You are on page 1of 21

ESTUDO DA LITERATURA

Resumos das obras

ESTUDO DA LITERATURA | Resumos das obras

Arte Potica de Horcio


Horcio tinha a preocupao de, por um lado no deixar desaparecer a tradio grega e, por outro controlar o fenmeno literrio. eleito como sendo um herdeiro da tradio grega, fala como poeta e d conselhos a quem tem a pretenso de escrever, afastando-se de Aristteles que, na Potica, fala unicamente da prtica dos poetas. Encara a poesia como uma histria sagrada, como sendo uma manifestao superior que deve ser respeitada. Horcio pega nos princpios da tradio grega, e repensa nos conceitos de mimsis, verosimilhana e unidade. A partir do conceito do gnero, faz uma codificao rgida do literrio. Enquanto para Aristteles a poesia implica um determinado uso da linguagem, onde h mimsis e, existe uma representao da realidade que produz um efeito emotivo, para Horcio a poesia imitao, e imitao no corresponde exatamente ao conceito de mimsis. sempre feita uma adaptao de temas utilizados pelos antepassados. Assim o poeta renova os conceitos ainda que siga uma linha de continuidade. Para esta renovao o poeta tem de ser necessariamente um homem culto e conhecedor da cultura atual e passada. Este tem tambm de ter a capacidade de convencer e emoconar o pblico, ainda que no o arrebata. Como modelo ter, os autores do passado e o orador para que possa ter um bom conhecimento da funconalidade da lngua. A poesia ser elevadora de tudo e as suas finalidades passam por ensinar e agradar. Na imitao (imitatio), a representao da natureza e das aes humanas, feita como os seus antepassados. A prpria representao no tem relao apenas com o exterior, mas uma relao intra-literria, passa pelo cnone. A sua base vai ser o decorum. O Decorum implica que haja uma adequao ao contexto, personagens, audincias, convivncia de regras sociais intemas e extemas. Para Horcio, cada texto pertence a um determinado gnero, e cada gnero vai pertencer a um tema, um tipo de personagens, um tipo de linguagem e um metro especfico. Assim criam-se trs pontos cruciais: O Orador que tem de ser uma espcie de socilogo, tem de conhecer o meio social a que se dirige, de modo a que a comunicao se exera; O Poeta que como que um regenerador lingustico. Um conhecedor nato do uso quotidiano da linguagem, de forma a criar neologismos e tendo a particularidade de trazer de volta termos que tenham cado em desuso. Este no deve esperar o reconhecimento imediato do pblico. A Poesia que sendo sinonima de nobreza tem uma funo sagrada. O Poema deve ser coerente, e com uma harmonia total dos seus elementos.

Desta forma, Horcio na Arte Potica, mostra que impossvel fazer um tratado sobre poesia, mas como acima referido considera essncial a existncia de uma teoria de gneros. A Arte Potica o primeiro texto terico que fala no s da poesia, mas tambm do poeta. H uma chamada de ateno para o facto de que a dinmica de discurso e linguagem essncial, mas que para alm de uma tcnica h algo que inato. essa qualidade inata que cria a relao da palavra com o pblico. Assim a obra vista como um todo, sinnima de dinamismo.

A Potica de Aristteles Poesia imitao. Espcie de poesia imitativa, classificadas segundo o meio da imitao A Epopeia, a Tragdia, so todas em geram, imitaes. Todas elas imitam com o ritmo, a linguagem e a harmonia, usando esses elementos separados ou conjuntamente. Diferem-se porm por trs aspetos:

Porque imitam por meios diversos Porque imitam objetos diversos Porque imitam por modos diversos e no da mesmo maneira

Espcie de poesia imitativa, classificadas segundo o objeto da imitao Cada uma das imitaes contm diferenas, e que cada uma delas h-de variar, na imitao de coisas diversas. A mesma diferena separa a Tragdia da Comdia: procura esta imitar os homens piores, e aquela, melhores do que eles ordinariamente so.

Espcies de poesia imitativa, classificadas segundo o modo da imitao: narrativa, mista dramtica. Etimologia de drama e comdia H ainda uma terceira diferena entre as espcies de poesias imitativas, a qual consiste no modo como se efetua a imitao. Com os mesmos objetos, quer na forma narrativa, quer mediante todas as pessoas imitadas, operando e agindo elas mesmas. Consiste a imitao nestas trs diferenas. Da alguns denominarem as tais composies de DRAMAS, pelo fato de se imitarem agentes (drntas). Os Drios reclamam a inveno da Tragdia e da Comdia. A Comdia, pretendem-se os Megarenses. A Tragdia tambm se do por inventores alguns dos drios que habitam Poloponeso.

