You are on page 1of 75

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DA PARABA COMISSO PERMANENTE DE CONCURSOS PBLICOS

PROFESSOR EFETIVO DE ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO Edital n 334/2013, de 05 de novembro de 2013 O Reitor do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Paraba, nomeado pela Portaria MEC n 902, de 09/07/2010, publicada no DOU de 12/07/2010, torna pblica a abertura das inscries para o Concurso Pblico de Provas e Ttulos para o provimento do cargo de Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Paraba, com o objetivo de preencher seu Quadro de Pessoal sob o Regime Jurdico nico, nos termos da Lei Federal n 9.394, de 20/12/1996, da Lei Federal n 8.112, de 11/12/1990, e suas alteraes posteriores, da Lei Federal n 12.772, de 28/12/2012, bem como do Decreto Federal n 6.944, de 21/08/2009, com as alteraes do Decreto n 7.308, de 22/09/2010, do Decreto n 3.298, de 20/12/1999, do Decreto Federal n 6.593, de 02/10/2008, da Portaria MF n 2.578, de 13/09/2002, da Portaria MEC n 1.134, de 02/12/2009 e da Portaria MEC n 307, de 12/04/2013, publicada no DOU n 71, de 15/04/2013, conforme estabelecido a seguir. 1. 1.1 DAS UNIDADES CURRICULARES, DOS PERFIS/HABILITAES EXIGIDOS E DAS VAGAS Ser realizado Concurso Pblico de Provas e Ttulos para o cargo de Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, para atuar na Educao Bsica, na Educao Superior, na Educao Profissional e Tecnolgica e na Educao de Jovens e Adultos, nas formas presencial e/ou a distncia, para os perfis/habilitaes detalhados no Quadro de Vagas a seguir:
Cdigo Unidades Curriculares UCs Pesquisa Operacional, Gesto de Operaes Industriais, Administrao da Produo, Prticas de Pesquisa em Administrao da Produo e Princpios da Organizao do Trabalho, Jogos de Empresas, Gesto de Suprimentos e Logstica, Organizao, Sistemas e Mtodos de Automao Comercial e outras. Administrao de Marketing, Marketing Imobilirio, Prticas de Pesquisa em Administrao de Marketing, Estratgias de Comercializao e outras. Perfil Habilitao Exigida Vagas

Cdigo 01 Administrao da Produo

Graduao em Engenharia de Produo, OU Bacharelado em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas, OU Curso Superior de Tecnologia em Logstica (+) OU em Gesto da Qualidade (+) OU em Gesto da Produo Industrial (+) OU em Gesto Pblica (+).

Cdigo 02 Administrao de Marketing

Bacharelado em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas, OU Curso Superior de Tecnologia em Gesto Comercial (+) OU em Marketing (+) OU em Negcios Imobilirios (+) OU em Gesto Pblica (+). Graduao em Engenharia de Produo, OU Bacharelado em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas, OU Curso Superior de Tecnologia em Logstica (+) OU em Gesto da Produo Industrial (+) OU em Gesto Pblica (+).

Cdigo 03 Administrao de Materiais e Recursos Patrimoniais Administrao de Materiais, Prticas de Pesquisa em Administrao de Materiais e outras.

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Bacharelado em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas, OU Curso Superior de Tecnologia em Gesto de Recursos Humanos (+) OU em Processos Gerenciais (+) OU em Gesto Comercial (+) OU em Gesto Pblica (+). Bacharelado em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas OU em Sistemas de Informao, OU Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (+) OU em Gesto da Tecnologia da Informao (+) OU em Gesto Pblica (+). Graduao em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas, OU Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (+) OU em Gesto Financeira (+) OU em Gesto Pblica (+).

Vagas

Cdigo 04 Administrao de Pessoas

Administrao de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Prticas de Pesquisa em Administrao de Pessoas e outras.

Cdigo 05 Administrao de Sistemas de Informao

Administrao de Sistemas de Informao, Prticas de Pesquisa em Administrao de Sistemas de Informaes, Jogos de Empresas e outras. Administrao Financeira e Oramentria, Prticas de Pesquisa em Administrao Financeira e Oramentria, Anlise Financeira e de Investimentos e outras. Fundamentos da Administrao, Teoria das Organizaes, Estratgia Organizacional, Empreendedorismo e Formao de Empreendedores, Responsabilidade Scio-Ambiental, Relaes Humanas no Trabalho, Prticas de Pesquisa e outras.

Cdigo 06 Administrao Financeira

Cdigo 07 Administrao Geral e Empreendedorismo

Bacharelado em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas, OU Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (+) OU em Gesto Comercial (+) OU em Gesto Pblica (+).

Cdigo 08 Agroecologia Perfil 01 Cdigo 09 Agroecologia Perfil 02 Fisiologia Vegetal, Agricultura, Estatstica Experimental e outras.

Graduao em Agroecologia OU em Engenharia Agronmica OU em Engenharia Agrcola OU em Agronomia, OU Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (+). Graduao em Engenharia Agronmica OU em Engenharia Agrcola OU em Zootecnia, OU Licenciatura em Cincias Agrrias, OU Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (+). Graduao em Engenharia Ambiental OU em Engenharia de Recursos Hdricos e do Meio Ambiente OU em Engenharia Sanitria Ambiental OU em Engenharia Sanitria OU em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia Florestal, OU Bacharelado ou Licenciatura em Geografia, OU Curso Superior de Tecnologia em Gesto Ambiental (+) OU em Geoprocessamento (+). Graduao em Agroecologia OU em Engenharia Agronmica OU em Engenharia Agrcola OU em Agronomia, OU Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (+).

Polticas Pblicas para Agricultura Familiar, Economia Solidria, Vivncias e Prticas Participativas em Agroecologia e outras.

Cdigo 10 Agroecologia Perfil 03

Geoprocessamento e Cartografia Ambiental, Sistemas de Informaes Geogrficas, Geomorfologia e Hidrologia, Processo de Recuperao de reas Degradadas, Poluio do Solo e outras.

Cdigo 11 Agroecologia Perfil 04 Fitotecnia (Produo Vegetal) e outras.

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Licenciatura em Artes OU em Educao Artstica (habilitao em Artes Plsticas ou Audiovisuais), OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Artes ou de Educao Artstica (habilitao em Artes Plsticas ou Audiovisuais) no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Artes OU em Educao Artstica (habilitao em Artes Plsticas ou Audiovisuais) (**). Licenciatura em Msica OU em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Msica ou de Educao Artstica (habilitao em Msica) ou de Educao Musical no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Msica OU em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical (**). Licenciatura OU Bacharelado em Msica, OU Licenciatura em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Msica ou de Educao Artstica (habilitao em Msica) ou de Educao Musical no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Msica OU em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical (**). Para todos os cursos de graduao acima mencionados, exigida a habilitao em Trompete ou Trombone ou Trompa ou Tuba. Licenciatura OU Bacharelado em Msica, OU Licenciatura em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Msica ou de Educao Artstica (habilitao em Msica) OU de Educao Musical no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Msica ou em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical (**). Para todos os cursos de graduao acima mencionados, exigida a habilitao em Piano. Licenciatura OU Bacharelado em Msica, OU Licenciatura em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Msica ou de Educao Artstica (habilitao em Msica) OU de Educao Musical no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Msica ou em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical (**). Para todos os cursos de graduao acima mencionados, exigida a habilitao em Violoncelo.

Vagas

Cdigo 12 Arte

Artes em Geral, Artes Visuais, Pintura, Arte-Reciclagem e outras.

Cdigo 13 Teoria Musical e outras. Arte Msica

Cdigo 14 Arte Msica (Metais)

Teoria Musical (harmonia, percepo e outras), Instrumentos de Sopro (metais) para formao de Banda Marcial e outras.

Cdigo 15 Arte Msica (Piano) Teoria e Percepo Musical, Correpetio Pianstica e outras.

Cdigo 16 Arte Msica (Violoncelo) Harmonia, Percepo, Teoria Musical, Instrumento Violoncelo e outras.

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Licenciatura OU Bacharelado em Msica, OU Licenciatura em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Msica ou de Educao Artstica (habilitao em Msica) OU de Educao Musical no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Msica ou em Educao Artstica (habilitao em Msica) OU em Educao Musical (**). Para todos os cursos de graduao acima mencionados, exigida a habilitao em Violino ou em Viola. Graduao em Engenharia Qumica OU em Engenharia de Alimentos, OU Licenciatura em Economia Domstica, OU Curso Superior de Tecnologia em Agroindstria (+) OU em Alimentos (+). Graduao em Engenharia Qumica OU em Engenharia de Alimentos OU em Medicina Veterinria OU em Nutrio, OU Licenciatura em Economia Domstica, OU Curso Superior de Tecnologia em Agroindstria (+) OU em Alimentos (+) OU em Laticnios (+) OU em Processamento de Carnes (+). Licenciatura em Biologia OU em Cincias Biolgicas, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Cincias Biolgicas no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Cincias Biolgicas OU em Biologia (**).

Vagas

Cdigo 17 Arte Msica (Violino/Viola) Harmonia, Percepo, Teoria Musical, Instrumento Violino/Viola e outras.

Cdigo 18 Cincia e Tecnologia de Alimentos Perfil 01 Cdigo 19 Cincia e Tecnologia de Alimentos Perfil 02

Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, Panificao, Controle de Qualidade em Processamento de Alimentos, Mtodos de Conservao de Alimentos e outras.

Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Higiene e Segurana Alimentar, Anlises Bromatolgicas e outras.

Cdigo 20 Cincias Biolgicas Biologia.

Cdigo 21 Contabilidade Cdigo 22 Controle e Processos Industriais Perfil 01 Cdigo 23 Controle e Processos Industriais Perfil 02

Contabilidade Geral, Contabilidade Bsica, Contabilidade Comercial, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial e outras.

Graduao em Cincias Contbeis.

Processos de Fabricao Mecnica, Materiais e Tratamentos Trmicos, Metrologia, Ensaios Mecnicos e outras.

Graduao em Engenharia Mecnica OU em Engenharia de Produo Mecnica OU em Engenharia de Materiais, OU Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalrgicos (+).

Sistemas Biomdicos, Instrumentao Eletrnica e outras.

Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica OU em Engenharia Biomdica OU Engenharia Mecnica, OU Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomdicos (+).

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica OU em Engenharia Mecatrnica OU em Engenharia de Automao e Controle, OU Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial (+) OU em Eletrnica Industrial (+) OU em Eletrotcnica Industrial (+) OU em Sistemas Eltricos (+) OU em Manuteno Industrial (+). Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica OU em Engenharia Mecatrnica OU em Engenharia de Automao e Controle, OU Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial (+). Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia de Automao OU em Engenharia de Automao e Controle OU em Engenharia Mecatrnica, OU Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial (+) OU em Eletrnica Industrial (+) OU em Eletrotcnica Industrial (+) OU em Manuteno Industrial (+). Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica OU em Engenharia Mecatrnica OU em Engenharia de Automao e Controle OU em Engenharia de Computao OU em Cincias da Computao, OU Curso Superior de Tecnologia em Eletrnica Industrial (+) OU em Automao Industrial (+) OU em Telemtica (+) OU em Manuteno Industrial (+).

Vagas

Cdigo 24 Controle e Processos Industriais Perfil 03

Eletrnica Analgica e Digital, Eletrnica Industrial, Eletrnica de Potncia, Automao Industrial, Projeto de Fontes Chaveadas, Sistemas de Aquisio de Dados e Interfaces e outras.

Cdigo 25 Controle e Processos Industriais Perfil 04 Controle Analgico, Controle Digital e outras.

Cdigo 26 Controle e Processos Industriais Perfil 05 Sistemas Eltricos de Potncia, Instalaes Eltricas em Baixa Tenso, Comandos Eltricos, Equipamentos Eltricos e outras.

Cdigo 27 Controle e Processos Industriais Perfil 06

Circuitos Lgicos, Eletrnica Digital, Microeletrnica Digital, Microeletrnica Analgica, Arquitetura de Computadores, Microcontroladores, Programao de Dispositivos Lgicos Programveis, Sistemas Embarcados e outras.

Cdigo 28 Controle e Processos Industriais Perfil 07 Cdigo 29 Controle e Processos Industriais Perfil 08 Cdigo 30 Controle e Processos Industriais Perfil 09 Mquinas Eltricas, Proteo de Sistemas Eltricos, Projetos de Redes de Distribuio, Instalaes Eltricas e outras. Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU Curso Superior de Tecnologia em Eletrotcnica Industrial (+) OU em Manuteno Industrial (+). 1

Mquinas Trmicas, Refrigerao, Mecnica dos Fluidos, Motores de Combusto Interna, Pneumtica, Eletropneumtica, Hidrulica, Eletrohidrulica e outras.

Graduao em Engenharia Mecnica OU em Engenharia de Produo Mecnica OU em Engenharia Mecatrnica OU em Engenharia de Automao e Controle, OU Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial (+).

Desenho Mecnico, CAD, Manuteno Mecnica, Planejamento e Controle da Manuteno, Elementos de Mquinas, Mecnica dos Slidos, Tecnologia Mecnica e outras.

Graduao em Engenharia Mecnica OU em Engenharia de Produo Mecnica OU em Engenharia Mecatrnica OU em Engenharia de Automao e Controle, OU Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial (+).

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Bacharelado em Desenho Industrial (habilitao em Programao Visual) OU em Design Grfico OU em Design (habilitao em Programao Visual) OU em Comunicao Visual OU em Design Industrial (habilitao em Programao Visual), OU Curso Superior de Tecnologia em Design Grfico (+). Bacharelado em Desenho Industrial (habilitao em Design Digital) OU em Design Digital OU em Design (habilitao em Web Design) OU em Web Design, OU Curso Superior de Tecnologia em Web Design (+) OU em Sistemas para Internet (+). Licenciatura em Pedagogia OU Curso Normal Superior OU Segunda Licenciatura em Pedagogia (**).

Vagas

Cdigo 31 Design Grfico Perfil 01

Anlise Grfica, Planejamento Visual I, Materiais e Processos Grficos, Tecnologias da Imagem e outras.

Cdigo 32 Design Grfico Perfil 02

Planejamento Visual IV (web), Computao Aplicada ao Design, Ergonomia Informacional e outras.

Cdigo 33 Didtica Pedagogia Cdigo 34 Economia

Sociologia da Educao, Legislao Educacional, Histria da Educao, Didtica e outras. Economia, Economia Aplicada, Economia e Mercado e Economia Brasileira, Matemtica Financeira e outras.

Graduao em Cincias Econmicas OU em Economia.

Cdigo 35 Educao Fsica Perfil 01 Educao Fsica.

Licenciatura em Educao Fsica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Educao Fsica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Educao Fsica (**).

Cdigo 36 Educao Fsica Perfil 02

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora; Didtica; Metodologia do Ensino da Educao Fsica; Organizao e Gesto da Educao Bsica; Fundamentos Histrico-Pedaggicos da Educao Fsica; e outras. Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos; Teoria e Metodologia dos Esportes Individuais; Metodologia do Treinamento Desportivo; e outras.

Licenciatura em Educao Fsica OU Segunda Licenciatura em Educao Fsica (**).

Cdigo 37 Educao Fsica Perfil 03

Licenciatura OU Bacharelado em Educao Fsica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Educao Fsica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Educao Fsica (**). Bacharelado em Turismo OU em Comunicao Social com Habilitao em Relaes Pblicas, OU Curso Superior de Tecnologia em Eventos (+) OU em Gesto do Turismo (+) OU em Hotelaria (+). Licenciatura em Filosofia OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Filosofia no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Filosofia (**). Licenciatura em Fsica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Fsica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Fsica (**).

Cdigo 38 Eventos

Eventos, Organizao e Planejamento de Eventos, Marketing de Eventos, Protocolo e Cerimonial e outras.

Cdigo 39 Filosofia. Filosofia

Cdigo 40 Fsica. Fsica Perfil 01

Cdigo

Unidades Curriculares UCs Fsica Bsica, Fsica Matemtica, Mecnica Analtica, Mecnica Quntica, Fsica Estatstica, Eletromagnetismo e outras.

Perfil Habilitao Exigida Licenciatura OU Bacharelado em Fsica, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Fsica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Fsica (**). Licenciatura em Geografia (**), OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Geografia no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Geografia (**). Graduao em Engenharia Cartogrfica OU em Engenharia de Agrimensura OU em Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura OU em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil, OU Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento (+). Graduao em Engenharia Cartogrfica OU em Engenharia de Agrimensura OU em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia Agrcola OU em Engenharia Agronmica OU em Engenharia Florestal, OU Bacharelado em Geografia OU em Cincias da Computao, OU Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento (+). Bacharelado em Administrao OU em Administrao de Empresas OU em Administrao Pblica OU em Agronomia, OU Graduao em Engenharia Agrcola, OU Curso Superior de Tecnologia em Gesto de Cooperativas (+) OU em Processos Gerenciais (+). Graduao em Cincia da Computao OU em Sistemas da Informao OU em Engenharia da Computao OU em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica OU em Engenharia de Telecomunicaes, OU Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicaes (+) OU em Redes de Computadores (+) OU em Telemtica (+) OU em Redes de Telecomunicaes (+), OU Licenciatura em Computao. Licenciatura em Histria OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Histria no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Histria (**).

Vagas

Cdigo 41 Fsica Perfil 02 Cdigo 42

Geografia. Geografia

Cdigo 43 Geoprocessamento Perfil 01

Levantamento Topogrfico, Geodsia, Ajustamento de Observaes, Fotogrametria e outras.

Cdigo 44 Geoprocessamento Perfil 02

Banco de Dados Geogrficos, Disponibilizao de Dados Geogrficos na Internet, Processamento Digital de Imagens de Satlites, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informaes Geogrficas, Software Livre aplicado em Geoprocessamento e outras.

Cdigo 45 Gesto Rural

Cooperativismo, Administrao Rural, Empreendedorismo, Associativismo e outras.

Cdigo 46 Hardware

Montagem e Configurao de Microcomputadores, Instalao e Manuteno de Computadores, Manuteno de Perifricos, Manuteno de Microcomputadores, Manuteno de Notebooks e outras.

Cdigo 47 Histria. Histria

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Bacharelado em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas OU em Sistemas de Informao, OU Bacharelado ou Licenciatura em Cincias da Computao, OU Graduao em Engenharia da Computao, OU Curso Superior de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Gesto da Tecnologia da Informao (+) OU em Sistemas para Internet (+) OU em Gesto Pblica (+). Graduao em Cincia da Computao OU em Sistemas de Informao OU em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica, OU Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (+) OU em Sistemas para Internet (+) OU em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Sistemas de Informao (+) OU em Telemtica (+), OU Licenciatura em Computao. Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+) OU em Controle de Obras (+) OU em Materiais de Construo (+). Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo OU em Engenharia de Materiais, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+) OU em Controle de Obras (+) OU em Materiais de Construo (+). Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+) OU em Obras Hidrulicas (+). Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+).

Vagas

Cdigo 48 Informtica Aplicada a Gesto e Negcios

Informtica Aplicada Administrao, Contabilidade, Negcios Imobilirios, Gesto Comercial, Secretariado e outras.

Cdigo 49 Informtica Bsica

Informtica Bsica, Arquitetura de Computadores e outras.

Cdigo 50 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 01 Tecnologia da Qualidade, Tecnologia das Construes, Patologia das Construes e outras.

Cdigo 51 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 02 Cdigo 52 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 03 Cdigo 53 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 04 Cdigo 54 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 05 Cdigo 55 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 06 Sistemas de Transporte, Estradas e Transportes, Engenharia de Trfego e outras. Geologia Aplicada, Mecnica dos Solos, Fundaes e outras. Materiais de Construo Civil, Mecnica Geral, Resistncia dos Materiais e outras.

Mecnica dos Fluidos, Hidrulica, Hidrologia, Sistemas de Abastecimento de gua, Sistemas de Esgotos e Drenagem, Recursos Hdricos, Barragens e outras. Estabilidade, Resistncia dos Materiais, Teoria das Estruturas, Desenho de Estrutura, Estruturas de Concreto Armado, Estruturas de Concreto Protendido, Pontes e outras.

Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+). Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+) OU em Estradas (+) OU em Transporte Areo (+) OU em Transporte Terrestre (+).

Cdigo Cdigo 56 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 07

Unidades Curriculares UCs Estruturas de Ao e Madeira, Estruturas de Concreto, Estruturas Metlicas, Fundaes, Instalaes Eltricas e Hidrulicas e outras.

Perfil Habilitao Exigida

Vagas

Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+). Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Agrimensura OU em Engenharia de Fortificao e Construo OU em Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, OU Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura (+) OU em Construo de Edifcios (+) OU em Geoprocessamento (+) OU em Controle de Obras (+) OU em Materiais de Construo (+).

Cdigo 57 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 08

Movimentao e Transporte de Terra, Topografia, Materiais de Construo, Mecnica dos Solos, Mecnica dos Fluidos, Planejamento e Oramento de Obras, Projeto Estrutural, Execuo de Obras e outras.

Cdigo 58 Infraestrutura (Design e Construo Civil)

Desenho Tcnico, Desenho Arquitetnico, Projeto Arquitetnico, Desenho Assistido por Computador, Representao Grfica e outras.

Graduao em Arquitetura OU em Arquitetura e Urbanismo, OU Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores (+).

Cdigo 59 Infraestrutura (Negcios Imobilirios)

Fundamentos de Negcios Imobilirios, Fundamentos de Arquitetura, Fundamentos da Construo Civil, Planejamento Urbano, Avaliao de Imveis e outras. Introduo ao Direito Pblico e Privado, Noes do Direito Pblico e Privado, Legislao Comercial, Legislao Social, Legislao Trabalhista, Normas Tcnicas de Segurana do Trabalho e outras.

Bacharelado em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo OU em Arquitetura OU em Arquitetura e Urbanismo, OU Curso Superior de Tecnologia em Negcios Imobilirios (+) OU em Construo de Edifcios (+) OU em Controle de Obras (+).

Cdigo 60 Legislao

Bacharelado em Direito OU em Cincias Jurdicas.

Cdigo 61 Legislao (Relaes de Gnero)

Legislao Agrria, Legislao dos Produtos de Bases Agroecolgicas, Relaes de Gnero na Agricultura Familiar e outras.

Bacharelado em Direito OU em Cincias Jurdicas OU em Agronomia OU em Agroecologia OU em Engenharia Agronmica OU em Engenharia Agrcola OU em Engenharia Agrcola e Ambiental OU em Engenharia Florestal, OU Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (+), OU Licenciatura em Cincias Agrrias.

Cdigo 62 Legislao Aplicada a Negcios Imobilirios

Direito e Legislao Imobiliria, Contratos Imobilirios, Tributao e Seguro Imobilirio, Locao Imobiliria, Administrao de Condomnio e outras.

Bacharelado em Direito OU em Cincias Jurdicas OU em Cincias Imobilirias, OU Curso Superior de Tecnologia em Negcios Imobilirios (+).

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Perfil I: professor ouvinte bilngue: Libras Lngua Portuguesa, com ps-graduao (***) ou formao superior e com certificado obtido por meio de exame de proficincia em Libras, promovido pelo Ministrio da Educao; OU Perfil II: professor de Libras, usurio dessa lngua, com ps-graduao (***) ou formao superior e com certificado de proficincia em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministrio da Educao. Licenciatura em Letras com habilitao em Lngua Francesa OU Licenciatura em Lngua Francesa OU Licenciatura em Letras Vernculas com Lngua Francesa, OU Segunda Licenciatura em Lngua Francesa (**). Licenciatura em Letras com habilitao em Lngua Inglesa, OU Licenciatura em Lngua Inglesa, OU Licenciatura em Letras Vernculas com Lngua Inglesa, OU Segunda Licenciatura em Lngua Inglesa (**). Licenciatura em Letras com habilitao em Lngua Portuguesa, OU Licenciatura em Lngua Portuguesa OU em Letras Vernculas, OU Segunda Licenciatura em Lngua Portuguesa (**). Licenciatura em Matemtica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Matemtica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Matemtica (**). Licenciatura OU Bacharelado em Matemtica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Matemtica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Matemtica (**). Licenciatura OU Bacharelado em Matemtica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Matemtica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Matemtica (**). Licenciatura OU Bacharelado em Matemtica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Matemtica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Matemtica (**).

Vagas

Cdigo 63 Libras. Libras

Cdigo 64 Lngua Francesa. Lngua Francesa

Cdigo 65 Lngua Inglesa. Lngua Inglesa

Cdigo 66 Lngua Portuguesa Cdigo 67 Matemtica Perfil 01 Cdigo 68 Matemtica Perfil 02

Lngua Portuguesa e Literatura; Leitura e Produo de Textos; Redao Oficial e outras.

Matemtica.

Clculo Diferencial e Integral, Equaes Diferenciais e outras.

Cdigo 69 Matemtica Perfil 03 Educao Matemtica e outras.

Cdigo 70 Matemtica Perfil 04 lgebra Vetorial e Geometria Analtica, lgebra Linear e outras.

10

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo OU em Engenharia Mecnica OU em Engenharia de Produo Mecnica OU em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica, OU Bacharelado ou Licenciatura em Matemtica, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Matemtica no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Matemtica (**). Bacharelado ou Licenciatura em Matemtica, OU Bacharelado em Economia OU em Cincias Econmicas OU em Cincias Contbeis OU em Administrao OU em Administrao de Empresas OU em Administrao Pblica, OU Graduao em Engenharia de Produo, OU Curso Superior de Tecnologia em Gesto Financeira (+). Bacharelado em Estatstica, OU Bacharelado ou Licenciatura em Matemtica, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para disciplinas Matemtica no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Matemtica ou em Estatstica (**).

Vagas

Cdigo 71 Matemtica Perfil 05

Clculo Numrico, Mtodo dos Elementos Finitos e outras.

Cdigo 72 Matemtica Aplicada a Gesto e Negcios Matemtica Financeira, Matemtica Aplicada a Gesto e Negcios e outras.

Cdigo 73 Matemtica e Probabilidade e Estatstica Cdigo 74 Mdicina Veterinria Perfil 01 Cdigo 75 Mdicina Veterinria Perfil 02 Cdigo 76 Mdicina Veterinria Perfil 03 Cdigo 77 Mdicina Veterinria Perfil 04 Cdigo 78 Mdicina Veterinria Perfil 05 Patologia Geral, Patologia Veterinria, Radiologia e Ultrassonografia e outras. Clnica Mdica e Cirrgica de Grandes Animais e outras. Matemtica, Probabilidade, Estatstica e outras.

Fisiopatologia da Reproduo Animal, Ginecologia e Obstetrcia Veterinria, Ginecologia e Obstetrcia de Caninos e Felinos, Biotecnologia da Reproduo e outras.

Graduao em Medicina Veterinria.

Graduao em Medicina Veterinria.

Parasitologia Veterinria, Doenas Infecto-Contagiosas dos Animais Domsticos, Doenas Parasitrias dos Animais Domsticos e outras.

Graduao em Medicina Veterinria.

Tecnologia e Inspeo de Carne e Pescado, Tecnologia e Inspeo de Aves, Ovos e Mel, Imunologia Veterinria e outras.

Graduao em Medicina Veterinria.

Graduao em Medicina Veterinria.

11

Cdigo

Unidades Curriculares UCs Caracterizao do Minrio, Dimensionamento de Jazidas, Lavra de Mina a Cu Aberto, Lavra de Mina Subterrnea, Lavra de Rochas Ornamentais, Tratamento de Minrios, Perfurao e Desmonte de Rochas, Mtodos de Concentrao e Enriquecimentos de Minrios, Equipamentos de Beneficiamento de Minrios, Legislao Mineral e Ambiental e outras. Geologia Geral e de Minas, Mineralogia, Geologia do Petrleo, Meio Ambiente e Legislao e outras. Princpios Bsicos de Histologia e Embriologia Humana, Bases da Fisiologia Humana, Nutrio Aplicada ao Exerccio, Bioqumica aplicada Educao Fsica, Anatomia Humana aplicada Educao Fsica e outras. Artes de Pesca, Comunicao em Pesca, Equipamentos Eletrnicos utilizados na Pesca, Legislao Aquaviria, Navegao, Segurana no Meio Aquavirio, Gesto de Embarcao, Estabilidade e outras. Perfurao e Completao de Poos de Petrleo, Metrologia, Avaliao de Formao e Comportamento de Reservatrio, Sistemas Hidropneumticos e outras. Programao Cliente-Servidor (Java/PHP), Linguagens de marcao e script para Web (HTML, CSS, Javascript), Interface HomemMquina, Anlise e Projeto de Sistemas, Programao para Dispositivos Mveis, Desenvolvimento gil com Ferramentas RAD (Python/Rails), Programao Orientada a Servios, Comrcio Eletrnico e outras. Algoritmos e Lgica de Programao, Programao Orientada a Objetos, Estruturas de Dados, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicaes Web, Programao em Ambientes Distribudos, Desenvolvimento de Aplicaes Corporativas e outras.

