ativo, experimente algumas das dicas a seguir.

http://brasil.babycenter.com/a3400449/como-criar-um-futuro-leitor

27/08/2013

Como criar um futuro leitor - BabyCenter

Pgina 4 de 6

Conte histrias
Preparar seu filho para a leitura mais do que apenas ler um livro para ele. No carro ou na hora da refeio, conte histrias, da sua cabea. Use as tradicionais ou invente alguma em que seu filho o personagem principal. Faa livros com os desenhos de seu filho ou suas fotos favoritas e conte histrias sobre eles, ou pea para ele contar o que est acontecendo.

Mostre que h palavras por todo lado


Onde voc for ou estiver, mostre ao seu filho que as palavras so uma parte importante da vida e do cotidiano. Mesmo as crianas mais novinhas aprendem, rapidamente, o sinal de "Pare" na rua. ms de geladeira na forma de letras do alfabeto so comuns em muitas casas. Se seu filho vai para a creche ou escolinha, deixe recados em suas coisas -- por exemplo, um bilhetinho com a palavra "gato" e um desenho do animal. Mesmo que seu filho no consiga ler, ver a palavra junto de um desenho bonito pode diverti-lo e ajud-lo a se interessar por aprender a ler. Voc tambm pode s desenhar um corao ou uma carinha feliz, acompanhado de um simples "Eu te amo", e isso ajudar seu filho a se interessar pelos significados das palavras.

Converse com seu filho


Crianas de famlias que conversam bastante na hora da refeio tm mais vocabulrio, de acordo com pesquisas da Universidade Harvard. Converse com seu filho, sem medo de usar palavras e frases complexas. Encoraje-o a fazer perguntas. Crianas so curiosas, por isso no tenha medo de explorar os interesses dela.

Mostre seu prprio gosto pelos livros


Crianas pequenas gostam de imitar os pais. Se seu filho vir livros por toda a casa e souber que voc gosta de ler toda vez que tem um tempinho, ele vai aprender que livros so parte essencial do dia-a-dia. Mostrar seu prprio amor pelos livros mais forte do que fazer seu filho ter horas rgidas para leitura e histrias.

Como saber quais so os livros mais legais


Livro para criana coisa sria: existe muita coisa boa em termos de literatura infantil, tanto de autores nacionais quanto de estrangeiros, em verses traduzidas. Veja algumas dicas de como descobrir os melhores livros: - Pergunte na livraria qual livro faz mais sucesso para a idade do seu filho. Manuseie o livro, faa um "test-drive" antes de comprar. Se o texto ou as ilustraes fizeram voc sorrir, um timo sinal! - Pergunte a outros pais e mes quais so os livros preferidos dos filhos deles. Os fruns do BabyCenter so um timo local para fazer isso. - Pergunte professora do seu filho que livros as crianas usam em sala. Visite a biblioteca da escola e converse com o responsvel para saber que livros fazem mais sucesso. - Quando descobrir um livro de que voc e seu filho gostaram muito, procure outros livros do mesmo autor. Voc pode usar os sites de lojas online para isso, ou bibliotecas. - Para conhecer mais sobre os autores brasileiros de literatura infantil, visite o site Memrias da Literatura Infantil e Juvenil, mantido pelo Museu da Pessoa.

http://brasil.babycenter.com/a3400449/como-criar-um-futuro-leitor

27/08/2013

Como criar um futuro leitor - BabyCenter

Pgina 5 de 6

Recomendar

75

Acompanhe o desenvolvimento do seu beb

Cadastre-se j para receber boletins grtis sobre sua gravidez e o desenvolvimento do seu beb. Data prevista do parto ou data de nascimento do beb dd mm aaaa

Tentando engravidar?     
Seu email

Cadastrar
Poltica e termos de privacidade

Leia mais sobre este assunto


Guia para as crianas verem TV e vdeo Quando saberei se meu filho destro ou canhoto? Msica para crianas pequenas

Os mais lidos
Os seis grandes erros da hora de dormir Estomatite (1 a 3 anos) Tabela: quanto tempo meu filho precisa dormir? Comida para criana de 1 a 3 anos hora de tirar a fralda? Alimentao: 1 ano a 1 ano e meio O que fazer quando a criana acorda noite Disciplina moda antiga funciona? Chiliques, birras e acessos de raiva

http://brasil.babycenter.com/a3400449/como-criar-um-futuro-leitor

27/08/2013

Como criar um futuro leitor - BabyCenter

Pgina 6 de 6

Ele no come nada?

Pesquisar

V direto ao que interessa: Tentando engravidar Gravidez Beb at 1 ano Criana de 1 a 3 anos Quarto, enxoval & festas Fruns Sobre o BabyCenter Fale conosco Quem somos Perguntas mais frequentes Ajuda Publicidade Imprensa Empregos Nomes de beb Calculadora da gestao Calculadora da ovulao

Todo o contedo pertence ao BabyCenter, L.L.C. 2013. Todos os direitos reservados. Poltica de privacidade | Termo de uso

http://brasil.babycenter.com/a3400449/como-criar-um-futuro-leitor

27/08/2013

You might also like