Origem da poesia. Causas. Histria da poesia trgica e cmica


Ao que parece, duas causas, e ambas naturais, geram a poesia. O imitar congnito no homem, e os homens se comprazem no imitado. Aprendem e discorrem sobre o que seria cada uma delas, e diro, por exemplo: esta tal. Sendo pois a imitao prpria da nossa natureza, os que ao princpio foram pouco a pouco dando origem poesia, procedendo desde os mais toscos improvisos. A poesia tomou diferentes formas, segundo a diversa ndole particular dos poetas. Os de mais alto nimo imitam as aes nobres e das mais nobres personagens; e os demais baixas inclinaes voltaram-se para as aes ignbeis, compondo, estes, vituprios, e aqueles, hinos e encmios. Homero foi o primeiro que traou as linhas fundamentais da Comdia, dramatizando, no o vituprio, mas o ridculo. Nascida de um princpio improvisado, a Tragdia pouco a pouco foi evoluindo, medida que se desenvolvia tudo quanto se manifestava; at que passadas muitas transformaes, a Tragdia se deteve, logo que atingiu sua forma natural. Quanto grandeza, tarde adquiriu a Tragdia o seu alto estilo: s quando se afastou dos argumentos breves e da elocuo grotesca, isto , do elemento satrico. Quanto ao metro, substituiu o tetrmetro trocaico pelo jmbico. Com efeito, os poetas usaram primeiro o tetrmetro porque as suas composies eram satricas e mais afins dana; mas, quando se desenvolveu o dilogo, o engenho natural logo encontrou o metro adequado; pois o jambo o metro que mais se conforma ao ritmo natural da linguagem corrente: demonstra-o o fato de muitas vezes proferirmos jambos na conversao, e s raramente hexmetros, quando nos elevamos acima do tom comum. squilo foi o primeiro que elevou de uma a dois o nmero de atores, diminuiu a importncia do coro e fez do dilogo protagonista. Sfocles introduziu trs atores e a cenografia.

A comdia: evoluo do gnero. Comparao da Tragdia com a Epopeia


A Comdia a imitao de homens inferiores, no quanto a toda a espcie de vcios, mas s quanto aquela parte do torpe que ridculo. Se as transformaes da Tragdia e seus autores nos so conhecidas, as da Comdia, pelo contrrio, esto ocultas, pois que delas se no cuidou desde o incio: s passado muito tempo o arconte concedeu o coro da Comdia, que outrora era constitudo por voluntrios. E tambm s depois que teve a Comdia alguma forma que achamos memria dos que se dizem autores dela. No se sabe, portanto, quem introduziu a mscara, prlogo, nmero de atores e outras coisas semelhantes. A Epopeia e a Tragdia concordam somente em serem, ambas, imitao de homens superiores, em verso. Mas diferem pelo seu metro nico e a forma

narrativa. E tambm na extenso, porque a Tragdia procura, o mias que possvel caber dentro de um perodo do Sol, ou pouco exced-lo, porm a Epopeia no tem limite de tempo. Quanto as partes construtivas, algumas so as mesmas na Tragdia e na Epopeia. Outras so prprias da Tragdia. Todas as partes da poesia pica se encontram na Tragdia, mas nem todas as da poesia trgica se intervm na Epopeia.

Definio de Tragdia. Partes ou elementos essnciais.


A Tragdia a imitao de uma ao de carter elevado, completa e de certa extenso, em linguagem omamentada e com as vrias espcies de omamentos distribudas pelas diversas partes do drama, limitao que se efetua no por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito e purificao dessas emoes. Algumas partes da Tragdia adotam s o verso, outras tambm o canto. Como esta imitao executada por atores, em primeiro lugar o espetculo cnico h-de ser necessariamente umas das partes da Tragdia, e depois, a Melopia e a elocuo, pois estes so os meios pelos quais os atores efetuam a imitao. Elocuo: mesma composio mtrica. Melopia: aquilo cujo efeito a todos manifesto. E como a Tragdia a imitao de uma ao e se executa mediante personagens que agem e que diversamente se apresentam, conforme o prprio carter e pensamento, da vem por consequncia o serem duas causas naturais que determinam as aes: pensamento e carter. Mito: imitao de aes; composio dos atos; Carter: o que nos faz dizer das personagens se elas tm ou tal qualidade. Pensamento: tudo quanto digam as personagens para demonstrar o que quer que seja ou para manifestar sua deciso. portanto necessrio que sejam seis as partes da Tragdia que constituam a sua qualidade: Mito, carter, elocuo, pensamento, espetculo e Melopia. Quanto aos meios com que se imita so duas. Quanto ao modo por que se imita uma s. Quanto aos objetos que se imitam, so trs. O elemento mais importante a trama dos fatos, pois a Tragdia no imitao dos homens, mas de aes e de vida, de felicidade e infelicidade. Daqui se segue que na Tragdia, no agem as personagens para imitar caracteres, mas assumem caracteres para efetuar certas aes; por isso as aes e o Mito constituem a finalidade da Tragdia. A finalidade tudo o que mais importa.

O Mito o princpio e como que a alma da Tragdia. S depois vm os caracteres. A Tragdia por conseguinte, imitao de uma ao e atravs dela, principalmente, imitao de agentes. O terceiro elemento da Tragdia o pensamento: consiste em poder dizer sobre tal assunto o que lhe inerente e a esse convm. Carter o que revela certa deciso ou, em caso de dvida, o fim preferido ou evitado. Pensamento aquilo em que a pessoa demonstra que algo ou no ou enuncia uma sentena geral. Quarto entre os elementos literrios a elocuo: o enunciado dos pensamentos por meio das palavras. Tem a mesma efetividade para verso ou prosa.