Perfil Habilitao Exigida

Vagas

Cdigo 79 Minerao

Graduao em Engenharia de Minas OU Curso Superior de Tecnologia em Minerao (+) OU em Rochas Ornamentais (+).

Cdigo 80 Minerao e Geologia Cdigo 81 Morfologia, Fisiologia, Bioqumica e Nutrio

Graduao em Geologia.

Licenciatura OU Bacharelado em Educao Fsica OU Segunda Licenciatura em Educao Fsica (**), OU Graduao em Enfermagem OU em Fisioterapia OU em Medicina OU em Farmcia OU em Nutrio OU em Terapia Ocupacional.

Cdigo 82 Pesca e Navegao Martima

Graduao em Engenharia de Pesca.

Cdigo 83 Petrleo e Gs e Minerao

Graduao em Engenharia de Materiais OU em Engenharia Mecnica OU em Engenharia de Produo Mecnica OU em Engenharia de Petrleo, OU Curso Superior de Tecnologia em Petrleo e Gs (+).

Cdigo 84 Programao Perfil 01

Graduao em Cincia da Computao OU em Sistemas de Informao, OU Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (+) OU em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Sistemas de Informao (+).

Cdigo 85 Programao Perfil 02

Bacharelado em Cincia da Computao OU em Sistemas de Informao, OU Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (+) OU em Sistemas para Internet (+) OU em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Sistemas de Informao (+) OU em Telemtica (+), OU Licenciatura em Computao.

12

Cdigo Cdigo 86 Psicologia Aplicada a Gesto e Negcios Cdigo 87 Psicologia da Educao Cdigo 88 Qumica Perfil 01

Unidades Curriculares UCs Introduo Psicologia, Psicologia Aplicada Administrao, Psicologia do Trabalho, Relaes Humanas no Trabalho, Psicologia Organizacional e outras. Introduo Psicologia, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Educao, Psicologia do Desenvolvimento e outras.

Perfil Habilitao Exigida

Vagas

Licenciatura OU Bacharelado em Psicologia.

Licenciatura OU Bacharelado em Psicologia.

Qumica.

Licenciatura em Qumica OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Qumica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Qumica (**). Licenciatura OU Bacharelado em Qumica, OU Bacharelado em Qumica Industrial, OU Graduao em Engenharia Qumica, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Qumica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Qumica (**). Licenciatura OU Bacharelado em Qumica, OU Bacharelado em Qumica Industrial, OU Graduao em Engenharia Qumica, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Qumica no Ensino Mdio (*) OU Segunda Licenciatura em Qumica (**).

Cdigo 89 Qumica Perfil 02

Qumica Geral, Qumica Inorgnica, Fsico-Qumica, Qumica Analtica Qualitativa, Qumica Orgnica e outras.

Cdigo 90 Qumica Perfil 03

Operaes Unitrias, Processos Qumicos, Termodinmica, Fenmenos de Transporte e outras.

Cdigo 91 Recursos Pesqueiros

Piscicultura, Carcinicultura, Malacocultura, Algocultura, Ranicultura, Instalaes e Construes Aqucolas, Limnologia, Nutrio na Aquicultura, Tecnologia Pesqueira, Extenso Pesqueira, Tecnologia do Pescado e outras.

Graduao em Engenharia de Pesca OU Curso Superior de Tecnologia em Produo Pesqueira (+).

Cdigo 92 Redes de Computadores Perfil 01

Rede de Computadores, Sistemas Operacionais, Segurana de Redes, Administrao de Sistemas Operacionais, Redes sem Fio, Sistemas Digitais e outras.

Bacharelado em Cincia da Computao OU em Sistemas de Informao, OU Graduao em Engenharia de Software OU em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica, OU Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (+) OU em Sistemas de Telecomunicaes (+) OU em Sistemas para Internet (+) OU em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Sistemas de Informao (+) OU em Telemtica (+) OU em Processamento de Dados (+). Graduao em Cincia da Computao OU em Engenharia da Computao, OU Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (+) OU em Telemtica (+).

Cdigo 93 Redes de Computadores Perfil 02

Administrao de Ativos de Redes, Projetos de Redes de Computadores, Redes Convergentes, Cabeamento Estruturado, Administrao de Sistemas Proprietrios e outras.

13

Cdigo

Unidades Curriculares UCs

Perfil Habilitao Exigida Bacharelado em Secretariado Executivo OU em Administrao OU em Administrao Pblica OU em Administrao de Empresas, OU Curso Superior de Tecnologia em Secretariado (+) OU em Processos Gerenciais (+).

Vagas

Cdigo 94 Secretariado

Tcnicas Secretariais, Laboratrio de Prticas Secretariais e outras.

Cdigo 95 Segurana do Trabalho Perfil 01

Medicina do Trabalho, Programas de Sade e Segurana do Trabalho, Gesto da Sade e Meio Ambiente, Toxicologia Aplicada, Doenas Ocupacionais, Primeiros Socorros e outras.

Graduao em Medicina OU em Cincias Mdicas OU em Enfermagem OU em Fisioterapia.

Cdigo 96 Segurana do Trabalho Perfil 02 Higiene e Segurana do Trabalho, Ergonomia, Projeto e Implantao de Canteiro de Obras e outras.

Perfil I: Curso Superior de Tecnologia em Segurana do Trabalho (+); OU Perfil II: Graduao em qualquer Engenharia OU em Arquitetura OU em Arquitetura e Urbanismo, com ps-graduao (***) na rea do conhecimento de Engenharia de Produo (subrea Higiene e Segurana do Trabalho), de acordo com a Lei n 7.410, de 27 de novembro de 1985. Licenciatura em Sociologia OU em Cincias Sociais OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Sociologia ou de Cincias Sociais no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Sociologia (**) OU em Cincias Sociais (**). Licenciatura OU Bacharelado em Sociologia OU em Cincias Sociais (habilitao em Sociologia, Antropologia ou Cincia Poltica), OU Licenciatura em Histria, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Sociologia ou de Cincias Sociais no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Sociologia (**) OU em Cincias Sociais (**). Licenciatura em Sociologia OU em Cincias Sociais, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Sociologia ou de Cincias Sociais no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Sociologia (**) OU em Cincias Sociais (**). Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica OU em Engenharia Mecnica OU em Engenharia de Produo Mecnica OU em Engenharia Mecatrnica, OU Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial (+) OU em Eletrnica Industrial (+) OU em Eletrotcnica Industrial (+) OU em Manuteno Industrial (+) OU em Mecatrnica Industrial (+) OU em Sistemas Eltricos (+).

Cdigo 97 Sociologia. Sociologia

Cdigo 98 Sociologia e Antropologia Rural Sociologia Rural, Antropologia Rural e outras.

Cdigo 99 Sociologia e Metodologia da Pesquisa Sociologia e Metodologia da Pesquisa Cientfica.

Cdigo 100 Tecnologia Automotiva

Mecnica Automotiva, Sistemas Automotivos, Controle Dimensional, Tcnicas de Manuteno, Diagnstico e Reparao e outras

14

Cdigo

Unidades Curriculares UCs Projeto, Coordenao e Superviso da Construo de Embarcaes, de Plataformas Martimas e de Tubulaes para o Transporte de Petrleo; Gerenciamento dos Servios de Manuteno, Reparos e Conservao de Cascos e Mquinas; Planejamento e Gerenciamento de Operaes Martimas, Fluviais e Porturias; e outras.

Perfil Habilitao Exigida

Vagas

Cdigo 101 Tecnologia Naval

Bacharelado em Engenharia Naval OU em Engenharia Naval e Ocenica OU em Cincias Navais, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo Naval (+).

Cdigo 102 Tecnologia Sucroalcooleira

Controle, Superviso e Operaes dos Processos Tecnolgicos da Produo de Acar e lcool e Subprodutos e outras.

Bacharelado em Qumica OU em Qumica Industrial, OU Graduao em Engenharia Qumica OU em Engenharia de Alimentos OU em Engenharia Agrcola OU em Engenharia de Bioprocessos OU em Agronomia, OU Curso Superior de Tecnologia em Produo Sucroalcooleira (+) OU em Biocombustveis (+) OU em Agroecologia (+) OU em Produo de Cachaa (+).

Cdigo 103 Tecnologia Txtil

Planejamento, Controle e Operao dos Processos nas reas de Fiao, Tecelagem e Beneficiamento Txtil; Padronagem, Malharia, Acabamento e Tintura; Testes e Controle de Qualidade para Assegurar as Caractersticas dos Produtos; e outras.

Bacharelado em Engenharia Txtil OU Curso Superior de Tecnologia em Produo Txtil (+).

Cdigo 104 Telecomunicaes

Teoria da Informao e Comunicao, Comunicaes Digitais e Comunicaes Mveis e outras.

Graduao em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica OU em Engenharia de Telecomunicaes, OU Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicaes (+) OU em Telemtica (+).

(+) Para cada denominao de Curso Superior de Tecnologia, considerar includos todos os cursos vinculados referida denominao, segundo a tabela de convergncia do Catlogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC). (*) Conforme Resoluo CNE/CP n 2, de 26 de junho de 1997. (**) Conforme Resoluo CNE/CP n 8, de 2 de dezembro de 2008. (***) Conforme Tabela de reas do Conhecimento (CAPES).

1.2

1.3

1.4

Os cursos solicitados para cada habilitao (Bacharelado, Licenciatura, Cursos Superiores de Tecnologia) devem ser reconhecidos ou revalidados nos termos da Lei n 9.394/1996 e alteraes subsequentes, ou legislao anterior, quando cabvel. Os portadores de diploma de curso superior de tecnologia, de bacharelado ou de licenciatura no previstos no subitem 1.1 deste Edital devero apresentar, no prazo a que se refere o subitem 16.3, o respectivo documento comprobatrio acompanhado do histrico escolar. Com o auxlio do Catlogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, dos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura ou da Tabela de reas do Conhecimento (CAPES) que estiverem vigentes, ser avaliada a compatibilidade entre as atribuies legais do cargo pretendido e a formao escolar do candidato, que s ser empossado em caso de parecer positivo. As vagas de que trata o subitem 1.1 so para lotao em qualquer um dos campi ou unidades do IFPB existentes ou que venham a ser criados no prazo de validade do concurso, de acordo com a necessidade da Instituio. DA REMUNERAO E DO REGIME DE TRABALHO Os salrios a serem percebidos pelos candidatos contratados correspondem ao vencimento, que observar a titulao apresentada pelo candidato no momento de sua nomeao (Graduao R$ 3.594,57;

2. 2.1

15

2.2

Aperfeioamento R$ 3.867,03; Especializao R$ 4.090,65; Mestrado R$ 5.466,55; Doutorado R$ 8.049,77), acrescido do valor do auxlio-alimentao (R$ 373,00) e de vantagens, benefcios e adicionais previstos na legislao (auxlio pr-escolar, auxlio-transporte, adicional de insalubridade ou periculosidade), quando cabveis. O regime de trabalho das vagas dispostas no subitem 1.1 de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicao exclusiva s atividades de ensino, pesquisa, extenso e gesto institucional. 2.2.1 O regime de 40 (quarenta) horas com dedicao exclusiva implica o impedimento do exerccio de outra atividade remunerada, pblica ou privada, com as excees previstas na Lei n 12.772/12. DOS REQUISITOS BSICOS PARA INVESTIDURA EM CARGO PBLICO So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico, a serem comprovados no momento da posse: a) nacionalidade brasileira ou estrangeira se estrangeiro, o candidato dever ser portador de visto Permanente ou visto Temporrio V; b) gozo dos direitos polticos; c) quitao com as obrigaes militares e eleitorais; d) nvel de escolaridade e habilitao profissional exigidos para o exerccio do cargo, conforme estipulado neste Edital; e) idade mnima de 18 anos; f) aptido fsica e mental, comprovada atravs de avaliao clnica mdico-ocupacional e laboratorial; g) no ter sofrido, no exerccio da funo pblica, penalidade incompatvel com a investidura em cargo pblico federal, prevista no artigo 137, pargrafo nico da Lei n 8.112/90; h) no perceber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulao ilcita de cargos, na forma do inciso XVI do artigo 37 da Constituio Federal; i) apresentar, no ato da posse, a documentao e os exames mdicos listados no subitem 16.1. DAS INSCRIES

3. 3.1

4. 4.1 4.2

Perodo de inscrio: de 06 a 30 de novembro de 2013, at 23h59min (horrio oficial local). Para proceder sua inscrio no Concurso Pblico, o candidato dever: 4.2.1 Satisfazer todas as condies do presente Edital, anulando-se todos os atos decorrentes de inscrio efetuada em desacordo com as normas nele contidas; 4.2.2 Preencher Ficha de Inscrio disponibilizada no portal do IFPB (http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos); e 4.2.3 Efetuar recolhimento da taxa de inscrio, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais), por meio de boleto bancrio gerado no ato da inscrio, a ser pago, preferencialmente, no Banco do Brasil. 4.3 O candidato dever indicar, no ato da inscrio, uma dentre as cidades onde o IFPB mantm campi em funcionamento (Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Joo Pessoa, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Picu ou Sousa) para realizar as etapas referentes Prova Escrita e Prova de Ttulos. 4.4 A cidade onde o candidato realizar a Prova de Desempenho caso seja aprovado na primeira etapa (Prova Escrita) ser aquela correspondente ao cdigo de vaga para o qual est concorrendo, conforme estabelecido em tabela constante no subitem 10.4. 4.5 O local escolhido/estabelecido para a realizao das etapas do Concurso NO est vinculado ao campus/unidade para o qual o candidato ser nomeado, considerando-se, para isso, o disposto nos subitens 1.4 e 15.1 deste Edital. 4.6 Somente sero aceitas inscries realizadas at as 23h59min do dia 30 de novembro de 2013 e cujo pagamento seja realizado at o dia 01 de dezembro de 2013. 4.7 A taxa de que trata o subitem 4.2.3, uma vez paga, no ser restituda, visto que o IFPB no tem autonomia para estornar/ressarcir valores depositados na conta nica da Unio Federal. 4.8 O IFPB no se responsabiliza por solicitao de inscrio via Internet no recebida por motivo de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como por quaisquer outros fatores que impossibilitem a transferncia de dados ou a impresso do comprovante do requerimento de inscrio ou do boleto bancrio. 4.9 O comprovante de pagamento do boleto bancrio constitui o documento de confirmao da inscrio do candidato, bem como da aceitao das normas deste Edital. 4.10 Todas as informaes prestadas por cada candidato so de sua total responsabilidade. 4.11 A divulgao da Relao dos Candidatos Inscritos ser realizada at a data provvel de 09 de dezembro de 2013 no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos.

16

5. 5.1

DA ISENO DAS DESPESAS DE INSCRIO

Sero aceitas solicitaes de iseno das despesas de inscrio do dia 11 at o dia 14 de novembro de 2013, quando baseadas no Decreto n 6.593, de 02/10/2008, por candidatos que comprovem estar inscritos no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal Cadnico, e que tenham renda familiar mensal igual ou inferior a trs salrios mnimos ou renda familiar per capita de at meio salrio mnimo mensal, conforme o referido Decreto. 5.1.1 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da famlia, e renda familiar per capita a diviso da renda familiar pelo total de indivduos da famlia. 5.2 Para realizar o pedido de iseno, o candidato dever fazer sua inscrio do dia 11 de novembro at as 23h59min do dia 14 de novembro de 2013, observando os seguintes procedimentos: 5.2.1 Marcar, na Ficha de Inscrio de que trata o subitem 4.2.2, a opo Sim no campo referente iseno da taxa de inscrio; 5.2.2 Inserir o Nmero de Identificao Social (NIS) no campo indicado no formulrio; 5.2.3 Conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrio, guardando-o como comprovante de inscrio. 5.3 O candidato dever informar o seu prprio Nmero de Identificao Social (NIS), atribudo pelo Cadnico. O NIS pessoal e intransfervel; portanto, o candidato que informar o NIS de outra pessoa ter o seu pedido de iseno indeferido. 5.4 O candidato s ter seu pedido de iseno confirmado se o NIS estiver validado pelo rgo Gestor do Cadnico. 5.5 As informaes prestadas na solicitao de iseno das despesas de inscrio sero de inteira responsabilidade do candidato, que responder civil e criminalmente pelo teor das afirmativas. 5.6 A Compec consultar o rgo Gestor do Cadnico, que verificar a regularidade das informaes prestadas pelo candidato e informar o deferimento ou indeferimento da solicitao, com as devidas justificativas neste ltimo caso. 5.7 A lista com as solicitaes de iseno de despesas de inscrio deferidas e indeferidas ser divulgada at 25 de novembro de 2013 no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursospublicos. 5.8 O candidato que tiver seu pedido de iseno deferido ter sua inscrio efetivada automaticamente, no havendo necessidade de qualquer outro procedimento. 5.9 Os candidatos cujos pedidos de iseno tenham sido indeferidos e que, ainda assim, queiram participar do certame, devero gerar novamente, no site da Compec, o boleto para pagamento do valor da inscrio, at a data limite de 30 de novembro de 2013. 5.10 Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que, no atendendo aos requisitos previstos, tenha obtido, com emprego de fraude ou qualquer outro meio que evidencie m-f, a iseno de que trata este Edital. 6. 6.1 DOS CANDIDATOS COM DEFICINCIA Consideram-se pessoas com deficincia aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4 do Decreto Federal n 3.298/99 e suas alteraes, bem como na Smula n 377/2009 do Superior Tribunal de Justia e na Smula n 45 da Advocacia-Geral da Unio (portador de viso monocular). As pessoas com deficincia, resguardadas as condies especiais previstas no Decreto Federal n 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participaro do concurso em igualdade de condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo das provas, avaliao e aos critrios de aprovao, ao dia, horrio e local de aplicao das provas, nota mnima exigida para aprovao e aos comandos do Decreto Federal n 6.944/2009. s pessoas com deficincia que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes so facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituio Federal assegurado o direito de inscrio para os cargos em concurso pblico cujas atribuies sejam compatveis com sua deficincia. Em cumprimento ao disposto no 2 do artigo 5 da Lei n 8.112, de 11/12/1990, bem como na forma do Decreto n 3.298, de 20/12/1999, ser-lhes- reservado o percentual de 20% (vinte por cento) das vagas existentes, das que vierem a surgir ou das que forem criadas no prazo de validade do concurso, para cada unidade curricular/perfil de habilitao. Somente haver reserva imediata de vagas para candidatos com deficincia para a unidade curricular/perfil de habilitao com nmero de vagas igual ou superior a 5 (cinco).

6.2

6.3

6.4

6.5

17

6.6

6.7

6.8

6.9

6.10

6.11

6.12

6.13

6.14 6.15

6.16 6.17

6.18

No caso de o nmero de vagas inicialmente previsto neste Edital inviabilizar a reserva a que se refere o subitem 6.4, nos termos do subitem 6.5, o primeiro candidato com deficincia aprovado no concurso ser convocado para ocupar a 5 vaga relativa unidade curricular/perfil de habilitao a que concorreu, enquanto os demais candidatos com deficincia aprovados sero convocados para ocupar a 10, 15, 20 vagas, e assim sucessivamente, observada a ordem de classificao, relativamente criao de novas vagas, durante o prazo de validade do concurso, exceto se mais bem classificados. As vagas relacionadas s nomeaes tornadas sem efeito e aos candidatos que renunciarem nomeao no sero computadas para efeito do subitem anterior, pelo fato de no resultar, desses atos, o surgimento de novas vagas. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato dever, no perodo de inscrio, encaminhar Compec um laudo mdico original ou cpia autenticada em cartrio, expedido no prazo mximo de 12 (doze) meses antes do trmino das inscries, que ateste a espcie e o grau ou nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doenas CID, bem como a provvel causa da deficincia, contendo a assinatura e o carimbo com o nmero do CRM do mdico responsvel por sua emisso (modelo disponvel no Anexo III) e uma cpia do comprovante de inscrio (boleto bancrio). 6.8.1 O encaminhamento da documentao de que trata o subitem 6.8 poder ser realizada por meio de processo aberto no Setor de Protocolo de qualquer um dos campi do IFPB em funcionamento, pessoalmente ou por procurador devidamente habilitado, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 17.12; ou via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento (AR), com data de postagem at o dia 30 de novembro de 2013, para o endereo da Comisso Permanente de Concursos Pblicos do IFPB Av. Almirante Barroso, 1077, Centro, Joo Pessoa-PB, CEP 58013120. 6.8.2 O fornecimento da documentao solicitada acima, por qualquer via, de responsabilidade exclusiva do candidato. O IFPB no se responsabilizar por qualquer tipo de extravio que impea a chegada dessa documentao a seu destino em tempo hbil. O candidato com deficincia que necessitar de tempo adicional no mximo uma hora para realizao das provas, dever solicit-lo no ato de inscrio, anexando documentao listada no subitem anterior justificativa acompanhada de laudo e parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia que ateste a necessidade de tempo adicional, conforme prev o pargrafo 2 do artigo 40 do Decreto n 3.298, de 20/12/1999, e suas alteraes. O candidato com deficincia poder requerer atendimento especial, no ato da inscrio, para o dia de realizao das provas, indicando as condies de que necessita para a realizao delas, conforme previsto no artigo 40, 1 e 2, do Decreto n 3.298/99 e suas alteraes, consistindo em: confeco de prova ampliada; necessidade de leitura da prova; ou assistncia de Intrprete da Lngua Brasileira de Sinais. A inobservncia das exigncias nas formas e nos prazos previstos neste Edital acarretar a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condio e/ou a ausncia de atendimento especial no dia de realizao das provas, conforme o caso. O candidato com deficincia, se aprovado na forma deste Edital, alm de figurar na lista de classificao geral caso fique classificado dentre os aprovados a serem enquadrados nessa lista , ter seu nome constante da lista especfica de pessoas com deficincia, por unidade curricular/perfil de habilitao (ver quadro no subitem 14.3). Os candidatos com deficincia aprovados, quando convocados, sero submetidos a avaliao por equipe multidisciplinar, que emitir parecer conclusivo sobre a sua condio de pessoa com deficincia ou no e sobre a compatibilidade das atribuies do cargo com a sua deficincia, atendendo ao artigo 43, 1 do Decreto n 3.298/99. Verificada a incompatibilidade entre a deficincia e as atribuies da unidade curricular/perfil de habilitao a que concorreu, o candidato ser eliminado do certame. Se a deficincia do candidato no se enquadrar na previso da Smula n 377/2009 do Superior Tribunal de Justia, da Smula AGU n 45/2009 e do artigo 4 e seus incisos do Decreto n 3.298/1999 e suas alteraes, ele ser classificado em igualdade de condies com os demais candidatos. Uma equipe multiprofissional avaliar a compatibilidade entre as atribuies do cargo e a deficincia do candidato durante o estgio probatrio. As vagas destinadas aos candidatos com deficincia que no forem providas por falta de candidatos habilitados nesta condio ou por reprovao na Percia Mdica sero preenchidas pelos candidatos da ampla concorrncia, com estrita observncia ordem classificatria por unidade curricular/perfil de habilitao. Aps a investidura do candidato no cargo, a deficincia no poder ser arguida para justificar a concesso de aposentadoria.

18

7. 7.1

DAS ETAPAS DO CONCURSO O Concurso Pblico para o cargo de Professor Efetivo de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, cujas atribuies encontram-se previstas no artigo 111 da Lei n 11.784/2008, sem prejuzo das previstas nas normas internas do IFPB, constar de trs provas: a) Prova Escrita, de carter eliminatrio e classificatrio; b) Prova de Desempenho, de carter eliminatrio e classificatrio; c) Prova de Ttulos, de carter classificatrio. No haver, sob qualquer pretexto, segunda chamada para as provas escrita, de desempenho e de ttulos e/ou realizao dessas fora dos locais e horrios determinados, salvo, para a prova escrita, nos casos previstos no subitem 7.3, e para a prova de desempenho, nos casos que se enquadrem no tratado na alnea a do subitem 7.4. O candidato enfermo poder realizar a prova escrita em seu domiclio ou em ambiente hospitalar em municpio da Paraba. Para isso dever: 7.3.1 Protocolar requerimento encaminhado COMPEC por meio do Setor de Protocolo de um dos campi do IFPB em funcionamento, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 17.12, com antecedncia de 72 h (setenta e duas horas) antes da realizao da prova, e a ele anexar: Cpia do boleto bancrio comprovando sua inscrio; Laudo Mdico com o Cdigo Internacional de Doena CID. No Laudo, o mdico responsvel dever informar se o paciente est em condies fsicas e psicolgicas para deslocar-se e realizar a prova, sem causar prejuzo ao tratamento a que est se submetendo. Ser eliminado do Concurso Pblico, sem prejuzo das sanes penais cabveis, o candidato que: a) deixar de comparecer Prova Escrita e/ou Prova de Desempenho, salvo, para a Prova de Desempenho, em casos fortuitos ou justificados por fora maior, devidamente comprovados por atestado ou laudo mdico oficial apresentados at 24 (vinte e quatro) antes ou aps a data e horrio estabelecidos para a realizao dessa prova; b) durante o perodo de aplicao das provas: burlar ou tentar burlar quaisquer normas definidas neste Edital; for surpreendido passando ou recebendo auxlio para realizao de quaisquer provas; comunicar-se com outros candidatos ou qualquer pessoa estranha ao Concurso Pblico; dispensar tratamento inadequado, incorreto ou descorts a qualquer pessoa envolvida no Concurso Pblico, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao referido processo; tiver cometido falsidade ideolgica com prova documental; ou tiver se utilizado de procedimentos ilcitos, devidamente comprovados por meio eletrnico, estatstico, visual ou grafolgico. DA PROVA ESCRITA A Prova Escrita ser realizada na data provvel de 26 de janeiro de 2014, das 8h s 12h (horrio oficial local). A Relao dos Locais de Prova ser divulgada at o dia 20 de janeiro de 2014 no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. A Prova Escrita ser composta de 50 (cinquenta) questes objetivas de mltipla escolha, cada uma delas valendo 02 (dois) pontos e contendo 05 (cinco) alternativas, com uma nica opo correta. 8.3.1 Prova Escrita sero atribudas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se automaticamente reprovados os candidatos que obtiverem nota inferior a 60 (sessenta) pontos. 8.3.2 Ser reprovado na Prova Escrita e eliminado do Concurso Pblico o candidato que obtiver nota 0 (zero) em qualquer das provas. As questes da Prova Escrita versaro sobre Lngua Portuguesa (20 questes) e Conhecimentos Especficos (30 questes), cujos contedos programticos encontram-se no Anexo I deste Edital. O acesso ao prdio do local de realizao da Prova Escrita ocorrer a partir das 7h20min (horrio oficial local). O candidato que chegar aps o fechamento dos portes (8 horas) no poder realizar a prova e estar automaticamente eliminado do Concurso Pblico.