Dos restantes, a Melopia o principal omamento.


Estrutura do Mito trgico. O Mito como ser vivente A composio dos atos a parte da Tragdia mais importante. J sabemos que a Tragdia imitao de uma ao completa, constituindo um todo que tem certa grandeza, porque pode haver um todo que no tenha grandeza. Todo: aquilo que tem princpio, meio e fim. Princpio o que contm em si mesmo o que quer que siga necessariamente outra coisa, e que, pelo contrrio, tem depois de si algo com quem est ou estar necessariamente unido. Fim o que naturalmente sucede a outra coisa, por necessidade ou porque assim acontece na maioria dos casos, e que, depois de si, nada tem. Meio o que est depois de alguma coisa e tem outra depois de si. necessrio portanto que os Mitos bem compostos no comecem nem terminem ao acaso, mas que se conformem aos menconados princpios. Uma Tragdia quanto mais bela ser mais extensa. O limite suficiente de uma Tragdia o que permite nas aes uma aps outras sucedidas, conforme a verossimilhana e necessidade, se d o transe da infelicidade felicidade ou vice-versa. Unidade de ao: unidade histrica e unidade potica Muitas so as aes que uma pessoa pode praticar, mas nem por isso elas constituem uma ao una. Tal necessrio que nas demais artes mimticas una seja a imitao, quando o seja de um objeto de uno, assim tambm o Mito, porque imitao de aes, deve imitar as que sejam unas e completas, e todos

os acontecimentos se devem suceder em conexo tal que, uma vez suprimido ou deslocado um deles, tambm se confunda ou mude a ordem do todo. Poesia e histria. Mito trgico e Mito tradiconal. Particular e universal. Piedade e terror. Surpreendente e maravilhoso. Deve-se ter sempre a verossimilhana e a necessidade. Por isso a poesia algo mais filosfico e mais srio do que histria, pois refere aquela principalmente o universal, e esta o particular. Universal: atribuir a um indivduo de determinada natureza pensamentos e aes que, por liame de necessidade e verossimilhana, convm a tal natureza. universal: porque visa a poesia ainda que d nomes s suas personagens. particular: pelo contrrio ao universal. Quanto Comdia, j ficou demonstrado este carter universal da poesia: os comedigrafos, compondo a fbula segundo a verossimilhana, atribuem depois s personagens os nomes que lhes parecem. Na Tragdia mantm-se os nomes j existentes. Algumas Tragdias so conhecidos os nomes de uma ou duas personagens, sendo os outros inventados. Em outras, nem o nome citado. O poeta deve ser mais fabulador do que versificador porque ele poeta pela imitao e porque imita aes. Dos Mitos e aes simples, os episdicos so os piores. Episdico: o Mito em que a relao entre um e outro episdio no necessria nem verossmil. A Tragdia tambm suscita o terror e a piedade. Essas emoes se manifestam principalmente quando se nos deparam aes paradoxais, e, perante casos semelhantes, maior o espanto que ante os feitos do acaso e da fortuna.

Mitos simples e complexos. Reconhecimento e Peripcia Dos Mitos, uns so simples outros complexos, porque tal distino existe, por natureza, entre as aes que eles imitam. Simples: aquela que sendo una e coerente, efetua a mutao de fortuna, sem Peripcia ou reconhecimento. Complexa: aquela em que a mudana se faz pelo Reconhecimento ou pela Peripcia, ou por ambos conjuntamente.

Elementos qualitativos do Mito complexo: Reconhecimento e Peripcia. Peripcia: a mutao dos sucessos no contrrio, e esta inverso deve produzir-se verossmil e necessariamente. Reconhecimento: a passagem do ignorar ao conhecer. Posto que o Reconhecimento o reconhecimento de pessoas, pode acontecer que ele ocorra apenas numa pessoa a respeito de outra, quando uma das duas fica sabendo quem seja esta outra. So estas duas partes do Mito: Peripcia e Reconhecimento. A terceira a Catstrofe. Catstrofe: ao pemiciosa e dolorosa, como o so as mortes em cena, as dores veementes, os ferimentos e mais casos semelhantes.

(http://pt.scribd.com/doc/o4971o28/Poetica-de-Aristoteles-resumo - ver continuao se desejar)

Fedro encontra Scrates e este lhe pergunta de onde vem. Ele responde que vem de um encontro com Lsias, que era conhecido como mestre da retrica. Scrates pergunta a Fedro sobre o que conversaram e Fedro convida-o a um passeio para que possam conversar sobre o assunto tratado com Lsias. Sentaram-se em uma sombra de uma rvore nas margens de um riacho. E Fedro apresenta-lhe entusiasmado o discurso de Lsias sobre o amor. Em seu discurso, Lsias defende que antes se devem prestar favores a quem no ama do que a um apaixonado, pois, segundo ele, o apaixonado est{ cego e no consegue ter discemimento dos seus atos e quem no ama est sbrio e certo de suas decises. Ainda defende que a paixo causa o esquecimento dos negcios e os apaixonados no se preocupam com a verdade ou com o bem. Fedro l o discurso de Lsias para Scrates e este responde ironicamente, criticando o discurso como fraco e apontando defeitos no mesmo, principalmente por ser escrito, visto que Scrates era contrario escrita, uma vez que ela no

permite que o autor se defenda de uma acusao. Para Scrates o dilogo a melhor forma de discurso, pois neste o autor pode se defender e apresentar claramente sua inteno, no correndo riscos de ser mal interpretado. No primeiro discurso que Scrates dirige a Fedro, estabelecido um elo entre retrica e Eros no qual relacona o deus do discurso de Lsias a um falso Eros. Por mais que Fedro estivesse empolgado com a eloquncia de Scrates nesse discurso, Scrates fez outro discurso porque nesse ele havia apresentado ideias muito parecidas com as de Lsias. Scrates entende que Eros (representando a paixo) um Deus e portanto no possvel que seja de modo algum mau. Em seu segundo discurso, Scrates resolve fazer uma demonstrao de que a loucura do amor nos foi dada pelos deuses para a nossa felicidade. Isto consiste em primeiro alcanar a verdade sobre natureza da alma, tanto divina como humana. Scrates, nesse discurso, fundamenta a natureza mista da alma: em parte raconal em parte passonal. No terceiro discurso a preocupao fundamental buscar a verdade. Nesse discurso, Scrates defende que se deve dar preferncia ao amante, e no ao no amante. O principal argumento contra o amante sua insensatez e o terceiro discurso comea com um elogio da loucura do amor e de outras loucuras divinas. Depois do elogio da loucura, Scrates faz uma longa digresso sobre a alma. No final do dilogo Scrates defende que no possvel fazer discursos artsticos naturais quando no se conhece a verdade sobre o tema abordado. Quando Scrates termina o discurso Fedro afirma que este novo discurso lhe causa admirao. Scrates frisa sua averso escrita. Afirma que Lsias havia sido censurando por um poltico, por ele achar que Lsias escrevia demais e era um loggrafo, um escritor de discursos. Eles resumem o que foi tratado no dilogo e Scrates prope uma a seguinte prece aos deuses: - Divino P, - e vs deuses outros destas paragens! Dai-me a beleza da alma, a beleza interior e fazei com que o meu exterior se harmonize com essa beleza espiritual. Que o sbio me aparea sempre rico; que eu tenha tanta riqueza quanto um homem sensato possa suportar e empregar! (PLATO, 2oo1, p. 125)

on, relata a conversa entre Scrates e on de feso, um rapsodo bastante conhecido em Atenas. Estas so as nicas personagens deste dilogo. Scrates uma personagem

bastante usada por Plato e on a personagem que dialoga com Scrates, sendo este um rapsodo. Os rapsodos declamavam e recitavam versos que no eram da sua autoria, mas da autoria de outros, e neste caso particular, este rapsodo considerava-se o melhor a declamar Homero. E a partir daqui que o dilogo vai evoluir, com Scrates a afirmar que on deveria ser igualmente bom a declamar outros autores e a preconizar que no existe a arte do rapsodo. Os rapsodos distinguiam-se dos aedos pois estes recitavam os seus prprios poemas. Como informao adicional, Plato fazia a comparao entre o rapsodo e o ator devido declamao dos poemas ser acompanhada de mmica e tambm devido ao facto de o rapsodo ser remunerado pela sua atuao. O dilogo comea com a chegada de on de feso do concurso do festival de Asclpio em Epidauro, do qual saiu vencedor. O problema que vai ser levantado vai ser ento a criao potica, se esta advm da arte ou de uma inspirao divina. Podemos encontrar neste trabalho um pequeno resumo e explicao de on e algumas ambiguidades entre este dilogo e a

O dilogo inicia-se com as saudaes de Scrates a on de feso. Scrates questiona on de onde ele vem, no qual o rapsodo responde com contentamento que regressa das festas de Asclpio, em Epidauro. De seguida, Scrates afirma que sente alguma inveja da tcnica dos rapsodos e do facto de estes terem de entender e apreender o pensamento dos poetas declamados. Alis, acrescenta que um rapsodo no pode ser um bom rapsodo se no compreender o que o poeta quer dizer. on, ento, comea a enaltecer a capacidade que tem de interpretar os poemas de Homero comparativamente com outros rapsodos, afirmando que era suficiente apenas conhecer a obra daquele poeta. Em contrapartida, Scrates pergunta a on se os poetas no abordam todos os mesmos temas, qual o rapsodo respondeu que sim, no entanto, que os outros eram piores que Homero. Posteriormente, on pergunta a Scrates o motivo pelo qual unicamente capaz de falar de Homero, enquanto que sobre os outros poetas simplesmente cochila. Scrates vai lanar um conjunto de hipteses e argumentos que vo deixar on bastante pensativo e intrigado. O filsofo vai chegar concluso que on inspirado por uma fora divina que o movimenta e entusiasma quando este declama Homero. Alis, Scrates acrescenta que todos os poetas so inspirados por esse poder divino e at mesmo possudos por ele, tudo de uma forma inconsciente. A esse poder externo Scrates vai denominar de Musas.