7.2

7.3

7.4

8. 8.1 8.2 8.3

8.4 8.5 8.6

19

8.7

8.8

8.9

8.10 8.11

8.12 8.13 8.14 8.15 8.16 8.17 8.18

8.19

Para ter acesso sala de provas e aguardar o incio da Prova Escrita, o candidato dever assinar a lista de frequncia e apresentar documento de identidade, bem como o comprovante original do pagamento da taxa de inscrio. 8.7.1 Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelos Institutos de Identificao, pelas Polcias Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (ordens, conselhos etc.) que, por lei federal, valham como identidade e possibilitem a conferncia da foto e da assinatura; carteira de trabalho; passaporte brasileiro; e carteira nacional de habilitao (somente o modelo com foto). Para fazer a prova, o candidato dever: 8.8.1 Utilizar, exclusivamente, caneta esferogrfica na cor azul ou preta; 8.8.2 Marcar no Carto-Resposta uma nica alternativa que julgar correta, no ultrapassando o limite dos crculos/bolhas. 8.8.2.1. Sero consideradas erradas questes que contenham mais de uma ou nenhuma resposta assinalada. Nas salas especficas para realizao das provas, no ser permitido ao candidato portar bon, telefone celular, relgio digital ou qualquer tipo de equipamento eletrnico, bem como qualquer material impresso. 8.9.1 Caso o candidato esteja portando algum(ns) dos itens mencionados acima, dever entreg-lo(s) aos fiscais do concurso, que o(s) devolvero aps o encerramento da prova pelo candidato, sob pena de excluso do certame. O candidato ter o tempo mximo de 04 (quatro) horas para responder a todas as questes do Caderno de Provas e preencher o Carto-Resposta. O candidato s poder retirar-se definitivamente da sala depois de transcorridas 02 (duas) horas do incio da aplicao da prova, ocasio em que dever entregar ao Aplicador/Fiscal o Carto-Resposta e o Caderno de Provas das questes objetivas. O candidato s poder levar o Caderno de Provas depois de transcorridas 03 (trs) horas do incio da aplicao das provas. A avaliao da prova contendo questes de mltipla escolha ser feita por processo de leitura tica do Carto-Resposta personalizado. O candidato dever verificar se os dados constantes no Carto-Resposta esto corretos e, caso perceba algum erro, comunicar o fato imediatamente ao Aplicador/Fiscal. As respostas das questes das provas devero, obrigatoriamente, ser transcritas para o Carto-Resposta, que ser o nico documento vlido utilizado na correo eletrnica. O Carto-Resposta no poder ser rasurado, dobrado, amassado ou danificado, a fim de no comprometer o resultado da leitura tica. Na hiptese de alguma questo vir a ser anulada, o valor em pontos ser contabilizado em favor de todos os candidatos participantes do Concurso Pblico. Alm das condies previstas no subitem 7.4, ser eliminado do Concurso Pblico, sem prejuzo das sanes penais cabveis, o candidato que, durante o perodo de aplicao da Prova Escrita: a) recusar ou retardar a entrega do Carto-Resposta das questes objetivas aps o trmino do tempo estabelecido para a realizao das provas; b) afastar-se da sala sem o acompanhamento de um fiscal; ou c) ausentar-se da sala portando o Caderno de Provas antes de transcorrido o tempo definido no subitem 8.12. Os gabaritos preliminares da Prova Escrita sero divulgados no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos, no dia 27 de janeiro de 2014. DA INTERPOSIO DE RECURSOS E DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA O candidato que desejar interpor recurso(s) contra os gabaritos oficiais da Prova Escrita poder faz-lo no dia 28 de janeiro de 2014, devendo dar entrada deste(s) por meio de: a) Processo aberto no Setor de Protocolo de qualquer um dos campi do IFPB em funcionamento, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 17.12; b) E-mail para o endereo recursos@ifpb.edu.br, com o assunto Recurso Prova Escrita Edital 334/2013 Concurso para Professor Efetivo, utilizando para isso o endereo de e-mail informado na inscrio do concurso.

9. 9.1

20

9.2

9.1.1 Os recursos devero estar devidamente fundamentados e instrudos, contendo: nome do candidato, nmero de inscrio, cargo a que concorre acompanhado do cdigo da unidade curricular, endereo para correspondncia e nmero de telefone. 9.1.2 Os documentos necessrios interposio de recursos devero ser dirigidos Comisso Permanente de Concursos Pblicos (Compec). 9.1.3 Os recursos sem a devida fundamentao ou identificao, ou interpostos atravs de fax, Internet ou correio eletrnico no sero analisados. 9.1.4 Poder haver interposio de recurso por meio de procurao outorgada pelo candidato por instrumento particular, com firma reconhecida em cartrio, ou por instrumento pblico, dando poderes para tal fim. 9.1.5 Os resultados dos recursos julgados procedentes, bem como o gabarito oficial final, sero divulgados no site do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos, at 17 de fevereiro de 2014. O resultado da Prova Escrita ser divulgado no endereo eletrnico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos, at 03 de maro de 2014. 9.2.1 Em caso de igualdade de pontos na Prova Escrita, para efeito de ordem de classificao para realizao de Prova de Desempenho, considerar-se- habilitado o candidato que: a) obtiver maior nmero de pontos na Prova Escrita de Conhecimentos Especficos; e b) tiver maior idade. DA PROVA DE DESEMPENHO

10.

10.1 Em consonncia com o disposto no artigo 13, 6, do Decreto n 6.944, de 21/08/2009, ficam estabelecidos os seguintes critrios para que o candidato esteja apto a participar da Prova de Desempenho: a) atender aos critrios estabelecidos nos subitens 8.3.1 e 8.3.2; b) estar classificado, de acordo com a pontuao obtida na Prova Escrita, em colocao correspondente a at 10 (dez) vezes o nmero de vagas ofertadas neste Edital para a unidade curricular/perfil de habilitao a que est concorrendo, conforme demonstrado a seguir: N DE VAGAS (subitem 1.1) 1 2 3 N DE CLASSIFICADOS PARA A PROVA DE DESEMPENHO 10 20 30

10.1.1 A ordem de classificao de acordo com o resultado da Prova Escrita dever observar os critrios de desempate listados no subitem 9.2.1, considerando-se automaticamente reprovados os remanescentes, exceto nos casos em que o empate persistir. 10.2 A relao dos candidatos habilitados para a Prova de Desempenho ser divulgada at a data provvel de 03 de maro de 2014 no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursospublicos. 10.3 As provas de desempenho sero realizadas no perodo provvel de 09 a 16 de maro de 2014. 10.4 As provas de desempenho acontecero nas cidades de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Joo Pessoa, Patos e Sousa, de acordo com o cdigo do perfil/habilitao para o qual o candidato est concorrendo, conforme estabelecido na tabela abaixo:
CDIGOS 31, 32, 33, 38, 60, 61, 81, 82, 86, 87, 91, 95, 96 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 67, 68, 71, 84, 85 02, 04, 05, 06, 39, 43, 44, 66, 69, 70, 73, 79, 80, 83 01, 03, 07, 13, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 47, 48, 49, 59, 62, 63, 64, 72, 94, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104 12, 35, 36, 37, 40, 41, 42, 46, 65, 88, 89, 90, 92, 93 08, 09, 10, 11, 18, 19, 20, 34, 45, 74, 75, 76, 77, 78 CIDADE Cabedelo Cajazeiras Campina Grande Joo Pessoa Patos Sousa

21

10.5 A data, o local e o horrio da Prova de Desempenho de cada candidato obedecero ordem de classificao da prova escrita, ou seja, quanto maior a pontuao do candidato na prova escrita, mais cedo ele far a Prova de Desempenho. 10.6 A Relao dos Locais, Datas e Horrios para as Provas de Desempenho ser divulgada na data provvel de 06 de maro de 2014 no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 10.7 Para todos os cdigos, exceto aqueles relacionados aos perfis de Arte Msica (cdigos 14, 15, 16 e 17), sero reservados 50 (cinquenta) minutos para a Prova de Desempenho, sendo 40 (quarenta) minutos para apresentao da aula e 10 (dez) minutos para arguies da banca. 10.8 Para os cdigos 14, 15, 16 e 17, sero reservados 60 (sessenta) minutos para a Prova de Desempenho, sendo 30 (trinta) minutos para a aula terica, 20 (vinte) minutos para a aula prtica e 10 (dez) minutos para arguies da banca. 10.9 As aulas a que se referem os subitens 10.7 e 10.8 sero ministradas em nvel de alunos da Educao Superior, perante banca examinadora que ter por objetivo avaliar os conhecimentos especficos e a capacidade pedaggica do candidato. 10.9.1 A banca examinadora ser composta por 02 (dois) docentes da(s) rea(s) do conhecimento relativa(s) ao cdigo de vaga a que concorre o candidato, que estejam em pleno exerccio de suas atividades docentes ou de gesto, e 01 (um) pedagogo ou tcnico em assuntos educacionais, em pleno exerccio de suas atividades pedaggicas (Resoluo no 043/2007-CD-CEFET-PB). 10.10 de inteira responsabilidade do candidato levar qualquer equipamento de apoio didticopedaggico, tais como data show, flip chart, entre outros. 10.11 Para os cdigos de Lngua Francesa (64) e Lngua Inglesa (65), a Prova de Desempenho dever ser ministrada na lngua correspondente ao respectivo cdigo. O plano de aula a ser entregue banca examinadora dever ser redigido em portugus. 10.12 Os temas de cada aula esto indicados no quadro abaixo, em conformidade com o cdigo de vaga para o qual concorre cada candidato. CDIGOS DE VAGAS Cdigo 01 Administrao da Produo Cdigo 02 Administrao de Marketing Cdigo 03 Administrao de Materiais e Recursos Patrimoniais Cdigo 04 Administrao de Pessoas Cdigo 05 Administrao de Sistemas de Informao Cdigo 06 Administrao Financeira Cdigo 07 Administrao Geral e Empreendedorismo Cdigo 08 Agroecologia Perfil 01 Cdigo 09 Agroecologia Perfil 02 Estudo de tempos. Propaganda, promoo de vendas, publicidade, relaes pblicas e merchandising. Equipamentos de movimentao e armazenagem e suas aplicaes prticas. Estilos de Gesto (experimentos de Hawthorne, Teoria X e Y de McGregor, Teoria Z, Estudos de Likert sobre Estilos de Gesto e Grade Gerencial). Jogos de Empresa Processo de Tomada de Deciso (integrando as reas de Produo, Vendas e Marketing, Recursos Humanos e Finanas) aplicaes prticas. Anlise do ponto de equilbrio (custo-volume-lucro). TEMAS

Inovao e Plano de Negcios.

Fisiologia do estresse nos vegetais: dficit hdrico e tolerncia seca. Planejamento agroecolgico das atividades produtivas e tecnologia de gesto na agricultura familiar.

22

CDIGOS DE VAGAS

TEMAS O geoprocessamento como instrumento de gesto ambiental

Cdigo 10 Agroecologia Perfil 03

Conceitos bsicos; aplicao dos Sistemas de Informaes Geogrficas para identificar, recuperar e monitorar danos ambientais; utilizao do GPS e das ferramentas de geoprocessamento nas cincias ambientais; sensoriamento remoto e meio ambiente. Cultivo agroecolgico do algodo (Gossypium hirsutum). Tcnicas artsticas em trabalhos de reciclagem/reaproveitamento de materiais. 1) Percepo/Apreciao Musical de estilos do sculo XIX; 2) Percepo/ Apreciao Musical de formas musicais do sculo XVIII; 3) Notao Musical do sculo XVIII atualidade. Aula terica: 1) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XVIII; 2) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XIX; 3) A Performance na Msica Contempornea (repertrio, tcnica, estilo e interpretao). Aula prtica: execuo obrigatria de 1 (uma) obra contempornea ou do sculo XX (em qualquer estilo) e de pea(s) de livre escolha de perodos distintos. Aula terica: 1) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XVIII; 2) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XIX; 3) A Performance na Msica Contempornea (repertrio, tcnica, estilo e interpretao). Aula prtica: execuo obrigatria de 1 (uma) obra contempornea ou do sculo XX (em qualquer estilo) e de pea(s) de livre escolha de perodos distintos. Aula terica: 1) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XVIII; 2) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XIX; 3) A Performance na Msica Contempornea (repertrio, tcnica, estilo e interpretao). Aula prtica: execuo obrigatria de 1 (uma) obra contempornea ou do sculo XX (em qualquer estilo) e de pea(s) de livre escolha de perodos distintos. Aula terica: 1) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XVIII; 2) Estilo e Interpretao da Msica no sculo XIX; 3) A Performance na Msica Contempornea (repertrio, tcnica, estilo e interpretao). Aula prtica: execuo obrigatria de 1 (uma) obra contempornea ou do sculo XX (em qualquer estilo) e de pea(s) de livre escolha de perodos distintos. Tecnologia de panificao.

Cdigo 11 Agroecologia Perfil 04 Cdigo 12 Arte Cdigo 13 Arte Msica

Cdigo 14 Arte Msica (Metais)

Cdigo 15 Arte Msica (Piano)

Cdigo 16 Arte Msica (Violoncelo)

Cdigo 17 Arte Msica (Violino/Viola)

Cdigo 18 Cincia e Tecnologia de Alimentos Perfil 01

23

CDIGOS DE VAGAS Cdigo 19 Cincia e Tecnologia de Alimentos Perfil 02 Cdigo 20 Cincias Biolgicas Cdigo 21 Contabilidade Cdigo 22 Controle e Processos Industriais Perfil 01 Cdigo 23 Controle e Processos Industriais Perfil 02 Cdigo 24 Controle e Processos Industriais Perfil 03 Cdigo 25 Controle e Processos Industriais Perfil 04 Cdigo 26 Controle e Processos Industriais Perfil 05 Cdigo 27 Controle e Processos Industriais Perfil 06 Cdigo 28 Controle e Processos Industriais Perfil 07 Cdigo 29 Controle e Processos Industriais Perfil 08 Cdigo 30 Controle e Processos Industriais Perfil 09 Cdigo 31 Design Grfico Perfil 01 Cdigo 32 Design Grfico Perfil 02 Cdigo 33 Didtica Pedagogia Cdigo 34 Economia Cdigo 35 Educao Fsica Perfil 01

TEMAS Determinao dos constituintes fundamentais dos alimentos: mtodos instrumentais e convencionais. Evidncias e teorias da Evoluo. Balano Patrimonial.

Ensaios Mecnicos. Princpio de funcionamento de equipamentos biomdicos: Monitor de ECG (eletrocardiograma), Monitor de EEG (eletroencefalograma) e Monitor de EMG (eletromiograma). Conversores Analgicos-Digitais.

Controlador PID.

Correo do fator de potncia em circuitos trifsicos.

Programao de microcontrolador PIC em linguagem C.

Ligaes de motores e esquemas de partida

Motores de Combusto Interna.

Desenho Mecnico.

Os fundamentos da identidade de marca, Branding e Naming. Heursticas, princpios e tcnicas de avaliao da usabilidade na web. Formao Docente e suas Aes. Adequao do papel do Estado na economia e a universalizao das polticas pblicas: uma anlise para o Brasil a partir do ano 2000. A Educao Fsica Escolar e a Cultura Corporal do Movimento.

24

CDIGOS DE VAGAS Cdigo 36 Educao Fsica Perfil 02 Cdigo 37 Educao Fsica Perfil 03 Cdigo 38 Eventos Cdigo 39 Filosofia Cdigo 40 Fsica Perfil 01 Cdigo 41 Fsica Perfil 02 Cdigo 42 Geografia Cdigo 43 Geoprocessamento Perfil 01 Cdigo 44 Geoprocessamento Perfil 02 Cdigo 45 Gesto Rural Cdigo 46 Hardware Cdigo 47 Histria Cdigo 48 Informtica Aplicada a Gesto e Negcios Cdigo 49 Informtica Bsica Cdigo 50 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 01 Cdigo 51 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 02 Cdigo 52 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 03 Cdigo 53 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 04 Cdigo 54 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 05

TEMAS Metodologia do ensino da educao fsica escolar. Metodologia do Treinamento Esportivo. Anlise da Viabilidade Econmica do Evento. O nascimento do pensar filosfico: do mito Filosofia. Segunda Lei da Termodinmica e Entropia. Equaes de Maxwell. Industrializao e organizao do espao geogrfico brasileiro. Mtodos de Ajustamento: Paramtrico, Combinado e Correlatos. Padro de Comportamento Espectral dos Principais Alvos Naturais Terrestres. Cooperativismo e associativismo solidrio. Manuteno preventiva e corretiva em microcomputadores (Servidores, Desktops e Notebooks). A Histria Cultural dos negros e dos povos indgenas e sua presena na formao da sociedade brasileira e paraibana no perodo colonial. Aplicaes de Recursos de Tecnologia nas Atividades Gerenciais.

Microsoft Excel 2010: Funes Lgicas e Matemticas. Grficos.

Produo de concreto: formas e armao.

Equilbrio de corpos rgidos: tipos de carregamentos e de apoio.

Perdas de carga em conduto forado.

Etapas para elaborao de um projeto estrutural.

Determinao do coeficiente de permeabilidade dos solos.

25

CDIGOS DE VAGAS Cdigo 55 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 06 Cdigo 56 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 07 Cdigo 57 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 08 Cdigo 58 Infraestrutura (Design e Construo Civil) Cdigo 59 Infraestrutura (Negcios Imobilirios) Cdigo 60 Legislao Cdigo 61 Legislao (Relaes de Gnero) Cdigo 62 Legislao Aplicada a Negcios Imobilirios Cdigo 63 Libras Cdigo 64 Lngua Francesa Cdigo 65 Lngua Inglesa Cdigo 66 Lngua Portuguesa Cdigo 67 Matemtica Perfil 01 Cdigo 68 Matemtica Perfil 02 Cdigo 69 Matemtica Perfil 03 Cdigo 70 Matemtica Perfil 04 Cdigo 71 Matemtica Perfil 05 Cdigo 72 Matemtica Aplicada a Gesto e Negcios Mobilidade Urbana.

TEMAS

Tipos de fundaes.

Custos diretos e indiretos na composio de oramentos.

Utilizao da ferramenta CAD para modelagem e representao ortogrfica de peas.

Influncia dos condicionantes ambientais na construo.

Administrao Pblica: setor pblico, privado e terceiro setor. Questes de gnero e polticas pblicas no meio rural.

Registros cartoriais. Noes lingusticas de Libras: parmetros, classificadores e intensificadores no discurso. Les nouvelles technologies et l'enseignement de la langue franaise. O uso de referenciais lexicais e gramaticais para a leitura e compreenso de gneros textuais escritos em lngua inglesa. Como avaliar a textualidade em gneros discursivos? Trigonometria. Equaes Diferenciais Ordinrias. Contribuies do estgio supervisionado na formao de professores. Espao vetorial. Resoluo de sistemas lineares pelo mtodo de eliminao de Gauss.

Planos de amortizao de emprstimos e financiamentos.

26

CDIGOS DE VAGAS Cdigo 73 Matemtica e Probabilidade e Estatstica Cdigo 74 Medicina Veterinria Perfil 01 Cdigo 75 Medicina Veterinria Perfil 02 Cdigo 76 Medicina Veterinria Perfil 03 Cdigo 77 Medicina Veterinria Perfil 04 Cdigo 78 Medicina Veterinria Perfil 05 Cdigo 79 Minerao Cdigo 80 Minerao e Geologia Cdigo 81 Morfologia, Fisiologia, Bioqumica e Nutrio Cdigo 82 Pesca e Navegao Martima Cdigo 83 Petrleo e Gs e Minerao Cdigo 84 Programao Perfil 01 Cdigo 85 Programao Perfil 02 Cdigo 86 Psicologia Aplicada a Gesto e Negcios Cdigo 87 Psicologia da Educao Cdigo 88 Qumica Perfil 01 Cdigo 89 Qumica Perfil 02 Cdigo 90 Qumica Perfil 03 Cdigo 91 Recursos Pesqueiros Cdigo 92 Redes de Computadores Perfil 01 Testes de hipteses.

TEMAS

Tcnicas ultrassonogrficas na reproduo dos animais domsticos. Afeces clnico-cirrgicas do sistema digestrio. Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnstico clnico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das mastites que acometem os animais domsticos. Inspeo sanitria ante e post-mortem de bovinos e sunos. Diagnstico por imagem e patologia do estmago e intestino. Mtodos de concentrao e enriquecimentos de minrios. Geologia do Petrleo.

Atividade fsica adaptada e sade.

Tipos de Navegao. Fluidos de perfurao. Linguagem de definio de interface Android. Desenvolvimento de Aplicaes Corporativas: Programao com objetos distribudos em Java (EJB 3.1). Sade e Trabalho: Qualidade de vida no trabalho. Processo ensino-aprendizagem:evoluo histrica e caractersticas atuais. Termodinmica Qumica. Eletroqumica. Dinmica dos fluidos. Tecnologia do Pescado. Windows Server 2008 R2: Active Directory Domain Services.

27

CDIGOS DE VAGAS Cdigo 93 Redes de Computadores Perfil 02 Cdigo 94 Secretariado Cdigo 95 Segurana do Trabalho Perfil 01 Cdigo 96 Segurana do Trabalho Perfil 02 Cdigo 97 Sociologia Cdigo 98 Sociologia e Antropologia Rural Cdigo 99 Sociologia e Metodologia da Pesquisa Cdigo 100 Tecnologia Automotiva Cdigo 101 Tecnologia Naval Cdigo 102 Tecnologia Sucroalcooleira Cdigo 103 Tecnologia Txtil Cdigo 104 Telecomunicaes

TEMAS Projeto lgico e fsico de Redes de Computadores. Organizao das Funes Secretariais: Administrao do tempo. Toxinfeces alimentares (intoxicaes e infeces alimentares). Gesto Ambiental de Resduos da Construo Civil. Centralidade do trabalho e reestruturao produtiva. Movimentos sociais no campo.

Projeto e tcnicas de pesquisa.

Gesto de manuteno automotiva. Estabilidade Esttica de Corpos Flutuantes, Estabilidade Transversal e Pequenos e Grandes ngulos de inclinao. Implantao e controle de processos tecnolgicos na fabricao de produtos e subprodutos. Fiao, fluxograma, processos de fios cardados, penteado e open end. Padro de TV Digital Brasileiro (ISDB-Tb)

10.13 Cada Prova de Desempenho ser realizada em sesso pblica, sendo objeto de gravao, sem cortes, por dispositivo que capture sons e imagens, de forma a garantir a sua idoneidade e confiabilidade, em atendimento ao disposto no artigo 13, 3, e artigo 19, inciso XVI, do Decreto n 6.944/2009. 10.13.1 No ser permitida a presena de candidatos concorrentes a uma mesma vaga Prova de Desempenho de um competidor direto seu. 10.13.2 Na hiptese de no funcionamento do equipamento de captura de imagens e sons, verificado antes do incio de cada prova, o supervisor (membro da comisso organizadora) solicitar equipe de filmagem equipamento reserva, seguindo os procedimentos normais. Caso o no funcionamento acontea durante a prova, o supervisor verificar o tempo de prova transcorrido sem a respectiva gravao e, providenciado o equipamento reserva, reiniciar a prova, devolvendo ao candidato o tempo em questo. 10.13.3 No ser admitida a sada do recinto de integrantes da plateia at o fim da prova do candidato, para qualquer finalidade. 10.13.4 No ser admitida manifestao de qualquer natureza por parte da plateia durante o transcurso da prova, quer seja verbal, gestual ou que possa importar prejuzo ou vantagem ao candidato que esteja fazendo a prova. 10.14 Para ter acesso ao local da Prova de Desempenho, o candidato dever assinar a lista de frequncia e apresentar documento de identidade, sendo considerados como tal os documentos listados no subitem 8.7.1. 10.15 O candidato ter uma tolerncia mxima de 10 (dez) minutos em relao ao horrio estabelecido para o incio da Prova de Desempenho, sendo esse tempo descontado no tempo total da prova. 10.15.1 Decorrido o tempo de tolerncia, o candidato no poder realizar a atividade e estar automaticamente eliminado do Concurso Pblico.

28

10.16 No incio da Prova de Desempenho, o candidato entregar banca examinadora o plano de aula em 03 (trs) vias. 10.17 A avaliao da Prova de Desempenho, feita por cada um dos 03 (trs) membros da banca examinadora, consistir da anlise dos seguintes itens:
CRITRIOS DE AVALIAO Domnio dos contedos. Desenvoltura e segurana na apresentao. Coerncia e adequao de vocabulrio a termos tcnicos. Seleo e organizao sequencial dos contedos (ordem e clareza dos dados essenciais). Adequao dos contedos ao nvel do aluno. Adequao dos recursos didticos natureza dos contedos. Contextualizao (conexo entre o tema e a aplicabilidade desses conhecimentos). Interdisciplinaridade (conexo entre o tema e outros conhecimentos). Adequao do tempo aos contedos propostos. Avaliao da aprendizagem. PONTUAO TOTAL CRITRIOS DE AVALIAO Elaborao e organizao tcnica e didtica do Plano de Aula: apresentao; descrio; execuo; coerncia e clareza dos objetivos; coerncia entre objetivos, contedos e avaliao; procedimentos metodolgicos; recursos didticos; avaliao e referncias. Utilizao de recursos didticos adequados metodologia, objetivos e contedos. Apresentao pessoal: espontaneidade; postura; autocontrole; dico; tom de voz; linguagem adequada. Interatividade. Organizao dos contedos (conexo entre o incio, o desenvolvimento e finalizao da aula). Capacidade de sntese; cumprimento das etapas previstas no plano; dosagem do contedo em relao ao tempo previsto. Contextualizao (conexo entre o tema e a aplicabilidade desses conhecimentos). Interdisciplinaridade (conexo entre o tema e outros conhecimentos). Coerncia entre o Plano e a execuo da aula. Utilizao de procedimentos avaliativos adequados. PONTUAO TOTAL PONTUAO NOTA DO MXIMA AVALIADOR 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 100 PONTUAO NOTA DO MXIMA AVALIADOR

AVALIAO DOCENTE

10

10 10 10 10 10 10 10 10 10 100

AVALIAO PEDAGGICA

10.17.1 A Avaliao Prtica de Instrumento, feita por cada um dos 02 (dois) membros docentes da banca examinadora, consistir da anlise dos seguintes itens:
AVALIAO DOCENTE CRITRIOS DE AVALIAO Conhecimento e domnio do instrumento Habilidade na leitura da partitura do instrumento Demonstrao de criatividade na execuo do instrumento PONTUAO TOTAL PONTUAO NOTA DO MXIMA AVALIADOR 40 40 20 100

PRTICA DE INSTRUMENTO

29

10.18 Prova de Desempenho sero atribudas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se automaticamente reprovados os candidatos que obtiverem nota inferior a 60 (sessenta) pontos na nota final da Prova de Desempenho. 10.19 Para todos os cdigos, exceto aqueles relacionados aos perfis de Arte Msica (cdigos 14, 15, 16 e 17), a nota final da Prova de Desempenho ser calculada pela mdia aritmtica das notas individuais atribudas pelos avaliadores, ou seja, resultar da soma das notas dadas pelos 3 (trs) avaliadores dividida por 3 (trs). 10.20 Para os cdigos relacionados aos perfis de Arte Msica (cdigos 14, 15, 16 e 17), a nota final da Prova de Desempenho ser calculada da seguinte forma: a) calcula-se a mdia aritmtica das notas individuais atribudas pelos 3 (trs) membros da banca na avaliao da aula terica, ou seja, somam-se as notas da avaliao docente e a nota da avaliao pedaggica e divide-se por 3 (trs). b) calcula-se a mdia aritmtica das notas individuais atribudas pelos 2 (dois) membros docentes da banca na avaliao prtica de instrumento; e c) somam-se as notas resultantes dos clculos de que tratam as alneas a e b e divide-se por 2 (dois). 10.21 O resultado preliminar da Prova de Desempenho ser divulgado at o dia 19 de maro de 2014, no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 11. DA INTERPOSIO DE RECURSOS E DO RESULTADO DA PROVA DE DESEMPENHO

11.1 O candidato que desejar interpor recurso(s) quanto ao resultado da Prova de Desempenho poder faz-lo no dia 20 de maro de 2014, devendo dar entrada deste(s) por meio de: a) Processo aberto no Setor de Protocolo de qualquer um dos campi do IFPB em funcionamento, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 17.12; b) E-mail para o endereo recursos@ifpb.edu.br, com o assunto Recurso Prova de Desempenho Edital 334/2013 Concurso para Professor Efetivo, utilizando para isso o endereo de e-mail informado na inscrio do concurso. 11.2 Os recursos devero ser claros e objetivos em relao ao ponto contestado, e devero estar devidamente fundamentados e instrudos, contendo: nome do candidato, nmero de inscrio, cargo a que concorre acompanhado do cdigo da unidade curricular, endereo para correspondncia e nmero de telefone. 11.3 Os documentos necessrios interposio de recursos devero ser dirigidos Comisso Permanente de Concursos Pblicos (Compec). 11.4 Os recursos sem a devida fundamentao ou identificao, ou interpostos atravs de fax, Internet ou correio eletrnico no sero analisados. 11.5 Poder haver interposio de recurso por meio de procurao outorgada pelo candidato por instrumento particular, com firma reconhecida em cartrio, ou por instrumento pblico, dando poderes para tal fim. 11.6 Os resultados dos recursos julgados procedentes e a relao de candidatos aprovados na Prova de Desempenho e habilitados para a Prova de Ttulos sero divulgados no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos, at 24 de maro de 2014. 12. DA PROVA DE TTULOS

12.1 O nmero de candidatos habilitados para a Prova de Ttulos obedecer ao disposto no artigo 16, 1 do Decreto n 6.944, de 21/08/2009. Assim, estaro aptos a realizar essa etapa apenas os classificados em nmero de acordo com o disposto no Anexo II do referido Decreto (ver tabela do subitem 14.3). 12.2 Nenhum dos candidatos empatados na ltima classificao na prova de desempenho ser considerado reprovado, devendo ser convocado para a prova de ttulos. 12.3 A entrega dos ttulos acontecer entre os dias 26 e 28 de maro de 2014 e dever ser feita na cidade indicada pelo candidato no momento da inscrio (ver subitem 4.3), de acordo com data, horrio e local estabelecidos em cronograma a ser divulgado at o dia 24 de maro de 2014. 12.4 Prova de Ttulos, de carter apenas classificatrio, sero atribudas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, conforme valores constantes no subitem 12.7 deste Edital. 12.5 A Banca Examinadora considerar, nessa avaliao, a titulao acadmica, a experincia de ensino, a experincia de pesquisa, a experincia em extenso, a experincia profissional no acadmica, a experincia profissional de gesto acadmica, alm de outros itens mencionados no subitem 12.7. 12.6 Para a realizao da Prova de Ttulos, o candidato dever entregar pessoalmente, de acordo com o cronograma de que trata o subitem 12.3, o seu Currculo Lattes e as cpias dos documentos comprobatrios dos ttulos apresentados, seguindo rigorosamente a ordem prevista na tabela do subitem 12.7, alm de apresentar, na mesma ordem, para fins de autenticao, seus respectivos originais.