Se por acaso on declamasse bem Homero atravs da tcnica, tambm atravs da mesma, saberia falar de outros autores. Ento, graas a Scrates, ou antes a Plato na figura de Scrates, chega-se concluso que no existe um saber especfico sobre o que os poetas dizem e que estes no possuem uma tcnica ou tkhne. Ou seja, apesar de os poetas declamarem coisas belas, a verdade que no possuem um saber especfico sobre o que esto a dizer. Este dilogo contribui para a ideia de que a poesia a produo de uma fora transcendente, as musas, no sendo o rapsodo o produtor das suas poesias mas, aquele que simplesmente as canta de uma forma no consciente, visto que est possudo. Podemos, ento, fazer o seguinte esquema para simplificar o que foi explicado: Musas Poeta Leitor (emissor) (retransmissor) (receptor)

Ou seja, as musas vo ser aquelas que vo-se apoderar do rapsodo, tornando-o naquele que vai transmitir ao pblico aquilo que estas pretendem. Portanto, o poeta vai fazer a ligao entre o pblico e o divino, isto , entre o emissor e o recetor. O auditrio vai captar todas as emoes manifestadas por on e assim sentir, de alguma forma, a emoo que ele sente. on vai fazer uma comparao entre a rapsdia e a tcnica militar de um general, querendo dizer com isto, no meu ponto de vista, que a rapsdia pertence a algo mais nobre, a uma arte superior como a de General, ao contrrio de outras artes como a do pescador ou a do cocheiro, que foram abordadas por Scrates no dilogo. Numa parte da obra Scrates vai explicar ao rapsodo que o poeta em geral capaz de falar de tudo, mesmo sem saber nada em especfico sobre eles. O filsofo d inclusivamente o exemplo dos versos de Homero sobre medicina, apesar de este no saber nada desta cincia, afirmando que como tcnico on era um ignorante mas como poeta um ser divino. tambm de salientar a capacidade persuasiva de Scrates durante o seu discurso, dando a on a hiptese de optar, no final da obra, entre ser um homem injusto ou um homem divino. Ao longo do dilogo, Scrates vai tentando lutar com a teimosia e mesmo arrogncia de on visto que o rapsodo acreditava plenamente na sua tcnica e na arte de declamar, perguntando sempre a Scrates se queria que ele a demonstrasse. O dilogo vai terminar com

a escolha de on em ser um homem divino e com o filsofo a demonstrar a sua satisfao em relao escolha feita pelo rapsodo.

Repblica X de Plato

No Livro X da repblica, Plato demonstra que tudo o que nos rodeia seriam imitaes de algo verdadeiramente real no mundo das ideias, e que sendo assim todos ns somos imitadores pois copiamos de l a essncia de tudo o que criamos. A partir desse contexto Plato elabora os graus de distanciamento que cada um teria da verdade. O Demiurgo, que teria construdo tudo o que existe estaria a um ponto da verdade, o moveleiro que teria criado seu mvel a partir da essncia do mundo das ideias estaria a dois pontos da verdade j que possua o saber racional para a construo de seu mvel, enquanto que o artista estaria a trs pontos da verdade j que o que ele cria no passa de uma imitao da verdade, e ele no teria o saber lgico sobre como construir aquilo que ele pintou, sendo assim ele estaria mais distante da verdade, e a arte em si afastaria os outros da verdade pura e racional. A partir desse contexto Plato ir demonstrar que s se pode alcanar a verdade a partir do saber lgico e racional, j a arte nos influenciaria a utilizar o nosso lado irracional e sentimental e isso ns afastaria da verdade, pois no estaramos sendo racionais e a razo seria a nica forma de se alcanar a verdade pura. Plato utiliza-se disso para dizer que todos os poetas, a partir de Homero, seriam imitadores.