30

12.6.1 Em hiptese alguma sero aceitos ttulos encaminhados por via postal, via fax e/ou via correio eletrnico, tampouco por procurador. 12.6.2 Para a entrega do Currculo Lattes e dos documentos comprobatrios dos ttulos a serem apreciados, o candidato dever assinar a lista de frequncia e apresentar documento de identidade, sendo considerados como tal os documentos listados no subitem 8.7.1. 12.6.3 O candidato que no comparecer para entregar o seu Currculo Lattes e a documentao comprobatria na data especificada no cronograma de que trata o subitem 12.3 receber nota 0 (zero) na Prova de Ttulos, qual sero somadas as notas das Provas Escrita e de Desempenho, a fim de que seja aferida sua mdia final na classificao do presente concurso. 12.6.4 O Currculo Lattes e as cpias comprobatrias de seus respectivos ttulos comporo um nico documento que dever estar paginado e encadernado em espiral. Alm disso, cada ttulo nele contido dever estar identificado antecipadamente com as referncias e letras especificadas na TABELA I PROVA DE TTULOS 2013 do subitem 12.7 deste Edital. Exemplo: Titulao acadmica item [c] Experincia de ensino item [k] 12.6.5 Os documentos que no estiverem devidamente identificados conforme estabelecido no subitem anterior e/ou que no estiverem rigorosamente na ordem prevista na tabela do subitem 12.7, bem como os documentos gerados por via eletrnica que no estejam acompanhados do respectivo mecanismo de autenticao Compact Disc (CD) contendo a publicao ou endereo eletrnico onde a publicao est hospedada , sero desconsiderados da avaliao. 12.6.6 Ser atribudo um valor mximo de 100 (cem) pontos para a Prova de Ttulos de cada candidato. 12.6.7 Para efeito da Prova de Ttulos, sero considerados os ttulos de ps-graduao e demais documentos especificados na tabela constante do subitem 12.7, valorando-se, diversamente, os ttulos de ps-graduao nas reas de conhecimento prioritrias e aqueles nas demais reas de conhecimento, conforme subitem 12.6.8. 12.6.8 A ps-graduao prioritria para cada cdigo de vaga em disputa est indicada no quadro a seguir: CDIGO DA VAGA Cdigo 01 Administrao da Produo Cdigo 02 Administrao de Marketing Cdigo 03 Administrao de Materiais e Recursos Patrimoniais Cdigo 04 Administrao de Pessoas Cdigo 05 Administrao de Sistemas de Informao Cdigo 06 Administrao Financeira Cdigo 07 Administrao Geral e Empreendedorismo Cdigo 08 Agroecologia Perfil 01 Cdigo 09 Agroecologia Perfil 02 PS-GRADUAO (***) prioritria na(s) rea(s) do conhecimento de Administrao ou de Engenharia da Produo Administrao

Administrao ou de Engenharia da Produo

Administrao

Administrao

Administrao

Administrao

Agronomia ou de Engenharia Agrcola Agronomia ou de Engenharia Agrcola ou Interdisciplinar (Meio Ambiente e Agrrias)

31

Cdigo 10 Agroecologia Perfil 03 Cdigo 11 Agroecologia Perfil 04 Cdigo 12 Arte Cdigo 13 Arte Msica Cdigo 14 Arte Msica (Metais) Cdigo 15 Arte Msica (Piano) Cdigo 16 Arte Msica (Violoncelo) Cdigo 17 Arte Msica (Violino/Viola)

Ecologia ou Interdisciplinar (Meio Ambiente e Agrrias) ou de Geocincias ou de Engenharia Sanitria Agronomia ou de Engenharia Agrcola Artes Artes Artes Artes Artes Artes

Cdigo 18 Cincia e Tecnologia de Alimentos Cincia e Tecnologia de Alimentos ou de Engenharia Qumica Perfil 01 Cdigo 19 Cincia e Tecnologia de Alimentos Cincia e Tecnologia de Alimentos ou de Engenharia Qumica Perfil 02 Cdigo 20 Cincias Biolgicas Cdigo 21 Contabilidade Cdigo 22 Controle e Processos Industriais Perfil 01 Cdigo 23 Controle e Processos Industriais Perfil 02 Cdigo 24 Controle e Processos Industriais Perfil 03 Cdigo 25 Controle e Processos Industriais Perfil 04 Cdigo 26 Controle e Processos Industriais Perfil 05 Cdigo 27 Controle e Processos Industriais Perfil 06 Cincias Biolgicas ou de Ensino Administrao (subreas: Cincias Contbeis ou Contabilidade e Finanas Pblicas ou Administrao Financeira) Engenharia Mecnica ou de Engenharia de Materiais e Metalrgica

Engenharia Eltrica ou de Engenharia Biomdica

Engenharia Eltrica

Engenharia Eltrica

Engenharia Eltrica

Engenharia Eltrica

32

Cdigo 28 Controle e Processos Industriais Perfil 07 Cdigo 29 Controle e Processos Industriais Perfil 08 Cdigo 30 Controle e Processos Industriais Perfil 09 Cdigo 31 Design Grfico Perfil 01 Cdigo 32 Design Grfico Perfil 02 Cdigo 33 Didtica Pedagogia Cdigo 34 Economia Cdigo 35 Educao Fsica Perfil 01 Cdigo 36 Educao Fsica Perfil 02 Cdigo 37 Educao Fsica Perfil 03 Cdigo 38 Eventos Cdigo 39 Filosofia Cdigo 40 Fsica Perfil 01 Cdigo 41 Fsica Perfil 02 Cdigo 42 Geografia Cdigo 43 Geoprocessamento Perfil 01 Cdigo 44 Geoprocessamento Perfil 02 Cdigo 45 Gesto Rural Cdigo 46 Hardware Cdigo 47 Histria

Engenharia Eltrica

Engenharia Mecnica

Engenharia Mecnica Comunicao (subreas: Comunicao Visual ou Programao Visual) Comunicao (subreas: Comunicao Visual ou Programao Visual) Educao ou de Ensino Economia Educao Fsica Educao Fsica ou de Educao ou de Ensino Educao Fsica ou de Educao Turismo ou de Comunicao Filosofia Fsica ou de Ensino Fsica ou de Ensino Geografia ou de Geocincias Geocincias Geocincias Administrao ou de Engenharia Agrcola ou de Agronomia Engenharia Eltrica ou de Cincia da Computao Histria

33

Cdigo 48 Informtica Aplicada a Gesto e Negcios Cdigo 49 Informtica Bsica Cdigo 50 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 01 Cdigo 51 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 02 Cdigo 52 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 03 Cdigo 53 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 04 Cdigo 54 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 05 Cdigo 55 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 06 Cdigo 56 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 07 Cdigo 57 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 08 Cdigo 58 Infraestrutura (Design e Construo Civil) Cdigo 59 Infraestrutura (Negcios Imobilirios) Cdigo 60 Legislao Cdigo 61 Legislao (Relaes de Gnero) Cdigo 62 Legislao Aplicada a Negcios Imobilirios Cdigo 63 Libras Cdigo 64 Lngua Francesa

Administrao ou de Cincia da Computao

Cincia da Computao ou de Engenharia Eltrica

Engenharia Civil

Engenharia Civil

Engenharia Civil ou de Engenharia Sanitria

Engenharia Civil

Engenharia Civil

Engenharia Civil ou de Engenharia de Transportes

Engenharia Civil

Engenharia Civil ou de Geocincias (subreas: Sensoriamento Remoto (todas) ou Geodsia (todas) ou Cartografia (todas) ou Fotogrametria)

Arquitetura e Urbanismo

Administrao ou de Engenharia Civil ou de Arquitetura e Urbanismo

Direito Direito

Administrao ou de Direito

Lingustica ou de Letras Lingustica ou de Letras (subrea Lnguas Estrangeiras Modernas Francs)

34

Cdigo 65 Lngua Inglesa Cdigo 66 Lngua Portuguesa Cdigo 67 Matemtica Perfil 01 Cdigo 68 Matemtica Perfil 02 Cdigo 69 Matemtica Perfil 03 Cdigo 70 Matemtica Perfil 04 Cdigo 71 Matemtica Perfil 05 Cdigo 72 Matemtica Aplicada a Gesto e Negcios Cdigo 73 Matemtica e Probabilidade e Estatstica Cdigo 74 Mdicina Veterinria Perfil 01 Cdigo 75 Mdicina Veterinria Perfil 02 Cdigo 76 Mdicina Veterinria Perfil 03 Cdigo 77 Mdicina Veterinria Perfil 04 Cdigo 78 Mdicina Veterinria Perfil 05 Cdigo 79 Minerao Cdigo 80 Minerao e Geologia

Lingustica ou de Letras (subrea Lnguas Estrangeiras Modernas Ingls) Lingustica ou de Letras (subrea Lngua Portuguesa) Matemtica ou de Ensino Matemtica ou de Ensino Matemtica ou de Ensino ou de Educao Matemtica ou de Ensino Matemtica ou de Ensino Matemtica ou de Economia ou de Administrao (subreas: Administrao Financeira ou Cincias Contbeis)

Matemtica ou de Probabilidade e Estatstica ou de Ensino Medicina Veterinria (subreas: Reproduo Animal ou Ginecologia e Andrologia Animal ou Inseminao Artificial Animal ou Fisiopatologia da Reproduo Animal ou Obstetrcia Animal) Medicina Veterinria (subreas: Clnica e Cirurgia Animal ou Tcnica Cirrgica Animal ou Clnica Cirrgica Animal ou Patologia Animal ou Patologia Clnica Animal) Medicina Veterinria (subreas: Doenas Infecciosas de Animais ou Doenas Parasitrias de Animais ou Sade Animal (Programas Sanitrios)) Medicina Veterinria (subreas: Inspeo de Produtos de Origem Animal ou Sade Animal (Programas Sanitrios)) Medicina Veterinria (subreas: Patologia Animal ou Patologia Aviria ou Radiologia de Animais) Engenharia de Minas Geocincias

Cdigo 81 Medicina ou de Nutrio ou de Odontologia ou de Farmcia ou de Morfologia, Fisiologia, Bioqumica e Enfermagem ou de Sade Coletiva ou de Educao Fsica ou de Nutrio Fonoaudiologia ou de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Cdigo 82 Pesca e Navegao Martima Cdigo 83 Petrleo e Gs e Minerao Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca Engenharia Qumica

35

Cdigo 84 Programao Perfil 01 Cdigo 85 Programao Perfil 02 Cdigo 86 Psicologia Aplicada a Gesto e Negcios Cdigo 87 Psicologia da Educao Cdigo 88 Qumica Perfil 01 Cdigo 89 Qumica Perfil 02 Cdigo 90 Qumica Perfil 03 Cdigo 91 Recursos Pesqueiros Cdigo 92 Redes de Computadores Perfil 01 Cdigo 93 Redes de Computadores Perfil 02 Cdigo 94 Secretariado Cdigo 95 Segurana do Trabalho Perfil 01 Cdigo 96 Segurana do Trabalho Perfil 02 Cdigo 97 Sociologia Cdigo 98 Sociologia e Antropologia Rural Cdigo 99 Sociologia e Metodologia da Pesquisa Cdigo 100 Tecnologia Automotiva Cdigo 101 Tecnologia Naval Cdigo 102 Tecnologia Sucroalcooleira Cdigo 103 Tecnologia Txtil Cdigo 104 Telecomunicaes

Cincia da Computao Cincia da Computao

Psicologia

Psicologia ou de Educao (subrea Psicologia Educacional) Qumica ou de Ensino Qumica ou de Engenharia Qumica ou de Ensino Engenharia Qumica ou de Qumica Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca Engenharia Eltrica ou de Cincia da Computao Engenharia Eltrica ou de Cincia da Computao Administrao Engenharia de Produo (subrea Higiene e Segurana do Trabalho) Engenharia de Produo (subrea Higiene e Segurana do Trabalho) Sociologia ou de Antropologia ou Interdisciplinar (Sociais e Humanidades) Sociologia ou de Antropologia ou Interdisciplinar (Sociais e Humanidades) Sociologia ou de Cincia da Informao ou de Filosofia (subrea Epistemologia) ou de Histria (subrea Histria das Cincias) ou Interdisciplinar (Sociais e Humanidades) Engenharia Eltrica ou de Engenharia Mecnica Engenharia Naval e Ocenica Qumica ou de Engenharia Qumica ou de Cincia e Tecnologia de Alimentos ou de Engenharia Agrcola ou de Agronomia. Engenharia Qumica Engenharia Eltrica

36

(***) Conforme Tabela de reas do Conhecimento (CAPES)

12.7 Os ttulos aceitos para a Prova de Ttulos esto descritos a seguir, com as respectivas pontuaes: TABELA I PROVA DE TTULOS 2013
DESCRIO
a) Ttulo de Doutor de curso pertencente (s) rea(s) e/ou subrea(s) do conhecimento especificada(s) como prioritria(s) para cada vaga, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes, em consonncia com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital. b) Ttulo de Doutor de curso pertencente rea do conhecimento de Educao, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. c) Ttulo de Doutor de curso no contemplado pelos itens a e b, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. d) Ttulo de Mestre de curso pertencente (s) rea(s) e/ou subrea(s) do conhecimento especificada(s) como prioritria(s) para cada vaga, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes, em consonncia com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital. e) Ttulo de Mestre de curso pertencente rea do conhecimento de Educao, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. f) Ttulo de Mestre de curso no contemplado pelos itens d e e, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. g) Ttulo de Especialista de curso pertencente (s) rea(s) e/ou subrea(s) do conhecimento especificada(s) como prioritria(s) para cada vaga, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes, em consonncia com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital. h) Ttulo de Especialista de curso pertencente rea do conhecimento de Educao, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. i) Ttulo de Especialista de curso no contemplado pelos itens g e h, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. j) Exerccio de Magistrio, em consonncia com o disposto no perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, em instituio pertencente Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica (Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, Universidades, Centros Federais de Educao Tecnolgica e Escolas Tcnicas ou Agrotcnicas Federais) e no Colgio Pedro II, com valor de 1 (um) ponto por semestre. k) Exerccio de Magistrio na Educao Superior, em consonncia com o disposto no perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, em outras instituies educacionais, com valor de 1 (um) ponto por semestre. l) Exerccio de Magistrio no Ensino Mdio e/ou na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, em consonncia com o disposto no perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, em outras instituies educacionais, e no caso de lnguas estrangeiras, em Centros de Lnguas, com valor de 1 (um) ponto por semestre. m) Livro editado com ISBN, que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 2 (dois) pontos Cpia da Capa e da Ficha Catalogrfica que comprovem a autoria. n) Captulo de livro com ISBN, que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 1 (um) ponto. o) Trabalho cientfico, publicado em peridico constante no Qualis (classificao A, CAPES), que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 1 (um) ponto. p) Trabalho cientfico, publicado em peridico constante no Qualis (classificao B, CAPES), que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,5 (meio) ponto. q) Trabalho cientfico, publicado em anais de Congresso Internacional, que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,5 (meio) ponto.

PONTUAO
25*

13*

7*

18*

TITULAO ACADMICA

9*

5*

10*

5*

3*

Mximo 12**

EXPERINCIA DE ENSINO

Mximo 7**

Mximo 6**

Mximo 4*** Mximo 2*** Mximo 4*** Mximo 2*** Mximo 2***

EXPERINCIA DE PESQUISA

37

r)

s) t) u) EXPERINCIA EM EXTENSO EXPERINCIA PROFISSIONAL (NO ACADMICA) EXPERINCIA PROFISSIONAL DE GESTO ACADMICA

v)

w)

x)

Trabalho cientfico, publicado em anais de Congresso Nacional, que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,25 ponto. Orientao concluda de projeto de iniciao cientfica ou de monografia de Graduao ou de monografia de Especializao, com valor de 1 (um) ponto. Orientao concluda de dissertao de Mestrado ou de tese de Doutorado, com valor de 2 (dois) pontos. Autoria ou coautoria de projeto de extenso relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital e desenvolvido por meio de instituio educacional, com durao superior a 12 meses, com valor de 2 (dois) pontos. Autoria ou coautoria de projeto de extenso relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital e desenvolvido por meio de instituio educacional, com durao de at 12 meses, com valor de 1 (um) ponto. Experincia Profissional (no acadmica) em consonncia com o disposto no perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 1 (um) ponto por semestre. Experincia Profissional de Gesto Acadmica (cargos de direo e/ou chefia de setores acadmicos), com valor de 1 (um) ponto por semestre.

Mximo 1*** Mximo 3**** Mximo 4**** Mximo 6***** Mximo 4***** Mximo 15** (+) Mximo 15** (+) Mximo 2****** Mximo 1*******

OUTROS

y) Diploma de Curso Tcnico de Nvel Mdio relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 1 (um) ponto por diploma. z) Comprovante de monitoria relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,5 (meio) ponto por semestre.

TOTAL MXIMO

100 pontos

OBSERVAES: (*) Os ttulos referentes s letras a, b, c, d, e, f, g, h e i no so cumulativos, sendo considerado apenas o ttulo que garantir maior pontuao para o candidato. Os ttulos de ps-graduao apresentados pelos candidatos devem ter validade nacional nos termos da Lei n 9.394/1996 e alteraes subsequentes, ou legislao anterior quando cabvel. (**) Os ttulos referentes s letras j, k, l, w e x somente sero vlidos mediante comprovao atravs de carteira de trabalho, certido de tempo de servio, contrato de trabalho e/ou certido de prestao de servios, emitida por rgo competente e/ou conselho profissional, quando cabvel. (***) Os ttulos referentes s letras m, n, o, p, q e r somente sero vlidos se publicados a partir de 01 de janeiro de 2009, sendo necessria a comprovao dessas publicaes. (****) Os ttulos referentes letra s e t somente sero vlidos se ocorridos a partir de 01 de janeiro de 2009, sendo necessria a comprovao oficial por meio de certido de prestao de servios e/ou declarao de atividades fornecida por autoridade competente. (*****) Os ttulos referentes s letras u e v somente sero vlidos se aprovados a partir de 01 de janeiro de 2009, sendo necessria a comprovao oficial por meio de termo de convnio e/ou portaria de instituio pblica e/ou contrato com rgo de financiamento. (******) Os ttulos referentes letra y apresentados pelos candidatos devem ter validade nacional nos termos da Lei n 9.394/1996 e alteraes posteriores, ou legislao anterior quando cabvel. (*******) Os ttulos referentes letra z somente sero vlidos mediante comprovao atravs de declarao/certido de atividades emitida pelo setor competente da Instituio de Ensino Superior (IES). (+) A soma da pontuao dos ttulos w e x no poder exceder 15 pontos.

12.8 O resultado da Prova de Ttulos ser divulgado at o dia 11 de abril de 2014, no endereo eletrnico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 13. DA INTERPOSIO DE RECURSOS E DO RESULTADO DA PROVA DE TTULOS

13.1 O candidato que desejar interpor recurso(s) quanto ao resultado da Prova de Ttulos poder faz-lo no dia 14 de abril de 2014, devendo dar entrada deste(s) por meio de: a) Processo aberto no Setor de Protocolo de qualquer um dos campi do IFPB em funcionamento, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 17.12; b) E-mail para o endereo recursos@ifpb.edu.br, com o assunto Recurso Prova de Ttulos Edital 334/2013 Concurso para Professor Efetivo, utilizando para isso o endereo de e-mail informado na inscrio do concurso. 13.2 Os recursos devero ser claros e objetivos em relao ao ponto contestado, e devero estar devidamente fundamentados e instrudos, contendo: nome do candidato, nmero de inscrio, cargo a que concorre acompanhado do cdigo da unidade curricular, endereo para correspondncia e nmero de telefone. 13.3 Os documentos necessrios interposio de recursos devero ser dirigidos Comisso Permanente de Concursos Pblicos (Compec). 13.4 Os recursos sem a devida fundamentao ou identificao, ou interpostos atravs de fax, Internet ou correio eletrnico no sero analisados. 13.5 Poder haver interposio de recurso por meio de procurao outorgada pelo candidato por instrumento particular, com firma reconhecida em cartrio, ou por instrumento pblico, dando poderes para tal fim.

38

13.6 Os resultados dos recursos julgados procedentes sero divulgados at o dia 21 de abril de 2014, no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 14. DO RESULTADO FINAL

14.1 A nota final do candidato ser a mdia aritmtica entre a pontuao obtida na Prova Escrita, na Prova de Desempenho e na Prova de Ttulos. 14.2 Os candidatos sero ordenados por unidade curricular/perfil de habilitao de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso. 14.3 O nmero de candidatos aprovados nas listas de classificao geral e especfica, a serem homologadas no Dirio Oficial da Unio, obedecer ao disposto no artigo 16, 1, do Decreto n 6.944, de 21/08/2009, de acordo com a tabela a seguir: Nmero de vagas 1 2 3 Lista geral (ampla concorrncia) 4 8 12 Lista especfica (PcD) 1 1 2 Nmero mximo de candidatos aprovados 5 9 14

14.4 Os candidatos no classificados no nmero mximo de aprovados de que trata o subitem anterior estaro automaticamente reprovados no concurso pblico. 14.5 Em caso de igualdade de pontos na nota final, ter preferncia, para efeito de classificao, sucessivamente, o candidato: a) mais idoso (artigo 27 da Lei n 10.741, de 01/10/2003); b) com maior nmero de pontos na Prova de Desempenho; c) com maior nmero de pontos na Prova Escrita de Conhecimentos Especficos; d) com maior nmero de pontos na Prova Escrita de Lngua Portuguesa; e) que tiver mais idade. 14.6 Nenhum dos candidatos empatados na ltima classificao de aprovados ser considerado reprovado, nos termos do artigo 16, 3, do Decreto n 6.944, de 21/08/2009. 14.7 Somente no caso de serem considerados os critrios listados no subitem 14.5 e mesmo assim o empate persistir que se poder observar o disposto no subitem anterior. 14.8 O resultado final do Concurso Pblico ser divulgado at o dia 21 de abril de 2014, no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos, e ser homologado por meio da publicao da lista de aprovados no Dirio Oficial da Unio, obedecendo-se ordem de classificao. 15. DA CONVOCAO E NOMEAO DO CANDIDATO APROVADO

15.1 As vagas ofertadas neste Edital so para lotao em qualquer um dos campi ou unidades do IFPB existentes ou que venham a ser criados no prazo de validade do concurso. 15.1.1 No caso de haver unidades curriculares/perfis de habilitao com vagas em mais de um campus no momento da nomeao, os candidatos sero convocados a optar, dentre os campi disponveis, por aquele de sua preferncia, por meio de edital especfico, a ser divulgado no portal do IFPB (http://www.ifpb.edu.br/servidor), tendo prioridade os candidatos mais bem classificados. 15.1.2 Uma vez realizada a opo de campus e a nomeao do candidato, este no poder alegar desfavorecimento e/ou requerer, com base em sua classificao e no surgimento de vagas em campus de seu interesse, reopo de campus, tendo em vista que cada edital de convocao considera exclusivamente as vagas disponveis naquele momento, sem previso de vagas futuras. 15.2 Os candidatos com deficincia aprovados sero convocados conforme disposto no subitem 6.6 do presente Edital. 15.3 Aos candidatos aprovados e classificados dentro do nmero de vagas neste Concurso Pblico no assegurado o direito ao ingresso automtico no cargo pblico. A concretizao deste ato deve ocorrer dentro do prazo de validade do concurso, ficando condicionada observncia das disposies legais pertinentes e ao interesse, juzo e convenincia da administrao do IFPB. Desta forma, fica assegurado o direito de preferncia na nomeao e posse aos candidatos aprovados ainda no nomeados, constantes do Edital n 27/2012 (DOU 07.02.12), sem prejuzo da realizao do presente concurso. 15.4 Aos candidatos aprovados e no classificados dentro do nmero de vagas neste Concurso Pblico, no assegurado o direito ao ingresso no cargo pblico, mas a expectativa de nele ser investido, segundo a ordem de classificao. A concretizao deste ato fica condicionada ao surgimento de vagas,

39

observncia das disposies legais pertinentes e ao interesse, juzo e convenincia da administrao do IFPB. 15.5 Antes da nomeao oficial feita por meio de publicao no Dirio Oficial da Unio, o candidato aprovado ser convocado por correspondncia eletrnica atravs do endereo de e-mail constante da Ficha de Inscrio. Caso no tenha interesse em assumir o cargo, dever assinar Termo de Desistncia, ato que permitir ao IFPB convocar o prximo candidato aprovado, no havendo direito ao pedido de final de lista de homologados. 15.6 Para fins de possvel convocao, o candidato aprovado ser responsvel pela atualizao de endereo, telefones e e-mail, durante a vigncia do Concurso Pblico. 16. DA POSSE E DA VALIDADE DO CONCURSO