DESENVOLVIMENTO

No livro X, da Repblica, Plato demonstra que a verdade deveria ser procurada na razo. Abrindo mo das emoes que te levam ao erro, e indo pelo caminho racional que levaria a verdade. Segundo ele, a arte destruiria a inteligncia dos homens e os induziria ao erro. Ideia para Plato seria algo que nenhum arteso seria capaz de fazer, seria algo que fica no mundo das ideias e no poderia ser feita, dessa forma, por um arteso, e sim s reproduzida dando origem e forma essncia da ideia. Essa forma poderia ser representada por um nico arteso, que conseguiria dar forma a todas as ideias, que seria, segundo Plato, o prprio Deus. E o arteso em terra, que imitaria a forma da ideia feita por Demiurgo, ms que no teria a sabedoria necessria para fazer todos os objetos mais somente um, aquele que lhe fora destinado fazer. Como moveleiro faz a cama, e o ferreiro a espada. Segundo Plato a ideia seria una, no existindo nenhuma outra ideia igual aquela, a partir dessa ideia se extrairia uma forma que teria diversas cpias, aos quais teriam o mesmo nome que tem a ideia. Por exemplo, uma mesa, no mundo das ideias existe uma nica mesa igual a do mundo real, a partir dessa mesa, o arteso reproduz cpias da mesa as quais levam o mesmo nome da ideia da mesa. Mimsis, para Plato, seria a imitao. Para ele, ela seria exercida pelos artistas, que seriam os imitadores. Apesar dele considerar que todos somos imitadores quando fazemos algo, pois copiamos tudo do mundo das ideias, o imitador maior em si seriam os artistas. Por isso, ele chama Homero e seus seguidores de poetas mimticos, j que apesar de escreveram ou pintarem sobre algo eles no possuem conhecimento algum sobe o que pintam, s o copiam. Por exemplo uma cama, o pintor a cpia ms no sabe fazer uma. Para Plato o moveleiro constri o mvel a partir de uma ideia pr existente no mundo das ideias, ele olha para o mundo das ideias e a partir dela constri o mvel no nosso mundo, logo ele no cria a ideia ele a reproduz, estando assim

a dois pontos da verdade, j o artista ao pintar a cama se afasta ainda mais da verdade e da razo, se tornando um imitador da verdade, a reproduzindo ainda de uma nica perspetiva, ficando assim a trs pontos da verdade. Na republica Plato tambm demonstra que o moveleiro no cria a cama, pois ela j em sua essncia uma cama, ele cria uma reproduo do que uma cama, sendo essa reproduo real, mais no sendo em si a verdadeira cama. Plato tenta mostrar, em seu raciocnio, o quanto o poeta no poderia ser considerado criador das coisas e sim s um imitador, ele usa como exemplo Homero, que apesar do prprio Plato o considerar um dos maiores poetas atenienses, ele no deixou em seu legado discpulos que o honrassem e estimassem, como outros grandes de Athenas fizeram. Sendo assim, a comear por Homero, todos os outros poetas so imitadores, estando assim longe da verdade. Para Plato, a educao baseada na razo, sendo essa pautada na filosofia, onde se pode comprovar a verdade sobre as coisas, enquanto que a arte, para ele, desvirtua os seres e retira deles a inteligncia, os enganam, ludibriam seus olhos, despertam sentimentos dos quais se deveriam ter vergonha e que no deveriam ser mostrados em pblico, fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais afastadas da verdade, pois a verdade de baseia, para Plato, nica e exclusivamente na razo, j que est, por no se deixar levar pelo lado sentimental, que estaria prxima verdade e a arte em si no carrega a razo, sendo ela s uma imitao da verdade.

Pseudo longino

O Sublime um estado em que o esprito atinge. uma sensao. Essa sensao s pode ser obtida atravs de alguma experincia. Para chegarmos a uma compreenso do que vem a ser o Sublime, tambm precisamos ter a filosofia de Plato como inicio, que dizia que a arte pode manipular psiquicamente, criando um xtase e fascinao exercida na

alma. Em seguida, Aristteles defende a poiesis, pois na arte, a racionalidade e a irracionalidade se completam. E nesta recriao potica, mergulhada na fascinao e xtase da alma, transcendente ao compreensvel comum, enaltecedor ou aterrorizador que transpassa o esprito, que encontramos o sublime. O sublime aquilo que assombra a alma. Longino diz em seu tratado: Porque nossa alma naturalmente se eleva em certo modo com o sublime verdadeiro. (p. 56) O sublime traz-lhe perplexidade, tira os ps do cho daqueles que foram atingidos pela sublimidade e sem os ps no cho, no h reao. Sobrando apenas a contemplao. A beleza ou horror apresentada pelo sublime est alm do comum. Possui qualidades prprias, sendo incomum ao cotidiano ou simples fatos corriqueiros. A experincia do belo ou horrendo no sublime vai alma. Como se os olhos do esprito ficassem paralisados diante daquilo que o toma sem condies de reao. O sublime tambm atemporal. Pois enquanto dura, torna-se eterno. A obra de Dionisio Longino tem como foco o sublime na retrica, e em sua introduo, a introdutora Buescu apresenta: O arrebatamento (ektasis) e a elevao (hypsos), isto , o sublime, ser ento algo de extratextual, independente dos gneros literrios, independente at, da perfeio imposta pela retrica clssica. por isso que o Autor afirma apaixonadamente que prefervel escrever uma obra sublime, ainda que contenha erros, do que uma obra sem erros mas sem sublimidade... (p. 22) Em suas prprias palavras, Longino constri: Porque o extraordin{rio no conduz os ouvintes | persuaso, mas fora de si mesmos os arrebata, vencendo sempre o admirvel com um repentino assombro quanto poderia persuadir e agradar. (p. 44) Longino est certo ento que uma apresentao sublime pode ter efeitos persuasivos, pois, como dito inicialmente, o sublime causa perplexidade alma, deixando atnito quele atingido por seus efeitos.

O aspecto fundamental na obra de Longino a construo do sublime. Sua construo ocorre de cinco maneiras: Uma certa elevao do esprito, que nos faz pensar com abundncia e felicidade; O afeto veemente e cheio de entusiasmo; Uma certa disposio de figuras; Frases nobres; A composio em toda a sua dignidade e elevao (p. 57). No trabalharemos aqui em que forma essas ferramentas de produo do sublime isso se d, visto que este trabalho tem como objetivo apenas apresentar o que vem a ser o sublime, porm, podemos notar brevemente que Longino condena a concepo de que um discurso sublime nato. Diz o Autor: ... porque alguns imaginam enganarem-se de todo aqueles que o tm reduzido a preceitos de arte, dizendo: O sublime nasce totalmente conosco, e no vem do ensino: a nica arte para possu-lo o haver nascido h{bil... (p. 46) Longino enfatiza que existe uma metodologia para aplicao de um discurso sublime, que ele explica ao longo de seu tratado. A aplicao da sublimidade diferente da tcnica da retrica. Ainda que uma pessoa de bastante gabarito e respeitada diga palavras que durem apenas enquanto ela o disser, e se, tais palavras se dissiparem to logo elas sejam ditas, isso no sublime, pois o sublime perpetua: Mas quando um homem sbio e versado em estudos da Eloquencia ouvimos em qualquer ocasio algum lugar que nem eleva a nossa alma sublimidade, nem deixa ponderar mais nossa ideia do que o mesmo que se disse; e, antes pelo contrrio, cai e no sustm a sua grandeza (se uma e outra vez observares) no pode jamais ser verdadeiro sublime, pois que s se conserva nos ouvidos enquanto dura o sim das palavras. (p. 56) Dessa forma notamos a crtica de Longino aos discursos tcnicos, porm vazios de sublimidade. E enfatiza o valor de um discurso sublime, mesmo que este seja simples de contedo conforme dito anteriormente. A riqueza da obra encontra-se no impacto que esta causa no esprito: O verdadeiro grande e sublime aquele cuja admirao nos tem por muito tempo suspenso a alma: sendo difcil, ou para melhor dizer, impossvel o resistir-lhe, por se conservar firme e indelvel na nossa memria. (p. 56)

A obra de Homero citada como grande exemplo de sublimidade, em Ilada e Odissia. Analisando as duas obras, Longino descreve que a Ilada uma obra cheia de vigor e ao. Enquanto a Odissia uma obra que demonstra cansao, com Ulisses beirando a exausto. justamente nesse ponto que entra o sublime, pois quando a obra ruma ao seu fim e vai se apagando, sua grandeza permanece. Outro grande exemplo de sublimidade est muitas vezes na forma em que os pensamentos so postos. Encontramos no dilogo entre Parmenio e Alexandre Magno essa apresentao. Quando o rei dos persas oferece Alexandre uma grande oferta em troca de paz, diz Parmenio, capito do exrcito Alexandre: Eu sem dvida me daria contente se fosse Alexandre, o qual responde: Eu tambm, se fosse Parmenio (p. 60). O sublime tambm surge em formas de imagens descritas em palavras. Longino apresenta: ... o nome de imagem, aquela que te faz parecer por entusiasmo ou paixo estar vendo quilo mesmo que dizes e o pes diante dos olhos aos que te ouvem. (p. 86) A obra Orestes de Eurpedes exemplifica muito bem como uma imagem nos eleva a alma em perplexidade do sublime: Oh me cruel, detm, no me arremesses Tais, de sanguinolento, triste aspeto Medonhas virgens. Hrridas serpentes Tm por cabelos! Ah que j as vejo, Ah que de perto j{ elas me assaltam. (p. 86) O poeta Eurpedes consegue colocar diante dos olhos daqueles que o leem toda a fria e desespero, mesmo que no mundo real, tal imagem no exista. Fora apenas criada para a sublimidade do poema. Assim, esta imagem descrita torna-se viva e arrebatadora. Podemos concluir que torna-se extremamente difcil descrever o que vem a ser o sublime, ainda que Longino o coloque em padres ser construdo, o estado subliminar algo que deve ser vivenciado. Ao longo dos sculos a conceo do sublime passou por diversos estgios, de Kant

Heidegger. Porm o que concerne que o sublime tocante alma, isto permanece inaltervel.

Republica vs on

A Repblica a obra com a qual vamos fazer o ponto de comparao com on. A ideia principal deste dialogo produzido posteriormente a on a constituio de uma sociedade justa, na qual a educao (segundo Plato) seria uma aptido essencial para os governantes dessa suposta sociedade ideal. Como essa sociedade utpica no existe, os participantes do dilogo vo imaginar como esta seria e como seria administrada. A alma um tema fundamental em vrias obras platnicas e que est presente nesta obra tambm. A alma uma instncia imortal e essencial para o ser humano e, segundo Plato, esta era a sede do verdadeiro conhecimento e da conduta moral. importante referir que Plato no se esqueceu da relao corpo - alma. Alis, o di{logo Timeu fala exatamente dessa relao e fala do culto do corpo e da ginstica como algo fundamental para ambos se manterem saudveis. Inclusivamente, a ginstica era lecionada na Academia de Plato, sendo uma das disciplinas mais importantes.