16.1 Os documentos listados a seguir, que comprovam os requisitos bsicos para investidura no cargo listados no subitem 3.1, de acordo com o que dispe o artigo 5, incisos I - VI e pargrafo 1, da Lei n 8.112, de 11/11/1990, e suas alteraes, sero exigidos no ato da posse: a) Originais e cpias: Documento de Identidade; CPF; Carteira de Reservista (para candidatos do sexo masculino); Certido de Nascimento ou Casamento; Ttulo de Eleitor + Certido de Quitao Eleitoral (disponvel no site www.tse.gov.br); Comprovante de residncia; Diploma de graduao; Ttulo de ps-graduao; 01 foto 3x4 (atual); PIS/PASEP (ou Carteira de Trabalho, caso no possua PIS/PASEP); Declarao de Imposto de Renda (mais recente); b) Originais: Formulrio de Acumulao de Cargos e Empregos Pblicos (fornecido pelo IFPB, no ato da posse); Certido Conjunta Negativa de Dvida Pblica e Negativa da Receita Federal (disponvel no site da Procuradoria da Fazenda Nacional); Certido Negativa da Justia Federal Cvel e Criminal (disponvel no site da Justia Federal); Certido Negativa da Justia Estadual Cvel e Criminal (disponvel no site www.tjpb.jus.br); Certido Negativa de Antecedentes Criminais Secretaria de Segurana Pblica/Casa da Cidadania; Declarao de que no beneficirio do seguro-desemprego; Documento individual no qual constem agncia bancria e conta para depsito de remunerao. c) Exames Admissionais Hemograma Glicemia em jejum VDRL Grupo sanguneo + Fator Rh Machado Guerreiro (chagas) Atestado de sanidade fsica e mental, fornecido por servio mdico oficial Urina e fezes Raio x de trax ap + perfil Avaliao audiomtrica Avaliao cardiolgica com ecg Exame oftalmolgico 16.2 A no apresentao dos documentos acima exigidos implicar o no aproveitamento do candidato nomeado, anulando-se os atos ou efeitos decorrentes da inscrio no Concurso Pblico. 16.3 A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no prazo de at 30 (trinta) dias contados da publicao, no Dirio Oficial da Unio, do ato de provimento (nomeao). Ser tornado sem efeito o ato

40

de provimento se a posse no ocorrer neste prazo (artigo 13 da Lei n 8.112/90), permitindo ao IFPB convocar o prximo candidato da lista de aprovados. 16.4 de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. O servidor ser exonerado do cargo, se no entrar em exerccio neste prazo (artigo 15 da Lei n 8.112/90), permitindo ao IFPB convocar o prximo candidato da lista de aprovados. 16.5 O candidato empossado, logo aps a sua investidura, participar de uma capacitao que versar sobre as leis e normas que regem os diversos nveis de ensino, sobre o funcionamento do controle acadmico, alm de orientaes sobre a Educao Profissional e Superior. 16.6 O presente concurso ter validade de doze meses, a contar da data da homologao do resultado final, podendo ser prorrogado por igual perodo. 17. DAS DISPOSIES GERAIS

17.1 Compete exclusivamente ao candidato certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos pelo IFPB para concorrer s vagas, sob pena de, caso selecionado, perder o direito vaga. 17.2 de responsabilidade exclusiva do candidato a observncia dos procedimentos e dos prazos estabelecidos pelas normas que regulamentam o Concurso Pblico de que trata este Edital, bem como a verificao dos documentos exigidos e as respectivas datas e horrios de realizao das provas. 17.3 Sero divulgados, sempre que necessrio, editais e avisos oficiais sobre o Concurso Pblico. 17.4 de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicao de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Pblico no Dirio Oficial da Unio e no portal do IFPB, pelo endereo eletrnico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 17.5 A inscrio do candidato no Concurso Pblico de que trata este Edital implica o conhecimento das normas e das informaes nele constantes, bem como a concordncia com estas. 17.6 O Edital do Concurso, o Programa e as Instrues Especficas do Cargo para o qual se inscreveu o candidato estaro disponveis na Internet, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursospublicos. 17.7 A inexatido das informaes ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente realizao do concurso, implicaro na eliminao sumria do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrio e todos os atos dela decorrentes, sem prejuzo de eventuais sanes de carter judicial. 17.8 No ser fornecido ao candidato documento comprobatrio de aprovao/classificao no Concurso Pblico, valendo, para esse fim, a publicao no Dirio Oficial da Unio. 17.9 O extrato do presente Edital ser publicado no Dirio Oficial da Unio e no endereo eletrnico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 17.10 Os casos omissos e as situaes no previstas no presente Edital sero analisados e solucionados pelo IFPB. 17.11 Informaes sobre o Concurso Pblico: 17.11.1 Portal do IFPB: http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos; 17.11.2 Telefone da Compec: (83) 3133-1650. 17.12 Endereos e horrios de atendimento nos setores de protocolo: IFPB Campus CABEDELO Rua Pastor Jos Alves de Oliveira, s/n Centro Cabedelo/PB Horrio: 08h s 11h / 14h s 17h IFPB Campus CAJAZEIRAS Rua Jos Antonio da Silva, 300 Jardim Osis Cajazeiras/PB Horrio: 07h30min s 11h / 14h s 17h30min IFPB Campus CAMPINA GRANDE Rua Tranquilino Coelho Lemos, 671 Jardim Dinamrica I Campina Grande/PB Horrio: 07h30min s 11h30min / 13h30min s 17h30min IFPB Campus GUARABIRA Rua Jos Amrico de Almeida, s/n Nordeste II Guarabira/PB Horrio: 08h s 11h30min / 14h s 17h IFPB Campus JOO PESSOA

41

Av. Primeiro de Maio, 720 Jaguaribe Joo Pessoa/PB Horrio: 08h s 11h / 13h30min s 17h IFPB Campus MONTEIRO Acesso Rodovia PB 264, s/n Bairro Vila Santa Maria Monteiro/PB Horrio: 09h s 11h30min / 14h s 17h IFPB Campus PATOS Acesso Rodovia PB 110, s/n Bairro Jatob Alto da Tubiba Patos/PB Horrio: 09h s 11h30min / 14h s 17h IFPB Campus PICU Acesso Rodovia PB 151, s/n Bairro Cenecista Picu/PB Horrio: 07h30min s 11h30min / 14h s 17h IFPB Campus PRINCESA ISABEL Acesso Rodovia PB 426 Stio Laje dos Dantas Princesa Isabel/PB Horrio: 09h s 11h30min / 14h s 17h IFPB Campus SOUSA Rua Presidente Tancredo Neves, s/n Bairro Jardim Sorrilndia Unidade Sede (Sousa) Horrio: 07h s 11h / 13h30min s 16h30min

18.

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO PROFESSOR EFETIVO/2013

ETAPA
Inscries Solicitao de Iseno das Despesas de Inscrio Divulgao das Solicitaes de Iseno Deferidas e Indeferidas Divulgao da Lista de Candidatos Inscritos Divulgao da Relao dos Locais da Prova Escrita Realizao das Provas Escritas Divulgao dos Gabaritos das Provas Escritas Interposio de Recursos (Provas Escritas) Resultados dos Recursos (Provas Escritas) Divulgao dos Candidatos Habilitados s Provas de Desempenho Divulgao do Local, Data e Hora das Provas de Desempenho Realizao das Provas de Desempenho Resultado Preliminar das Provas de Desempenho Interposio de Recursos (Provas de Desempenho) Resultados dos Recursos (Provas de Desempenho) Divulgao dos Candidatos Habilitados s Provas de Ttulos Divulgao de Cronograma para Entrega de Ttulos Entrega de Ttulos Resultado da Prova de Ttulos Interposio de Recursos (Provas de Ttulos) Resultado dos Recursos (Provas de Ttulos) Resultado Final do Concurso Pblico

PERODO
06 a 30 de novembro de 2013 11 a 14 de novembro de 2013 25 de novembro de 2013 09 de dezembro de 2013 20 de janeiro de 2014 26 de janeiro de 2014 27 de janeiro de 2014 28 de janeiro de 2014 17 de fevereiro de 2014 03 de maro de 2014 06 de maro de 2014 09 a 16 de maro de 2014 19 de maro de 2014 20 de maro de 2014 24 de maro de 2014 24 de maro de 2014 24 de maro de 2014 26 a 28 de maro de 2014 11 de abril de 2014 14 de abril de 2014 21 de abril de 2014 21 de abril de 2014

Joo Pessoa (PB), 05 de novembro de 2013. Joo Batista de Oliveira Silva Reitor do IFPB

42

ANEXO I - CONTEDOS PROGRAMTICOS CONTEDO DE LNGUA PORTUGUESA 1. 2. 3. 4. 5. 6. Compreenso e interpretao de textos. Gneros textuais/discursivos. Sintaxe de regncia; de concordncia; de colocao pronominal. Pontuao. Relaes semntico-discursivas. Correspondncia Administrativa: declarao, memorando, ofcio, portaria, relatrio, requerimento.
CDIGOS DE VAGAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. CONTEDOS ESPECFICOS Estratgia de Produo e Operaes. Gesto de Produo e Operaes. Medidas e Avaliao em Produo e Operaes. Gerenciamento por Processos. Estudo de Tempos. Projeto de Mtodos. Arranjo Fsico. Ergonomia. Gesto da Qualidade. Organizao do Trabalho na Produo. PCP Planejamento e Controle da Produo. Gesto de Suprimentos. Fluxograma. Pesquisa Operacional (processo de modelagem e a tomada de deciso na empresa). 15. Engenharia Econmica. Sistema de Marketing (4 Ps e os 4 As). O Meio Ambiente e o Marketing (econmico, poltico, legal, demogrfico, cultural, social, ecolgico e tecnolgico). Comportamento do Consumidor. Segmentao de Mercado com Base no Consumidor. Pesquisa de Mercado. Sistema de Informao em Marketing. Planejamento Estratgico de Marketing. Estratgia de Desenvolvimento de Novos Produtos e do Ciclo de Vida do Produto. Composto de Produtos e de Servios. Estratgias de Preos. Distribuio e Logstica no Ambiente de Marketing. Atacado e Varejo. Estratgia de Comunicao em Marketing. Propaganda, Promoo de Vendas, Publicidade, Relaes Pblicas e Merchandising. Organizao da Fora de Vendas.

Cdigo 01 Administrao da Produo

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Cdigo 02 Administrao de Marketing

Cdigo 03 Administrao de Materiais e Recursos Patrimoniais

Gesto de Compras. Gesto de Estoques. A Logstica e a Movimentao de Materiais. Princpios Bsicos da Movimentao de Materiais. Armazenagem na Movimentao de Materiais. Embalagem e a Movimentao de Materiais. Carga Unitizada e Anlise da Movimentao da Armazenagem de Materiais. 8. Qualidade, Produtividade e Segurana na Movimentao e Armazenagem de Materiais. 9. Custos da Movimentao e Armazenagem de Materiais. 10. Os Materiais e os Inventrios. 11. Planejamento Fsico do Armazm, Recebimento e Expedio.

43

12. 13. 14. 15.

Sistema de Estocagem, de Localizao do Estoque e Separao de Pedidos. Planejamento na Embalagem, Unitizao e Conteinerizao. Materiais, Tipos e Testes de Embalagens. Equipamentos de Movimentao e Armazenagem e suas Aplicaes Prticas. A Moderna Gesto de Pessoas. Planejamento Estratgico da Gesto de Pessoas. Recrutamento, Seleo, Admisso e Desligamento de Pessoas. Orientao de Pessoas. Modelagem de Cargos. Avaliao do Desempenho Humano. Remunerao, Incentivos e Benefcios. Estilos de Gesto (experimentos de Hawthorne, Teoria X e Y de McGregor, Teoria Z, Estudos de Likert sobre Estilos de Gesto e Grade Gerencial). Liderana. A Importncia e os Tipos de Treinamento. Desenvolvimento de Pessoas e de Organizaes. Higiene, Segurana e Qualidade de Vida. Banco de Dados e Sistemas de Informao de Recursos Humanos. tica e a Gesto de Pessoas. Equilbrio Pessoal: Desemprego, estresse e trabalho. Sistemas de Informao nas Empresas: Tecnologias e Aplicaes. Tecnologias da Informao: Hardware, Software, Telecomunicaes e Redes. Administrando a Empresa em Rede. Gerenciamento de Dados. Sistemas de E-business. Sistemas de E-commerce. Anlise Estratgica da Informao. Dimenses para Anlise da Qualidade da Informao. O Processo de Gesto do Conhecimento. Tipos de Sistemas de Informao. Segurana da Informao e Desafios ticos de Sistemas de Informao. Jogos de Empresa Processo de Tomada de Deciso (integrando as reas de Produo, Vendas e Marketing, Recursos Humanos e Finanas) aplicaes prticas. Anlise de Redes Sociais. Administrao Globalizada da Tecnologia da Informao. Estratgias baseadas em Conhecimento. A evoluo das finanas nas empresas e as responsabilidades do Administrador Financeiro. A dinmica das decises financeiras. O ambiente financeiro nacional. Capital de Giro e Equilbrio Financeiro. Administrao de Caixa. Administrao de Contas a Receber. Administrao de Estoques. Anlise do ponto de equilbrio (custo-volume-lucro). Alavancagem operacional e financeira. Formao das taxas de juros. Fluxos operacionais de caixa e Mensurao dos fluxos de caixa para as decises de investimentos. Mtodos de anlise de investimentos. Perodo de Payback, Valor Presente Lquido (NPV) e Taxa Interna de Retorno. ndice de lucratividade (IL). Estrutura de capital e decises de financiamento. A importncia da Administrao. Abordagens da Administrao (Clssica, Humanstica, Neoclssica, Estruturalista, Comportamental, Sistmica e Contingencial).

Cdigo 04 Administrao de Pessoas

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

Cdigo 05 Administrao de Sistemas de Informao

13. 14. 15. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Cdigo 07 Administrao Geral e Empreendedorismo 1. 2.

Cdigo 06 Administrao Financeira

44

3. 4. 5. 6.

7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Novas Abordagens da Administrao a Era da Informao e solues emergentes. Organizaes Sociais, Agncias Executivas e Agncias Reguladoras. Princpios da Administrao Pblica. Grandes reas da Empresa: Produo/Operao, Financeira, Marketing e Vendas, Recursos Humanos/Administrao de Pessoas e Sistemas de Informao Gerencial. Processo Empresarial: Planejamento, Organizao, Direo e Controle. Administrao e Responsabilidade Scio-Ambiental. Formas de Propriedade e Associao entre Empresas: tipos, criao e expanso da Empresa. Motivao e Liderana. Autoridade e Responsabilidade. Gesto por Competncias. Empregabilidade, Empreendedorismo e Intraempreendedorismo. Inovao e Plano de Negcios. Estratgia Organizacional.

Cdigo 08 Agroecologia Perfil 01

1. Citologia Vegetal: Estrutura e funcionamento celular. 2. A gua e as clulas vegetais. 3. Balano hdrico das plantas: gua do solo; absoro de gua e transporte no xilema; movimento de gua da folha para a atmosfera. 4. Nutrio vegetal: absoro e transporte de nutrientes; nutrientes essenciais. 5. Fotossntese nas plantas superiores. 6. Crescimento e desenvolvimento vegetal. 7. Fisiologia do estresse nos vegetais: dficit hdrico e tolerncia seca. 8. Os vegetais em face do aquecimento global. 9. Agroecologia e os mtodos de melhoramento de plantas o caso das sementes crioulas. 10. Descrio, colheita e produtividade das principais culturas anuais. 11. Manejo ecolgico de pragas doenas. 12. Manejo ecolgico do solo. 13. Unidade experimental. 14. Princpios bsicos da experimentao. 15. Testes de significncia. 16. Delineamento inteiramente casualizado. 17. Delineamento em blocos casualizados. 18. Delineamento em quadrado latino. 19. Parcelas subdivididas. 20. Experimentos fatoriais. 1. Caractersticas regionais da agricultura familiar brasileira. 2. Planejamento agroecolgico das atividades produtivas e tecnologia de gesto na agricultura familiar. 3. Agroecologia e gesto integrada na agricultura familiar. 4. Comercializao na agricultura familiar. 5. Economia solidria e agricultura familiar. 6. Polticas pblicas e a agricultura familiar. 7. Recursos financeiros para a agricultura familiar. 8. Diagnstico rural participativo e agricultura familiar. 9. Comunidades: vivncias e prticas participativas em agroecologia (ribeirinhas, quilombolas, indgenas e assentamentos rurais produo e a gerao de renda). 10. Gesto da qualidade dos produtos da agricultura familiar. 1. Sistemas de Informaes Geogrficas: conceitos; funcionalidades; aplicaes; anlise espacial. 2. Sensoriamento Remoto: Padro de Comportamento Espectral dos Principais Alvos Naturais Terrestres. 3. Geoprocessamento ambiental: importncia e aplicaes. 4. Estratgias de recuperao e revegetao de reas degradadas. 5. Geomorfologia para a preservao ambiental. 6. Hidrologia: aspectos gerais e bacias hidrogrficas. 7. Impactos da eroso e controle da degradao do solo.

Cdigo 09 Agroecologia Perfil 02

Cdigo 10 Agroecologia Perfil 03

45

Cdigo 11 Agroecologia Perfil 04

Cultivo agroecolgico do arroz (Oriza sativa). Cultivo agroecolgico do milho (Zea mays L.). Cultivo agroecolgico do algodo (Gossypium hirsutum). Cultivo agroecolgico do feijo caupi ou feijo-de-corda (Vigna unguiculataL.). 5. Cultivo agroecolgico da mandioca (Maniahot sculenta Crantz). 6. Cultivo agroecolgico da cana-de-acar (Saccharum officinarum). 7. Cultivo agroecolgico do girassol (Helianthus annuus L.). 8. Cultivo agroecolgico de plantas medicinais. 9. Dendrologia. 10. Instalaes de viveiros florestais e produo de mudas florestais. 1. Elementos das Artes Visuais. 2. Metodologias no ensino de Artes. 3. As tendncias pedaggicas no ensino de Artes. 4. O papel social da Arte. 5. Histria da Arte (Da pr-histria atualidade). 6. Tcnicas de Artes Visuais. 7. Arte e Meio Ambiente. 8. O papel da Arte na Educao. 9. O Ensino e a Aprendizagem em Arte. 10. Tcnicas artsticas em trabalhos de reciclagem/reaproveitamento de Materiais. 1. Histria da Msica no Ocidente: os primrdios, protagonistas histricos, os instrumentos e suas descobertas, obras-chave, gneros e estilos. 2. Escritura Musical (do sculo XVIII ao XXI): sinais consensuais para instrumentos e vozes, edies contemporneas e interpretaes de smbolos em contexto. 3. Parmetros da Construo Musical: 3.1 Harmonia: acordes e progresses na msica tonal, tipificaes de escalas e intervalos; 3.2 Contraponto: princpios bsicos na msica tonal e atonal; 3.3 Formas Musicais: motivos, frases, perodos, sees e esquemas formais. 1. Histria da Msica no Ocidente: os primrdios, protagonistas histricos, os instrumentos e suas descobertas, obras-chave, gneros e estilos. 2. Escritura Musical (do sculo XVIII ao XXI): sinais consensuais para instrumentos e vozes, edies contemporneas e interpretaes de smbolos em contexto. 3. Parmetros da Construo Musical: 3.1 Harmonia: acordes e progresses na msica tonal, tipificaes de escalas e intervalos; 3.2 Contraponto: princpios bsicos na msica tonal e atonal; 3.3 Formas Musicais: motivos, frases, perodos, sees e esquemas formais. 1. Histria da Msica no Ocidente: os primrdios, protagonistas histricos, os instrumentos e suas descobertas, obras-chave, gneros e estilos. 2. Escritura Musical (do sculo XVIII ao XXI): sinais consensuais para instrumentos e vozes, edies contemporneas e interpretaes de smbolos em contexto. 3. Parmetros da Construo Musical: 3.1 Harmonia: acordes e progresses na msica tonal, tipificaes de escalas e intervalos; 3.2 Contraponto: princpios bsicos na msica tonal e atonal; 3.3 Formas Musicais: motivos, frases, perodos, sees e esquemas formais. 1. Histria da Msica no Ocidente: os primrdios, protagonistas histricos, os instrumentos e suas descobertas, obras-chave, gneros e estilos. 2. Escritura Musical (do sculo XVIII ao XXI): sinais consensuais para instrumentos e vozes, edies contemporneas e interpretaes de smbolos em contexto. 3. Parmetros da Construo Musical: 3.1 Harmonia: acordes e progresses na msica tonal, tipificaes de

1. 2. 3. 4.

Cdigo 12 Arte

Cdigo 13 Arte Msica

Cdigo 14 Arte Msica (Metais)

Cdigo 15 Arte Msica (Piano)

Cdigo 16 Arte Msica (Violoncelo)

46

escalas e intervalos; 3.2 Contraponto: princpios bsicos na msica tonal e atonal; 3.3 Formas Musicais: motivos, frases, perodos, sees e esquemas formais. 1. Histria da Msica no Ocidente: os primrdios, protagonistas histricos, os instrumentos e suas descobertas, obras-chave, gneros e estilos. 2. Escritura Musical (do sculo XVIII ao XXI): sinais consensuais para instrumentos e vozes, edies contemporneas e interpretaes de smbolos em contexto. 3. Parmetros da Construo Musical: 3.1 Harmonia: acordes e progresses na msica tonal, tipificaes de escalas e intervalos; 3.2 Contraponto: princpios bsicos na msica tonal e atonal; 3.3 Formas Musicais: motivos, frases, perodos, sees e esquemas formais. 1. Matrias-primas alimentcias: 1.1. Frutas e Hortalias: Definio. Principais Caractersticas. Composio Qumica. Desenvolvimento Fisiolgico. Conservao. Alteraes Fisiolgicas. Deteriorao microbiolgica. Armazenamento de frutas e hortalias. Alteraes dos Frutos e Produtos Derivados. Legislao e Controle de qualidade; 1.2. Gros: Estrutura dos gros. Influncia no processamento e produto final. Aspectos agronmicos. Influncia gentica e ambiental. Composio qumica. Armazenamento, beneficiamento e moagem e fcula. Tecnologia de Frutas e Hortalias: 2.1. Processamento de Frutas e Hortalias: Produtos minimamente processados. Frutas em calda. Doce de Fruta em calda. Geleia. Doce de frutas em Pasta. Fruta seca. Picles. Processamento de Polpa, Suco Nctar de Frutas. Tecnologia de Cereais: 3.1. Tecnologia de panificao e massas alimentcias: Matrias-primas e processamento. Controle de qualidade e Legislao. Processamento Industrial de arroz: Matria-prima e beneficiamentos. Segurana Alimentar: 4.1. Legislao sanitria de alimentos. Boas Prticas de Fabricao e Anlise de Perigos e Pontos Crticos de Controle. Controle de Qualidade: 5.1. Sistema de certificao de qualidade; Ferramentas da Qualidade; Estabelecimento de normas e padres de identidade e qualidade; Controle de processo. Carnes e derivados: transformao do msculo em carne e fenmenos postmortem. Processamento tecnolgico de carnes in natura. Operaes para o preparo de carcaas, vsceras e cortes comerciais de animais de abate. Processamento de carnes: produtos salgados, curados, defumados, embutidos crus, cozidos, fermentados e emulsionados e carne mecanicamente separada. Pescado e derivados: avaliao e controle de qualidade do pescado. Mtodos de obteno, seleo, conservao e processamento tecnolgico. Subprodutos da indstria de pescado. Leite e derivados: tecnologia de processamento do leite: recebimento, tratamento e transformao. Higiene e Segurana Alimentar: boas prticas de fabricao aplicada a industriais processadoras de produtos de origem animal. Sistema APPCC. Anlises Bromatolgicas: amostragem e preparo da amostra em anlise de alimentos. Determinao dos constituintes fundamentais dos alimentos: mtodos instrumentais e convencionais. A Bioqumica e a organizao das clulas: biomolculas. Conceitos bsicos do metabolismo energtico. Fecundao e desenvolvimento embrionrio dos animais. Anatomia e fisiologia comparada do sistema nervoso. Origem e classificao das plantas.

Cdigo 17 Arte Msica (Violino/Viola)

2. Cdigo 18 Cincia e Tecnologia de Alimentos Perfil 01 3.

4.

5.

1.

Cdigo 19 Cincia e Tecnologia de Alimentos Perfil 02

2.

3. 4. 5.

Cdigo 20 Cincias Biolgicas

1. 2. 3. 4. 5.

47

6. 7. 8. 9. 10. 1.

Caractersticas gerais, origem e evoluo dos animais. Gentica e Biotecnologia: aplicaes do conhecimento gentico. O fluxo de energia atravs dos ecossistemas. Desenvolvimento econmico e ecologia global. Evidncias e teorias da Evoluo.

Cdigo 21 Contabilidade

Introduo a contabilidade: Conceitos e Finalidades; Usurios das Informaes contbeis; Funes da contabilidade; Finalidade; Tcnicas contbeis; Patrimnio e suas variaes; Equao Patrimonial; Representao Grfica do Patrimnio; Situao Lquida; Origens e Aplicaes de Recursos. 2. Contas. 3. Escriturao. 4. Operao com mercadorias: Sistemas de Inventrios; Custo das Mercadorias Vendidas (CMV); Mtodos de Avaliao de Estoques. 5. Princpios de contabilidade. 6. Apurao do resultado do exerccio. 7. Demonstraes contbeis: Balano Patrimonial BP; Demonstraes do Resultado do Exerccio DRE; Demonstrao de Fluxo de Caixa; Demonstrao do Valor Adicionado. 8. Caracterizao da contabilidade gerencial: Contabilidade gerencial e funo de criao de valor; Contabilidade gerencial e contabilidade financeira; Contabilidade gerencial tcnica ou ao?; Contabilidade gerencial como disciplina integradora; Contabilidade gerencial como instrumento de administrao; Contabilidade gerencial como ao administrativa; reas abrangidas pela Contabilidade gerencial. 9. Anlise de Balanos: Conceito; Fundamentos, indicadores e tcnicas bsicas; Anlise Vertical; Anlise Horizontal; Indicadores econmicofinanceiros. 10. Introduo contabilidade de custos: conceitos e finalidades da contabilidade de custos; princpios bsicos da contabilidade de custos; terminologia contbil bsica; custos e despesas; classificao dos custos em direto e indireto; classificao dos custos em fixos e variveis. 11. Estruturao da contabilidade de custos: implantao de sistema de custos; esquema bsico da contabilidade de custos; Departamentalizao dos custos; Critrios de rateio dos custos indiretos; Custeio por absoro; Custeio baseado em atividades (ABC); Critrios de avaliao dos materiais (Preo mdio, PEPS, UEPS). 12. Custos para deciso: Custos fixos; Margem de contribuio; Custeio varivel; Relao custo/volume/lucro; Ponto de equilbrio contbil, econmico e financeiro. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Soldagem. Ensaios Mecnicos. Materiais de construo Mecnica. Metalografia. Tecnologia Mecnica. Fundio. Conformao Mecnica. Tratamentos Trmicos. Processos de Usinagens.