Diferenas entre as duas obras Com este pequeno resumo da obra, podemos evidenciar as diferenas entre o di{logo on e a Repblica, que faz com que se oponham. Enquanto que no primeiro a questo essencial a criao potica e a interrelao entre a produo potica e o divino, no segundo, o problema central a mmesis, (que no surge no on) em que o poeta o prprio produtor dos seus discursos com o objetivo de fazer uma representao mimtica de algo atravs das palavras. Vrios autores defendem que outro grande ponto de divergncia entre os dilogos o facto de o mesmo autor apresentar vises e opinies to diferentes

sobre o mesmo tema. Isto , a Repblica considerada uma etapa evolutiva da teoria e da opinio platnica, visto que foi escrita mais tarde, portanto, cada obra tem o seu prprio momento e a sua prpria teoria. Para muitos, o on representa um dilogo com a inspirao de Scrates, ou seja, considerado um di{logo socr{tico, enquanto que a Repblica com uma linguagem, estruturas e temas mais complexos considerada um dilogo platnico. Outra ambiguidade existente entre os dois dilogos so os conceitos principais de cada um. Enquanto que no on o conceito principal o enthousiasms, na Repblica o conceito principal a mmesis. Quanto ao primeiro conceito este pretende explicar que, os poetas em geral so inspirados por uma fora externa sendo possudos por ela para poderem assim recitar os poemas e serem os intermedirios entre homens e deuses. J a segunda noo refere-se representao imperfeita da realidade atravs da poesia. Apesar do que j referi, na minha perspetiva, existem pontos de unio entre ambos o dilogos. Um desses pontos o facto de Plato utilizar Scrates como uma das personagens principais, sempre em dilogo com outra personagem tentando sempre mostrar que as posies dos outros intervenientes no so consistentes nem suficientes. Mais um ponto de convergncia a questo da tekhn, ou seja, nas duas obras a tekhn encarada como uma atividade que limita o conhecimento a uma nica coisa, a algo especfico. Quem no possu a sabedoria de todas as coisas tambm no possu uma tekhn, ento podemos retirar como exemplo de tal, o rapsodo on e o seu conhecimento exclusivo sobre Homero.

De uma forma resumida posso dizer que, on pe em causa a problem{tica da criao potica. As duas nicas personagens do dilogo tinham dois pontos de vista diferentes, no entanto, com a persuaso e capacidade discursiva de Scrates, on vai mudar a sua opinio e perceber que melhor passar por um homem divino do que um homem injusto. A concluso a que ambos chegaram foi que o rapsodo no possua uma tcnica. Contudo, apesar deste percalo, o poeta era possudo pelas musas , que faziam de on o seu retransmissor e aquele que contactava com o pblico, transmitindo-lhe as suas emoes. No momento em que o poeta declamava os poemas de Homero, o rapsodo perdia a sua conscincia e se transcendia, de uma forma inexplicvel. Existia ento, um automatismo que faz com que o poeta se desvie do consciente.

on Vs Fedro As semelhanas do Fedro com o on no esto limitadas ao elogio da possesso pelas Musas, pois novamente Plato estabelece uma oposio entre a tchne (arte/habilidade) e o entusiasmo proveniente das Musas, tal como fizera no texto de juventude. Se tal paralelismo aproxima o teor de ambos os dilogos no que diz respeito ao problema da inspirao potica, no Fedro a discusso se torna mais complexa na medida em que se pe em relevo uma dupla conceo do prprio ato criador potico-musical, ausente no dilogo de juventude. De um lado, a composio artstica, como consequncia de um processo de aprendizado, fundada sobre uma mecnica de regras, e de outro, a poesia como fruto de uma espcie de delrio197, constituinte de uma tchne potica. Vejamos em mais detalhes suas diferenas. Devemos ter em mente que a meno ao tema da mania potica constitui a parte inicial de um longo discurso mtico proferido por Scrates, o que o aproxima, ainda mais, das passagens centrais do on. Se, neste dilogo, a inquirio dialtica demonstrou que no por um conhecimento que o poeta diz tantas coisas verdadeiras e belas198, cabendo narrativa mtica central a tarefa propriamente positiva de definir a provenincia divina de tais realizaes, no Fedro o elogio s quatro modalidades de loucura ocupa um papel similar, ao indicar vias de acesso ao divino inteligvel margem do caminho dialtico.

Consulte esses sites tem mais coisas

(http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ion-Plat%C3%A3o/521422.html) http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/o41oo33_oo_cap_o4.pdf http://www.puc-rio.br/parcerias/sbp/pdf/23-zylpha.pdf http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ARBZ7SVHA7/disserta__o.pdf?sequence=1

http://www.academia.edu/153o894/Criatividade_Antiguidade_e_Contemporaneidade_por_Teresa_Lousa_e_Isabel_Lopes http://www.scielo.br/scielo.php?pid=So1oo-512X2oo3ooo1oooo5&script=sci_arttext

You might also like