Cdigo 22 Controle e Processos Industriais Perfil 01

Cdigo 23 Controle e Processos Industriais Perfil 02

1. Eletrnica Analgica: Diodos semicondutores e aplicaes, transistores bipolares e de efeito de campo (polarizao e anlise para pequenos sinais), amplificadores operacionais e aplicaes, filtros ativos e passivos. 2. Instrumentao Biomdica: conceitos de instrumentao, sensores e transdutores (aplicados temperatura, distncia, posio, velocidade e acelerao, eletrocardiograma, eletromiograma, presso arterial, oximetria de pulso), amplificadores de instrumentao. 3. Sistemas de Aquisio e tratamento de Dados: princpios bsicos e Conversores A/D e D/A, Micro controladores, programao orientada a objetos, sistemas operacionais para dispositivos mveis. 4. Sistemas Biomdicos: conceitos de equipamentos biomdicos (Eletrocardigrafos e monitores de ECG, Monitor de EEG, oxmetro de

48

pulso, tomgrafos, equipamentos de ultrasom, desfibriladores, bisturis eltricos, cardioversor, sistema de medio da presso arterial). Choque eltrico. 5. Conceitos de Engenharia Clnica e de Engenharia de Reabilitao. 1. Eletrnica Analgica: Diodos Semicondutores e Aplicaes, Transistores Bipolares e de Efeito de Campo (Polarizao e Anlise para Pequenos Sinais), Amplificadores Operacionais e Aplicaes, Filtros Ativos e Passivos. 2. Eletrnica Digital: Sistemas de Numerao, Portas Lgicas, Circuitos Lgicos Combinacionais e Sequenciais, Aritmtica Digital, Contadores e Registradores, Conversores Analgicos-Digitais e Digitais-Analgicos, Memrias, Noes de Linguagens de Descrio de Hardware. 3. Controlador Lgico Programvel; 4. Eletrnica de Potncia: Diodos e transistores aplicados Eletrnica de Potncia. Tiristores (SCRs e TRIACs). Circuitos e dispositivos de disparo de chaves semicondutoras. Proteo de dispositivos e circuitos. Reguladores de tenso em fontes de potncia. Conversores DC/DC e DC/AC; 5. Projeto de Fontes Chaveadas: Estgio de entrada (retificador monofsico, retificador trifsico, filtro capacitivo de entrada). Topologias dos conversores para fontes chaveadas isoladas (flyback, forward, half-bridge, bridge, push-pull, boost isolado alimentado em corrente); 6. Sistemas de Aquisio de Dados e Interfaces: Caractersticas dos sinais analgicos e digitais. Conversores A/D e D/A. Caractersticas bsicas de sensores e atuadores. Barramentos de expanso de microcomputadores. 7. Principais famlias de barramentos e redes de comunicao: CAN (Controller Area Network), RS485, I2C (Inter-integrated circuit), SPI (Serial Peripheral Interface). 8. Tecnologias de comunicao sem fio em Sistemas Embarcados: Bluetooth, Zigbee, IrDA, Mesh, WiMAX, Wi-Fi etc. 1. Controle Analgico: modelagem matemtica de sistemas de controle no domnio do tempo e no domnio da frequncia, resposta no domnio do tempo, estabilidade de sistemas de controle analgico, erros em regime permanente, anlise e projeto de sistemas de controle por lugar das razes e pelo domnio da frequncia, controlador PID, sintonia de controladores por Ziegler-Nichols. 2. Controle Digital: Anlise de Sistemas em tempo discreto, estabilidade de sistemas de controle digital, anlise e projeto de controladores digitais pela tcnica do lugar das razes. 1. Sistemas Eltricos: Circuitos trifsicos equilibrados e desequilibrados em regime permanente senoidal. Potncia e energia em regime permanente senoidal. Representao de sistemas eltricos. Valores por unidade. 2. Instalaes Eltricas de Baixa Tenso: Normas NBR 5410 e NR-10. Esquemas eltricos (funcional, multifilar e unifilar). Estimativa de carga, potncia instalada e demanda. Diviso da instalao em circuitos terminais. Dimensionamento dos condutores eltricos. Dispositivos de proteo contra sobrecorrentes. Dispositivos de proteo a corrente diferencial-residual (DR). Dispositivos de proteo contra surtos (DPS). Aterramento e proteo contra choques eltricos. 3. Comandos Eltricos: Dispositivos bsicos de comando, proteo e sinalizao. Ligaes de motores e sistemas de partida. Partida direta, chave estrela-tringulo, chave srie-paralelo, chave compensadora com autotransformador, partida suave (soft-starter). 4. Materiais e Equipamentos Eltricos: Caractersticas, composio e classificao de materiais (condutores, isolantes, magnticos, semicondutores). Definio, constituio, funes, classificao, funcionamento, normas tcnicas, ensaios eltricos aplicveis e especificao de Equipamentos Eltricos de: Manobra, Proteo, Controle e Medio (Transformador de potncia, Disjuntor, Fusvel, Chave Seccionadora, Rel, Religador, Regulador, TP, TC, Para-raios). 1. Sistemas digitais: circuitos combinacionais e sequenciais. Conversores

Cdigo 24 Controle e Processos Industriais Perfil 03

Cdigo 25 Controle e Processos Industriais Perfil 04

Cdigo 26 Controle e Processos Industriais Perfil 05

Cdigo 27

49

Controle e Processos Industriais Perfil 06

analgico-digital (AD) e digital-analgico (DA); 2. Sistemas embarcados: caracterizao, restries tpicas. Filosofias de implementao de circuitos dedicados, ASICs (Application Specific Integrated Circuits) versus Dispositivos Lgicos Programveis (DLPs). Sistemas computacionais em um nico circuito (SoC System on Chip); 3. Componentes programveis: Microcontroladores: arquiteturas RISC (Reduced Instructions Set Computer) e CISC (Complex Instruction Set Computer), famlias 8051 e PIC, programao Assembly e C aplicada a 8051 e PIC, tratamento de interrupes. DSPs (Digital Signal Processors): conceitos gerais, arquiteturas. 4. Hardware configurvel: Dispositivos Lgicos Programveis: PAL, PROMs, CPLDs, FPGA (Field Programmable Gate Array). 5. Principais famlias de barramentos e redes de comunicao: CAN (Controller Area Network), RS485, I2C (Inter-integrated circuit), SPI (Serial Peripheral Interface). 6. Tecnologias de comunicao sem fio em Sistemas Embarcados: Bluetooth, Zigbee, IrDA, Mesh, WiMAX, Wi-Fi etc. 1. Mquinas Eltricas: Transformadores monofsicos e trifsicos, geradores e motores de corrente contnua, geradores e motores sncronos (monofsicos e trifsicos), motores assncronos (monofsicos e trifsicos), motores de passo e servomotores. 2. Comandos Eltricos: Dispositivos bsicos de comando, proteo e sinalizao. Ligaes de motores e sistemas de partida. Partida direta, Chave estrela-tringulo, Chave srie-paralelo, Chave compensadora com autotransformador, Partida suave (soft-starter). 3. Instalaes Eltricas de Baixa Tenso: Normas NBR 5410 e NR-10. Esquemas eltricos (funcional, multifilar e unifilar). Estimativa de carga, potncia instalada e demanda. Diviso da instalao em circuitos terminais. Dimensionamento dos condutores eltricos. Dispositivos de proteo contra sobrecorrentes. Dispositivos de proteo a corrente diferencial-residual (DR). Dispositivos de proteo contra surtos (DPS). Aterramento e proteo contra choques eltricos. 4. Proteo de Sistemas Eltricos: Normas e padres correlatos. Filosofia da proteo de sistemas eltricos de potncia. Estudo de seletividade e coordenao entre equipamentos de proteo. Proteo de sistemas de distribuio de energia eltrica. Proteo de transformadores de potncia, geradores e barramentos. 5. Projeto de Redes de Distribuio de Energia Eltrica: Introduo distribuio de energia eltrica: o sistema distribuidor e o sistema consumidor. Redes areas e subterrneas. Estruturas de linhas e redes de distribuio. Alimentadores de distribuio. Anlise de cargas: curvas tpicas, fatores de carga e de diversidade. Projetos de redes (estudos de queda de tenso, extenso de rede secundria, melhoria de rede secundria e primria). 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Refrigerao. Termodinmica. Transferncia de calor. Ciclos Motores. Motores de Combusto Interna. Geradores de vapor. Mecnica dos Fluidos. Pneumtica. Eletropneumtica. Hidrulica. Manuteno Mecnica. Planejamento e Controle da Manuteno. Mecnica dos Slidos. Elementos de Mquinas. Mecnica Geral. Cinemtica das Mquinas. Dinmica das Mquinas.

Cdigo 28 Controle e Processos Industriais Perfil 07

Cdigo 29 Controle e Processos Industriais Perfil 08

Cdigo 30 Controle e Processos Industriais Perfil 09

50

8. 9. 10. 11. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. 2.

Metrologia. CAD. CNC. Planejamento e Controle da Produo. Elementos bsicos da Comunicao Visual; Conceito e modelos de anlise grfica; Papis e outros suportes para impresso; Processos de impresso; Fechamento de arquivo; Acabamento de impressos; Branding e Naming; Os fundamentos da identidade de marca; Briefing de marca; Metodologia do Design aplicada construo do Sistema de Identidade Visual; Cor e tipografia na identidade visual; Construo de roteiro para vdeo; Produo de storyboard para vdeo; Equipamentos de edio de vdeo; O olho humano e o movimento. Imagem de bitmap e vetorial. Resoluo da imagem, do monitor e da impresso. Formatos de arquivos. A cor na imagem digital. Softwares aplicados ao design grfico: Corel Draw X5, Illustrator CS5, Photoshop CS5, Indesign CS5. Fechamento de arquivos para mdias impressas e digitais. Mtodos e tcnicas em ergonomia. Ergonomia informacional aplicada ao design grfico. Design de interao. Interao humano-computador. Elementos e conceitos bsicos de interface. Princpios do design para web. Usabilidade e acessibilidade na web. Processo de desenvolvimento de sites. Linguagens e ferramentas para o desenvolvimento de sites.

Cdigo 31 Design Grfico Perfil 01

Cdigo 32 Design Grfico Perfil 02

Cdigo 33 Didtica Pedagogia

Fundamentos histrico-filosficos da educao. Educao e ensino no Brasil numa perspectiva histrica: do perodo colonial contemporaneidade. 3. Fundamentos histrico-polticos e epistemolgicos da Didtica no Brasil e sua influncia na formao e no trabalho docente. 4. Abordagens do processo de ensino-aprendizagem: aspectos filosficos, psicolgicos e sociolgicos. 5. Concepes e fundamentos da psicologia educacional e sua influncia nas prticas pedaggicas.Tendncias pedaggicas em educao. 6. Currculo: evoluo, histria, pressupostos filosficos, sociolgicos e psicolgicos. 7. Gesto democrtica e construo de projeto-poltico-pedaggico: (metodologia de elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao). 8. Metodologia do Ensino: implicaes metodolgicas resultantes das diferentes abordagens. A prtica educativa e a relao teoria e prtica. 9. Planejamento e avaliao da aprendizagem escolar: concepes e prtica. 10. Tecnologias da informao e da comunicao no trabalho pedaggico; 11. Bases Legais da Educao Nacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educao n 9.394/1996 (LDB- atualizada). 1. A Economia Brasileira em Crise: A Crise da Substituio de Importaes e a poltica econmica do governo Castelo Branco. Crescimento e Crise na Economia Brasileira: O Milagre Econmico; A Crise Internacional e a Marcha Forada.

Cdigo 34 Economia

2.

51

3. 4. 5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Cdigo 36 Educao Fsica Perfil 02 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

A Primeira Dcada Perdida: O Brasil e a Crise da Divida; O Processo Inflacionrio e os Pacotes Econmicos. Estabilizao e Crise na Economia Brasileira: Do Confisco ao Plano Real; As Reformas Estruturais dos Anos 1990. Teoria do Consumidor. Teoria da firma. Estruturas de Mercado: Concorrncia Pura ou Perfeita; Monoplio; Oligoplio; Concorrncia Monopolstica; Estrutura do Mercado de Fatores de Produo. Externalidade e Bens Pblicos Balano de Pagamentos. Contas nacionais e agregados macroeconmicos. Modelo Keynesiano e Determinao da renda. Modelo IS-LM. Modelos de Crescimento Econmico. Sistemas de amortizao de emprstimos e financiamentos. Equivalncia de capitais a juros compostos. Abordagem pedaggica na Educao Fsica Escolar. Princpios da cultura corporal do desenvolvimento humano. Avaliao da aprendizagem na Educao Fsica escolar. Avaliao Fsica e Sade. Metodologia da Pesquisa em Educao Fsica. Legislao e normas da Educao Fsica no Ensino Superior. Habilidades Motoras Fundamentais. tica na Educao Fsica. Movimentos Reflexos. Habilidades Motoras Fundamentais. Avaliao da aprendizagem na Educao Fsica escolar. Fatores que afetam o desenvolvimento e crescimento humano. Contribuies Sensoriais na performance habilidosa. Diferenas individuais e capacidades motoras Trabalhadas na Educao Fsica. O fornecimento do Feedback na aprendizagem motora. Elaborao e planejamentos dos objetivos na Educao Fsica. Tendncias pedaggicas da Educao Fsica. Fundamentos Histricos da Educao Fsica. Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Mdio; Legislao e normas da Educao Fsica no Ensino Superior. tica na Educao Fsica.

Cdigo 35 Educao Fsica Perfil 01

Cdigo 37 Educao Fsica Perfil 03

Qualidades fsicas para o esporte e para a sade. Mtodos e tcnicas do Treinamento esportivo. Noes Bsicas de Fisiologia aplicada Atividade Fsica. Avaliao Fsica. O esporte como contedo da Educao Fsica Escolar. Esportes coletivos na perspectiva da cultura corporal. Cdigo de tica do profissional de Educao Fsica. Mtodos de avaliao da carga de treino da Fora. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas individuais: Natao. 10. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas individuais: Ginstica Rtmica. 11. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas individuais: Jud. 12. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas individuais: Atletismo. 13. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas individuais: Ginstica Artstica. 14. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas coletivas: Futsal. 15. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas coletivas: Handebol. 16. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas coletivas:

52

Voleibol. 17. Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas coletivas: Basquetebol. 18.Fundamentos tericos e prticos das atividades esportivas coletivas: Futebol. Organizao de Eventos. Tipos de Eventos. Planejamento estratgico para eventos. Anlise da Viabilidade Econmica do evento. Captao de Recursos para Eventos. Marketing de eventos. Planejamento e preparao das reas de eventos. Organizao dos recursos e meios utilizados. Convites, lista de convidados, acompanhamento e recepo. Cerimonial e Protocolo: conceitos e aplicaes. Tcnicas de oratria: postura e entonao de voz. Linguagem corporal. Aspectos scio-culturais e polticos na organizao de eventos. Cuidados com a apresentao fsica e emocional. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Cdigo 40 Fsica Perfil 01 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 1. 2. 3. 4. 5. O nascimento do pensar filosfico: do mito Filosofia. Pr-Socrticos e Scrates. Aristteles: tica, poltica e linguagem. Conhecimento e o ideal de justia em Plato: o papel da educao. F e razo segundo Santo Agostinho. F e razo segundo So Toms de Aquino. A poltica: Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau. Teoria do Conhecimento: Empirismo, Racionalismo e Criticismo. Kant e a crise da metafsica clssica. A epistemologia kantiana. ticas contemporneas: tica das virtudes, tica do discurso e tica da responsabilidade. Noes de lgica: inferncia, verdade e validade; mtodo dedutivo, indutivo, analtico e dialtico. Epistemologia contempornea: o que o conhecimento; teorias da justificao; ceticismo. O positivismo lgico do Crculo de Viena. A crtica ao positivismo: Popper e Kuhn. Grandezas fsicas, Anlise dimensional, Sistema Internacional de Unidades. Vetores. Movimento em uma, duas e trs dimenses. Leis de Newton e suas aplicaes. Trabalho, Potncia, Energia Cintica e Potencial (gravitacional e elstica), Energia Mecnica, Conservao da Energia Mecnica. Quantidade de Movimento e Impulso, Conservao da Quantidade de Movimento Linear. Colises elsticas e inelsticas, Coeficiente de restituio. Temperatura, dilatao trmica de slidos e lquidos, Gases Perfeitos. Calor, Primeira Lei da Termodinmica e Teoria Cintica de um Gs Perfeito. Mquinas Trmicas, Segunda Lei da Termodinmica e Entropia. Oscilaes Movimento Harmnico Simples. tica Geomtrica. Fora Eltrica, Campo Eltrico e Potencial Eltrico. Lei de Gauss. Capacitncia e Dieltricos. Corrente, Resistncia e Fora Eletromotriz. Circuitos de Corrente Contnua. Campos Magnticos. Fontes de Campo Magntico Lei de Biot-Savart e Lei de Ampre. Induo Eletromagntica Lei de Faraday. Equaes de Maxwel e ondas eletromagnticas. Grandezas fsicas, Anlise dimensional, Sistema Internacional de Unidades. Vetores. Cinemtica da Partcula. Leis de Newton e suas aplicaes. Trabalho, Potncia, Energia Cintica e Potencial (gravitacional e elstica),

Cdigo 38 Eventos

Cdigo 39 Filosofia

Cdigo 41 Fsica Perfil 02

53

Energia Mecnica, Conservao da Energia Mecnica. 6. Quantidade de Movimento e Impulso, Conservao da Quantidade de Movimento Linear. 7. Colises elsticas e inelsticas, Coeficiente de restituio e Parmetro de impacto. 8. Temperatura, dilatao trmica de slidos e lquidos, Gases Perfeitos. 9. Teoria Cintica de um Gs Perfeito, Leis da Termodinmica, Entropia. 10. Princpios Fundamentais da Mecnica Estatstica, Distribuio de equilbrio, Funo de partio, Equipartio de energia, Desordem, Entropia e Informao. 11. Movimento Peridico Oscilaes Harmnicas, Amortecidas e Foradas, Ressonncia. 12. tica Geomtrica. 13. Fora Eltrica, Campo Eltrico e Potencial Eltrico. 14. Lei de Gauss. 15. Capacitncia e Dieltricos. 16. Corrente, Resistncia, Fora Eletromotriz e Lei de Ohm Generalizada. 17. Circuitos de Corrente Contnua. 18. Campos Magnticos. 19. Fontes de Campo Magntico Lei de Biot-Savart e Lei de Ampre. 20. Induo Eletromagntica Lei de Faraday. 21. Equaes de Maxwel e Ondas Eletromagnticas. 22. Indutncia. 23. Corrente Alternada. 24. Mecnica Quntica (Radiao de Corpo Negro e Teoria de Plank, Efeito Fotoeltrico, Efeito Compton, Princpio da Incerteza, Partcula quntica em uma caixa, A Equao de Schrodinger, Poo de Potencial, Tunelamento atravs de uma Barreira de Energia Potencial). 1. Evoluo da Cincia Geogrfica. 2. Os domnios morfoclimticos brasileiros. 3. Estrutura geolgica do planeta Terra, sua evoluo e reflexos. 4. Geotecnologias e anlise espacial. 5. Industrializao e organizao do espao geogrfico brasileiro. 6. Populao e urbanizao brasileira. 7. Espao Agrrio: da lavoura s biotecnologias. 8. Globalizao e meio tcnico-cientfico informacional. 9. Desenvolvimento sustentvel e impactos ambientais urbanos e rurais. 10. Geografia da Paraba. 1. Ajustamento das Observaes: Classificao dos Erros, Sistema de Equaes Lineares e o Mtodo dos Mnimos Quadrados (MMQ). 2. Ajustamento: Ajustamento de Observaes Diretas e Indiretas. 3. Controle de Qualidade das Observaes Geodsicas. 4. Propagao de Erros em Funes Lineares e no Lineares. 5. Confiabilidade das Medies: Preciso, Acurcia, Matriz VarinciaCovarincia, Elipse de Erro e Testes de Hipteses. 6. Mtodos de Ajustamento: Paramtrico, Combinado e Correlatos. 7. Fotogrametria: Fases da Fotogrametria (Cobertura Aerofotogramtrica, Apoio de Campo, Aerotriangulao, Restituio, Reambulao e Produtos Cartogrficos) 8. Fotogrametrias Analgica, Analtica e Digital. 9. Sistema de Referncia Geodsico: Global e Local em Uso e Usados no Brasil. 10. Sistema de Posicionamento GNSS: Fontes de Erros e Correes, Mtodos e Tcnicas de Posicionamento; e Classificao de Receptores. 11. Ajustamento e Anlise de Confiabilidade de Redes Geodsicas. 12. Integrao de Levantamentos Geodsicos por Satlites GNSS com Levantamentos Topogrficos. 13. Verificao dos Erros Instrumentais em Equipamentos Topogrficos. 14. Levantamento de Poligonais Topogrficas Enquadradas com Verificaes e Calibraes Instrumentais e Ajustamento por MMQ. 15. Calibrao de Medidores Eletrnicos de Distncias. 16. Nivelamento Geomtrico e Trigonomtrico Usados em Geodsia:

Cdigo 42 Geografia

Cdigo 43 Geoprocessamento Perfil 01

54

Instrumentao e Mtodos. 1. Bancos de Dados Geogrficos: A linguagem SQL; Consultas espaciais; Anlises Espaciais; ndices Espaciais; Modelagem de Dados Geogrficos no padro OMT-G. 2. Disponibilizao de Dados Geogrficos na Internet - Webmapping: Mapserver e Geoserver; Noes de XHTML; Javascript e CSS; Padres de interoperabilidade da Open Geospatial Consortium OGC (WMS, WFS, WCS); Frameworks para o Desenvolvimento de aplicaes Webmapping. 3. Processamento Digital de Imagens de Satlite: Filtragem, Realce e Suavizao de Imagens; Operaes Lgicas e Aritmticas com Imagens de Satlite; Correo Geomtrica; Registro de Imagens; Sistemas de Classificao de Imagens Digitais. 4. Sensoriamento Remoto: Resoluo espacial, espectral, radiomtrica e temporal de um Sistema Sensor; Padro de Comportamento Espectral dos Principais Alvos Naturais Terrestres; Caractersticas dos Principais Sistemas Sensores Atuais. 5. Sistemas de Informao Geogrfica: Principais Conceitos; Funcionalidades; Aplicaes; Anlise Estatstica Espacial; MDT; Interpolao Espacial. 6. Software Livre aplicado em Geoprocessamento e outros: Sistemas computacionais livres; Caractersticas dos Principais Sistemas de Informao Geogrfica Livre atuais; Padres da OGC para interoperabilidade de softwares livres. Origem histrica das organizaes. Gesto participativa. Associativismo. Princpios do cooperativismo, classificao, organizao e funcionamento das cooperativas. 5. Polticas Pblicas e implementao de programas de incentivo ao associativismo e cooperativismo. 6. Cooperativismo e associativismo solidrio. 7. tica e Responsabilidade Social nas organizaes. 8. Empreendedorismo: Conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor; Caractersticas, tipos e habilidades do empreendedor. Gesto Empreendedora, Liderana e Motivao. Empreendedorismo no Brasil. Prtica Empreendedora. Ferramentas teis ao empreendedor (marketing e administrao estratgica). Plano de Negcios etapas, processos e elaborao. 9. tica e Responsabilidade Social nas organizaes. 10. Critrios tcnico-econmicos e de mercado para definio de atividades agropecurias, agroindustriais e de prestao de servios. 11. Noes de economia rural, administrao da empresa agrcola: conceitos; processo administrativo; processo de tomada de decises; custos de produo. Receitas na atividade agropecuria. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Sistemas de Numerao e Lgica Booleana. Lgica Combinacional e Aplicaes. Lgica Sequencial e Aplicaes. Memrias Semicondutoras. Introduo ao estudo de Conversores A/D e D/A. Unidade de controle e unidade de processamento, Modos de endereamento, Tipos de dados, Conjunto de instrues e chamada de subrotina, Tratamento de interrupes e Excees; Entrada e Sada; Memria Auxiliar. Mquinas CISC X RISC; Pipeline. Multiprocessadores, Multicomputadores. Instrumentos de medio (Multmetro e Osciloscpio). Tenso, corrente e resistncia eltrica, aterramento, lei de Ohm, leis de Kirchoff, potncia eltrica, resistores, capacitores, indutores. Fundamentao terica, montagem, configurao, componentes e perifricos de microcomputadores (Servidores, Desktops e Notebooks). Manuteno preventiva e corretiva em microcomputadores (Servidores, Desktops e Notebooks); Manuteno em impressoras matriciais, jato de 1. 2. 3. 4.

Cdigo 44 Geoprocessamento Perfil 02

Cdigo 45 Gesto Rural

Cdigo 46 Hardware

7. 8. 9. 10. 11.

55

tinta, laser e multifuncionais. 12. Manuteno em monitores de tubo de raios catdicos e LCD (Liquid Cristal Display Tela de cristal lquido). 13. Manuteno em placas-me; Fontes de alimentao para microcomputadores. 1. Ensino de Histria 1.1. Organizao e sistematizao do Ensino de Histria a partir dos documentos oficiais: Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (PCNEM), Parte IV, e Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN+). 1.2. Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena no ensino de Histria com base nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 1.3. O Ensino de Histria e a incorporao das novas tecnologias da informao e comunicao. 2. Teoria da Histria 2.1. Princpios e conceitos fundamentais: histria, memria, patrimnio cultural. 2.2. Paradigmas historiogrficos. 3. Histria da frica 3.1. Histria da Dispora Africana e suas contribuies para as histrias da frica e da escravido no Brasil. 4. Histria Geral 4.1. Antiguidade Oriental 4.1.1. Processos de urbanizao, diviso social do trabalho e centralizao poltica na Antiguidade Oriental. 4.1.2. Economia, cultura e sociedade na Antiguidade Oriental: Crescente Frtil (Mesopotmia, Palestina, Fencia) e frica Oriental (Egito, Kush, Axum). 4.2. Antiguidade Clssica 4.2.1. Transformaes polticas e legado cultural da Grcia e de Roma antigas. 4.2.2. Escravismo e outras formas de excluso na Antiguidade Clssica. 4.3. Idade Mdia 4.3.1. Processo de feudalizao e caractersticas da sociedade feudal. 4.3.2. O poder da f na Idade Mdia: a Igreja, as Cruzadas e a Inquisio. 4.3.3. Crise do feudalismo e transio da Idade Mdia Modernidade. 4.4. Idade Moderna 4.4.1. Renascimento Cultural e Reformas Religiosas como construtores do mundo moderno. 4.4.2. As Revolues Inglesas do sculo XVII e a gnese do pensamento liberal. 4.4.3. O Iluminismo e as revolues burguesas. 4.5. Idade Contempornea 4.5.1. Imperialismo no sculo XIX: eugenia e imposio dos padres culturais europeus. 4.5.2. As duas grandes guerras: imperialismo e nacionalismo. 4.5.3. Revoluo Russa: da utopia libertadora dos sovietes ao totalitarismo do Estado Sovitico. 4.5.4. Guerra Fria e as experincias socialistas na Amrica Latina (Cuba, Nicargua e Chile). 5. Histria do Brasil 5.1. A Histria Cultural dos negros e dos povos indgenas e a sua presena na formao da sociedade brasileira e paraibana no perodo colonial. 5.2. Economia agroexportadora brasileira: complexo aucareiro e minerao na colnia. 5.3. O processo de independncia do Brasil: as revoltas coloniais e a os significados da presena da corte portuguesa em terras brasileiras. 5.4. A formao do Estado brasileiro: organizao poltica, manuteno da ordem social escravista e ameaas unidade poltico-territorial. 5.5. Abolicionismo e republicanismo no contexto da crise do antigo regime monrquico. 5.6. Economia, sociedade e relaes de poder na Repblica Velha: Brasil e

Cdigo 47 Histria

56

Paraba. 5.7. A Era Vargas: antecedentes, modernizao conservadora, controle estatal e trabalhismo. 5.8. Ditadura Militar e abertura poltica no Brasil. 5.9. A insero do Brasil na globalizao capitalista e efeitos da poltica neoliberal. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. Componentes bsicos de um sistema computadorizado. Funcionalidades do computador. Perifricos tipos, caractersticas e funcionalidades. Sistemas Operacionais. Softwares Utilitrios e Aplicativos. Sistema de janelas; de ajuda; de arquivos. Processos de Pesquisa na Internet e Servidores de Pesquisa. Funcionalidades da Internet e dos Navegadores. Segurana e tica na Internet. Sistema de correio eletrnico. Editor de texto tipos, caractersticas e funcionalidades. Planilha eletrnica tipos, caractersticas e funcionalidades. Programa de apresentao tipos, caractersticas e funcionalidades. Aplicaes de recursos de tecnologia nas atividades gerenciais. Banco de Dados nas Organizaes. Organizao de Computadores: Placa me. Processadores. Barramentos. Memrias ROM, RAM e Cache. Discos rgidos. USB. SSD. Discos pticos. Unidades de medida e capacidade de armazenamento. Fontes de alimentao. Monitores e impressoras. Segurana da informao: polticas de segurana, criptografia, malware (cdigos maliciosos), antivrus, firewall, vulnerabilidades, backups, spam, risco e fraudes no uso da Internet e mtodos de preveno. Sute Microsoft Office 2010: Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Access. Sute LibreOffice 4.1: Writer, Calc, Draw e Impress. Internet: navegadores Web, correio eletrnico, ferramentas de busca, redes sociais. Sistemas operacionais Microsoft Windows 7 e 8. Sistema operacional Linux Ubuntu 13.10. Sistema de Gesto de Aprendizagem: Moodle. Estudos preliminares s obras: noes de viabilidade, dados bsicos para a elaborao de elementos de anteprojeto e projeto. Implantao do edifcio: canteiro, instalaes provisrias, movimento de terra e locao da obra. Fundaes: tipos e mtodos executivos. Estruturas: formas, armao e concreto. Alvenaria: materiais utilizados e tcnicas construtivas. Cobertura: estrutura de madeira, telhado e execuo. Execuo dos servios de impermeabilizao e isotermia. Execuo dos revestimentos de pisos, paredes e teto. Montagem das esquadrias. Execuo de servios relativos aos projetos: eltrico, telefnico, hidrossanitrio, incndio, gs liquefeito de petrleo (GLP) e complementares. Execuo dos servios de pintura. Patologias das alvenarias e revestimento de fachadas de edifcios. Patologias dos revestimentos de piso (argamassa e cermica) e revestimentos de piscinas. Patologias das estruturas de concreto armado de edifcios. Critrios de avaliao do quadro patolgico: elaborao de diagnsticopreliminar e ensaios tecnolgicos para auxiliar no diagnstico. Materiais e tcnicas destinados recuperao e reforo. Conceitos bsicos de qualidade. Ferramentas para o aprimoramento da qualidade. Padronizao e sistema brasileiro de normalizao e certificao.

Cdigo 48 Informtica Aplicada a Gesto e Negcios

2. Cdigo 49 Informtica Bsica

3. 4. 5. 6. 7. 8. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Cdigo 50 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 01

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

57

20. 21. 22. 23. 1.

Controle e garantia da qualidade. Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Qualidade no gerenciamento e execuo de obras. Indicadores de qualidade e produtividade na construo civil. Cimento Portland: processo de fabricao, componentes qumicos, componentes potenciais, calor de hidratao, incio e fim de pega, propriedades fsicas dos cimentos. Argamassas: classificao e propriedades das argamassas, ensaios tecnolgicos em argamassas, trao. Concreto: caractersticas bsicas do concreto, tipos de concreto, dosagem: conceito, resistncia de dosagem e mtodo de dosagem do ACI modificado; produo do concreto, propriedades do concreto no estado fresco e no estado endurecido. Concretos especiais: concreto de alto desempenho, concreto com fibras, concreto leve e concretos polimricos. Equilbrio dos corpos rgidos: tipos de carregamento e de apoio, equaes de equilbrio da esttica. Propriedades mecnicas dos materiais: tenso e deformao, tenses normais e de cisalhamento, tenses e deformaes axiais; Crculo de MOHR, tenses e deformaes devido a momento fletor e esforo cortante, tenses devido flexo, tenses e deformaes devido toro. Tenses compostas: flexo composta, coluna sob carga axial excntrica, flexo oblqua, superposio da tenso de cisalhamento, centro de toro.

2. 3.

Cdigo 51 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 02

4. 5. 6.

7.

Cdigo 52 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 03

Esttica dos fluidos: presso, gravidade, medidas de presso. Foras hidrulicas em superfcies submersas: foras sobre corpos submersos, empuxo, equilbrio e estabilidade. 3. Condutos forados: perda de carga contnua, perdas localizadas, condutos equivalentes, sifes, redes de condutos. 4. Bacia hidrogrfica: delimitao de bacias hidrogrficas, caractersticas fsicas, determinao da declividade mdia e da altitude mdia. 5. Precipitao: medida de precipitao, anlise de dados pluviomtricos, precipitao mdia sobre a bacia, anlise das chuvas intensas, frequncia de totais precipitados. 6. Escoamento superficial: ocorrncia, grandezas caractersticas, fatores intervenientes e hidrogramas. 7. Medidas de vazes: estaes hidromtricas, curva chave, medida de vazo, medida de velocidade, medida do nvel dgua. 8. Mananciais: classificao, poluio e proteo. 9. Captaes subterrneas e captaes superficiais. 10. Dimensionamento e projeto de barragem de nvel, seo trapezoidal e Creager; barragem de acumulao ou regularizao. 11. Aduo: dimensionamento hidrulico e traado das adutoras por recalque e por gravidade e bombas e estaes elevatrias. 1. Fundamentos: conceito de estrutura; elementos estruturais; anlise de esforos nos elementos estruturais: diagrama tenso-deformao, mdulo de elasticidade, resistncia trao; conceito de estado limite, conceito de segurana. Estruturas hiperestticas: definio de estruturas reticuladas; grau de hiperestaticidade externo e interno. Mtodo da flexibilidade: deslocamentos nas estruturas isostticas, mecanismo do mtodo da flexibilidade, sistema principal, equaes de compatibilidade, aplicao a vigas contnuas, aplicao a prticos simples. Mtodo da rigidez: conceito de deslocabilidade, estruturas deslocveis e indeslocveis; esforos nas extremidades de barras com extremidade(s) engastada(s) devido a carregamentos e devido a recalques; aplicao a estruturas deslocveis e indeslocveis. Estruturas de concreto armado: componentes do projeto estrutural, passos para elaborao de um projeto estrutural. Dimensionamento e detalhamento de lajes de edifcios. Conceito fundamental do concreto protendido. Equipamentos de protenso.

1. 2.

2. 3. Cdigo 53 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 04

4.

5. 6. 7. 8.

58

9. Tipos de concreto protendido. 10. Dimensionamento da fora de protenso. 11. Perdas de protenso: atrito, acomodao da ancoragem, deformao imediata do concreto, fluncia do concreto, retrao do concreto e relaxao do ao. 12. Pontes: elementos constituintes das pontes, viadutos de acesso, viadutos de meia encosta, bueiros. 13. Elementos geomtricos de projeto de pontes: largura das pontes rodovirias, largura das pontes ferrovirias com lastro, gabarito das pontes, elementos topogrficos, hidrogrficos, geotcnicos e elementos acessrios. 14. Esforos solicitantes: tipos de solicitaes, carga permanente e cargas mveis (NBR 7188-84 e NBR 7189-85), impacto vertical, frenagem e acelerao. Minerais: gnese, constituio e propriedades importantes. Rochas magmticas, rochas sedimentares e rochas metamrficas. Intemperismo: intemperismo fsico e qumico. Formao dos solos e tipos de solos. Geologia de taludes: tipos de taludes e noes sobre estabilidade de macios. 6. ndices Fsicos: teoria e determinao dos ndices no laboratrio. 7. Plasticidade e consistncia dos solos: teoria e determinao no laboratrio. 8. Classificao dos solos. 9. Movimento da gua no solo: permeabilidade dos solos, Lei de Darcy, fatores que influenciam na permeabilidade dos solos, permeabilidade de terrenos estratificados, determinao do coeficiente de permeabilidade a carga constante e carga varivel. 10. Compressibilidade: relao carga x deformao, analogia mecnica de Terzaghi, teoria do adensamento, prtica de moldagem e simulao do ensaio de adensamento. 11. Resistncia dos solos: atrito interno e coeso dos solos, tipos de ensaios de cisalhamento. 12. Tipos de Fundaes: Fundaes Diretas e Fundaes Profundas. 1. 2. Planejamento de Transportes: metodologia de um plano de transporte. Aspectos tcnicos e econmicos das modalidades de transportes: transporte hidrovirio, transporte rodovirio, transporte ferrovirio, transporte areo, transporte multimodal. Avaliao econmica de projetos rodovirios: rea de influncia da estrada, determinao dos fluxos nas vias. Caractersticas geomtricas das estradas: raio mnimo, superelevao e superlargura. Estudo das concordncias horizontais entre duas tangentes; Elementos bsicos da curva circular simples e da curva de transio em espiral; Projeto geomtrico da estrada: planimetria e altimetria. Sees transversais: tipos, elementos principais, normas tcnicas e mtodos de clculo das sees, projeto das sees transversais. Locao em campo dos elementos do projeto em planta. Equipamentos utilizados na terraplenagem: trator, carregadeira, caminhes fora de estrada, scrapers, motoniveladoras, caminho tanque, compactadores e pulverizadores: organizao e dimensionamento dos equipamentos. Elementos da engenharia de trfego: via, veculo e usurio. Estudo do volume de trfego e da velocidade dos veculos. Mobilidade Urbana. Acidentes de Trfego: causas, fatores envolvidos em acidentes de trnsito, tratamento de pontos crticos em acidentes de trnsito. Propriedades das estruturas metlicas e suas mltiplas aplicaes. Matria-prima empregada em estruturas metlicas. Perfis utilizados em estruturas metlicas e suas propriedades. Ligaes utilizadas nas estruturas metlicas: solda, parafusos, rebites. Estruturas de concreto armado: componentes do projeto estrutural, passos para elaborao de um projeto estrutural. 1. 2. 3. 4. 5.

Cdigo 54 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 05

3. 4. 5. Cdigo 55 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 06 6. 7. 8. 9.

10. 11. 12. 13.

Cdigo 56 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 07

1. 2. 3. 4. 5.

59

6. 7. 8. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Cdigo 58 Infraestrutura (Design e Construo Civil) 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Tipos de fundaes: fundaes diretas e fundaes profundas. Instalaes prediais de gua fria, gua quente, guas pluviais e de esgoto. Instalaes eltricas. Especificaes de servios, materiais, mo-de-obra e equipamentos usados no movimento de terras. Instrumentos de topografia. Medies de distncias e ngulos. Levantamentos planimtricos e altimtricos. Coordenadas topogrficas. Nivelamentos. Curvas de nvel. Clculos de reas. Desenho topogrfico. Materiais de construo: agregados, aglomerantes, argamassas, concretos, ensaios de laboratrio. Origem e formao de solos. ndices fsicos dos solos. Plasticidade e consistncia dos solos. Classificao dos solos. Compactao e compacidade dos solos. Esttica dos fluidos: presso, gravidade, medidas de presso. Foras hidrulicas em superfcies submersas: foras sobre corpos submersos, empuxo, equilbrio e estabilidade. Condutos forados: perda de carga contnua, perdas localizadas, condutos equivalentes, sifes, redes de condutos. Tipos de oramentos. Custos diretos e indiretos. Composio de custos unitrios. Clculo de BDI. Componentes do projeto estrutural, passos para elaborao de um projeto estrutural. Sistemas construtivos. Sistemas de projeo cnica e cilndrica vistas ortogonais e perspectivas. Desenho tcnico: princpios gerais de representao, cotagem, formato de papel e escalas. Desenvolvimento e representao de projetos de arquitetura NBR 6492. Circulao vertical escadas e rampas (NBR 9050 e NBR 9077). Esquadrias. Acessibilidade (NBR 9050). Condicionantes climticos do projeto arquitetnico: insolao, ventilao, temperatura e umidade relativa do ar. Arquitetura sustentvel. Desenho auxiliado por computador CAD: interface com o usurio; edio e modificao de desenhos. Cotas e textos em CAD configuraes e usos. Blocos em CAD: criao, insero e modificao. Layout de impresso: configurao do papel, viewport, escala e plotagem. Modelagem de slidos auxiliada por computador. Obteno de vistas ortogrficas a partir de slidos: solview (vistasol), soldraw (dessol). Obteno de vistas isomtricas a partir de slidos: solprof. Sistema mtrico decimal. reas das principais figuras planas. O Projeto de Arquitetura. Interpretao de Projetos. Tipologia das Construes. Influncia dos condicionantes ambientais na construo. Anlise do Espao construdo. Topografia do terreno. Elementos da construo de edifcio (fundaes, estruturas, alvenaria, esquadrias, coberturas, revestimentos, pavimentos, instalaes, elementos

Cdigo 57 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 08

Cdigo 59 Infraestrutura (Negcios Imobilirios)

60

do paisagismo). 10. Patologia das construes. 11. Processos, mtodos e tcnicas de planejamento nos aspectos histricos, estruturais e de funcionamento do ecossistema urbano. 12. Polticas e programas de planejamento urbano. 13. Impactos ambientais. 14. Legislao urbana. 15. Anlise de projetos urbanos. 1. 2. 3. 4. 5. Sujeitos do Direito. Fatos e Atos Jurdicos: Defeitos e vcios dos atos jurdicos. Invalidade do Negcio Jurdico. Teoria Geral do Estado. Administrao Pblica: setor pblico, privado e terceiro setor. Introduo ao Direito do Trabalho, Contrato de Trabalho, Jornada de Trabalho, Direitos Trabalhistas, Remunerao, Extino do Contrato de Trabalho, Contrato de Estgio. Princpios do Direito Previdencirio; Seguridade Social: conceito e abrangncia; Contribuintes: conceito e espcies; Principais Benefcios da Seguridade Social e seus Beneficirios. Normas Regulamentadoras: NR 04, NR 05, NR 06, NR 07, NR 08, NR 09, NR 12, NR 15, NR 16, NR 17.

Cdigo 60 Legislao

6.

7.

Cdigo 61 Legislao (Relaes de Gnero)

Direito agrrio: introduo, princpios, fontes e autonomia. O Estatuto da Terra. Funo social da propriedade rural. Reforma Agrria: conceituao bsica; meios de acesso propriedade; distribuio de terras, financiamento, execuo. 5. Legislao creditcia na rea rural: PRONAF; PRONAF agroecologia 6. Legislao ambiental: Introduo e evoluo. 7. Poltica Nacional do Meio Ambiente. 8. Legislao e certificao de produtos de base agroecolgica. 9. Estudo das relaes sociais no processo histrico de produo econmica e cultural da Agricultura Familiar. 10. Questes de gnero e polticas pblicas no meio rural. 1. 2. 3. Teoria Geral dos Contratos. Contratos em espcie. Registros cartoriais. Gesto condominial: Sistema de Administrao Condominial por Administradora; autogesto, co-gesto, sndico profissional. Normas e Regulamentos. Assembleias Gerais. Direitos e Obrigaes dos Condminos. Devoluo, venda e retomada do imvel locado. O aluguel e as garantias da locao. Os deveres do locador e do locatrio. Garantias e deveres na Locao. Penalidades. Trmino da Locao. Despejo. Renovao da Locao. Reviso do Aluguel. Sistema tributrio nacional. Tributao imobiliria. Espcies tributrias. Seguros imobilirios. rgos reguladores. Aplice de seguros. Seguradoras. Tipos de seguros.

1. 2. 3. 4.

Cdigo 62 Legislao Aplicada a Negcios Imobilirios

4.

5.

Cdigo 63 Libras

1. O sujeito surdo: conceitos, cultura e relao histrica da surdez com a lngua de sinais. 2. Libras como marcador identitrio e cultural. 3. Linguagem Brasileira de Sinais. 4. Alfabetizao e letramento em Libras. 5. Formao de professores na lngua de sinais. 6. Educao inclusiva. 7. Aspectos clnicos e socio-antropolgicos da surdez. 8. Noes lingusticas de Libras: parmetros, classificadores e intensificadores no discurso. 9. A gramtica da lngua de sinais. 10. Interpretao de textos em 1 e 2 lngua. 11. Produo de textos em 1 e 2 lngua. 12. Contraste entre Libras e a Lngua Portuguesa.

61

13. Aquisio e aprendizagem da linguagem - crianas, jovens e adultos. 14. Expresses faciais em Libras: modulaes dos sinais, expresses gramaticais e expresses afetivas. 15. Parmetros da Lngua Brasileira de Sinais (Libras). 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. Comprhension de texte. Les lments du discours. La phrase simple. La phrase complexe. Le nom. La dtermination. Le systme verbal. Les mots invariables. valuation en cours de langue franaise. F.O.S. F.L.E. Mthodes pdagogiques. Phontique de la langue franaise. L'volution des mthodologies dans l'enseignment de langues. La francophonie. Histoire et civilisation franaise et francophone. Littrature franaise et francophone.

Cdigo 64 Lngua Francesa

Cdigo 65 Lngua Inglesa

1. A teoria dos gneros textuais e o ensino de ingls instrumental com foco na leitura de textos escritos em lngua inglesa. 2. O ensino de lngua inglesa com fins especficos. 3. O uso das estratgias de leitura para compreenso de gneros textuais escritos em lngua inglesa. 4. A importncia dos grupos nominais e verbais para compreenso de textos escritos em lngua inglesa. 5. O uso da inferncia contextual e gramatical para compreenso de gneros textuais escritos em lngua inglesa. 6. A importncia dos elementos de coeso (marcadores discursivos) para compreenso de textos escritos em lngua inglesa. 7. O uso de referenciais lexicais e gramaticais para a leitura e compreenso de gneros textuais escritos em lngua inglesa. 8. O ensino de Lngua Inglesa centrado na abordagem comunicativa. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 1. Funcionamento morfossinttico na Lngua Portuguesa. Processos de textualizao da Lngua Portuguesa. Gneros textuais/discursivos no contexto educacional brasileiro. Concepes de leitura: do estruturalismo ao sociointeracionismo. Manifestaes literrias no Brasil Colnia. Romantismo e nacionalidade. A narrativa de Machado de Assis. Poesia brasileira no sculo XX. A fico modernista de 30. A leitura literria na escola. Funes: definio, domnio, imagem, sinal, razes, grficos, funes polinomiais, funes racionais, funes exponenciais e logartmicas, funes com expoentes racionais, funo modular, funo definida por vrias sentenas, composio de funes e funo inversa. Progresses aritmticas e progresses geomtricas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares (resoluo e discusso). Anlise combinatria e probabilidade. Binmio de Newton e tringulo de Pascal. Nmeros complexos, polinmios e equaes polinomiais. Geometria analtica plana: ponto, reta e cnicas (circunferncia, elipse, parbola e hiprbole). Geometria plana: polgonos, circunferncia e crculo, coroa e setor circulares clculo de permetros e de reas. Geometria espacial: prisma, pirmide e tronco de pirmide, cone e tronco de cone, cilindro, esfera e partes da esfera - clculo de volumes e reas das

Cdigo 66 Lngua Portuguesa

Cdigo 67 Matemtica Perfil 01

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

62

superfcies desses slidos. 10. Trigonometria: Razes trigonomtricas, lei dos senos, lei dos cossenos, funes trigonomtricas, funes trigonomtricas inversas, reduo ao 1 quadrante, equaes e inequaes trigonomtricas, identidades e transformaes.

Cdigo 68 Matemtica Perfil 02

Funes de uma varivel real: definio, domnio, imagem, sinal, razes, grficos, funes polinomiais, funes racionais, funes exponenciais e logartmicas, funes trigonomtricas e funes trigonomtricas inversas, funes com expoentes racionais, funo modular, funo definida por vrias sentenas, composio de funes e funo inversa. 2. Limite e continuidade de uma funo real de uma varivel: definio e propriedades. 3. Derivada de uma funo real de uma varivel: definio, reta tangente e reta normal, taxa de variao instantnea, regras de derivao, regra da cadeia, derivada de funes elementares. 4. Aplicaes da derivada: extremos, grficos, problemas de otimizao e regra de LHpital. 5. Integral indefinida e definida: Teorema Fundamental do Clculo, integrais de funes elementares e tcnicas de integrao. 6. Aplicaes da integral: clculo de reas, de volumes e de comprimento de arco. 7. Sries de potncias, sries de Taylor e de Maclaurin. 8. Funes de vrias variveis: definio, limite, derivadas parciais, derivada direcional, diferenciabilidade, regras da cadeia e extremos (absolutos, relativos e vinculados). 9. Integrais Mltiplas: Integral dupla em coordenadas cartesianas e polares, integral tripla em coordenadas cartesianas, cilndricas e esfricas. 10. Equaes Diferenciais Ordinrias: equaes diferenciais de 1 ordem (equaes lineares, equaes separveis e redutveis separveis, equaes exatas e fatores integrantes), equaes diferenciais de 2 ordem (equaes homogneas com coeficientes constantes, equaes no homogneas com coeficientes constantes mtodo de coeficientes indeterminados e de variao de parmetros). Observao: Por derivadas e integrais de funes elementares entenda-se as derivadas e integrais das funes citadas no item 1. Abordagem histrico-filosfica do conhecimento matemtico na formao de professores de Matemtica. 2. Contribuies do estgio supervisionado na formao de professores de Matemtica. 3. A metodologia de Resoluo de Problemas e da Modelagem Matemtica na formao de professores de Matemtica. 4. O Laboratrio de Ensino de Matemtica na formao de professores de Matemtica. 5. As TICs na formao de professores de Matemtica. 6. Relaes entre Educao Matemtica, Interdisciplinaridade e Formao de professores de Matemtica. 7. O papel da pesquisa em Educao Matemtica na formao inicial dos professores. 8. A organizao curricular do Ensino de Matemtica: documentos oficiais de orientao, movimentos de reforma e repercusses na prtica docente na Educao Bsica. 9. Relaes entre Didtica Geral e Didtica da Matemtica no cotidiano escolar da educao bsica. 10. Avaliao em matemtica: perspectiva, instrumentos e desdobramentos pedaggicos. 1. Vetores no Plano e no Espao: operaes, posio relativa de dois vetores, ngulo de dois vetores, ngulos diretores, produto interno, produto vetorial, produto misto, mdulo de um vetor e aplicaes. Retas e Planos: equaes, posies relativas, ngulo entre duas retas, ngulo entre dois planos, interseo entre uma reta e um plano, interseo 1.

1.

Cdigo 69 Matemtica Perfil 03

Cdigo 70 Matemtica Perfil 04

2.

63

3. 4. 5. 6. 7.

entre retas, interseo entre planos, distncia entre dois pontos, distncia entre duas retas, distncia entre um ponto e uma reta e distncia entre planos. Cnicas e Qudricas: Circunferncia, elipse, hiprbole, parbola, cilindro, esfera, elipside, hiperbolide, parabolide. Espao Vetorial: definio, subespaos, bases, dimenso e mudana de base. Transformao linear: definio, ncleo, imagem e matriz de uma transformao linear. Autovalores e autovetores: autovalores e autovetores de um operador linear e de matrizes, polinmios caractersticos, diagonalizao de operadores. Espao vetorial com Produto Interno: definio, propriedades, mdulo, ngulo entre vetores, vetores ortogonais, bases ortogonais, bases ortonormais, Processo de ortogonalizao de Gram-schmidt. Erros: erros absolutos e relativos, algarismos corretores e arredondamento, programao de erros nas operaes aritmticas, sequncia recorrente e mtodo dos interativos. Equaes: equaes algbricas e transcendentais, zeros de funes reais, isolamento de razes, refinamento, mtodo da bisseo, mtodo de corda, mtodo interativo linear, mtodo de Newton. Sistemas: sistemas lineares e no-lineares, resoluo de sistemas lineares, mtodo de eliminao de Gauss. Interpolao: interpolao linear e quadrtica, diferenas divididas, interpolao de Lagrange, interpolao de Newton. Interpolao numrica: regra dos trapzios, regras de Simpson, quadratura Guassiana. Mtodo dos mnimos quadrticos: reta de regresso linear, casos em que pode ser aproximadamente reduzido ao caso linear, caso binomial.

1.

2.

Cdigo 71 Matemtica Perfil 05

3. 4. 5. 8.

Cdigo 72 Matemtica Aplicada a Gesto e Negcios

Funes: definio, domnio, imagem, razes, grficos, funes polinomiais, funes racionais, funes trigonomtricas, funes trigonomtricas inversas, funes exponenciais e logartmicas, funes com expoentes racionais, funo composta e funo inversa. 2. Limite e continuidade de uma funo real, derivada de uma funo real (definio, reta tangente e reta normal, taxa de variao instantnea, regras de derivao, regra da cadeia, derivada de funes elementares). 3. Aplicaes da derivada: extremos, grficos, problemas de otimizao e regra de LHpital. 4. Integral indefinida e definida: Teorema Fundamental do Clculo, integrais de funes elementares, tcnicas de integrao, clculo de reas, de volumes e de comprimento de arco. 5. Juros simples e compostos: capitalizao e descontos. 6. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 7. Rendas uniformes e Variveis. 8. Planos de amortizao de emprstimos e financiamentos. 9. Clculo financeiro: custo real efetivo de operaes de financiamento, emprstimo e investimento. 10. Avaliao de alternativas de investimento e Taxa interna de retorno de um fluxo de caixa. 1. Funes: definio, domnio, imagem, razes, grficos, funes polinomiais, funes racionais, funes trigonomtricas, funes trigonomtricas inversas, funes exponenciais e logartmicas, funes com expoentes racionais, funo composta e funo inversa. Anlise combinatria e probabilidade. Geometria analtica plana: ponto e reta. Geometria plana e espacial: polgonos, circunferncia e crculo, coroa e setor circulares, clculo de permetros e de reas, prisma, pirmide, cone, cilindro e esfera - clculo de volumes e reas das superfcies desses slidos. Limite e continuidade de uma funo real, derivada de uma funo real (definio, reta tangente e reta normal, taxa de variao instantnea, regras de derivao, regra da cadeia, derivada de funes elementares).

1.

Cdigo 73 Matemtica e Probabilidade e Estatstica

2. 3. 4.

5.

64

6. Aplicaes da derivada: extremos, grficos, problemas de otimizao e regra de LHpital. 7. Integral indefinida e definida: Teorema Fundamental do Clculo, integrais de funes elementares, tcnicas de integrao, clculo de reas e de volumes. 8. Introduo Inferncia Estatstica: Conceitos de populao, amostra, parmetros, estimadores e estimativas; Amostragem probabilstica e no probabilstica; Tipos de amostragem probabilstica: aleatria simples, sistemtica, estratificada e por conglomerados. 9. Testes de hipteses: Conceitos de hipteses nula e alternativa, erros do tipo I e II, nvel de significncia do teste, regio crtica do teste; Teste de hipteses sobre uma mdia populacional. 10. Teste de hipteses sobre a diferena entre duas mdias populacionais (amostras independentes). 11. Teste de hipteses sobre a diferena entre duas mdias populacionais (amostras pareadas). 12. Anlise de Varincia (ANOVA): ANOVA com um fator; ANOVA com dois fatores; Teste de comparaes mltiplas. 13. Estatstica Experimental: Experimentos inteiramente aleatorizados; Experimentos em blocos aleatorizados; Experimentos em quadrados latinos; Experimentos Fatoriais; Experimentos em parcelas subdivididas. 14. Correlao e regresso: O coeficiente de correlao linear de Pearson; Regresso linear simples. Observao: Por derivadas e integrais de funes elementares entenda-se as derivadas e integrais das funes citadas no item 1. 1. 2. Morfofisiologia reprodutiva dos animais domsticos. Aspectos morfolgicos, funcionais, bioqumicos do smen e avaliao espermtica. 3. Fisopatologia da gestao. 4. Fisiopatologia do parto e puerprio. 5. Exame androlgico. 6. Exame ginecolgico e obsttrico. 7. Inseminao artificial e tecnologia do smen. 8. Transferncia de embries e tecnologia dos zigotos. 9. Distrbios reprodutivos no macho e na fmea. 10. Tcnicas ultrassonogrficas na reproduo dos animais domsticos. Avaliao do paciente cirrgico, diagnstico e controle da dor. Afeces cirrgicas do sistema digestrio. Afeces cirrgicas do sistema musculoesqueltico. Afeces cirrgicas do sistema geniturinrio. Tratamentos de feridas. Doenas do sistema digestrio. Doenas do Sistema Cardiovascular. Doenas do Sistema Respiratrio. Doenas dos Sistema Nervoso. Doenas do Sistema musculo-esqueltico. Parasitos, parasitismo e relao hospedeiro-parasita-meio ambiente. Morfologia, ciclo evolutivo, patogenia, quadro clnico, diagnstico e controle dos helmintos parasitas dos animais domsticos. Morfologia, ciclo evolutivo, patogenia, quadro clnico, diagnstico e controle dos protozorios parasitas dos animais. Morfologia, ciclo evolutivo, patogenia, quadro clnico, diagnstico e controle dos artrpodes parasitas dos animais. Epidemiologia e controle de zoonoses causadas por helmintos carnvoros. Frmacos anti-helmnticos: desenvolvimento, uso e resistncia. Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnstico clnico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das doenas causadas por fungos dos animais domsticos. Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnstico clnico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das doenas causadas por bactrias dos animais domsticos.

Cdigo 74 Medicina Veterinria Perfil 01

Cdigo 75 Medicina Veterinria Perfil 02

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 1. 2. 3. 4.

Cdigo 76 Medicina Veterinria Perfil 03

5. 6. 7.

8.

65

9.

Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnstico clnico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das doenas causadas por vrus dos animais domsticos. 10. Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnstico clnico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das doenas causadas por richetsias e clamiideas dos animais domsticos. 1. 2. 3.

Cdigo 77 Medicina Veterinria Perfil 04

Inspeo sanitria ante e post-mortem de bovinos e sunos. Composio qumica e valor nutricional da carne. Abate humanitrio dos animais (Regulamento tcnico de mtodos de insensibilizao para o abate humanitrio de animais de aougue Instruo Normativa MA N 3/2000. 4. Provas de rotina para anlise dos produtos crneos em suas caractersticas organolpticas, fsico-qumicas, microbiolgicas e parasitrias. 5. Critrios de julgamento e classificao dos produtos de origem animal. 6. Tecnologia de produtos e subprodutos derivados de aves e ovos. 7. Inspeo de carne de aves e ovos. 8. Clulas e tecidos do sistema imunolgico. 9. O processo inflamatrio. 10. Defesas contra patgenos: vrus, bactrias, protozorios, endo e ectoparasitas. 11. Antgeno, antigenicidade, vacina, vacinao e medidas teraputicas de base imunolgica. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 1. 2. Introduo, princpios bsicos e formao da imagem radiogrfica. Radiologia do sistema torcico. Radiologia do sistema locomotor. Ultrassonografia do sistema urogenital. Ultrassonografia do sistema digestrio. Alteraes circulatrias. Processos inflamatrios (inflamao aguda e crnica). Patologias do sistema nervoso. Patologias do sistema heptico e pancretico. Patologias do sistema respiratrio. Caracterizao do minrio. Dimensionamento de jazidas. Lavra de minas a cu aberto. Lavra de mina subterrnea. Lavra e beneficiamento de rochas ornamentais. Tratamento de minrios. Mtodos de concentrao e enriquecimentos de minrios. Equipamentos de beneficiamento de minrios. Mecnica das Rochas. Movimentao e transporte. Hidrometalurgia. Legislao Mineral e Ambiental. Perfurao e Desmonte de Rochas. Geologia Geral. Geologia de Minas. Geologia Estrutural e geotectnica. Depsitos minerais. Geologia do Petrleo. Anlise laboratorial de rochas e fludos. Mineralogia; Petrologia. Prospeco mineral. Geologia ambiental. Geodsia. Cartografia bsica. Legislao Mineral e Ambiental. Embriologia e desenvolvimento do sistema cardiopulmonar. Embriologia e desenvolvimento do msculo esqueltico.

Cdigo 78 Medicina Veterinria Perfil 05

Cdigo 79 Minerao

Cdigo 80 Minerao e Geologia

Cdigo 81 Morfologia, Fisiologia, Bioqumica e

66

Nutrio

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 1.

Adaptaes neuromusculares ao treinamento de fora. Respostas e adaptaes endcrinas ao exerccio fsico. Exerccio e estresse oxidativo. Diabetes mellitus: mecanismo e relao com a atividade fsica. Nutrio, obesidade e atividade fsica. Suplementao de carboidratos e aminocidos: efeitos sobre o desempenho fsico. Fisiologia, histologia e anatomia do Tecido Nervoso. Fisiologia, histologia e anatomia Muscular. Mecanismo da gerao do potencial de ao para a contrao muscular e na fisiologia do tecido nervoso. Estrutura celular e mecanismos de contrao Muscular. Fisiologia, histologia e anatomia do Sistema Cardiovascular. Bases moleculares da informao gentica, padres de herana e mutaes. Bioenergtica aerbica. Bioenergtica anaerbica alctica e lctica. O papel da mitocndria na transformao e armazenamento de Energia. Primeiros socorros e preveno de leses. Legislao aquaviria. Segurana no meio aquavirio. Estabilidade. Tipos de navegao. Mtodos de navegao. Publicaes de auxlio navegao. Artes de pesca. Manobras de embarcaes. Equipamentos eletrnicos utilizados na pesca. Comunicao em pesca. Fundamentos de metrologia. Tanques e medio em tanques. Procedimento de medio em petrleo e gs. Armazenamento subterrneo de gs natural. Transportes e produtos transportados no setor de petrleo e gs. Testemunhagem. Determinao de caractersticas fsico-qumicas do petrleo. Fluidos de perfurao. Perfilagem. Especificaes e seleo de materiais usados na indstria de petrleo e gs. PHP: Conceitos Bsicos, PHP e HTML, Tipos de Dados, Operadores, Estruturas de Controle, Funes, PHP e Formulrios Web, Manipulao de Strings, Arrays, Orientao a Objetos em PHP, Sesses, Cookies, PHP e XML, PHP e MySQL. Programao Distribuda: Sockets em Java, RMI, EJB 3.1, Arquitetura Orientada a Servios, Web Services (SOAP, WSDL, UDDI), Servios REST, JEE 6, API JAX-WS, API JAX-RS. Dispositivos Mveis: Introduo a computao mvel - Conceitos, Infraestrutura, Servios para a computao mvel, Desafios; JME Introduo a JME, Configuraes e Perfis, Distribuio de Pacotes, API Microedtion, MIDLets, Persistencia de Dados, comunicao em rede; Android: Viso Geral, Interface com o usurio, Linguagem de definio de interface Android, Manipulao e Persistencia de dados, Servios, Lists e Adapters, Content Providers, Broadcast Receivers, Android SDK, Java e Android. Java para a Web: Ciclo de Vida de Servlets 3.0, API de Servlets 3.0, Atributos e Listeners em Servlets, Expression Language, Java Standard Tag Library - JSTL, Tag Files, Simple Tags, Ciclo de Vida do Java Server Faces - JSF, API JSF, Componentes Java Server Faces. Rails: Ciclo de Desenvolvimento em Rails, Conceitos Bsicos sobre Active Record, Active Record: Relacionamento entre Tabelas, Ciclo de Vida de um Objeto, Action Controller e Rails, Action View, Action Mailer, Active Resources, Servios Web em Rails, Testes Automatizados.

Cdigo 82 Pesca e Navegao Martima

Cdigo 83 Petrleo e Gs e Minerao

2.

3.

Cdigo 84 Programao Perfil 01

4.

5.

67

6.

Comrcio Eletrnico: Conceitos Bsicos de Comrcio Eletrnico, Modelos de Comrcio Eletrnico, Pagamentos atravs da Internet, B2C - Businessto-consumer, B2B - Business-to-business, C2B - Consumer-to-business, C2C - Consumer to consumer, Marketing na Internet. Linguagem de programao C e estrutura de dados: Tipos de dados. Operadores e expresses. Estruturas de sequncia, deciso e repetio. Entrada e sada de dados. Ponteiros. Matrizes. Strings. Funes. Arquivos. Mtodos de ordenao de dados. Mtodos de pesquisa de dados. Listas. Filas. Pilhas. rvores binrias. Programao orientada a objetos: Programao orientada a objetos em Java. Plataforma Java SE 6. Banco de dados: Modelo de dados relacional. lgebra relacional. Linguagem SQL. Modelo entidaderelacionamento. Desenvolvimento de Aplicaes Corporativas: Programao com objetos distribudos em Java (EJB 3.1). Web Services. Padres SOAP, WSDL, UDDI. Plataforma Java EE 6. Programao para dispositivos mveis: Computao Mvel definies, infraestrutura, servios, tipos de aplicaes mveis. Plataformas de desenvolvimento: JME e Android. Desenvolvimento de Aplicaes Web: Servlets, Filtros, JSP (Java Standard Tag Library JSTL, Expression Language EL), Tag Files e Simple Tags, Java Server Faces JSF. Plataforma Java EE 6. Aspectos conceituais da Psicologia, reas de atuao do psiclogo organizacional, teorias contemporneas e sua aplicabilidade na organizao, mtodos e tcnicas psicolgicas aplicveis organizao: dinmica de grupo, testes psicolgicos, psicodrama, observao. Fundamentos do Comportamento Humano: Personalidade e Formao da Personalidade. Processos Bsicos do Comportamento Humano: sensao, percepo; ateno e memria; linguagem e pensamento, emoo e inteligncia emocional. Motivao: teorias motivacionais; e aplicao da Motivao no trabalho. Liderana: teorias da liderana e perfil do lder. Administrao de conflitos. Comunicao: funes da comunicao, Comunicao Organizacional e barreiras comunicao nas organizaes. Grupos e Equipes de Trabalho: Delegao de competncia e autoridade, Equipes de alto desempenho. Sade e Trabalho: QVT (Qualidade de vida no trabalho); Stress no ambiente de trabalho; Doenas psicossomticas nas organizaes; Sade Mental e Trabalho. Processo ensino-aprendizagem: evoluo histrica e caractersticas atuais. Teorias da Aprendizagem; Construtivismo (Jean Piaget); Ensino centrado no aluno (Carl Rogers); Psicanlise (Freud); Tecnologia do Ensino (Skinner); o scio-interacionismo (Vygotsky). Dificuldades Especficas de Aprendizagem da Escrita disgrafias e disortografias; da Leitura dislexia e alexia; do Clculo acalculia e discalculia. O aspecto emocional da aprendizagem e seus entraves. A questo do Fracasso Escolar na Educao Brasileira. O Diagnstico Psicolgico: a atuao do professor. Propostas de interveno nos problemas de aprendizagem. Estrutura eletrnica dos tomos. Propriedade peridica dos elementos. Ligao qumica. Geometria molecular. Foras intermoleculares. Propriedades das solues. Cintica qumica. Equilbrio qumico.

1.

2. 3. Cdigo 85 Programao Perfil 02 4.

5.

6.

1.

2. 3. Cdigo 86 Psicologia Aplicada a Gesto e Negcios

4. 5. 6. 7. 8. 9.

1. 2.

Cdigo 87 Psicologia da Educao

3.

4. 5. 6. 7. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Cdigo 88 Qumica Perfil 01

68

9. 10. 11. 12. 13. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Gases. Termodinmica qumica. Eletroqumica. Qumica orgnica e biolgica. Qumica Nuclear. Ligao qumica. Geometria molecular. Propriedades das solues. Sistemas fsico-qumicos. Mudana de estado. Cintica. Entalpia, entropia e energia livre. Equilbrio qumico. Solues. Afinidade qumica. Eletroqumica. Qumica orgnica e biolgica. Qumica Nuclear.

Cdigo 89 Qumica Perfil 02

Cdigo 90 Qumica Perfil 03

Aplicao de balanos materiais s operaes unitrias. Estudo de slidos particulados. Mistura de lquidos, slidos e pastas. Processos de Filtrao, centrifugao, cristalizao, evaporao e secagem. Trocadores de calor. Tratamento de gua para uso domstico e industrial. Produo de cido sulfrico. Produo de fertilizantes. Indstrias de tintas, vernizes e correlatos; leos e gorduras; sabes e detergentes. 10. Esttica dos fluidos. 11. Dinmica dos fluidos. 12. Cinemtica dos fluidos. Introduo Pesca e Aquicultura. Marinharia, confeces de apetrechos e tecnologia pesqueira: 2.1. Tipos de embarcaes pesqueiras. 2.2. Tipos de apetrechos de pesca. 2.3. Artes de pesca. 2.4. Materiais, confeco e reparo dos apetrechos de pesca. 2.5. Mtodos de captura organismos aquticos. 2.6. Dispositivos de reduo de bycatch. Equipamentos eletrnicos utilizados na pesca: 3.1. Radiotelefonia. 3.2. Comunicao via SSB, VHF e FAX. 3.3. Comunicao por satlite. 3.4. Uso do Radar, Ecossonda, Sonar e GPS em atividades pesqueiras e tambm navegao. Navegao: 4.1. Modalidades, caractersticas e problemas na navegao. 4.2. Leitura e interpretao de tabuas de mars, roteiros, aviso aos navegantes, e outras publicaes. 4.3. Funes dos equipamentos de navegao. 4.4. Interpretao de cartas nuticas. 4.5. Tcnicas de navegao costeira, ocenica e em guas restritas. 4.6. Leis e regulamentos martimos. Operao com embarcaes: 5.1. Sinalizao martima. 5.2. Princpios e procedimentos de estabilidade em embarcaes. 5.3. Armao e conduo da embarcao rea de pesca. 5.4. Atividades de fundeio e atracao de embarcaes. 5.5. Operaes do quadro de manuteno e reparos no casco de embarcaes. Tecnologia do Pescado:

1. 2.

3.

Cdigo 91 Recursos Pesqueiros

4.

5.

6.

69

7. 8.

9.

6.1. Reconhecimento das caractersticas do pescado. 6.2. Composio fsico-qumica, microbiologia e deteriorao do pescado. 6.3. Proteo e manuseio do pescado a bordo de embarcaes e no desembarque. 6.4. Processamento do pescado. 6.5. Controle de qualidade na indstria pesqueira. Noes de Meteorologia para a pesca e aquicultura. Piscicultura, Carcinicultura, Algocultura, Malacocultura e Ranicultura: 8.1. Sistemas de cultivo e tipos de construes aqucolas. 8.2. Tipos de alimentos empregados. 8.3. Reproduo em cativeiro. Topografia e construes aqucolas: 9.1. Seleo de reas e requerimentos necessrios. 9.2. Elaborao e execuo de projetos aqucolas. Redes de computadores e infraestrutura: Topologias de redes de computadores; Modelo de referncia OSI; Modelo TCP/IP; Endereamento IP; Supernetting; Subnetting; Roteamento IP (esttico e dinmico); IPv6; Network Address Translation (NAT); Port Address Translation (PAT); Padres de redes locais (Ethernet, Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, 10 Gigabit Ethernet); Projeto de LANs e WANs (especificao de infraestrutura, cabeamentos, ativos de redes, aspectos de gerenciamento, intranet, extranets e Internet); Equipamentos ativos de rede (repetidores, hubs, bridges, switches, roteadores); VLANs; Protocolos de trunking; Protocolos de spanningtree. Fundamentos sobre Sistemas Operacionais: Classificao dos Sistemas Operacionais; Gerenciamento de memria; Gerenciamento de processos; Escalonamento; Concorrncia; Gerenciamento de entrada e sada. Segurana de Redes e da Informao: Mtodos de autenticao para usurios, mquinas e servios (senhas, tokens, certificados, biometria); Conexo com a Internet: controle de acesso, firewalls (iptables), Access Control Lists (ACLs), filtragem de pacotes, Demilitarized Zones (DMZs); Intrusion Detection Systems (IDSs) e Intrusion Prevention Systems (IPSs); Virtual Private Networks (VPNs); IPSec; Criptografia simtrica e assimtrica; Algoritmos criptogrficos; Hashes; Infraestrutura de Chave Pblica (ICP/PKI); Certificados digitais; Autoridades Certificadoras (ACs/CAs); Backup. Sistema Operacional Windows Server 2008 R2: Instalao, configurao e administrao; Administrao de usurios e grupos; Gerenciamento de discos (parties, discos dinmicos, quotas); Sistema de arquivos NTFS; Auditoria de acesso ao sistema de arquivos; Active Directory Domain Services; Solues de armazenamento e tolerncia a falhas (RAID); DNS; IIS; DFS; Group Policy; DHCP; Windows PowerShell; RDS; WDS; Virtualizao e Hyper-V. Sistema Operacional Linux Debian: Instalao, configurao e administrao; Agendamento de tarefas; Programao Shell; Configurao e gerenciamento de servidores e aplicaes; Proxy (SQUID); Domain Name Service (DNS); Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP); Redes sem fio: Fundamentos das redes sem fio; Espectro eletromagntico, frequncias e canais; Redes locais sem fio IEEE 802.11; Modos de operao ad hoc e com infraestrutura; Componentes de rede: interfaces, pontos de acesso, pontes e roteadores; Padres atuais para redes locais sem fio: IEEE 802.11b/a/g/i/n; Projetos de redes locais sem fio; Segurana de redes locais sem fio; Redes de banda larga sem fio; Padro IEEE 802.16. Fundamentos sobre sistemas digitais: Sistemas de numerao e Lgica Booleana; Lgica combinacional e aplicaes; Lgica sequencial e aplicaes; Memrias semicondutoras; Introduo ao estudo de Conversores A/D e D/A. Gerncia de Redes: conceitos, protocolos e ferramentas de software. Redes virtuais (VLAN). Switches e comutao nas camadas 2 e 3. Protocolos IEEE 802.1p e IEEE 802.1Q. STP. Protocolos de Roteamento utilizados em redes TCP/IP. Configurao de roteadores e switches. Voz sobre IP (VoIP): Arquitetura H.323. Arquitetura VoIP da IETF: SIP,

1.

2.

3.

Cdigo 92 Redes de Computadores Perfil 01

4.

5.

6.

7.

Cdigo 93 Redes de Computadores Perfil 02

1. 2.

3.

70

4. 5.

6.

7.

SDP, RTP, RTSP. Asterisk: instalao e configurao. Qualidade de Servio (QoS): Necessidade de QoS, tcnicas e mecanismos, IntServ, RSVP, DiffServ. Engenharia de Trfego: MPLS. Projeto de Redes de Computadores: Metodologia top-down; Identificao das necessidades e metas dos usurios; Projeto lgico de rede; Projeto fsico de rede; Teste, otimizao e documentao do projeto da rede. Sistema de cabeamento estruturado: Planejamento e projeto de sistemas estruturados. Norma brasileira para sistemas de cabeamento estruturado (ABNT NBR 14565). Norma Internacional para sistemas de aterramento (ANSI EIA/TIA 607). Certificao e testes do sistema de cabeamento estruturado. Servidores Windows (Server 2008 R2): Fundamentos sobre Active Directory. Cotas de disco. Administrao de grupos e contas de usurios em um domnio. Criao e utilizao de scripts de logon de usurios. Servios de resoluo de nomes (DNS e WINS). Servios Web e FTP (IIS). Servio de Impresso. Servio de configurao dinmica de endereos (DHCP). Sistema de arquivos distribudos (DFS). Servio de Backup. Roteamento. Windows PowerShell. Antecedentes da profisso, Lei de Regulamentao da profisso, Sigilo e tica profissional, Papel multidisciplinar do secretrio, Importncia do secretario, Apresentao pessoal (Etiqueta social e profissional, Cdigo de Vestimenta e Cuidados pessoais), Eficincia e Eficcia profissional. Organizao das Funes Secretariais: Atendimento telefnico, controle de agenda (fsica e eletrnica), controle e acompanhamento de compromissos (Follow-up), recepo e atendimento a clientes externos e internos. Organizao das rotinas de trabalho (formulrios). Noes de prticas arquivsticas (impresso e digital). Administrao das rotinas de viagens: planejamento, organizao, reservas de passagens e hotis, prestao de contas. Fluxo de documentos (impressos e digitais). Gerenciamento da Informao. Planejamento e organizao de reunies: elaborao de ata, edital de convocao e check list.

Cdigo 94 Secretariado

Cdigo 95 Segurana do Trabalho Perfil 01

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Normas Regulamentadoras. Primeiros Socorros. Programas de Sade e Segurana do Trabalho. Doenas Ocupacionais. Toxicologia Aplicada. Gesto da Sade e Meio Ambiente. Ergonomia. Medidas de proteo de Higiene e Segurana do Trabalho. Normas Regulamentadoras. Primeiros Socorros. Programas de Sade e Segurana do Trabalho. Doenas Ocupacionais. Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo. Surgimento e formao da sociologia enquanto Cincia. A perspectiva sociolgica marxista. A perspectiva sociolgica Durkheimiana. A perspectiva sociolgica Weberiana. Globalizao e nova ordem mundial. Democracia e cidadania no Brasil. Centralidade do trabalho e reestruturao produtiva. Sociedade e polticas pblicas. Sociologia da Educao. Sociologia rural. Movimentos sociais urbanos e rurais. Sociedade cincia e tecnologia. Introduo sociologia e antropologia. Estrutura fundiria e organizao

Cdigo 96 Segurana do Trabalho Perfil 02

Cdigo 97 Sociologia

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 1.

Cdigo 98

71

Sociologia e Antropologia Rural 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

social. Instituies sociais e polticas no meio rural. Mudana tecnolgica e relaes de trabalho. A Questo Agrria. Colonizao e reforma agrria. Sociedade e meio ambiente. Conceitos, filosofia, objetivos e histrico da extenso rural. Modelo do sistema brasileiro de assistncia tcnica e extenso rural. Comunicao e extenso rural. Metodologia e programas de ao em extenso rural. Antropologia como Cincia: a abrangncia da Antropologia. Antropologia Aplicada a Especificidades das Comunidades Rurais. Cultura e seus significados. Movimentos sociais no campo. Sindicalismo rural. Cooperativismo. Teorias, prticas e representaes sobre o rural em estudos etnolgicos. Antropologia e Pesquisa: metodologias qualitativas (observao participante, grupo focal, histria de vida, histria oral, estudo de caso, entrevista e pesquisa-ao). Cincia e mtodo em Karl Marx. Cincia e mtodo em Durkheim. Cincia e mtodo em Weber. Metodologias de pesquisas qualitativas. Metodologia de pesquisa quantitativa. Projeto e tcnicas de pesquisa. Sociedade cincia e tecnologia. Movimentos sociais urbanos e rurais. Sociedade e polticas pblicas. Sociologia da Educao. Globalizao e nova ordem mundial. Democracia e cidadania no Brasil. Controle eletrnico e injeo. Instrumentos de medio e diagnose. Motores de combusto interna (componentes, funcionamento, fundamentos operacionais, princpios termodinmicos). Instrumentao e controle automotivo. Gesto de manuteno automotiva. Sistema de gerenciamento de injeo eletrnica. Eletricidade automotiva. Tecnologia mecnica automotiva.

Cdigo 99 Sociologia e Metodologia da Pesquisa

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 1. 2. 3.

Cdigo 100 Tecnologia Automotiva

4. 5. 6. 7. 8.

Cdigo 101 Tecnologia Naval

1. Definio de conceitos bsicos de arquitetura naval. 2. Variao da condio de flutuao da embarcao. 3. Estabilidade Esttica de Corpos Flutuantes, Estabilidade Transversal e Pequenos e Grandes ngulos de inclinao. 4. Tipos de Embarcaes e Sistemas Ocenicos, Funes, Caractersticas Principais, Topologia Bsica. 5. Anlise Racional de Pesos (Casco estrutural, Casaria - Superestruturas, Mquinas - Sistemas propulsivos, Equipamento de Convs, Acessrios e acabamentos). 6. Estruturas de Custos do Transporte Aquavirio. 7. Clculo de cargas em Estruturas Flutuantes. 8. Clculo do Momento Fletor e da Fora Cortante da Estrutura. 9. Determinao do Peso leve e Centro de Gravidade e como esses fatores podem influenciar na condio de flutuao e segurana da embarcao. 10. Anlise de Comportamento Funcional: Estrutural, Hidrodinmica, RudosVibraes, Carga e Descarga. 1. Implantao e controle de processos tecnolgicos na fabricao de produtos e subprodutos. Anlises e controle de qualidade de produtos. Normas internacionais e nacionais sobre higiene e segurana do trabalho e preservao ambiental.

Cdigo 102 Tecnologia Sucroalcooleira

2. 3.

72

Execuo das operaes de todas as etapas do processo de produo de acar: recepo e preparo da cana; extrao do caldo; tratamento do caldo; evaporao; cristalizao; centrifugao e secagem. 5. Etapas especficas do processo de produo do lcool: fermentao; centrifugao e destilao. 6. Importncia e aspectos prticos de preservao do meio ambiente, do impacto dos processos industriais e de tratamento de resduos. 7. Programas profilticos, higinicos e sanitrios na produo sucroalcooleira; procedimentos de segurana e de anlise de riscos de processos industriais e laboratoriais, princpios de higiene industrial, controle ambiental e destinao final de produtos; normas tcnicas e legislao pertinente indstria sucroalcooleira. 8. Anlises, metodologias analticas, anlises instrumentais e controle de qualidade em laboratrio. 9. Fases de colheita, moagem, industrializao e distribuio do acar e do lcool. 10. Processos qumicos e equipamentos, tais como caldeira industrial, torre de resfriamento, troca inica e refrigerao industrial. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 1. 2. 3. 4. 5. Cdigo 104 Telecomunicaes 6. 7. 8. 9. Controle e Operao dos Processos nas reas de Fiao. Tecelagem e Beneficiamento Txtil. Fluxograma da Indstria Txtil. Fibras Txteis, Definio, Classificao, Caractersticas e Aplicaes. Fiao, fluxograma, processos de fios cardados, penteado e open end. Tecelagem: tecidos planos e malha. Padronagem. Sistemas de beneficiamento e beneficiamento primrio. Cores/Corantes. Tingimento com corantes reativos, corantes diretos e corantes dispersos. Estamparias. Acabamentos e Simbologia. Modulaes digitais (ASK, FSK, PSK e QAM). Sinais e sistemas de tempo contnuo e discreto. Transformada Discreta de Fourier (DFT). Filtros digitais FIR e IIR. Teoria da Informao (medidas da informao, capacidade de canal e cdigos de fonte). Codificao de canal (Reed Solomon, Convolucionais, Turbo). Redes GSM, 3G, 3,5G e 4G. Modelos estatsticos de canais e suas principais caractersticas (Gaussiano, Rayleigh e Rice). OFDM Esquema de transmisso, fundamentos e aplicaes (ISDB-T e LTE).

4.

Cdigo 103 Tecnologia Txtil

73

ANEXO II - DESCRIO SUMRIA DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO

Descrio sumria do cargo, de acordo com o Art. 111 da Lei Federal n 11.784, de 22 de setembro de 2008. Art. 111. So atribuies gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira e Cargos de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, sem prejuzo das atribuies especficas e observados os requisitos de qualificao e competncias definidos nas respectivas especificaes: I - as relacionadas ao ensino, pesquisa e extenso, no mbito, predominantemente, das Instituies Federais de Ensino; e II - as inerentes ao exerccio de direo, assessoramento, chefia, coordenao e assistncia na prpria instituio, alm de outras previstas na legislao vigente. 1o Os titulares de cargos de provimento efetivo do Plano de Carreira e Cargos de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, desde que atendam aos requisitos de titulao estabelecidos para ingresso nos cargos da Carreira do Magistrio Superior, podero, por prazo no superior a 2 (dois) anos consecutivos, ter exerccio provisrio e atuar no ensino superior nas Instituies de Ensino Superior vinculadas ao Ministrio da Educao. 2o O titular do cargo de Professor Titular do Plano de Carreira e Cargos de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, no mbito das Instituies Federais de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, atuar obrigatoriamente no ensino superior.

74

ANEXO III - MODELO DE LAUDO MDICO PARA CANDIDATOS COM DEFICINCIA Nome completo do candidato: _________________________________________________________________ CPF: ________________________________________ RG: _________________________________________ rgo expedidor: ______________________________ Data de expedio: _____________________________
Atesto que _________________________________________________________ est enquadrado na definio do artigo 4 do Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com alteraes introduzidas pelo artigo 70, do Decreto n 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

1. ESPCIE DE DEFICINCIA:
Fsica ( ) - Auditiva ( ) - Visual ( ) - Mental ( ) - Deficincias mltiplas ( ) 2. DEFICINCIA FSICA (EXCETO AS DEFORMIDADES ESTTICAS OU AS QUE NO PRODUZAM DIFICULDADE PARA O DESEMPENHO DE FUNES). ( ) Paraplegia - ( ) Paraparesia - ( ) Monoplegia - ( ) Monoparesia - ( ) Tetraplegia - ( ) Tetraparesia ( ) Triplegia - ( ) Triparesia - ( ) Hemiplegia - ( ) Hemiparesia - ( ) Paralisia cerebral - ( ) Ostomias ( ) Amputao ou ausncia de membro ( ) Membros com deformidades congnitas ou adquiridas ( ) Nanismo

3. DEFICINCIA VISUAL:
( ) Cegueira Acuidade visual menor ou igual a 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica. ( ) Baixa viso Acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica. ( ) Somatria da medida do campo visual em ambos os olhos igual ou menor que 60. 4. DEFICINCIA MENTAL: ( ) Funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestaes antes dos 18 anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, tais como: Comunicao, Cuidados pessoais, Habilidades sociais, Utilizao de recursos da comunidade, Sade e Segurana, Habilidades acadmicas, Lazer e Trabalho.

5. DEFICINCIA AUDITIVA:
( ) Perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibis ou mais, aferida por audiograma nas frequncias de 500hz, 1000hz, 2000hz e 3000hz. 6. Descrever o grau ou nvel da deficincia constatada (interferncias funcionais promovidas pela deficincia): ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ 7. Causa ou origem da deficincia constatada: ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ 8. CID da deficincia constatada (Classificao Internacional de Doenas):____________________________ Localidade e data:____________________________________________________ _____________________________________________ Assinatura/CRM

75

You might also like